You are on page 1of 9

Manual PIM VI

Tecnologia em Logstica

Sumrio
Tecnologia em Logstica
1. Introduo.............................................................................................................03 2. Objetivos gerais...................................................................................................03 3. Objetivos especficos...........................................................................................04 4. Operacionalizao do trabalho........................................................................04 5. A empresa.............................................................................................................04 6. Estrutura do projeto...........................................................................................04 7. O PIM VI abrange as disciplinas.......................................................................08 8. Envio do projeto..................................................................................................09 9. Prazos e validao do recebimento do projeto............................................09 10. Dvida sobre o projeto....................................................................................09

Servio Social Tecnologia em Logstica

Manual de orientaes para o desenvolvimento do


Projeto Integrado Multidisciplinar VI PIM VI Curso Superior de Tecnologia em Logstica

1. INTRODUO

Os Projetos Integrados Multidisciplinares PIM tm como sua principal caracterstica estrutural o desenvolvimento do trabalho no formato de um projeto. Seu propsito consiste em propiciar condies para que o aluno possa desenvolver, de forma prtica, seus conhecimentos tericos, com base na integrao multidisciplinar e na organizao escolhida como foco de estudo, aplicando suas percepes e concluses atravs da metodologia cientfica para produo acadmica.
2. OBJETIVOS GERAIS

O Projeto Integrado Multidisciplinar PIM faz parte do Programa Pedaggico dos Cursos Superiores de Tecnologia a distncia, da UNIP Interativa Universidade Paulista. Em especial no PIM VI, os alunos devero desenvolver um Plano de Negcios que dever contemplar uma das duas possibilidades apresentadas a seguir: 1. Desenvolver um produto ou servio para uma empresa existente, apontando os meios de fazer o produto ou servio entrar no mercado. 2. Melhorar um produto ou servio j existente, que tenha objetivos como: entrar em novo mercado, aumentar participao em um mercado atual. O PIM busca inserir o aluno nas prticas gerenciais, que so fundamentadas nos conhecimentos tericos adquiridos em sala de aula, com a finalidade de complementar o processo de ensinoaprendizagem. O papel do gestor tem passado por transformaes significativas, especialmente nas ltimas dcadas. Ao profissional moderno cabe atuar como um agente facilitador de estratgias organizacionais. Os futuros profissionais passaro a ter essa habilidade somente se tiverem plena conscientizao do real papel do gestor. Essa bagagem poder ser adquirida atravs da viso bem delineada das estruturas e dos processos organizacionais. Os PIMs se baseiam nas disciplinas do semestre. O desenvolvimento do PIM VI, entretanto, exigir tambm do aluno pesquisas em outras reas do conhecimento que, pedagogicamente, tm o papel de incentivar a pesquisa.

Manual Manual de de Estgio PIM VI

3. OBJETIVOS ESPECFICOS






Desenvolver um plano de negcios que tenha como propsito preferencial melhorar e ou ampliar um negcio j existente; Proporcionar condies para que o aluno desenvolva, de forma prtica, os conhecimentos tericos adquiridos, colaborando para o processo de ensino-aprendizagem; Propiciar ao aluno uma viso ampla das dificuldades existentes na implementao, execuo e avaliao do plano de negcios.

4. OPERACIONALIZAO DO TRABALHO

As atividades do PIM devero ser desenvolvidas em empresas reais, previamente selecionadas pelos alunos. Nessas organizaes sero realizadas pesquisas de avaliao de itens especficos apontados em cada disciplina.
5. A EMPRESA

O aluno e/ou grupo composto de at seis alunos matriculados no mesmo curso, que, no entanto, podem ter optado por modalidades diferentes (SEI/SEPI) dever escolher uma empresa real para a realizao do trabalho. Devero ser privilegiadas empresas que estejam abertas a atitudes empreendedoras. Recomenda-se que sejam escolhidas as de capital aberto ou as que disponibilizem as informaes necessrias para que o trabalho proposto possa ser feito. No h restrio quanto ao ramo de negcios. fundamental observar que tal escolha determinante para a qualidade do trabalho a ser empreendido. Uma opo inadequada poder terminar em perda de tempo e em resultados negativos para o trabalho em si. O desenvolvimento do projeto ficar sob a orientao de um Professor Orientador de Projeto via Frum de Discusso, Tutoria Presencial do Polo, Tutoria a Distncia* e Chat. * Verificar no manual de instruo de acesso ao frum, no GUIA DO ALUNO, p. 22, localizado no quadro de avisos gerais Blackboard.
6. ESTRUTURA DO PROJETO

