You are on page 1of 14

VI.

Simpsio internacional de estudos de gneros textuais


Sesso de abertura
Universidade Federal do Rio Grande do Norte 16 de agosto de 2011

Jean-Michel ADAM

Gneros textuais, Tipos textuais e Gneros do discurso

Gneros textuais ou do discurso ?


Gneros textuais Marcuschi Lingustas alemes Textlinguistik Bronckart Gneros do discurso Koch Anlise de discurso (Bakhtin) Maingueneau, Adam

Lingustas alemes (Werlich, Isenberg, Adamzik)

Texttypen = Tipos textuais Textsorten = Gneros textuais

Teoria literria : Gattung = Gneros literrios

Luis Antnio MARCUSCHI

1. Gneros textuais
Homenagem a Luis Antnio MARCUSCHI

(1) Gneros textuais no ensino de lngua


In: Produo textual, anlise de gneros e compreenso
(So Paulo : Parbola, 2008)

(2) Gneros textuais : definio e funcionalidade In : Gneros Textuais & Ensino


Angela Paiva Dionsio, Anna Rachel Machado, Maria Auxiliadora Bezerra (org)
(Rio de Janeiro : Lucerna, 2002 : 19-36)

MARCUSCHI : Quadro sintico


GNEROS TEXTUAIS
Formas verbais de ao definidos por propriedades sociocomunicativas Textos empricos Predominam os critrios de ao sociocomunicativas Conjunto aberto de designaes concretas

MARCUSCHI Domnios discursivos


Domnios discursivos = esferas da atividade humana no sentido bakhtiniano
(discurso jurdico, discurso jornalstico, discurso religioso, discurso literrio, etc.) No abrange um gnero em particular, mas d origem a vrios deles. [] Constituem prticas discursivas

TIPOS TEXTUAIS
Construtos tericos definidos por propriedades lingusticas No so textos empricos Predomina a identifio de sequncias lingusticas tpicas Conjunto limitado de categorias tericas

Adam e Maingueneau (Anlise do Discurso) = Formao discursiva

Carolyn MILLER
Genre as Social Action In : Genre and the New Rethoric
A. Freedman & P. Medway (org.)
(London : Taylor & Francis, 1994 [1984])

MARCUSCHI
Se adotarmos a posio de Carolyn Miller (1984) podemos dizer que os gneros so uma forma de ao social. Eles so um artefato cultural importante como parte integrante da estrutura comunicativa de nossa sociedade. (2008 : 149)

O gnero uma ao retrica tipificada baseada numa situao retrica recorrente. Tanto a produo como a recepo so importantes para se pensar no gnero como ao.

2. Gneros do discurso
MARCUSCHI. Gnero :

2.1. Ingedor Grunfeld Villaa KOCH

uma categoria cultural um esquema cognitivo uma forma de ao social uma forma de organizao social uma ao retrica uma estrutura textual (2008 : 149)

Introduo lingustica textual


Captulo 10 :

Os gneros do discurso
(So Paulo : Martins Fontes, 2006)

2.2. Tzvetan TODOROV


Os gneros do discurso
(So Paulo : Martins Fontes, 1980 : 22 [1978])

Todorov
Os gneros do discurso, 1980 : 23
[] no lugar de uma literatura nica aparecem agora numerosos tipos de discurso que tambm merecem nossa ateno. Se a escolha de nosso objeto de conhecimento no for ditada por puras razes ideolgicas (que seria ento preciso explicitar), no teremos mais o direito de nos ocuparmos apenas com as subespcies literrias, ainda que o nosso lugar de trabalho se chame departamento de literatura (francesa, inglesa ou russa).

[] Cada tipo de discurso habitualmente qualificado de literrio ter parentes noliterrios que lhe sero mais prximos do que qualquer outro tipo de discurso literrio. [...] Assim, a oposio entre literatura e noliteratura d lugar a uma tipologia dos discursos.

Programa de remembramento dos estudos literrios (Todorov 1980 : 23) Um campo de estudos coerente, por enquanto recortado de maneira impiedosa entre semanticistas e literatos, socio e etnolinguistas, filsofos da lngua e psiclogos, exige pois imperiosamente o reconhecimento, em que a potica ceder o seu lugar teoria do discurso e anlise de seus gneros.

Gneros do discurso
Textsorten Gneros textuais & = Gneros do discurso Gneros literrios Gattung

2.3. Dominique MAINGUENEAU


Novas tendncias em anlise do discurso
(Campinas : Editora da UNICAMP, 1997 [1987])

Dominique MAINGUENEAU (2002)

Os enunciados pertencentes AD apresentam-se, com efeito, no apenas como fragmentos de lngua natural ou desta ou daquela formao discursiva, mas tambm como amostragens de um certo gnero de discurso.

