You are on page 1of 36

IV SEMINRIO NACIONAL DE GESTO DE RES DUOS I WORKSHOP INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE ENERGTICA Tecnologias Ambientais: Energia Renovvel a partir de Biomassa

e Resduos Agrcolas (Agosto/2009)

Avaliao da Viabilidade Ambiental de Projetos: Pressupostos, Conceitos e Etapas do Processo PROF. ELIAS SILVA
Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viosa

Pressupostos:
Viabilidades Prvias: - Legal, Tcnica, Financeira e Econmica. Viabilidade Ambiental: - Conformidade com planos e programas governamentais. - Alternativas locacionais e tecnolgicas do projeto. - Trs meios: fsico, bitico e antrpico.

Viabilidade Legal:
- H conflito do projeto, segundo suas tcnicas preferencial e alternativa e demais itens necessrios sua existncia, com a legislao vigente (municipal; estadual; federal; e internacional, em alguns casos)?

Viabilidade Tcnica: - As tcnicas preferencial e alternativa do projeto existem e esto disponveis a quem quer us-las? - As tcnicas preferencial e alternativa do projeto so adequadas aos locais onde se pretende implantar o projeto?

Viabilidade Financeira: - O projeto, segundo suas tcnicas preferencial e alternativa e demais itens necessrios sua existncia so acessveis com recursos prprios e,ou obtidos via crdito?

Viabilidade Econmica: - Se implantado segundo as tcnicas preferencial ou alternativa e demais itens necessrios sua existncia, o projeto cobrir seus custos, gerando lucro?

Viabilidade Ambiental: * Conformidade com planos e programas governamentais


H conflito do projeto, segundo suas tcnicas preferencial e alternativa e demais itens necessrios sua existncia, com planos e programas governamentais (municipal, estadual, federal e internacional, em alguns casos)?

Viabilidade Ambiental:
* Alternativas locacionais e tecnolgicas do projeto Os estudos ambientais apresentados para o projeto apresentam alternativas locacionais (onde fazer) e tecnolgicas (como fazer), incluindo-se a sua no execuo?

Viabilidade Ambiental:
* Trs meios: fsico, bitico e antrpico
Os estudos ambientais apresentados para o projeto contemplam a abordagem holstica de meio ambiente, conforme Termo de Referncia do rgo pblico licenciador, ou seja, informaes sobre o Meio Fsico, Meio Bitico e Meio Antrpico (social, econmico e cultural)?

CONCEITOS B SICOS:

MEIO AMBIENTE: O conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. (Lei Federal 6938, de 31/08/1981 Poltica Nacional de Meio Ambiente).

ORGANISMO Variveis FsicoQumicas Variveis Biolgicas (Antrpicas)

Empreendimento Impactante: o projeto que possui capacidade de alterao do meio ambiente, positiva e negativamente, caso seja implantado. So exemplos: bovinocultura, hidreltrica, minerao, ferrovia, agricultura, etc.

Fase Impactante: Refere-se uma etapa do empreendimento impactante, usualmente definida como sendo a implantao, operao (utilizao) ou desativao, conforme o caso.

Ao ou Atividade Impactante: So as aes necessrias para se implantar e conduzir os empreendimentos impactantes, ou seja, para a sua consecuo. Exemplos: silvicultura (preparo do terreno, semeio mecanizado, capina manual, colheita mecanizada etc.).

Impacto Ambiental:

Para efeito da Resoluo CONAMA CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE N 1, de 23 de janeiro de 1986, considera-se impacto ambiental qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: I - a sade, a segurana e o bem-estar da populao; II - as atividades sociais e econmicas; III - a biota; IV - as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; V - e a qualidade dos recursos ambientais.

Caractersticas do Conceito de Impacto Ambiental: - OFICIAL (dado por Resoluo de rgo federal). - ANTROPOCNTRICO (ser humano o agente causal e receptor). - NEUTRO (pois menciona o termo alterao, que no tem contedo de valor).

rea Diretamente Afetada: Tambm conhecida como rea de influncia direta, o espao efetivamente ocupado pelo empreendimento impactante. Em certos casos, refere-se rea de inundao, de emprstimo de terras, para instalao de canteiro de obras e edificaes em geral, entre outros tipos.

rea Indiretamente Afetada: * Tambm conhecida como rea de influncia indireta, o espao circunvizinho rea diretamente afetada, usualmente definido pelos limites da bacia hidrogrfica que contm esta ltima. Em alguns casos, pode ser definida segundo limites de unidades geopolticas, tais como propriedades rurais, bairros, municpios, estados, pases, blocos regionais (MERCOSUL, NAFTA etc.), entre outras.

