You are on page 1of 22

CRTICA

CAIO N. DE TOLEDO* Disso eles no sabem, mas o fazem.


Por ocasio do 40o Aniversrio do movimento poltico-militar que derrubou o governo constitucional de Joo Goulart (1961-1964), a maioria das universidades pblicas1 e algumas faculdades privadas, entidades culturais, rgos pblicos, sindicatos de trabalhadores e os meios de comunicao promoveram palestras, seminrios, mesas-redondas, entrevistas, depoimentos, exposies iconogrficas sobre este crucial momento da recente histria poltica brasileira; novos livros e algumas reedies sobre esse perodo tambm foram publicados2.

Professor colaborador voluntrio, IFCH, Unicamp. Dez anos atrs, raros foram os debates em torno dos 30 anos do golpe. Em funo de seus resultados, objetivados em livros, dois eventos podem ser mencionados: um realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sete mesas-redondas, exposio iconogrfica, atividades artsticas; o segundo, realizado na cidade do Rio de Janeiro. Em 1997, a Editora da Unicamp publicou o livro C.N. de Toledo (Org.), 1964: vises crticas do golpe. Democracia e reformas no populismo que reuniu os principais trabalhos apresentados durante os cinco dias de evento. Em 1995, publicou-se Eduardo Raposo (Org.), 1964 30 anos depois, Editora Agir, RJ, coletnea de textos debatidos no Seminrio realizado em fins de maro de 1994, na PUC-RJ e no Cine Clube Estao Botafogo.

Por constituir um amplo balano e avaliao dos estudos sobre o golpe de 1964, deve ser destacado o livro do historiador Carlos Fico, Alm do golpe. Verses e controvrsias sobre 1964 e a ditadura militar, Rio de Janeiro, Ed. Record, 2004. De forma didtica, o autor discute as principais interpretaes sobre o golpe e o regime militar. Na ltima parte desse trabalho, o leitor tem acesso a vrios documentos relevantes (discursos, manifestos, projetos, leis, atos institucionais etc.) para o conhecimento da recente histria poltica brasileira.
CRTICA MARXISTA 27

crtica19.p65

27

04/07/06, 11:57

)RTIGOS

1964: Golpismo e democracia. As falcias do revisionismo

m arx ista

Ressalte-se que foram os jornais e as revistas semanais que mais espao dedicaram ao debate em torno dos 40 anos do Golpe de Estado. Reportagens sobre os idos de abril de 1964, editoriais, artigos e entrevistas com estudiosos (acadmicos ou no), depoimentos de ex-protagonistas (civis e militares) publicados em edies regulares e em extensos cadernos especiais contriburam para a discusso acerca das razes e circunstncias do golpe; igualmente constituram-se em elucidativos materiais para um exame crtico do regime militar que vigorou no pas durante mais de 20 anos. Numa primeira aproximao, possvel afirmar que duas posturas ou posies ideolgicas pelas novidades de suas formulaes se evidenciaram nesse debate. De um lado, a de setores militares e, de outro, a de alguns acadmicos de orientao progressista ou de esquerda. O propsito deste artigo3 o de comentar as confluncias e os conflitos entre as interpretaes sobre o golpe de 1964 formuladas por estes protagonistas. Concebendo o terreno ideolgico como o espao em que se verifica um extenso trnsito de representaes, smbolos, imagens, valores etc., buscamos aqui examinar as oposies, as negaes e as apropriaes entre os significados que intelectuais progressistas e setores militares conferiram discusso sobre abril de 1964. Uma derrota ideolgica dos setores conservadores Na Ordem do Dia emitida pelo Comandante do Exrcito, general Francisco Roberto de Albuquerque lida nos quartis de todo o pas na manh de 31 de maro , a expresso Revoluo de 1964 a grande ausente em todo o texto4. Ao contrrio de ocasies semelhantes, nesta nota no se exaltou a atuao das Foras Armadas brasileiras que, em abril de 1964, intervieram no processo poltico a fim de salvar o pas da subverso e anarquia polticas, do caos econmico e do totalitarismo ateu e comunista que vicejavam e ameaavam a democracia nos chamados tempos do populismo. De forma sbria e sem nenhuma eloqncia, a Ordem do Dia, dirigida aos jovens soldados do Exrcito, alude vagamente aos difceis momentos vividos pelo pas em 31 de maro de 1964. Nela, os costumeiros inimigos ou adversrios da Ptria deixavam de ser nomeados, cedendo espao ao reconhecimento de que sem ressentimentos de qualquer natu3

O colega de editoria, Armando Boito Jr., incentivou-me a escrever este texto. Dispensvel dizer que as incorrees e os equvocos de interpretao so de minha inteira responsabilidade. 4 O singelo ttulo da Ordem do Dia 31 de maro, Informex, no 11, de 25 maro de 2004. In: www.exercito.org.br. Como epgrafe, o verso da cano do soldado: A paz queremos com fervor. A guerra s nos causa dor.
28 1964: GOLPISMO E DEMOCRACIA.

crtica19.p65

28

04/07/06, 11:57

reza vivemos hoje numa sociedade cujos filhos no esto divididos pelas paixes ideolgicas e no esto expostos s inquietaes do passado. Pacificados os espritos e superadas as divises fratricidas, a Revoluo de 1964 seria uma pgina virada. Nas palavras do Comandante: Veja o 31 de maro de 64 como uma pgina de nossa histria, com o corao livre de ressentimentos5. Assim, nesta nova verso do 31 de maro, nenhuma comemorao haveria de ser feita. Caberia, sim, expressar aos cus a gratido do pas ter alcanado a modernidade que se identificaria com a emergncia da Repblica democrtica: Abenoado por Deus, voc (jovem soldado, CNT) chegou aos tempos modernos. Chegou a uma Repblica independente e livre, em contnuo aperfeioamento, no caminho democrtico6. Se, hoje, os 40 anos no devem ser festejados, cabe, porm, reiterar valores permanentes e sagrados para a Instituio: Reverencie, nesta data, a disciplina e a ordem. Certamente, nem todos os militares aceitam a quebra de uma tradio que vinha sendo firmada nestes ltimos 40 anos. Muitos ainda discordam que esta data que representaria um momento decisivo de nossa nacionalidade deixe de ser exaltada. Assim, na pgina oficial do Exrcito brasileiro, dois oficiais defendem opinies que contrariam a serena alocuo do Comandante. Retomando o
5

Numa direo semelhante, o Ministro da Defesa, Jos Viegas Filho, publicou um artigo no dia 31 de maro de 2004. Em Foras Armadas e plenitude democrtica (Folha de S. Paulo, p. 3) em nenhum momento se menciona a ao vitoriosa em abril de 1964. O tema central do texto a valorizao da democracia; no mesmo esprito evocado pelo Comandante do Exrcito, apela-se para a compreenso e entendimento nacionais. Nos dois textos, tambm uma significativa palavra em comum: ressentimento. Pede-se a fim de se alcanar um pas mais justo que no se faam sangrar feridas do passado. Deixar de lado ressentimentos, no texto do Ministro da Defesa significa, muito concretamente, obstar as investigaes sobre os mortos e desaparecidos durante a ditadura militar. Esta parece ser a clusula ptrea imposta pelas Foras Armadas que, at o presente, o governo Lula da Silva aceita sem nenhum questionamento. Trs anos atrs, por ocasio do 31 de maro de 2001, numa nota intitulada A histria que no se apaga nem se reescreve, publicada no stio do Exrcito, o estilo e a retrica eram outros: No incio de 1964 () agitadores infiltrados nas instituies legais realizavam um trabalho destrutivo das estruturas. Buscavam substituir as Foras Armadas por milcias. Disseminavam a anarquia. Virtudes, autoridade legal e conscincia nacional claudicantes. Foi preciso coragem para defend-las e preserv-las (...) Vitoriosa, a Revoluo de 1964 nos assegurou perspectivas mais ntidas de convivncia e a tolerncia com limites. Ela nos passa a silente mensagem de que, a qualquer tempo, atentos e preparados, estaremos prontos para a defesa da democracia. Assim, passados 37 anos, durante o segundo mandato de FHC cujo governo alardeou ter contribudo para a consolidao da democracia no pas , a elite militar fazia questo de reiterar seu compromisso com a defesa da democracia. Sempre alertas, as Foras Armadas, se as circunstncias exigissem, novamente pegariam em armas.
CRTICA MARXISTA 29
6

