You are on page 1of 27

UNIVERSIDADE SO FRANCISCO

Curso de Farmcia Campus Campinas

ESTGIO SUPERVISIONADO EM FARMCIA II

KARINA ALVES SILVA

Campinas 2011

KARINA ALVES SILVA

ESTGIO SUPERVISIONADO EM FARMCIA II

ii

Relatrio de estgio supervisionado em Farmcia II realizado sob a superviso da Prof. Michelle Carneiro Polli

Campinas 2011 UNIVERSIDADE SO FRANCISCO

Curso de Farmcia

Estgio Curricular Supervisionado em Farmcia II

Estagirio

Nome: Karina Alves Silva Registro Acadmico: 004200800093 Perodo do Curso: 7 semestre

Local de Estgio iii

HerbaMix Farmcia de Manipulao e Drogaria LTDA ME CNPJ: 007.288.123/0001-19. Rua Nossa Senhora de Ftima, 151 - Nova Paulnia - Paulnia SP CEP 13140-000 Fone: (19)3833-3932. Func.: segunda a sexta das 8:00 s 18:00h aos sabados 8:00 s 12:00h. Profissional Responsvel: Dra. Viviane. C. Cesar Estefano de Oliveira N de registro no CRF-SP: 34.329. Supervisora: Prof Michelle Carneiro Polli.

Perodo de Estgio

Incio: 20/12/2010

Trmino: 19/01/2011

Jornadas de trabalho: 8 e 4 horas semanais. Total de horas: 156 horas.

Campinas 2011

iv

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo o relatar da realizao do estgio supervisionado em farmcia II, realizado de 20/12/2010 19/01/2011 na Herbamix farmcia de manipulao e drogaria LTDA ME, localizada em Paulnia. Neste perodo conheceu-se a rotina de uma farmcia de manipulao, desde o atendimento ao cliente a manipulao da formula at a dispensao. Uma fase importante o fornecimento de dados no programa que gera as fichas de manipulao das formulas a serem manipuladas. Outra etapa indispensvel a paramentao realizada na sala de paramentao e assepsia do laboratrio e calibrao das balanas que so realizadas todos os dias antes do inicio da manipulao. A pesagem de cada substncia a ser manipulada feita com base na ficha de manipulao, portanto essencial que o programa esteja atualizado e com as informaes tcnicas corretas de cada substncia. Aps a manipulao preciso etiquetar as formulas, com algumas informaes importantes como a forma de uso, a formula, o nome do mdico e do farmacutico responsvel. Para a dispensao importante orientar o paciente quanto forma de uso. Durante este estgio passei por todas estas etapas, que me deu a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade e o mais importante de aprender com a experincia dos funcionrios e convivncia com clientes desta farmcia.

iii

SUMRIO

1. ITRODUAO.................................................................................................1 2. OBJETIVO.....................................................................................................3 3. CONTROLE DE QUALIDADE.......................................................................4 3.1. Monitoramento do Processo Magistral.....................................................4 4. LIMPEZA E SANITIZAO...........................................................................6 5. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS..................................................................7 3.2. Recebimento da receita............................................................................7 3.3. Ficha de manipulao...............................................................................7 3.4. Procedimento para entrada nas reas de manipulao............................8 3.5. Rotina diria dos laboratrios...................................................................8 3.6. Laboratrio de slidos...............................................................................9 3.6.1. Cpsulas consideraes tcnicas.................................................10 3.7. Cpsulas manipuladas durante o estgio................................................12 3.8. Laboratrio de semi-slidos e lquidos...................................................14 3.8.1. Base dermatolgica manipulada no estgio.................................15 3.8.2. Xampu base manipulado no estgio.............................................16 6. CONCLUSO..............................................................................................18 7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.............................................................19

iv

1. ITRODUAO

Realizou-se o estgio supervisionado II na Farmcia e Drogaria Herbamix, localizada em Paulnia SP, no horrio das 8:00 s 18:00 h de segunda a sexta-feira e 8:00 s 12:00 h aos sbados do dia 20 de dezembro de 2010 ao dia 19 de janeiro de 2011 totalizando 156 horas. A Farmcia e Drogaria Herbamix esta localizada na Rua Nossa Senhora de Ftima, 151 - Nova Paulnia SP desde 2005 apresenta a seguinte estrutura interna: O Atendimento ao cliente realizado em uma rea ampla o suficiente para proporcionar conforto aos clientes. Possuindo um sanitrio exclusivo para os clientes. Os funcionrios dispem de um vestirio com sanitrio onde podem trocar de roupas e sapatos, evitando contaminao nas reas de manipulao. O estabelecimento possui tambm uma rea de paramentao onde os funcionrios fazem a higienizao das mos e paramentao, com luvas, gorro, mscara, etc. O Escritrio o local que ocorre a guarda dos documentos, livros, registro de funcionrios, fax, computador. Neste local so efetuadas as transaes

