You are on page 1of 8

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAZO ESCOLA E.B.

2,3 DE FRAZO CINCIAS FSICO-QUMICAS 9 ANO DE ESCOLARIDADE ANO LETIVO 2011/2012

Ficha Informativa n. 4 Materiais


Nome: ____________________________________________________ Data: ___/___ /2012 INTRODUO TERICA Constituio do Mundo Material

Os materiais que nos rodeiam podem ser classificados, quanto ao seu estado fsico, em slidos, lquidos ou gasosos. Contudo possvel utilizar outros critrios de classificao. H materiais que so naturais utilizam-se tal como se encontram na Natureza; Outros so manufaturados preparam-se convenientemente para posteriormente serem utilizados. Os materiais que nos rodeiam podem ainda ser classificados em: Combustveis ou incombustveis; Solveis ou insolveis em gua; Orgnicos ou inorgnicos.

Substncias e Misturas de Substncias


Existe ainda a possibilidade de classificar os materiais quanto sua composio. Quando vrias substncias esto em contacto, constituem um conjunto que se designa por mistura de substncias. Cada substncia um componente do conjunto, isto : Uma substncia pura formada por um s componente; Uma mistura sempre formada por dois ou mais componentes. A observao de misturas de substncias pode ser efetuada vista desarmada o ao microscpio. Tambm se realizam processos indiretos, como o caso de atividades experimentais. Mistura Homognea apresenta o mesmo aspeto em toda a sua extenso, quer se observe a olho nu ou ao microscpio; Mistura Heterognea apresentam um aspeto diferente quando se observa, todos os seus componentes so visveis; Mistura Coloidal apresenta um aspeto diferente quando observado ao microscpio; a olho nu no so visveis os seus constituintes. As misturas homogneas podem tambm ser denominadas de solues. Os componentes das solues so: Solvente a substncia que dissolve o soluto Soluto aquele que se dissolve O solvente pode distinguir-se do soluto ou pelo seu estado fsico ou pela quantidade: 1 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012

Se o solvente e o soluto estiverem em estados fsicos diferentes, o solvente ser a substncia que tem o mesmo estado fsico da soluo; Se o solvente e o soluto estiverem no mesmo estado fsico o solvente ser a substncia que se encontra em maior quantidade na soluo. Uma soluo pode classificar-se em concentrada ou diluda, de acordo com a percentagem de soluto que contenha. A soluo concentrada a que tem maior quantidade de soluto dissolvido na mesma quantidade de solvente. A soluo diluda a que tem a mesma quantidade de soluto dissolvido em maior quantidade de solvente.

Propriedades Fsicas e Qumicas dos Materiais


So vrias as propriedades que se podem investigar para distinguir as substncias. O estado fsico, a cor, o brilho, a maleabilidade e a ductilidade so algumas das propriedades fsicas que permitem distinguir as substncias umas das outras. A combustibilidade uma propriedade qumica Estas propriedades no servem para caracterizar as substncias isto porque h substncias diferentes que tm essas mesmas propriedades. Existem algumas propriedades que caracterizam as substncias. Ou seja, no existem substncias diferentes com o mesmo conjunto de propriedades. Essas propriedades fsicas so: Ponto de fuso; Ponto de ebulio; Massa volmica ou densidade. Na natureza, a matria pode existir nos trs estados fsicos principais: slido lquido e gasoso. Uma substncia pode passar de um estado fsico a outro diferente, dependendo da temperatura e presso a que a substncia submetida - diz-se que ocorre uma mudana de estado.

As mudanas de estados fsicos so sempre transformaes fsicas. 2 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012

Fuso
Passagem, provocada por um aquecimento, do estado slido para o estado lquido. O aquecimento provoca a elevao da temperatura da substncia at ao seu ponto de fuso. A temperatura no aumenta enquanto est a acontecer a fuso. Depois de toda a substncia passa para o estado lquido que a temperatura volta a aumentar.

Solidificao
Passagem do estado lquido para o estado slido, atravs de arrefecimento. Quando a substncia lquida inicia a solidificao, a temperatura fica inalterada at que a totalidade esteja no estado slido, e s depois a temperatura continua a baixar.

Vaporizao
Passagem do estado lquido para o estado gasoso, por aquecimento. Se for realizada lentamente chama-se evaporao, se for realizada com aquecimento rpido chama-se ebulio. Durante a ebulio a temperatura da substncia que est a passar do estado lquido para o estado gasoso permanece inalterada, s voltando a aumentar quando toda a substncia estiver no estado gasoso.

Condensao
Passagem do estado gasoso para o estado lquido, devido ao um arrefecimento. Quando a substncia gasosa inicia a condensao, a temperatura fica inalterada at que a totalidade esteja no estado lquido, e s depois a temperatura continua a baixar.

Sublimao
Passagem direta de uma substncia do estado slido para o estado gasoso, por aquecimento, ou do estado gasoso para o estado slido, por arrefecimento.

