You are on page 1of 5

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
2 Srie Economia
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-

aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTOR: Joo Jos Ferreira de Aguiar Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade III

Administrao 2 Srie Economia

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experincia cotidiana para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuao profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptvel.

DESAFIO
A equipe dever elaborar um boletim econmico relatando situaes ou casos reais que ilustrem as teorias abordadas em aula. Este desafio importante para que voc verifique a importncia e a aplicabilidade das teorias econmicas estudadas na gesto de negcios.

ETAPA 1
Aula-tema: Fundamentos econmicos. Esta atividade importante para que voc possa verificar a aplicabilidade dos fundamentos econmicos estudados em aula. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Escolha a sua equipe de trabalho, que dever ter no mnimo 5 e no mximo 7 componentes. Entregue ao seu professor os nomes, RA e e-mail dos alunos. Passo 2 Desenvolva e relate 1 ou 2 exemplos (casos reais) sobre os conceitos de: Custo de Oportunidade, Curva de Possibilidade de Produo, produto elstico e produto inelstico. Para o desenvolvimento, o grupo dever obter informaes sobre o conceito no PLT Fundamentos de Economia, dos autores Marco Antonio S. Vasconcelos e Manuel E. Garcia, e pesquisar na internet sobre notcias relacionadas aos conceitos. Alternativamente, as noticias podero ser extradas de jornais ou programas jornalsticos da televiso, a escolha do grupo. Em seguida, discutir os resultados em grupo e elaborar o estudo solicitado. Sites sugeridos: www.google.com.br (Google) http://www.folha.uol.com.br (Folha Online) http://www.estadao.com.br (Jornal O Estado de So Paulo) http://jbonline.terra.com.br (Jornal do Brasil) http://noticias.terra.com.br (Terra Notcias)
2
Joo Jos Ferreira de Aguiar

Administrao 2 Srie Economia

http://noticias.uol.com.br (UOL Notcias) http://br.noticias.yahoo.com (Yahoo Notcias) http://news.google.com.br (Google Notcias) g1.globo.com (globo) Passo 3 A partir do resultado obtido no passo 2, analise com o grupo como os conceitos podem ser aplicados ou utilizados por empresas ou organizaes. Passo 4 Faa um pequeno relatrio, contendo no mximo trs pginas, sobre os itens encontrados, utilizando o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos, disponvel no site <www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>. Acesso em: 13 dez. 2010. Entregue para o professor.

ETAPA 2
Aula-tema: Microeconomia: formao de preos. Esta atividade importante para voc refletir e visualizar sobre a maximizao de lucros para as empresas. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Em grupo, desenvolva e relate 2 exemplos (casos reais) sobre o conceito maximizao de lucros. Para o desenvolvimento, o grupo dever obter informaes no livro-texto sobre o conceito e pesquisar na internet sobre notcias relacionadas aos conceitos. Alternativamente, as noticias podero ser extradas de jornais ou programas jornalsticos da televiso, a escolha do grupo. A seguir, discutir os resultados em grupo e elaborar o estudo solicitado. Observar os sites sugeridos na etapa 1, passo 2. Passo 2 A partir do resultado obtido no passo 1, analise com o grupo como os conceitos podem ser aplicados ou utilizados por empresas ou organizaes. Passo 3 Faa um pequeno relatrio, contendo no mximo duas pginas, sobre os itens encontrados, utilizando o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos, indicado na etapa 1, passo 4. Passo 4 Entregue o relatrio ao seu professor

ETAPA 3
Aula-tema: Produo e o mercado. O mercado sob concorrncia perfeita e monopolista .
3
Joo Jos Ferreira de Aguiar

Administrao 2 Srie Economia

Esta atividade importante para que voc tenha os elementos necessrios para a deciso empresarial, de acordo com os tipos de mercados concorrenciais. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Em grupo, desenvolva e relate 2 exemplos (casos reais) sobre cada tipo de mercado concorrencial (mercados em: monoplio, oligoplio, monopsnio e oligopsnio) e os respectivos impactos para o consumidor (no caso de Monoplio e Oligoplio) ou o vendedor (no caso de monopsnio e oligopsnio) desses mercados. Discuta com os demais grupos. Para o desenvolvimento, o grupo dever obter informaes no livro-texto sobre o conceito e pesquisar na internet sobre notcias relacionadas aos conceitos. Alternativamente, as noticias podero ser extradas de jornais ou programas jornalsticos da televiso, a escolha do grupo. Em seguida, discutir os resultados em grupo e elaborar o estudo solicitado. Sites sugeridos na etapa 1, passo 2. Passo 2 A partir do resultado obtido no passo 1, avalie como as empresas desses mercados influenciam nos preos de compra ou de venda, conforme o tipo de mercado. Passo 3 Faa um pequeno relatrio, com no mximo duas pginas, sobre os itens encontrados, utilizando o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos, indicado na etapa 1, passo 4. Passo 4 Entregue o relatrio ao seu professor

ETAPA 4
Aula-tema: Comportamento da oferta e da demanda. Esta atividade importante para voc verificar quais so os impactos da oferta e procura para os preos das empresas. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Em grupo, desenvolva e relate 2 exemplos (casos reais) sobre o conceito oferta e procura. Para o desenvolvimento, o grupo dever obter informaes no livro-texto sobre o conceito e pesquisar na internet sobre notcias relacionadas aos conceitos. Alternativamente, as noticias podero ser extradas de jornais ou programas jornalsticos da televiso, a escolha do grupo. Em seguida, discutir os resultados em grupo e elaborar o estudo solicitado. Observe os sites sugeridos na etapa 1, passo 2.

Joo Jos Ferreira de Aguiar

Administrao 2 Srie Economia

Passo 2 A partir do resultado obtido no passo 1, analise com o grupo como os conceitos podem ser aplicados ou utilizados por empresas ou organizaes. Passo 3 Faa um pequeno relatrio, com no mximo duas pginas, sobre os itens encontrados, utilizando o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos, indicado na etapa 1, passo 4. Passo 4 Entregue o relatrio ao seu professor.

ETAPA 5
Aula-tema: Noes de macroeconomia. Esta atividade importante para voc verificar os efeitos das polticas governamentais sobre as organizaes. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Em grupo, pesquise no livro-texto e na internet sobre atitudes do governo que podem ser consideradas e/ou classificadas como: Poltica Fiscal, Poltica Monetria, Poltica Cambial e Poltica de Rendas. Faa reflexo sobre os impactos para as empresas e relate (uma para cada tipo de poltica). Para o desenvolvimento, aps obter informaes no livro-texto sobre o conceito, o grupo dever pesquisar na internet sobre notcias relacionadas aos conceitos. Alternativamente, as noticias podero ser extradas de jornais ou programas jornalsticos da televiso, a escolha do grupo. Posteriormente, deve ser feita a discusso e reflexo sobre os resultados em grupo e elaborar o relato solicitado. Passo 2 A partir do resultado obtido no passo 1, analise com o grupo como as polticas estudadas podem afetar as empresas ou organizaes. Passo 3 Faa um pequeno relatrio sobre os itens encontrados, contendo no mximo duas pginas, utilizando o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos, indicado na etapa 1, passo 4. Passo 4 Elabore o relatrio final no formato de um boletim econmico, contendo todos os relatrios produzidos desde a Etapa 1 com imagens para ilustrar os temas. Entregue ao professor da disciplina.

Joo Jos Ferreira de Aguiar

You might also like