You are on page 1of 9

O Fenmeno Religiosos - Hindusmo

HINDUSMO
Bruno Glaab Introduo No presente trabalho vamos estudar a fascinante religio hindusta e m suas mltiplas facetas. Veremos sua origem, sua configurao geogrfica, seus smbolos e sua doutrina. Veremos seus deuses, seus livros sagrados, bem como seus animais sagrados. Depois de caracterizar este sistema religioso, veremos tambm sua atualidade, ou seja, como est o hindusmo hoje, suas novas seitas, bem como sua influncia no mundo ocidental com suas formas de culto mistrico e suas prticas exticas como a yoga, a meditao, o vegetarianismo, a medicina e tantas outras formas que j foram incorporadas em nosso meio e dos quais nem sequer temos conscincia. Local hindusmo tipicamente indiano. Ainda hoje, embora esteja espalhado pelo mundo, predomina neste pas e se identifica com sua cultura. Oitenta por cento dos quase 1 bilhes de indianos so hindus, e atualmente h hindus em todas as partes do mundo (COOGAN, 2007, p.126). oportuno lembrar que o termo Hindu , na realidade um nome aplicado pelos muulmanos e tambm pelos ocidentais aos povos da ndia. Este termo s se tornou universal a partir do sculo XVIII. O nome usado pelos prprios hindus , geralmente, Sanatana dharma (f eterna), mas tambm se criou um neologismo Hindutva (hinduce).

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.worldreligions.psu.edu/mapshinduism.htm

Smbolos

Bruno Glaab

O Fenmeno Religiosos - Hindusmo

O Om ou Aum , alm do smbolo do Hindusmo, o principal mantra do Hindusmo. Assim como muitos outros mantras, este tambm est presente no Budismo e no Jainismo e representa o trimurti, isto , o conjunto formado pelas trs principais divindades hindus: Brahma, o Criador do universo; Vishnu, o Reformador do universo; e Shiva, o Destruidor (ou Transformador) do universo. Sua forma semelhante de um nmero trs e, como os outros mantras, funciona como uma espcie de orao, mas no relata um dilogo direto com seus deuses (Wikipedia).A slaba OM pronunciada antes das oraes e depois como o sinal da cruz na cultura catlica.
De acordo com os escritos secretos (Upanixades), esta slaba abrange os quatro estados da conscincia viglia, sonho, sono profundo e suprema conscincia -, trs tempos (passado, presente e futuro), traz em si os trs grandes deuses Brahma, Vishnu e Shiva simboliza ainda a unidade da alma (atman) com o Absoluto (Brahman), o divino (como diz o Mandukya-Upanishad) (SCHERER, 2005, p.176).

Origem Acredita-se de modo geral que a tradio hindu se iniciou na antiga cultura nativa da ndia e do povo indo-europeu, que apareceu na ndia cerca de 4 mil anos atrs (COOGAN, 2007, p.130). O Hindusmo uma das mais antigas religies do mundo que ainda praticada. Antes de falar em religio, talvez fosse melhor falar em conjunto de concepes e prticas religiosas que tm origem na ndia (DELUMEAU, 2000, p.305). Ainda hoje esta religio, ou melhor, sistema religioso, predomina na ndia. Hindu quer dizer, habitante da ndia. uma mistura de crenas de politesmo e de pantesmo. Existem trs correntes predominantes: Vishnusmo, Shivasmo e Shaktismo, sendo que esta ltima corrente se divide em Janasmo e Sikismo.
Hindusmo um termo genrico para as religies indianas, ou que se originaram na ndia, fundamentadas nos escritos mais antigos da ndia, os Vedas e/ou que no questionam a validade da classe sacerdotal indiana (brmanes). O nome hindusmo derivado de hindu. Foi com este nome que os conquistadores islmicos da ndia designaram todos os que no eram muulmanos nem cristos nem judeus (SCHERER, 2005, p.16).

