You are on page 1of 31

CAIXA SEPARADORA DE GUA E LEO CAJA SEPARADORA DE AGUA Y ACEITE WATER AND OIL SEPARATOR BOX ZP5000

MANUAL DE INSTRUES MANUAL DE INSTRUCCIONES INSTRUCTIONS MANUAL

CAIXA SEPARADORA DE GUA E LEO


MANUAL DE INSTRUES

PORTUGUS

Caixa Separadora de gua e leo

NDICE
PREFCIO ..................................................................................................... 5 ABREVIATURAS UTILIZADAS ............................................................... 5 SMBOLOS UTILIZADOS ...................................................................... 6 INTRODUO .............................................................................................. 7 SSAO ZEPPINI....................................................................................... 7 CSAO ZP5000 .................................................................................... 9 TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO ............................................................ 11 TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO ................................................... 11 COMPONENTES DA CSAO ZP5000 .................................................. 12 INSTALAO ................................................................................................ 14 FERRAMENTAS E MATERIAIS NECESSRIOS ..................................... 14 PROCEDIMENTO DE INSTALAO ..................................................... 14 ANCORAGEM ............................................................................................... 24 MATERIAIS NECESSRIOS................................................................... 24 PROCEDIMENTO DE EXECUO ........................................................ 24 OPERAO ................................................................................................... 27 MANUTENO ............................................................................................. 29 ANEXO ......................................................................................................... 31

Caixa Separadora de gua e leo

PREFCIO
O objetivo deste manual instruir os instaladores e operadores da Caixa Separadora de gua e leo ZP5000 sobre as melhores prticas de instalao e manuseio do equipamento. O cumprimento rigoroso das instrues, aqui presentes, garante maior durabilidade do equipamento e maior facilidade/confiabilidade em sua instalao. Lembramos que o no cumprimento de qualquer uma das instrues aqui presentes anular a garantia do produto.

ABREVIATURAS UTILIZADAS
Com o intuito de facilitar a leitura deste manual utilizamos algumas abreviaturas a saber: CSAO ZP5000 SSAO MPF MIE MCO Caixa Separadora de gua e leo ZP5000 Sistema Separador de gua e leo Mdulo Pr-Filtro Mdulo de Inspeo de Efluente Mdulo de Coleta de leo

Prefcio

SMBOLOS UTILIZADOS
Ao longo deste manual, voc ir encontrar alguns smbolos. O significado destes descrito a seguir:

DICA

Este smbolo indica que as instrues a seguir podem e iro facilitar a instalao/operao do equipamento.
ATENO

!
!

Este smbolo indica que as instrues a seguir so de extrema importncia para o bom funcionamento do equipamento. O no cumprimento destas instrues resultar em mau funcionamento do equipamento a curto ou longo prazo e pode, inclusive, culminar em contaminao.
PERIGO

Este smbolo indica que as instrues a seguir so de extrema importncia para a segurana dos envolvidos e da instalao e/ou operao.

Est com dvida? Tem algum problema, crtica ou sugesto? Se ao longo da leitura deste manual ou da instalao ou operao do equipamento voc tiver alguma dvida, sugesto ou crtica, sinta-se vontade em nos contatar! (55 11) 4393-3600 Estrada Particular Sadae Takagi, n 673, Bairro Cooperativa So Bernardo do Campo / So Paulo / Brasil CEP 09852-070 A/C Assistncia Tcnica Teremos imenso prazer em atend-lo!

Caixa Separadora de gua e leo

INTRODUO
Nos dias atuais, diversas operaes comerciais e industriais geram efluentes oleosos. Estes efluentes podem gerar contaminaes ambientais e precisam, portanto, de tratamento prvio. A CSAO ZP5000 um equipamento projetado para tratar guas oriundas desse tipo de processo antes de serem lanadas em redes de esgoto ou coletadas, conforme a legislao vigente, preservando assim o meio ambiente. Este equipamento capaz de separar produtos oleosos livres de guas servidas proporcionando a sada dos efluentes com concentrao de at 20 mg/l de leos e graxas. Cada CSAO ZP5000 pode tratar at 5000 litros de gua por hora.

