You are on page 1of 30

O INCIO DA ARTE

Quando usamos a palavra "arte", podemos estar nos referindo a diversas atividades e fenmenos criativos: pintura, escultura, arquitetura, fotografia, msica, teatro, cinema, decorao, dana, entre outras. A arte expressa em diferentes formas que variam conforme a poca e o artista. Durante a histria, a arte visual serviu diversos propsitos. Muito de que sabemos de culturas e civilizaes antigas, aprendemos atravs de sua arte. Adquirimos conhecimento de civilizaes antigas atravs de suas pinturas, esculturas e arquitetura. Durante a Idade Mdia, a arte era voltada para ensinar a religio para a populao analfabeta. Nesse perodo, catedrais maravilhosas foram construdas. Hoje em dia, usamos a arte para decorar nossas casas, frequentamos museus, teatros e cinemas e construmos belos arranha-cus. Enfim, apreciamos e fazemos uso da arte de formas bastante diferentes e com diversos propsitos. Vamos comear nossas aulas de Educao Artstica com uma viagem pelo mundo das artes visuais. Vamos estudar a histria da arte, grandes artistas, movimentos artsticos e vrias manifestaes da arte. No necessrio ser um grande conhecedor da arte para poder apreci-la. Tambm no necessrio seguir um estilo artstico para se tornar um grande artista. Criar e inovar sempre foram pilares fundamentais da arte.

O comeo da Arte - A Pr-histria


A arte nasceu h 30 mil anos atrs, durante a pr-histria. O homem Cro-Magnon comeou a fazer esculturas e pinturas nas paredes de cavernas. Esculturas prhistricas foram encontradas na Europa, no norte da frica e na Sibria. Pinturas pr-histricas foram, em sua grande maioria, encontradas no norte da Espanha e no sul da Frana. O homem pr-histrico criou as primeiras esculturas com formas de animais e pessoas. As esculturas eram feitas de marfim, pedra, osso ou chifre. As primeiras pinturas foram feitas nas paredes das cavernas e costumavam retratar animais: cavalos, bois e javalis, entre outros. Os animais retratados nas pinturas variam dependendo do perodo e da regio em que as pinturas foram feitas. Tinta vermelha e tinta preta foram usadas pelo homem pr-histrico para pintar cavernas.Anlises dessas tintas revelaram que os artistas pr-histricos desenvolveram uma receita para produzi-las. As tintas eram feitas de barro, carvo e outros ingredientes, e eram misturadas com leo vegetal ou animal para dar consistncia. Arquelogos acreditam que os artistas pintavam com as mos ou com ferramentas feitas de madeira e de pelo animal. Arquelogos tm vrias teorias sobre os significados dessas antigas pinturas e esculturas. Alguns acreditam que a arte pr-histrica uma arte puramente decorativa, enquanto outros acreditam que o homem pr-histrico atribua poderes sobrenaturais s figuras. Alguns arquelogos acreditam que as figuras eram

pintadas para ensinar tcnicas de caa aos jovens e para retratar aspectos da vida cotidiana. EXEMPLOS DE PINTURAS RUPESTRES - As cavernas de Altamira (Espanha) e Lascaux (Frana)

Artefatos da Era Paleoltica

A ARTE NA ANTIGUIDADE - MESOPOTMIA E EGITO A Mesopotmia


No Crescente Frtil, floresceu, no mesmo perodo que o Imprio egpcio, a civilizaomesopotmica. O termo Mesopotmia significa "regio entre rios", pois est situada entre os rios Tigre e Eufrates, onde predominavam condies semelhantes s do Egito. A cultura mesopotmica conheceu um relativo desenvolvimento das artes plsticas, principalmente pelo fato de que, no havendo interferncia religiosa, os artistas tinham plena liberdade de expresso. O apogeu artstico dos mesopotmicos foi a arquitetura, que se destacou pelos zigurates, torres em forma de pirmide. Os zigurates tinham sete andares de seis metros de altura cada um. Tamanha altura simbolizava a crena mesopotmica que os deuses habitavam nas alturas. A construo dos zigurates se deu a uma srie de solues arquitetnicas originais, tais como a abbada e o arco, invenes babilnicas.

A Babilnia - cidade na mesopotmia e bero da arte na antiguidade - foi uma cidade cujo esplendor ofuscava todas as outras do Oriente Mdio. Durante o reinado de Nabucodonosor, foram feitas construes monumentais como a Torre de Babel e os Jardins Suspensos da Babilnia. A Torre de Babel tinha noventa metros de altura. Os Jardins Suspensos da Babilnia uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Os Jardins eram compostos de quatro terraos de tijolo erguendo-se sobre o rio Eufrates.

O Egito
As ideias e prticas religiosas do Egito eram diretamente refletidas na sua arte. Fundamentalmente, a religiosidade egpcia tinha duas grandes preocupaes: a vida futura e a morte. Exemplos disso so as tumbas e templos em culto vida ps-morte. Do ponto de vista arquitetnico, o antigo Egito foi marcado pela edificao de portentosos templos religiosos e de grandiosas tumbas que serviam como tmulos para faras e seus familiares.

