You are on page 1of 14

1

A importncia da controladoria: uma evoluo essencial para a contabilidade


Lucas Donizeti Quecore Murilo Garcia Sousa Oliveira Natlia Camargo Curso: Cincias Contbeis Plo: Monte Alto SP Orientador: Prof. Me. Ingrid Grace De Souza

RESUMO
As organizaes modernas precisam cada vez mais de controle e planejamento para garantir o sucesso de suas atividades. Mais do que isso, o controle necessrio para assegurar sua sobrevivncia. Em um meio cada vez mais competitivo e repleto de novas tecnologias, surge um profissional com o intuito de auxiliar os gestores e administradores das organizaes em seus processos decisrios. Tal profissional o controller que responsvel pela controladoria que foca no planejamento e controle do sistema como um todo, a buscando a eficcia gerencial. Surge tambm como um novo ramo de atuao para o profissional da rea de contabilidade preparado e capacitado para esse mercado promissor e indispensvel s empresas que desejam assegurar seu xito. PALAVRAS-CHAVE: Contabilidade. Controladoria. Controller

INTRODUO

O objetivo desse trabalho demonstrar como a viso de negcios sofreu modificaes e se ampliou, exigindo uma postura mais complexa por parte dos

gestores e administradores, para que possam ter certeza que suas decises garantam a sobrevivncia e a continuidade da organizao. Garantir o sucesso de uma empresa depende, em grande parte, da qualidade das decises da gerncia da empresa. E para que os gestores possam realizar suas atividades de maneira eficiente necessrio que possuam diversas ferramentas, sendo que a principal a informao segura e objetiva acerca de tudo o que for relevante para o resultado empresarial. Alm desse aspecto gerencial, a informao objetiva, confivel e certa, oferecida pela controladoria, essencial para diversos pblicos que se relacionam com a empresa. As instituies financeiras precisam de informao para liberar emprstimos, financiamentos e outras operaes. Os investidores necessitam de informao de qualidade para tomar suas decises sobre investimentos e resgates. E at mesmo os funcionrios da empresa precisam e tem interesse em saber como est a sade financeira da instituio em que trabalham. O controle fundamental quando se tem uma organizao em que h vrios setores e vrias pessoas em posies de comando. preciso controle para que todos trabalhem com o mesmo objetivo e sigam as diretrizes traadas pelo

proprietrio/administrador. No mundo contemporneo, a complexidade das atividades empresariais, o aumento da concorrncia, a globalizao e o surgimento de novas tecnologias tornou imperativa a criao de uma nova ferramenta contbil que auxiliasse de maneira mais efetiva os gestores nas suas tomadas de decises. O presente trabalho utilizou-se da reviso bibliogrfica como mtodo de pesquisa. A consulta s obras dos principais autores que versam sobre controladoria oferece o embasamento necessrio para conceituao da controladoria e seus mais diversos aspectos.

1. COMO A CONTABILIDADE EVOLUIU

A contabilidade, pertencente ao ramo das cincias sociais aplicadas, o principal instrumento de gesto empresarial, e h indcios de sua utilizao desde os primrdios da humanidade, conforme nos comprova Iudicibus, (1981, p. 29), ao afirmar que "Ao contar seus rebanhos, ao contar suas nforas de bebidas, j estavam praticando uma forma rudimentar de contabilidade". A necessidade humana de registrar seus bens, seu patrimnio, e tambm as operaes de compra, venda e troca de mercadorias e servios, ou seja, as atividades de comrcio, deu origem cincia que hoje conhecemos como Contabilidade, e permeia todas as instituies e entidades.

Independente do tamanho (porte) da empresa e de sua finalidade (se uma entidade com ou sem fins lucrativos) faz-se necessrio confeccionar e manter registros contbeis, livros e demonstraes contbeis para que possa haver um controle do patrimnio da empresa. importante ressaltar tambm que o patrimnio constitui os bens, direitos e obrigaes da empresa.

