You are on page 1of 18

Movimento Quilombola: Reflexes sobre seus aspectos poltico-organizativos e identitrios1

Brbara Oliveira Souza


Universidade de Braslia

Palavras-Chave: Comunidades Quilombolas Identidade Movimento Social

Resumo A luta pela garantia dos direitos quilombolas histrica e poltica. Abarca uma dimenso secular de resistncia, na qual homens e mulheres negros buscavam o quilombo como possibilidade de se manterem fsica, social e culturalmente, em contraponto lgica escravocrata. No perodo psabolio, a luta pelos direitos quilombolas se somou s lutas da populao negra de modo geral, sendo uma forte bandeira dos movimentos negros organizados durante o sculo XX e XXI. O processo de fortalecimento da luta pelos direitos quilombolas construiu, todavia, uma outra faceta importante do ponto de vista poltico e organizativo que a constituio do movimento quilombola, com suas especificidades em relao ao movimento negro. O objetivo do presente trabalho refletir sobre a dimenso identitria e poltico-organizacional das comunidades quilombolas e seus reflexos na estruturao dos movimentos em prol dos direitos desses grupos.

Trabalho apresentado na 26. Reunio Brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 01 e 04 de junho, Porto Seguro, Bahia, Brasil.

Apresentao O movimento de luta pela garantia dos direitos quilombolas histrica e poltica. Traz em seu ntimo uma dimenso secular de resistncia, na qual homens e mulheres negros buscavam o quilombo como possibilidade de se manterem fsica, social e culturalmente, em contraponto lgica colonial e ps-colonial. No perodo ps-abolio, a populao negra se manteve excluda do acesso a diversos direitos fundamentais e a luta pelos direitos quilombolas se somou s lutas da populao negra de modo geral, sendo uma forte bandeira dos movimentos negros organizados durante os sculos XX e XXI. O processo de fortalecimento da luta pelos direitos quilombolas construiu, todavia, uma outra faceta importante do ponto de vista poltico-organizativo que a constituio do movimento quilombola, com suas especificidades em relao ao movimento negro urbano. O objetivo do presente trabalho refletir sobre a dimenso histrica, identitria e polticoorganizacional das comunidades quilombolas e seus reflexos na estruturao dos movimentos em prol dos direitos desses grupos. O movimento de aquilombar-se, pela garantia da existncia fsica, social e cultural das comunidades, marca a histria do pas, e chega aos dias atuais expresso na luta pela garantia dos direitos das comunidades quilombolas, com nfase no direito ao territrio.

Perspectiva Histrica A questo quilombola esteve presente, do ponto de vista legal, tanto no regime colonial como no imperial de forma significativa no Brasil. Esses marcos legais fundamentavam a criminalizao e penalizao das fugas e tentativas de rebelio de escravos. As referncias primeiras aos quilombos foram pronunciadas pela Coroa Portuguesa e seus representantes que administravam o Brasil colnia. Essas referncias situam-se no contexto de represso da Coroa aos negros aquilombados. O Regimento dos Capites-do-Mato, de Dom Loureno de Almeida, em 1722, foi possivelmente a primeira materializao legal da represso s comunidades quilombolas: pelos negros que forem presos em quilombos formados distantes de povoao onde estejam acima de quatro negros, com ranchos, piles e de modo de a se conservarem, havero para cada negro destes 20 oitavas de ouro (Guimares, 1988: 131).

Em 1740, em correspondncia entre o Rei de Portugal e o Conselho Ultramarino, quilombos ou mocambos foram definidos como toda habitao de negros fugidos, que passem de cinco, em partes despovoadas, ainda que no tenham ranchos levantados, nem se achem piles neles. Almeida (2002) demonstra que os elementos bsicos desse conceito jurdico-formal de quilombo so: 1- fuga; 2- quantidade mnima de fugitivos; 3- isolamento geogrfico; 4- moradia habitual, o rancho; 5- capacidade de reproduo e de autoconsumo na figura do pilo. Esses cinco elementos se reproduzem em muitas definies de quilombos que se seguiram na legislao brasileira, apenas sofrendo um deslocamento de variao e intensidade entre eles mesmos. No perodo republicano, a partir de 1889, o termo quilombo desaparece da base legal brasileira, e reaparece na Constituio de 1988, como categoria de acesso a direitos, numa perspectiva de sobrevivncia, dando aos quilombos o carter de remanescentes. So, portanto, cem anos transcorridos entre a abolio at a aprovao do Artigo 68, do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, cujo contedo reconhece os direitos territoriais das comunidades quilombolas. Alfredo Wagner Almeida destaca que a Constituio Brasileira de 1988, no artigo 68 do ADCT, opera uma inverso de valores no que se refere aos quilombos em comparao com a legislao colonial, uma vez que a categoria legal atravs da qual se classificava quilombo como um crime passou a ser considerada como categoria de autodefinio, voltada para reparar danos e acessar direitos (Almeida, 2002). Ivo Fonseca2 destaca que a Constituio de 1988 trouxe um processo de reverso de um histrico de no reconhecimento da cidadania da populao negra, e mais especificamente dos quilombolas:
Se pegar as normas constitucionais e os decretos na histria do Brasil, eles so muito cruis conosco. Ns s passamos a ser cidados brasileiros a partir da constituio de 1988. Antes ns no ramos cidados brasileiros.