AS PIRMIDES
Para os egpcios, a morte seria uma viagem em rumo ao reino das divindades. Essa jornada deveria ser cuidadosamente planejada para que o morto, principalmente se

tivesse posses, conseguisse reunir todas as melhores condies possveis para viver na eternidade. As pirmides egpcias foram construdas para servir como tmulos de faras e de nobres. Os egpcios acreditavam que o esprito de uma pessoa permaneceria vivo ps-morte se seu corpo fosse bem conservado. Por essa razo, os egpcios criaram tcnicas extraordinariamente desenvolvidas de embalsamamento. Portanto, os egpcios conservavam os corpos mumificando-os e os enterravam nos tmulos dentro das pirmides. Os cadveres eram enterrados com roupas, joias, comida, tecidos finos, alguns escravos e tudo mais que os mortos supostamente precisariam na vida aps a morte. Mas nem todos os egpcios eram mumificados, pois o processo de mumificao era caro e complicado. A maioria das pessoas que no pertenciam nobreza era enterrada aps falecer.

As grandes pirmides de Giz em Mnfis na margem ocidental do rio Nilo. Sua posio foi escolhida em funo do pr-do-sol, smbolo da morte e ressurreio no antigo Egito.

Os hierglifos pintados nas paredes dos tmulos contavam com detalhes a histria da vida do falecido. Das quase setenta pirmides que sobreviveram at os nossos dias, a maior de Queps, em seguida de Qufrem e Miquerinos. A pirmide de Queps foi construda em 2600 a.C. e tem uma base de 52 quilmetros quadrados, em um quadrado perfeito. Queps um exemplo da avanada engenharia egpcia. Pequenas cmaras foram feitas dentro da pirmide. Essas cmaras permanecem intactas, apesar do enorme peso das pedras acima, devido a uma tcnica precisa de engenharia. Nos dias de hoje, qualquer pessoa visitando Giza pode ver as pirmides.

AS ARTES PLSTICAS
A pintura egpcia, embora desconhecesse a noo de perspectiva, buscou, com talento e beleza, representar deuses, faras e o esplendor da nobreza. O tamanho da figura numa pintura egpcia indicava a sua importncia social. Faras eram pintados como gigantes entre escravos; servos eram retratados como se fossem anes. As pinturas e hierglifos contavam histrias detalhadamente, representadas por quilmetros de desenhos.

As esttuas egpcias eram feitas de granito ou diorito, materiais resistentes, pois eram feitas com o objetivo de durar para sempre.

A arquitetura, como j vimos ao estudar as pirmides, expressava o poder do Estado Faranico atravs de formas grandiosas. Outros exemplos so os templos de Luxor e Carnac.

Templo de Luxor

A ARTE NA ANTIGUIDADE - GRCIA


A antiga Grcia foi um centro de criatividade nos campos da Filosofia, Arte, Poesia, Drama, e Arquitetura, entre tantos outros. A cultura da antiga Grcia influenciou profundamente as civilizaes ocidentais subsequentes.

Na arte grega, a figura humana era o principal tema explorado.

AS ARTES PLSTICAS
A Escultura
A escultura grega teve como valores estticos bsicos o humanismo, a simplicidade, o racionalismo, o equilbrio das formas, a leveza do conjunto e a busca de harmonia e ordem.

Ariadne A escultura grega baseou-se fundamentalmente na reproduo idealizada da figura humana. Os escultores gregos reproduziam corpos com propores ideais. As esttuas representavam a perfeio do corpo humano. Elas eram feitas de mrmore e depois pintadas. Os gregos tambm introduziram o nu na arte.

A famosa escultura da Vnus de Milo atualmente no Museu do Louvre em Paris.

A Arte na Antiguidade - Grcia

A Pintura
As pinturas gregas, caracterizadas por um colorido figurativismo, retratavam cenas do cotidiano.

Um banquete Nosso conhecimento da pintura na Grcia antiga limitado, pois foram poucas as pinturas que sobreviveram. Estudamos a pintura grega mais atravs de vasos e mosaicos da Grcia antiga. Mesmo assim, podemos concluir que os gregos tinham um amplo conhecimento da pintura. Os artistas na antiga Grcia pintavam com profundidade e preciso, criando figuras vvidas. As pinturas em cermica contavam estrias de deuses ou ilustravam eventos do cotidiano.

A Arquitetura
Os gregos construram grandes tempos que foram dedicados aos seus deuses e decorados com esculturas. As colunas eram altamente trabalhadas e decoradas. As construes na antiga Grcia influenciaram o campo de arquitetura at os dias de hoje. Colunas gregas so utilizadas em edificaes pelo mundo. O exemplo mais conhecido de arquitetura da antiga Grcia o Parteno. O Parteno foi construdo em 447-438 a.C., na Acrpole em Atenas, e uma obraprima da arquitetura grega. O Parteno um templo construdo em mrmore, contendo 46 colunas e foi dedicado deusa Atena. As colunas foram feitas com pequenos desvios, pois uma coluna perfeitamente reta, devido iluso tica, iria parecer estar inclinando para fora. As colunas do Parteno foram construdas levemente para dentro para conseguir a iluso tica de linhas perfeitamente retas.