Inicialmente, a contabilidade necessitava considerar apenas o custo de aquisio do produto vendido e tambm gastos administrativos e comerciais peridicos para contabilizar o lucro da empresa. Pode-se dizer que os registros contbeis eram mais simples, genricos e mensurados de maneira bastante objetiva.

Entretanto, a Idade Moderna, com o advento da Revoluo Industrial na Inglaterra, em meados do sculo XVIII trouxe mudanas. A evoluo do pensamento capitalista leva a burguesia a buscar novos meios de produo que incrementassem seus lucros. Consequentemente, os registros contbeis e controle do patrimnio tambm teriam que se adaptar a essa nova realidade. A partir daquele momento seria necessrio mensurar e registrar todos os custos inerentes confeco dos produtos, sendo que uma mesma empresa poderia tambm produzir itens variados para comercializao, sendo necessrios clculos diferentes para cada tipo de produto. A esse desdobramento da contabilidade d-se o nome Contabilidade de Custos.

A Contabilidade de Custos exaustivamente utilizada at os dias de hoje, em toda espcie de empresa, e est em constante desenvolvimento.

2. HISTRIA DA CONTROLADORIA

De acordo com registros histricos, supe-se que a controladoria tenha seu surgimento datado do incio do sculo XX, nos Estados Unidos. O crescimento empresarial e a posterior fuso dessas empresas aumentou o nvel de complexidade de suas atividades, requerendo assim uma nova ferramenta de controle e gesto empresarial. A denominao de controller, para fazer referncia pessoa que exerce as atividades de controladoria surgiu na Inglaterra. H registros da utilizao desse ttulo no sculo XV, em cargos da English Royal Household. Outros relatos remontam aos anos de 1789 e 1778, sendo que o controller e o tesoureiro recebiam o mesmo nome. Ao longo do tempo, o ttulo de controller foi estendido a diversas corporaes. A criao do Controller Institute of America, no ano de 1931, amplia o papel do controller, destacando os padres da profisso. No Brasil, a controladoria consolidou sua importncia com a instalao das multinacionais americanas. Embora ainda recente, fortaleceu-se com a criao do GECON (Gesto Econmica), na Universidade de So Paulo. Entre seus criadores est um renomado professor, Armando Catelli, entre outros. Tal a importncia do GECON que nos anos 90 firmou-se como uma das vises representativas da controladoria, relacionada ao modelo de gesto econmica, pioneiro e inovador. Mais do que uma viso emprica, meramente fornecedora de informaes, Catelli traz a Controladoria como um modelo de gesto econmica. Partindo desse princpio, o controller sujeito ativo no processo decisrio.

2.1 CONCEITO GERAL

Pela anlise de dicionrios da lngua portuguesa, nota-se que a controladoria no definida realmente como uma cincia ou um ramo do conhecimento, mas como um rgo de controle. O dicionrio Michaelis Online define controladoria como 1 rgo oficial de controle. 2 Funes de quem exerce controle, acepo. Entretanto, embora a prpria palavra Controladoria possa remeter a um significado puro e simplesmente relativo a controle, seu real sentido mais abrangente. A controladoria rene mtodos e procedimentos que visam orientar a empresa para eficcia em seus resultados. Para Padoveze (2009, p. 03), a Controladoria a Cincia Contbil evoluda. De acordo com Catelli (2001, p.344) a controladoria apia-se na teoria da contabilidade e tambm em uma viso multidisciplinar. responsvel pela modelagem e estabelecimento de sistemas de informaes e modelos de gesto econmica que visem suprir os gestores de informaes que os capacitem a tomar decises eficazes. Sua principal misso zelar pela continuidade das organizaes e suprir os gerentes com as informaes de que necessitam para o controle dos diversos setores da empresa e tomada de decises. Utiliza-se de duas ferramentas essenciais para garantir o desempenho de suas funes, quais sejam: 1. A adoo de mtodos de controle interno. De acordo com Crepaldi (2006, p. 73) O controle interno o sistema de uma empresa, que compreende o plano de organizao, os deveres e responsabilidade e todos os mtodos e medidas adotadas. importante que haja um sistema de controle interno que acompanhe todo o processo operacional, visando assim evitar e minimizar a ocorrncia alguma fraude ou erro.