administrativas da farmcia, bem como, compras de matrias-primas, equipamentos e insumos, tratar assuntos referentes contratao e admisso de funcionrios, enfim todos os assuntos relacionados ao carter administrativo e financeiros. O departamento de Almoxarifado est destinado para guardar embalagens e produtos. Existindo uma porta que permite acesso ao porto externo, por onde so recebidas as matriasprimas e embalagens. 1

O estabelecimento conta com um laboratrio de manipulao de semi-slidos e lquidos, dois de slidos e um laboratrio de controle de qualidade. O laboratrio de manipulao de produtos semi-slidos e lquidos possui uma balana analtica e uma semi-analtica, termmetros, pHmetro, vidrarias, destilador, termohigrmetro para o controle de temperatura e umidade do ambiente, capela de exausto. O laboratrio de manipulao de produtos slidos esta equipado com balana analtica, capela de exausto, encapsuladoras e termohigrmetro. Os medicamentos manipulados neste laboratrio, tais como: fitoterpicos, antiinflamatrios, antihipertensivos e outros, so manipulados em horrios diferentes pr estabelecidos pelo farmacutico, e em encapsuladoras e capelas diferenciadas, evitando assim contaminao cruzada. O outro laboratrio de slidos est sendo preparado para manipulao de medicamentos controlados. Na rea de controle de qualidade so realizados os testes das matrias-primas que estaro na quarentena. Se aprovadas, seguem para o laboratrio determinado. A quarentena ficar nesta rea em armrio fechado.

2. OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo relatar as experincias vivenciadas durante a realizao do estgio supervisionado II, cumprido em farmcia de manipulao, objetivando estimular hbitos que garantam o aperfeioamento do profissional farmacutico e o desenvolvimento das habilidades necessrias ao desempenho da profisso, levando em conta as trs principais reas em que o farmacutico deve estar presente: administrao da farmcia, manipulao de formulaes e dispensao de medicamentos.

3. CONTROLE DE QUALIDADE

Devem ser realizados, no mnimo, os seguintes ensaios, de acordo com a Farmacopia Brasileira ou outro Compendio Oficial reconhecido pela ANVISA, em todas as frmulas manipuladas: Formas farmacuticas Slidas Ensaios Descrio, aspecto, caracteres

organolpticos, peso mdio. Devem ser calculados o desvio padro e o

coeficiente de variao em relao ao peso mdio. Semi-solidas Descrio, aspecto, caracteres

organolpticos, pH (quando aplicvel), peso. Lquidos no-estreis Descrio, aspecto, caracteres

organolpticos, pH, peso ou volume antes do envase. Os resultados dos ensaios devem ser registrados na ordem de manipulao, junto com as demais informaes do medicamento manipulado. O farmacutico deve avaliar os resultados, aprovando ou no o medicamento para dispensao. 3.1. Monitoramento do Processo Magistral.

O estabelecimento que manipular formas farmacuticas slidas deve monitorar o processo de manipulao.

Devem ser realizadas anlises de teor e uniformidade do contedo de pelo menos um diludo preparado, trimestralmente. Realizar anlises de teor e uniformidade de contedo do princpio ativo, de frmulas cuja unidade farmacotcnica contenha frmaco(s) em quantidade igual ou inferior a vinte e cinco miligramas, dando prioridade quelas que contenham frmacos em quantidade igual ou inferior a cinco miligramas. A farmcia deve realizar a anlise de no mnimo uma frmula a cada trs meses. O nmero de unidades para compor a amostra deve ser suficiente para a realizao das anlises. As anlises, tanto do diludo quanto da frmula, devem ser realizadas em laboratrio analtico prprio ou terceirizado (preferencialmente da Rede Brasileira de Laboratrios em Sade - REBLAS). A metodologia para o monitoramento do processo magistral deve estar embasado no procedimento operacional padro Os resultados de todas as anlises devem ser registrados e arquivados no estabelecimento disposio da Autoridade Sanitria, por no mnimo 2 (dois) anos. A farmcia deve estabelecer, registrar e avaliar a efetividade das medidas adotadas, por meio de uma nova anlise, em caso de resultado de anlise insatisfatrio. Os medicamentos homeopticos ficam excludos do controle.

