You are on page 1of 20

ATPS : ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS CONTABILIDADE TRIBUTRIA

ATIVIDADE EM GRUPO PARTICIPANTES: HAYDEE SANTOS LEONE RA 238146 JAQUELINE MULLER JONER RA 265805 ANGLICA ROMO DE SOUZA RA 216179 MARIA NOREIDE FELIX VIEIRA FILHA RA: 230134

PLO - MACA 2012

ATPS: ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS CONTABILIDADE TRIBUTRIA

HAYDEE SANTOS LEONE JAQUELINE MULLER JONER ANGLICA ROMO DE SOUZA MARIA NOREIDE FELIX VIEIRA FILHA

RA 238146 RA 265805 RA 216179 RA: 230134

Atividades Prticas Supervisionadas Contabilidade Tributria Curso de Cincias Contbeis da Universidade Anhanguera Plo Maca, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Bacharel em Cincias Contbeis. Professor:

Aprovado em : ____/____/_______ Nota: _______________________


____________________________________ Prof.

MACA 2012

ETAPA 1
EVOLUO DO SISTEMA TRIBUTRIO BRASILEIRO -O sistema tributrio brasileiro teve grande influncia do sistema existente no final do imprio, os tributos incidiam principalmente sobre o comercio exterior, sendo a principal fonte das receitas publicas. -A Constituio de 24 de fevereiro de 1891 manteve a composio do perodo imperial, porem criou o regime de separao de fontes tributrias, em virtude da adoo do regime federativo, passaram a discriminar os impostos de competncia da Unio e dos estados. -Os impostos de importao, imveis, industriais e correios eram prioridade da Unio, ficando aos estados autonomia de legislar sobre os impostos municipais. Ambos tinham direito de criar novas receitas tributrias -Durante as primeiras dcadas da Republica foram sendo incorporadas outras fontes de receitas ao sistema tributrio, como a cobrana de imposto sobre o fumo, sendo posteriormente estendida a outros produtos atravs do imposto de consumo, porem somente em 1924 foi institudo o imposto de renda geral. -Os impostos sobre importao deixaram de ser a principal fonte em virtude da Primeira guerra mundial, obrigando o governo a criar fontes de receitas internas. -Com a Constituio de 1934 juntamente com outras leis trouxeram importantes alteraes com a predominncia dos impostos internos sobre produtos. Novos impostos podiam ser criados pela Unio e pelos estados, porem, os estados deveriam repassar 30% para a Unio e 20% para os municpios de onde foram arrecadados. -O imposto de importao passou a ser utilizado como instrumento de poltica econmica na dcada de 50, quando a sua participao no total da receita diminui bruscamente em virtude da Segunda Guerra Mundial e por ter sido superada pelos impostos de consumo que representavam 60% das receitas j no ano de 1946. -A Constituio de 18 de setembro de 1946 aumentou a dotao de recursos dos municpios, criando um sistema de transferncias entre estados e municpios e Unio e municpios, para reforar as finanas municipais. -Na dcada de 60 foi criada a Comisso de Reforma do Ministrio da Fazenda, visando a reviso do sistema tributrio e um novo sistema tributrio foi reorganizado com profundas alteraes no IR o que resultou no crescimento de sua arrecadao, o imposto de consumo deu origem ao Imposto sobre Produtos Industrializados .

-Com a reforma da dcada de 60 as decises econmicas passaram a ser centralizadas na esfera federal prevendo que os estados e municpios contassem com recursos prprios para desempenhar suas funes, principalmente com a arrecadao do ICM -Imposto sobre circulao de mercadoria. Tambm foram criados incentivos fiscais, sendo considervel montante da receita da Unio repassada para os estados e municpios o que levou o governo federal a criar o PIS-Programa de Integrao Social e outras contribuies. -Em 1988 foi criado um novo sistema tributrio, desta vez atravs de um processo participativo com os polticos, o qual era democrtico e permitia a participao da populao, atravs das emendas populares. -Com a nova reforma foi ampliado o grau de autonomia fiscal dos estados e municpios, atribudo-se a eles a competncia de fixar autonomamente as alquotas dos seus principais impostos. Foram fixadas parcelas fixas de recursos a serem repassados para fins sociais ocasionando um desequilbrio do setor publico. -No s a reduo de recursos disponveis pela Unio foi reduzida com a Constituio de 1988, tambm ocasionou as dificuldades financeiras da Unio, mas outros fatores como a estagnao econmica e a acelerao da inflao. -Em 1994 foi posto em pratica o Plano Real que diminui a inflao e como conseqncia a economia teve um crescimento. -A evoluo do sistema tributrio foi lenta at chegar ao sistema vigente, at mesmo para ser tratado como instrumento econmico, sendo que primeiramente e durante um perodo longo os impostos predominavam somente sobre o comercio exterior passando a incidir sobre bens e servios muito mais tarde e por interferncias do comercio exterior. -As importantes revolues tributrias que ocorreram so resultado de um sculo de evoluo e desprezavam as estruturas vigentes. -Atualmente h incompatibilidade entre fisco e contribuinte, pois com a grande carga tributria acabam ocorrendo sonegaes por parte do contribuinte, fazendo-se necessrio uma reforma com o objetivo de simplificar o sistema tributrio. -Os objetivos desejveis para uma futura reforma baseiam-se em harmonizar a necessidade de arrecadar com a de melhorar as condies de competitividade do setor produtivo, aprimorando o sistema tributrio quanto alocao de recursos, melhorar a distribuio de carga tributria entre contribuintes, bem como simplificar o sistema tributrio.