2. O processo de planejamento e oramento empresarial. O planejamento a ferramenta que auxilia a empresa a atingir suas metas e objetivos, evitando desperdcio de materiais e insumos e buscando otimizar os resultados conforme os recursos de que a empresa dispe. O oramento empresarial um plano financeiro estratgico que deve expressar as receitas e despesas que se espera realizar ao longo do exerccio a que se refere.

A qualidade da informao gerada e garantir que ela seja fornecida a tempo para que possa ser bem aproveitada pelos gestores tambm so caractersticas muito importantes. H tambm forte nfase no processo de controle. Essa nfase provem da escola italiana, que ganhou fora por toda a Europa com o surgimento do Mtodo das Partidas Dobradas, no sculo XIII, criada e divulgada pelo Frei Luca Pacioli. Alm dessa influncia que pode -se constatar nas origens da Controladoria, a escola italiana tambm originou diversas correntes de pensamento contbil. A funo de controle pode ser subdividida em trs tipos: antecedente, concomitante e subseqente. A Controladoria trabalha no somente com o controle econmico do patrimnio da entidade, mas tambm com a qualidade da informao a ser gerada a respeito dos dados que vier a constatar. Esses dois aspectos devem estar sempre atrelados para que a Controladoria possa cumprir seu propsito de colaborar efetivamente para a gesto eficaz da entidade. A eficcia, dentro do ambiente empresarial, mensurada pelo lucro obtido. Lucro esse que ser destinado no somente para a prpria empresa, mas para seus scios, investidores, para o governo, enquanto em sua funo de Fisco e at mesmo para a prpria sociedade. Portanto, o planejamento de metas e objetivos e o controle que visa acompanhar o desempenho da entidade e por fim estabelecer o lucro gerado so os parmetros para avaliar se de fato a Controladoria foi capaz de desempenhar com sucesso o seu papel. A controladoria pode ser caracterizada como um rgo interno, de staff, localizado fora da pirmide hierrquica da organizao. um rgo de apoio e consultoria. Buscando a eficcia gerencial, prov os administradores de informaes teis para o processo de tomada de decises. Proporcionando subsdios ao processo de gesto, apoio avaliao de desempenho e avaliao de resultado, a controladoria realiza um trabalho multi focal. O seguinte organograma demonstra um quadro de uma empresa bastante complexa e a insero da Controladoria dentro desse organograma.

Fonte: http://onairnunesblog.com

Partindo do pressuposto de que h necessidade de manter controle sobre todo o sistema de gesto, a controladoria atua em diversos setores da empresa e requer um profissional competente e com boa formao para exercer suas atividades. Esse profissional o controller, designao dada ao profissional de controladoria. Embora exera suas funes essencialmente dentro de empresas, o controller tambm atua na rea acadmica, ministrando cursos de ps-graduao, mestrado, entre outros. A controladoria deu maior visibilidade contabilidade, e prestigiou seus profissionais, que j deixam de ser vistos como meros guarda-livros, como ocorria antigamente, e passam a ser vistos como profissionais indispensveis para garantir excelncia na gesto empresarial. Por sua funo ser inerente aos controles da empresa, a controladoria tem como sua primeira atividade a estipulao de parmetros ou padres de controle, que sero as referncias em relao s quais o desempenho da organizao ser comparado.

