You are on page 1of 5

Direito Administrativo (Rafael Mafini)

14/10/08

Continuao: Embora em matria de direito administrativo caibam aos entes federados legislar concorrentemente, em matria de desapropriao a lei da Unio lei federal, ou seja, cabe a Unio legislar privativamente sobre a desapropriao. Fases da desapropriao: 1-fase declaratria: h a declarao do fundamento da desapropriao. Se da ou por decreto do executivo ou por lei infraconstitucional. Ex. tal bem de interesse pblico etc. Ainda no h efetiva transferncia do domnio. 2-fase executria: h efetiva troca de domnio. H particularidades sobre esta troca de domnios. Procedimento: dec-lei 3365/41. Por alguns autores vem sendo batizado de lei geral das desapropriaes (LGD). A redao original desta lei faz referncia to somente a desapropriao por utilidade pblica Mas embora este dec-lei s mencione desapropriao por utilidade pblica abrange tambm a desapropriao por necessidade pblica. A doutrina que construiu os casos que a regia. Dec-lei 3365/41 = utilidade pblica + necessidade pblica. Art. 5, (...) XXIV da CF - a lei (dec-lei 3365/41) estabelecer o procedimento para desapropriao por
necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituio;

-Utilidade pblica: tem a ver com qualidade de vida. Ex. desapropriar para construir escola, estatua etc. -Necessidade pblica: tem a ver com a sobrevivncia. Ex. desapropriao para construir barreira dique. No h muito prejuzo do ponto de vista da norma de chamar de necessidade pblica ou utilidade uma mesma situao. Nem h que se falar em tredestinao (desvio de finalidade) as desapropriaes feitas por um meio em prejuzo de outro. Ex. no fcil saber se construir um hospital de utilidade ou necessidade. Assim pode falar do dec-lei 3365/41 indistintamente.
Art. 2o Mediante declarao de utilidade pblica, todos os bens podero ser desapropriados pela Unio, pelos Estados, Municpios, Distrito Federal e Territrios.

Art. 2 do dec-lei: a expresso todo os bens tem certas limitaes:

-NO se pode desapropriar moeda corrente nacional . A indenizao no tem que ser justa previa e em dinheiro. Mas moeda estrangeira e moeda infungibilizada poderia ser objeto de desapropriao. Ex. moeda utilizada por Juscelino.

-no podem ser desapropriados bens da Unio. Lgico!!!


art. 2, (...) 2o Os bens do domnio dos Estados, Municpios, Distrito Federal e Territrios podero ser desapropriados pela Unio, e os dos Municpios pelos Estados, mas, em qualquer caso, ao ato dever preceder autorizao legislativa.

A regra trata de uma questo importante que a desapropriao de bens pblicos. A U poderia desapropriar bens dos E, T, M e do DF. Os E poderiam desapropriar bens dos M. Da Unio no podem ser desapropriados por falta de quem desaproprie. Hoje muito discutvel esta possibilidade de um ente federado poder desapropriar um do outro j que nos leva a idia de hierarquizao. Mas tudo bem! Obs. parte do corpo humano no bem por isso nem se cogita a hiptese de desapropriao. Honra, nome, imagem no podem ser considerados bens. O que pode ser desapropriados so os efeitos patrimoniais dos mesmos. O nome em si nada vale. A U uma pessoa jurdica diversa de suas entidades pblicas. Quando se diz que os bens da U no podem ser desapropriados abrange os bens das suas pessoas jurdicas da administrao indireta. Quando se tem rios navegveis o particular no pode se valer da pretenso de se utilizar das margens j que elas so de explorao da administrao.
SMULA N 479 STF:AS MARGENS DOS RIOS NAVEGVEIS SO DE DOMNIO PBLICO, INSUSCETVEIS DE EXPROPRIAO E, POR ISSO MESMO, EXCLUDAS DE INDENIZAO.