Parteno O Parteno permaneceu relativamente intacto at 1687. Hoje em dia, restaram apenas suas runas que podem ser vistas na cidade de Atenas. Construes pelo mundo, como o Capitlio nos Estados Unidos (edifcio do governo americano), foram inspiradas no Parteno.

O TEATRO
No teatro grego, a funo das tragdias gregas era catrtica, ou seja, fazer os habitantes da cidade, atravs das obras teatrais, refletir sobre os valores ticos e polticos da Polis, libertando-a dos vcios, erros morais e injustias. O objetivo da tragdia era purgar a cidade dos desvios ticos. A palavra teatro tem a mesma origem da palavrateoria: contemplar para entender e explicar uma determinada realidade. Na Grcia, as peas eram sempre apresentadas ao ar livre e em anfiteatros, e eram caracterizadas pela presena do coro, que explicava o texto aos expectadores.

Teatro grego Um exemplo de uma tragdia grega que lemos e assistimos at os dias de hoje "dipo Rei", escrito por Sfocles (496 - 406 a.C.). importante ressaltar que a tragdia grega captou, com extremo talento e rara perspiccia, o fundamento da condio e do comportamento humanos. Prova disso que, sculos mais tarde, a Psicanlise, disciplina cientfica nascida no sculo XIX, usaria personagens e situaes das tragdias gregas para explicar a psicologia humana. "Complexo de dipo" e outras expresses derivadas de obras gregas so utilizadas at os dias de hoje.

A ARTE NA ANTIGUIDADE - ROMA


O Imprio Romano, em seu auge, se estendia por toda a Europa Ocidental e pelo norte da frica. comum a afirmao de que Roma conquistou militarmente a Grcia, mas foi conquistada culturalmente por ela. Roma herdou a viso humanista e racionalista dos gregos. Mesmo os deuses romanos no passaram de uma adaptao das divindades gregas. Porm, os romanos deram um carter mais prtico cultura grega. Na arquitetura, por exemplo, os romanos utilizaram o estilo plstico da Grcia, mas com a finalidade de construir aquedutos, estradas, pontes e edifcios pblicos. Quanto ao teatro, os romanos no eram admiradores das tragdias gregas, preferindo comdias. A arte romana foi profundamente influenciada pela arte grega. Mas ao adotar a arte grega, os romanos a tornaram mais secular e organizada. Essa inovao artstica dos romanos veio a influenciar futuras civilizaes.

ARQUITETURA
Os romanos foram pioneiros no uso do concreto e desenvolveram novas tcnicas de construo, como o domo (tetos com imensas reas circulares), o arco e a abbada. Essas novas tcnicas permitiram construir enormes espaos fechados sem o uso de suportes ou colunas. Os romanos ficaram conhecidos por seus feitos em arquitetura e engenharia. Entre tantas grandiosas construes esto o Coliseu e as Termas de Caracalla, que at os dias de hoje podem ser visitadas em Roma.

O Coliseu
O Imperador Otvio Augusto, ciente da necessidade de estabilidade social no Imprio Romano, criou a poltica do " po e circo". Em seu entender, o povo apoiaria o sistema poltico imperial se tivesse alimentos e diverso. Trigo e espetculos circenses fariam - como fizeram - calar toda e qualquer oposio.

Coliseu de Roma O impressionante Coliseu de Roma (70-82 d.C.) um exemplo de como a poltica de "po e circo" era utilizada pelos romanos. No Coliseu eram realizados os grandes espetculos circenses da poca: os gladiadores lutavam na arena.

Acredita-se que o Coliseu foi o lugar onde os cristos eram lanados aos lees durante a poca em que o Imprio Romano se opunha ao cristianismo. Construdo por ordem do imperador Vespasiano (9-79 d.C.) e concludo no ano 80 d.C. quando governava seu filho Tito (39-81 d.C.) o Coliseu era, originalmente, um anfiteatro oval de quatro nveis cujas arquibancadas de mrmore tinham capacidade para 45 mil pessoas.

As Termas de Caracalla
As Termas de Caracalla eram compostas de piscinas extravagantes dedicadas aos famosos banhos romanos. As Termas de Caracalla tinham um sofisticado sistema de canalizao e eram frequentadas por milhares de banhistas.

Termas de Caracalla

ESCULTURA
As esculturas romanas retratavam bustos de imperadores, polticos e militares romanos. Essas esculturas eram espalhadas por todos os lugares pblicos conquistados pelo Imprio Romano

Arcos de triunfo eram erguidos em todas as partes do Imprio Romano. Painis esculpidos nos arcos de triunfo contavam a histria de conquistas militares romanas.

Arco do triunfo de Tito

PINTURA
Poucas pinturas romanas sobreviveram. O estudo da pintura romana baseia-se principalmente em murais encontrados na cidade de Pompeia.
No ano 79 d.C., a cidade de Pompeia foi coberta pela lava do Monte Vesvio. preservou uma grande quantidade de murais, mosaicos e artefatos. A lava

Na cidade de Pompeia foram encontrados murais que retratam a natureza morta, paisagens e a vida complexa urbana. As pinturas so coloridas e nelas foram usadas tcnicas de perspectiva e efeitos de luz e sombra.

