You are on page 1of 3

Histria do Rdio no Brasil

A primeira transmisso oficial, ocorreu na data de 07 de setembro de 1922, ao mesmo tempo em que ocorria a exposio do centenrio da independncia do Brasil, o discurso do Presidente Epitcio Pessoa foi acompanhado por apenas 80 receptores espalhado pela capital e cidades fluminenses. Porm existe registros em que a primeira transmisso civil foi anos antes em 6 de abril de 1919, na cidade de Recife (PE), pela Radio Clube de Pernambuco, fundado por um grupo de armadores liderados pelo Augusto Joaquim Pereira. No entanto existe convergncias sobre a primeira transmisso. A primeira rdio em operar no pas foi a Rdio Sociedade do Rio de Janeiro, atual Rdio MEC, que foi fundada em 1923, por cientistas e intelectuais, liderados pelo professor Edgard Roquette Pinto o precursor da radiodifuso no pas. Ele tinha como principio transmitir nas ondas sonoras a divulgao educacional com o ideal de alcanar os locais mais remotos. Com os avanos na radiodifuso, o governo imps uma regulamentao no setor, obrigava as emissoras aumentarem a potencia do transmissor, Roquette Pinto sem recursos financeiros e com o ideal de no transformar a emissora em negcios, props em 1936, a doao para o Ministrio da Educao e Sade. A radio foi doada ao governo federal com a garantia que continuaria a promover a divulgao cultural/educacional e no uma rdio a servio da politicagem, mas da nao, se transformando na Rdio MEC, que at hoje transmite a programao cultural. No mbito do radiojornalismo o primeiro programa de noticias foi o Jornal da Manh, pela Radio Sociedade do Rio de Janeiro, criado e comandado por seu precursor Roquette Pinto que no apenas noticiava, mas tambm comentava. E a partir de 1926 foram criados mais trs noticirios distribudos pela programao diria. Em 1932 surgem em So Paulo os radiojornais devido a revoluo constitucionalista, foi o momento em que o radio foi utilizado como articulao para a mobilizao popular e o mentor foi Csar Ladeira, conhecido como "Locutor da Revoluo", pelas ondas sonoras da Rdio Record de So Paulo, que na verdade foram mais locutores que se revezaram com o mesmo padro de voz, a emissora ficou conhecida como "A voz da Revoluo". A emissora se consolidou como precursora em

vrios momentos do rdio brasileiro, que era comandada por Paulo Machado de Carvalho. Em 1935, o governo de Getlio Vargas criou o programa oficial do Estado Novo o "Programa Nacional", com o objetivo de fazer propaganda e popularizar a ditadura Vargas. Em 1938, passou a ser obrigatria "Hora do Brasil" e fixou das 19h as 20h, distribudo pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Em 1971 mudou o nome para "A voz do Brasil", atualmente produzido pela EBC Servios. E seu tempo dividido entre o poder executivo, legislativo e judicirio. A II Guerra Mundial foi marcante para o radiojornalismo, esse acontecimento foi a sustentao do jornalismo praticado pelas emissoras at os dias atuais. Dois smbolos so "Reprter Esso" e "Grande Jornal Falado Tupi". Em 28 de agosto de 1941, surge o clebre "Reprter Esso", pela Radio Nacional do Rio de Janeiro, foi criado com inteno de transmitir os acontecimentos da guerra, apresentado por Heron Domingues, que trabalhou de 1944 a 1962 e em perodos crticos chegava a dormir na rdio:
Trabalhei no Reprter Esso de 1944 a 1962, sem um dia de folga. Levantava-me s 6:45 h. e voltava para casa 1:30 da madrugada. Nos perodos crticos, dormia na rdio, que tinha uma cama na redao. Para se ter uma ideia da poca conturbada em que vivamos, no perodo em que fui locutor do Esso, houve no Brasil dez presidentes da repblica. Durante a guerra, dormia na Rdio Nacional com um fone no ouvido, diretamente ligado a UPI. Sempre que havia uma notcia importante, eles me despertavam, eu mesmo colocava a emissora no ar e transmitia a notcia. Para o fim da guerra, preparamos uma audio especial do Reprter Esso, em que a notcia seria dada fundida com o repicar de sinos. Com medo de me emocionar muito diante do microfone, gravei o incio da transmisso: Ateno! Ateno! Acabou a guerra. (HERON..., 2012)

E por ironia do destino, mesmo com seu contragosto foi convencido a folgar e no nico dia que descansou ocorreu o fim da guerra, que foi anunciado por seu concorrente. O "Grande Jornal Falado Tupi" da Radio Tupi que apesar de ter grande audincia no era to prestigiado como o "Reprter Esso", e o comentrio no pas era Se o Reprter Esso ainda no deu, no deve ser verdade". E na manh seguinte foi

anunciado pelo conhecido "testemunha ocular da histria". O Reprter Esso a partir de 1942, outras capitais alm do eixo Rio/So Paulo passaram a contar com a edio local. Em 3 de Abril de 1942, a Rdio Tupi de So Paulo estreia "Grande Jornal Falado Tupi", que foi o jornal da integrao nacional para transmitir os interesses do interior buscando novas fronteiras. Esses dois grandes mitos do radiojornalismo introduziu no Brasil uma nova linguagem especfica ao rdio. Teve tambm algumas emissoras que se especializaram em algum segmento, como por exemplo esportes. Em 1953, foi criada a Rede Nacional de Notcias que possibilitou a retransmisso do jornais da Rdio Nacional.

Fontes:

Heron Domingues - O reprter Esso. Radio em Revista. 2012. Disponvel em: <http://radioemrevista.com/historia/heron-domingues-o-reporter-esso/> Acesso em: 08 Maio 2013.

ORTRIWANO, GISELA S. Radiojornalismo no Brasil: fragmentos de histria. USP.br. Disponvel em: <http://www.usp.br/revistausp/56/10-gisela.pdf> Acesso em: 08 Maio 2013.

Rdio

Clube

AM

(PE).

Disponvel

em:

<http://www.diariosassociados.com.br/home/veiculos.php?co_veiculo=45> Acesso em: 08 Maio 2013.

Rdio Sociedade - A primeira emissora de cincia no Brasil. FIOCRUZ. 2004. <http://www.fiocruz.br/radiosociedade/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home> Acesso em: 05 Maio 2013.

VIRGILIO, PAULO. Primeira transmisso de rdio no Brasil completa 90 anos. EBC. Ago, 2012. Disponvel em <http://www.ebc.com.br/radio90anos> Acesso em: 05 Maio 2013.

You might also like