crtica19.p65

29

04/07/06, 11:57

esprito e o nimo prevalecente em anos anteriores, as armas aqui no esto ensarilhadas: as palavras dos oficiais so candentes, duras e ameaadoras. Contra aqueles que desejam amesquinhar o mais alto propsito da interveno militar o restabelecimento da democracia plena no pas consideram ainda que imperioso ressaltar a importncia do Movimento Revolucionrio de 31 de Maro de 19647. Pode-se observar que a opinio dos oficiais tambm foi endossada por vezes, de forma menos contundente ou maniquesta por outros militares e civis, em artigos, depoimentos e cartas do leitor, publicados em jornais de circulao nacional e regional. Foge aos propsitos imediatos deste texto proceder a uma avaliao em profundidade das mudanas/permanncias ideolgicas no pensamento das cpulas da atual burocracia militar brasileira. Em que medida nelas existiria hoje um forte e consolidado compromisso com os valores democrticos? Ou, nelas predominariam uma latente resistncia em aceitar iniciativas polticas das classes populares que questionam as limitadas e restritas instituies vigentes na democracia liberal representativa? Certamente, so questes ainda hoje difceis de receberem respostas conclusivas. Levando em conta a problemtica histrica e particular que aqui abordamos, uma indagao tambm se imporia: teriam as elites militares brasileiras se convencido de que a ditadura militar constituiu uma experincia que no mais deveria se repetir em nossa histria poltica e social? O equilbrio e a moderao expressos na Ordem do Dia do Comandante do Exrcito seriam sentimentos e convices dominantes no seio de nossas Foras Armadas? Embora se esclarea na mensagem que o movimento de 31 de maro uma pgina virada de nossa histria a ponto de no ter sido oficialmente comemorado , seria uma concluso apressada, temerria e desmesurada acreditar que o conjunto da Corporao militar hoje renegue a Revoluo de 1964. Esta eventual autocrtica apenas aconteceria como resultado de uma eventual radicalizao da democracia poltica no pas.

Fica cada dia mais claro que, naquela data, a nao brasileira escolheu a avenida certa da histria, dizendo definitivamente no proposta sociomarxista, verdadeira inspiradora e orientadora das reformas de base que, naquela oportunidade, as foras do populismo e do anarcossindicalismo, dominantes no governo Goulart, pretendiam impor ao pas. Queriam impor nao, via intimidao do parlamento, presso das massas sindicalizadas e dissociao das Foras Armadas, um tipo de Estado que a nao no pedia nem queria; ao contrrio, repudiava, isto , o Estado marxista da ditadura do proletariado. Revoluo de 1964, artigo originalmente publicado em Correio Braziliense de 29/03/ 2004. Fonte: www.exercito.org.br

30 1964: GOLPISMO E DEMOCRACIA.

crtica19.p65

30

04/07/06, 11:57

Enquanto este dia no chega, no se pode, contudo, deixar de reconhecer que o pensamento progressista e democrtico no Brasil conseguiu impor uma derrota aos vencedores de abril de 1964. No terreno das idias, os golpistas foram derrotados. Um exemplo desta derrota no plano ideolgico talvez possa ser sintetizado pela resoluo de uma questo de ordem simblica: Golpe ou Revoluo? Por ocasio dos 40 anos, o conjunto da grande imprensa brasileira que na sua extensa maioria apoiou a derrubada de Goulart e teve um comportamento ambguo e complacente face ditadura militar no deixou de empregar a noo adequada para designar abril de 1964: golpe de Estado ou golpe poltico-militar8. Assim, a prestigiosa designao de Revoluo de 1964, cunhada pelos protagonistas do regime militar, vai gradativamente encerrando sua (inglria) carreira ideolgica9. Por outro lado, na literatura poltica e historiogrfica sobre 1964, destacamse, como obras relevantes do ponto de vista cientfico e intelectual, apenas aquelas que tm um claro e ineludvel sentido crtico. Ao contrrio dos textos apologticos ou comemorativos, somente os trabalhos (livros e revistas) que questionam abertamente o golpe poltico-militar e a ditadura militar tm sido bem-sucedidos editorialmente. No ainda restrito mercado editorial brasileiro, so as obras de orientao crtica ou progressista que tm alcanado um pblico leitor mais significativo. Assim, logo aps o golpe, foram os livros e revistas da editora Civilizao Brasileira graas ao arrojo e coragem intelectuais de nio Silveira que alcanavam reedies e sucesso de venda, no os panfletos e livros largamente financiados por empresrios e pela Embaixada norte-americana. Lembremo-nos, por exemplo, da experincia vitoriosa da Revista Civilizao Brasileira e da enorme repercusso editorial de O Ato e o Fato, de C. Heitor Cony (recentemente reeditado). Posteriormente, so, entre outros, os livros de Moniz Bandeira (O governo Joo
8

A este respeito, exemplar que O Estado de S. Paulo e O Globo jornais que melhor representam o conservadorismo civil e que conspiraram abertamente contra Goulart , abriram extenso espao a opinies crticas ao Golpe civil-militar. 9 Num momento de lucidez, o ex-ditador E. Geisel afirmou: O que houve em 1964 no foi uma Revoluo (apud Elio Gaspari, A ditadura envergonhada, Cia.das Letras, So Paulo, p. 138). Hoje, diante das dificuldades em sustentar a pertinncia da noo de Revoluo, os idelogos civis e militares contra-atacam. Para eles, em 1964 houve um contra-golpe ou um golpe preventivo. o que afirmam o militar-escritor Jarbas Passarinho e o militar-politlogo Meira Mattos, respectivamente, em O contra-golpe de 1964, O Globo, 30/03/2004 e O 31 de maro de 1964, Folha de S. Paulo, 31/03/2004. Por sua vez, o jornalista Ruy Mesquita, da famlia proprietria de O Estado de S. Paulo, afirma: (1964, CNT) na realidade no foi uma revoluo, foi uma contra-revoluo; no foi um golpe, foi um contragolpe. Caderno especial 40 anos esta noite, O Estado de S. Paulo, 31 de maro, 2004.
CRTICA MARXISTA 31

crtica19.p65

31

04/07/06, 11:57

Goulart. As lutas sociais no Brasil 1961-1964), de Ren Dreifuss (1964: a conquista do Estado), de Jacob Gorender (Combate nas trevas), da Arquidiocese de So Paulo (Brasil: nunca mais) e as obras de Elio Gaspari (quatro livros publicados que levam no ttulo a palavra ditadura) que contribuem para moldar e construir a cultura poltica brasileira sobre 196410. Em contrapartida, os relatos legitimadores e racionalizadores da atuao dos militares e civis em 1964 no so obras bem-sucedidas do ponto de vista intelectual e editorial. Entre elas esto os livros do gen. Meira Mattos (Castelo Branco e a Revoluo), do gen. Poppe de Figueiredo (A Revoluo de 1964), de Jayme Portella (A revoluo e o governo Costa e Silva), do ex-ministro Armando Falco (Tudo a declarar), os freqentes artigos do cel. Jarbas Passarinho etc. Apenas estudiosos, em funo de seus objetos de pesquisa, tm por estas obras algum interesse documental. Esta evidente derrota no plano ideolgico11 no deixa de ser deplorada pela elite militar brasileira. Alguns militares tm-se valido da expresso traio para manifestar o sentimento de frustrao diante da injustia que teriam sofrido;
10