A Constituio de 1988 representa, portanto, um divisor de guas ao incorporar em seu contedo o reconhecimento de que o Brasil um Estado pluritnico, ao reconhecer que h outras percepes e usos da terra para alm da lgica de terra privada e ao reconhecer o direito manuteno da cultura e dos costumes s comunidades e povos aqui viventes. A proposta para que fosse reconhecido o direito das terras s comunidades quilombolas na Constituio Federal de 1988 foi, como resultado de um amplo processo de mobilizao das
Liderana quilombola da comunidade de Frechal, Maranho. Fundador da Conaq Coordenao Nacional de Articulao das Comunidades Negras Rurais.
2

comunidades negras rurais, do movimento negro urbano e de outras organizaes, apresentada Assemblia Nacional Constituinte, atravs de uma emenda de origem popular. Uma vez no alcanando o nmero mnimo de assinaturas, foi formalizada pelo ento Deputado Carlos Alberto Co (PDT/RJ), e teve a participao de outros parlamentares como Benedita da Silva (PT/RJ).
De certo modo, o debate sobre a titulao das terras dos quilombos no ocupou, no frum constitucional, um espao de grande destaque e suspeita-se mesmo que tenha sido aceito pelas elites ali presentes, por acreditarem que se tratava de casos raros e pontuais, como o do Quilombo de Palmares (Leite, 2004: 19).

Apesar dessa grande mudana de rumos do ponto de vista legal, no processo constituinte e nos primeiros anos aps a entrada em vigor do artigo 68, o debate sobre sua implementao e sobre outros assuntos correlatos a ele no tiveram grande eco no legislativo. Conforme Oliveira Jr.:
Durante o processo constituinte, nem uma nica discusso foi registrada nos anais do Congresso sobre o futuro Art. 68 do ADCT. Includo inicialmente em uma das propostas sobre a proteo do patrimnio cultural brasileiro, a proposio de titulao das terras dos remanescentes de Comunidades de quilombos foi deslocada para o ADCT devido sua prpria natureza transitrio (...) A primeira meno que se faz no Congresso, j posterior Constituinte, ao assunto, foi em 1991, em um discurso do Deputado Alcides Modesto (PT-BA) sobre o conflito fundirio na regio do Rio das Rs. (OLIVEIRA Jr., 1995: 224-225)

Em outras instncias, entretanto, com nfase para as organizaes quilombolas, organizaes do movimento negro urbano e em estudos acadmicos, o debate sobre sua implementao e sobre seus aspectos conceituais ganha flego. Muitos desses estudos refletiram sobre a dimenso identitria da categoria quilombo, ou remanescente de quilombo. A compreenso, a partir do Artigo 68 e das legislaes correlatas3, das comunidades quilombolas passa, no sentido atual de existncia, pela superao da identificao dos grupos sociais por meio de caractersticas morfolgicas. Tais grupos no podem ser identificados a partir da permanncia no tempo de seus signos culturais ou por resqucios que venham a comprovar sua ligao com formas anteriores de existncia. Argumentaes tericas que caminhem nesse sentido implicam numa tentativa de fixao e enrijecimento da concepo das comunidades quilombolas. Para alm de uma identidade histrica que traz o termo remanescente, quilombo expressa que esses sujeitos histricos presumveis existam no presente e tenham como predicamento bsico o fato de ocupar uma terra, que por direito dever ser em seu nome titulada. Assim qualquer invocao ao passado deve corresponder a uma forma atual de existncia, que pode se realizar a partir de outros sistemas de relaes que marcam seu lugar em um universo social determinado (ODwyer, 2004). O grande desafio, hoje colocado, a busca pela real superao dos reflexos das legislaes e conceitos do Brasil Colnia e Imprio, que tinham como sustentao econmica, cultural e social
3

Artigos 215 e 216 da CF; Conveno 169 da OIT; Decreto 4887/2003; Decreto 6040/2007.

o racismo e a violncia contra os africanos e seus descendentes, bem como contra suas expresses organizativas, culturais e simblicas. Esses conceitos dos sculos XVII, XVIII e XIX ainda se fazem presentes em interpretaes e aes de alguns gestores, operadores do direito, acadmicos e meios de comunicao. Os esforos para a construo de um real Estado de Direito passam fundamentalmente por esse exerccio rduo de reconhecimento da pluralidade em seus aspectos mais profundos.

Povo Quilombola: Identidade e Resistncia A noo de identidade quilombola est estreitamente ligada idia de pertena. Essa perspectiva de pertencimento, que baliza os laos identitrios nas comunidades e entre elas, parte de princpios que transcendem a consanginidade e o parentesco, e vinculam-se a idias tecidas sobre valores, costumes e lutas comuns, alm da identidade fundada nas experincias compartilhadas de discriminao. H uma trama social tecida a partir das aes coletivas e representaes que so determinantes para o estabelecimento das noes que do eco idia de que os quilombolas constituem uma comunidade, um povo, que, por sua vez, possui elementos estruturais que tornam este grupo distinto do que intitula-se sociedade nacional. A idia de irmandade, de unio entre as comunidades quilombolas das mais distintas e longnquas localidades ressaltada na teia de relaes e compartilhamentos existentes entre as comunidades, e uma questo presente em diversas narrativas de lideranas quilombolas. Esse ponto constituise como fundamental para a construo da luta comum, que tem como principal ponto a luta pelo direito terra. A fala de Ronaldo dos Santos4 aponta para esse sentido:
H uma coisa que une as comunidades de lugares to diferentes. uma coisa que est em outro campo, voc se identifica, se afiniza e v o outro como um irmo. uma coisa de irmandade. Eu lembro quando assassinaram aquele companheiro de Rondnia5 que foi uma dor pra todo mundo. muito comum uma comunidade que no est vindo [aos encontros do movimento quilombola] ter uma fala tipo assim uma tal de Conaq, sem pertencimento. Quando ela tem uma oportunidade de participar de alguns encontros, e a no a Conaq instituio, organizao, mas essa coisa de estar junto de irmos de outros vrios Estados algumas vezes, poucas vezes, naturalmente a fala das pessoas j muda, as pessoas j passam a se sentir parte desse meio. A essas mesmas pessoas reclamam mas essa informao no chegava l e a gente fala que

Liderana quilombola da Comunidade de Campinho da Independncia, Rio de Janeiro, e membro da Conaq (Coordenao Nacional de Articulao das Comunidades Negras Rurais Quilombolas). 5 O assassinato ocorreu na comunidade quilombola de Vale do Guapor, Rondnia. Foi no mesmo dia do encerramento do I Encontro Nacional Quilombinho, de crianas e adolescentes quilombolas, em julho de 2007, no qual Ronaldo estava presente. Quando a notcia da morte chegou ao Encontro, formou-se grande comoo.

difcil chegar e que muito bom ela estar ali, pois ser mais uma forma dessa informao chegar. Da vai se formando a rede.

