You are on page 1of 4

SANSO JZ 13-16

13 Vs. 1 Os israelitas voltaram a fazer o que o Senhor reprova, e por isso o Senhor os entregou nas mos dos filisteus durante quarenta anos. Assim como em todo o livro de Juzes percebemos a ira de Deus contra o pecado, e ento Deus entrega Israel (deixa de proteglos) nas mos dos filisteus durante uma gerao.

13 Vs. 3,5 Voc estril, no tem filhos, mas engravidar e dar luz um filho... ...porque o menino ser nazireu, consagrado a Deus desde o nascimento; ele iniciar a libertao de Israel das mos dos filisteus. Antes de qualquer coisa, extremamente importante ressaltar que Sanso escolhido por Deus para libertar o povo de Israel. Deus tinha um propsito na vida de Sanso, e qualquer julgamento precipitado sobre quem era Sanso pode nos induzir ao erro. Aqui percebemos a misericrdia de Deus agindo em favor de seu povo, preparando um homem que libertaria o povo das mos dos filisteus.

13 Vs. 5 Ser Nazireu, consagrado a Deus desde o seu nascimento. Haviam trs coisas ligadas ao voto de nazireu: no podia beber nem vinho nem bebida forte (manter-se em s conscincia); no deveria cortar o cabelo (sinal de submisso a Deus); e no podia entrar onde houvesse algum morto (manter-se cerimonialmente puro). O voto de nazireu segundo Nm 6:1-21 deveria ser seguido por aqueles que decidissem se consagrar a Deus por um determinado perodo de tempo. Samuel foi nazireu, consagrado a Deus desde o seu nascimento, porm quem o ofereceu foi sua me, que tambm era estril, e para t-lo, fez o voto de devolv-lo ao Senhor. Com Sanso, no houve esse tipo de acordo. Deus decidiu, pela sua misericrdia e graa, separar Sanso para sua obra.

13 Vs. 18 Ele respondeu: "Por que pergunta o meu nome? Meu nome est alm do entendimento". Saber o nome de algum no contexto antigo era conhecer um pouco de sua histria, descendncia, de qual regio era, e qual significado seu nome tinha (os nomes sempre tinham um significado por trs). O nome de Deus para o judeu era algo impronuncivel. O tetragrama YHWH pode significar: Eu sou o que sou / Eu serei o que serei / Eu sou aquele que , etc... Este nome revela a infinitude de Deus. Ele . Ele no tem passado ou futuro. Sua grandeza no nos permite entender quem Ele , como .

13 Vs. 22 "Sem dvida vamos morrer! " disse ele mulher, "pois vimos a Deus! " At aqui Mano no havia percebido que era o prprio Deus quem estava falando com eles. De fato, os judeus sabiam que ningum poderia ver a Deus face a face sem que morresse diante da santidade de Deus. Porm, vemos O Anjo do Senhor, como manifestao de sua graa no AT, e como sendo o prprio Jesus, se revelando aos seus servos. Ao mesmo tempo que algo maravilhoso, tambm algo terrvel. Para o homem pecador, estar diante de algum totalmente santo perturbador. Mano sabia disso e por isto clama: Vamos morrer! Esta afirmao no incomum para aqueles que viram ao Senhor. Isaas e Gideo dizem a mesma coisa. Quando mais prximos de Deus, maior a percepo do nosso pecado e reconhecimento de que somos merecedores da morte.

Diante da presena de Deus, o juzo algo que nos deixa aterrorizados, pois nos acusa.

13 Vs. 24, 25 ps-lhe o nome de Sanso. Ele cresceu, e o Senhor o abenoou,e o Esprito do Senhor comeou a agir nele quando ele se achava em Maan-D O significado do nome Sanso era: Como o Sol. Sanso nasceu para trazer novamente a luz para seu povo. E aqui percebemos que o Senhor era com ele. O abenoou e o Esprito comeo a agir nele. Quando o Esprito do Senhor agia em algum no AT tinha um propsito especfico e para que isto acontecesse era necessrio obedincia (seguir o pacto), caso contrrio o Esprito do Senhor abandonava aquele em quem agia como aconteceu com Saul (melhor obedecer do que sacrificar). Claro que Deus no deixava de agir no homem por causa do pecado (caso contrrio, o Esprito no agiria em nenhum homem nem por 24 horas completas, pois todos somos pecadores), mas sim por conta da quebra de um pacto com o Senhor. At nisto vemos a graa de Deus agindo em favor de homens pecadores e imperfeitos, e sendo paciente e misericordioso, tardio em irarse e longnimo para conosco. A quebra de uma aliana significava que Deus no tinha mais que honrar sua parte no acordo. Saul quebrou a aliana com Deus e por isso o Esprito do Senhor o deixou.

