You are on page 1of 3

Conserva de feijo verde

Nunca gostei de feijo verde congelado, da ter procurado alternativas. At agora esta tem sido a melhor. Parece-me um bocado idiota no aproveitar para guardar algum agora que temos em demasia, pois no inverno a alternativa comprar no super mercado, bastante caro e com cara de murcho. Tirei a ideia de um livro de cozinha inglesa - tambm no aprecio a cozinha inglesa, mas sempre se tiram ideias que podemos adaptar ao nosso gosto. Para cada kilo de feijo verde: 1l de gua 1 colher de ch de sal 1 raminho pequeno de segurelha Lave o feijo, retire as pontas e corte ao seu gosto - rachado, pedaos grandes ou cortado fino para sopa. Lave os frascos e estrelize. Colocar dentro destes o feijo apertando bem. Numa panela leve a ferver a gua com o sal e a segurelha. Deite sobre o feijo at atingir o bordo do frasco e feche bem. Levar ao lume uma panela alta com gua e quando ferver colocar l dentro os frascos bem fechados de maneira que fiquem completamente submersos, baixar o lume e deixar ferver 15 minutos. Apagar o fogo, deixando os frascos dentro da panela at a gua arrefecer e criar vcuo nos frascos. Aguentam bem um ano desta maneira, e pode depois usa-los como quiser - em sopas, guisados, estufados, etc.

Conserva de feijo verde


Sugerido por Cristina

Este post j aqui est em rascunho h uns meses e s porque faltava tirar a foto para ilustrar. Acho que j altura de o publicar. Alm da congelao, podem conservar o feijo verde em frascos, como os de compra. S precisam de feijo verde, frascos, gua, sal e ervas aromticas. Lava-se e corta-se o feijo conforme o gosto e coloca-se dentro dos frascos previamente esterilizados (em gua a ferver, na mquina da loia, no esterilizador de biberes). Deita-se por cima at encher os frascos, 1litro de gua que ferveu com 1 colher de ch de sal e um pouco de ervas aromticas. Fechase bem os frascos (convm que sejam frascos que vedem bem) e colocam-se numa panela com gua que se deixa ferver durante 15 minutos. Os frascos no precisam ficar totalmente submersos. Esta fervura vai ajudar a cozer o feijo e a eliminar os microorganismos que provocam a deteriorao das conservas.

Na imagem tambm aparece a conserva de tomate que fiz este ano e que j falei aqui. Tambm aparece o doce de figo que fiz com uns figos que me ofereceram e que se estavam a estragar.

Conservar feijo verde


Este ano decidi experimentar uma coisa diferente na conservao dos legumes, comeando pelo feijo verde. Nos anos anteriores, tenho congelado o feijo, depois de o lavar e cortar a gosto. Mas o problema que, passado algum tempo, o feijo comea a ter mau gosto e ningum come. O ano passado andei a pesquisar como conservar frutas e doces e agora resolvi aplicar essa pesquisa ao feijo verde. Parece muito complicado mas no . S precisam de feijo verde, frascos (os meus so do gro cozido de compra), gua, sal e ervas aromticas (ou no). Para comear esterilizei os frascos e as tampas numa panela cheia de gua, que deixei ferver uns 5 minutos. Entretanto lavei e cortei o feijo em pedaos (podem deixar inteiros ou cortar em juliana conforme o vosso gosto). Retirei os frascos da gua quente com a ajuda de uma tenaz, escorri-os e coloquei-os em cima de um pano limpo. Enchi-os com o feijo. A seguir deitei por cima, at encher, 1 litro de gua que

ferveu com 1 colher de ch de sal e um pouco de ervas aromticas. Fechei os frascos e coloquei-os numa panela com gua (usei a mesma onde esterilizei os frascos), e deixei ferver cerca de 15 minutos. Esta fervura importante porque, alm de cozer o feijo, ajuda a vedar os frascos em segurana, eliminando os microorganismos que, de outra maneira, deterioram as conservas. Umas notinhas de explicao: 1- importante que os frascos e as tampas vedem bem, por isso uso os frascos do gro cozido de compra, das salsichas, da maionese, dos pickles, porque fazem o "click" quando os abrimos, o que nos garante que a conserva est boa. 2- eu fervi os frascos na panela, porque eram poucos, mas podem lav-los na mquina da loia ou utilizar o esterilizador de biberes. Da prxima vez o que eu vou fazer, at porque mais rpido e seguro. 3- Se a conserva ficar bem feita, o prazo de validade de 1 ano. Se no ficar, notam logo porque comea a fermentar e a tampa incha e fica com mau aspecto. Espero que gostem.

You might also like