You are on page 1of 10

5/13/13

ROCHA, Everardo. O que Etnocentrismo, SP: Brasiliense, 19 ed. 2004.

Resumo da Professora Maria Elisa Soares Rosa

Primeiro captulo: Pensando em parKr


Ateno, a seguir est uma pequena sntese do captulo. necessrio ler o livro e, ainda, anotar as explicaes dadas em sala de aula.

5/13/13

Etnocentrismo
uma viso do mundo com a qual tomamos nosso prprio grupo como centro de tudo, e os demais grupos so pensados e senKdos pelos nossos valores, nossos modelos, nossas denies do que a existncia. No plano intelectual (elemento racional- pensamento) pode ser visto como a diculdade de pensarmos a diferena. No plano afe1vo (elemento emocional- sen1mento) pode ser visto como senKmentos de estranheza, medo, hosKlidade. Perguntar sobre o que etnocentrismo , pois, indagar sobre um fenmeno onde se misturam tanto elementos intelectuais e racionais quanto elementos emocionais e afeKvos. No etnocentrismo, estes dois plano do esprito humano sen1mento e pensamento vo juntos compondo um fenmeno no apenas fortemente arraigado na histria das sociedades como tambm facilmente encontrvel no dia-a- dia das nossas vidas, presente no coKdiano. Assim, a colocao central sobre o etnocentrismo pode ser expressa como a procura de sabermos os mecanismos, as formas, os caminho e razes, enm, pelos quais tantas e to profundas distores se perpetuam nas emoes, pensamentos, imagens e representaes que fazemos da vidas daqueles que so diferentes de ns. Este problema no exclusivo de uma determinada poca nem de uma nica sociedade. Talvez o etnocentrismo seja, dentre os fatos humanos, um daqueles de mais unanimidade.

Experincia do choque cultural


Como uma espcie de pano de fundo de questo etnocntrica temos a experincia de um choque cultural. De um lado, conhecemos um grupo do eu, o nosso grupo, que come igual, veste do mesmo Kpo, acredita nos mesmos deuses, casa igual, mora no mesmo esKlo, distribui o poder da mesma forma, empresta vida signicados em comum e procede, por muitas maneiras, semelhantemente. A, ento, de repente, nos depararmos com o grupo do outro, o grupo do diferente que, s vezes, nem sequer faz coisas como as nossas ou quando as faz de forma tal que no reconhecemos como possveis. E, mais grave ainda, este outro tambm sobrevive sua maneira, gosta dela, tambm est no mundo e ainda que diferente, tambm existe. Este choque gerador do etnocentrismo nasce, talvez, na constatao das diferenas. Grosso modo, um mal-entendido sociolgico. A diferena ameaadora porque fere nossa prpria iden1dade cultural.

5/13/13

O monlogo etnocntrico segue um caminho lgico mais ou menos assim:

No, a vida deles no presta, selvagem, brbara, primi1va! Deciso hos1l! O grupo do eu faz, ento, da sua viso a nica possvel ou, mais discretamente se for o caso, a melhor, a natural, a superior, a certa. O grupo do outro ca, nessa lgica, como sendo engraado, absurdo, anormal ou ininteligvel. Este processo resulta num considervel reforo da iden1dade do nosso grupo. No limite, algumas sociedades chamam-se por nomes que querem dizer perfeitos, excelentes e aos outro, ao estrangeiro, chamam, por vezes, de macacos da terra ou ovos de piolho.

Como aquele mundo de doidos pode funcionar? Espanto! Como que eles fazem? Curiosidade perplexa? Eles s podem estar errados ou tudo o que eu sei est errado! Dvida ameaadora?!