14 Vs. 2, 4 Vi uma mulher filistia em Timna; consigam essa mulher para ser minha esposa... Seus pais no sabiam que isso vinha do Senhor... Em Dt 7:3, Deus direciona seu povo a no se casar com aqueles que eram de Cana, e o propsito disto era simples: pois elas desviariam seus filhos de seguir-me para servir a outros deuses... No o caso deste texto. Aqui, podemos perceber duas coisas: Deus no tem o judeu como predileto, tanto que Moiss se casou com mulheres que no era judias, e no foi reprovado por Deus por isto. Caso, a esposa se tornasse tambm uma serva de Deus, no havia problema no casamento com pessoas de outros povos. Em segundo lugar, percebemos que Deus age mesmo quando parece improvvel. Quando a nossa expectativa que Deus no aja em nosso favor, Ele utiliza de estratgias que Ele mesmo quis, e age da forma que Ele quer. No est limitado ao que pensamos ou queiramos que Ele faa.

14 Vs. 5, 6 de repente um leo forte veio rugindo na direo dele.O Esprito do Senhor apossou-se de Sanso, e ele, sem nada nas mos, rasgou o leo como se fosse um cabrito. Vemos o Esprito do Senhor se apossando de Sanso de uma forma muito peculiar. Dando-lhe fora para matar um leo. importante lembrar que o povo de Israel precisava de juzes que os conduzisse vitria contra povos mais fortes que os dominavam. Desta maneira, Sanso levantado por Deus para que, com uma fora extraordinria, pudesse livrar o povo. E aqui a primeira vez que vemos Sanso utilizando esta fora desta maneira. Deus no coloca diante de Sanso mais de 3 mil homens para que ele os derrotasse logo na primeira batalha. O primeiro combate de Sanso foi contra um leo. Deus o estava preparando para algo muito maior que viria logo em seguida. s vezes reclamamos de lees que esto vindo contra ns, e queremos fugir, quando na verdade, Deus est no controle, e Ele mesmo quem est mandando o leo para nos moldar, nos preparar e nos deixar ainda mais fortes.

14 Vs. 17 Ela chorou durante o restante da semana da festa. Por fim, no stimo dia, ele lhe contou, pois ela continuava a perturb-lo. Aqui percebemos que o forte Sanso, tinha problemas para se relacionar com as mulheres de sua vida. Ele nunca conseguiu dizer no, ou colocar um basta na insistncia das mulheres. Sempre cedeu presso e no conseguia se posicionar firmemente. Preferia mentir. E esta foi sua queda. Parecia muito improvvel, porm quando no consagramos toda nossa vida a Deus, coisas que parecem pequenas podem ser a pedrinha que nos levar ao cho. Ao mesmo tempo, vemos a graa de Deus agindo na histria. Mesmo com os erros de Sanso, Deus agia em favor do seu povo. Deus permitia que Sanso errasse, e j sabendo disso, age na histria para iniciar a libertao de seu povo.

15 Vs. 3 "Desta vez ningum poder me culpar quando acertar as contas com os filisteus! " Aqui inicia a libertao do povo hebreu. Sanso poderia ter agido como um valente guerreiro e se incomodado com a situao de seu povo. Porm isto no aconteceu. Todos os momentos que Sanso luta ou age contra os filisteus, foram momentos relacionados a mulheres. Deus estava no controle incitando Sanso a lutar contra os filisteus. Quando sua esposa dada a outro homem, Sanso se vinga daquele povo queimando toda a plantao de trigo. Ao que por causa disso, os filisteus mataram sua esposa e toda famlia dela.

15 Vs. 7 "J que fizeram isso, no sossegarei enquanto no me vingar de vocs". Aqui a ira de Sanso se acende contra os filisteus e ele se torna o inimigo dos filisteus. Neste mesmo momento ele ataca os filisteus sozinho, e a bblia diz que ele os atacou sem d nem piedade e fez terrvel matana. Depois se escondeu em uma rocha na tribo de Jud.

15 Vs. 11, 13 Trs mil homens de Jud desceram ento caverna da rocha de Et... "Somente vamos amarr-lo e entreg-lo nas mos deles. No o mataremos. " Sanso vai para a caverna para ficar protegido enquanto descansava. E aqui vemos seu prprio povo agindo contra ele. 3 mil homens de Jud descem para capturar Sanso, isto significa que a quantidade de filisteus que subiram contra Jud era muito maior que isto. Ento percebemos, que como seu pai Jud, eles entregam seu prprio irmo para os inimigos.