O hindusmo no tem um fundador, nem poca precisa de fundao, nem tampouco um credo sistematizado, nem ortodoxia, ou mesmo clero, mas se podem distinguir trs camadas em sua formao: 3.000 a. C. Dravidias monotestas 2.500 a. C. Civilizao deusa me 1.500 a. C. invasores arianos subjugam as demais camadas O resultado destas trs pocas forma o hindusmo atual. Entre 1.500 a 1.000 a.C. se formam os Vedas, que so seus livros sagrados. Depois do ano 1.000 se formam novos textos, os Brahmanes, ou seja, o Brahmanismo. Mais que uma religio, o Hindusmo um conjunto de normas de vida bastante diversas e no raro em contraste umas com as outras...(SCHLESINGER, 1982, p.1268). Portanto, no se pode falar em uma teologia sistematizada, ou melhor, em uma religio caracterizada que se possa chamar de Hindusta. Na verdade, trata-se de uma srie de manifestaes culturais e religiosoas que tm muito pouco em comum. Bruno Glaab 2

O Fenmeno Religiosos - Hindusmo Algumas tendncias afirmam que o prprio deus Vishnu desceu terra em forma de heris, como Rama e Krishna e assim revelou sua doutrina. Nas origens das atuais seitas hindus existem gurus como fundadores, assim, Pantajali fundador da escola de ioga, Shankara fundador da seita Advaita, etc.(SCHERER, 2005, p.18). Deuses O Hindusmo uma religio politesta com muitos deuses e deusas, alguns dentre eles/as so deuses locais; Em certos momentos os textos sagrados do a entender que o Ser Supremo se encarna em manifestaes visveis, ou em formas materiais, para assim se dar a conhecer. Ou melhor, tornar-se acessveis humanidade. H culto para muitos deuses e deusas, o que no significa que alguns deuses no tenham primazia. Ou melhor, entre seus muitos deuses, trs deuses so cultuados como principais: rahman: alma universal: crescimento, personalidade masculina, tem quatro rostos, quatro braos, que significam a oniscincia e a onipotncia. Est presente em tudo, sendo um verdadeiro pantesmo. Do Brahma emana o mundo, mas no se entende que ele tenha criado o mundo do nada. Ele no pode ser descrito, pois descrever confinar. Mas o infinito no pode ser confinado. S se pode chegar perto de uma descrio de Brahman e dizer aquilo que ele no (COOGAN, 2007, p.138).

V
S

ishnu: divindade solar, preside a criao. Conserva a criao. Protetor da ordem csmica e sociorreligiosa. onipresente (presente em todas as partes e em tudo).

hiva: destruidor, preside a gua e o fogo. fora obscura e violenta. o deus da energia e da violncia. Benigno e terrvel, ao mesmo tempo. Tem diversos rostos: Parvati, Durga, Kali (DELUMEAU, 2000, p.311).

m todos os casos, hindusmo no pode ser definido como uma comunidade de f, assim como entendemos o catolicismo, o islamismo, etc. Antes, os termos sanatana dharma significam mais as obrigaes religiosas ideiais do que um uma comunidade de f (COOGAN, 2007, p.126).

Outros deuses lm da trade acima mencionada, os hindus adoram Rama e Krishna, que seriam formas Avatara de Vishnu quando este interveio nas diversas crises csmicas, ou seja, quando se manifestou aqui na terra. Existe tambm um lugar para o culto de Devi, deusa da alma universal, ou me universal. Uma outra deusa cultuada Laksami, deusa das luzes e da abundncia.
Os hindus podem reconhecer muitas divindades, mas considerar que apenas uma suprema; ou podem considerar todos os deuses e deusas iguais, mas adorar um que o seu favorito. Contudo,

Bruno Glaab

O Fenmeno Religiosos - Hindusmo


a maioria acha que todas as divindades so manifestaes de uma nica. Para muitos, dizer que esse Deus homem ou mulher, um ou muitos, limit-lo, impor ao divino ideias humanas de sexo e de nmero (COOGAN, 2007, p.134).

Mas esta panaceia de ideias teolgicas no termina aqui. Os hindus adoram em seus templos o Seu ser Supremo em forma de esttuas que so vistas como incorporao ou mesmo encarnao da divindade. Assim, as imagens so vistas como a real encarnao do deus ou da deusa, que se materializa para receber culto. Creem que a imagem deixa de ser matria bruta para que a divindade resida nela. O esprito divino reside na imagem de tal maneira que a matria se transforme em divindade. Desta forma, mesmo conhecendo a matria das imagens, os hindus veem nelas a residncia da divindade. Neste caso, no esto adorando matria, mas sim a divindade que habita nesta forma material. Mas nem s imagens encarnam as divindades, tambm a natureza tem esta propriedade.
Muitos hindus atribuem condio divina a aspectos e fenmenos naturais. Por exemplo, os rios Ganges, Kaveri, Yamuna e outros so personificados e adorados como deusa me. Os hindus tambm reverenciam corpos celestes e buscam propiciar o navagraha (nove planetas o Sol, a Lua, Vnus, Mercrio, Marte, Jpiter, Saturno, e duas entidades mticas chamadas Rahu e Ketu) em rituais. Muitos templos do sul da ndia e da dispora incorporam imagens dos planetas (COOGAN, 2007, p.136)1.