4. LIMPEZA E SANITIZAO

A limpeza e sanitizao das reas, instalaes, equipamentos e materiais devem estar descritas em procedimento operacional padro (POP) estando disponvel ao pessoal responsvel e operacional. Os equipamentos e utenslios devem ser mantidos limpos, desinfetados e guardados em local apropriado. O lixo e resduos da manipulao devem ser depositados em recipientes tampados, identificados e ser esvaziados fora da rea de manipulao, com descarte apropriado, de acordo com a legislao vigente. Os produtos usados na limpeza e sanitizao no devem contaminar, com substncias txicas, qumicas, volteis e corrosivas as instalaes e os equipamentos de preparao.

5. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 3.2. Recebimento da receita

O cliente paciente apresenta a receita ao atendente, o atendente digita a formula no programa para gerar o oramento, caso haja divergncia nas dosagens cabe ao farmacutico solucionar o problema, no caso de receita com dosagem errada deve-se entrar em contato com o mdico para fazer a correo. Com a aprovao do oramento, o cliente/paciente recebe uma notificao com, formula a ser produzida, o valor e prazo de entrega.

3.3.

Ficha de manipulao

Aps o oramento ser aprovado pelo cliente/paciente, gerado a ficha de manipulao, onde consta no cabealho o nmero do pedido, nome do manipulador, prazo de entrega, e de validade do produto, dados do cliente e mdico. E no corpo da ficha os dados para a manipulao, como produto, quantidade prescrita, fornecedor, quantidade a ser pesada do produto e se necessrio do excipiente, tipo de embalagem, no caso de cpsulas o nmero de cpsulas a ser produzido, o nmero e cor da cpsula a ser utilizado e a dose que deve ser administrada. A ficha de manipulao encaminhada para o laboratrio responsvel pela produo da formula.

3.4.

Procedimento para entrada nas reas de manipulao

Para tem acesso as reas de manipulao os funcionrios passam por uma sala de paramentao onde se deve realizar a higienizao das mos e a colocao dos EPIs (equipamento de proteo individual). A lavagem das mos deve ser realizada conforme consta no POP (procedimento operacional padro). Para lavagem das mos, que diz o seguinte, as mos devem ser lavadas com sabonete lquido, esfregando-se entre os dedos, a palma, dorso e punho, certificando que esteja bem ensaboado. Enxaguar, retirar o excesso de gua das mos e secar com papel toalha. Finalizar a limpeza com lcool 70% e deixar secar. Aps a lavagem das mos coloca-se o jaleco, gorro, mscara, pr-p e por ultimo as luvas. O pr-p deve-ser colocado se sentando na banqueta que delimita a sala de paramentao (rea suja) e a rea dos laboratrios (rea limpa), aps colocar o prp no permitido que se pise na rea suja.

3.5.

Rotina diria dos laboratrios

O primeiro procedimento a ser realizado nos laboratrios a assepsia das bancadas e das balanas, que devem ser limpas com lcool 70%. Liga-se as balanas para que estabilizem por 15 min. Aps este perodo faz-se a calibrao das mesmas. A calibrao das balanas analticas realizada com a utilizao de pesos de 200g e 10g, a pesagem de cada peso deve ser realizada em triplicata o valor de cada 8

pesagem deve ser anotado em uma ficha de controle, constando o nmero da balana, laboratrio, data e hora da calibrao. Faz-se tambm o controle de temperatura e unidade dos laboratrios, colocando em uma ficha de controle que deve ser preenchida pela manh e tarde. Nesta ficha anota-se a temperatura e unidade mnima, a mxima e a atual registrada pelo termohigrometro. A temperatura e umidade da geladeira tambm so registradas por um termohigrometro, e anotadas em uma ficha de controle.

3.6.