2.2 O CONTROLLER

Controller o nome dado ao profissional de controladoria. O controller no deve ser considerado simplesmente como algum que controla estoques ou simplesmente registra dados e nmeros. Sua funo vai alm, e muito mais importante para a empresa do que um mero registro de dados. importante ressaltar tambm que dados so somente fatos exatos, gerados a partir de consulta, ou pela definio do Dicionrio Michaelis Online: 1 Elemento, princpio ou quantidade conhecida que serve de base soluo de um problema. 2 Ponto de partida em que assenta uma discusso. 3 Princpio ou base para se entrar no conhecimento de algum assunto, enquanto que a informao transforma dados em algo mais significativo, contextualizado, traduzindo-se em conhecimento amplo e bem fundado. essencial, que o controller seja um profissional capaz de transformar dados em informaes coerentes, aplicveis ao desenvolvimento da organizao. Para Nakagawa, (1993, p.13), a funo do controller reportar e organizar dados relevantes, exercendo influncia para que os administradores tomem decises adequadas. Isso atravs da gerao de informao segura, confivel e objetiva, que possa respaldar o trabalho dos administradores. medida em que seu trabalho reflete em decises e resultados positivos dentro da empresa, o controller consolida sua influncia sobre os gestores e a importncia de sua participao dentro da entidade. O controller exerce as funes de controle gerencial. As principais funes que lhe so atribudas so o planejamento, organizao, coordenao, controle, relaes e direo dos assuntos financeiros, contbeis e de crdito. Ele deve gerenciar diversos aspectos, entre os quais pode-se citar como mais importantes os que seguem:

-Processo de gesto: essa funo refere-se ao papel que o controller desenvolve junto alta administrao da empresa. Embora no participe ativamente do processo decisrio, o controller auxilia os gestores nas tomadas de decises. - Estratgia empresarial: o controller deve ser um profissional dotado de extensos conhecimentos referentes estratgia empresarial, aplicando seus conhecimentos no exerccio de suas atividades.

- Mensurao de desempenho: uma das mais importantes funes do controller, pois possibilita aos gestores determinar de os objetivos estabelecidos foram efetivamente alcanados. Isso possvel atravs da comparao entre os objetivos que constam no planejamento com o resultado obtido pela empresa ao final de determinado perodo. - Gesto de custos: controle dos custos inerentes produo de mercadorias e/ou prestao de servios realizados pela empresa. Assim como os profissionais de contabilidade, o controller tambm tem como misso e responsabilidade zelar pela continuidade da empresa e pelo processo de otimizao de resultados, proporcionando organizao sempre o melhor resultado possvel. O controller o profissional de contabilidade encarregado das atribuies relacionadas ao planejamento, de acordo com Padoveze (2005, p.13). Alm de fazer o planejamento, entretanto, necessrio tambm que se verifique se o mesmo est sendo cumprido, garantindo a eficcia do trabalho. Outras funes que competem ao controller so a interpretao de informaes geradas pelo sistema da empresa, de maneira que constituam embasamento que venha a auxiliar os gestores em seus processos decisrios. A administrao e superviso de tarefas-chave e o controle de custos caracterizam outras importantes atribuies do profissional de controladoria. Para tanto, faz-se necessrio que o controller tenha pleno domnio sobre a contabilidade, mtodos de escriturao e uma infinidade de conceitos relacionados no somente prpria contabilidade, mas tambm a outras reas, como economia, estatstica e informtica. Para uma noo mais exata do trabalho do controller e a sua organizao e desenvolvimento, necessrio proceder a uma anlise das quatro funes essenciais da controladoria. A primeira o planejamento, que pode ser definida como sendo o processo de identificao das necessidades da empresa, o que h para ser feito, como deve ser feito e qual o tempo de que se dispe para efetuar tudo o que for necessrio. O planejamento, embora no parea primeira vista, um processo dinmico, e no esttico, pois no decorrer das atividades da empresa podem surgir modificaes, novas necessidades e situaes que exigiro adaptaes e manejos do planejamento, para que este continue sendo eficiente e til para garantir que a empresa alcance seus objetivos finais.