SSAO ZEPPINI
Embora este manual trate apenas da CSAO ZP5000, importante compreender que ela parte de um sistema maior denominado Sistema de Separao de gua e leo Zeppini (SSAO). Quanto mais completo for o sistema, maior ser sua eficincia. O sistema separador de gua e leo Zeppini, composto dos seguintes equipamentos: Coletores de Afluentes, Caixa de Inspeo com Filtro, Mdulo Pr-Filtro (MPF), CSAO ZP5000, Mdulo de Inspeo de Efluentes (MIE) e Mdulo de Coleta de leo (MCO). As guas servidas so, nas operaes de pista, captadas pelos Coletores de Afluentes (Canaletas de Pista) e aps passarem pela caixa de inspeo com Filtro (onde ficam contidos detritos como folhas e sacos plsticos), so lanadas no mdulo Pr-Filtro para a remoo de sedimentos slidos como terra e areia. Depois disso, so lanadas na CSAO ZP5000 que ir separar a gua e o leo. O leo direcionado para o MCO e a gua tratada passa pelo MIE para possvel coleta para anlise dos efluentes e segue para a rede de esgoto ou coletada conforme a legislao vigente.

Introduo

Para o bom funcionamento do sistema necessrio dimensionar corretamente a vazo das guas servidas e garantir a no emulsificao (uso indevido de detergentes com altas concentraes, solventes, etc.) e turbilhonamento (purgas de vasos de presso, etc.) do fluxo das guas servidas. Em estabelecimentos comerciais e industriais que possuem reas de abastecimento e de lavagem de veculos ou peas, recomenda-se possuir no mnimo uma CSAO independente para cada rea.
MPF CSAO MIE MCO

Sistema de Separao de gua e leo (SSAO) - Zeppini

Os efluentes tratados da CSAO devem ser freqentemente monitorados. importante prever na instalao do sistema um ponto de coleta dos efluentes a fim de facilitar este controle.

Caixa Separadora de gua e leo

CSAO ZP5000
A CSAO composta de dois estgios de separao, a saber. Ao chegar CSAO, a gua contaminada conduzida ao primeiro compartimento (primeiro estgio). Neste compartimento existe um defletor que tem a funo de causar a primeira separao entre a gua e os leos mais livres e tambm retm os slidos minerais mais pesados (areia, pedras). Alm disso, o defletor direciona o fluxo da gua uniformemente para os elementos coalescentes. O segundo estgio consiste em submeter o fluxo a um regime de escoamento controlado atravs dos elementos coalescentes, onde as pequenas gotas de leo se agrupam (fenmeno da coalescncia) e vo para a superfcie da gua, formando um filme oleoso. Aps esta fase, o filme oleoso coletado manualmente por um sistema de tubulao interna (Skimmers) por onde segue at o MCO para posterior descarte conforme a legislao vigente. A gua tratada, por sua vez, segue pela tubulao de sada de efluentes de 4 existente na CSAO.

MDULO PR-FILTRO
Entrada de gua Servida (Bruta)

CSAO ZP5000
Pelcula de leo

MDULO DE COLETA DO LEO


Sada da gua Separada do leo

Sada do leo

1 ESTGIO (Passagem pela Camara de Sedimentao)

Defletor

Elemento Coalescente

2 ESTGIO (Passagem pela Caixa Coalescente)

Introduo

IMPORTANTE
1 Este sistema visa separar as guas servidas dos leos livres. Pores de leo quimicamente emulsionadas na gua no sero separadas por este sistema. Os efluentes a serem tratados no devem conter altas concentraes de detergentes e solventes.

2. A gua preferencialmente deve chegar ao SSAO atravs de gravidade. Bombear o efluente para a entrada do SSAO pode diminuir a eficincia do sistema, pois o bombeamento causar uma maior mistura entre gua e leo.