Resumo da experincia do choque cultural


Eu, nosso grupo X outro grupo diferente constatao da diferena (que ameaadora porque fere a nossa prpria idenKdade cultural). Perplexidade porque o outro tambm sobrevive sua maneira, to diferente, e gosta dela. O grupo do eu faz, ento, da sua viso a nica possvel ou, mais discretamente se for o caso, a melhor, a natural, a superior, a certa, avanada. O grupo do outro ca como engraado, absurdo, anormal, ininteligvel, errado, atrasado. Esse raciocnio refora a iden1dade do eu, do nosso grupo. esse choque que gera o etnocentrismo.

5/13/13

Resultado do pensamento etnocntrico


E atravs do etnocentrismo entende-se que : a sociedade do eu a melhor, a superior. representada como o espao da cultura e da civilizao por excelncia. onde existe o saber, o trabalho, o progresso. a sociedade do outro atrasada. o espao da natureza. So selvagens, brbaros. So qualquer coisa, menos humanos, pois estes somos ns. Desse choque surgem termos como barbarismo (desordem) , selvagem (selva). O barbarismo evoca a confuso, a desarKculao, a desordem. O selvagem o que vem da oresta, da selva que lembra, de alguma maneira, a vida animal. O outro o aqum ou o alm, nunca o igual ao eu.

Resumindo
O que importa realmente, neste conjunto de idias, o fato de que, no etnocentrismo, uma mesma a1tude informa os diferentes grupos. O etnocentrismo no propriedade de uma nica sociedade, apesar de que, na nossa, revesKu-se de um carter aKvista e colonizador com os mais diferentes empreendimentos de conquista e destruio de outros povos. Existe paralelo violncia que a a1tude etnocntrica encerra, o pressuposto de que o outro deva ser alguma coisa que no desfrute da palavra para dizer algo de si mesmo. Creio que necessrio examinar isto melhor e vou faz-lo atravs de uma pequena histria que me parece exemplar.

5/13/13

Histria do relgio X arco


Ao receber a misso de ir pregar junto aos selvagens um pastor se preparou durante dias para vir ao Brasil e iniciar no Xingu seu trabalho de evangelizao e catequese. Muito generoso, comprou, para os selvagens, contas, espelhos, pentes, etc.; modesto, comprou para si prprio apenas um modernssimo relgio digital capaz de acender luzes, alarmes, fazer contas, marcar segundo, cronometrar e at dizer a hora sempre absolutamente certa, infalvel. Ao chegar, venceu as burocracias inevitveis e, aps alguns meses, encontrava-se em meio s sociedades tribais do Xingu distribuindo seus presentes e sua doutrinao. Tempos depois, fez-se amigo de um ndio muito jovem que o acompanhava a todos os lugares de sua pregao e mostrava-se admirado de muitas coisas, especialmente, do barulhento, colorido e estranho objeto que o pastor trazia no pulso e consultava freqentemente. Um dia, por m, vencido por insistentes pedidos, o pastor perdeu seu relgio, dando-o meio sem jeito e a contragosto, ao jovem ndio. A surpresa maior estava, porm, por vir.

Dias depois, o ndio chamou-o apressadamente para mostra-lhe, muito feliz, seu trabalho. Apontando seguidamente o galho superior de uma rvore almssima nas cercanias da aldeia o ndio fez o pastor divisar, no sem diculdade um belo ornamento de penas e contas mulKcolores tendo no centro o relgio. O ndio queria que o pastor comparKlhasse a alegria da beleza transmiKda por aquele novo e interessante objeto. Quase indisKnguvel em meio s penas e contas e ainda por cima, pendurado a vrios metros de altura, o relgio, agora mnimo e sem nenhuma funo, contemplava o sorriso inevitavelmente amarelo no rosto do pastor. Fora-se o relgio. Passados mais alguns meses o pastor tambm se foi de volta para casa. Sua tarefa seguinte era entregar aos superiores seus relatrios e, naquela manh, dar uma lKma revisada na comunicao que iria fazer em seguida aos seus colegas em congresso sobre evangelizao. Seu tema: A catequese e os selvagens. Levantou-se, deu uma olhada no relgio novo, quinze para as dez. Era hora de ir. Como que buscando uma inspirao de lKma hora examinou detalhadamente as paredes do seu escritrio. Nelas, arcos, echas, tacapes, cocares, e at uma auta formavam uma bela decorao. RsKca e sbria ao mesmo tempo, trazia-lhe estranhas lembranas. Com o p na porta ainda pensou e sorriu para si mesmo. Engraado o que aquele ndio foi fazer com o meu relgio.