Mural encontrado em Pompeia

A IDADE MDIA
A Idade Mdia iniciou-se com a queda de Roma no ano 350 d.C. e durou at o ano 1450, quando teve incio o Renascimento. Durante a Idade Mdia, o cristianismo dominou a cultura ocidental. O propsito da arte era ensinar religio e a arquitetura era utilizada para construir catedrais belssimas e adornadas.

Durante a Idade Mdia, ocorreu uma onda de construo de igrejas e catedrais que foram verdadeiras obras-primas. Para construir essas igrejas, foi necessrio o trabalho de centenas de homens. As igrejas viravam o orgulho da cidade. Os telogos da poca acreditavam que a beleza das igrejas inspirava a f nas pessoas e as atraa ao cristianismo. Os artistas medievais focavam em contar histrias da Bblia e fazer objetos luxuosos para serem usados durante a missa. As esculturas e pinturas eram utilizadas para ensinar o cristianismo aos fiis, pois a maioria da populao da poca era analfabeta. Pinturas e esculturas frequentemente decoravam o interior das igrejas e retratavam narraes da Bblia, a vida dos santos, a ascenso de Jesus e o Juzo Final. Os nus foram proibidos e pinturas do corpo humano, mesmo que vestido, no eram bem vistas. Os manuscritos iluminados eram copiados por monges e freiras e eram considerados objetos sagrados. Os manuscritos eram decorados com capas de ouro e pedras preciosas, para que sua beleza refletisse seu contedo sagrado.

Manuscrito Iluminado - Museu Metropolitan (N.Y.) A arte medieval se comps do estilo bizantino, romano e gtico.

Arte Bizantina
Os artistas bizantinos foram influenciados pela arte clssica greco-romana e a do Oriente Mdio. A arte bizantina combinava cores vivas e desenhos elaborados que frequentemente traziam temas ou smbolos religiosos. Os artistas bizantinos tornaram-se particularmente conhecidos por sua habilidade em fazer mosaicos que eram usados para decorar as igrejas bizantinas. A arquitetura bizantina tambm era extraordinria. Aps um incndio ter destrudo grande parte de Constantinopla em 532 d.C., o imperador Justiniano iniciou um grande programa de construo de igrejas e mosteiros no Imprio. A nova catedral da cidade, construda durante um perodo de cinco anos, foi chamada de Hagia Sofia - a "Igreja da Sagrada Sabedoria". Era a mais magnfica igreja do Mediterrneo na poca. Ao constru-la, os arquitetos bizantinos desenvolveram uma forma de usar uma cpula sobre uma construo retangular. As prximas igrejas ortodoxas orientais a serem construdas frequentemente possuam a mesma cpula e mosaicos em suas paredes, chos e tetos. A arte e arquitetura bizantina espalharam-se por vrias partes do Imprio, particularmente nas reas da Europa Oriental onde missionrios levavam os ensinamentos das Igrejas Ortodoxas Orientais.

Igreja Hagia Sofia

Igreja Hagia Sofia

Arte Romnica
Quase todos os artistas da Idade Mdia criaram trabalhos para demonstrar sua devoo religiosa. Dois importantes estilos de arquitetura desenvolveram-se durante essa poca. O primeiro deles, denominado de estilo romanesco, foi o mais usado durante os sculos IX-XII. Esse estilo arquitetnico, adaptado da arquitetura romana, era caracterizado pelo uso de arcos redondos ao topo de construes.

A tpica estrutura romanesca possua paredes macias - necessrias para conseguirem segurar o teto - e pequenas janelas, contendo um interior pouco iluminado. A construo usava poucas cores e ornamentos, mas suas portas e paredes eram decoradas com esculturas religiosas. O estilo romanesco foi utilizado para decorar igrejas, castelos e mosteiros da Europa.

Arte Gtica
No final do sculo XI, um novo estilo arquitetnico foi desenvolvido, marcado por construes mais altas e graciosas que as estruturas romanescas. Denominado de gtico, esse novo estilo foi utilizado na construo de catedrais da Europa. Nas construes romanescas, arcos redondos sustentavam o trabalho; em obras gticas, as paredes eram sustentadas por arcobotantes e, portanto, podiam ser altas e menos macias, permitindo o uso de vitrais. Muitas catedrais gticas ainda existem, exibindo a habilidade dos artesos medievais e demonstrando a importncia da religio crist na poca.

Catedral Notre Dame, Paris

Curiosidade
O maior poeta da Idade Mdia foi Dante Alighieri, de Florena. Dante, que viveu durante os anos 1265-1321, escreveu poemas romnticos para sua amada Beatriz. Sua principal obra foi a Divina Comdia, uma descrio de uma jornada pelo inferno, purgatrio (onde os pecadores buscavam o perdo) e finalmente, o paraso. Em sua obra-prima literria, Dante descreveu diferentes personagens e lugares da Europa medieval. A Divina Comdiafoi escrita na lngua italiana medieval e ajudou a estabelec-la como a linguagem literria da poca.