Sobre a obra de Elio Gaspari, acolhida de forma entusiasmada pela mdia brasileira, talvez uma de suas maiores virtudes resida no seu inequvoco esclarecimento sobre a prtica sistemtica da tortura durante todo o regime militar. A expresso ditadura, em todos os ttulos, contraria, assim, uma tendncia acadmica que prefere a ambgua e imprecisa denominao de regime autoritrio para caracterizar os governos militares. No livro de Fico, acima mencionado, uma observao sobre A ditadura escancarada deve ser sublinhada: Prevalece uma leitura militarista, sendo o golpe reduzido aos episdios da conspirao e da ao militares. Surpreende tambm que no haja nenhum dilogo com as leituras que privilegiam outros agentes como os empresrios ou o sistema poltico. intrigante a ausncia das revelaes de Dreifuss, p. 56, op. cit. Talvez uma decisiva comprovao dessa derrota esteja no atual comportamento editorial da Rede Globo de Televiso, o mais eficiente aparelho ideolgico do regime militar e, ainda hoje, o mais importante veculo de comunicao do pas. Embora seu jornalismo como o do conjunto da grande imprensa brasileira nunca designe os ex-presidentes de ditadores, o perodo militar no mais louvado em suas reportagens histricas. Digno de meno so as telenovelas e as minissries da Rede. Quando tratam do perodo militar, estas produes, invariavelmente so crticas da represso militar. A minissrie Anos rebeldes, exibida em 1992, chegou a exaltar a ao herica dos estudantes, de lideranas polticas e de intelectuais que, nos chamados anos de chumbo, lutaram pela redemocratizao do pas. Nessa ocasio, o lder do governo Collor, o senador conservador Jorge Bornhausen (PFL), contrariado, afirmou: Roberto Marinho acaba de dar um tiro no prprio p. Foi uma metfora, pois a Rede Globo no deixou de tirar proveitos materiais e simblicos com o grande sucesso de pblico alcanado pela minissrie. Na fico literria, na msica e no cinema tambm so as obras crticas ao regime militar que so bem-sucedidas. Em algum plano da criao artstica ou cultural, existiria alguma obra, de comprovado valor, que apie o regime militar?
11

32 1964: GOLPISMO E DEMOCRACIA.

crtica19.p65

32

04/07/06, 11:57

afinal, acreditam, as Foras Armadas teriam sido conclamadas pelos civis para intervirem no processo poltico, mas, apesar de seu denodo e sacrifcio, so hoje chamadas de golpistas... Esta derrota no plano das idias tem sido invariavelmente atribuda presena dos esquerdistas na direo e controle dos meios de comunicao e editoriais do pas12. No artigo do cel. Passarinho, so os cnicos, os tartufos e os farsantes que reescrevem sua maneira a Histria; no depoimento do jornalista Ruy de Mesquita, um proeminente ex-conspirador, temos uma peculiar explicao sobre esta derrota: Diz-se que a histria sempre escrita pelos vencedores. A histria do golpe de 64 foi escrita pelos derrotados. No entanto, no texto dos oficiais citados, que defendem a inteira validade da comemorao dos 40 anos, esta derrota seria apenas circunstancial. O verdadeiro juzo da Revoluo ser feito pela gerao do Sculo XXI, descompromissada com o emocionalismo prprio dos perdedores, que buscam revanche hoje. A verso da histria que vem sendo construda pelas esquerdas, com base em referncias ideolgicas inconsistentes e mediante a utilizao de categorias sociomarxistas certamente ser desqualificada. Todos os que, de forma isenta, analisarem o perodo abrangido pelos governos da Revoluo ho de constatar que aquele foi um tempo de acelerado progresso e concretas realizaes, em todos os campos do poder (...) A histria far justia13. Nesta formulao, pois, uma batalha foi perdida, no a guerra pela verdade. No dia em que prevalecer a razo na histria, a Revoluo de 1964, afirmam esses militares, ser reconhecida como um momento decisivo da construo da nacionalidade. De uma perspectiva crtica e democrtica, no se pode seno esperar que, num futuro breve, venham ser dominantes no seio das Foras Armadas brasileiras os setores que estejam convencidos de que o golpe de Estado deve ser banido da cultura e da prtica militares. Somente assim, abril de 1964 passar a ser encarado, pelo conjunto da corporao militar, como uma pgina definitivamente virada de nossa histria poltica.
12

Conhecidos articulistas que tm espao garantido na grande imprensa tambm investem furiosamente contra os compls de orientao filo-comunista supostamente existentes nas redaes dos jornais e revistas semanais. Assim, aprendemos com eles, que, no Brasil, a mdia segue padres capitalistas, mas os chefes de redao e os trabalhadores-jornalistas so insidiosos esquerdistas pondo em risco a propriedade privada de seus patres. 13 In: www.exercito.org.br Nos textos combativos destes idelogos militares atribui-se ao italiano Antonio Gramsci no mais ao prfido russo Lnin a responsabilidade intelectual pela criao das categorias sociomarxistas que resultariam na mistificao da histria.
CRTICA MARXISTA 33

crtica19.p65

33

04/07/06, 11:57

Revisionismo e recuo ideolgico dos setores progressistas Em torno dos 40 anos, ex-militantes polticos, escritores, jornalistas, artistas, sindicalistas etc., no campo das esquerdas tambm se manifestaram. Enquanto a maior parte dessas intervenes reiterou as anlises crticas que responsabilizam setores duros das Foras Armadas e setores conservadores e liberais da chamada sociedade civil pelo golpe de 1964, alguns acadmicos defenderam teses de carter revisionista sobre os acontecimentos de abril. Expressas em artigos, entrevistas e debates acadmicos, essas formulaes foram bem acolhidas pelos setores conservadores. Sintomaticamente, contriburam para levar gua para o moinho dos idelogos que ainda justificam o movimento poltico-militar de 1964. Na viso destes acadmicos, na conjuntura de 1964, todos os agentes relevantes do processo poltico estavam comprometidos com o golpismo: militares, setores da direita, das esquerdas e Goulart por no morrerem de amor pela democracia estavam prontos para desfechar um golpe de Estado. Numa entrevista, o historiador Marco Villa afirmou existir uma identidade poltica entre esses agentes: o que unia ambos os lados que todos querem chegar ao poder por (sic) golpe, seja os militares, seja Brizola e mesmo Jango (...) tanto assim que veio o golpe14. Num artigo, o autor opinou que a democracia, no pr-64, tinha muitos inimigos, sendo atacada por todos os flancos; vivendo aos trambolhes, acabou sendo destruda15. Para Villa, o que deve ser destacado na conjuntura de 1964 foi a ao destrutiva de vrias foras, pouco comprometidas com os valores democrticos; ou seja, relevante seria ressaltar a inexistncia de uma cultura poltica democrtica na sociedade brasileira. Nessa perspectiva analtica, no caberia, pois, privilegiar o fato de que agentes polticos, bem concretos e definidos, no hesitaram em colocar soldados e tanques nas ruas para suprimir a democracia poltica vigente no pas. No se preocupando em distinguir as motivaes e as atuaes especficas de cada um dos agentes polticos nem avaliar os recursos materiais e simblicos que detinham , o autor impe-nos a concluso de que todos (os militares, a direita civil, setores de esquerda e Goulart) estavam em igualdade de condies e absolutamente nivelados em termos de responsabilidade pela destruio da democracia instituda pela Carta de 1946. Assim, para o acadmico, as experincias efetivas da direita brasileira (responsvel por tentativas e golpes efetivos em 1950, 1954, 1955, 1960, durante o governo JK e em 1961) no a colocavam em vantagem em termos de conspira14 15

Entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, 13/03/2004. O caldeiro da turbulncia, Folha de S. Paulo, 01/04/2004, p. 3.

34 1964: GOLPISMO E DEMOCRACIA.

crtica19.p65

34

04/07/06, 11:58

o contra a democracia. Fazendo tabula rasa desta entranhada tradio golpista, Villa coloca todos os agentes polticos em idntica situao. Para o historiador, no pr-64, todas as foras polticas eram idnticas em matria de golpismo. Outro acadmico, Jorge Ferreira, ao analisar o contexto que precedeu o golpe, entende que, nos tempos de Goulart, havia um reduzido compromisso das esquerdas brasileiras com a questo democrtica. Defendendo a qualquer preo a realizao de reformas sociais e econmicas, as esquerdas se dispunham, inclusive, a adotar solues no-democrticas a fim de que as mudanas na sociedade se efetivassem. Direita e esquerdas, pois, se equivaliam em termos de antidemocratismo. Nas palavras do autor: A questo central era a tomada do poder e a imposio de projetos. Os partidrios da direita tentariam impedir as alteraes econmicas e sociais, sem preocupaes de respeitar as instituies democrticas. Os grupos de esquerda exigiam as reformas, mas tambm sem valorizar a democracia (...) A primeira sempre esteve disposta a romper com a legalidade, utilizando-a para defender seus interesses econmicos e privilgios sociais. A segunda (as esquerdas, CNT), por sua vez, lutava pelas reformas a qualquer preo, inclusive com o sacrifcio da democracia16. Ferreira no utiliza o termo golpismo como fazem Villa e Konder (como se ver logo abaixo) para identificar as posies no-democrticas das esquerdas no pr-64. Esta prudncia terminolgica, no entanto, no o impede de afirmar que: (...) de uma posio defensiva e legalista em 1961, as esquerdas adotaram a estratgia ofensiva e de rompimento institucional. A palavra no grafada, mas a idia do golpismo domina a cena com a agravante de que eram as esquerdas em geral que agiam para romper a legalidade institucional. Na avaliao do autor, as esquerdas estavam representadas pela atuao revolucionria de Brizola e por lideranas sindicais, camponesas, estudantis, dos subalternos das Foras Armadas, grupos marxistas-leninistas, polticos nacionalistas17. Por sua vez, Leandro Konder, num artigo recente, opinou que o golpismo, entranhado nos costumes e na cultura poltica da sociedade brasileira, se manifestava tambm no campo da esquerda. Sustentou, por exemplo, que o golpismo da esquerda se expressava pelo apoio de Luis Carlos Prestes (secretrio-geral do PCB) proposta da reforma da Carta de 1946 visando a reeleio de Goulart. O autor no hesitou em escrever: () dadas as circunstncias (exigidade dos prazos, inexistncia
16