ETAPA 2
REGIMES DE TRIBUTAO DAS PESSOAS JURDICAS REGIME OBRIGATORIEDADE DA APURAO Receita do ano calendrio anterior superior a 48.000.000,00; Atividades que sejam de instituies financeiras ou assemelhados; Que obtiverem lucros ou dividendos do exterior; empresas que, autorizadas pela legislao tributria, tenham benefcios fiscais, relativos iseno ou reduo do imposto; LUCRO REAL que tenham efetuado pagamento mensal pelo regime de estimativa, ou seja, uma das formas mensais de antecipar o IR com base no lucro real. Esse clculo feito sobre um lucro presumido e ao final do ano se apura o IR Real e compara com os recolhimentos feitos no decorrer do ano atravs das antecipaes mensais. Poder optar por este regime a empresa cuja LUCRO PRESUMIDO receita bruta total, no ano-calendrio anterior, tenha sido igual ou inferior a R$ 48.000.000,00; Poder ser de ofcio quando o contribuinte optar indevidamente pelo lucro presumido, no manter escriturao contbil e fiscal conforme determina LUCRO ARBITRADO a legislao, deixar de cumprir obrigaes principais, recusar-se a apresentar livros ao fisco ou tiver sua escriturao desconsiderado. SIMPLES NACIONAL Poder optar por este regime as empresas que faturem at 3.600.000,00 ao ano observando as atividades permitidas e restries relativas a constituio societria.

A opo do regime de tributao feita com o primeira pagamento do imposto(Real ou Presumido) e o simples nacional at o ltimo dia til do ms de janeiro. Atualmente so quatro as modalidades de tributao existentes para calculo dos tributos sobre os lucros obtidos em determinado perodo. CONCEITO DE LUCRO REAL o lucro liquido apurado na escriturao comercial, denominado lucro contbil, ajustado pelas adies, excluses e compensaes autorizadas pela legislao do Imposto de Renda.

Contabilmente falando, pode-se concluir que o lucro real realmente apurado pela contabilidade, com base na completa escriturao contbil fiscal, com a estrita e rigorosa observncia dos princpios fundamentais de contabilidade e demais normas fiscais e comerciais. O lucro real apurado com base na escriturao mercantil, o que compreende a adoo de um conjunto de procedimentos: Rigorosa observncia dos princpios fundamentais de contabilidade; Constituio das provises necessrias; Completa escriturao contbil e fiscal; Escriturao de um conjunto de livros fiscais e contbeis; Preparao das demonstraes contbeis. CONCEITO DE LUCRO PRESUMIDO uma forma simplificada de apurao da base de calculo do Imposto de Renda e da Contribuio Social, restrita as empresas que no esto obrigadas ao regime de apurao do lucro real. Nesta metodologia de apurao, a base de calculo do imposto determinada mediante a aplicao de percentuais definidos em legislao e de acordo com a atividade da empresa, sobre a receita auferida no ms. As empresas optantes por esta forma de tributao devem presumir o lucro auferido em cada trimestre, e essa presuno feita pela aplicao de percentuais de lucratividade ditados pela lei. ATIVIDADES OPERACIONAIS *Revenda a varejo de combustveis e gs natural *Venda de mercadorias ou produtos *Transporte de cargas *Atividades imobilirias (compra, venda, loteamento, incorporao e construo de imveis) *Servios hospitalares *Atividade Rural *Industrializao com materiais fornecidos pelo encomendante *Outras atividades no especificadas (exceto prestao de servios) *Servios de transporte (exceto o de cargas) *Servios gerais com receita bruta at R$ 120.000/ano *Servios profissionais (Sociedades Civis - S/C, mdicos, PERCENTUAL 1,6%

8%

16% 32%

dentistas, advogados, contadores, auditores, engenheiros, consultores, economistas, etc.) *Intermediao de negcios *Administrao, locao ou cesso de bens mveis/imveis ou direitos *Servios de construo civil, quando a prestadora no empregar materiais de sua propriedade nem se responsabilizar pela execuo da obra (ADN Cosit 6/97). *Servios em geral, para os quais no haja previso de percentual especfico.