De maneira geral, o aluno e/ou grupo dever desenvolver um plano de negcios para a empresa em estudo, identificando seu posicionamento, sua competitividade, seus diferenciais e apontando oportunidades de ampliao e/ou melhoria. Ainda dentro desse escopo, dever pesquisar e avaliar os impactos da tica e os limites legislativos da organizao e diagnosticar as possibilidades de ganhos, tanto no micro quanto no macroambiente, observando se os resultados esto em nveis desejveis, podendo, ainda, contribuir com sugestes que evidenciem resultados mais favorveis. A base do PIM a disciplina Plano de Negcios. O PIM deve apresentar como base estrutural o desenvolvimento do plano de negcios e ainda dever incluir em seus itens as demais disciplinas cursadas Depois de realizar a pesquisa, o aluno dever organizar os dados, anotar as informaes relevantes e escrever o projeto, com suas palavras. Isso significa que de fundamental importncia uma correta apresentao dos dados, das fontes de pesquisa, dos resultados, de sua justificativa e concluso pertinentes.

Servio Social Tecnologia em Logstica

O objetivo do Projeto Integrado Multidisciplinar o de trazer tona sua capacidade de anlise de processos e de encontrar solues para os grandes desafios empresariais. A metodologia utilizada para escrever o projeto segue certos padres, o que facilita a leitura do texto. Observe, mais abaixo, a lista especfica para desenvolver o plano de negcios: Bem, no existe uma estrutura rgida para se desenvolver um plano de negcios. A estrutura deve se adaptar s particularidades do negcio. Sugerimos sees que devem ser apresentadas com objetividade, sem perder a essncia dos aspectos mais relevantes, e a discusso de suas funes: 1. Capa 2. Sumrio: Deve conter o ttulo de cada seo do plano de negcios e a respectiva paginao. 3. Sumrio executivo: a principal seo do plano de negcios. Ele tem a finalidade de instigar o leitor a prosseguir na leitura da proposta. um resumo que deve ser dirigido ao pblico-alvo e precisa conter informaes concisas e relevantes do plano. Deve ser a ltima pea a ser escrita. 4. Descrio da empresa: Nessa seo deve se descrever a empresa, seu histrico e a evoluo nos ltimos anos. Coloque itens como:  razo social;  descrio do negcio da empresa;  estrutura organizacional;  localizao;  misso;  viso;  valores. Essa etapa tem como objetivo descrever o ambiente em que vamos fazer o plano de negcios. 5. Produtos e servios: Esta seo se destina a descrever o produto ou servio em questo, como:  descrio do produto ou servio a ser desenvolvido;  quais recursos so necessrios para a produo;  como so produzidos;  peculiaridades do ciclo de vida;  fatores tecnolgicos envolvidos;  pretenses de futuros investimentos no processo produtivo. Aqui o aluno deve descrever a ideia a ser aplicada em produtos ou servios, criando ou desenvolvendo os mesmos. 6. Anlise da estratgia: Nessa parte do documento apresenta-se a oportunidade de expressar a essncia do plano de negcios. Nela deve-se levar em considerao a misso, a viso, os valores da empresa, a situao atual e as potencialidades. Neste momento sero definidos os rumos que a empresa dever tomar em relao ao produto ou servio proposto. Apontando questes como:  que estratgias sero adotadas para conquistar o mercado frente concorrncia?  por que os futuros clientes compraro de vocs e qual ser a forma de atender a suas necessidades?  Qual o diferencial (inovao) de seu produto/servio em relao ao mercado (vantagem competitiva)? Obs.: Considerar as pesquisas de mercado que sero feitas para traar a estratgia. 7. Plano de marketing: Deve descrever a operao que ser desenvolvida para o mix de marketing (preo, produto, praa e promoo). O propsito deve ser demonstrar como manter o interesse dos clientes