Livros Sagrados Veda (saber): coleo de oraes, louvores, especulaes, reflexes sobre a origem do mundo, etc. Formou-se entre 1500 e 800 a.C. O Upanishad: (800 a 300 a.C.) apresentam o SH como um microcosmo que reproduz o universo. Explicaes rituais e textos msticos secretos, escritos das selvas. O Smiriti2 (sc. I da era crsit): tradio formada na memria. Nele se encontra o tratado dos deveres e direitos das castas. Animal sagrado A vaca um animal sagrado para o povo hindu. Ela no pode ser abatida, nem maltratada. Ela tem livre acesso aos locais pblicos. Em certos locais se torna uma verdadeira praga. Reproduzimos, abaixo, um texto, para maior clareza, na ntegra, do site: http://rainhadosventos.webnode.com/products/a-vaca-sagrada/ .

A Vaca Sagrada

bastante comum, nos MCS aparecer o povo hindu em peregrinao ao Rio Ganges e mergulhar nas guas super-poludas dele. Para os indianos isto no nenhum problema. Se as divinas guas est poludas, elas no deixam de ser divinas. 2 Neste livro tem um relato chamado de Canto do Bem-aventurado (Bhagavad gita). livro de cabeceira dos piedosos e foi tambm o livro de cabeceira de Gandhi. Trata-se de um dilogo entre um guerreiro e seu condutor de carro, na realidade o deus Krishna.

Bruno Glaab

O Fenmeno Religiosos - Hindusmo

Assim como a ovelha sagrada para o Cristianismo, a vaca para o Hindusmo. Krishna era um vaqueiro e o touro descrito como o veculo de Shiva. Hoje, a vaca j quase que se tornou um smbolo do hindusmo.

Vacas Em qualquer lugar!


A ndia tem 30 por cento do gado mundial. H 26 raas diferentes de vaca na Inda. A corcova, longas orelhas e rabo espesso distinguem as vacas indians. L as vacas esto em toda parte! Como a vaca respeitada como um animal sagrado, elas podem perambular sem riscos, e elas esto bastante acostumadas ao trfego e ao ritmo da cidade. Assim, voc pode v-las passeando pelas ruas das cidades, pastando despreocupadamente na beira das estradas e ruminando legumes jogados fora na rua por vendedores. Vacas sem -teto tambm so ajudadas pelos templos, especialmente no sul da ndia.

Conserve a Vaca
Ao contrrio do Ocidente, onde a vaca amplamente considerada como nada melhor do que hambrgueres ambulantes, na ndia, a vaca considerada um smbolo da terra - porque d muito sem pedir nada em troca. Devido sua grande importncia econmica, faz sentido proteger as vacas. Dizem que Mahatma Gandhi tornou-se um vegetariano porque sentiu que as vacas sofriam maus-tratos. O respeito pela vaca tanto que os ndianos tinham oferecido para abrigar milhes de vacas em espera para abate na Gr-Bretanha, como resultado da crise na produo de carne de bovino em 1996. Culto Vaca Embora a vaca seja sagrada para os hindus, ela no exatamente adorada por todos como uma divindade. No 12 dia do 12 ms do calendrio hindu, um ritual vaca realizado no palcio de Jodhpur. Templos do Touro O touro Nandi, veculo de Lord Shiva considerado o smbolo do respeito por todos os bovinos machos. O local sagrado de Nandi em Madurai e o templo de Shiva em Mahabalipuram so os mais venerados santurios bovinos. Mesmo no-hindus so autorizados a entrar no Templo do Touro, construdo no sculo XVI, em Bangalore. O Templo Vishwanath de Jhansi, construdo em 1002, tambm tem uma grande esttua do Touro Nandi. Histria A vaca foi venerada como a deusa me nas antigas civilizaes do Mediterrneo. A vaca se tornou importante na ndia, em primeiro lugar no perodo Vdico(1500 - 900 AC), mas apenas como um smbolo de riqueza. Para o homem Vdico, as vacas eram "o verdadeiro substrato dos bens da vida".