Jorge Ferreira, O comcio revisto, in: Nossa Histria, ano I, no 5, maro de 2004, Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional. O artigo uma smula de um outro trabalho mais extenso, publicado em Jorge Ferreira e Luclia de Almeida Delgado (Orgs.). O Brasil republicano, o tempo da experincia democrtica, 3a ed. Rio de Janeiro. Ed. Civilizao Brasileira, 2003. 17 O governo Goulart e o golpe civil-militar de 1964. In: Op. cit, p. 381.
CRTICA MARXISTA 35

crtica19.p65

35

04/07/06, 11:58

de consenso), a proposta era, certamente, golpista18. Para surpresa do leitor posto que inexiste argumentao para a grave concluso , Konder afirmou: Assim, a reao contra o golpismo do campo da esquerda resultou no golpe da direita. Em termos de reviso historiogrfica foroso de se reconhecer esta sentena a que vai mais longe em matria de responsabilizar as esquerdas (ou o campo da esquerda, como prefere Konder) pelo golpe de 196419. *** Quais as evidncias apresentadas por estes autores para corroborarem suas teses? Como veremos, alm da falta de comprovaes empricas ou factuais, as interpretaes que oferecem so teoricamente frgeis. A rigor, so idias falaciosas que passam a ter significados polticos e ideolgicos claros e precisos no debate historiogrfico; a rigor, endossam uma viso conservadora e reacionria do golpe de 1964.
18

L. Konder, Vaca fardada. In: Margem esquerda. Estudos marxistas, no 3, maio 2004. Nesta nova acepo do termo, golpismo passa a existir quando uma proposta tida como inadequada e inoportuna pela agenda poltica oficial for apresentada ao debate. Se, de antemo, o consenso (ou o bom senso) dominante condena a proposta, ficamos ento sabendo que ela no democrtica; ou melhor, golpista. Assim, a proposta de fora Collor, lanada inicialmente na cena poltica por uma expressiva minoria, no poderia seno ser denominada de golpista na medida em que contrariava o consenso ento existente nos meios polticos. Um outro acadmico, coincidente com as formulaes de Konder, sintetizou o revisionismo em curso: Na conjuntura que precedeu ao golpe, as lideranas polticas de esquerda e de direita radicalizavam cada vez mais seu discurso dando uma clara demonstrao de que tinham uma baixa convico na democracia existente no pas. Ambos os lados, de fato, conspiravam contra a democracia representativa e preparavam um golpe contra suas instituies: a direita para impedir o avano e a consolidao das reformas; a esquerda para eliminar os obstculos que se antepunham a esse processo (...) o golpismo, concepo e prtica j arraigada na direita brasileira se combinava dramaticamente com a ausncia de tradio democrtica da esquerda, levando a uma confrontao que seria fatal para a democracia. Alberto Aggio, in: Aggio, A. et alii Poltica e sociedade no Brasil (1930-1964), Ed. Annablume, So Paulo, 2002.

Outros acadmicos, por um outro ngulo, tambm no pouparam as esquerdas. Contestando as opinies dos revisionistas, a historiadora Marly Vianna observou que, por ocasio de um recente debate acadmico, um estudioso, ao predizer o passado, levantou a hiptese de que a represso seria grande, caso a esquerda fosse vitoriosa em 1964... M. Vianna, 40 anos depois, in: Folha de S. Paulo, 22/04/2004, p. 3. Na mesma direo de crticas s esquerdas, o socilogo Lencio Martins Rodrigues sustentou: () venceu a direita e o golpe representou um terrvel retrocesso; se vencesse a esquerda, haveria outro retrocesso, talvez pior, aprofundando o modelo populista. O Estado de S. Paulo, caderno especial 40 anos esta noite, 31 de maro de 2004, p. 1. Estas formulaes sobre os perigos representados pelos setores de esquerda, caso alcanassem o poder, nada mais fazem do que retomar, 40 anos depois, os argumentos da direita golpista.
36 1964: GOLPISMO E DEMOCRACIA.

19

crtica19.p65

36

04/07/06, 11:58

Retomemos mais de perto as teses e os argumentos dos autores supracitados. No pr-64, proclamam eles, todos eram golpistas: a direita civil e os militares pois, afinal, estes foram os vitoriosos em 1964; mas tambm eram golpistas os perdedores Goulart e setores das esquerdas. Certamente, possvel especular que, em algum momento diante da cerrada oposio do Congresso e de setores importantes da sociedade civil , o Presidente da Repblica teria cogitado da idia de um golpe de Estado20. Se fosse bemsucedido, as reformas sociais e econmicas seriam impostas e realizadas por decreto, com o Congresso fechado ou inteiramente tutelado. poca, era isso o que a direita alardeava pela imprensa, fazendo clara analogia com o golpe que, em 1937, instituiu o Estado Novo. Para os setores reacionrios, Goulart nada mais fazia do que ser fiel ao caudilho Vargas. Contudo, passados 40 anos, nem mesmo um simulacro de Plano Cohen foi descoberto (ou forjado) pela dura represso que se abateu sobre os subversivos. Militares progressistas e democratas (alguns deles vinculados ao alardeado dispositivo militar de Jango), quadros civis ligados diretamente Presidncia da Repblica, setores de esquerda, entidades (CGT, UNE, ISEB etc.) tiveram seus arquivos apreendidos; freqentes inquritos polticos militares (IPMs) vasculharam as atividades de lideranas polticas e organizaes nacionalistas e de esquerda. No entanto, nenhum documento (mesmo na forma de um simples esboo ou rascunho) revelando os supostos planos golpistas ou continustas de Goulart foi descoberto pela inteligncia repressiva. Nem mesmo os servios de segurana norte-americanos (CIA, Departamento de Estado) que colaboravam intensamente com as autoridades brasileiras apresentaram, passados 40 anos, quaisquer indcios da decantada trama golpista de Goulart21.
20

Em outubro de 1963, pressionado pela alta hierarquia militar, Goulart solicitou ao Congresso a aprovao de um decreto que impunha ao pas estado de stio. A grave comoo interna que justificava o pedido se referia a uma insultuosa e agressiva entrevista de Carlos Lacerda a um jornal norte-americano onde pregou abertamente o golpe de Estado e atacou os ministros militares. Referia-se tambm s freqentes greves operrias e atos de insubordinao dos subalternos das Foras Armadas. Direita e esquerda, desconfiando das intenes de Goulart, negaram apoio proposta. Duas observaes: Goulart, valendo-se de dispositivo constitucional, que previa a decretao da medida de fora, enviou a proposta aprovao do Congresso. No tendo sido bem-sucedido, voltou atrs, retirando o pedido. Um chefe de Estado, determinado a dar um golpe e apoiado pelos comandantes militares , aceitaria passivamente a negativa do Congresso sem reagir de forma enrgica? Devo estas observaes a Duarte Pereira.
21