10

Caixa Separadora de gua e leo

TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO
O armazenamento correto da CSAO ZP5000 extremamente importante para garantir a integridade do equipamento. Para armazenar este produto, cumpra rigorosamente as instrues a seguir:

Armazene a CSAO ZP5000 cuidadosamente, preservando-a de choques, objetos pontiagudos e flexo. Proteja a CSAO ZP5000 dos raios ultravioleta (UV) mantendo-a armazenada em local protegido at o momento da sua instalao. No coloque objetos pesados sobre a CSAO Zp5000. No remova o filme protetor da CSAO ZP5000 at o momento da sua instalao. Transporte a CSAO ZP5000 em veculos adequados e protegida de objetos pontiagudos que possam danific-la. Ao carregar a CSAO ZP5000, cuide para que no se movimente durante o transporte. Se for necessrio, amarre-a, porm de forma que no sofra deformaes. Ao transportar a CSAO ZP5000 manualmente ou com o auxlio de mquinas, evite impactos que possam vir a comprometer suas estruturas.

Caso seja necessrio o empilhamento de CSAO ZP 5000, faa-o com cuidado. Equipamentos mal empilhados podem deslizar e causar acidentes pessoais ou danos ao produto.

11

Transporte e Armazenamento

COMPONENTES DA CSAO ZP5000

6 2 1

Conexes da Linha Coletora de leo ................................ Conexo da Linha de Sada de Efluente de 4................ Elemento Coalescente ...................................................... Tampa da Carcaa ............................................................ Conjunto de Skimmers de 1 ......................................... Conexo da Linha de Entrada de Afluente de 4 .......... Carcaa .............................................................................

1 cj. 1 cj. 3 ps. 2 ps. 2 ps. 1 cj. 1 p.

12

Caixa Separadora de gua e leo

8 7
6

5 4 3 2 1

Detalhamento das Conexes da Linha Coletora de leo Flange Fixo ......................................................................... Anel de Vedao ................................................................. Flange (porca) .................................................................... Adaptador rosca .............................................................. 1 p. 1 p. 1 p. 1 p.

Detalhamento das Conexes da Linha de Entrada de Afluentes e Sada de Efluentes Flange de Vedao de 4 ................................................ Anel de Vedao de 4 .................................................... Porca de Aperto de 4 ..................................................... Cotovelo de 4 ................................................................. Tubo Prolongador de 4 ................................................... 1 p. 1 p. 1 p. 1 p. 1 p

No ato do recebimento verifique se todos os materiais foram enviados na quantidade correta e se no apresentam danos ou defeitos. Rejeite materiais entregues fora da especificao do fabricante!
13

Instalao

INSTALAO
FERRAMENTAS E MATERIAIS NECESSRIOS
Para instalar a CSAO ZP5000 necessrio, no mnimo, a utilizao das seguintes ferramentas e materiais conforme descrito abaixo: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Arco de serra Serra para material plstico (PVC) Cola para tubos plsticos (PVC) Lixa para plsticos (PVC) P Enxada Areia mdia (de acordo com a abertura da cava) Pedra tipo 1

PROCEDIMENTO DE INSTALAO
A instalao da CSAO ZP5000 divide-se em 5 etapas principais, a saber: 1 2 3 4 5 Etapa Etapa Etapa Etapa Etapa Preparao da Cava Posicionamento da Carcaa da CSAO Aterramento/ Preenchimento da Cava Instalao das Tubulaes Pr -Operao

Observe os procedimentos e alertas de segurana descritos ao longo das instrues de instalao.

14

Caixa Separadora de gua e leo

1 Etapa Preparao da Cava


Passo 1 Prepare uma cava com formato retangular e dimenses tais que as distncias entre cada uma das paredes das laterais da caixa e as paredes da cava sejam de no mnimo 0,30 m.

15

Instalao

Passo 2 A profundidade da cava deve ser tal que, aps a adio de um leito de areia de 0,20 m (conforme descrito no passo 4), a tampa superior da caixa deve ficar a uma distncia de 0,30 m a 0,70 m do piso acabado para possibilitar sua operao e manuteno. Para o ajuste da profundidade da cava deve ser considerado um caimento entre as canaletas das guas servidas e a entrada da caixa de no mnimo 2% em relao distncia das mesmas (L), conforme a figura abaixo. Em situaes onde esta dimenso no possa ser respeitada, favor contatar o fabricante.