H determinados fatores que alteram o ponto de fuso e o ponto de ebulio das substncias. Assim, a existncia de impurezas pode fazer: Baixar o ponto de fuso de uma substncia; Aumentar o ponto de ebulio de uma substncia. O ponto de fuso e o ponto de ebulio so propriedades caractersticas das substncias. Constituem uma indicao do grau de pureza das substncias permitindo a sua identificao. A massa volmica () de uma substncia uma grandeza fsica, normalmente expressa em g/cm3, e que indica a massa, em gramas, de um objeto com o volume de 1cm3. 3 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012

A unidade do sistema internacional kg/m3

A massa volmica ou densidade de uma substncia a massa, por unidade de volume dessa substncia. Cada substncia tem um valor caracterstico para a massa volmica, a temperatura constante, que permite identificar essa substncia. Existem tambm algumas propriedades qumicas que caracterizam as substncias: Quando se introduz um pavio em brasa no interior de um tubo de ensaio, se este avivar significa que existe oxignio; O dixido de carbono pode ser identificado por turvao da gua de cal (soluo aquosa de hidrxido de sdio); O hidrognio pode ser identificado por uma chama na boca do tubo de ensaio; A gua identificada ao tornar azul o sulfato de cobre anidro.

Separao dos Componentes de uma Mistura Misturas Heterogneas


Slido Slido Peneirao: utiliza-se quando as partculas dos diferentes componentes apresentam tamanhos diferentes; Separao magntica: utiliza-se quando um dos componentes apresenta propriedades magnticas; Sublimao: utiliza-se quando um dos slidos altamente voltil ou seja, passa facilmente fase gasosa; Extrao por adio de solvente: utiliza-se quando um dos slidos (substncia a isolar) solvel; Slido Lquido Decantao: utiliza-se quando as partculas slidas sedimentam num lquido; Filtrao: utiliza-se para separar os componentes em suspenso num lquido fazendo passar a mistura por um material poroso; Centrifugao: utiliza-se para separa os componentes em suspenso num lquido (atravs da sua projeo nas paredes de um tubo); Lquido Lquido Decantao: utiliza-se quando os dois lquidos so imiscveis recorrendo diferena de densidades;

Misturas Homogneas
Destilao simples: utiliza-se para separar lquidos miscveis que apresentam pontos de ebulio que distam mais de 10C; Destilao fracionada: utiliza-se para separar lquidos miscveis que apresentam pontos de ebulio bastante prximos; Cristalizao: utiliza-se para a formao de cristais slidos atravs da evaporao do solvente; Cromatografia: utiliza-se para pequenas amostras atravs da distribuio relativa dos componentes da mistura. 4 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012

Transformaes Fsicas e Qumicas


Nas transformaes fsicas, as substncias mudam apenas o seu estado de agregao. As mudanas de estado: De Slido para Lquido: Fuso; De Lquido para Gasoso: Vaporizao ou Ebulio; De Gasoso para Lquido: Condensao; De Lquido para Slido: Solidificao; De Slido para Gasoso: Sublimao; De Gasoso para Slido: Sublimao.

As transformaes qumicas ocorrem, quando existe a formao de novas substncias, isto , substncias com propriedades diferentes das substncias iniciais. Aspetos observados diante de transformaes ou reaes qumicas: A liberao de gases; Alterao na colorao; Mudana de energia trmica (reaes exotrmicas e endotrmicas); Formao de precipitado. Exemplos de reaes qumicas: Queima (combusto) de madeira, lcool; Fermentao da massa do po; Aparecimento de ferrugem em alguns metais. A caracterstica fundamental das reaes qumicas o seguinte processo: ESTADO INICIAL reagentes REAO QUMICA ----------------------> ESTADO FINAL produtos

Transformaes qumicas por ao do calor Existem muitas substncias que se transformam em outras substncias diferentes, por ao do calor, isto , o calor suficiente para transformar as substncias. No teu dia a dia acontecem muitas transformaes qumicas deste tipo, como por exemplo. Quando aqueces o aucar, ele transforma-se em caramelo, formando-se uma substncia de cor castanho-escuro, enquanto se liberta vapor de gua e dixido de carbono. Quando cozemos o po no forno, este fica cheio de pequenos buracos no seu interior, porque liberta-se dixido de carbono, quando o fermento adicionado farinha reage por ao do calor. Quando fazemos uma tosta ou uma torrada e queimamos o po.

5 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012

Transformaes qumicas por ao da luz A luz um agente que responsvel por muitas e variadas transformaes qumicas. Se reparares, no teu dia a dia acontecem muitas reaes qumicas devido presena da luz. Vamos ver alguns exemplos: As folhas das rvores que amarelecem no outono. A fruta que amadurece. A nossa pele que fica bronzeada quando nos expomos ao Sol. As plantas que realizam a fotossntese. A pelcula dos rolos fotogrficos que reage quando exposta luz (antes de ser revelada).