CONCEITO DE SIMPLES NACIONAL um regime de tributao diferenciado e favorecido a ser dispensado s Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, especialmente ao que se refere: - apurao e recolhimento dos impostos e contribuies da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, inclusive obrigaes acessrias; -ao cumprimento de obrigaes trabalhistas e previdencirias, inclusive obrigaes acessrias; -ao acesso a credito e ao mercado, inclusive quanto preferncia nas aquisies de bens e servios pelos Poderes Pblicos (licitaes), tecnologia, ao associativismo a s regras de incluso. Consideram-se Microempresas as empresas que auferirem, em cada ano-calendrio, receita bruta igual ou inferior a R$ 360.000,00(trezentos e sessenta mil reais) e empresas de pequeno porte as que auferirem receita bruta superior a R$ 360.000,00(trezentos e sessenta mil reais) e igual ou inferior a R$ 3.600.000,00(trs milhes e seiscentos mil reais). O limite de faturamento anual para as empresas permanecerem neste regime no ultrapassar R$ 3.600.000,00(trs milhes e seiscentos mil reais). Tambm no poder ser includa no Simples Nacional, para nenhum efeito legal, a pessoa jurdica que incorra em qualquer umas das vedaes a seguir detalhadas: -Restries relativas participao societria em outras empresas; -Restries relativas atividade; -Restries relativas a reestruturao; -Restries relativas a forma societria; -Restries relativas representao de pessoas jurdica do exterior.

Esto abrangidos pelo Simples Nacional os seguintes tributos: -IRPJ - Imposto de Renda da Pessoa Jurdica; -IPI Imposto sobre Produtos Industrializados; -CSLL Contribuio Social Sobre o Lucro Lquido; -COFINS Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social; -Contribuio para o PIS/PASEP; -Contribuio Patronal Previdenciria CPP; -ICMS Imposto sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias e sobre Prestaes de Servios de Transporte; -ISS Imposto sobre servios de Qualquer Natureza. Para calcular o valor devido pelo Simples Nacional preciso conhecer os seguintes valores: -Receita Bruta do ms segregada por tipo de receita(base de calculo); -Receita Bruta total acumulada nos 12(doze) meses anteriores ao do perodo de apurao: -Receita Bruta total acumulada no ano-calendrio, para possvel aplicao da majorao das alquotas; -aliquota(por meio de enquadramento nas tabelas dos Anexos da resoluo CGSN n 94/2011); -sendo o caso, o fator r(para prestaes de servios sujeitas ao anexo V).

ETAPA 3
Conforme a Resoluo CGSN 10/2007 as principais obrigaes das empresas ME e EPP optantes pelo SIMPLES NACIONAL so: PRINCIPAIS OBRIGAES SIMPLES NACIONAL OBRIGAO DESCRIO -Anualmente devero entregar declarao nica e simplificada de informaes socioeconmicas e fiscais para a Receita Declarao nica Federal , por meio da Internet, dos fatos geradores dos impostos e contribuies previstos no Simples Nacional. -Emitir nota fiscal de venda ou prestao de servio; Emisso de Nota Fiscal e Arquivamento -Manter em boa ordem os documentos que fundamentaram a apurao dos impostos e contribuies devidos. Livros Fiscais e Contbeis -Dever ser escriturado Livro caixa com toda movimentao financeira e bancria; -Dever ser escriturado Livro Registro de