RENASCIMENTO CULTURAL A Literatura Renascentista


O maior escritor Saavedra.Cervantes aprisionado durante libertao, Cervantes espanhol do Renascimento foi Miguel de Cervantes (1547-1616) serviu como soldado contra os turcos, tendo sido cinco anos por piratas no norte da frica. Aps a sua trabalhou como coletor de impostos na Espanha.

Miguel de Cervantes Saavedra As experincias aventureiras de Cervantes serviram como fonte de ideias para a sua obra-prima literria, Dom Quixote de La Mancha, publicado em 1605. O protagonista do livro, Dom Quixote, um cavalheiro, velho e gentil, que passa tanto tempo lendo contos medievais que acaba perdendo o senso da realidade e decide tornar-se um cavaleiro, a fim de realizar atos heroicos. Dom Quixote embarca ento numa srie de aventuras cmicas. Na Inglaterra, a literatura do Renascimento alcanou o seu pice com o trabalho deWilliam Shakespeare (1564-1616). Shakespeare era escritor, ator e poeta. Vrias de suas peas, como "Rei Lear", "Jlio Csar" e "Romeu e Julieta" esto entre os maiores clssicos da literatura inglesa. Os personagens e enredos de Shakespeare so complexos e fascinantes. At hoje, ele considerado o maior autor teatral de todos os tempos.

Shakespeare

A Arte Renascentista
Os artistas do Renascimento buscavam inspirao nas antigas artes gregas e romanas. Artistas medievais haviam usado a sua criatividade para servir Igreja e expressar sentimentos religiosos. Em contraste, a arte do Renascimento simbolizava os interesses da poca: celebrava o ser humano, geralmente retratando rostos e figuras humanas. Os arquitetos do Renascimento no apreciavam o estilo gtico em que tinham sido construdas as catedrais da Europa. Eles voltaram a construir igrejas no estilo romanesco, contendo domos, janelas e sacadas para permitir a ampla entrada de luz e ar. Projetavam as igrejas para que parecessem perfeitamente equilibradas em termos de tamanho e forma.

Renascimento

Cultural

O Renascimento tambm produziu grandes gnios artsticos. Trs dos maiores foramRafael, Michelangelo e Leonardo da Vinci. Os trs eram italianos e nasceram no fim do sculo XV.

Leonardo da Vinci Rafael combinou a arte religiosa com o esprito artstico renascentista e famoso por suas pinturas de madonas - retratos de Maria, me de Jesus. Ao invs de retratar Maria de uma forma angelical, Rafael a pintava como uma mulher humana

e afvel. Rafael era tambm um mestre do design, usando sua habilidade para criar um senso de espao e equilbrio em suas pinturas. Michelangelo foi o artista que melhor representou o ideal do homem do Renascimento: era um hbil pintor, poeta e arquiteto e, acima de tudo, um mestre da escultura. Michelangelo foi aluno de Donatelo, um artista extraordinrio capaz de produzir belssimas esculturas com praticamente qualquer matria prima.

Michelangelo No ano de 1508, o Papa Jlio II pediu que Michelangelo fosse ao Vaticano - o palcio papal em Roma - e decorasse o teto da Capela Sistina com pinturas em aquarela. As pinturas deveriam retratar eventos bblicos, desde a Criao do mundo histria da Arca de No.

Capela Sistina Durante os quatro anos seguintes, Michelangelo trabalhou no teto da Capela Sistina, deitado de costas por muitas horas seguidas, pintando dia e noite. Ele produziu uma verdadeira obra-prima e suas pinturas na Capela Sistina lhe consagraram como o maior artista de Roma.

Leonardo da Vinci (1452-1519) tinha menos renome do que Michelangelo, mas hoje considerado um gnio. Leonardo pintou obras extremamente conhecidas, como "A ltima Ceia" e a mais famosa de todas, "Mona Lisa". Leonardo era, tambm, engenheiro, cientista e inventor. Seus escritos revelam que ele estava trabalhando em diversas invenes: o avio, o submarino, o paraquedas e a metralhadora.

Artistas do Renascimento no Norte Europeu


Os pintores do norte europeu no compartilhavam o interesse dos artistas italianos por temas e estilos clssicos. Ao contrrio, eles enfatizavam detalhes precisos e realistas e o uso de luz e sombra em suas obras. O centro artstico do Renascimento do norte europeu foi a Holanda. Um dos mais destacados artistas holandeses foi Jan Van Eyck, o primeiro mestre da pintura a leo. Na Dinamarca, o mais consagrado pintor foi Rembrandt (Van Rijn - sculo XVII), cujas obras artsticas se tornaram famosas pela maestria no emprego do contraste luz-sombra.

Jan Van Eyck e Rembrandt Van Rijn Na Alemanha, o maior artista do Renascimento foi Albrecht Drer, famoso por suas pinturas e gravuras. Drer foi o pintor da corte do Sacro Imprio Romano, entre 1512 e 1528.

