You are on page 1of 2

O governo alterou novamente a medida que elevou para cinco anos a cobrana de IOF (Imposto Sobre Operaes Financeiras)

que incide em emprstimos no exterior. De acodo com o decreto publicado nesta quinta-feira (14) no " Dirio Oficial da Unio", apenas emprstimos feitos com prazo de at dois anos pagaro 6% de imposto. Os de prazo maior esto isentos. Segundo o Ministro da FAzenda, Guido Mantega, o objetivo da medida reduzir o custo do crdito fazendo com que as empresas brasileiras e os bancos voltem a tomar emprstimos no exterior. Outro motivo seria tentar a alta do preo do dlar. (Texto extrado so site da folha de So Paulo em 13/08/12 s 12:45h. - http:/www1.folha.uol.com.br/poder/1104582-paraconter-dolar-governo-zera-iof-para-empre stimos-noexterior.shtml) De acordo com o texto, podemos afirmar que: A B O IOF um imposto que tem funo extrafiscal. Sua alquota no poderia ter sido alterada por decreto, logo esta cobrana inconstitucional. O texto um absurdo, pois a cobrana do IOF no tem nenhuma relao com o valor do dlar. A alterao da alquota somente poderia ser dar por ato normativo do poder legislativo. O executivo pode alterar a alquota de qualquer tributo.

D E

Voc j respondeu e acertou esse exerccio. A resposta correta : A.


Assinale a afirmativa INCORRETA. Leis complementares Constituio so espcies normativas que tm a funo de complementar dispositivos constitucionais que tratam genericamente de determinadas matrias, normalmente devido sua complexidade. As leis complementares, por fora do art. 69 da Constituio, sero aprovadas pela maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional. Considerando apenas o texto expresso da Constituio, pode-se concluir que as leis complementares em matria tributria tratam: A No tem competncia para definir o fato gerador da obrigao tributria.

da instituio de impostos residuais. da instituio de um regime nico de arrecadao dos impostos e contribuies da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. do Sujeito passivo da obrigao tributria. da obrigao tributria.

D E

Voc j respondeu e acertou esse exerccio. A resposta correta : A.


Avalie as afirmaes categricas abaixo e assinale as assertiva(s) CORRETA(s): I. O princpio da legalidade constitui uma das garantias de um tpico Estado de Direito, na proteo dos direitos dos cidados; II. Segundo nosso sistema constitucional todos tributos para serem exigidos precisam respeitar o princpio republicano, federativo e o da no cumulatividade. III. A Constituio Federal, no intento de conferir carter mais rgido s normas tributrias, instituiu o princpio da estrita legalidade, impossibilitando qualquer margem de discricionariedade em face aos tributos.

A B C D E

Todas as alternativas esto corretas esto incorretas as afirmativas I e III somente corretas as afirmativas I e II somente corretas as afirmativas I e III somente correta a afirmativa I

Voc j respondeu e acertou esse exerccio. A resposta correta : D.

You might also like