Inventrio onde dever constar o estoque existente no final do ano calendriocorrente; -Dever ser escriturado Livro Registro de Entrada destinado a escriturao dos documentos fiscais de entradas de mercadorias ou bens e aquisio de servios de transporte e de comunicao quando a empresa for contribuinte do ICMS. CALCULO DO SIMPLES NACIONAL Com base nos faturamentos abaixo foram realizados os clculos mensais do imposto devido, considerando que a empresa comercial e iniciou suas atividades em janeiro de 2011. Faturamento detalhado 2011 Ms janeiro-11 fevereiro-11 maro-11 abril-11 maio-11 junho-11 julho-11 agosto-11 setembro-11 outubro-11 novembro-11 dezembro-11 Total 2011 Tabela utilizada:
Receita Bruta Total em 12 meses (em R$) At 120.000,00 De 120.000,01 a 240.000,00 De 240.000,01 a 360.000,00 De 360.000,01 a 480.000,00 De 480.000,01 a 600.000,00 De 600.000,01 a 720.000,00 De 720.000,01 a 840.000,00 De 840.000,01 a 960.000,00 Alquota 4,00% 5,47% 6,84% 7,54% 7,60% 8,28% 8,36% 8,45% IRPJ 0,00% 0,00% 0,31% 0,35% 0,35% 0,38% 0,39% 0,39% CSLL 0,21% 0,36% 0,31% 0,35% 0,35% 0,38% 0,39% 0,39% COFINS 0,74% 1,08% 0,95% 1,04% 1,05% 1,15% 1,16% 1,17% Pis/Pasep 0,00% 0,00% 0,23% 0,25% 0,25% 0,27% 0,28% 0,28% INSS 1,80% 2,17% 2,71% 2,99% 3,02% 3,28% 3,30% 3,35% ICMS 1,25% 1,86% 2,33% 2,56% 2,58% 2,82% 2,84% 2,87%

Valor R$ R$25.000,00 R$32.000,00 R$41.000,00 R$44.000,00 R$36.000,00 R$52.000,00 R$45.000,00 R$28.000,00 R$35.000,00 R$32.000,00 R$44.000,00 R$36.000,00 R$450.000,00

Faturamento detalhado 201 2 Ms janeiro-12 fevereiro-12 maro-12 abril-12 maio-12 junho-12 julho-12 agosto-12 setembro-12 outubro-12 novembro-12 dezembro-12 Total 2012

Valor R$ R$67.000,00 R$85.000,00 R$110.000,00 R$120.000,00 R$10.000,00 R$ 140.000,00 R$120.000,00 R$85.000,00 R$101.000,00 R$105.000,00 R$120.000,00 R$137.000,00 R$1.200.000,00

De 960.000,01 a 1.080.000,00 De 1.080.000,01 a 1.200.000,00 De 1.200.000,01 a 1.320.000,00 De 1.320.000,01 a 1.440.000,00 De 1.440.000,01 a 1.560.000,00 De 1.560.000,01 a 1.680.000,00 De 1.680.000,01 a 1.800.000,00 De 1.800.000,01 a 1.920.000,00 De 1.920.000,01 a 2.040.000,00 De 2.040.000,01 a 2.160.000,00 De 2.160.000,01 a 2.280.000,00 De 2.280.000,01 a 2.400.000,00