5/13/13

Concluso da histria do relgio X arco


Esta histria, no necessariamente verdadeira, porm bastante plausvel, demonstra 3 importantes senKdos da questo do etnocentrismo.
1. Em primeiro lugar, no necessrio ser nenhum deteKve ou especialista em Antropologia Social (ou ainda pastor) para perceber que, neste choque de culturas os personagens de cada uma delas zeram, obviamente, a mesma coisa: privilegiaram ambos as funes est1cas, ornamentais, decora1vas de objetos que, na cultura do outro, desempenhavam funes que seriam principalmente tcnicas. Para o pastor, o uso inusitado do seu relgio causou tanto espanto quanto o que causaria ao jovem ndio conhecer o uso que o pastor deu a seu arco e echa. Cada um traduziu nos termos de sua prpria cultura o signicado dos objetos cujo sen1do original foi forjado na cultura do outro. O etnocentrismo passa exatamente por um julgamento do valor da cultura do outro nos termos da cultura do grupo do eu. Em segundo lugar, esta histria representa o que se poderia chamar, se isso fosse possvel, de um ETNOCENTRISMO CORDIAL, j que ambos o ndio e o pastor Tiveram aKtudes concretas sem maiores conseqncias. No mais das vezes, o etnocentrismo implica uma apreenso do outro que se reveste de uma forma bastante violenta, um ETNOCENTRISMO VIOLENTO. Como j vimos, pode coloc-lo como primiKvo, como algo a ser destrudo, como atraso ao desenvolvimento, (frmula, alis, muito comum e de uso geral no etnocdio, na matana dos ndios).

2.

Assim, por exemplo, um famoso cienKsta do incio do sculo, Hermann von Thering, diretor do Museu Paulista, jusKcava o extermnio dos ndios Caigangue por estes serem um empecilho ao desenvolvimento e colonizao das regies do serto que eles habitavam. Tanto no presente como no passado, tanto aqui como em vrios outros lugares, a lgica do extermnio regulou, innitas vezes, as relaes entre a chamada civilizao ocidental e as sociedades tribais. Isso lembra o comentrio, tristemente exemplar, de uma criana de um grande centro urbano, que, de tanto ouvir absurdos sobre o ndio em casa, nos livros didKcos ou na indstria cultural, deniu-os como o ndio o melhor amigo do homem.
3.

Em terceiro lugar, a histria ainda ensina que o outro e sua cultura, da qual falamos na nossa sociedade, so apenas uma representao, uma imagem distorcida que manipulada como bem entendemos. Ao outro negamos aquele mnimo de autonomia necessria para falar de si mesmo. Tudo se passa como se fssemos autores destes lmes e livros, nada nos impede de criarmos um marciano simpKco, inteligente e superpoderoso que, com incrvel percia, salva a Terra de uma coliso fatal com um meteoro gigante. Claro, como o marciano no diz nada, poso pensar dele o que quiser. Assim, de um ponto de vista do grupo do eu, os que esto de fora podem ser bravos e traioeiros bem como mansos e bondosos. Alis, bravos e mansos so dois termos que muitas vezes foram empregados no Brasil para designar o humor de determinados animais e o estado de vrias tribos de ndios de ndios ou de escravos negros.