10

A segunda funo a organizao, que consiste em identificar profissionais capacitados para realizar as atividades de controladoria e estruturas aos recursos fsicos e tecnolgicos para que o controller possa desempenhar suas funes. A direo a terceira funo, e busca a sinergia entre todas as partes que compem uma empresa: recursos humanos, produo, estoques e almoxarifado, departamento financeiro, tecnologia e quaisquer outros setores. Essa sinergia fundamental, pois garante que todos trabalham com o mesmo objetivo, seguem o mesmo rumo e tem uma misso comum. A quarta e ltima funo a avaliao, que tambm um processo continuo. Atravs da avaliao, os resultados alcanados sero mensurados e comparados com aqueles que foram estabelecidos inicialmente no planejamento. Assim, os gestores tero cincia no apenas dos resultados, sabendo se eles foram ou no alcanados, mas tambm podero avaliar e quantificar o que e quanto faltou e quais os processos que no ocorreram como deveriam, segundo o planejamento, comprometendo assim o desempenho final da organizao. A avaliao de extrema importncia, pois ir detectar as falhas e a ferramenta para aprimorar posteriores planejamentos.

2.3 A IMPORTNCIA DA CONTROLADORIA COMO ESTRATGIA EMPRESARIAL

fato que diversos aspectos como a globalizao e a concorrncia cada vez mais acirrada trouxeram tona a necessidade das empresas desenvolverem novos instrumentos e ferramentas que as auxiliem no apenas na obteno de resultados cada vez melhores, mas na prpria garantia de sobrevivncia da organizao. A contabilidade, pea-chave em qualquer organizao, teve diversos desdobramentos, sendo que a Controladoria pode ser destacada como o mais importante neste momento contemporneo. O controle de custos e de diversos outros fatores dentro da organizao no apenas essencial, mas indispensvel para as empresas. Se alguns anos atrs apenas algumas organizaes buscavam incluir essa rea, hoje certo que todas as empresas necessitam ter um controller para assessorar suas decises.

11

As

empresas

precisam

de

instrumentos

que

as

auxiliem

pensar

estrategicamente, introduzir modificaes e prevenir fraudes ou erros, proporcionando uma ampla viso de toda a cadeia de produo. A controladoria fornece esses instrumentos, consolidando-se cada vez como uma valiosa ferramenta de estratgia empresarial. Alm disso, o profissional responsvel pela controladoria extremamente til para a empresa, pois est apto a atuar no apenas nas atividades inerentes contabilidade, mas tambm oferece suporte nas reas de Administrao, Economia e Tecnologia da informao da empresa. Por fim, tem-se que a prpria misso da controladoria, qual seja zelar pela continuidade e progresso da organizao, assegurando a obteno dos melhores resultados possveis, j a destaca como parte do processo de estratgia empresarial.

2.4 COMO IMPLEMENTAR E EXECUTAR A CONTROLADORIA DENTRO DE UMA EMPRESA

Ao decidir implementar a Controladoria dentro de uma instituio, necessrio primeiramente realizar um diagnstico da empresa. Esse diagnstico consiste em uma anlise da empresa, a partir de sua organizao e sistemas de informao utilizados. Os resultados permitiro ao controller definir quais so as necessidades da empresa relativamente a seus sistemas de informao de apoio gesto. Neste processo vrios elementos devem ser analisados e classificados, mas os mais importantes so a Estrutura organizacional, as unidades de negcios, as linhas de produtos e a tecnologia e sistemas de informao. Relativamente estrutura organizacional, o controller deve conhecer a estrutura hierrquica da empresa, identificando se necessrio proceder qualquer modificao na diviso de setores. As informaes sobre as unidades de negcios devem abranger a identificao das unidades j existentes (pode haver apenas uma unidade, ou uma matriz e diversas filiais, por exemplo) e o processo operacional utilizado em cada unidade. Desta maneira