Bruno Glaab

O Fenmeno Religiosos - Hindusmo

Smbolo do Sacrifcio As vacas formam o ncleo dos sacrifcios religiosos, pois seu creme ou manteiga, que produzido a partir de leite de vaca, nenhum sacrifcio pode ser realizado. No Mahabharata, temos Bhishma dizendo: "Vacas representam sacrifcio. Sem elas, no pode haver sacrifcio... Vacas so sinceras em seu comportamento e delas fluem sacrifcios... e leite e coalhada e manteiga. Por isso as vacas so sagradas..." Bhishma tambm observa que a vaca atua como um substituto do leite materno, fornecendo leite aos seres humanos para toda a vida. Assim, a vaca realmente a me do mundo. Vacas como Presentes De todos os presentes, a vaca ainda considerada o mais alto na ndia rural. Os Puranas dizem que no h dom mais sagrado do que o dom de vacas. "No h um dom que produza mais abenoado mrito". A Rama (heri do pico Ramayana) foi dado um dote de milhares de vacas e bois quando ele se casou com Sita. Estrume de Vaca! As vacas tambm so consideradas purificadoras e santificadoras. O estrume de vaca um desinfetante eficaz e freqentemente utilizado como combustvel em vez de lenha. Nas escrituras, encontramos o sbio Vyasa dizendo que as vacas so os mais eficazes de todos os purificadores. Venda probida da carne de vaca J que a vaca considerada um til presente de Deus para a humanidade, consumir carne bovina considerado sacrilgio para os Hindus. A venda carne proibida em muitas cidades indianas, e poucos Hindus estariam prontos para sequer provar carne bovina, por razes scio-culturais.

outrina: no tem um sistema de crenas, ou mesmo um instituio que zele pela ortodoxia. Cada guru (lder espiritual) ensina sua maneira. Talvez um ponto em comum, seja o fato de todas as escolas hindustas crerem na reencarnao. Porm, reencarnao fazer parte de um mundo de iluso. Ento, urge encontrar o caminho de ir at o Absoluto, para viver na felicidade que as diversas reencarnaes no podem proporcionar. Este caminho de romper o ciclo das reencarnaes requer ioga, adorao a Deus, piedade e aceitar as condies das castas, pois nelas se paga o que se fez em reencarnaes passadas (SCHERER, 2005, p.40). difcil definir uma doutrina comum, mesmo assim, pode-se destacar alguns pontos: Professa o sistema de castas, ou seja, v a diviso de classes como imposio divina; Mortificao e meditao para chegar aos deuses; As virtudes dos heris (santos) so comunicveis: olhando e ouvindo suas virtudes, participa-se deles; Cada templo consagrado a uma divindade. Professam a Reencarnao; As almas dotadas da qualidade da bondade adquirem a natureza divina; as que so dominadas pela paixo partilham da condio humana; as almas mergulhadas na escurido so rebaixadas ao estado dos animais: so essas as trs principais espcies de transmigrao (Cd. De manu, XII,40). Bruno Glaab 6

O Fenmeno Religiosos - Hindusmo A vaca o ltimo estgio da reencarnao antes de chegar divindade (SCHLESINGER, 2000, p.1269). Ser amigo de um deus, amando-o e sendo amado por ele, pode fazer com que o fiel escape aos diversos ciclos da reencarnao e se salve antecipadamente.
Carma ou karma quer dizer "ao" um termo de uso religioso dentro das doutrinas budista, hindusta e jainista, adotado posteriormente tambm pela Teosofia, pelo espiritismo e por um subgrupo significativo do movimento New Age (Nova Era), para expressar um conjunto de aes dos homens e suas consequncias. Este termo, na fsica, equivalente a lei: "Para toda ao existe uma reao de fora equivalente em sentido contrrio". Neste caso, para toda ao tomada pelo Homem ele pode esperar uma reao. Se praticou o mal ento receber de volta um mal em intensidade equivalente ao mal causado. Se praticou o bem ento receber de volta um bem em intensidade equivalente ao bem causado. Dependendo da doutrina e dos dogmas da religio discutida, este termo pode parecer diferente, porm sua essncia sempre foca as aes e suas consequncias (Wikipdia).