Manual Manual de de Estgio PIM VI

e como aumentar a demanda. Deve abordar mtodo de comercializao diferenciado. Se esse plano de negcios estiver sendo feito para melhorar a rea industrial, o plano de marketing poder ser substitudo pelo Plano Operacional. Nesse caso, dever apresentar informaes como: lead time, percentual de on time delivery, rotatividade de inventrio, ndice de refugo, lead time de desenvolvimento de novos produtos ou servios. 8. Plano de recursos humanos: Aqui se deve apresentar a estratgia de preparao e desenvolvimento da equipe de recursos humanos. Devem ser destacadas aes e metas que sejam congruentes diretamente com o plano de negcios proposto. Devem ser apresentados, tambm, o nvel educacional e as experincias da equipe envolvida, indicando o esforo da empresa na formao de seu capital intelectual. 9. Anlise de mercado: Nesta anlise, o empresrio deve demonstrar que conhece muito bem a segmentao de mercado em referncia, abordando crescimento do setor, caractersticas do consumidor, sazonalidade, concorrncia, participao de mercado. Deve considerar, ainda, fatores do ambiente externo, como economia, poltica, normas, cultura etc. Deve responder a questes como: Consumidor:  Caracterize o consumidor final (nvel de renda, sexo, faixa etria e, se for o caso, alguma outra caracterstica prpria):  Quem sero os clientes (consumidor final, atacadista, varejista, indstrias)?  Onde esto localizados esses clientes e quais so suas necessidades?  De quem, esses clientes compram atualmente?  O que compram atualmente (caractersticas do produto: tamanho, padres tcnicos, volume, quantidade, peso etc.) ou, em relao a um servio: como executado?  Qual a frequncia de compra do consumidor?  Que fatores influenciam na deciso de compra de seus clientes (preo, qualidade, prazo, garantia, marca, entrega, outros fatores)?  Como compram (por telefone, visita de vendedores, catlogo, venda direta, outros meios)?  Existe sazonalidade no consumo? Mercado concorrente  Quem so os principais concorrentes e o porte deles (citar, inclusive, os concorrentes que oferecem produtos/servios substitutos com nome, localizao e produto/servio)?  Qual o preo de venda mnimo e mximo praticado pelos concorrentes por produto/servio?  Qual o sistema de vendas utilizado (vendas no varejo, televendas, vendedores externos, catlogo, outros meios)?  O que esto oferecendo em termos de: qualidade, atendimento, garantias, prazo de pagamento, assistncia tcnica e outros servios?  Quais so os pontos fortes (destaques, elogios)?  Quais so os pontos fracos (deficincias, dificuldades, reclamaes)?  Qual a divulgao utilizada pelos concorrentes (panfletos, jornal, faixas, rdio, mala-direta, outros meios)? Mercado fornecedor  Quais sero seus principais fornecedores (nome, localizao e outros dados relevantes)?  Existe sazonalidade de fornecimento?  Qual a necessidade de realizar parcerias para fabricar o seu produto e/ou fornecer o seu servio? 10. Objetivos logsticos: O aluno dever descrever os objetivos das operaes logsticas na empresa. Ser um tpico resumido e melhor descrito no item 11.

Servio Social Tecnologia em Logstica

Tecnologia para Planejamento e Operaes Logsticas 11. Misso logstica na empresa: Descrever como espera atender as necessidades de materiais da empresa e do mercado da maneira esperada ou seja, de acordo com a misso. 12. Estrutura logstica: Descrever a estrutura logstica departamentos envolvidos , funes de cada departamento para que a misso logstica seja atingida. 13. Tecnologias aplicadas logstica: Descrever as tecnologias utilizadas na gesto logstica, envolvendo compras, recebimento, armazenagem, separao de pedidos, expedio. Descrever as polticas para:  Controlar custos;  Estocagem inteligente;  Reduo do tempo do ciclo;  Reduo de espao;  Acompanhar mudanas;  Segurana no trabalho;  Reciclagem reuso retorno 14. tica e legislao trabalhista e empresarial trata-se de uma disciplina que deve ser obrigatoriamente abordada. Sugere-se que ela possa estar posicionada neste item ou ser um subcaptulo dos itens 4 e/ou 8. Voc pode abordar assuntos como: a tica, o direito e a moral como elementos condutores da plena execuo dos negcios e suas relaes com os diversos campos do direito. 15. Plano financeiro: Deve elucidar os nmeros de todas as aes planejadas como base para a comprovao de projees futuras. Deve responder questes como:  Investimento fixo Descrever maquinrios; instalaes gerais para viabilizar o plano; apontar necessidade de capital a ser investido.  Matria-prima Descrever projeo de gasto com matria-prima ou mercadorias para seis meses.  Despesas fixas seis meses  Despesas variveis seis meses  Poltica de preo apontar preo estimado  Fluxo de caixa considerar previso de vendas, receita e abater as despesas mencionadas acima, menos investimento inicial  Parecer sobre retorno financeiro 16. Concluso: Fazer consideraes finais relevantes e quaisquer observaes necessrias para o encerramento da proposta. 17. Anexos: Deve conter documentaes complementares relevantes para comprovao e validao de dados apresentados no plano de negcios, como:  plantas de localizao;  roteiros e resultados de pesquisa de marketing;  folders;  catlogos;

Manual Manual de de Estgio PIM VI

18. Referncias bibliogrficas IMPORTANTE:  Aps todo esse detalhamento, voc deve estar se questionando sobre o tamanho o plano de negcios. No h um tamanho correto, apenas sugere-se que ele seja conciso, por isso o parmetro de 15 pginas de contedo.  Abordagem das disciplinas do bimestre  Criar conexo entre os assuntos, aprofundando a multidisciplinaridade  As disciplinas podem ser separadas por captulos ou subcaptulos, conforme a preferncia.  Ressalta-se que para a construo de um projeto acadmico preciso desenvolver textos consistentes, com fundamentao terica, e para isso imprescindvel a pesquisa bibliogrfica sobre o assunto.  Alm disso, outro componente importante o aproveitamento da pesquisa terica na situao prtica vivenciada na empresa escolhida como fonte de estudo. Para que o projeto seja desenvolvido conforme as exigncias, primordial a leitura cuidadosa do MANUAL GERAL, que explica em detalhes qual contedo e formato so pertinentes a cada assunto. As possveis dvidas podero ser solucionadas atravs da orientao via frum e/ou chat, ou ainda com o tutor do polo e/ou tutor eletrnico.
7. O PIM VI ABRANGE AS DISCIPLINAS:

Plano de Negcios  Tecnologia para Planejamento e Operaes Logsticas  tica e Legislao: Trabalhista e Empresarial As trs disciplinas esto abordadas nos itens 1 ao 18 acima citados, plano de negcios abrange conhecimentos anteriores e amplos, como de administrao, de marketing, de recursos humanos, de financeira, de produo entre outros. A disciplina tecnologia para planejamento e operaes logsticas est abordada no item 11. tica e legislao: trabalhista e empresarial est abordada no item 14. Para elucidar o que devemos tratar nas trs disciplinas temos as explicaes abaixo.


7.1 Plano de Negcios Atravs do plano de negcios devem se identificar oportunidades, desenvolv-las e torn-las tangveis e rentveis. O plano de negcios expe o perfil empreendedor e intraempreendedor atravs do gerenciamento de fatores crticos de sucesso e fracasso dos empreendimentos. 7.2 Tecnologias para Planejamento e Operaes Logsticas Deve descrever os objetivos logsticos da empresa detalhando os objetivos das operaes logsticas na empresa. Deve ainda descrever a Misso logstica da empresa apontando como espera atender as necessidades de materiais da empresa e do mercado da maneira esperada ou seja, de acordo com a misso. Deve ainda descrever as tecnologias utilizadas na gesto logstica, envolvendo compras, recebimento, armazenagem, separao de pedidos, expedio, descrevendo as polticas referentes s operaes logsticas.

Servio Social Tecnologia em Logstica

7.3 tica e Legislao: Trabalhista e Empresarial Identificar a tica, o direito e a moral como elementos condutores da plena execuo dos negcios e suas relaes com os diversos campos do direito. Para tal, sugerem-se temas como:  a abordagem da responsabilidade social, posturas ticas e de cidadania.  compreender as noes tericas fundamentais que precederam o estudo das sociedades mercantis e suas caractersticas; o direito de empresa, do empresrio, da constituio de sociedade (comum e em conta de participao), da sociedade personificada, em nome coletivo, em comandita simples, da sociedade limitada, da sociedade em comandita por aes e sociedades cooperativas.  entender os tipos de obrigaes mercantis, abrangendo o estudo das novas modalidades contratuais; os institutos jurdicos da falncia e da concordata, institutos da interveno e liquidao extrajudicial. Direito sindical e direito coletivo. Organizao e representao dos trabalhadores. Autonomia sindical. Greve. Negociao coletiva e contrato coletivo.
8. ENVIO DO PROJETO

Verificar informaes sobre o envio do trabalho na plataforma Blackboard. As datas de entrega encontram-se publicadas no calendrio acadmico.
9. PRAZOS E VALIDAO DO RECEBIMENTO DO PROJETO

Os trabalhos no sero aceitos, em hiptese alguma, depois das datas publicadas, ou por outros meios que no sejam os definidos pela UNIP Interativa. Portanto, no haver possibilidade de entrega do Projeto PIM via e-mail, Correios, Digital Dropbox, fax ou por qualquer outro meio que no esteja especificado no Campo de Envio destinado ao projeto. O PIM um projeto que consta do Programa Pedaggico dos Cursos Superiores de Tecnologia e corresponde computao de 50 horas (para cada PIM), totalizando 100 horas no semestre, equivalendo ao controle de frequncia e nota do aluno, desde que apresente conceito igual ou maior que 6,0 (Seis). Caso o aluno obtenha conceito final menor que 6,0 (cinco) ou no envie o projeto dentro do semestre, ficar reprovado na disciplina PIM e s poder reenviar seu projeto se estiver matriculado em regime de dependncia* e se seguir as informaes sobre o projeto contidas na plataforma , no semestre que estiver cursando. *Os alunos reprovados em qualquer uma das disciplinas PIM s podero enviar seus projetos caso estejam matriculados (via Secretaria Virtual) em regime de dependncia (verificar prazos na Secretaria Virtual com relao realizao da matrcula nas disciplinas em que foram reprovados).
10. DVIDAS SOBRE O PROJETO

Caso o aluno tenha dvidas sobre o desenvolvimento do projeto PIM, poder contatar seu Tutor a distncia, por meio dos canais de comunicaes disponibilizados pela instituio. Bons estudos! Atenciosamente, CST Gesto

You might also like