O historiador M. Villa teve o livro Jango. Um perfil (1945-1964) publicado nos dias em que o golpe completava 40 anos. Na obra, em nenhum momento examinada, com rigor e critrio, a
CRTICA MARXISTA 37

crtica19.p65

37

04/07/06, 11:58

O dispositivo militar de Goulart exaltado em verso e prosa revelou-se um fiasco no exato momento em que dele se exigia uma ao eficiente em defesa da ordem constitucional. Poderia ento Goulart ter planejado um golpe de Estado com foras de comprovada incompetncia e inpcia? De outro lado, como interpretar a total abulia do presidente que nenhuma resistncia ofereceu aos sediciosos militares que vinham de Minas, mesmo sabendo que estes, naquele primeiro momento, no tinham pleno apoio da alta oficialidade? Preferiu a capitulao do exlio, sob o pretexto de no desejar testemunhar a uma guerra civil entre seu povo. Poltico com tal perfil psicolgico e hesitao poltica poderia, dias antes, estar envolvido na articulao de um golpe de Estado? Mas, alm de Goulart, alguns setores das esquerdas tambm estariam planejando um golpe. Para alguns dos autores citados, Brizola, chefe nacional dos malafamados Grupos dos Onze, tambm conspirava contra a democracia. Quais ento as provas? Ei-las: os longos discursos de Brizola transmitidos pela Rdio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro, e seus artigos no jornal Panfleto. Neles, o deputado federal verberava em defesa das reformas, atacava os reacionrios da UDN e do PSD e incentivava a organizao dos Grupos dos Onze22. Prova tambm do golpismo teria sido o inflamado discurso de Brizola no comcio do dia 13 de maro quando apelou para a derrogao do Congresso e para a

tese do golpismo de Goulart ou das esquerdas, anunciada na entrevista ao jornal. Apenas vagas aluses sobre os propsitos continuistas de Goulart so feitas no livro. Na p. 190, como tambm no artigo do cel. Passarinho supracitado, somos informados de que os brizolistas temiam um golpe vindo de Jango... Na p. 191, afirma-se que o atuante embaixador norte-americano (Lincoln Gordon), num memorando a Washington, relatou que Goulart estava envolvido numa campanha para conseguir poderes ditatoriais. Duas provas, pois, nada convincentes. Fora isto, nada mais oferecido ao leitor acerca do golpismo de Jango nas palavras do autor, um homem de sorte ou, ainda, poltico vazio de realizaes e de idias. Assim, nas 270 pginas do livro, nenhuma prova consistente sobre golpismo apresentada; no entanto, na breve entrevista ao jornal, o historiador preferiu polemizar ao dar asas sua imaginao. Tambm o cel. Passarinho, no artigo em O Globo, comparece com sua verso sobre o golpismo de Goulart; para ele, os Grupos dos Onze, s vsperas do dia 31 de maro, teriam concludo que o golpe no vem da direita, mas de Jango. O militar, no se digna tambm a nos informar qual a sua fonte documental. Em seu livro, Villa confirma a verso do Coronel (Jango, p. 191). 22 Em Jango, Villa, na p. 191, especula tambm sobre o golpismo do cunhado de Goulart, Leonel Brizola: Esperavam (os brizolistas, CNT) formar 100 mil Grupo dos Onze no prazo de seis meses e, a, sim, poder ter condies de tambm articular um golpe com apoio dos sargentos e marinheiros. Em que arquivo pblico ou privado teria sido recolhida a privilegiada informao do historiador?
38 1964: GOLPISMO E DEMOCRACIA.

crtica19.p65

38

04/07/06, 11:58

convocao de uma Assemblia Nacional Constituinte; com composio majoritariamente popular, o novo Congresso deveria elaborar uma nova Carta que viabilizaria reformas de base em profundidade. Para o historiador Jorge Ferreira, a liderana de Brizola sintetizaria a viso e a atuao no-democrtica do conjunto das esquerdas no pr-64. Se ele era radical, sectrio, intolerante, fazia pregaes revolucionrias e defendia a ruptura institucional, era porque as esquerdas eram igualmente radicais, sectrias, intolerantes, pregavam a revoluo (sic) e defendiam a ruptura institucional23. As Ligas Camponesas tambm fazem parte do suposto roteiro golpista. Afinal, os camponeses em suas marchas, nas manifestaes de rua, em comcios, em reunies, no plenrio do Congresso nacional bem como em seus panfletos e faixas no brandiam ameaadoras palavras de ordem como Reforma agrria, na lei ou na marra!? Sabemos que aps as ocupaes de latifndios improdutivos, os jornais e as revistas da poca alardeavam em suas manchetes que uma guerra camponesa estava em curso no NE brasileiro24. No mesmo roteiro golpista so mencionadas ainda as inmeras manifestaes de insubordinao dos cabos, sargentos e marinheiros cujas lideranas radicalizavam seus discursos na defesa das reformas e contestavam seus comandantes a quem denominavam, invariavelmente, de gorilas25. Seria preciso lembrar que os Grupos dos Onze tinham uma frgil organizao, eram diminutos e destitudos de qualquer poder de fogo? No seria ocioso
23

desmesurada a interpretao do autor sobre a liderana de Brizola no interior das esquerdas; so bem conhecidas as fundas divergncias que ele figura proeminente no movimento nacionalista mantinha com a linha de atuao da principal organizao de esquerda (PCB) no perodo. Se Prestes no falava por toda a esquerda, tampouco Brizola a representaria. Na compreenso de Ferreira, as pregaes revolucionrias de Brizola parecem ser resumir s suas estridentes palavras no Congresso, nos palanques e nos microfones da Mayrink Veiga (cujas ondas radiofnicas tinham alcance apenas regional). Por ocasio da recente morte de Brizola, lembrou o jornalista Jnio de Freitas que poucos polticos, na histria recente do pas, tiveram sua vida to investigada. Nos arquivos militares existiriam documentos, ainda no revelados, que comprovariam o golpismo de Brizola?

24 So lembrados alguns eloqentes discursos de Julio. Na mesma direo de outros, proferidos em praas pblicas, no dia 31 de maro de 1964, em pleno Congresso ameaou: (...) resolvi freqentar mais esta Casa, porque a minha no Nordeste j est arrumada. Se amanh algum tentar levantar os gorilas contra a Nao, j podemos dispor (...) de 500 mil camponeses para responder aos gorilas. Apud M. de Nazareth Wanderley et alii. Reflexes sobre a agricultura brasileira. 25 No comcio do dia 13 de maro, uma faixa se distinguia das demais pela sua radicalidade: Forca para os gorilas!

CRTICA MARXISTA 39

crtica19.p65

39

04/07/06, 11:58

recordar que essa incipiente organizao era minoritria dentro do conjunto das esquerdas, alm de sua pequena representatividade poltica no pr-64? Semelhantemente aos Grupos dos Onze, as Ligas Camponesas eram dotadas de quadros precrios e de recursos financeiros reduzidos para suas atividades e mobilizaes polticas26. Como o golpe de 1964 amplamente evidenciou, nem as Ligas nem os Grupos dos Onze foram capazes de explodir um nico rojo contra os sediciosos. De outro lado, as candentes ameaas de Julio e as pregaes revolucionrias de Brizola revelaram, na prtica, ser autnticas bravatas ou meros fogos de artifcio, sem nenhuma eficcia em termos de arregimentao e organizao poltica dos setores populares. No entanto, o PCB que recebe, de forma concentrada, as crticas ao golpismo das esquerdas. Em duas ocasies, s vsperas do golpe, o secretrio-geral do PCB, Luis Carlos Prestes, teria afirmado que as foras de direita teriam as cabeas cortadas, caso ousassem desfechar o golpe... tambm lembrado que, num programa de TV em So Paulo, no incio de 1964, Prestes teria apoiado a proposta de uma Constituinte, a ser convocada antes da eleio presidencial prevista para 1965. Sobre as cabeas cortadas, h de se convir que a expresso foi utilizada num contexto claramente defensivista. A partir de fins de 1963, o golpe estava nas manchetes dos jornais e em todas as conversas polticas. A direita no apenas conclamava ao golpe (no rdio, na TV, nos jornais de grande circulao) como tambm agia de forma truculenta, impedindo manifestaes e coagindo publicamente lideranas nacionalistas e de esquerda. Diante de uma iminente ameaa golpista, era compreensvel que um lder poltico a repudiasse em seu discurso. No entanto, a metfora de Prestes, formulada num contexto poltico de nimos exaltados e acirrados, foi inapropriada e exagerada. Assim, como Brizola e Julio, o lder comunista, no calor da hora, tambm produziu as suas bravatas polticas. Em relao ao segundo ponto, no se pode seno concordar com a historiadora Marly Vianna quando pondera, no artigo mencionado anteriormente, que a convocao de uma Constituinte, que implica amplssima mobilizao poltica nacional e eleies mais gerais, pode ser vista como um equvoco naquele momento, mas impossvel identificar golpismo nela.
26

Cf. Moniz Bandeira, no prefcio 7a edio de seu livro O governo Joo Goulart (Revan), observa que em 1962, (...) militantes de Ligas Camponesas haviam sido presos, porque, aparentemente, faziam treinamento de guerrilha em uma fazenda no interior de Pernambuco. Alm de frgil e inconsistente, este experimento de preparao para a luta armada, no teve apoio nem qualquer seqncia na estratgia das esquerdas no pr-64. No juzo de Moniz Bandeira, uma poltica aventureira e irresponsvel, qual os dirigentes do PCB se opuseram, por considerar que ela, objetivamente, adquiria o carter de provocao.

