You are on page 1of 13

REDES ETHERNET NA AUTOMAO INDUSTRIAL

HENRIQUE Matheus Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso em (2003) e tcnico em Eletrnica pela Escola Tcnica Federal de Mato Grosso (1998). Iniciou seu trabalho na EJM Engenharia em 1996 atuando nas reas de projetos eltricos e de automao.

EJM ENGENHARIA www.ejm.com.br

Pg.2

SUMRIO
O que Ethernet ? _____________________________________________________ 4 Por que usar a rede Ethernet ? ___________________________________________ 4 O Padro Ethernet. ____________________________________________________ 4
Ethernet (Subcamada MAC)_________________________________________________ 5

A rede Ethernet na Indstria. ____________________________________________ 6


O uso da Ethernet como rede de controle. ______________________________________ 7

Atos Web Server. ______________________________________________________ 8


Descrio Geral ___________________________________________________________ 8 Esquema de Ligao________________________________________________________ 9 Ligando o Web Server a uma Rede __________________________________________ 10 Topologias _______________________________________________________________ 10
Intranet _______________________________________________________________________ 10 Internet _______________________________________________________________________ 11

O WEB STUDIO. _________________________________________________________ 12

Referncias __________________________________________________________ 13 Contato _____________________________________________________________ 13

EJM ENGENHARIA www.ejm.com.br

Pg.3

O que Ethernet ?
Ethernet uma tecnologia de LAN (Local Area Network)1 que transmite informaes entre sistemas computacionais nas velocidade de 10, 100 ou 1000 milhes de bits por segundo (Mbps). Atualmente a verso mais utilizada da tecnologia Ethernet a de 10Mbps utilizando cabos tipo par tranado. A rede Ethernet de 10Mbps possui vrios meios de transmisso, desde o original cabo coaxial grosso, passando pelo coaxial fino, o par tranado e os sistemas de fibra tica. As mais novas normalizaes para rede Ethernet de 100 e 1000 Mbps operam sobre o par tranado e com sistemas de fibra tica.

Por que usar a rede Ethernet ?


Existem muitas tecnologias de rede em uso atualmente, mas a Ethernet de longe a mais utilizada por ser uma rede popular e de tecnologia independente de um fabricante. A crescente popularidade da Ethernet garante a existncia de um grande mercado para equipamentos com essa tecnologia, o que tambm ajuda a mant-la com um preo competitivo. Desde a primeira normalizao da Ethernet, suas especificaes e direitos de uso foram disponibilizados com facilidade para qualquer fabricante. Essa abertura juntamente com a facilidade de implementao e robustez da rede resultou num mercado enorme e outra razo para a Ethernet ser to utilizada na indstria da computao. A capacidade de se interligar um grande nmero de equipamentos utilizando uma tecnologia neutra uma ferramenta essencial para qualquer gerente de rede. A maioria das redes deve permitir que uma grande diversidade de computadores de fabricantes diferentes possa ser interligada. Isso requer um alto grau de interoperabilidade, que a rede Ethernet possui.

O Padro Ethernet.
Padro: Cabo coaxial grosso (thick) de 50 ohms (10B5). Outros meios: Cabo coaxial fino (thin) - tambem chamado de cheapernet. (10B2) Par Tranado (10BT) Fibra Optica (10BF) Thin - usa junes T Thick - usa TAP's Par Tranado - Usa Hubs Os sinais so codificados: (Manchester Encoding)

Uma LAN definida como sendo um sistema de comunicao privado que normalmente cobre um rea limitado, da vem o termo Local Area.
EJM ENGENHARIA www.ejm.com.br Pg.4

HIGH: 0.85 volts

LOW: -0.85 volts

Transceiver: circuitos para detectar transmisso e coliso. Cabo do transceiver: conecta o transceiver interface do computador. Interface: Monta os dados no frame apropriado. Computa checksum nos frames de sada e verifica nos frames de entrada. Implementa buffering para frames de entrada. Implementa queueing para frames de sada. Maior comprimento do cabo: 500 metros. Para maiores distncias necessrio o uso de repetidores.

Comprimento mximo: 2.5 Km.