Laboratrio de slidos

Aps a realizao da rotina diria, recebe-se a ficha de manipulao, onde constam todas as informaes necessrias para a manipulao do medicamento (cpsula). Separam-se os componentes da formula a serem manipulados, estes componentes so pesados em balana analtica e homogeneizados em saco plstico descartvel. Aps a pesagem a formula encaminhada para a bancada de encapsulamento, onde a formula ser encapsulada com o auxilio de um encapsulador. Depois que a formula foi encapsulada as cpsula so polidas, contadas, embaladas e conferidas, ento so encaminhadas junto a ficha de manipulao rubricada pelo manipulador e conferente para receberem os rtulos.

3.6.1. Cpsulas consideraes tcnicas A cpsula um invlucro gelatinoso, inerte (sem ao teraputica) que acondiciona no seu interior o medicamento responsvel pela atividade

farmacolgica na forma de p. A cpsula sensvel a umidade, portanto antes de manuse-las certifique-se de que as mos estejam completamente secas e limpas prevenindo assim a degradao das cpsulas e comprometimento da qualidade do medicamento. O nmero de cpsulas deve ser igual ao indicado na embalagem. Entretanto em determinadas receitas a quantidade de substncias a ser acondicionada na cpsula por dose ultrapassa a capacidade mxima de contedo da cpsula, sendo necessria a diviso da dose em mais de uma cpsula aumentando assim o nmero de cpsula. Esta informao deve ser passada ao cliente/paciente e constar no rtulo do medicamento. O medicamento produzido na forma de cpsula deve ser ingerido inteiro, no se deve partir ou dividir a cpsula, pois pode ocasionar erros de dosagem e tambm na forma com que o frmaco ser absorvido no organismo. Mtodo volumtrico para enchimento de cpsulas: A cpsula uma das formas farmacuticas orais mais difundidas em manipulao. No entanto, a prtica envolvendo cpsulas muitas vezes imprecisa, pois os mtodos geralmente para o enchimento se baseiam na capacidade em termo de peso. Este parmetro (peso) varia muito conforme a densidade do p a ser encapsulado, o que pode gerar alguns inconvenientes no caso de excipiente e numero de cpsulas a ser empregada. O mtodo volumtrico de enchimento de

10

cpsula muito mais preciso, j que a cpsula tem a capacidade constante em termo de volume. Pesar todos os componentes, lembrando das converses (diluio, fator de correo) e do nmero de cpsulas (quantidade prescrita na receita). Medir o volume em proveta (10 1000 mL). Bater a proveta na bancada (revestida com borracha) para o assentamento do p e leitura correta do volume. Uma vez obtido o volume, utilizar o grfico (nomograma), selecionando o nmero de cpsula (tamanho) que se adqe ao volume do p, bem como a adio de mais excipiente para completar o enchimento da cpsula. Clculo do Tamanho da Cpsula: necessrio completar com excipiente o volume do p a encapsular, caso este seja inferior a 80% da capacidade da cpsula. Considera-se sempre o peso e a densidade aparente dos ps das formulaes.

11

Tabela 1. Capacidade mdia das cpsulas gelatinosas duras em mg. Tamanho da cpsula 000 00 0 1 2 3 4 3.7. 1,37 0,95 0,68 0,5 0,37 0,30 0,21 822 1664 mg (750 mg) 570 1140 mg (500 mg) 408 816 mg (400 mg) 300 600 mg (350mg) 222 444 mg (250 mg) 180 360 mg (200 mg) 126 252 mg (150 mg) Volume em mL Capacidade mdia em mg 0,6 g/mL 1,2 g/mL

Cpsulas manipuladas durante o estgio 120mg para 60

Tabela 2. Ficha de manipulao de extrato de Ginkgo biloba cpsulas. Produto Extrato Ginkgo biloba Excipiente Quant. Prescrita 120,00 mg Fator correo 1,000 1,000

Quant. Prod. (g ou mL) 7,2000 1,4884 1 dose = 1 cpsula

60 cpsulas de cpsula n 3 azul claro/azul escuro Peso mdio p/ cpsula = 0,1448g

O extrato de Ginkgo biloba usado na faixa de 40 a 120mg ao dia no tratamento de distrbios psico-comportamentais da senilidade. Tabela 3. Pesagem da amostragem de 10 cpsulas de extrato de Ginkgo biloba 120mg.