L 2% x L

Recomenda-se a instalao da CSAO ZP5000 em local de fcil acesso para operao e manuteno e prximo sada para a rede esgoto ou local de coleta.

Durante a preparao da cava e enquanto ela permanecer aberta, isole-a com cones e fita zebrada para evitar a queda de pessoas e veculos.

16

Caixa Separadora de gua e leo

Passo 3 Remova a terra retirada do local para uma rea distante da cava.

importante utilizar material adequado para o preenchimento da cava ao redor da CSAO ZP5000. O solo local deve ser descartado e no utilizado para esta finalidade.

Passo 4 No fundo da cava crie um bero de areia grossa de 0,20 m de profundidade para a deposio da CSAO ZP5000, considerando um preenchimento extra de areia na concavidade existente entre os dois estgios da caixa. Compacte-o hidraulicamente (a profundidade de 0,20 m deve ser a medida final do bero, aps compactao). Para sua referncia, veja a figura abaixo.

1 Camada de Areia

Este espao dever ser preenchido completamente.

Em casos onde a CSAO for instalada nas seguintes condies: sarcfago de alvenaria no estanque, ausncia de pista sobre a caixa ou o lenol fretico alto, siga os procedimentos de ancoragem antes de prosseguir com instalao conforme instrues do captuloANCORAGEM,pgina 24.

17

Instalao

2 Etapa Posicionamento da Carcaa


Passo 1 Posicione a CSAO ZP5000 de forma a manter uma distncia lateral uniforme e mnima de 0,3 m.

A carcaa da caixa deve estar sempre nivelada. Inclinaes para qualquer extremidade causaro mau funcionamento do sistema.

18

Caixa Separadora de gua e leo

3 Etapa Aterramento/ Preenchimento da Cava

Observe atentamente as prescries deste manual sobre aterramento/preenchimento da cava para que a estrutura da CSAO ZP5000 no seja comprometida.

Passo 1 Coloque gua limpa no interior da CSAO at uma altura de 0,3 m. Passo 2 Faa uma camada de 0,2 m de areia mdia distribuda uniformemente no entorno da caixa. Passo 3 Compacte hidraulicamente a camada de areia colocada no Passo 2. Passo 4 Repita os Passos 1, 2 e 3 seqencialmente at atingir o nvel das conexes de entrada e sada da CSAO. Passo 5 Instale as tubulaes conforme a 4 Etapa e posteriormente finalize o processo de aterramento/preenchimento da cava at o recobrimento total das tubulaes. Passo 6 Aps a ltima camada de areia, para um melhor acabamento, coloque uma camada de pedra tipo 1 ao redor da CSAO at o nvel da tampa de acesso.

No compacte o aterro da cava mecanicamente. Isto pode danificar o CSAO ZP5000.

19

Instalao

PedraTipo 1 6 Camada de Areia 5 Camada de Areia 4 Camada de Areia 3 Camada de Areia 2 Camada de Areia 1 Camada de Areia

Este espao dever ser preenchido completamente quando da 1 camada de areia.

Caso a altura entre as tampas da CSAO e as tampas da cmara de calada for superior altura da saia da cmara de calada, confeccione no permetro da cava, uma parede em alvenaria para o fechamento deste espao, sendo que a altura desta alvenaria ser varivel de acordo com a profundidade da instalao da CSAO.

20

Caixa Separadora de gua e leo

A CSAO deve ser instalada sob uma cmara de calada uma vez que este equipamento no projetado para suportar nenhum tipo de trfego. O equipamento no pode ficar exposto aos raios solares por longo tempo, com o risco do comprometimento da resistncia do material utilizado para sua fabricao, podendo ainda, ser danificado durante a sua instalao ou operao. Caso o processo de compactao no seja seguido (3 Etapa), existe o risco de colapsamento ou rachadura da CSAO ZP5000. No recomendado o uso de compactadores mecnicos, devido o risco de causar danos CSAO. Aps o trmino da fase de instalao, faa uma limpeza geral de todo o sistema retirando qualquer detrito ps-obra.