Estas reas as margens dos rios navegveis so bens pblicos e se forem dos entes que no da U podem ser desapropriados.
Art. 3o Os concessionrios de servios pblicos e os estabelecimentos de carter pblico ou que exeram funes delegadas de poder pblico podero promover desapropriaes mediante autorizao expressa, constante de lei ou contrato.

possvel que particular concessionrio execute a desapropriao . Nunca o particular poder realizar a fase declaratria, mas um vez operada a declarao de fundamento do poder pblico e desde que autorizado pelo contrato de desapropriao o particular poder operar a indenizao. Tanto o art. 3 quando o artigo 31 da lei 8987/95 autorizam o particular fazer isto. Desapropriao por zona:
Art. 4o A desapropriao poder abranger a rea contgua necessria ao desenvolvimento da obra a que se destina, e as zonas que se valorizarem extraordinariamente, em conseqncia da realizao do servio. Em qualquer caso, a declarao de utilidade pblica dever compreend-las, mencionando-se quais as indispensveis continuao da obra e as que se destinam revenda.

Ex. governo vai construir uma estrada de pista simples mas sabe que vai ser necessrio fazer uma pista dupla posteriormente. Com a construo da pista simples valorizaria as reas prximas e posteriormente ele teria que desapropriar essas reas por um preo muito maior. Com isso, para que o poder pblico no tenha que indenizar por valor muito maior no futuro, e se tiver a perspectiva de ampliao da rea, pode desapropriar todas essas reas. Poder Expropriatrio: Quem tem competncia para declarar o fundamento expropriatrio pode dizer que de necessidade pblica um bem para desapropriao. Detm esta competncia: -as pessoas polticas (U, E, DF, M e T). -a lei. A lei pode declarar o fundamento expropriatrio. Pode ser inclusive feita uma lei somente para objetivos expropriatrios. Esta lei no privativa de iniciativa do executivo pois no teria razo de ser j que o chefe do executivo no precisa fazer por lei, pois ele pode editar decreto lei para a declarao de desapropriao. A administrao indireta no pode fazer esta declarao de utilidade ou necessidade pblica. Antigamente o DNER fazia isto mas hoje no pode mais faz-lo. Exceo: uma autarquia que a ANEL pode declarar o fundamento por portaria (art. 10, da lei 9094/95). A grande regra portanto que o fundamento seja declarado pelo executivo atravs de decreto ou por lei ou a hiptese que se da por portaria de uma Autarquia (art. 10 da lei 9094/95).
Art. 7o Declarada a utilidade pblica, ficam as autoridades administrativas autorizadas a penetrar nos prdios compreendidos na declarao, podendo recorrer, em caso de oposio, ao auxlio de fora policial.

Declarado o fundamento poder o poder pblico ingressar nas reas expropriadas para fins de avaliao. Mas claro que pode haver abuso de poder. Quando se expede o decreto, a lei ou portaria a partir da teremos a possibilidade de se efetivar a desapropriao por negociao (acordo no valor da indenizao) ou por processo judicial (execuo judicial desta desapropriao). Antes era muito raro o particular aceitar uma indenizao que sempre se mostrava irrisria j que a inflao era muito grande e geralmente os cadastros do poder pblico estavam muito defasados. Mas hoje em dia os cadastros esto muito mais atualizados e talvez por isso cada vez mais numerosa a aceitao do valor pelos particulares.
Art. 10. A desapropriao dever efetivar-se mediante acordo ou intentar-se judicialmente, dentro de cinco anos, contados da data da expedio do respectivo decreto e findos os quais este caducar. (Vide Decreto-lei n 9.282, de 1946). Neste caso, somente decorrido um ano, poder ser o mesmo bem objeto de nova declarao.

A lei fixa um prazo decadencial, ou seja, da expedio do decreto expropriatrio at que haja a aceitao do particular ou a execuo judicial deve decorrer no mximo 5 anos. Significa dizer que no ter mais eficcia para efetiva transferncia de domnio. Obs. enquanto a desapropriao por necessidade ou utilidade de 5 anos, no caso de interesse social este prazo ser de 2 anos.
Pargrafo nico. Extingue-se em cinco anos o direito de propor ao que vise a indenizao por restries decorrentes de atos do Poder Pblico. (Includo pela Medida Provisria n 2.183-56, de 2001)

Do decreto expropriatrio a administrao tem 5 anos para efetivar. Depois disso este pode ser objeto de nova declarao somente depois de 1 ano contados do final do 5 anos. Declarado o fundamento pode haver o acordo com o proprietrio quando ocorre a propositura da ao de desapropriao. Comentrios sobre ao de desapropriao: objeto: temos aqui uma ao que tem uma limitao temtica. Na discusso em jogo no se discute a validade da desapropriao no se discute se o bem deveria ou no ser desapropriado. Se discute nesta ao somente o valor da indenizao. O objeto desta ao portanto o valor da indenizao. Se o proprietrio no aceita o acordo a ao poder versar somente sobre o valor da indenizao.
Art. 9o Ao Poder Judicirio vedado, no processo de desapropriao, decidir se se verificam ou no os casos de utilidade pblica. Art. 20. A contestao s poder versar sobre vcio do processo judicial ou impugnao do preo; qualquer outra questo dever ser decidida por ao direta (se refere a outra ao de acordo com a alegao) .