Ordem
1 2 3 4 5 6 7 8

Peso (mg)
144,00 152,00 138,00 144,00 139,00 144,00 141,00 139,00

Varincia
1,700 9,700 -4,300 1,700 -3,300 1,700 -1,300 -3,300

|Varincia|
2,890 94,090 18,490 2,890 10,890 2,890 1,690 10,890

Varincia (%)
1,19 6,82 -3,02 1,19 -2,32 1,19 -0,91 -2,32 12

9 10

140,00 142,00

-2,300 -0,300

5,290 0,090

-1,62 -0,21

Total de varincia = 150,1000 A varincia em percentual at 300mg no poder exceder a mais ou menos 10%. Acima de 300mg no poder exceder mais ou menos 7,5%. Peso mdio: 142,300mg Desvio padro: 4,0838 Coeficiente de variao: 2,8698 O coeficiente de variao ter que ser menor que 6%. variao permitida. Tabela 4. Ficha de manipulao de Ranitidina 150mg para 60 cpsulas. Produto Ranitidina HCL Quant. Prescrita 150,00 mg Fator correo 1,120 Quant. Prod. (g ou mL) 10,080 1 dose = 1 cpsula
1

Peso terico:144,806mg

Nesta amostragem todas as cpsulas se apresentaram dentro da faixa de

60 cpsulas de cpsula n 3 azul claro/azul escuro Peso mdio p/ cpsula = 0,1680g

A ranitidina utilizada no tratamento de lcera duodenal (profilaxia e tratamento a curto prazo), lcera gstrica tratamento de condies de hipersecreo gstrica associada com sndrome de Zollinger-Ellison, adenoma endcrino mltiplo e mastocitose sistmica. Tabela 5. Pesagem da amostragem de 10 cpsulas de Ranitidina 150mg.

Ordem
1 2 3 4 5 6 7 8

Peso (mg)
178,00 180,00 180,00 186,00 186,00 174,00 189,00 189,00

Varincia
-4,400 -2,400 -2,400 3,600 3,600 -8,400 6,600 6,600

|Varincia|
19,360 5,760 5,760 12,960 12,960 70,560 43,560 43,560

Varincia (%)
-2,41 -1,32 -1,32 1,97 1,97 -4,61 3,62 3,62 13

9 10

184,00 178,00

1,600 -4,400

2,560 19,360

0,88 -2,41

Total de varincia = 236,4000 A varincia em percentual at 300mg no poder exceder a mais ou menos 10%. Acima de 300mg no poder exceder mais ou menos 7,5%. Peso mdio: 182,400mg Desvio padro: 5,1251 Coeficiente de variao: 2,8098 O coeficiente de variao ter que ser menor que 6%. variao permitida. 3.8. Laboratrio de semi-slidos e lquidos
1

Peso terico:168,000mg

Nesta amostragem todas as cpsulas se apresentaram dentro da faixa de

Cumpre-se a mesma rotina diria dos outros laboratrios. Recebe-se ento a ficha de manipulao, onde constam todas as informaes necessrias para a manipulao do produto. Os componentes da formula so separados e pesados em balana analtica e semi-analitica previamente calibradas. Nesta farmcia faz-se a manipulao das principais bases dermatolgicas, pois as bases disponveis no mercado tm preos elevados. Exemplos de bases dermatolgicas que so preparadas na Farmcia creme lanette, creme oil-free, creme no-inico, creme cold cream, gel de Natrosol, gel Carbopol, loo noinica, loo oil-free, loo lanette, sabonete lquido, xampu base. Estas bases so devidamente embaladas, e seus rtulos contem: nome do produto, lote e data de validade. Os princpios ativos so incorporados nas bases seguindo os procedimentos encontrados no guia de manipulao da farmcia.

14

Aps o produto pronto, ele embalado e pesado, seguindo assim com a ficha de manipulao rubricada pelo manipulador para a rotulagem. 3.8.1. Base dermatolgica manipulada no estgio Base dermatolgica Cold cream: emulso gua/ leo que apresenta propriedades hidratante, lubrificante e refrescante. Tem ao intradrmica e indicado para a pele seca. Tabela 6. Componentes da base dermatolgica Cold cream. Componentes Fase oleosa Vaselina lquida Cera de abelha Brax Fase aquosa Uniphen gua destilada Quantidade 50% 16% 0,8% 1,0% q.s.p. 100mL

Estudo Crtico: Vaselina Lquida (leo mineral): constitui basicamente a fase oleosa de diversas emulses. uma mistura de hidrocarbonetos lquidos obtidos do petrleo, oleosa, incolor e transparente. Cera de abelhas: obtida de favos das colmias e contm cerca de 72% de steres, 13,5% de cidos graxos livres e 12,5% de hidrocarbonetos. Torna-se emulsificante quando adicionada a uma substncia alcalina como o hidrxido de sdio ou borato de sdio. Tem ao emoliente. Brax (borato de sdio): tem ao anti-sptica suave, similar do cido brico, e levemente adstringente. Em produtos cosmticos utilizado como agente emulsificante para ceras. 15