40 1964: GOLPISMO E DEMOCRACIA.

crtica19.p65

40

04/07/06, 11:58

Um golpe de Estado se impe com palavras, mas no apenas com elas. Freqentemente, tropas nas ruas e armas pesadas de combate tambm so requeridas para que aes golpistas sejam bem-sucedidas. Podemos ainda acrescentar: recursos financeiros, extensa contra-propaganda pela mdia, apoio poltico internacional etc. tambm podem ser decisivos para a derrubada de regimes constitucionais. Afora as palavras, quais outros recursos no apenas simblicos, mas materiais detinham as esquerdas? No seria o caso de observar que, em certa medida, os equvocos e o fracasso das esquerdas residiram exatamente no excesso de palavras e nos abusos retricos dos discursos de suas lideranas? As crticas a Prestes e ao PCB tambm questionam a defesa da proposta de reforma constitucional visando instituir o direito reeleio do Presidente da Repblica. Na plena vigncia de um mandato presidencial, a proposta de emenda constitucional certamente tinha uma dimenso casustica. Acreditava-se que, reeleito, Goulart teria mais chances de aprovar as reformas de base contestadas e bloqueadas no Congresso pelo bloco conservador. Mas, aqui tambm, evidenciava-se a inconvenincia poltica da iniciativa27. Tinha ela a condenao frontal da maioria dos partidos polticos e de importantes lideranas nacionais que eram postulantes sucesso presidencial de 1965 entre elas, Juscelino Kubitschek, Miguel Arraes e Carlos Lacerda. No entanto, seria razovel denominar de golpista uma proposta que para ser aprovada pelo Congresso nacional28 exigia quorum qualificado? Antes de ir ao plenrio, o projeto de emenda constitucional deveria ter uma longa tramitao no parlamento ao mesmo tempo em que seria intensamente debatido (e certamente contestado) pela chamada sociedade civil. Novamente a questo se coloca27

Como ponderou J. Gorender: A ambio continusta do chefe da Nao era particularmente incentivada pelos comunistas. Embora desprovidos de registro legal partidrio no Tribunal Eleitoral, os comunistas constituam, ento, uma corrente de esquerda influente. Em repetidas manifestaes, Luis Carlos Prestes defendeu o segundo mandato para Jango e props publicamente a iniciativa de emenda constitucional que o permitisse. Semelhante proposta esquentava ainda mais a temperatura j bastante acalorada do clima poltico. A sociedade dividida, in: Revista Teoria & Debate, no 57, maro/abril, Fundao Perseu Abramo, 2004. Em tempos recentes, o Congresso Nacional aprovou uma emenda constitucional que favoreceu o ento presidente da Repblica, Fernando Henrique Cardoso, no pleno exerccio de seu mandato. As circunstncias agora eram outras, mas o casusmo no foi menor. Muitas foram as denncias da oposio e da mdia sobre a corrupo envolvendo a votao da emenda constitucional; no entanto, algum denominaria a aprovao da reeleio pelo Congresso nacional de golpe contra a democracia?
CRTICA MARXISTA 41

28

crtica19.p65

41

04/07/06, 11:58

ria: as instituies so golpeadas quando uma proposta poltica mesmo que seja irrazovel e inoportuna formulada no debate poltico? Esclarea-se ainda que os comunistas, em documento oficial do PCB difundido s vsperas do golpe, no sustentaram a tese da emenda pela reeleio do Presidente da Repblica. Nas Teses para Discusso, que deviam definir e orientar a linha poltica do partido nos meses seguintes, nenhuma linha foi dedicada ao tema. Se Prestes apoiou a tese da emenda da reeleio, impe-se registrar que, oficialmente, o PCB no endossou a controvertida proposta29. Os verdadeiros golpistas e suas razes Contrariamente s interpretaes acima, possvel sustentar que o Golpe de 1964 constituiu o coroamento das iniciativas de setores polticos e militares que, desde 195030, se opunham, de forma sistemtica, consolidao e ao alargamento da democracia poltica no Brasil; no curto perodo do mandato presidencialista de Goulart, estes setores passam a questionar radicalmente a realizao das chamadas reformas de base e de medidas que afetavam o capital estrangeiro. Na viso dos protagonistas do golpe, a crescente mobilizao poltica e o avano da conscincia ideolgica dos setores populares e dos trabalhadores, que se acentuava na conjuntura, poderiam implicar o questionamento do sistema poltico e da ordem econmico e social que, a rigor, deveriam permanecer sob o estrito controle e domnio das classes possuidoras e proprietrias31.
As Teses para discusso foram publicadas no Suplemento especial de Novos Rumos, de 27/03 a 02/04/1964. Obviamente, o jornal no pode circular amplamente, pois foi apreendido pela represso. Nas Teses, so propostas vrias reformas constitucionais: p. ex., art. 217 (viabilizar a realizao das reformas de base), art. 58 (reforma eleitoral) etc. No documento do PCB, as reformas constitucionais eram defendidas a fim de se conquistar a ampliao da democracia e uma efetiva defesa da economia nacional e dos direitos dos trabalhadores. 30 Os fatos so bem conhecidos; citemos alguns deles: em 1950, conservadores e liberais questionam a posse de Vargas, eleito pelas regras da democracia liberal; em 1954, presses de setores militares provocam a renncia e o suicdio de Vargas; em 1955, nova tentativa de veto posse de Juscelino Kubitschek; em 1961, o veto da Junta militar posse de Goulart seguido de um autntico golpe branco (reforma da Constituio em contexto insurrecional) que impe a toque de caixa o regime parlamentarista. Poderes so retirados daquele que segundo as regras democrticas vigentes deveria ser empossado como Presidente. Rigorosamente, o governo presidencialista de Goulart comea em janeiro de 1963, aps a fragorosa derrota eleitoral do parlamentarismo.
31 29

Um desenvolvimento mais extenso desta tese se encontra em C.N Toledo, O governo Goulart e o golpe de 64, 19a impresso, So Paulo, Editora Brasiliense, 2004 e no artigo de livro organizado pelo autor (cf. nota 1).
42 1964: GOLPISMO E DEMOCRACIA.

crtica19.p65

42

04/07/06, 11:58

O golpe de Estado no foi um raio em cu azul... Ao longo de dcadas, foi sendo urdido pelas foras liberais e conservadoras (as chamadas vivandeiras de quartel) e setores duros das Foras Armadas. Entre outros fatores e motivaes, estas foras se identificavam pelo carter antipopular de suas convices (contrrios a uma democracia com maior e ativa participao popular), pelo anti-reformismo social, pela inconteste aceitao da supremacia econmica, militar e ideolgica do imperialismo norte-americano, pelo radical anticomunismo etc. No se pode contestar que os setores nacionalistas e de esquerda PCB/ Prestes, Brizola/Grupo dos Onze, as Ligas Camponesas, o CGT, a Frente Parlamentar Nacionalista, o Movimento dos cabos e subalternos das Foras Armadas, a UNE etc. e o presidente da Repblica, Joo Goulart32, tm parcelas de responsabilidades no agravamento e radicalizao do processo poltico que culminou no golpe de Estado. Num momento de extrema polarizao do cenrio poltico, em que a direita defendia abertamente a derrubada do governo constitucional, os grupos de esquerda foram incapazes de construir acordos polticos e alianas sociais com setores progressistas e no-golpistas. A tentativa quase in extremis de Goulart, no incio de 1964, de constituir a chamada Frente Ampla (liderada pelo ministro progressista San Thiago Dantas) foi minada por radicalismos de todos os lados e matizes. A chamada poltica de conciliao era intensamente condenada pelas esquerdas, desgastando e fragilizando ainda mais o governo, hostilmente repudiado pelas foras conservadoras e reacionrias. Habituando-se e acomodando-se s ante-salas do poder, as lideranas de esquerda foram ineficazes no trabalho de organizao e preparao dos setores populares e trabalhadores na luta pela resistncia ao golpe que, desde fins de 1963, se vislumbrava no horizonte. Abusando da retrica revolucionria e de palavras de ordem radicais, estas lideranas, ao contrrio, contriburam para mobilizar e unificar a direita civil e militar. A facilidade encontrada pelos golpistas na deposio de Goulart surpreendendo civis e militares brasileiros e os rgos de inteligncia do governo norte-americano revelou de forma meridiana a fragilidade poltica das esquerdas. Em certa medida, o esquerdismo teve papel importante na contun32