O professor CABM diz que esta regra inconstitucional pois se veda a o acesso a justia. Mas no isso que acontece, apenas limita a matria discutida nas aes expropriatrias. No impede que seja proposta outra ao discutindo outro assunto como por exemplo motivos da anulao deste processo. O objeto litigioso sobre o qual incide os honorrio sero aferidos segundo o valor da diferena entre o que quer receber o particular e o valor oferecido pela administrao (art. 9, com o art. 20 do dec-lei 3365).
Art. 37. Aquele cujo bem for prejudicado extraordinariamente em sua destinao econmica pela desapropriao de reas contguas ter direito a reclamar perdas e danos do expropriante.

O direito de extenso pode ser levado a debate na ao de desapropriao j que diz respeito ao prprio valor. Ex. tem 3 terrenos no centro de SP. Vendidos individualmente cada um deles vale 10, mas vendidos em conjunto eles valem 40. Se o poder pblico vem e desapropria apenas 2 deles pagando 20, assim o cara teve um puta preju. Assim, alm do valor do bem o cara teve um prejuzo extraordinrio e pode discutir isto na ao. Importante que a ao de desapropriao venha com o valor da oferta do poder pblico.
Art. 15. Se o expropriante alegar urgncia e depositar quantia arbitrada de conformidade com o art. 685 do Cdigo de Processo Civil, o juiz mandar imit-lo provisoriamente na posse dos bens;

Por este artigo criou-se um mecanismo que garante antecedncia no valor, mesmo que parcialmente. A administrao faz um depsito antecipado que pode ser retirado pelo particular e o restante ser discutido na ao. Somo o STF diz que no tem com ser ao mesmo tempo justa e previa ele editou a smula:
SMULA N 652 do STF: NO CONTRARIA A CONSTITUIO O ART. 15, 1, DO DECRETO-LEI 3365/1941 (LEI DA DESAPROPRIAO POR UTILIDADE PBLICA). 1 A imisso provisria poder ser feita, independente da citao do ru, mediante o depsito: (Includo pela Lei n 2.786,
de 1956)

a) do preo oferecido, se ste fr superior a 20 (vinte) vzes o valor locativo, caso o imvel esteja sujeito ao impsto predial; (Includa pela Lei n 2.786, de 1956) b) da quantia correspondente a 20 (vinte) vzes o valor locativo, estando o imvel sujeito ao impsto predial e sendo menor o preo oferecido; (Includa pela Lei n 2.786, de 1956) c) do valor cadastral do imvel, para fins de lanamento do impsto territorial, urbano ou rural, caso o referido valor tenha sido atualizado no ano fiscal imediatamente anterior; (Includa pela Lei n 2.786, de 1956) d) no tendo havido a atualizao a que se refere o inciso c, o juiz fixar independente de avaliao, a importncia do depsito, tendo em vista a poca em que houver sido fixado originlmente o valor cadastral e a valorizao ou desvalorizao posterior do imvel. (Includa pela Lei n 2.786, de 1956) Art. 33. O depsito do preo fixado por sentena, disposio do juiz da causa, considerado pagamento prvio da indenizao. 1 O depsito far-se- no Banco do Brasil ou, onde este no tiver agncia, em estabelecimento bancrio acreditado, a critrio do juiz. (Renumerado do Pargrafo nico pela Lei n 2.786, de 1956) 2 O desapropriado, ainda que discorde do preo oferecido, do arbitrado ou do fixado pela sentena, poder levantar at 80% (oitenta por cento) do depsito feito para o fim previsto neste e no art. 15, observado o processo estabelecido no art. 34.
(Includo pela Lei n 2.786, de 1956)