5/13/13

Resumindo a histria do relgio X arco


Com essa histria, podemos perceber que: 1) Cada qual privilegiou funes est1cas, decoraKvas, de objetos que, na cultura do outro, desempenham funes que seriam principalmente funes tcnicas; 2) Cada um traduziu nos termos de sua prpria cultura, o signicado dos objetos cujo senKdo original foi forjado na cultura do outro. 3) Etnocentrismo pode ser cordial ou no (etnocdio - explicar) 4) O outro e a sua cultura, da qual falamos na nossa sociedade, so apenas uma representao, uma imagem distorcida que manipulada como bem entendemos. 5) Ao outro negamos aquele mnimo de autonomia necessria para falar de si mesmo, mera imagem sem voz, manipulado de acordo com desejos ideolgicos do eu

Sociedades complexas e industriais contemporneas


Na nossa chamada civilizao ocidental, nas sociedades complexas e industriais contemporneas existem diversos mecanismos de reforo para o seu es1lo de vida atravs de representaes nega1vas do outro. Alguns livros did1cos de Histria do Brasil colocavam que os ndios eram incapazes de trabalhar nos engenhos de acar por serem indolentes e preguiosos. Ora, como aplicar adje1vos tais como esses a algum que se recusa a trabalhar como escravo, numa lavoura que no a sua, para a riqueza de um colonizador que nem sequer seu amigo: esta recusa , no mnimo, sinal de sade mental. Outro fato tambm interessante que um nmero signicaKvo de livros did1cos comea com a seguinte informao: os ndio andava nus. Este escndalo esconde, na verdade, a nossa noo absoluKzada do que deva ser uma roupa e o que, num corpo, ela deve mostrar e esconder. A estria de nosso amigo missionrio serviu para a constatao das diculdades de denir o senKdo de um objeto o relgio ou o arco fora dos seus contextos culturais. Da mesma maneira, nada garante que os ndios andem nus a no ser a concepo que eles mesmos teriam de nudez e ves1menta. Assim como o outro algum calado a quem no permiKdo dizer de sim mesmo, mera imagem sem voz, manipulado de acordo com desejos ideolgicos, o ndio , para o livro didKco, apenas uma forma vazia que empresta senKdo ao mundo dos brancos.

5/13/13

Papis do ndio na Histria do Brasil


O ndio alugado, na Histria do Brasil, para aparecer por trs vezes em trs papis diferentes: 1. O primeiro papel no Descobrimento: aparece como primi1vo, pr histrico, antropfago, etc. Isto era para mostrar o quanto os portugueses eram superiores e civilizados. 2. O segundo papel do ndio no captulo da Catequese. Ele aparece como inocente, infan1l, almas virgens, etc., para fazer parecer que os ndio que precisavam da proteo que a religio lhes queria impingir. 3. O terceiro papel muito engraado: no captulo Etnia brasileira. Se o ndio j havia aparecido como criana e selvagem, como iriam falar de um povo o nosso formado por portugueses, negros e crianas ou um povo formado por portugueses, negros e selvagens? Ento aparece um novo papel, e o ndio, como num passe de mgica etnocntrica, passa a ser corajoso, al1vo, cheio de amor liberdade.

Resumo das su1lezas, violncias, persistncias do etnocentrismo


1. Livros didKco e sua autoridade; 2. Indolentes e preguiosos para trabalhar na lavoura, ser? 3. Andavam nus mas qual a concepo que eles mesmos teriam de nudez e vesKmenta? Trata-se na verdade de uma forma vazia que empresta senKdo ao mundo dos brancos: 1. selvagem, primiKvo, pr-histrico X superioridade dos portugueses; 2. criana, inocente, alma virgem X proteo dos portuguesesatravs da catequese; 3. Captulo sobre a etnia brasileira como formao do POVO brasileiro vira corajoso, alKvo, cheio de amor liberdade;