Essa irmandade, esse sentido de unio, traz um compartilhar identitrio, poltico, de comunho de lutas, bastante intenso. A conjuntura hoje vivenciada, na qual os direitos e a identidade quilombola so contestados com grande nfase por parte da mdia, parlamentares e outros atores ligados aos poderes institudos6 refora nos quilombolas essa idia de unio atravs da identidade e da luta pelos direitos. A construo de uma identidade tnica quilombola que fundamenta a luta por direitos atravs de articulaes organizadas em nvel nacional, tal como a Conaq, dialoga com a configurao da ideologia de indianidade que Barabas trabalha no mbito do Mxico. Essa construo da ideologia da indianidade genrica impulsionada pelos prprios indgenas e pensada no como uma categoria homogeneizante, estereotipada e inferiorizada, e sim como uma categoria unificadora (Barabas, 1996: 2)7, tal como Barabas pontua em relao identidade indgena. A insurgncia de organizaes nas ltimas dcadas, como as quilombolas, que reivindicam o reconhecimento de sua identidade, de seus direitos, de seus costumes pelo Estado, aponta para uma crise do modelo historicamente construdo e imposto de identidade nacional.
Nosso continente, construdo no sculo XIX pelas elites crioulas, se encontra, em nossos dias, em um franco processo de desconstruo. H evidncias de um movimento de reparao ou de religao com os elos cortados e de retorno a enredos histricos abandonados. A emergncia tnica um despertar que implica um esforo de releitura das memrias compactas ou fraturadas, de histrias contadas desde um s lado que suprimiram outras memrias, e histrias que se contaram e contam desde a dupla conscincia que gera a diferena colonial8 (Segato, 2007: 21-22).

Segundo Ramrez, citado por Segato, o horizonte de uma nao possvel emerge como uma aliana entre os povos, administrada por um Estado pluricultural, por meio da admisso, por parte do Estado, de que seu desenvolvimento futuro se concebe a partir das comunidades e que a sua constituio efetiva se processa melhor com o progresso das culturas (Segato, 2007: 21). Esse movimento, todavia, se d a partir do reconhecimento pelo Estado de que esses povos e comunidades devem influir, ao seu modo e a partir de seus costumes, nas estruturas polticas, jurdicas e sociais e reestruturar as vrias dimenses dos espaos de deciso e de poder, com nfase na perspectiva educacional, legal e administrativa.

Cito, por exemplo, algumas reportagens veiculadas pelo Jornal Nacional, da TV Globo, que trazem essa perspectiva de contestao da existncia de quilombos na regio do Recncavo, na Bahia, e em Marambaia, no Rio de Janeiro, e questionam inclusive a prpria identidade quilombola. Essa perspectiva se reproduz em diversos outros meios de comunicao. Alm disso, vale destacar a existncia da Ao Direta de Inconstitucionalidade no STF e do Projeto de Lei n 44/2007, da Cmara dos Deputados, contra o Decreto 4887/2003, que regulamente o processo de regularizao fundiria em territrios quilombolas. 7 O texto original em espanhol foi por mim traduzido. 8 O trecho em itlico na citao refere-se a uma citao de Mognolo (2000: 63), feita por Segato. A traduo foi feita por mim.

Esses questionamentos estrutura do Estado tm se fortalecido por meio da concepo dos prprios sujeitos de que seus direitos s sero respeitados a partir do reconhecimento de sua diferena.
Em seus mltiplos aspectos, os processos de raiz local recentemente iniciados, cuja caracterstica principal um retorno a fontes capazes de reconfigurar sua diferena em um sentido radical, ameaam progressivamente o que parecia ser o controle territorial consolidado das elites regionais e nacionais, branqueadas e eurocntricas (Segato, 2007: 22).

A rede e os laos que concebem os quilombolas enquanto povo, comunidade, tm na dimenso poltico-organizativa uma fora central, que dinamiza e oxigena essa luta como coletiva das comunidades pela garantia de seus direitos. Essa perspectiva identitria permite considerar que a afiliao tanto uma questo de origem comum quanto de orientao das aes coletivas no sentido de destinos compartilhados. uma questo que deve ser concebida e pensada no sentido de romper qualquer perspectiva congelada, rgida. Essa perspectiva da diferena pontuada por Segato (2007) no como contedos substantivos em termos de costumes supostamente tradicionais, cristalizados, imveis e impassveis frente a transformaes, mas como diferena de meta e perspectiva por parte de uma comunidade ou povo (Segato, 2007: 18). ODwyer (2002) ressalta que, como no caso precedente dos direitos indgenas, a discusso sobre a identidade quilombola no pode prescindir do conceito de grupo tnico, com todas as suas implicaes9. A perspectiva identitria tem ntima relao com a noo de territorialidade. As Comunidades Quilombolas so circunscritas e estabelecem ntima relao territorial com seus territrios, denominados de diversas formas tais como terras de preto, mocambo. Essa perspectiva territorial conceituada como o espao territorial passado pelas vrias geraes sem a adoo do procedimento formal de partilha, e sem que haja posse individualizada. Givnia Silva10 apresenta reflexo sobre a dimenso da territorialidade para a identidade quilombola:
O pertencimento em relao ao territrio algo mais profundo. A luta quilombola existe porque h um sentimento por parte dos quilombolas de que aquele territrio em que eles habitam deles. Mas no deles por conta de propriedade, deles enquanto espao de vida, de cultura, de identidade. Isso ns chamamos de pertencimento. Nem porque nossas terras sejam as mais frteis que ns lutamos por elas. Elas muitas vezes no so as mais frteis, se ns concebermos o frtil no usual da economia. Mas ela tem uma
9