O juiz recebe a inicial e se for depositado o valor prvio j pode ser levantado. Isto j configura como previa a indenizao.
Art. 15, (...) 2 A alegao de urgncia, que no poder ser renovada, obrigar o expropriante a requerer a imisso provisria dentro do prazo improrrogvel de 120 (cento e vinte) dias. (Includo pela Lei n 2.786, de 1956) 3 Excedido o prazo fixado no pargrafo anterior no ser concedida a imisso provisria. (Includo pela Lei n 2.786, de
1956)

Juros sempre um assunto complexo em matria de desapropriao. Este artigo foi objeto de atualizao pela MP de 1956 e ainda a por uma ADIN.
Art. 15-A No caso de imisso prvia na posse, na desapropriao por necessidade ou utilidade pblica e interesse social, inclusive para fins de reforma agrria, havendo divergncia entre o preo ofertado em juzo e o valor do bem, fixado na sentena, expressos em termos reais, incidiro juros compensatrios de at seis por cento ao ano sobre o valor da diferena eventualmente apurada, a contar da imisso na posse, vedado o clculo de juros compostos. (Includo pela Medida
Provisria n 2.183-56, de 2001)

O STF ao apreciar esta medica cautelar na ADIN suspendeu esta regra de juros compensatrios de 6% ao ano (parte grifada em amarelo). Esta MP, quando fixou em 6% ao ano, inconstitucional.
SMULA N 618 do STF: NA DESAPROPRIAO, DIRETA OU INDIRETA, A TAXA DOS JUROS COMPENSATRIOS DE 12% (DOZE POR CENTO) AO ANO. SMULA 12 do STJ:EM DESAPROPRIAO, SO CUMULAVEIS JUROS COMPENSATORIOS E MORATORIOS. SMULA: 69 do STJ: NA DESAPROPRIAO DIRETA, OS JUROS COMPENSATORIOS SO DEVIDOS DESDE A ANTECIPADA IMISSO NA POSSE E, NA DESAPROPRIAO INDIRETA, A PARTIR DA EFETIVA OCUPAO DO IMOVEL. SMULA: 113 do STJ: OS JUROS COMPENSATORIOS, NA DESAPROPRIAO DIRETA, INCIDEM A PARTIR DA IMISSO NA POSSE, CALCULADOS SOBRE O VALOR DA INDENIZAO, CORRIGIDO MONETARIAMENTE. SMULA N 561 do STF: EM DESAPROPRIAO, DEVIDA A CORREO MONETRIA AT A DATA DO EFETIVO PAGAMENTO DA INDENIZAO, DEVENDO PROCEDER-SE ATUALIZAO DO CLCULO, AINDA QUE POR MAIS DE UMA VEZ.

O STF disse que a previso no art. 15-A 1 e 2 esta suspenso por ADIN bem como o art. 15-A 4. Se o cara comprou este bem que foi objeto de eventual esbulho tem direito a esses juros.

Hoje os juros compensatrios so de 12% ao ano (smula 618 c.c com ADIN) a contar do caso de desapropriao direta da Smula 69 e 114 do STJ. No caso de desapropriao indireta no prazo da efetiva ocupao do imvel.
Art. 15-B Nas aes a que se refere o art. 15-A, os juros moratrios destinam-se a recompor a perda decorrente do atraso no efetivo pagamento da indenizao fixada na deciso final de mrito, e somente sero devidos razo de at seis por cento ao ano, a partir de 1o de janeiro do exerccio seguinte quele em que o pagamento deveria ser feito, nos termos do art. 100 da Constituio. (Includo pela Medida Provisria n 2.183-56, de 2001)

Esta tambm foi inserida pela MP e tambm foi levada a discusso no STF mas no foi suspensa.
SMULA: 70 do STJ: OS JUROS MORATORIOS, NA DESAPROPRIAO DIRETA OU INDIRETA, CONTAM-SE DESDE O TRANSITO EM JULGADO DA SENTENA.

