You are on page 1of 2

1

MODELO DE RELATORIO SOCIAL


Parte II Procedimentos e Instrumentos em questo: sntese informativa

a) Elabore um Relatrio Social do caso apresentado abaixo, conforme orienta o texto estudado. Identificao Descrio da demanda Procedimento Anlise Concluso

CASO 01: O magistrado da 2 Vara da Infncia e Juventude do Municpio de Jardim Feliz solicita ao Setor de Servio Social um Relatrio Social para instruir o processo n 0021/2012. O processo citado diz respeito guarda da criana B.S., 03 anos, cujos pais esto em processo de separao judicial. O casal litiga pela guarda da criana. A genitora no possui renda, a residncia prpria, pertence ao casal. O pai alega que a criana no est sendo bem cuidada e apresenta alteraes no comportamento, est agressiva.

IDENTIFICAO Processo n 0021/2012 da 2 vara da Infncia e Juventude do Municpio de Jardim Feliz, as partes compreendem os pais.

Descrio da demanda Em decorrncia da separao judicial dos pais, cujo processo Proc. N 00000\2012 tramita nesta mesma Comarca, a criana B. S. de 03 anos objeto de litgio quanto a sua guarda entre os pais. A criana reside atualmente com sua genitora, em residncia prpria, pertencente ao casal, que ainda no foi partilhada na separao judicial. A genitora no possui renda e todas as despesas da casa supridas pelo genitor da criana. O genitor alega no pedido de guarda, supracitado, que a criana no bem cuidada e apresenta comportamento agressivo ultimamente. A genitora contesta, afirma estar sempre presente nas atividades escolares e no dia-a-dia da criana.

Procedimento Foram realizadas visitas domiciliares e entrevista com aos genitores, entrevista com a criana. Visita Escola que a criana frequenta. Anlise da avaliao psicolgica da criana, realizada pela equipe de psiclogos, numa perspectiva multidisciplinar.

Anlise Nas visitas domiciliares realizadas, com intervalo de 15 dias entre elas, foi possvel observar que a residncia, apartamento em rea residencial nesta Cidade, bastante organizada, arejada, a criana possui quarto onde dorme e brinca com muitos brinquedos disposio. A criana frequenta Escola para sua faixa etria no perodo da manh, sendo levada pela genitora e o genitor vai busc-la ao sair. A criana comportou-se tranquila o tempo todo em que durou a visita, demonstra muito carinho pela genitora. Numa segunda visita tivemos a presena do pai e o mesmo comportamento foi percebido. Nenhuma alterao ou agressividade. Em visita Escola da criana, foi informado pela sua Professora que a criana bastante ativa e comunicativa, relaciona-se bem com as outras crianas, apenas tem chamado pelo pai em determinadas ocasies, como acidentes enquanto brinca. Durante entrevista com a genitora, a mesma demonstrou surpresa pelo litgio do esposo em querer a guarda da filha, uma vez que em momento algum o mesmo prevado da companhia com a criana. Na entrevista com o genitor, o mesmo alega que a genitora no possui condies financeiras para sustento da criana, afirmando ser muito custo para o mesmo sustentar todas as despesas. A avaliao psicolgica no percebeu nenhum comportamento agressivo da criana, a mesma bastante esperta. No h alteraes significativas no desenvolvimento psicolgico da criana.

CONCLUSO Atravs dos dados analisados no psicodiagnstico, no h alterao no comportamento da criana, muito menos agressividade. uma criana ativa e comunicativa, demonstra bom relacionamento com seus pais. Em visita domiciliar, nenhuma alterao de comportamento em relao companhia dos pais, demonstra carinho e apego aos mesmos. A residncia atende s necessidades da criana e embora a genitora no possuir renda, as despesas pagas pelo genitor suprem as necessidades. Desta forma, sugerimos que a guarda da criana fique em poder da genitora, uma vez que, condies financeiras no excluem seu direito. E que posteriormente esta guarda possa vir ser compartilhada se assim desejarem os pais.

Local, data, assinatura.

You might also like