15 Vs. 15 Encontrando a carcaa de um jumento, pegou a queixada e com ela matou mil homens. O Esprito do Senhor novamente se apossa de Sanso, e as cordas que o amarravam so arrebentadas como linho fino. Ele pega a cabea de um jumento morto e com esta ele luta contra milhares de homens. Ali ele mata mil homens sozinho. Os montes de homens iam subindo ao seu redor e ao final da batalha, aqueles que estavam lutando com ele batem em retirada, fugindo da batalha.

15 Vs. 18 Sanso estava com muita sede e clamou ao Senhor: "Deste pela mo de teu servo esta grande vitria. Morrerei eu agora de sede para cair nas mos dos incircuncisos? " Sanso clama ao Senhor. Ele reconhecia quem era Deus e tinha um relacionamento com Deus. De maneira nenhuma podemos pensar em Sanso como um homem de moral duvidosa que desperdiou a graa de Deus sobre ele. Sanso mantinha seu pacto com Deus, e era consagrado a Deus desde o seu nascimento. Ele implora a Deus que lhe d gua. E Deus faz um milagre. Quando o servo de Deus clama, milagres acontecem.

16 Vs. 1 Certa vez Sanso foi a Gaza, viu ali uma prostituta, e passou a noite com ela.

Aqui comea o princpio da queda de Sanso. Ele se amolda ao costume local. A moralidade da poca era baixa e isto era um costume. Sanso se deixa levar por este costume e comea a transgredir contra Deus, iniciando a quebra do pacto. Sanso j era o inimigo pblico nmero um dos filisteus e estes procuravam mat-lo. E naquela noite viria uma cilada para Sanso.

16 Vs. 3 Levantou-se, agarrou firme a porta da cidade, juntamente com os dois batentes, e os arrancou, com tranca e tudo. Ps tudo nos ombros e levou ao topo da colina que fica defronte de Hebrom. A porta da cidade era algo muito importante pois era um sinal de proteo. Provavelmente os homens daquela cidade trancaram a porta para que Sanso no sasse. Quando Sanso v que a porta est trancada, ele simplesmente a arranca juntamente com os batentes e tranca, coloca tudo nos ombros e carrega a porta entre 30 e 45 minutos. Ele deixa a porta no alto de uma colina para envergonhar os homens daquela cidade.

16 Vs. 4 Depois dessas coisas, ele se apaixonou por uma mulher do vale de Soreque, chamada Dalila. Sanso se deixou iludir por uma mulher que o fez quebrar seu pacto totalmente com o Senhor. Aqui voltamos ao ponto de Dt 7:3, sobre no se casar com mulheres de outros povos para no os fazerem tropear. Sanso dominado por Dalila e revela a ela seu segredo. Seus cabelos so cortados e por consequncia da sua desobedincia e no consulta a Deus do que vinha fazendo, o pacto foi quebrado e o Esprito o deixou.

16 Vs. 20 Ele acordou do sono e pensou: "Sairei como antes e me livrarei". Mas no sabia que o Senhor o tinha deixado. Sanso pensava que o Senhor estaria com ele independentemente da situao. Pensamos que Deus tem que abenoar nossos projetos, mesmo que Ele no tenha iniciado estes projetos. Porm, Deus no tem parte com aquilo que lhe levar sua destruio. As consequncias de nossos erros estaro sob nossa responsabilidade. Seus olhos foram vazados e ele foi preso.

16 Vs. 21 Prenderam-no com algemas de bronze, e o puseram a girar um moinho na priso. Infelizmente quando no estamos sob a direo de Deus, a tendncia uma vida de priso e dando voltas em torno de nada.

16 Vs. 23 os lderes dos filisteus se reuniram para oferecer um grande sacrifcio a seu deus Dagom e para festejar, comemorando: "O nosso deus entregou o nosso inimigo Sanso em nossas mos". Sanso v os seus inimigos festejando e adorando o deus Dagom, dizendo que este o entregou em suas mos. A humilhao para Sanso ainda maior, pois parece que Deus lhe abandonou, e agora Dagom se tornara o vencedor. Contudo, Sanso ao ver isto, tomado por uma ira que lhe levaria ao martrio.

16 Vs. 28 " Soberano Senhor, lembra-te de mim! Deus, eu te suplico, d-me foras, mais uma vez, e faze com que eu me vingue dos filisteus por causa dos meus dois olhos! " Novamente vemos a splica de um justo sendo atendida por Deus. Sanso se arrependera de seus erros e clama a Deus por justia contra os filisteus. Ele sabia que no poderia viver por muito tempo estando cego, e que era melhor morrer lutando contra os filisteus do que como um mendigo. Seu objetivo aqui no o suicdio, mas sim, a destruio de todos os lderes filisteus e em sua morte, ele matou mais filisteus que em toda sua vida.

You might also like