10

ODwyer cita: Oliveira, Joo Pacheco. Indigenismo e territorializao. Rio de Janeiro: Contracapa, 1998: 273-4.

Liderana quilombola da comunidade de Conceio das Crioulas, Pernambuco, e fundadora da Conaq.

fertilidade que para ns que estamos ali ela a melhor. A nossa luta pela terra no pautada por princpios econmicos e sim por fundamentos culturais, ancestrais. o sentimento de continuidade da luta e resistncia.

A construo da identidade e a perspectiva que d forma ao pertencimento so fundadas no territrio e, tambm, em critrios poltico-organizativos. Nesse sentido, identidade e territrio so indissociveis. A organizao das comunidades quilombolas como um grupo tnico tornou possvel a resistncia e defesa do territrio, alm de singularizar sua ocupao. O processo de territorializao das comunidades quilombolas est estritamente relacionado com a organizao social. Os elementos que constituem os grupos enquanto prprios e distintos da sociedade nacional, como as comunidades quilombolas, deixam de ser colocados em termos dos contedos culturais que encerram e definem diferenas. Conceber as comunidades quilombolas a partir dessa perspectiva tem levantado algumas ponderaes sobre as manipulaes que podem ser empreendidas pelos prprios sujeitos sociais pertencentes identidade tnica. Essas questes norteiam, inclusive, uma ADIN11 de inconstitucionalidade impetrada pelo partido dos Democratas (antigo PFL) no Supremo Tribunal Federal STF, ao decreto 4887/2003 que regulamenta a titulao de terras de quilombos e se constitui na perspectiva da auto-declarao da comunidade. Os quilombos, todavia, fortalecem sua identidade contrastiva em contraponto idia de assimilao ou de extino. A diferena cultural no traz uma valorizao por si s. Porm, a contraposio consciente das identidades e culturas em relao lgica imperialista dos EstadosNacionais se constitui como uma anttese ao projeto ps-colonialista de estabilizao, uma vez que os povos lutam no apenas para marcar sua identidade, como tambm para retomar o controle do prprio destino e construir diretrizes de rumos comuns. Essa contraposio cultural ao projeto hegemnico imperialista dialoga com a emergncia da organizao do movimento quilombola nos ltimos anos no pas. O movimento quilombola, organizado em nvel nacional a partir de 1995, traz a retrica identitria como um elemento central de suas reivindicaes e do estabelecimento da coeso de grupo. A partir dessa identidade tnica, os quilombolas construram sua linha central de luta que a defesa de seus territrios. So critrios poltico-organizativos que estruturam essa perspectiva de pertena tnica.
Ao Direta de Inconstitucionalidade, impetrada pelo PFL (hoje Partido Democratas) junto ao Supremo Tribunal Federal.
11

Josilene Brando, durante a audincia pblica coordenada pelo Ministrio Pblico Federal, por meio da 6 Cmara, apresenta elementos que constroem essa dimenso poltico-organizativa, numa perspectiva histrica, das comunidades quilombolas:
Pra ns do movimento quilombola, em nome da coordenao nacional, que apenas uma fala institucional, mas que o resultado do que o movimento quilombola no Brasil, queramos comear dizendo quem so os quilombolas. Porque ns estamos com quilombos de mais de trezentos anos nesse pas e at hoje ns temos gastado energia pra dizer pra esse Estado brasileiro quem so os quilombos. E isso pra ns motivo de constrangimento porque isso significa dizer que esse Estado no reconhece os seus e no sabe quem constitui essa sociedade. E pra dizer quem so os quilombolas eu queria dizer que no somos descendentes de escravos, ns somos descendentes de africanos. A Escravido foi uma condio social que vocs [o Estado] nos impuseram. Portanto, os quilombos no nascem apenas de uma herana escrava. Ele nasce de uma determinao do povo negro de que ns no queramos ser escravos, ns nos rebelamos contra a escravido porque ns nascemos livres e queramos ser livres, e uma das maiores expresses de liberdade desse pas foi a constituio dos quilombos. Portanto, ns somos construtores da sociedade brasileira, somos parte fundamental do processo de construo desse pas, que a duras penas se constituiu e hoje nega seu passado, nega sua origem. Na condio de herdeiros de africanos, ns trouxemos pra c como parte de nossa memria o processo cultural que contribuiu para a constituio do Brasil. E exatamente porque ns estamos aqui que ns dizemos que estamos cansados de sermos tratados como estrangeiros, ns no somos estrangeiros, somos brasileiros e fazemos parte do patrimnio cultural desse pas. Portanto, os quilombos que se constituram nesse pas no podem mais passar despercebidos das polticas pblicas e ficar explicando em todas as esquinas quem somos ns (Josilene Brando, liderana quilombola e integrante da Conaq, durante a audincia coordenada pelo MPF em 19/09/2007).