Albrecht Durer

BARROCO E ROCOC
A arte barroca teve incio em Roma no ano 1600 d.C. e durou at 1750. O Barroco marcou a histria da Arte, tendo sido o estilo mais esplendoroso, imponente e ornamentado de todos os tempos. Com a introduo do Barroco, a Arte, que era racional durante o Renascimento, passou a ter mais emoo e dinamismo. Um elemento comum da arte Barroca foi o domnio da luz que era usado para efetuar fortes contrastes de luz e sombra, efeitos dramticos, impactos emocionais e sensibilidades nas pinturas. Na Itlia, a religio influenciou vrios aspectos da arte Barroca, devido ao fato que a Igreja Catlica financiava catedrais. A Igreja italiana esperava voltar a atrair fiis com gloriosas obras de arquitetura. Na Frana, reis construam palcios magnficos para mostrar o poder e a glria da Monarquia. No norte da Europa, nos pases onde o Protestantismo era a principal religio, imagens religiosas eram proibidas. Temas frequentes em quadros eram retratos, natureza-morta e paisagens. O estilo Barroco se espalhou por toda Europa e pelas colnias espanholas e portuguesas das Amricas, incluindo o Brasil.

Barroco Italiano - Caravaggio


O Barroco teve incio em Roma. O artista Caravaggio (1571-1610) se tornou um smbolo do Barroco italiano.

Caravaggio - Bacchus A arte de Caravaggio foi influenciada por Michelangelo. As pinturas religiosas de Caravaggio eram de santos que pareciam ser pessoas comuns e de milagres que pareciam ser eventos do cotidiano. Por esse motivo, muitas igrejas e pessoas que encomendaram altares de Caravaggio se recusaram a aceitar o seu estilo.

Barroco Espanhol - Velzquez


A arte do espanhol Diego Velzquez (1599-1660), no comeo de sua carreira, atraiu a ateno do Rei Felipe IV. O rei escolheu Velzquez para ser o nico artista a pintar seus retratos. Velzquez passou trinta anos de sua carreira pintando para a corte espanhola. Velzquez era diferente de outros artistas barrocos, pois no pintava quadros ostentosos. Em suas obras, ele retratava a corte com dignidade e realismo, apresentando as pessoas em poses mais naturais.

Diego Velzquez - As Meninas O quadro "As Meninas" de Velzquez foi eleito inmeras vezes como a maior obra de arte da histria. O quadro retrata a princesa Margarita aos cinco anos de idade, rodeada por damas de honra e ans. O quadro minucioso, mostrando os detalhes da sala em que estava a princesa. O quadro tambm inclui detalhes como o prprio reflexo do artista no espelho, um espelho com o reflexo do rei e da rainha e os diversos quadros da sala.

Barroco Francs - Palcio de Versalhes


A poltica influenciou a arte e a arquitetura barroca. As monarquias da Frana e da Espanha encomendavam obras de artes e edificaes que refletiam o esplendor e a riqueza monrquica.

Palcio de Versalhes

Jardim do Palcio de Versalhes A construo do Palcio de Versalhes teve incio em 1669. O palcio foi construdo em honra e a mandado do rei francs Lus XIV, o Rei Sol. O Palcio de Versalhes a construo da poca barroca mais significante da Frana. Ele extremamente luxuoso, tendo centenas de aposentos decorados com mrmore, mveis de prata e decoraes em ouro. Os jardins do palcio tambm refletiam o luxo exigido por Lus XIV.

ROCOC
O estilo Rococ ocorreu durante a segunda metade do sculo XVIII, quando reinava Lus XV da Frana. O estilo nasceu em Paris e se espalhou pela Europa. Era utilizado na decorao de castelos, igrejas e casas e na arte de quadros, talheres, roupas e porcelanas. O estilo rococ foi essencialmente um estilo de arte decorativa com ornamentos de linhas curvadas, como desenhos de flores e conchas. As pinturas do estilo Rococ retratavam a aristocracia da poca se divertindo. A arte era leve, cheia de vida e superficial. As linhas retas dos estilos anteriores foram substitudas por curvas e as cores usadas eram prata, ouro ou cores leves.

Amantes Felizes - Jean-Honor Fragonard

MOVIMENTOS ARTSTICOS DO SCULO XIX - PARTE 1


A sculo XIX foi um sculo de grandes mudanas, revolues e invenes. Napoleo Bonaparte foi derrotado, Simon Bolvar liderou revolues na Amrica Latina e Marx e Engels publicaram o Manifesto Comunista. Darwin publicou a Origem das Espcies, Beethoven terminou a Nona Sinfonia, Freud desenvolveu a psicanlise e o primeiro carro foi fabricado. O sculo XIX presenciou o fim de monarquias e o surgimento de democracias. Enquanto isso, no mundo artstico, surgiam novos movimentos. At ento, na histria da Arte, cada estilo e fase artstica tinha durado sculos. Os novos movimentos foram de breve durao e ficaram conhecidos como "ismos". Os "ismos" do sculo XIX foram: o Neoclassicismo, o Romantismo, o Realismo, o Impressionismo, o Expressionismo, o Art Nouveau e o Simbolismo.

