You are on page 1of 5

4 hbitos ruins no trabalho e como lidar com eles

Por / Amanda Previdelli Especialistas explicam quatro comportamentos desencorajados no trabalho e como se livrar desses hbitos

So Paulo Pense no perfil de um excelente profissional. Provavelmente, ele no preguioso ou sem foco, certo? Tampouco excessivamente competitivo ou ansioso. Mesmo porque essas caractersticas psicolgicas podem gerar problemas fsicos, s pensar naquele seu colega de trabalho que tem gastrite ou presso alta as chances so grandes de a causa ser psicossomtica. Algumas caractersticas e hbitos no s so mal vistos no ambiente profissional como podem, sim, gerar problemas maiores de sade para o funcionrio. Entenda quatro sintomas, suas causas e como lidar com eles.

Sono e Preguia
O corpo tem um relgio biolgico que funciona muito com base na iluminao do dia e no escuro da noite. De dia, liberamos o hormnio cortisol, que nos

prepara para o enfrentamento da rotina. noite, o hormnio melatonina comea a agir para induo do sono, explica o mdico Artur Zular, consultor cientfico do Instituto Qualidade de Vida. Na prtica, alteraes nesse relgio biolgico como acordar antes do sol nascer ou insistir em se manter acordado at altas horas da noite, podem afetar o funcionamento desses hormnios, deixando a pessoa com sono durante o horrio comercial. Pessoas que trabalham noite, fazem plantes ou trabalham em turnos sofrem mais com isso. Tambm importante levar em considerao outros transtornos que podem estar causando sono em horrios indevidos. A pessoa pode estar com depresso no diagnosticada, por exemplo. Ela tambm pode ter transtornos como anemia e hipotireoidismo, que do fraqueza e cansao, diz o Dulio Antero de Camargo, psiquiatra do Hospital das Clnicas de So Paulo e mdico da Associao Nacional de Medicina do Trabalho (ANMT).

Como lidar
Segundo Camargo, importante passar por uma avaliao mdica para determinar se o trabalhador preguioso no tem, na verdade, algum transtorno fsico. Se o problema for o trabalho em turnos ou noite, o jeito passar por uma readaptao, talvez mudar seu horrio, fala. Para quem precisa lidar com o sono e no encontrou a causa da preguia na medicina, Zular bem direto na dica: caf. Ele explica que cafena um excelente estimulante. Por dia, pode-se tomar 4 a 5 xcaras pequenas da bebida. Quem no gosta de caf pode tomar refrigerante de cola, que equivale a duas xcaras. Chocolate tambm funciona. Mas preciso tomar cuidado com essa mistura para no ultrapassar a dose diria recomendada, alerta. Alm de tirar a sonolncia, o caf estimula a cognio e memria. Para quem no tem diabetes, at o acar pode ser benfico, por evitar glicemia.

Impacincia e ansiedade
Apesar de muitas vezes serem usadas como sinnimos, as palavras tm significados diferentes. A impacincia tem relao com a urgncia do tempo, explica Zular, J a ansiedade se relaciona com o sofrer por antecipao. A impacincia tem um componente bastante cultural, da criana que no aprende que precisa esperar. J a ansiedade pode produzir uma dificuldade em se lidar com o tempo, gerar estresse, angstia e at sintomas fsicos como presso arterial elevada. A ansiedade normal e as pessoas costumam ter alguns sintomas mais leves relacionados tenso. O problema quando eles se intensificam (sudorese, tremores, falta de ar e taquicardia) e acabam se tornando crnicos. Ansiedade crnica deixa marcas fsicas, o corpo no aguenta tamanho esgotamento, afirma Camargo. Na hora da tenso, alguns alimentos e bebidas (como o chocolate e o suco de maracuj, por exemplo), podem ajudar a lidar com um ataque de ansiedade. Se a questo crnica, porm, e comea a afetar o seu dia a dia, preciso passar por uma avaliao mdica. Os dois especialistas reiteram a importncia de acompanhamento psicolgico para se trabalhar as causas da ansiedade. O mdico vai desconstruir o modelo mental desse paciente ansioso, conta Zular. E ele completa: Essa pessoa muito ansiosa est vivendo em outra realidade, uma na qual os efeitos e sintomas so desproporcionais s causas. Para o mdico Camargo, que faz parte da Associao Nacional de Medicina do Trabalho, importante notar que as causas dessa tenso podem vir do prprio emprego: sobrecarga de trabalho, excesso de meta, relacionamentos complicados. s vezes, preciso tratar a pessoa, e para isso temos tranquilizantes e antidepressivos, mas s vezes tambm precisamos tratar a empresa, diz.