As dimenses de identidade e resistncia estabelecem estreita relao na abordagem feita por Josilene Brando. A identidade quilombola nasce dessa determinao, dessa estratgia de fazer frente s lgicas excludentes e repressivas do Estado brasileiro. Portanto, a identidade de resistncia quilombola se constitui e se expressa como afirmao da cultura, da organizao social, dos usos e costumes, da territorialidade das comunidades quilombolas, em contraponto quelas que se concebem na dita sociedade nacional. A identidade quilombola traz ao longo de sua histria uma dimenso de resistncia. Por esse processo de resistncia entendo que no seja apenas o elemento histrico da fuga das fazendas, uma vez que muitos quilombos no trazem esse elemento como constituinte de seu processo de formao. Por resistncia se entende os processos empreendidos por esses grupos para manteremse ao longo de sua histria como sujeitos que se constituem enquanto grupo etnicamente diferenciado, com seus aspectos identitrios especficos, com seu modo prprio de viver. Por resistncia se entende a luta constante das comunidades quilombolas pelo direito de existir, de um existir que pressupe intrinsecamente uma rede de relaes estabelecidas que permeia a batalha cotidiana pelo direito ao territrio, s tradies, identidade. Esse movimento histrico de resistncia e existncia tem uma relao profunda com a dimenso tnico-racial. Acredito que seja fundamental ressaltar os quilombos como resistncia negra, uma vez que esses se constituram (e se constituem) de modo contrastivo crueldade que representou 9

o empreendimento colonial e o ps-colonial. Ressalto que concebo as comunidades quilombolas como resistncia negra, dada a sua predominncia e marca fundamental, mesmo que muitas dessas comunidades quilombolas se caracterizam como espaos intertnicos. Essa identidade de resistncia se configura ao longo da histria de nosso pas a partir de uma multiplicidade de formas, com base nas lgicas de cada grupo e de cada contexto. O dilogo e o estabelecimento de uma rede de relaes mais abrangente entre as comunidades quilombolas se fortalecem de forma crescente nas ltimas dcadas do sculo XX e nesse princpio do sculo XXI. Um fruto expressivo dessa organizao a mobilizao para a insero no texto constitucional do artigo 68, do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, em 1988. Aps a entrada em vigor do Artigo supracitado, a interao e a organizao poltica das comunidades quilombolas ganham propores nacionais. A identidade de resistncia desses grupos atualmente estabelece redes cada vez mais amplas de solidariedade, luta comum e caminhar partilhado na busca pela garantia de seus direitos. A identidade de resistncia , portanto, fundante para a identidade quilombola. Os interesses contrrios aos direitos quilombolas, que se insurgem contra a identidade quilombola, lutam principalmente pela no garantia do direito aos territrios das comunidades, uma vez que a titulao significa que a terra se torna inalienvel, coletiva, contradizendo, dessa forma, os interesses do agronegcio e do latifndio. As lutas e mobilizaes quilombolas, contudo, ao longo da histria do pas se fizeram presentes e, a partir dos contextos histricos presentes em cada poca, buscaram as estratgias possveis para estabelecer-se em contraponto aos seus antagonistas. Portanto, o movimento quilombola, histrico na construo do pas, hoje dialoga com antagonismos distintos dos sculos anteriores, o que pressupe novas estratgias de luta, mas trazem os mesmos princpios que a busca pela efetivao de seus direitos. Ivo Fonseca12 aborda o movimento de lutas das comunidades quilombolas, numa perspectiva histrica de processo: O Movimento quilombola pode se associar ao movimento contra a escravido. Voc pode ver que as nossas lutas de hoje no so muito diferentes [daquelas] da poca da escravido.

12

Liderana quilombola da comunidade de Frechal, Maranho, e fundador da Conaq.

10

Givnia Silva13 tambm reflete sobre esse processo mais amplo de resistncia das comunidades quilombolas:
Os desafios de hoje so os desafios de ontem. Porque os de ontem? Porque esses foram o desafio da superao dos navios, da escravido, do anonimato, do abandono, e etc. Os de hoje no so esses, mas tem a mesma finalidade que anular qualquer possibilidade de que preto nesse pas seja tratado como o restante da populao. Quando a grande imprensa, o latifndio, setores conservadores da sociedade reagem contra essa poltica ns entendemos que o que est acontecendo hoje o mesmo que aconteceu ontem, s que por outros meios e outros mecanismos. O que est posto a certeza de que cada vez mais precisamos estar unidos. uma luta rdua e, acima de tudo, uma luta coletiva.

Creio que apresentar a dimenso de que o movimento quilombola compe-se de um processo histrico de luta pela existncia, a partir de seus usos e costumes, seja um elemento estrutural da perspectiva do aquilombar-se. Esse movimento marca a oposio aos antagonismos que se fizeram e se fazem presentes nas mais variadas situaes vivenciadas pelas comunidades, seja no perodo escravocata, seja no perodo posterior dita abolio da escravido.

Aquilombar-se A idia central do movimento de aquilombar-se reside nas vrias estratgias e mobilizaes impetradas pelos quilombos, mocambos, terras de preto, terras de santo (dentre outras denominaes existentes para essas comunidades que no presente trabalho conceituo como comunidades quilombolas) ao longo da histria do pas, para manterem-se fsica, social e culturalmente. A perspectiva de resistncia intrnseca, porm a resistncia traz em si a idia fundamental de existncia. Essa existncia histrica fundamenta-se e ressemantiza-se no presente, no existir atual. Aquilombar-se , portanto, uma ao contnua de existncia autnoma frente aos antagonismos que se caracterizam de diferentes formas ao longo da histria dessas comunidades, e que demandam aes de luta ao longo das geraes para que esses sujeitos tenham o direito fundamental a resistirem e existirem com seus usos e costumes. Esse existir tem um movimento fortemente voltado para a coletividade, para os laos que unem os quilombolas entre si e que, num movimento mais amplo, une as comunidades de distintas regies. A resistncia e a autonomia, aspectos fundamentais da construo identitria das comunidades quilombolas, so tambm as linhas motoras do movimento de aquilombar-se. Por meio de estratgias as mais distintas possveis, essas comunidades se estabelecem enquanto lcus de alteridade em relao dita sociedade nacional e reivindicam o reconhecimento de sua cultura, de

13

Liderana quilombola da comunidade de Conceio das Crioulas, Pernambuco, e fundadora da Conaq.