Pela primeira vez na histria, a totalidade dos enunciados de uma sociedade, apreendida na multiplicidade de seus gneros, convocada a se tornar objeto de estudo.

2.4. Mikhal M. BAKHTIN


Os gneros do discurso Problema recevye !anry O problema dos gneros da fala In : Esttica da criao verbal
(So Paulo : Martins Fontes, 1992 [1953] : 277-326)

Mikhal M. BAKHTINE (1984 : 285) Aprender a falar aprender a estruturar enunciados (porque falamos por enunciados e no por proposies isoladas e, menos ainda, bem entendido, por palavras isoladas). Os gneros da fala organizam nossa fala do mesmo modo que organizam as formas gramaticais (sintticas).

Mikhal M. BAKHTINE (1984 : 288)


Quando escolhemos um dado tipo de proposio, no escolhemos somente uma proposio dada, em funo do que queremos exprimir com a ajuda desta proposio ; no selecionamos um tipo de proposio em funo do todo do enunciado finito que se apresenta nossa imaginao verbal e que determina nossa opinio. A idia que temos da forma de nosso enunciado, quer dizer, de um gnero preciso da fala, nos guia em nosso processo discursivo.

2.5. Jean-Michel ADAM


(1) A lingustica textual. Introduo anlise textual dos discursos
(So Paulo : Cortes, 2011 [2008])

(2) J.-M. Adam, Captulos 4, 5 & 6 In : Gneros e Sequncias Textuais


B. Gomes Bezerra, B. Biasi-Rodrigues, M. Magalhes Cavalcante (org) Recife : EDUPE, 2009 : 79-158)

Ute Heidmann & J.-M. Adam O texto literrio


Por uma abordagem interdisciplinar
(So Paulo : Cortes, 2011)
! !

Proposio 1 Todo texto participa de um ou de vrios gneros


Desde que h texto isto , conhecimento do fato de que uma sucesso de enunciados forma um todo de comunicao , h efeito de genericidade isto , inscrio dessa sucesso de enunciados numa classe de discurso. Todo efeito de texto, em qualquer lngua que seja, suas manifestaes escritas ou orais, ordinrias artsticas, acompanhado de um efeito genericidade que depende de vrios regimes genericidade. nas ou de de

Gneros de discurso e genericidade : 7 proposies

Proposio 2

Regimes de genericidade
Autorial

Os gneros so to diversos quanto as prticas sociodiscursivas A riqueza e a variedade dos gneros da fala so infinitas, pois a variedade virtual da atividade humana inesgotvel, e cada esfera dessa atividade comporta um repertrio de gneros da fala que vai-se diferenciando e ampliando-se, medida que desenvolve-se e complexifica-se a esfera dada.
(M. M. Bakhtin 1984 : 265)

Regimes de genericidade

Leitorial Editorial

A genericidade de um texto resulta de um dilogo contnuo, sempre conflituoso, entre as instncias autorial, editorial e leitorial. Ute HEIDMANN : genericidade tradutorial

Proposio 3
Os gneros existem apenas no mbito de um SISTEMA DE GNEROS

Sistemas do gneros Um gnero no compreendido, pois, seno no interior de um conjunto de SEMELHANAS e de DIFERENAS entre gneros e subgneros definidos por um grupo social num momento dado de sua histria cultural e discursiva.

A escolha efetuada por uma sociedade entre todas as codificaes possveis do discurso determina [] seu sistema de gneros. (Todorov 1980 : 21) Os gneros definem-se no ontolgica e isoladamente, mas por contraste no mbito de um SISTEMA CODIFICADO DE GNEROS.

Proposio 4 Os gneros so categorias sociocognitivas A identificao de um gnero no um raciocnio abstrato, fundado na recuperao de conjuntos de propriedades definidas. Trata-se, mais propriamente, de agrupamentos por ares de famlia. Os gneros so categorias prototpicas definveis por tendncias ou classes de tipicalidade, por feixes de regularidades e fenmenos de dominncia.

Proposio 5 Os gneros so prticas normatizadas, sociocognitivamente indispensveis


Os gneros da fala, comparados s formas da lngua, so muito mais mutveis, flexveis, mas, para o indivduo falante, eles no deixam de ter tambm um valor normativo : eles lhe so dados, no ele que os cria. porque o enunciado, em sua singularidade, a despeito de sua individualidade e de sua criatividade, no pode ser considerado como uma combinao absolutamente livre das formas da lngua.
(Bakhtine 1984 : 287)

Proposio 6
Os gneros so categorias dinmicas em VARIAO A existncia, a evoluo e a contestao das normas fazem parte da definio mesma dos gneros e de seu reconhecimento. Os gneros so como as lnguas convenes consideradas entre dois fatores mais complementares que contraditrios : o de REPETIO e o de VARIAO.