Na compreenso hindusta, o SH nasce para morrer e renasce para morrer, isto , a transmigrao. O Karma regula esta transmigrao, ou seja, a lei conforme a justia.
Renasce-se numa casta em vez de em outra, entre os intocveis ou excludos da espcie humana, em funo dos atos realizados nas vidas anteriores. Essa justia imanente resolve o enigma da infelicidade na condio humana e leva os hindus mais desfavorecidos a aceitar sua sorte com pacincia, uma vez que ela provm de faltas nas vidas anteriores. Assim, justifica-se a hierarquia das castas (DELUMEAU, 2000, p.308).

Porm, nem todo o hindusmo legitima as castas. Os jainistas, que so uma dissidncia do Shaktismo, cuja origem se d por volta de 570 a.C. contestam a situao das castas e dos sacrifcios, bem como afirmam um deus supremo3. Os jainistas insistem muito na no violncia, na ascese e na repetio constante do nome de seu deus supremo4. A existncia humana, segundo o hindusmo, apenas uma aparncia transitria que se perpetua nas diversas reencarnaes. Por isto, a salvao consiste em burlar o ciclo de reencarnaes. No renascer a salvao, pois s assim o SH se une ao absoluto universal. O hindu tem um caminho principal para evitar o ciclo de reencarnaes: abandonar tudo e tornar-se mendigo religioso e errante. A principal virtude a renncia a toda forma de violncia, ou seja, no viver s custas de outras vidas (no imolar animais para a alimentao)5. Caminhos secundrios, para se interromper o ciclo de reencarnaes so: Cumprir seus deveres totalmente desinteressado Esvaziar-se dos desejos Praticar Yoga,
Os hindus vdicos j mencionam os rebanhos de bovinos que fazem parte do saque por ocasio das lutas tribais e servem para os sacrifcios. A vaca sagrada figura entre os cinco animais que podem imolar, e os laticnios, manteiga, creme, fazem parte das oferendas rituais. Mas sacrificar um animal no mata-lo, no se deve, pois, matar nem comer a vaca que alimenta. A vaca, e sProvavelmente influncia do Isl, no sculo XVI. Esta mesma prtica percebida, em nosso meio, pelos Hare-Krishna que passam horas repetindo Hare, Hare-Krishna, Hare, Hare-Krishna. O depoimento de um jovem foi se gloriar de, numa tarde de domingo ter repetido 3 ou 4 mil vezes o Hare-Krishna. 5 Alguns lderes hindus renunciam at a matar os mosquitos, pulgas, baratas, etc. para no cometer violncia contra outras formas de vida.
4 3

Bruno Glaab

O Fenmeno Religiosos - Hindusmo


creveu Gandhi, a melhor companheira do homem. ela que d a abundncia. A vaca um p oema sobre a piedade. Para milhes de seres humanos na ndia, ela a me. Proteger a vaca significa proteger a todos os seres mudos que Deus criou. (DELUMEAU, 2000, p.309).

A salvao final assim descrita:


As abelhas preparam o mel recolhendo os sucos das plantas diversas, que elas reduzem a um nico. Mas assim como esses diversos sucos, depois de terem sido reduzidos unidade, so incapazes de se lembrar de que pertenciam uns a tal planta, outros a tal outra, do mesmo modo todas as criaturas desta terra, quando entram no Ser, ignoram que entram: tigre ou leo, lobo ou javali, verme ou borboleta, mosca ou mosquito, qualquer que seja sua condio neste mundo, so todas idnticas a esse Ser que a essncia sutil. O universo inteiro identifica-se com essa essncia que nada mais seno a Alma! E isso, tambm tu! (Chantogya-Upabisad, VI, 8 Apud DELUMEAU, 2000, p.312).

tica:
Aspirar virtude; Virtude: prtica da no-violncia; Sofrer pelos outros; Vcios levam aos demnios