Nos ltimos dias de maro, gestos e atitudes de Goulart confrontando-se abertamente com a alta hierarquia militar e a direita pareciam revelar, como interpretou Paulo Schilling, que o Presidente optava pelo suicdio poltico. De outro lado, como assinalou o prof. Antonio Carlos Peixoto, por ocasio de um debate recente na Unicamp, Goulart, aps o Comcio do dia 13, poderia ter atenuado as suspeitas sobre suas intenes continuistas caso declarasse publicamente que rejeitava a idia da reeleio. Seu silncio em nada o favoreceu naquela conjuntura onde os boatos fervilhavam e a contrapropaganda prosperava.
CRTICA MARXISTA 43

crtica19.p65

43

04/07/06, 11:58

dente e desmoralizante derrota dos setores progressistas. Mas, do ponto de vista terico e poltico, inaceitvel confundir esquerdismo com golpismo. Entendo que tambm abusivo e inaceitvel que sejam niveladas as responsabilidades polticas pelo golpe de 1964. Afirmar que setores das esquerdas ou Goulart tinham intenes ou prticas golpistas apenas baseados nas palavras estridentes e discursos eloqentes dessas lideranas , em nada contribui para o conhecimento deste complexo e atribulado perodo da histria social e poltica brasileira. Como mostramos anteriormente, os autores citados acabam confluindo com a tese de Leandro Konder, para quem a reao contra o golpismo do campo da esquerda resultou no golpe da direita. Tal concluso significa dar razo aos idelogos da direita que no se cansam de repetir que a Revoluo de 1964 nada mais foi do que um contragolpe. Ou seja, a fim de evitarem o golpe que estava sendo organizado pelas esquerdas (ou por Goulart), os militares compelidos pela sociedade civil contragolpearam, defensivamente, em defesa da democracia ameaada33. A historiografia e a cincia poltica crticas no Brasil tm documentado, de forma consistente, a ao poltica e ideolgica de setores civis e duros das Foras Armadas apoiados pelos servios de inteligncia do governo norte-americano no planejamento e consecuo do golpe de 1964. No entanto, nossos revisionistas, sem o apoio de fontes documentais, apenas especulam e do asas imaginao. Interpretam as freqentes bravatas, brandidas pelas lideranas de esquerdas, como inequvocas senhas anunciando o assalto final ao poder. Por detrs das bandeiras encarnadas dos trabalhadores, das foices empunhadas pelas Ligas Camponesas, dos incendirios discursos dos cabos e marinheiros e, tambm, por detrs das canes, peas teatrais e filmes radicais exibidos pelas caravanas estudantis da UNE e artistas engajados, enxergam inquestionveis atos pr-insurrecionais. Como no relato mtico, confundiram a nuvem por Juno. Mas, estas especulaes no so inocentes. A afirmao do golpismo das esquerdas tem efeitos ideolgicos precisos; de imediato, ajuda a reforar as verses difundidas pelos apologetas do golpe poltico-militar de 1964. Mais do que isso: contribui para legitimar a ao golpista vitoriosa ou, na melhor das hipteses, atenua as responsabilidades dos militares e
33

No artigo citado, o cel. Passarinho afirma: Nada mais havia a aguardar, seno o golpe preventivo ou contragolpe. Por ocasio da morte de Brizola, o jornalista Clvis Rossi, que jamais poderia ser taxado de esquerdista, no se deixou levar pelas teses difundidas pela imprensa liberal e conservadora. Questionando abertamente a falcia do contragolpe, ponderou: O fato que, nos tempos de Brizola, como hoje em dia, quem tem de provar que democrtica, na Amrica Latina, muito, muitssimo, mais a direita do que a esquerda.Brizola e a democracia, in: Folha de S. Paulo, 23/06/2004.

44 1964: GOLPISMO E DEMOCRACIA.

crtica19.p65

44

04/07/06, 11:58

da direita civil pela supresso da democracia poltica em 1964. A direita golpista no pode seno aplaudir esta reviso historiogrfica proposta por alguns intelectuais progressistas e de esquerda. Se no deixa de ser auspicioso perceber sinais de autocrtica procedentes das Foras Armadas, ironicamente, a propalada tese do golpismo das esquerdas caminha na (exata) direo oposta: contribui para municiar as falcias reacionrias. Enquanto setores militares, por ocasio dos 40 anos do golpe, recuam e reconhecem a derrota ideolgica que sofreram, os autores progressistas cedem terreno ao reintroduzirem, pela porta dos fundos, teses e significaes que os setores conservadores forjaram para justificar o golpe e o regime militar. Que os idelogos da direita civil e militar reiterem falcias e mistificaes, compreensvel. Inaceitvel que intelectuais progressistas ou de esquerda dem seu aval a evidentes falsificaes da histria34. Como ensinou um implacvel crtico das ideologias, estes intrpretes, talvez, no sabem, mas o fazem. Democracia e/ou Reformas? Para alguns destes acadmicos, a radicalizao das demandas sociais e econmicas sintetizadas na luta pelas reformas de base (agrria, bancria, fiscal, universitria etc.), na nacionalizao de empresas de servio pblico, no controle do capital estrangeiro (investimentos, remessa de lucros) etc., acabaram comprometendo a democracia poltica vigente no pas. Se os movimentos sociais, liderados pelas esquerdas, fossem menos maximalistas e aceitassem reformas mais moderadas que, para esses autores, certamente seriam aprovadas pelos setores no-reacionrios do Congresso35 , a direita no teria perpetrado o golpe. A sociedade brasileira, concluem, teria se livrado da amarga experincia da ditadura militar.
34

Dos intelectuais de esquerda, no se pode seno exigir rigor e nenhuma complacncia para com as verdades consagradas, inclusive no prprio campo da esquerda. Na luta terica e ideolgica, tambm no devem temer o confronto com as correntes que lhe so adversrias ou antagnicas. No aceitvel, contudo, que deixem de questionar como o debate sobre os 40 anos do Golpe revelou os pressupostos ideolgicos dos adversrios. Admitir a tese de que as esquerdas, por princpio, no eram democrticas certamente uma grave concesso ao pensamento da direita.
35

O que pensar do fato de que, passados 40 anos, a questo agrria no ter sido ainda resolvida no Brasil? Propostas de reformas agrrias no-radicais so, desde 1964, indefinidamente proteladas pelo Congresso Nacional. A esses autores caberia indagar: por que, ento, uma reforma agrria moderada que fosse seria aprovada por um Congresso cujos setores majoritrios, no pr-64, apoiavam o bloco econmico e poltico que lutava pela inviabilizao do governo reformista?
CRTICA MARXISTA 45

