You are on page 1of 3

ANTONIO CICERO

A poesia um segredo dos deuses?


Conhecendo a poesia, conhecemos uma maravilha que nenhum deus capaz de conhecer
NUMA MESA-REDONDA de que participei recentemente, no encontro de escritores que tem lugar anualmente em Pvoa de Varzim, no norte de Portugal, o tema proposto para discusso foi: "A poesia um segredo dos deuses". A propsito desse assunto, lembro que Joo Cabral dividia os poetas entre aqueles que tinham a poesia espontaneamente, como presente dos deuses, e aqueles entre os quais ele mesmo se situava que a obtinham aps uma elaborao demorada, como conquista humana. Ora, o tema da nossa mesa havia sido proposto tanto para deixar vontade os poetas do primeiro grupo, isto , os que acreditam na inspirao, quanto para provocar os do segundo, isto , os que no acreditam nela, de maneira que uns e outros se sentissem livres para expor as suas poticas divergentes. Quanto a mim, no sinto que caiba inteiramente em nenhum desses dois grupos. Certamente considero uma tolice pensar que a poesia seja pura inspirao, pura ddiva dos deuses; mas penso que h tambm um qu daquela violncia que os gregos chamavam de "hbris", um qu de insolncia e arrogncia na tese de que ela seja o resultado plenamente consciente e calculado do trabalho. A inspirao o nome que damos contribuio indispensvel do incalculvel, do inconsciente, do acaso e mesmo do equvoco elaborao do poema. Nenhum grande poeta nem mesmo Joo Cabral jamais pde deixar de se fazer disponvel e receptvel irrupo dessas gratas e imprevisveis contribuies. "A arte ama o acaso", diz Aristteles, com razo, "e o acaso, a arte". E o acaso e a arte se encontram inextricavelmente entrelaados na feitura do poema.

A tal ponto isso me parece verdade que no acho muita graa nas boutades segundo as quais a poesia seria 10% inspirao e 90% transpirao. Por qu? Porque elas sugerem a idia comum e equivocada de que o poeta tem, em primeiro lugar, a inspirao, para depois ter o trabalho de desenvolv-la e poli-la. Ora, penso que justamente durante o trabalho, na busca de alternativas ao imediato e fcil, ou na tentativa de solucionar problemas criados pelo desenvolvimento do prprio poema, que a inspirao mais solicitada e bem-vinda; e, por sua vez, a incorporao do impremeditado ao poema exige sempre uma nova elaborao, de modo que jamais se pode saber ao certo quanto do resultado final se deve inspirao ou ao trabalho. O fato que a mim so muito simpticos os deuses que representam as fontes de inspirao dos poetas, como Apolo e as Musas. A estas, alis, j dediquei, em gratido, pelo menos um dos poemas que fiz. Entretanto, dado que tambm reconheo o papel indispensvel do trabalho consciente na produo dos poemas, no acho correto dizer que a poesia seja um presente delas. E, por duas razes, parece-me claro que a poesia no pode ser um segredo dos deuses. A primeira que a poesia um fenmeno humano, demasiadamente humano. Longe de consistir numa atividade puramente racional, ela lida com o que particular, finito, humano. Ela usa palavras particulares de lnguas particulares, finitas, humanas. Ela lida com a morte, a paixo, a perda, a iluso, a esperana, o medo, a imaginao, o cmico, o trgico etc., que so realidades particulares, finitas, humanas. E a prpria beleza da poesia encarnada, sensual, particular, finita, humana. Os deuses imortais, olmpicos, abenoados, oniscientes no entenderiam tais coisas ou as desprezariam, pois se encontram muito acima delas. Conhecendo a poesia, o ser humano conhece uma maravilha que nenhum deus capaz de conhecer. Ademais, a poesia no pode ser um segredo, nem dos deuses, nem dos homens, nem mesmo do ponto de vista lgico. Por qu? Porque um segredo algo que, em princpio, poderia ser revelado. Por exemplo, a frmula de uma bomba ou a receita de um doce podem ser segredos, porque podem,

em princpio, ser revelados. Se algum diz que sabe um segredo, mas que no seria capaz de revel-lo de modo nenhum, essa pessoa est mentindo. Um segredo tem que ser conhecido ao menos por uma pessoa ou um deus. Ora, possvel fazer um bom poema, mas no possvel, nem em princpio, saber como deve ser um poema, para ser bom. Essa , na verdade, uma das poucas certezas que um poeta pode ter: absolutamente inconcebvel que haja frmulas, receitas ou segredos divinos ou humanos para a feitura de um bom poema. Logo, a poesia no um segredo dos deuses.

Folha de So Paulo, 19 de maio de 2007

You might also like