Ethernet (Subcamada MAC)


7 Prembulo 1 Incio 6 Endereo Destino 6 Endereo Origem 2 Tam. Dados 0-1500 0-46 PAD 4 CRC

Prembulo: 7 bytes 10101010 Start of frame: 10101011 Destination address e Source address: 2 ou 6 bytes (para 10 Mbps) Multicast: envio de uma mesma mensagem para um grupo de estaes. (MSB = 1) Broadcast: envio de uma mesma mensagem para todas as estaes. (Todos os bits = 1) Lenght: d o comprimento do data field (0-1500). Para evitar problemas, o tamanho do frame que vai do destination address at o checksum deve ser maior ou igual a 64 bytes. Qualquer estao detetando uma coliso aborta sua transmisso e gera um rudo para prevenir todas as outras estaes e ento espera um tempo aleatrio antes de repetir o ciclo novamente. Depois da primeira coliso, cada estao espera 0 ou 1 slot time antes de tentar novamente. Depois de uma segunda coliso, a espera ser de 0, 1 ou 2 ou 3 slot times. Numa terceira coliso, a espera ser entre 0 e 7. E assim por diante.
EJM ENGENHARIA www.ejm.com.br Pg.5

Depois de 16 colises, uma falha relatada aos protocolos superiores.

A rede Ethernet na Indstria.


Arquiteturas de automao devem fornecer ao usurio trs nveis bsicos de servios. O primeiro, controle, o mais importante. Servios de controle envolvem a troca de dados, onde o tempo uma varivel crtica, entre dispositivos de controle como CLPs, dispositivos de E/S, servos, conversores de freqncia, sensores e atuadores. Redes com a funo de controle devem fornecer algum nvel de parametrizao de prioridades e/ou capacidade de interrupo. O segundo servio o de fornecer ao usurio capacidade de parametrizao e manuteno do sistema de automao. Essa funo normalmente envolve o uso de computadores ou ferramentas equivalentes para programao de vrios dispositivos de controle. Isso pode ser executado no comissionamento da planta ou durante a operao, como por exemplo o controle de receitas em sistemas de batelada. O terceiro servio o de informao que deve fornecer informaes para anlise e tendncia para serem monitoradas atravs de uma IHM ou sistema supervisrio. No podemos assumir que uma nica rede pode adequar-se as necessidades de todos os nveis de servio, j que cada um tem seus prprios atributos e benefcios. Quando necessria uma estrutura de rede de vrios nveis, ento essa rede deve ter consistncia de dados entre diferentes segmentos de rede. A estrutura tpica de automao mostrada na ilustrao 1 inclui um nvel de informao que pode ser implementado atravs de uma rede ethernet, um nvel de controle que tradicionalmente possui atributos como alto determinismo e redundncia e pode ser implementado por uma rede Profibus ou ControlNET e um nvel de dispositivo que exigem baixa quantidade de informao e alta velocidade e pode ser implementado por uma rede ASI, Profibus DP ou DeviceNET.

EJM ENGENHARIA www.ejm.com.br

Pg.6

Ilustrao 1 - Esquema tpico de Automao

A escolha da implementao da rede de uma rede ethernet no nvel de informao interessante, pois a maioria das indstria possui uma rede ethernet no nvel administrativo que onde sero feitas as anlises e estudo de tendncia com os dados obtidos do cho de fbrica.

O uso da Ethernet como rede de controle.


O maior argumento usado contra a Ethernet como rede de controle a falta de determinismo2. Mas os usurios tambm precisam de alta repetibilidade que a garantia da chegada da mensagem ao mesmo tempo o tempo todo (ou rapidamente reconhecer que a mensagem no chegou e tomar providncias). Algumas melhorias implementadas na tecnologia Ethernet tem melhorado e muito o determinismo, a repetibilidade e a performance da rede. Switches romperam a barreira das colises diminuindo-as a quase zero. CSMA/CD trouxe o mecanismo para detectar e recuperar a rede de contenes quando elas ocorrem. Alm disso, existem esforos para criao de um esquema de priorizao de mensagens na rede Ethernet que se implementadas permitiro o uso de mensagens de controle ou alarmes de alta prioridade. Porm, nenhuma dessas tecnologias foram testadas em aplicaes de controle de altavelocidade. Em muitas aplicaes com tempos crticos, uma mensagem recebida com atraso poderia desligar um processo resultando em perdas de produo. A viariao na velocidade de envio dos pacotes de informao (que o que acontece em uma rede Ethernet) tambm poderia causar isso. Perder um HUB ou SWITCH em uma rede de informao causaria perda informaes do processo; a perde de um deles numa rede de controle poderia causar perda da
2

Determinismo habilita o usurio a predizer com preciso o pior caso de transmisso de dados, ou seja, permite ao usurio determinar o tempo mximo de comunicao.
Pg.7

EJM ENGENHARIA www.ejm.com.br

produo ou danificar uma mquina. Essas e outras questes devem ser levadas em considerao para a determinao racional de quando uma rede Ethernet boa ou vivel para uma aplicao de controle.