12

o controller poder compreender as operaes da empresa e os macro processos geradores de resultados. Dentro das linhas de produtos, deve-se identificar os produtos e servios ofertados pela empresa. Esse trabalho nem sempre to simples, pois a empresa pode estar baseada na comercializao de um nico produto, porm com ramificaes ou subdivises. Uma indstria de molhos, por exemplo, produz um nico produto, qual seja o molho, mas pode haver sabores e embalagens diferenciados, sendo que cada um caracteriza uma diferente linha de produto. Por fim, em relao tecnologia e sistemas de informao, imprescindvel realizar uma avaliao dos sistemas de informaes e comunicaes existentes, posto que a tecnologia de informao seja elemento condutor de estratgias de controladoria. Vencida esta primeira etapa, o prximo passo para a implementao da controladoria dentro da empresa constitui-se na estruturao do sistema contbil tradicional, que ser a matriz dos demais sistemas de informao da controladoria. preciso focar nos relatrios que precisam ser desenvolvidos, como Fluxo de Caixa, Balano Patrimonial, Demonstrao de Resultado do Exerccio, entre outros; desenvolver o plano de contas adequado para o tipo de atividade desenvolvido pela empresa e realizar o oramento empresarial. Finalmente, com a controladoria j em operao, sua funo contnua a disponibilizao de informao e relatrios gerenciais. Essa a fase correspondente s sadas do sistema. Seu produto a informao que subsidiar as decises da alta administrao da empresa, sendo assim o papel principal da controladoria efetivamente cumprido.

CONCLUSO

Os argumentos apontados no presente artigo evidenciam que o desenvolvimento da contabilidade gerencial culminou no surgimento da controladoria, que um novo ramo do conhecimento, aprimorado e fruto da contribuio de diversas reas. A controladoria proporciona aos gestores e administradores de empresas e organizaes as informaes de que necessitam para tomar decises que garantam no

13

apenas o sucesso presente da entidade, mas que garantam sua continuidade e sua sobrevivncia em um universo de competio to acirrada, como temos atualmente. Como um desdobramento da Cincia Contbil, a Controladoria acrescentou e complementou uma necessidade de todas as empresas: possuir controle e informao atualizada e de qualidade para subsidiar seu processo decisrio e garantir uma gesto eficaz, que proporcione empresa o lucro que ela almeja obter. Entretanto, como parte de um sistema empresarial moderno, globalizado e em constante mudana, a controladoria tambm necessita de constante aprimoramento e desenvolvimento de melhorias, para garantir que continue sendo uma ferramenta til e cada vez mais presente dentro das empresas.

REFERNCIAS
CATTELI, Armando. Controladoria: uma abordagem da gesto econmica GECON. So Paulo: Editora Atlas, 2001. COSTA, Luiz Guilherme Tinoco Aboim. Anlise econmico-financeira de empresas. So Paulo: FGV Editora, 2011 CREPALDI, S. A. Curso Bsico de contabilidade de custos. So Paulo: Editora Atlas, 2006 DICIONARIO MICHAELIS. Disponvel em http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues> Acesso em: 11 mai. 2013 GARRISON, Ray H.; NOREEN, Eric W. Contabilidade gerencial. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2001. IUDCIBUS, Srgio de. Teoria da Contabilidade. So Paulo: Editora Atlas, 1981 NAKAGAWA, Masayuki. Introduo Controladoria. So Paulo: Editora Atlas, 1993 NUNES, Odair. Controladoria: um organograma amplo. Disponivel em: http://onairnunesblog.com> Acesso em: 04 abr.2013 ORO, Ieda Margarete et al. O perfil do profissional de controladoria sob a tica do mercado de trabalho brasileiro. Disponvel em: < http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos72007/320.pdf>. Acesso em: 10 mar.2013

14

PADOVEZE, Clvis Luis. Controladoria estratgica e operacional. So Paulo: Cengage Learning, 2009 PIZZOLATO, N. D. Introduo Contabilidade Gerencial. So Paulo: Pearson Makron Books. 2000 VENCESLAU, Fbio Ygor N. A importncia do planejamento no processo de gesto. Belm, 2007, 22 f. Monografia (Especializao em Contabilidade e Controladoria) Faculdade de Estudos Avanados do Par. Belm, 2007.

You might also like