crtica19.p65

45

04/07/06, 11:58

Pesquisadores que publicaram textos decisivos sobre a conjuntura de 1964, entre eles, R. Dreifuss, Moniz Bandeira, Werneck Sodr, J. Gorender e outros demonstraram que a hiptese no se sustenta em virtude do repdio da grande burguesia nacional e do empresariado multinacional, de setores das Foras Armadas e do governo norte-americano (disposto a evitar a qualquer custo uma nova e grandiosa Cuba abaixo do Equador) s tentativas reformistas, ao caos econmico e crescente mobilizao social durante o governo Goulart. A mais vigorosa oposio transcendia o Congresso, tendo lugar no seio da chamada sociedade civil brasileira. Constituindo-se em apenas uma das esferas em que se processava a luta poltica e ideolgica no perodo, no seria o Congresso onde se supe que as reformas moderadas poderiam ser acordadas que inviabilizaria o golpe, em marcha a partir de 1961, contra o governo reformista de Goulart. Um segundo comentrio tem a ver com a questo da relao entre democracia e reformas implcita nas posies destes acadmicos. Para alguns destes, no deixavam de ser legtimas as reivindicaes de reformas sociais e econmicas; porm, na compreenso deles, as mudanas deveriam estar condicionadas preservao das instituies democrticas. Reformas deviam ser postuladas, mas no aquelas que, pela sua radicalidade, poderiam ameaar o ordenamento democrtico institudo. Nessa tica, as lutas sociais que sempre so lutas de classes no devem ser exacerbadas se quisermos manter a democracia poltica. Como se viu anteriormente, para estes autores, a nomoderao ou o maximalismo na luta pelas reformas resultou no golpe militar36. A posio terico-poltica desses autores implica, assim, conceber, de forma reticente e moderada, a luta por reformas substantivas na ordem capitalista. Por conseguinte, fica distante do horizonte poltico e estratgico desses acadmicos a possibilidade de se construir uma democracia que mediante uma ampla participao poltica dos trabalhadores e dos setores populares enseje significativas conquistas sociais para as classes dominadas. Na minha interpretao, no sero reformas moderadas que permitiro transcender as dimenses formalistas que caracterizam, em profundidade, os regimes de-

36

Os textos citados acima de Ferreira e Aggio ilustram este ponto. Neste sentido, estes acadmicos coincidem com a autocrtica conservadora feita pelo PCB em 1966. Nas Teses para Discusso no VI Congresso, comenta Gorender: As Teses rejeitaram o que houve de altamente positivo e relevante na atuao dos comunistas no pr-64: a luta pelas reformas de base e contra a poltica de conciliao de Jango (...) as Teses condenaram a reforma da Constituio e advogaram o congelamento das relaes sociais e da situao poltica como remdio para evitar o golpe militar de direita. J. Gorender. Combate nas trevas. 2a ed. So Paulo: tica, 1987, p. 90. No juzo do autor, as Teses se constituram numa autntica capitulao reacionria.

46 1964: GOLPISMO E DEMOCRACIA.

crtica19.p65

46

04/07/06, 11:58

mocrticos no capitalismo dependente e perifrico. Historicamente, sabemos que so as lutas polticas, sem trguas, dos trabalhadores e das camadas populares que podem produzir significativos benefcios materiais e culturais para as classes dominadas. Assim, questionar as reformas radicais em nome da preservao das instituies democrticas implica, objetivamente, justificar as democracias realmente existentes; numa palavra, significa legitimar as democracias liberais excludentes em que as liberdades e os direitos polticos tm reduzida eficcia no sentido de atenuar as profundas desigualdades sociais e as distintas opresses extra-econmicas (de gnero, raa, sexuais etc.) existentes na sociedade. Diferentemente, da chamada esquerda democrtica, os socialistas no deixam de reconhecer o valor das instituies representativas de natureza liberal, no entanto recusam-se a identificar a luta pela democracia que, no limite, implicaria o poder do povo com a defesa da democracia liberal. De outro lado, verifica-se que os pressupostos terico-polticos desses revisionistas os levam a conceber a relao entre reformas e democracia de uma forma disjuntiva. Negam, assim, que possa existir uma relao de complementaridade/reciprocidade entre democracia poltica e mudanas sociais e econmicas. Ou seja, a democracia poltica ampliada e de massas condio importante para as reformas em profundidade das estruturas sociais ao mesmo tempo em que as instituies democrticas apenas adquirem alguma consistncia quando so implementadas mudanas sociais e econmicas relevantes para as classes dominadas. nesta direo que atuam os socialistas. No negam nem subestimam o significado das instituies representativas mesmo conhecendo seus limites na ordem capitalista. Os socialistas se empenham para o alargamento destas instituies e lutam para que as liberdades polticas no tenham, para o conjunto das classes exploradas, um valor abstrato ou meramente formal. Mais do que isso: os socialistas afirmam que a ampliao das liberdades polticas e dos direitos sociais recurso indispensvel na batalha pela hegemonia e na luta pela superao do Estado e sociedade capitalistas. Contudo, se admitirmos os pressupostos tericos e polticos da chamada esquerda democrtica, no somos reintroduzidos clssica questo do socialismo: Reforma ou Revoluo; retrocedemos, sim, ao dilema Reformas ou Democracia. Na minha interpretao, com suas formulaes, estes acadmicos recuam ideologicamente na medida em que suas formulaes se enquadram dentro dos marcos e limites da poltica liberal-democrtica. Alm de no comprovarem a tese do golpismo, imputam s esquerdas uma cultura poltica no-democrtica pelo fato destas serem crticas da democracia liberal. Na conjuntura de 1964, as esquerdas foram derrotadas politicamente; sem complacncia, seus erros e equvocos devem ser apontados e questionados. No entanto, ao contrrio do julgamento desses revisionistas, no devem elas ser censuraCRTICA MARXISTA 47

crtica19.p65

47

04/07/06, 11:58

das pela decisiva influncia que tiveram junto aos movimentos sociais de trabalhadores (operrios e camponeses), de subalternos das Foras Armadas, de estudantes, de intelectuais, de artistas etc. Nesses anos que precederam a ditadura militar, como lembrou um ensasta, o pas comeava a ficar irreconhecivelmente inteligente em virtude do intenso debate das idias, do confronto de distintos projetos polticoideolgicos e da participao de novos protagonistas na vida poltica e cultural37. Nos tempos de Goulart, setores de esquerda contriburam para um inegvel avano e intensificao das lutas sociais no Brasil, constituindo-se a conjuntura de 1964 num momento singular em toda nossa histria republicana. De forma sinttica e para concluir, pode-se afirmar que estas lutas objetivavam a ampliao da democracia poltica e a realizao de profundas reformas da ordem capitalista no Brasil38. Como o crtico acima ainda observou, tratava-se de uma pr-revoluo desarmada embora, acrescentamos, a palavra Revoluo tambm fosse exaltada (e desejada) em discursos e em versos generosos. As razes da derrocada das esquerdas em termos de seus objetivos polticos e estratgicos devem ser discutidas e aprofundadas. De uma perspectiva crtica, possvel sempre aprender com os erros cometidos. Mas, na minha leitura, no deveriam as esquerdas ser criticadas pelo inegvel mrito que tiveram: ao contrrio do que ocorre hoje com partidos e setores intelectuais progressistas, na luta ideolgica do pr-64, setores atuantes das esquerdas no estavam cativos do discurso da democracia liberal39.
37

A expresso de Roberto Schwarz, O pai de famlia e outros estudos. Num livro posterior, o autor retoma o ponto: No ser exagero dizer que de l para c boa parte da melhor produo em cinema, teatro, msica popular e ensasmo social deveu o impulso quebra meio prtica e meio imaginria das barreiras de classe, esboada naqueles anos, a qual demonstrou um incrvel potencial de estmulo (...) hoje no fcil explicar aos alunos a beleza e o sopro de renovao e justia que na poca se haviam associada palavra democracia (e socialismo). Seqncias brasileiras. So Paulo: Cia. das Letras, 1999, p. 174.

38

Alm das reformas econmicas e sociais, as foras polticas progressistas defendiam uma ampliao da democracia liberal excludente: a extenso dos votos aos analfabetos e aos subalternos das Foras Armadas, a ampla liberdade partidria, a ampliao da liberdade de organizao sindical (Direito de greve), a revogao da lei de Segurana Nacional, a eliminao de dispositivos jurdicos que afetavam as atividades das mulheres, o fim das discriminaes religiosas e raciais etc. Sobre essas propostas, silenciam os revisionistas, que apenas enxergam posies antidemocrticas na cultura poltica de esquerda. Para uma crtica da noo de democracia que orienta a chamada esquerda democrtica, remeto o leitor a, entre outros, dois artigos publicados nesta revista. C. N. de Toledo,A modernidade democrtica das esquerdas. Adeus revoluo?, in: Crtica Marxista, no 1, So Paulo, Brasiliense, 1994 e J. Quartim de Moraes, Contra a canonizao da democracia, in: Crtica Marxista, no 12, So Paulo, Boitempo, 2002.
48 1964: GOLPISMO E DEMOCRACIA.
39

crtica19.p65

48

04/07/06, 11:58

You might also like