Neoclassicismo
O perodo da arte neoclssica durou de 1780 a 1820. No Neoclassicismo, ressurgiu a simplicidade, que foi uma das principais caractersticas do movimento, em oposio aos exageros do Barroco. Esse movimento se baseou no renascimento do clssico, ou seja, nos estilos artsticos da antiga Grcia e antiga Roma. A arquitetura desse perodo foi inspirada nos templo gregos e romanos. O Neoclassicismo foi iniciado por Jacques-Louis David, pintor e democrata francs. Em seu primeiro contato com a arte clssica, em uma viagem a Roma, David decidiu trabalhar com o estilo antigo dos gregos e dos romanos. David vestia os manequins com roupas romanas afim de pint-los com maior preciso.

Napoleo - Jacques-Louis David

Romantismo
O nome Romantismo veio dos romances (histrias) medievais. O Romantismo foi um movimento que durou de 1800 a 1850. O movimento foi resultando do triunfo do sentimento sobre a razo. A intuio e a emoo tomaram o lugar da objetividade que marcou o perodo Neoclssico. A arte no Romantismo expressava sentimentos intensos e fez do corao o centro do universo. O artista romntico manifestava-se contra qualquer imposio, portanto no h um estilo especfico que caracteriza o Romantismo. Exemplos de poetas, msicos e artistas romnticos so Lord Byron, Delacroix, Chopin e Schubert. Os pintores do Romantismo adoravam a natureza.

Cavalo Assustado pela Tempestade - Eugene Delacroix

Realismo
O Realismo foi o movimento artstico que dominou a arte na segunda metade do sculo XIX. O Realismo sempre existiu na arte e caracterizado por representar a natureza de uma maneira fotogrfica. No Realismo, a arte no tem o objetivo de retratar pessoas ou a natureza de forma ideal; ela busca ilustrar a realidade da pessoa, animal, paisagem ou objeto retratado sem qualquer modificao. No Realismo, no mais existiam pinturas de deuses ou da mitologia. Os temas recorrentes desse movimento artstico eram trabalhadores, a vida urbana e a vida rural.

Gustave Courbet

Gustave Courbet

MOVIMENTOS ARTSTICOS DO SCULO XIX - PARTE 2 Impressionismo


O Impressionismo foi um movimento de pintores franceses ocorrido no final do sculo XIX. O movimento comeou nos anos 1860 e durou at 1886. O Impressionismo foi uma revoluo artstica que rejeitava figuras idealizadas, o uso da perspectiva e outras tcnicas usadas no Renascimento. Iniciado por Monet, Renoir e Sisley e depois Cizanne, Pissaro, Morisot, Degas e Manet, o Impressionismo foi caracterizado por uma tentativa de ilustrar impresses visuais. Impressionistas pintavam a natureza e outras formas, explorando os efeitos da luz natural em seus modelos.

Quadros - Monet As pinturas dos Impressionistas demonstravam como a cor do objeto muda dependendo da luz. Um dos pintores impressionistas que mais explorou o efeito da luz foi Monet. Claude Monet (1840-1926), pintor francs, foi um dos fundadores do movimento. Ele se tornou famoso por suas pinturas de paisagens. Em suas obras, Monet explorou a luz em diferentes horas do dia e as mudanas das estaes.

Degas Edgar Degas (1834-1917), pintor e escultor francs, usava bailarinas como tema recorrente em suas pinturas. Suas obras tambm retratam mulheres se arrumando, cafs, corridas e a vida cotidiana. Vrias de suas obras podem ser encontradas no Museu do Louvre, em Paris.

Renoir Pierre Auguste Renoir se destacou por suas pinturas radiantes de mulheres nuas e pela variedade de temas em seus quadros. Diferente de outros impressionistas, ele pintava retratos e famlias, e no apenas paisagens. As pinturas de Renoir so alegres e marcadas por cores fortes. Renoir acreditava que a pintura devia ser alegre e bonita.

Expressionismo
O Expressionismo foi um movimento artstico ocorrido no final do sculo XIX e comeo do sculo XX. O artista expressionista pintava ou escrevia sobre uma experincia emocional. Os expressionistas, guiados pela intuio, procuravam fazer da arte um reflexo da vida interior. Nesse sentido, os expressionistas rejeitaram a aparncia externa das coisas e desejaram "ir fundo na alma humana", mergulhando em seu interior e nas suas angstias, j que eles acreditavam que o mundo interior catico, angustiado e ilgico. Na pintura, o movimento expressionista caracterizado por pinceladas rpidas mais largas, interrompidas, com contornos muito acentuados, escuros, pretos - ao

contrrio dos impressionistas. Essa tcnica pode ser observada nas obras de Van Gogh, Diego Rivera e, no Brasil, principalmente nas obras de Di Cavalcnti.

Van Gogh

Van Gogh Vincent Van Gogh (1853-1890), pintor holands, foi um dos pintores mais aclamados da arte moderna. A carreira de Van Gogh s durou 10 anos. Seus trabalhos refletem emoo e espontaneidade. Temas recorrentes em seus quadros so autorretratos, paisagens, bares, natureza-morta e flores. Van Gogh obteve uma certa medida de notoriedade no mundo artstico por ter cortado uma de suas orelhas em um acesso de loucura.

Simbolismo
O Simbolismo foi um movimento do final do sculo XIX. O movimento era antirrealista e favorecia a fantasia. Precursor do Surrealismo, o Simbolismo valorizava o mundo dos sonhos e buscava o EU PROFUNDO - o inconsciente.