Esta smula contraria a regra que o STF confirmou. Mas mesmo assim no foi revogada. Segundo a sistemtica de precatria mesmo que o poder pblico seja condenado daqui a 30 dias ele tem que pagar. Mas pela sistemtica de precatria o poder pblico no pode desembolsar o dinheiro que ainda nem devido. Se o precatrio vence em 2008 os juros moratrios comeam a correr em 2009 porque at o final do ano ainda no esta em atraso. S a partir deste momento que efetivamente se opera o atraso.
Art. 27. O juiz indicar na sentena os fatos que motivaram o seu convencimento e dever atender, especialmente, estimao dos bens para efeitos fiscais; ao preo de aquisio e interesse que deles aufere o proprietrio; sua situao, estado de conservao e segurana; ao valor venal dos da mesma espcie, nos ltimos cinco anos, e valorizao ou depreciao de rea remanescente, pertencente ao ru. 1o A sentena que fixar o valor da indenizao quando este for superior ao preo oferecido condenar o desapropriante a pagar honorrios do advogado, que sero fixados entre meio e cinco por cento do valor da diferena, observado o disposto no 4o do art. 20 do Cdigo de Processo Civil, no podendo os honorrios ultrapassar R$ 151.000,00 (cento e cinqenta e um mil reais). (Redao dada Medida Provisria n 2.183-56, de 2001) (Vide ADIN n 2.332-2)

Esta regra esta suspensa pela ADIN mencionada. Esta regra assim pois corresponde a 1000x o salrio mnimo da poca que era de R$151,00. O que esta suspenso pela ADIN esta limitao de 151 mil. O resto no.
SMULA 141 do STJ: OS HONORARIOS DE ADVOGADO EM DESAPROPRIAO DIRETA SO CALCULADOS SOBRE A DIFERENA ENTRE A INDENIZAO E A OFERTA, CORRIGIDAS MONETARIAMENTE. 2 A transmisso da propriedade, decorrente de desapropriao amigvel ou judicial, no ficar sujeita ao impsto de lucro imobilirio. (Includo pela Lei n 2.786, de 1956)

Se entende que a desapropriao forma originaria de aquisio de propriedade. Pos isso que no incide imposto de transmisso. Se o poder pblico desapropriar dando destinao diversa (desvio de finalidade) do que mencionado pode ser objeto de questionamento e anulao podendo at voltar a titularidade do particular. Neste caso incide o imposto.
SMULA N 111 do STF: LEGTIMA A INCIDNCIA DO IMPOSTO DE TRANSMISSO "INTER VIVOS" SOBRE A RESTITUIO, AO ANTIGO PROPRIETRIO, DE IMVEL QUE DEIXOU DE SERVIR FINALIDADE DA SUA DESAPROPRIAO.

Desvio de finalidade: art. 2, U e da lei 4717/65 tem um nome peculiar que tredestinao ou tresdestinao. Diferentemente do que acontece nos atos administrativos em geral o desvio de finalidade em matria de destinao tem uma peculiaridade. S h desvio de finalidade na administrao quando a administrao desgarra-se do interesse pblico genericamente considerado . Quer dizer que se por acaso a administrao desapropria o imvel para sacanear h o desvio de finalidade. J se a administrao desapropria para satisfazer um interesse pblico mas acaba satisfazendo outro NO h tredestinao. Ex. desapropria para fazer uma escola mas constri hospital, no h tredestinao. S h desvio quando a administrao quer satisfazer interesses particulares caso contrario no h desvio de finalidade (REsp 968414). Desta forma entendem os tribunais superiores. Esta tredestinao que o desvio de finalidade em matria de desapropriao produz a retrocesso que o resultado da tredestinao. A doutrina e jurisprudncia discutem demais se a retrocesso o direito de reaver o bem ou de receber lucro cessante. Mas a maioria entende que um direito real de reaver o bem segundo orientao do STJ (REsp 64559 e REsp 104591 do STJ) e do STF (REsp 570483). Art. 35. Os bens expropriados, uma vez incorporados Fazenda Pblica, no podem ser objeto de reivindicao (salvo na retrocesso), ainda que fundada em nulidade do processo de desapropriao. Qualquer ao, julgada procedente,
resolver-se- em perdas e danos.

Esta regra pela jurisprudncia excepcionada, sendo possvel na retrocesso. A administrao pode desistir da desapropriao at a consumao que se da com a efetivo pagamento. Desistido tem que devolver o bem e pagar eventuais prejuzos ocorridos.