11

seus costumes, de suas formas de organizao. Essa busca por reconhecimento passa, de forma elementar, pelo reconhecimento de seu territrio a partir da lgica que o fundamenta (distinta da perspectiva privada), abarcando uma dimenso holstica dos aspectos sociais, culturais e econmicos desses grupos. Esses antagonismos marcaram e marcam as mobilizaes, aes e o caminhar dessas comunidades, exigindo uma adequao de iniciativas em dilogo com os contextos de cada poca. Parte da materializao da resistncia contempornea das comunidades quilombolas est presente nas mobilizaes e estratgias poltico-organizativas posteriores Constituio de 1988, com nfase no desenho de movimentos, coordenaes, associaes e federaes nas ltimas dcadas. Essas organizaes, fruto das articulaes nas e entre as comunidades, refletem aspectos organizacionais desses grupos e as respectivas relaes estabelecidas com a dita sociedade nacional e com o Estado. A sociedade brasileira, no perodo ps-abolio, no efetivou um processo concreto de integrao e construiu ao longo dos sculos XIX, XX e XXI um complexo enredo de desigualdade racial. Os segmentos e grupos empobrecidos de descendentes de africanos, cuja boa parte era de escravizados, mesmo aps a abolio da escravido e a proclamao da repblica permaneceram em completa e violenta desigualdade. Todavia, no apenas a opresso marca os processos vivenciados por esses grupos. fundamental lembrar da importncia que tiveram os movimentos, resistncias e reaes por parte da populao negra. No perodo posterior a 1888, alm da grande desigualdade, a populao negra de modo geral e as comunidades quilombolas, em especial, so fortemente invisibilizadas no escopo do Estado. O debate e a tnica que trazem para a sociedade brasileira a discusso sobre a questo quilombola, no sculo XX, so frutos de um longo processo. Os movimentos negros urbanos tiveram grande peso nesse contraponto invisibilidade. Somado a isso, e caracterizando-se como o grande marco desse processo, est a fora e resistncia das comunidades quilombolas, que perpassaram a histria do Brasil com uma diversidade de formaes e abrangendo todas as regies do pas e chegam ao sculo XXI reinvindicando seus direitos fundamentais, com nfase no direito terra. Os movimentos negros urbanos, nesse debate da questo quilombola, so muito relevantes. A discusso sobre os quilombos tem voz na Frente Negra Brasileira, nos anos 1930; surge em movimentos dos anos 1940, 1950, tais como o Teatro Experimental do Negro, e ganha flego no bojo da institucionalizao do movimento negro, nas dcadas de 1970 e 1980.

12

Com o acirramento dos conflitos fundirios, reflexo do intenso levante grileiro das dcadas de 1970 e 1980, as comunidades quilombolas se juntaram s organizaes do movimento negro urbano, s vinculadas luta pela reforma agrria e empreenderam forte mobilizao pela visibilidade da questo das comunidades negras rurais, terras de preto e mocambos em diversos Estados do pas. Essa mobilizao se materializou de modo bastante significativo nos encontros realizados pelas comunidades negras para discutir perspectivas legais visando outras configuraes fundirias. Os Estados que marcaram as primeiras mobilizaes articuladas das comunidades quilombolas foram o Maranho, o Par, So Paulo e a Bahia. A mobilizao dos movimentos quilombolas, movimentos negros urbanos, em conjunto com outros parceiros, colocou em pauta o direito terra s comunidades quilombolas e, por fim, levou aprovao do Artigo 68 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias ADCT da Constituio Federal de 1988, medida de carter de reparao aos negros pela dvida histrica da sociedade brasileira para com a populao afro-brasileira. O perodo posterior ao Artigo 68, do ADCT da CF, tem sido marcado por uma grande inoperncia do Estado no que diz respeito sua implementao e por uma crescente organizao e mobilizao das comunidades quilombolas, cuja pauta se volta para a efetivao de seus direitos. Nesse processo crescente de mobilizao das comunidades quilombolas, importante
mencionar que para alm do fortalecimento de organizaes em mbito local ou estadual, as comunidades passam a estabelecer articulaes nacionais. Em 1995, no I Encontro Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, realizado durante

a Marcha Zumbi dos Palmares14, criada a Comisso Nacional Provisria das Comunidades Rurais Negras Quilombolas. Nesse perodo, a organizao do I Encontro tinha conhecimento da existncia de quatrocentas e doze comunidades, e a partir disso foi pensada a estrutura da Comisso Nacional. Alguns Estados presentes ao Encontro e traziam um histrico de articulao e mobilizao bastante significativo. Dentre esses, destacam-se o Maranho, que j havia promovido o 3 Encontro das comunidades quilombolas desse Estado15, o Par, que na regio do Rio Trombetas possua uma associao bastante atuante, a Arqmo16, e Rio das Rs, na Bahia, que
14

No dia 20 de novembro de 1995, a Marcha Zumbi dos Palmares, pela vida e cidadania, reuniu cerca de 30 mil pessoas, na Praa dos Trs Poderes, em memria ao Tricentenrio de Zumbi dos Palmares. 15 O I Encontro Estadual das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranho foi realizado em 1986. O segundo e o terceiro foram realizados, respectivamente, em 1988 e 1989.
16

Associao das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Municpio de Oriximin ARQMO - criada em 1989.