21

Instalao

4 Etapa Instalao dasTubulaes


Passo 1 Lixe e limpe as extremidades dos tubos de PVC que sero conectados CSAO de forma a retirar toda a sujeira e oleosidade existente. Para proporcionar uma conexo eficaz, aplique uma camada uniforme de cola para tubo plstico na extremidade das tubulaes. Passo 2 Na conexo de entrada de afluentes da CSAO, conecte o tubo de PVC de 4 oriundo do MPF, seguindo as instrues de conexo descritas no Passo1. Passo 3 Na conexo de sada de efluentes da CSAO, conecte o tubo de PVC de 4, sendo que a outra extremidade do tubo dever ser conectada ao MIE e posteriormente dever seguir para rede de esgoto ou coleta, seguindo as instrues de conexo descritas no Passo1. Passo 4 Na conexo de sada de leo da CSAO, conecte o tubo de PVC de 1, sendo que a outra extremidade do tubo dever ser conectada ao MCO, seguindo as instrues de conexo descritas no Passo 1.

22

Caixa Separadora de gua e leo

5 Etapa Pr-Operao
Passo 1 Faa uma limpeza geral de todo o sistema retirando qualquer detrito aps o trmino da instalao completa do SSAO. Passo 2 Preencha a CSAO com gua limpa. Passo 3 Levante os (Skimmers) a 90 em relao conexo de sada de leo e mantenha-os nesta posio at a operao de drenagem.

Passo 4 Libere o fluxo de guas servidas para inicio do funcionamento do SSAO.

ADVERTNCIAS Defeitos causados ao equipamento por erros de instalao no so cobertos pela garantia do produto. Se for constatada alguma anormalidade no equipamento, contate a Zeppini antes da instalao do produto.

23

Ancoragem

ANCORAGEM
O Procedimento de ancoragem da CSAO utilizado quando o equipamento for instalado dentro de sarcfago de alvenaria no estanque, no houver pista sobre o equipamento ou quando for instalado em locais que possuam lenol fretico elevado, a fim de garantir a estabilidade do equipamento no solo.

MATERIAIS NECESSRIOS
Para realizar a ancoragem da CSAO ZP5000 necessria, no mnimo, a utilizao dos seguintes materiais conforme descrito abaixo: 1. 2. 3. 4. Concreto - 0,12 m. 6 moldes para fabricao das ncoras (baldes ou latas de 12 litros) 6 pedaos de 20 cm de vergalho Corrente inscrita em tubo circular de polietileno de 1 ou cinta de polister de largura apropriada com ganchos nas extremidades.

PROCEDIMENTO DE EXECUO
A instalao da CSAO ZP5000 ancorada se divide em 2 etapas principais, a saber: 1 Etapa Preparao da ncora 2 Etapa Instalao do sistema ancorado

24

Caixa Separadora de gua e leo

1 Etapa Preparao da ncora


Passo 1 Dobre os pedaos de vergalho em formato de mega ?. Passo 2 Preencha os moldes de 12 litros com concreto Passo 3 Insira os vergalhes dobrados na parte superior dos moldes com concreto ainda fresco a fim de formar os ganchos das ncoras onde ser fixada a cinta. Passo 4 Aguarde a cura do concreto.

2 Etapa Instalao do sistema ancorado


Considere que os passos a seguir devem ser efetuados aps a Etapa1 dos Procedimentos de Instalao, Captulo INSTALAO na pgina 15. Passo 1 Aumente a profundidade da cava em 0,3 m na poro lateral entre a parede da cava e a caixa conforme figura na pgina 26. Passo 2 Posicione as ncoras no fundo da cava de forma a alinhar os ganchos de fixao para acoplamento da cinta de polister. Passo 3 Cubra as ncoras com areia e realize a compactao, deixando os ganchos mostra. Passo 4 Siga a Etapa 2, Captulo INSTALAO na pgina 18. Passo 5 Fixe as cintas aos ganchos das ncoras pelas extremidades.

25

Ancoragem

Passo 6 Tencione as cintas atravs dos esticadores nos ganchos, dois a dois, conforme figura a baixo.