Desapropriao por Interesse Social Geral (lei 4132/62)


a tambm chamada de ordinria e no tem ndole de punio. Segundo estabelece o art. 5 desta lei se aplica o procedimento do decreto-lei (art. 5). Desta forma o rito para esta desapropriao o mesmo da desapropriao para utilidade e necessidade pblica. Obs. s existe uma situao em conflito com o dec-lei: o prazo de decadncia ao invs de 5 anos ser de 2 anos.

Desapropriao por Interesse Social para Fins de Reforma Agrria


base normativa: art. 184 a 186 da CF. ler!!!!!!!!!!!!!!! Estas matrias precisam ser regulamentadas no seu procedimento que feito pela LC76, e na parte material que feito pela lei 8629/93. Estas convivem harmonicamente. Obs. estas regras da CF so depois regulamentadas em 2 diplomas: LC 76/93 (rito sumario), mas com relao as definies sobre quais so as terras mencionadas a lei 8629/93 que trata portanto do direito material. Vamos tratar primeiro da lei 8629/93.
Art. 2 A propriedade rural que no cumprir a funo social prevista no art. 9 passvel de desapropriao, nos termos desta lei, respeitados os dispositivos constitucionais. 1 Compete Unio desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrria, o imvel rural que no esteja cumprindo sua funo social.

Utilizando o art. 2, III, da lei 4132/62 o estado do RS realizou desapropriaes no estado destinando-as a reforma agrria. Surgiu ento um grande debate sobre a constitucionalidade disso. Uma metade dos desembargadores entendeu que era inconstitucional mas outra entendeu que era constitucional. O STF em grau de recurso suspendendo a segurana (Suspenso de Segurana 2217) e o STJ RMS 16627 e RMS 13359 disseram que hoje haveria duas espcies de desapropriao voltadas para a reforma agrria:

que s a Unio pode promover: art. 184, LC 76/93 e lei 8629/93. No pode de maneira nenhuma outro ente federado realizar esta forma de desapropriao para fins de reforma agrria.

outra

que pode ser realizada por todos entes: art. 15, XXIV da CF regulamentada pelo art. 2, III da lei 4132. Esta no tem o carter de pena, no tem a ver com produtividade, tem indenizao previa, justa e em dinheiro, e pode ser realizada por todos os entes da federao.
2o Para os fins deste artigo, fica a Unio, atravs do rgo federal competente, autorizada a ingressar no imvel de propriedade particular para levantamento de dados e informaes, mediante prvia comunicao escrita ao proprietrio, preposto ou seu representante. (Redao dada pela Medida Provisria n 2.183-56, de 2001)

Existe um procedimento administrativo para verificar produtividade da propriedade. um procedimento da avaliao. Isto comea com a notificao do proprietrio. A notificao feita para que haja a avaliao mas no obrigatria assegurar a presena do proprietrio. Mesmo no tendo presenciado no h nulidade no processo. O STF diz que basta a notificao. O proprietrio acompanha se quiser. nula a desapropriao sem previa avaliao.
3o Na ausncia (na notificao ) do proprietrio, do preposto ou do representante, a comunicao ser feita mediante edital, a ser publicado, por trs vezes consecutivas, em jornal de grande circulao na capital do Estado de localizao do imvel. (Includo pela Medida Provisria n 2.183-56, de 2001)

Esta notificao da vistoria pode ser feita por edital. Sendo feita esta notificao no necessrio para fins de validade do procedimento a presena do proprietrio. Isto segundo o STF. Notificado o proprietrio no obrigatrio a sua presena. O proprietrio uma vez notificado o INCRA pode constatar a improdutividade do rea. Mas, se para burlar este procedimento o proprietrio venha a desmembrar a propriedade em varias pequenas e medias propriedades, existe o 4.
4o No ser considerada, para os fins desta Lei, qualquer modificao, quanto ao domnio, dimenso e s condies de uso do imvel, introduzida ou ocorrida at seis meses aps a data da comunicao para levantamento de dados e informaes de que tratam os 2o e 3o. (Includo pela Medida Provisria n 2.183-56, de 2001)

Da notificao em diante no intervalo de 6 meses qualquer modificao alterao no ser considerada. Isto para que se evite a burla a estes modos de avaliao da produtividade. Lembrando que a CF probe a desapropriao de pequenas e medias propriedades rurais, por isso os proprietrios queriam desmembrar as reas.

You might also like