Os gneros dominados pelo PRINCPIO DA REPETIO (1) Os gneros que se pode dizer de funcionamento rotineiro so NORMATIZADOS DE FORMA BASTANTE CONSTRITORA : Catlogo telefnico, Correspondncia administrativa e comercial, Bula de medicamento, Ficha administrativa, Certides cartoriais, Relatrios de acidentes, Conversao avio-torre de controle, Rituais institudos (ofcios religiosos, protocolos oficiais).

Os gneros dominados pelo PRINCPIO DA REPETIO (2) Gneros rotineiros que inscrevem-se em um quadro fixo, mas que COMPORTA E TOLERA VARIAES : Ato de candidatura, Jornal televisivo, Boletim meteorolgico, Horscopo, Guia de viagem, Plano de caminhada ou de alpinismo, Receita de cozinha, Artigo sensacionalista e a maioria dos gneros jornalsticos, Apresentaes de votos e de condolncias.

Os gneros dominados pelo PRINCPIO DA VARIAO : Homilia, Elogio fnebre, Discurso poltico em presena dos membros de um partido, Debate poltico miditico, Publicidade. Os discursos filosficos e literrios, os grandes textos das religies, que dizem respeito a gneros que Dominique MAINGUENEAU qualifica de gneros autoriais.

Proposio 7 A genericidade envolve todos os nveis textuais (Bakhtine 1984 : 265)


A utilizao da lngua efetua-se sob forma de enunciados concretos, nicos (orais e escritos), que emanam dos representantes de tal ou tal domnio da atividade humana. O enunciado reflete as condies especficas e as finalidades de cada um desses domnios, no apenas por seu contedo (temtico) e seu estilo de lngua, dito de outro modo, pela seleo operada nos meios da lngua meios lexicais, fraseolgicos e gramaticais , mas tambm e, sobretudo, por sua construo composicional. Esses trs elementos (contedo temtico, estilo e construo composicional) fundem-se, indissoluvelmente, no todo que constitui o enunciado, e cada um deles marcado pela especificidade de uma esfera de intercmbio.

Domnio de atividade humana Finalidades

ATD
MARCUSCHI Gnero :

uma categoria cultural um esquema cognitivo uma forma de ao social = N1 & N2 uma forma de organizao social uma ao retrica uma estrutura textual = N4, N5, N6, N7, N8
(2008 : 149)

Agrupamento de gneros e estrutura textual (1)


Nvel de textualisao N5
! ! ! ! !

O estrangeiro (Pequenos poemas em prosa 1)


A quem mais amas tu, homem enigmtico, dize : teu pai, tua me, tua irm ou teu irmo ? Eu no tenho pai, nem me, nem irm, nem irmo. Teus amigos ? Vs vos servis de uma palavra cujo sentido me , at hoje, desconhecido. Tua ptria ? Ignoro em qual latitude ela esteja situada. A beleza ? Eu a amaria de bom grado, deusa e imortal. O ouro ? Eu o detesto como vs detestais Deus. Quem ento que tu amas, extraordinrio estrangeiro ? Eu amo as nuvens..., as nuvens que passam l longe.... as maravilhosas nuvens !

Gneros narrativos. Gneros descritivos. Gneros argumentativos. Gneros explicativos. Gneros do dilogo.

O estrangeiro : domnio e gnero


!

Estrutura textual dialogal


!

Domnio discursivo (formao discursiva): Discurso literrio


Publicado em jornal La Presse, 26 de agosto 1862 ; postumamente recohido em livro (1869).

Intervenes sucessivas constituem pares de intervenes (Questo > Resposta), formando sequncias de turnos alternados. Os pares de rplicas (Q-R) forman turnos desprovidos de fechamente avaliativo. A avaliao implcita das respostas do estrangeiro desencadeia uma nova pergunta, at a ltima resposta. Interao qual faltam tambm a abertura e o fechamento fticos.

Gnero do discurso : Poema em prosa


Gnero absolutamente novo em 1869.

Estrutura textual : ?
!

O espelho (Pequenos poemas em prosa 40)


Trad. Gilson Maurity, Editora Record, Rio de Janeiro-So Paulo, 2006

Domnio, gnero e estrutura textual


!