Uniphen:

uma

mistura

de

agentes

conservantes:

fenoxietano,

metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno e butilparabeno. Tem ao proteoltica contra microorganismos. 3.8.2. Xampu base manipulado no estgio So produtos destinados principalmente a limpeza dos cabelos e coro cabeludo, porm podem ser acrescidos princpios ativos medicamentosos, passando a exercer a ao teraputica. Tabela7. Componentes de xampu base para cabelos normais. Componentes Cetoconazol Lauril ter sulfato de sdio 28% Dietanolamina de cido graxo de cco Cocobetana Ativos Cosmticos Cloreto de Sdio cido Ctrico 10% Essncia e Corante Metilparabeno gua Destilada Quantidade s 20% 22% 2,8% 2,8% 1a3% qs qs qs 0,1% q.s.p 100%

Nesta formulao foi incorporado o cetoconazol como principio ativo. Estudo Crtico: Cetoconazol: anti-fungo, eliminando o fungo que danifica o couro cabeludo. Lauril ter Sulafato de Sdio: tensoativo aninico com alto poder espumgeno, boa detergncia, mdia irritabilidade dos olhos e baixa agressividade aos cabelos. Geralmente associado a outros tensoativos para conferir melhor solubilidade em gua e melhor viscosidade. 16

Dietanolamina de cido graxo de coco: empregada em formulaes de xampu, sabonetes e espuma de banho, associada a agentes tensoativos aninicos ou no inicos, por sua ao estabilizadora da espuma formada, espessante, sobreengordurante, e estabilizadora das emulses O/A

(leo/gua), alm de possuir um pequeno efeito detergente prprio. Cloreto de Sdio: cristais incolores ou p cristalino branco, inodoro de sabor salino. Espessante, aumenta a viscosidade do xampu at um valor mximo a partir do qual qualquer quantidade a mais adicionada leva uma diminuio da viscosidade sem possibilidade de correo. cido Ctrico: cristais translcidos incolores ou p cristalino fino ou p granular branco, inodoro e de intenso sabor cido. Usado como corretivo de pH ideal para xampu, pois est na faixa 5,5 a 6,5. Metilparabeno: conservante antifngico.

17

6. CONCLUSO A realizao do estgio supervisionado II em farmcia de manipulao trouxe grande aprendizado em relao rotina diria de uma farmcia de manipulao. O estgio me dimensionou as dificuldades, satisfaes e responsabilidades que se tem ao ser responsvel por uma farmcia de manipulao. Acompanhei a atuao do farmacutico nas vrias reas de atuao dentro da farmcia de manipulao (administrao da farmcia, manipulao de formulaes e dispensao de medicamentos). Uma das grandes dificuldades que percebi foi a orientao ao paciente que muitas vezes tinha grande dificuldade em aceitar as recomendaes, principalmente quando apresentava uma receita com formulao duvidosa. Por fim, foi um grande aprendizado a convivncia com todos os funcionrios da farmcia, e resultou em uma grande contribuio para o meu aprendizado.

18

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1- Farmacopia brasileira. Proc. Tc. Apl. Med. IV edio 5.5, 1988.

2- BATISTUZZO, J.A., ITAYA, M., ETO, Y. Formulrio Mdico-Farmacutico, 3 ed, Pharmabooks Editora, 2006.

3- ANSEL, H. C.; POPOVICK, N. C.; ALEN Jr, L. V. Formas Farmacuticas e Sistemas de Liberao de Frmacos. 8. ed. Artmed Editora S.A, 2007.

4- FERREIRA, A. O. Boas Prticas de Manipulao Farmacotcnica Aspectos Biofarmacuticos Controle de Qualidade. ed. Revisada Juiz de Fora 2000.

19

_________________________________________________ Supervisor de Estgio: Prof. Michelle Carneiro Polli

_________________________________________________ Profissional Responsvel: Dra. Viviane. C. Cesar Estefano de Oliveira CRF-SP: 34.329

_________________________________________________ Estagiria: 20

Karina Alves Silva RA: 004200800093

21

You might also like