You are on page 1of 26

Documentos utilizados na atividade descoberta de 1.

. Powerpoint apresentado na sala de aula e que, obviamente, acompanhado pelas explicaes do professor bibliotecrio em dilogo com os alunos. Com esta primeira atividade pretende-se que os alunos consigam perceber o circuito do utilizador da biblioteca do Agrupamento (atravs da anlise da planta deste servio educativo), bem como uma parte do circuito do documento e da informao, nomeadamente no que respeita utilizao do catlogo para pesquisa. Aproveita-se ainda para divulgar alguns dos servios digitais existentes na biblioteca. O facto de ser feito em contexto de sala de aula, leva a que os professores tomem tambm conhecimento do modo de funcionamento da biblioteca.

2) Proposta de peddypaper para os alunos realizarem na biblioteca, logo aps a apresentao efetuada em 1) DESCOBERTA DA BIBLIOTECA 2012/2013 (5 ano) 1 TAREFA: Preenche a balana que se segue com o nome dos elementos que constituem o teu grupo. No te esqueas de indicar o ano e turma a que pertences.

Ano:

Turma:

2 TAREFA: Olha para a planta da biblioteca. O que que tens de fazer? No local correto, deves colocar os seguintes espaos (usa os nmeros que so indicados): Atendimento 1; Zona de jogos 2; Local onde est a literatura infantil e juvenil 3; Filmes e msicas para requisitar 4; Enciclopdias 5.

3 TAREFA: Na biblioteca, os livros encontram-se organizados segundo a Classificao Decimal Universal. Vamos ver se sabes responder a algumas perguntas sobre esta classificao. a) Se eu quiser procurar um livro de Histria, qual o primeiro nmero que tenho de procurar? _____________________________________________________________________________ b) Se precisar de uma enciclopdia, procuro em que nmero? _____________________________________________________________________________ c) Finalmente, estou a fazer um trabalho sobre Matemtica. A que nmero me devo dirigir? _____________________________________________________________________________ d) Tenho um livro infantil da escritora Alice Vieira. O ttulo desse livro Rosa, minha irm Rosa. Que cota que esse livro vai ter? _____________________________________________________________________________ 4 TAREFA: Imagina que queres realizar um trabalho no computador. Vais ter de te dirigir zona do atendimento e preencheres um impresso onde escreves 6 coisas. Quais so? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Ah! J agora Quantos computadores fixos existem na biblioteca? _______________________

5 TAREFA:
Estamos quase a terminar. O teu grupo vai pensar num pequeno texto, com o mximo de trs frases onde utilizes, obrigatoriamente, as palavras biblioteca e leitura. Sejam criativos! As melhores frases sero publicadas no blogue.

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

Chegaste ao fim do peddypaper Os melhores trabalhos tero direito a uma surpresa.

3) Divulgao dos resultados de uma das turmas participantes na atividade. As frases so aquelas que foram apresentadas pelos alunos e que podero ser divulgadas no blog/Facebook da Biblioteca, serem realizados marcadores de livros com elas, etc. Peddypaper do 5 A - Visita biblioteca Grupo Mariana Hugo Diogo Ventura Ana Isabel Rita Ctia Maria Ana Carolina Ana Beatriz Diogo Pinto Cristina Daniela Margarida Jssica Joana Maria Beatriz Francisco Bruno Joo Fbio Lugar de entrega Classificao final da fotocpia 18 4 1 A biblioteca um espao de convvio e, principalmente, serve para ler e melhorar os nossos conhecimentos. Com a leitura podemos visitar mundos extraordinrios e fazer amigos sem fim. Sem a biblioteca nada disto era possvel de se realizar. 18 5 2 Existem bibliotecas em todo o Universo. As bibliotecas so importantes para os alunos e professores porque se podem fazer leituras e trabalhos de estudo, pesquisar no computador, etc. Todos devem utilizar a biblioteca, porque de todos ns. 17 2 3 Na biblioteca da escola podemos requisitar livros, filmes, msicas, ir para os computadores e jogar. Podemos fazer trabalhos manuais e podemos estudar. Desenhos, bandas desenhadas e histrias podemos criar. Com lpis de cor ou de cera podemos pintar e desenhar. 16,5 3 4 Com os livros da biblioteca aprendo muitas coisas novas. Com a leitura infantil eu posso aprender muitas histrias que mais tarde vou contar. Nos computadores da biblioteca eu posso pesquisar. 14,5 1 5 A biblioteca serve para ler, pesquisar, jogar e passar tempo. No Inverno sabe melhor estar na biblioteca, porque est quentinho e temos muitas coisas para fazer. Na biblioteca o que se faz mais a leitura. Pontuao nas tarefas

4) Divulgao da correo das tarefas propostas no peddypaper: Correo das tarefas da atividade descoberta da Biblioteca (total de 20 pontos)

1 tarefa: (1) Preencher o nome dos alunos que constituem o grupo, a turma e o ano.

2 tarefa: (5)

4 3

1 Atendimento 2 - Zona de jogos 3 - Local onde est a literatura infantil e juvenil 4 - Filmes e msicas para requisitar 5 - Enciclopdias

3 tarefa: (4) a) Se quiser procurar um livro de Histria, o primeiro nmero que tenho de procurar o 9 (ou 94). b) Se precisar de uma enciclopdia procuro o nmero 0 (030). c) Para fazer um trabalho sobre Matemtica procuro o nmero 5 (51). d) A cota do livro Rosa, minha irm Rosa, de Alice Vieira, 82-93VIE/ROS.

4 tarefa: (7) Para usar um dos computadores da biblioteca preenche-se, na zona de atendimento, um registo onde se escreve a data, hora, nome, nmero, ano e turma. Na biblioteca existem 8 computadores que podem ser utilizado pelos alunos e mais um computador utilizado no servio de atendimento, logo h um total de 9 computadores.

5 tarefa: (3) Qualquer frase (ou frases) , com sentido, que inclusse as palavras Biblioteca e Leitura.

5. Powerpoint apresentado aquando da realizao da atividade descoberta das literacias da informao: estrutura de um trabalho escrito

6. Avaliao da atividade descoberta das literacias da informao: estrutura de um trabalho escrito, cujos resultados so utilizados no relatrio de avaliao da Biblioteca Escolar (RBE)

Biblioteca do Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil Como organizar um trabalho escrito e fazer uma referncia bibliogrfica 1. Masculino Feminino Data da atividade____/____/______ 8 9 CEF

2. Frequento o seguinte ano de escolaridade: 5 6 7 10 11 12

Se frequentas o ensino secundrio (10, 11 ou 12 anos), indica o curso a que pertences: Cincias e Tecnologias Lnguas e Humanidades Profissional Que curso? ______________________________ 3. Depois da atividade em que participaste, sentes-te mais vontade para elaborar um trabalho escrito e uma referncia bibliogrfica? Sim No 4. Como classificas a atividade Como organizar um trabalho escrito e fazer uma referncia bibliogrfica? Interessante Pouco interessante 5.

You might also like