Medida Mitigadora: Ao voltada diminuio da magnitude do impacto ambiental negativo. Medida Potencializadora: Ao voltada melhoria da eficcia do impacto ambiental positivo. Medida Compensatria: Ao com forte apelo social voltada compensao de comunidades direta e indiretamente afetadas por empreendimento impactante.

ATORES SOCIAIS DO PROCESSO DE AIA

So as pessoas fsicas e jurdicas que tomam parte no Processo de Avaliao de Impactos Ambientais, segundo suas necessidades e interesses.
Exemplos: * Empreendedor * Elaborador * Avaliador * Organizaes No-Governamentais * Imprensa * Governos * Centros de Ensino e Pesquisa

MTODO DE AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL: o instrumento utilizado para coletar, analisar, avaliar, comparar e organizar informaes, qualitativas e quantitativas, sobre os impactos ambientais advindos de empreendimento impactante.

EXEMPLOS DE MTODOS DE AVALIAO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

Ad Hoc(Para este caso): reunio entre especialistas, para se obter dados e informaes, em tempo reduzido, imprescindveis concluso dos estudos. Check-list (Listagem de Controle): listas descritivas, comparativas, em questionrio ou pondervel de impactos ambientais. Overlay Mapping (Sobreposio de Mapas): elaborao e sobreposio de informaes georreferenciadas temticas (solo, vegetao, hidrografia etc.), para se definir usos do solo, segundo prescries.

Modelo Matemtico: uso de equaes matemticas (simulao, regresso, estocstico, multivariado etc.), que permitem representar fenmenos ambientais (fsicos, biticos ou antrpicos), segundo dados e informaes fornecidos.

Matriz de Interao: figura bidimensional, constituda de linhas e colunas, que se presta para identificar impactos ambientais, a partir da relao de aes impactantes (linhas) com fatores ambientais (colunas).

Rede de Interao: fluxo, para demonstrar a seqncia de impactos ambientais, a partir de uma ao desencadeadora.

Avaliao de Impactos Ambientais: um instrumento de poltica ambiental formado por um conjunto de procedimentos capaz de assegurar, desde o incio do processo, que se faa um exame sistemtico dos impactos ambientais de uma ao proposta (projeto, programa, plano ou poltica) e de suas alternativas, e que os resultados sejam apresentados de forma adequada ao pblico e aos responsveis pela tomada de deciso, e por eles devidamente considerados.

Avaliao Ambiental Estratgica (AAE)


um processo de identificao de impactos ambientais e de alternativas mais viveis na implantao de polticas e projetos governamentais. utilizada na elaborao das propostas dessas aes estratgicas, sistematizando os resultados e sua utilizao para tomadas de deciso ambientalmente sustentveis. elaborada de forma pblica e participativa baseandose nos princpios da avaliao de impactos que regem os EIA/RIMA.

TERMO DE REFERNCIA:
* o documento emitido por rgo pblico, em que se define o contedo e a forma dos Estudos de Impacto Ambiental, com vistas ao licenciamento de empreendimentos impactantes.

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL:


* o documento elaborado por especialistas, com vistas a atender em plenitude as exigncias contidas no Termo de Referncia. Podem receber inmeras denominaes, em vista de diferentes nomenclaturas utilizadas pelos rgos pblicos que o emitem. So exemplos: Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA); Plano de Controle Ambiental (PCA); e Relatrio de Controle Ambiental (RCA).

ESCOPO DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL


- Informaes Gerais e Descrio do Empreendimento Impactante - Descrio da rea de Abrangncia Direta e Indireta do Empreendimento - Diagnstico Ambiental (Meios Fsico, Bitico e Antrpico) - Anlise dos Impactos Ambientais (Identificao, Clculo da Magnitude e Interpretao da Importncia e Classificao Qualitativa e Quantitativa de Impactos) - Aes Mitigadoras e Potencializadoras dos Impactos Ambientais Negativos e Positivos - Programa de Acompanhamento e Monitoramento dos Impactos Ambientais.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL:
o procedimento administrativo pelo qual o rgo competente licencia a localiza o, instalao, ampliao e a operao de empreendimentos ou atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao , considerando as disposies legais e regulamentares e as normas tcnicas aplicveis ao caso. (Resoluo CONAMA N 237/97).