Atos Web Server.


Descrio Geral
O produto 2345.00 ATOS WEBSERVER tem a capacidade de armazenar pginas XML em sua memria flash. Estas pginas podem ser visualizadas a partir de um browser conectado a Intranet ou Internet. O ATOS WEBSERVER capaz de gerar pginas XML3 dinamicamente onde operaes de escrita e leitura das variveis do PLC via http possuem respostas em formato XML. Sua programao feita pelo aplicativo WEB Studio, o editor de pgina XML da ATOS. Alm de servidor de pginas, o ATOS WEBSERVER pode operar tambm como conversor Ethernet / Serial transparente o que permite que qualquer equipamento que possua canal RS232 ou RS485 se conecte rede Ethernet. Desta maneira possvel interligar mquinas / processos com sistemas supervisrios via rede Ethernet

XML a abreviao de EXtensible Markup Language (Linguagem extensvel de formatao). Trata-se de uma linguagem que considerada uma grande evoluo na internet
Pg.8

EJM ENGENHARIA www.ejm.com.br

Esquema de Ligao

EJM ENGENHARIA www.ejm.com.br

Pg.9

Ligando o Web Server a uma Rede


Sendo o Web Server um conversor Ethernet Serial transparente, ou seja, ele recebe uma informao encapsulada no protocolo Ethernet TCP/IP que ser repetida na porta serial. sua interligao com os PLCs atravs da comunicao serial padres RS 232 ou RS 485. Portanto virtualmente qualquer equipamento que se comunique por uma porta serial poder ser ligado Ethernet atravs do Web Server.

Topologias
Abaixo seguem dois exemplos de topologias que exemplificam as vantagens de ter um Webserver ligado a uma rede ethernet.

Intranet
Em uma fbrica, atravs da rede Ethernet, PCs podem supervisionar / alterar os programas de CLPs ligados intranet da empresa. Para isto basta possuir o endereo IP do mdulo Webserver em que o CLP esteja conectado e configurar a comunicao do WinSUP 2 para uma conexo TCP/IP.

EJM ENGENHARIA www.ejm.com.br

Pg.10

Internet
Atravs da rede mundial de computadores, se o Webserver estiver conectado a um servidor que disponibilize um endereo de IP fixo na Internet, de qualquer parte do mundo possvel comunicar com a mquina/processo, como exemplificado abaixo:

EJM ENGENHARIA www.ejm.com.br

Pg.11

O WEB STUDIO.
O WEB Studio uma poderosa ferramenta de desenvolvimento XML para programao do ATOS WEBSERVER. Sua interface, baseada na plataforma Windows, foi criada para ser simples e intuitiva, possibilitando a criao de Web Pages para monitorao de variveis de mquinas / processos. Seu editor XML possui uma interface orientada a objetos, ou seja, componentes como bargraphs, grficos de tendncia, botes, campos de edio / visualizao, so inseridos e posicionados no browser com o mouse. A associao destes campos com as variveis do sistema feita pelas propriedades de cada objeto, organizados atravs de uma rvore hierrquica de componentes.

EJM ENGENHARIA www.ejm.com.br

Pg.12

Referncias

EtherNet/IP: Industrial Protocol - White Paper, Allen Bradley. Website: http://www.ab.com/networks/ip_whitepaper.html Charles Spurgeon's Ethernet Web Site. Website: http://www.ethermanage.com/ethernet/ Moreira, Edson dos Santos, Redes de Computadores: Teoria e Prtica, ICMSC-USP, Agosto de 1997. Atos Automao Industrial, Atos WebServer, manual de programao / Configurao, Abril de 2004. Website: www.atos.com.br

Contato
EJM Engenharia Construo e Comrcio Ltda. Telefone: 65 686 21 14 TeleFax: 65 686 23 47 e-mails: ejm@ejm.com.br mateus@ejm.com.br ikeda@ejm.com.br henrique@ejm.com.br eunice@ejm.com.br web site: www.ejm.com.br Principal Eng. Mateus (eletricista) Eng. Ikeda (civil) Eng. Henrique (eletricista) Eunice. Dep. Financeiro

EJM ENGENHARIA www.ejm.com.br

Pg.13

You might also like