Transformaes qumicas por ao mecnica Existem algumas substncias que se transformam por ao mecnica, ou seja quando h um choque ou uma frico entre elas. O que acontece que a energia libertada nesse instante suficiente para desencadear uma reao qumica. Vamos ver alguns exemplos: Quando acendes um fsforo. A abertura do air-bag de um automvel aps a coliso. Quando acendes um isqueiro. A exploso da dinamite.

Transformaes qumicas por ao da corrente eltrica Como j tiveste oportunidade de aprender, existem substncias que se decompem facilmente por ao do calor, outras por ao da luz, outras ainda por ao mecnica. Mas tambm existem substncias que necessitam de energia eltrica para que se possam transformar. Vejamos dois exemplos: Quando se coloca o cloreto de cobre (II) em soluo aquosa, este decompe-se por ao da corrente eltrica libertando-se cloro (que se deteta pelo seu cheiro caracterstico) e formando-se cobre (slido de cor castanho-avermelhada). Quando queremos fazer a decomposio da gua em oxignio e hidrognio, utilizamos a corrente eltrica para conseguir realizar esta transformao.

EXERCCIOS
1. Classifica os seguintes materiais em: Ar Atmosfrico gua destilada Gasolina Sulfato de cobre 1.1. Substncias. 1.2. Mistura de Substncias. 6 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012 Granito Ferro Ao gua salgada

2. Considera as seguintes misturas. Gs Natural Iogurte Chantilly Flocos de cereais e leite Tintura de iodo Perfume Ao Fumo

Vinagre e azeite gua e petrleo azeitedo 2.1. Classifica as misturas em homogneas, heterogneas e coloidais.

2.2. Quais destas misturas podem tambm ser denominadas de solues? Justifica.

3. Numa aula prtica o Nuno e o Vasco tiveram de preparar, por indicao do professor, uma soluo, dissolvendo 20g de sulfato de cobre em gua. Uma vez preparada a soluo, cujo volume foi de 200 dm3, o professor colocou-lhes algumas questes. Ajuda o Nuno e o Vasco a responderem a essas questes. 3.1. Como se designam as solues cujo solvente a gua? 3.2. Indica o soluto e o solvente da soluo preparada. 3.3. Calcula a concentrao da soluo preparada pelos alunos. 3.4. Indica uma forma de diminuir a concentrao da soluo preparada. 4. O esquema seguinte representa as mudanas de estado fsico da matria. Completa o esquema seguinte.

5. Durante umas arrumaes no laboratrio encontrou-se uma esfera macia de metal, de massa 150g. Para saber o material de que feita a esfera, decidiu-se calcular a sua massa volmica. Para tal utilizou-se uma proveta com 40 cm3 de gua (fig.A). Depois inseriu-se a esfera na proveta com gua e verificou-se que o nvel da gua subiu at aos 60 cm3 (fig.B). 5.1. De que substncia feita a esfera?

7 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012

6. Na tabela encontra o ponto de fuso e de ebulio de algumas substncias. 6.1. Indica o estado fsico de cada uma das substncias a 25C. 6.2. Indica o estado fsico do oxignio a 10C. 6.3. Indica a mudana de estado fsico que ocorre quando a acetona aquecida a 58C. 6.4. Indica um valor de temperatura ao qual o ter se encontra no estado lquido.

7. Na tabela encontram-se os valores das massas volmicas de alguns materiais slidos, puros, temperatura ambiente. Material Massa Volmica (g/cm3) 7.1. Qual destes materiais o mais denso? Ferro 7,8 Chumbo 11,3 7.2. Qual destes materiais o menos denso? Ouro 19,3 Cobre 8,9 7.3. Numa experincia, medes o volume de um cubo de ferro obtendo o valor de 8,0 cm3. Mediste a massa do cubo numa balana obtendo o valor de 64,0 g. Qual a densidade do cubo de ferro? 7.4. Justifica porque que o valor encontrado diferente do valor que est na tabela.

8. A figura ao lado esquematiza passos a seguir para a determinao da densidade do material que constitui um objeto. 8.1. Qual a massa do objeto? 8.2. Qual o volume do objeto? 8.3. Determina a densidade do material que constitui o objeto.

9. Considera a tabela de pontos de fuso e de ebulio de algumas substncias: Substncia Dixido de carbono lcool Cobre Completa as frases seguintes. A uma temperatura de 25C o dixido de carbono encontra-se no estado _____________. Por seu lado, mesma temperatura, o lcool est no estado _______________. O _______________ est no estado slido. A uma temperatura de 78,5 C, o ______________ passa do estado lquido para o estado gasoso. 8 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012 Ponto de fuso (C) - 78 - 117 1083 Ponto de ebulio (C) - 56 78,5 2310

You might also like