Passo 7 Continue a instalao a partir da Etapa 3, Captulo INSTALAO na pgina 19.

26

Caixa Separadora de gua e leo

OPERAO
A operao da CSAO ZP5000 resume-se na remoo do leo separado, que deve ser feita de acordo com a seqncia: Passo 1 Posicione o coletor de leo (skimmer) existente no primeiro estgio a cerca de 1,0 a 2,0 cm abaixo do nvel dgua. Passo 2 Abra parcialmente o registro existente na tubulao de coleta de leo conduzindo o leo para o recipiente coletor. Passo 3 Feche o registro existente na tubulao de coleta de leo assim que observar o incio de sada de gua. Passo 4 Retorne o coletor de leo do primeiro estgio sua posio original. Passo 5 Posicione o coletor de leo (skimmer) do segundo estgio a cerca de 1,0 a 2,0 cm abaixo do nvel dgua. Passo 6 Abra parcialmente o registro existente na tubulao de coleta de leo conduzindo o leo para o recipiente coletor. Passo 7 Feche o registro existente na tubulao de coleta de leo assim que observar o incio de sada de gua. Passo 8 Remova o leo contido no MCO atravs de bomba de suco e descarte-o mesmo conforme a legislao vigente.

27

Operao

Para evitar entrada de gua no MCO, ao trmino de cada processo, mantenha os skimmers a 90 em relao conexo de sada de leo da CSAO - ZP5000 at a prxima operao de coleta. Mantenha as tampas da CSAO sempre encaixadas carcaa, evitando que guas provenientes da pista invadam o interior da caixa causando transbordamento e possvel contaminao do solo.

A freqncia da operao da CSAO para a remoo do leo separado ser definida de acordo com a quantidade de leo gerado pelo estabelecimento. Recomendamos que, no incio, o nvel da gua seja observado diariamente, ou ainda a cada lavagem de pista. A remoo do leo poder ser feita durante a operao normal da CSAO ZP5000.

28

Caixa Separadora de gua e leo

MANUTENO
A manuteno da CSAO ZP5000 consiste na limpeza dos componentes internos do equipamento seguindo a seguinte seqncia. Passo 1 Bloqueie o fluxo de gua servida na entrada da CSAO. Passo 2 Remova os lquidos e resduos contidos no interior da caixa e armazene-os em recipientes estanques apropriados. Passo 3 Identifique a posio dos elementos coalescentes na caixa para que, aps a manuteno, esta posio seja mantida. Passo 4 Remova os elementos coalescentes puxando-os pelas alas. Passo 5 Remova e descarte os slidos minerais (areia e pedra) acumulados no interior da CSAO conforme a legislao vigente. Passo 6 Lave os elementos coalescentes com jato de gua em local que posteriormente contribua para a CSAO. Passo 7 Recoloque os elementos coalescentes na CSAO nas posies identificadas anteriormente, conforme o Passo 3, utilizando as alas. Passo 8 Encha a CSAO com gua limpa at o nvel operacional (no nvel da conexo de sada de efluentes). Passo 9 Retorne o fluxo das guas servidas para a CSAO Passo 10 Atravs das canaletas de coleta, retorne cuidadosamente os lquidos e resduos armazenados anteriormente no Passo 2.

29

Manuteno

A freqncia de manuteno da CSAO ZP5000 ser definida de acordo com a quantidade de resduos recebidos pelo sistema SSAO, recomendamos que esta operao seja realizada inicialmente no mnimo a cada 2 meses. A manuteno da CSAO ZP5000 dever ser realizada em perodo que no haja contribuio das guas servidas

Nunca efetue a limpeza dos elementos coalescentes fora da rea de contribuio da CSAO. Os lquidos e resduos provenientes da limpeza da CSAO devero ser acondicionados em recipientes apropriados para posterior descarte conforme a legislao vigente.

30

Caixa Separadora de gua e leo

ANEXO

31

ZEPPINI INDUSTRIAL E COMERCIAL S.A. Estrada Particular Sadae Takagi, n 673, Bairro Cooperativa So Bernardo do Campo / So Paulo / Brasil CEP 09852.070

You might also like