5/13/13

A indstria cultural
Os exemplos se mulKplicam nos nossos coKdianos. A indstria cultural TV, jornais, revistas, publicidade, certo Kpo de cinema, rdio esta freqentemente fornecendo exemplos de etnocentrismo. No universo da indstria cultural criado sistema1camente um enorme conjunto de outros que servem para rearmar, por oposio, uma srie de valores de um grupo dominante que se auto promove a modelo de humanidade. Nossas prprias aKtudes frente a outros grupos sociais com os quais convivemos nas grandes cidades so, muitas vezes, repletas de resqucios de aKtudes etnocntricas. Rotulamos e aplicamos estere1pos atravs dos quais nos guiamos para o confronto co1diano com a diferena. As idias etnocntricas que temos sobre as mulheres, os negros, os empregados, os parabas de obra, os colunveis, os doides, os surstas, as dondocas, os velhos, os caretas, os vagabundos, os gays, e todos os demais outros como os quais temos familiaridade, so uma espcie de conhecimento, um saber baseado em formulaes ideolgicas, que no fundo transforma a diferena pura e simples num juzo de valor perigosamente etnocntrico.

Rela1vizao
Uma das mais importantes idias que se contrapem ao ETNOCENTRISMO a RELATIVIZAO. Que ser rela1vizar?
Quando vemos que as verdades da vida so mais questo de posio do que de essncia. Quando o signicado de um ato visto no na sua dimenso absoluta mas no contexto em que acontece: estamos relaKvizando. Quando compreendemos o outro nos seus prprios valores e no nos nossos: estamos rela1vizando. ver as coisas do mundo como uma relao capaz de ter 1do um nascimento, capas de ter um m ou uma transformao. Ver as coisas do mundo como a relao entre elas. Ver que a verdade est mais no olhar que naquilo que olhado. no transformar a diferena em hierarquia, em superiores e inferiores ou em bem e mal, mas v-la na sua dimenso de riqueza por ser diferena.

Enm, rela1vizar :

5/13/13

Antropologia Social
A nossa sociedade j vem, h alguns sculos, construindo um conhecimento ou, se quisermos, uma cincia sobre a diferena entre os seres humanos. Esta cincia chama-se Antropologia Social e tambm possui o compromisso de superar o etnocentrismo, alis, a Antropologia Social nasce no pensamento etnocntrico do sculo XV e a sua histria a crescente superao do etnocentrismo. Diferentemente do senso-comum, o movimento da Antropologia procurar ver a diferena como forma pela qual os seres humanos deram solues diversas a limites existenciais comuns. O percurso que, na Antropologia, busca a superao do etnocentrismo implicou diferentes movimentos e pode, com maior ou menor grau de diculdade, ser observado a parKr de vrios ngulos. possvel traar o caminho de superao do Etnocentrismo em torno de algumas vises do conceito de cultura. Seguindo a pista dada pelos diferentes conceitos de cultura de que a Antropologia dispe perceberemos como esta foi vista de maneiras mais etnocntricas que cederam espao a outras vises mais rela1vizadoras.

Evoluo histrica da Antropologia Social


Antropologia social cincia sobre a diferena entre os humanos. Nasceu marcada pelo etnocentrismo mas movimentou-se no sen1do de ver a diferena como forma pela qual os seres humanos deram solues diversas a limites existenciais comuns; Diferena no ameaa mas alterna1va, no hos1lidade mas possibilidade que o outropode abrir para o eu Uma das primeiras correntes no sen1do de superar o etnocentrismo foi o Rela1vismo. Rela1vizar no transformar a diferena em hierarquia, mas v-la na sua dimenso de riqueza por ser diferena: 1. As verdades da vida so menos uma questo de essncia das coisas e mais uma questo de posio; Assim, a verdade est mais mais no olhar do que naquilo que olhado. 2. O signicado de um ato visto no na sua dimenso absoluta mas no contexto em que acontece; 3. Quando compreendemos o outro nos seus prprios valores e no nos nossos estamos relaKvizando;

10

You might also like