O Sonho - Henri Rousseau

MOVIMENTOS E ARTISTAS DO SCULO XX


Nessa aula vamos aprender sobre alguns dos grandes artistas do sculo XX e sobre alguns movimentos que marcaram a Arte nesse sculo. Os maiores pintores do sculo XX foram Henri Matisse e Pablo Picasso. Amigos e rivais, eles criaram novos estilos, exploraram vrios campos da arte e influenciaram profundamente a histria da Arte. Atualmente seus quadros so vendidos por dezenas de milhes de dlares.

A Dana Henri Matisse

Henri Matisse Henri Matisse (1869-1954), foi um pintor, escultor e litgrafo francs. Tendo explorando cores e formas, Matisse considerado um dos maiores pintores da poca moderna. Matisse pintou obras impressionistas, ps-impressionistas e variaes de grandes obras de arte.

Picasso Menina Diante do Espelho

Pintor espanhol, Pablo Picasso (1881-1973) tambm famoso por suas esculturas, litografias e trabalho com cermica. Picasso considerado o maior artista do sculo XX. Sua arte caracterizada por vrias fases, tais como a fase rosa e azul. Temas recorrentes em seus quadros so suas amadas, pessoas prximas a ele, autorretratos e touradas. Entre seus quadros mais renomados esto: Les Demoiselles d'Avignon (1907, MoMa N.Y.C.) e Guernica (Reina Sofia, Madrid). Picasso participou de todos os movimentos artsticos da poca. Em 1907, Picasso e Georges Braque fundaram o cubismo.

Cubismo
O Cubismo foi introduzido em 1907, quando Picasso exps, em Paris, seu quadro Les Demoiselles d Avignon.

Picasso - Les Demoiselles d Avignon Influenciado por mscaras africanas, estatuetas negras e polinsicas, Picasso apresentou, na composio desse trabalho, formas geometrizadas, deformadas, principalmente no rosto das figuras que se encontram direita do quadro. A partir da, surgiram outras obras semelhantes, tendo como princpio a decomposio da realidade em fragmentos geomtricos que se entrecortam. O Cubismo um movimento artstico em que pessoas e objetos so representados por uma composio de cubos e por outras formas geomtricas. A arte cubista rompe com a linearidade criada pelo Realismo e mostra que existem outras maneiras de perceber e interpretar o real: para compreender uma realidade, devese observar todos os lados dela. Na pintura, esse princpio evidencia-se ao apresentarem-se, no mesmo plano e no mesmo espao, todos os lados do objeto, atravs da superposio, do simultanesmo e da colagem. E assim, rompe-se com o conceito de espao: no importa a linearidade ou a representao real do espao, mas apenas o que se pode ver nele. O Cubismo facilmente reconhecido nas artes plsticas, principalmente nos quadros de Pablo Picasso, Georges Braque, Lger, Juan Gris e de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Lasar Segall, no Brasil.

Picasso Violino e Guitarra

Surrealismo
O Surrealismo foi um movimento artstico e literrio que foi fundado em Paris, em 1924, por Andr Breton. O movimento surrealista foi influenciado pelas teorias de Freud e dedicado livre expresso do subconsciente e da imaginao revelada em sonhos. Freud havia destacado a importncia do mundo interior do ser humano, onde se localizam as zonas desconhecidas ou pouco conhecidas da mente. Freud acreditava que o inconsciente, o subconsciente e a intuio eram fontes inesgotveis e superiores de conhecimento do homem, colocando em segundo plano o pensamento sensvel, racional e consciente. O artista surrealista tentava extravasar diretamente os impulsos criadores do subconsciente, sem qualquer controle da razo ou do pensamento. Os surrealistas retratavam seus desejos interiores profundos, sem se importar com a coerncia, com os significados ou com a adequao que suas obras poderiam ter. Outro aspecto que marca o Surrealismo o objetivo de pintar obras como se elas estivessem retratando sonhos. Os surrealistas pretendiam criar uma arte livre da razo arte que fosse a expresso direta das zonas ocultas da mente, onde nascem os sonhos como se o artista, ao criar, estivesse sonhando acordado.

Diversos pintores aderiram ao movimento, inclusive Salvador Dali e Joan Mir.

Salvador Dali - Geopoliticus Salvador Dali (1904-89), pintor espanhol surrealista, conhecido por seus inmeros quadros e obras com temas recorrentes como o relgio derretendo, gavetas e outros objetos do cotidiano em formas diferentes. Dali construiu seu prprio museu na cidade de Figueres, na Espanha.

Mir Peixe Cantante Joan Mir (1893-1983), foi um renomado pintor espanhol surrealista. Seu trabalho caracterizado pela expresso livre do subconsciente. Ele conhecido pelo uso de linhas e cores em uma forma abstrata. No Brasil, vrios escritores foram influenciados pelas ideias surrealistas: Oswald de Andrade, Mrio de Andrade, Murilo Mendes, Jorge de Lima, Jos Cndido de Carvalho, Guimares Rosa, entre outros.

You might also like