O Licenciamento Prvio (LP) concedido na fase preliminar do planejamento da atividade, contendo requisitos bsicos a serem atendidos nas fases de localizao, instalao e operao, observados os planos municipais, estaduais ou federais de uso do solo. O Licenciamento de Instala o (LI) concedido para autorizar o incio da implantao do empreendimento impactante, de acordo com as especificaes constantes do Projeto Executivo aprovado. O Licenciamento de Opera o (LO) concedido para autorizar, aps as verificaes necessrias, o incio da atividade licenciada e o funcionamento de seus equipamentos de controle de poluio, de acordo com o previsto nas Licena Prvia e de Instalao.

CLASSIFICAO QUALITATIVA DE IMPACTOS AMBIENTAIS Critrio de Valor (negativo ou positivo) Critrio de Ordem (direto ou indireto) Critrio de Espao (local, regional ou estratgico) Critrio de Tempo (curto, mdio ou longo prazo) Critrio de Dinmica (temporrio, permanente ou cclico) Critrio de Plstica (reversvel ou irreversvel)

CLASSIFICAO QUALITATIVA DE IMPACTOS AMBIENTAIS


* Critrio de Valor - impacto positivo ou benfico (quando uma ao causa melhoria da qualidade de um fator ambiental) e impacto negativo ou adverso (quando um ao causa um dano qualidade de um fator ambiental); * Critrio de Ordem - impacto direto, primrio ou de primeira ordem (quando resulta de uma simples relao de causa e efeito) e impacto indireto, secundrio ou de ensima ordem (quando uma reao secundria em relao ao, ou quando parte de uma cadeia de reaes);

* Critrio de Espao - impacto local (quando a ao circunscreve-se ao prprio stio e s suas imediaes), impacto regional (quando o impacto se propaga por uma rea alm das imediaes do sitio onde se d a reao) e impacto estratgico (quando afetado um componente ambiental de importncia coletiva, nacional ou mesmo internacional); * Critrio de Tempo - impacto a curto prazo (quando o impacto surge a curto prazo, que deve ser definido), impacto a mdio prazo (quando o impacto surge a mdio prazo, que deve ser definido) e impacto a longo prazo (quando o mesmo surge a longo prazo, que deve ser definido);

* Critrio de Dinmica - impacto temporrio (quando o impacto permanece por um tempo determinado, aps a realiza o da ao), impacto cclico (quando o impacto se faz sentir em determinados ciclos, que podem ser ou no constantes ao longo do tempo) e impacto permanente (quando uma vez executada a ao, os impactos no param de se manifestar num horizonte temporal conhecido); * Critrio de Plstica - impacto reversvel (quando uma vez cessada a ao, o fator ambiental retoma s suas condies originais) e impacto irreversvel (quando cessada a ao, o fator ambiental no retorna s suas condies originais, pelo menos num horizonte de tempo aceitvel pelo homem).

CLASSIFICAO QUANTITATIVA DE IMPACTOS AMBIENTAIS

0 = NENHUM IMPACTO = BRANCO 1 = DESPREZVEL = AMARELO 2 = BAIXO GRAU = LARANJA 3 = MDIO GRAU = MARROM 4 = ALTO GRAU = VERMELHO 5 = MUITO ALTO = PRETO

ETAPAS DO PROCESSO (Simplificado):


- Concepo do projeto e obteno do Termo de Referncia - Elaborao do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) - Encaminhamento do EIA ao rgo licenciador - Deferimento ou

Indeferimento

FIM

- Obteno de LP, com ou sem condicionantes - Obteno de LI, com ou sem condicionantes - Obteno de LO, com ou sem condicionantes - Renovao peridica da LO - Fiscalizao contnua do rgo licenciador

REFLEXES FINAIS: * A avaliao da viabilidade ambiental de um projeto pressupe prvia anlise legal, tcnica, financeira e econmica do mesmo. * A avaliao ambiental de um projeto requer o conhecimento de conceitos e mtodos relacionados ao processo de avaliao de impactos ambientais. * A viabilidade ambiental do projeto atestada pela obteno da devida licena junto ao rgo pblico competente. * Para a obteno da licena ambiental, so cumpridas vrias etapas, na medida em que se trata de um processo.

Prof. Elias Silva Fone: 0xx313899-1198 Fax: 0xx313899-2478 ESHAMIR@UFV.BR

Muito obrigado pela ateno!

You might also like