13

trazia um histrico de luta pelo seu territrio. A Comisso Nacional nasce com o objetivo de mobilizar as comunidades nos vrios Estados da Federao. neste contexto que a questo quilombola ganha peso no cenrio nacional. O reconhecimento legal de direitos especficos, no que diz respeito ao ttulo de reconhecimento de domnio para as comunidades quilombolas, ensejou uma nova demanda, gerando proposies legislativas em mbito federal e estadual, promovendo a edio de portarias e normas de procedimentos administrativos consoante formulao de uma poltica para a garantia dos direitos das comunidades quilombolas. De acordo com o documento de criao da Coordenao Nacional de Quilombos, a histria dos quilombos a histria de resistncia que garantiu a continuidade da existncia de milhares de quilombos. Sem dvida uma sobrevivncia sofrida, mas com vitrias. O documento ainda ressalta a emergncia das polticas para comunidades, como frutos das reivindicaes e lutas desse movimento:
Diante da resistncia tornou-se impossvel para o governo brasileiro no responder s demandas desse movimento. A luta do movimento quilombola caracteriza-se pela defesa do seu territrio, conseqentemente, de sua sobrevivncia enquanto grupo especfico ameaado pelo avano da especulao imobiliria, dos grandes empreendimentos, que afetam e alteram diretamente a existncia desses grupos (Conaq, 1995: 3).

A noo de resistncia apresentada por essa coordenao nacional quilombola como um processo histrico e contnuo. A resistncia bifocal: se localiza no passado e tambm no presente como o fator elementar para a sua sobrevivncia atual.
Em 1996, durante o Encontro de Avaliao do I Encontro Nacional de Comunidades Negras Rurais Quilombolas, realizado em Bom Jesus da Lapa Bahia, a Comisso Provisria d lugar Coordenao Nacional de Articulao das Comunidades Negras Rurais Quilombolas - Conaq, que tem como carter central se constituir como movimento social, no se configurando como outras formas organizativas tais como organizaes no governamentais, sindicatos ou partidos polticos.

Esse Encontro teve como objetivo definir o papel da Coordenao. O II Encontro Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, realizado em 2000, em Salvador Bahia, se configura como de grande importncia no que concerne ao processo de afirmao do movimento quilombola. Desde a criao da Comisso at o Encontro de 2000, essa representao quilombola em mbito nacional era composta por representaes do movimento quilombola e, tambm, do movimento negro urbano. A partir desse marco, as comunidades tomam para si a representao nesse espao.

14

No II Encontro, fica essa marca de aproximar e reafirmar a parceria com todos os movimentos, mas de assumir pra os quilombolas a representatividade do Movimento Quilombola. Assumimos de forma bastante incisiva, no encontro de Salvador, que enquanto representao de voto na Coordenao Nacional s poderia ser de quilombola. Isso significava que reconhecamos a importncia de todas as outras organizaes e pessoas que contribuam com o movimento, mas ao mesmo tempo chamvamos pra ns a responsabilidade de nos representar (Givnia Silva, liderana quilombola).

Aps o Encontro de Salvador, diversos Estados que ainda no estavam constitudos enquanto organizao quilombola em nvel local passam a se organizar e a construir esses espaos como de protagonismo das comunidades. A Conaq composta da unio das organizaes quilombolas nos nveis Estaduais e regionais. Atualmente, a Coordenao Nacional rene vinte e quatro Estados e, a partir do processo de identificao e visibilidade das comunidades quilombolas, atua com um universo de mais de trs mil e quinhentas comunidades17 em todas as regies do pas. As organizaes quilombolas, nos Estados, so constitudas de diferentes formas. Algumas esto organizadas enquanto Associao ou Federao, tal como o Rio de Janeiro, Maranho, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com personalidade jurdica. Em outros Estados, essa organizao est materializada em Comisses, como em Pernambuco, Piau, So Paulo e Par. A constituio da Conaq lana o movimento quilombola no cenrio nacional. A partir da, o movimento quilombola reconhecido como um dos mais ativos agentes do movimento negro no Brasil contemporneo e introduz um debate que busca fortalecer a perspectiva de que este pas tem em suas estruturas mais profundas uma grande pluralidade tnica. Consideraes Finais Em oposio lgica totalizante, imposta pelo sistema colonial e, mais recentemente, pelo pscolonial, as resistncias negras historicamente lutam pela sua identidade, por seu territrio e pela sua memria. Os quilombos, como smbolo expressivo dessa resistncia, entram pelo sculo XXI e apresentam-se como um movimento que, a partir de seus critrios de pertena, trilham metas comuns em busca da garantia de seus direitos. O Conceito de Quilombo ganha novo marco jurdico aps a Constituio de 1988 e esse fato determinante para a garantia do direito terra a essas comunidades. tambm um fator fundamental para o estabelecimento e organizao do movimento quilombola em nvel nacional,
17

O Movimento Quilombola trabalha com a estimativa de aproximadamente 4.000 comunidades quilombolas. O Governo Federal tem identificadas 3554 comunidades. Mensurar de modo mais concreto a quantidade de comunidades total no pas ainda no possvel, dado a inexistncia de pesquisa nacional voltada para essa finalidade.