Excesso de competitividade
Os novos modelos de gesto exigem, sim, um profissional mais agressivo e competitivo. Esse um comportamento incentivado. Mas o que importa mais: competncia ou competitividade?, questiona Artur Zular. Claro que competncia mais importante e ser melhor que o outro pode ser desgastante, especialmente se a competio torna o clima da empresa menos colaborativo. A pessoa competente compete consigo mesma, tem autocrtica, diz Zular. Ambos especialistas concordam que a caracterstica da competitividade um fenmeno psicossocial, ou seja, cultural. No tem nada a ver, por exemplo, com testosterona. Testosterona implica em agressividade, no competio, desmistifica Zular. Para Zular, difcil mudar a personalidade de algum muito competitivo: Essa pessoa ter de ser treinada. Ela primeiro precisa se perceber como extremamente competitiva, depois adequar seus processos mentais e por fim mudar seus atos, no necessariamente sua essncia, afirma. O psiquiatra Camargo tambm concorda com a importncia da terapia em casos de competio extrema, para que a pessoa tenha conscincia dos limites. preciso trabalhar a empresa, tambm, que tem responsabilidade pelo clima de extrema competio que promove, completa. O especialista d algumas dicas, tambm, que podem ajudar a amenizar a necessidade de competir e brigar no ambiente de trabalho: Busque vlvulas de escape e recarregue suas baterias. Vale atividade fsica, espiritualidade, buscar apoio familiar e social e at agrados na alimentao, sugere. Isso evita que, com tanto estresse, a pessoa exploda (cause brigas e seja agressiva) ou imploda (desenvolva doenas crnicas psicossomticas).

Falta de foco
J aconteceu de voc no estar com sono, no estar cansado, mas tambm no conseguir manter sua ateno no trabalho a ser feito? Qualquer coisa

parece mais interessante do que a tela do seu computador nesses momentos. Em alguns dias isso normal, sim. O problema quando a falta de foco se torna algo constante no trabalho. Falta de foco poluio mental, explica o mdico Artur Zular. Ela gerada por fragmentos de outros dias e lugares que ficam na sua cabea. Voc l um texto, mas com ele concorrem outros assuntos com os quais voc precisa lidar, explica. Essa desateno tambm pode ser sintoma de doenas mais graves como Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade ou depresso.

Esquecimento e apatia so sintomas comuns da depresso, descreve Camargo. Assim como com outros sintomas, a falta de foco pode ser indicativa de doenas mais graves. Por isso, essencial que se passe por uma avaliao mdica. Se, por outro lado, voc no consegue se concentrar por conta de algum problema pessoal, a soluo se despoluir. Se for algo que voc puder resolver, pea licena para o chefe e lide com o problema. Caso contrrio, tente usar o trabalho como distrao do problema em vez de ser o oposto, diz Zular. A falta de foco pode ser sinal de que falta, na realidade, estmulo para se trabalhar. Segundo Camargo, um desgaste no trabalho pode ser resolvido com alteraes: novos projetos, funes e tarefas que estimulem o funcionrio. H meios artificiais, tambm, para concentrao: caf e s vezes necessrio medicao, diz Camargo. Ele, assim como Zular, sugere que a pessoa treine seu comportamento para saber priorizar tarefas. Se est difcil de prestar ateno no trabalho, tire os ladres de tempo e as distraes da sua frente, completa Zular. Matria publicada no Portal da Revista Exame Edio Junho de 2012

You might also like