No fazem proselitismo. No conhecem a converso ao hindusmo, embora alguns povos tenham se hinduizados6. No se inspiram num livro nico como os cristos (Bblia) e os muulmanos (Alcoro), mas tm textos sagrados considerados de origem sobre-humana. O hindusmo tem deuses e deusas. Por isto mesmo, a mulher tem um lugar preponderante. Porm, ela dependente do homem. A sorte das vivas trgica, pois, sendo ela dependente do homem, na ausncia deste, nada lhe resta. Embora o hindusmo no conhea algum fundador, conhece, na realidade muitos gurus, ou seja lderes espirituais que iniciaram movimentos dentro do hindusmo. Yajnavalkya fundador de um movimento e por isto muito venerado como santo. Pantajali o fundador da Yoga7, Shankara fundador da Advaita-Vedanta, Bhaktivedanta fundador do Har-Krishna. Todos estes gurus recebem honras de seus adeptos, como mestres divinos (SCHERER, 2005, p.27). Hoje: Hoje, mais de 500 milhes de seres humanos so hindustas, em todo o mundo. Os mais otimistas afirmam que seu nmero chega a 750 milhes. H, no entanto, muita variao de culto. Os sacerdotes cuidam dos templos, dando comida s imagens. Os sacerdotes recebem o nome de Brahmanes e tm poderes mgicos. Uma das grandes festas hindus celebrada entre setembro e outubro e dedicada grande deusa Devi, que recebe diferentes nomes. A festa dura dez dias, durante esta festa toda a vida comum para. Faz-se jejuns, rezas, danas rituais, bem como refeies suntuosas. No dcimo dia a imagem da deusa banhada num rio.

rtica:

Quanto ao no proselitismo, diga-se, nas origens. Hoje, sim, a maioria das ramificaes hindustas so proselitistas. 7 Encontra-se a grafia Ioga, bem como Yoga. Trata-se da mesma coisa.

Bruno Glaab

O Fenmeno Religiosos - Hindusmo A maioria dos seguidores modernos do hindusmo se entende em uma destas trs grandes tendncias: adeptos do deus Vishnu = vishnas, adeptos do deus Shiva = shaivas e os adeptos da grande deusa Durga, tambm chamada de Kali. Estas tendncias no se excluem mutuamente. Porm, outras tendncias, ou escolas tm papel importante, como os Sikhs, que no sculo XVI tentaram uma fuso ente Hindusmo e Islamismo. Como no cristianismo, hoje, surgem muitas novas seitas ou movimentos hindustas. Entre ns so conhecidos os Hare-Krishna que podem ser caracterizados como movimento neohindusta (SCHERER, 2005, p.25). No Brasil os hindustas so pouqussimos. Em 2000 apenas 2.908 pessoas se declararam hindus, mas sua influncia se faz sentir atravs de prticas como, o vegetarianismo, a medicina macrobitica, os chakras, a yoga (ioga), os Hare-Krishna8. Porm, novas seitas surgidas, mesmo na ndia, no querem levar o rtulo de Hindus, algumas inclusive, recorreram aos tribunais para apagar este rtulo. Isto tudo motivo para que se tenha uma enorme dificuldade em definir o hindusmo na atualidade, pois as diferenas entre os diversos grupos e regies to grande que se poderia falar de outras religies, mas a grosso modo, ainda so hindus. Uma ideia teolgica que que perpasse todas as vastas tradies hindus, talvez seja a Moksha (libertao). A moksha a libertao que todo SH deve buscar do ciclo de reencarnaes que vo purificando o SH at chegar beatitude (COOGAN, 2007, p.129). Concluso Definir o Hindusmo uma tarefa difcil pelo fato de no haver um sistema religioso organizado e definido. Estudar a vasta gama de manifestaes que se abrigam sob o guarda-chuva do hindusmo leva tempo e esforo, pois no se pode simplesmente definir caractersticas comuns, uma vez que estas quase no existem. No entanto, pode-se falar de hindusmo, mais por sua origem geogrfica do que propriamente dogmtica. Assim sendo, neste trabalho se buscou caracterizar elementos comuns e mesmo as diferenas que, no entanto, ainda esto dentro do universo hindu.

BIBLIOGRAFIA COOGAN, M. D. Religies, histria, tradies e fundamentos da principais crenas religiosas. So Paulo: Publifolha, 2007 DELUMEAU, J.; MELCHIOR-BONNET, S. De religies e de homens.So Paulo: Loyola, 2000 SCHERER, B. As Grandes Religies Temas centrais comparados. Petrpolis: Vozes, 2005 WIKIPDIAhttp://pt.wikipedia.org/wiki

Os Hare-Krishna foram fundados em 1966, e, Nova York por Bhaktivedanta dentro da herana Hindu. Seus seguidores, que andam em nossas ruas com trajes exticos, so vegetarianos e no comem alho e cebola, considerados impuros pela tradio hindu.

Bruno Glaab

You might also like