15

que, a partir da construo de sua identidade tnica reivindica o seu direito terra. So poucas as comunidades que alcanaram esse direito. Das mais de trs mil comunidades quilombolas presentes nas cinco regies do pas, pouco mais de cem possuem o ttulo. Atualmente a principal luta dos quilombolas se volta para implementao de seus direitos territoriais. A noo de terra coletiva, tal como so concebidas as terras de comunidades quilombolas, coloca em crise o modelo de sociedade baseado na propriedade privada como nica forma de acesso terra, institudo desde a Lei das Terras (1850). Cabe, portanto, ao Estado repensar sua estrutura agrria a partir do reconhecimento de seu carter intertnico tambm em relao ocupao territorial. O panorama intertnico das novas etnias requer leituras crticas e uma reinterpretao da base legal que possibilite dialogar com essa multiplicidade de fatores. O que est colocado a reviso desses conceitos tnicos, baseados em novas redes de solidariedades, a qual, como afirma Almeida (2002), est sendo construda consoante a combinao de formas de existncia coletiva capaz de impor s estruturas de poder que regem a vida social. H uma forte politizao dessa questo com o processo de consolidao do movimento quilombola enquanto fora social. A compreenso do conceito de quilombo, portanto, requer novos conceitos de etnia e de identidade capazes de permitir esclarecimentos sobre esses fenmenos polticos em transformao. O movimento de aquilombar-se reflete as estratgias e mobilizaes das comunidades quilombolas, em sua multiplicidade de expresses, ao longo da histria do pas. Reflete as aes de contraponto s foras antagnicas, que em cada perodo histrico se expressou sua maneira. Aquilombar-se relaciona-se fundamentalmente ao movimento quilombola, pensando este movimento como um caminhar pela garantia dos direitos desses grupos, que emerge em mltiplas facetas, cuja uma delas a institucional das coordenaes, associaes e federaes quilombolas. O central que aquilombar-se remete luta contnua no pelo direito a sobreviver, mas pelo de existir em toda a sua grandeza. Ou seja, a luta pela existncia fsica, cultural, histrica e social das comunidades quilombolas.

16

Bibliografia
ALMEIDA, Alfredo W. B. de. Os Quilombos e as Novas Etnias. In: ODwyer, Eliane Cantarino. Quilombos: Identidade tnica e Territorialidade. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2002. ______. Terras de Preto, Terras de Santo, Terras de ndio uso comum e conflito. Cadernos NAEE, n10, 1989. ARRUTI, Jos Maurcio. Mocambo: antropologia e histria no processo de formao quilombola. Bauru, So Paulo, Edusc, 2006. BANDEIRA, Maria de Lourdes & DANTAS, Triana de V. Sodr e. Furnas de Dionsio (MS). In: ODwyer, Eliane Cantarino. Quilombos: Identidade tnica e Territorialidade. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2002. BARABAS, Alicia. La rebelin zapatista y el movimiento ndio em Mxico. Srie Antropologia, Universidade de Braslia, n 208, 1996. BARTH, Frederik. Os grupos tnicos e suas fronteiras. Em O Guru, o Iniciador e Outras Variaes Antropolgicas. Traduo de J.C. Comerford. Rio de Janeiro: Ed. Contracapa, 2000 [1969]. BRIONES, Claudia. Mestizaje y blanqueamiento como coordenadas de aboriginalidad y nacin em Argentina. Runa XXIII, pp. 61-88, 2002. CARVALHO, Jos Jorge de (Org). O Quilombo Rio das Rs: histrias, tradies e lutas. Salvador, EDUFBA, 1995. Documento Final do I Encontro Nacional de Comunidades Quilombolas, Marcha Zumbi dos Palmares, 1995. GOMES, Flvio dos Santos e REIS, Joo Jos (Orgs). Liberdade por um fio: Histria dos Quilombos no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. GUIMARES, Carlos Magno. A negao da ordem escravista: quilombos em Minas Gerais no sculo XVII. So Paulo: cone, 1988. LEITE, Ilka Boaventura. Os quilombos no Brasil: Questes conceituais e normativas. Florianpolis: NUER/UFSC, 2000. _____. O legado do testamento: a comunidade de Casca em percia. Porto Alegre: Editora da UFRGS; Florianpolis: NUER/UFSC, 2004. LOPES, Nei. Bantos, mals e identidade negra. Belo Horizonte: Autntica, 2006. MOURA, Clovis. Brasil: as razes do protesto negro. So Paulo: Global, 1983. ______. Rebelies na Senzala. Quilombos, insurreies, gerrilhas. So Paulo, Editora Cincias Humanas, 1981. MUNANGA, Kabengele, GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. So Paulo: Global, 2006. NASCIMENTO, Abdias do. O Quilombismo. Rio de Janeiro: Fundao Palmares/OR Editor Produtor Editor, 2002. (2ed. Braslia). ______. O Genocdio do negro brasileiro: um processo de racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

17

ODWYER , Eliane Cantarino. Quilombos e a Prtica Profissional dos Antroplogos. In: ODWYER, Eliane Cantarino (Org.). Quilombos: Identidade tnica e Territorialidade. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2002. ______. Territrios Negros na Amaznia: prticas culturais, espao memorial e representaes cosmolgicas. In: WOORTMANN, Ellen F. (Org). Significados da Terra. Braslia, Ed. Universidade de Braslia, 2004. OLIVEIRA Jr., Adolfo Neves de. Reflexo antropolgica e prtica pericial. In CARVALHO, Jos Jorge de. [Org.]. O quilombo do Rio das Rs: histrias, tradies, lutas. Salvador: EDUFBA, 1995. Por uma poltica nacional de combate ao racismo e desigualdade racial: MARCHA ZUMBI contra o racismo, pela cidadania e a vida Braslia: Cultura Grfica e Editora, 1996. SEGATO, Rita Laura. La nacin y sus otros: raza, etnicidad y diversidad religiosa em tiempos de polticas de la identidad. Buenos Aires:Prometeo Libros, 2007. TRECCANI, Girolamo Domenico. Terras de Quilombo: Caminhos e Entraves do Processo de Titulao. Belm, 2006.

18

You might also like