Um homem pavoroso entra e mira-se no espelho : Por que voc se olha no espelho, j que no se pode ver seno com desgosto ? O homem pavoroso respondeu : Meu senhor, segundo os imortais princpios de 89, todos os homens so iguais em seus direitos ; portanto possuo o direito de me contemplar, com prazer ou desgosto, isso no diz respeito seno minha conscincia. Em nome do bom senso, eu tinha, sem dvida, razo ; mas do ponto de vista da lei, ele no estava errado.

Domnio discursivo (formao discursiva) : Discurso literrio


Publicado em Nouvelle Revue de Paris, 25 dezembro 1864

Gnero do discurso : Poema em prosa Estrutura textual : Uma sequncia explicativa ?

O espelho : Sequncia explicativa ? (Adam 242-246)


!

Sequncia explicativa e sequncia argumentativa inserida


!

Esquematizao inicial :
1 Apresenta um objeto complexo
(Um homem pavoroso entra e mira-se no espelho)

Esquematizao explicativa :
3, sequncia argumentativa inserida (silogismo incompleto)
(O homem pavoroso respondeu : Meu senhor, segundo os imortais
princpios de 89, todos os homens so iguais em seus direitos ; PORTANTO possuo o direito de me contemplar, com prazer ou

" Esquematizao problemtica : 2, Operador POR QUE ?


( Por que voc se olha no espelho, j que no se pode ver seno com desgosto ? )

desgosto, isso no diz respeito seno minha conscincia. )


!

Ratificao :

4.

(Em nome do bom senso, eu tinha, sem dvida, razo ; mas do ponto de vista da lei, ele no estava errado.)

Agrupamento de gneros e estrutura textual (2)


Nvel N6 = SEMNTICO (Representao discursiva) Dois regimes semntico-pragmticos da avaliao de verdade dos enunciados :
!
!

Agrupamento de gneros e estrutura textual (3)


Nvel N8 = ATOS DE DISCURSO
Gneros de discurso :
Expressivos Assertivos Engajantes Diretivos (textos injuntivos) Declarativos
!

Gneros da condio de verdade :


Verdadeiro VS Falso/Mentiroso

Gneros da ficcionalidade (fico) :


Nem verdadeiro, nem falso

Gneros de discurso retrico :


Aconselhar/desaconselhar (Deliberativos ) Acusar/defender (Judicirios ) Louvar / censurar (Demonstrativos / Epidticos )

Agrupamento de gneros e estrutura textual (4)


Nvel N7 enunciativo
Jenny SIMONIN GRUMBACH Pour une typologie des discours In : Homenagem a Emile Benveniste (Paris : Seuil, 1975) Jean-Paul BRONCKART Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo scio-discursivo (So Paulo : EDUC, 1999 [1996])

Jenny SIMONIN GRUMBACH Pour une typologie des discours


(4) TEXTOS TERICOS (Conceitos)
(interdiscurso / (cotexto)

(1) DISCURSO
(Benveniste) Referncia situao de enunciao

(3) DD/DI DIL

(2) HISTRIA
(Benveniste) Referncia situao de enunciado

(5) TEXTOS POTICOS (Noes)


Referncia

Bronckart, Schneuwly, Dolz : Tipos de discurso ou gneros de nvel N7 ?


RELAO AO CONTEDO Conjuno RELAO SITUAO Implicao Autonomia Disjuno

Discurso interativo Discurso terico

Relato interativo Narrao

Obrigado

Regularidades lingusticas Gneros de nvel ENUNCIATIVO (N7)

Charles BAUDELAIRE : Ltranger (Petits pomes en prose 1)


Qui aimes-tu le mieux, homme nigmatique, dis ? ton pre, ta mre, ta sur ou ton frre ? Je nai ni pre, ni mre, ni sur, ni frre. Tes amis ? Vous vous servez l dune parole dont le sens mest rest jusqu ce jour inconnu. Ta patrie ? Jignore sous quelle latitude elle est situe. La beaut ? Je laimerais volontiers, desse et immortelle. Lor ? Je le hais comme vous hassez Dieu. Eh ! quaimes-tu donc, extraordinaire tranger ? Jaime les nuages les nuages qui passent l-bas l-bas les merveilleux nuages !

Charles BAUDELAIRE : Le Miroir (Petits pomes en prose 40)


Un homme pouvantable entre et se regarde dans la glace. Pourquoi vous regardez-vous au miroir, puisque vous ne pouvez vous y voir quavec dplaisir ? Lhomme pouvantable me rpond : Monsieur, daprs les immortels principes de 89, tous les hommes sont gaux en droits ; donc je possde le droit de me mirer ; avec plaisir ou dplaisir, cela ne regarde que ma conscience. Au nom du bon sens, javais sans doute raison ; mais, au point de vue de la loi, il navait pas tort.

You might also like