9,03% 9,12% 9,95% 10,04% 10,13% 10,23% 10,32% 11,23% 11,32% 11,42% 11,51% 11,61%

0,42% 0,43% 0,46% 0,46% 0,47% 0,47% 0,48% 0,52% 0,52% 0,53% 0,53% 0,54%

0,42% 0,43% 0,46% 0,46% 0,47% 0,47% 0,48% 0,52% 0,52% 0,53% 0,53% 0,54%

1,25% 1,26% 1,38% 1,39% 1,40% 1,42% 1,43% 1,56% 1,57% 1,58% 1,60% 1,60%

0,30% 0,30% 0,33% 0,33% 0,33% 0,34% 0,34% 0,37% 0,37% 0,38% 0,38% 0,38%

3,57% 3,60% 3,94% 3,99% 4,01% 4,05% 4,08% 4,44% 4,49% 4,52% 4,56% 4,60%

3,07% 3,10% 3,38% 3,41% 3,45% 3,48% 3,51% 3,82% 3,85% 3,88% 3,91% 3,95%

Para efeito de determinao da alquota, deve ser encontrada a Receita Bruta Total dos doze meses anteriores ao perodo de apurao, como a empresa iniciou a atividade em janeiro de 2012, para efeito de determinao da alquota no primeiro ms de atividade, dever ser utilizado para calculo da receita bruta total acumulada, a receita do prprio ms de apurao multiplicada por 12 (doze). Na hiptese dos 11 (onze) meses posteriores ao do incio de atividade, para efeito de determinao da alquota, dever ser feita a mdia aritmtica da receita bruta total dos meses anteriores ao do perodo de apurao, multiplicada por 12 (doze). Ano de 2011
MS/ANO Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro TOTAL RECEITA 25.000,00 R$ 32.000,00 R$ 41.000,00 R$ 44.000,00 R$ 36.000,00 R$ 52.000,00 R$ 45.000,00 R$ 28.000,00 R$ 35.000,00 R$ 32.000,00 R$ 44.000,00 R$ 36.000,00 R$ 450.000,00 REC. BRUTA ACUMULADA ALIQUOTA R$ 300.000,00 6,84% R$ 300.000,00 6,84% R$ 342.000,00 7,54% R$ 392.000,04 7,54% R$ 426.000,00 7,54% R$ 427.200,00 7,54% R$ 460.000,08 7,54% R$ 471.428,64 7,54% R$ 454.500,00 7,54% R$ 450.666,72 7,54% R$ 444.000,00 7,54% R$ 451.636,44 7,54% VALOR DEVIDO R$ 1.710,00 R$ 2.188,80 R$ 3.091,40 R$ 3.317,60 R$ 2.714,40 R$ 3.920,80 R$ 3.393,00 R$ 2.111,20 R$ 2.639,00 R$ 2.412,80 R$ 3.317,60 R$ 2.714,40 R$ 33.531,00

Ano de 2012
MS/ANO Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro TOTAL RECEITA 67.000,00 R$ 85.000,00 R$ 110.000,00 R$ 120.000,00 R$ 10.000,00 R$ 140.000,00 R$ 120.000,00 R$ 85.000,00 R$ 101.000,00 R$ 105.000,00 R$ 120.000,00 R$ 137.000,00 R$ 1.200.000,00 REC. BRUTA ACUMULADA ALIQUOTA R$ 450.000,00 7,54% R$ 492.000,00 7,60% R$ 545.000,00 7,60% R$ 614.000,00 8,28% R$ 690.000,00 8,28% R$ 664.000,00 8,28% R$ 752.000,00 8,36% R$ 827.000,00 8,36% R$ 884.000,00 8,45% R$ 950.000,00 8,45% R$ 1.023.000,00 9,03% R$ 1.099.000,00 9,12% VALOR DEVIDO R$ 5.051,80 R$ 6.460,00 R$ 8.360,00 R$ 9.936,00 R$ 828,00 R$ 11.592,00 R$ 10.032,00 R$ 7.106,00 R$ 8.534,50 R$ 8.872,50 R$ 10.836,00 R$ 12.494,40 R$ 100.103,20

CALCULO LUCRO PRESUMIDO Ano de 2011


MS/ANO Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro TOTAL RECEITA 25.000,00 R$ 32.000,00 R$ 41.000,00 R$ 44.000,00 R$ 36.000,00 R$ 52.000,00 R$ 45.000,00 R$ 28.000,00 R$ 35.000,00 R$ 32.000,00 R$ 44.000,00 R$ 36.000,00 R$ 450.000,00 IRPJ 98.000,00 132.000,00 108.000,00 112.000,00 R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ PIS - 0,65% 162,50 208,00 266,50 286,00 234,00 338,00 292,50 182,00 227,50 208,00 286,00 234,00 R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ COFINS - 3% 750,00 960,00 1.230,00 1.320,00 1.080,00 1.560,00 1.350,00 840,00 1.050,00 960,00 1.320,00 1.080,00

1 TRIM/2011 2 TRIM/2011 3 TRIM/2011 4 TRIM/2011

R$ R$ R$ R$

R$ R$ R$ R$

BASE CALCULO 8% 7.840,00 10.560,00 8.640,00 8.960,00

ALIQUOTA 15% R$ 1.176,00 R$ 1.584,00 R$ 1.296,00 R$ 1.344,00

1 TRIM/2011 2 TRIM/2011 3 TRIM/2011 4 TRIM/2011

R$ R$ R$ R$

CSLL 98.000,00 132.000,00 108.000,00 112.000,00

R$ R$ R$ R$

BASE CALCULO 12% 11.760,00 15.840,00 12.960,00 13.440,00

ALIQUOTA 9% R$ 1.058,40 R$ 1.425,60 R$ 1.166,40 R$ 1.209,60

Ano de 2012
MS/ANO Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro TOTAL RECEITA 67.000,00 R$ 85.000,00 R$ 110.000,00 R$ 120.000,00 R$ 10.000,00 R$ 140.000,00 R$ 120.000,00 R$ 85.000,00 R$ 101.000,00 R$ 105.000,00 R$ 120.000,00 R$ 137.000,00 R$ 1.200.000,00 IRPJ 262.000,00 270.000,00 306.000,00 362.000,00 CSLL 262.000,00 270.000,00 306.000,00 362.000,00 R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ PIS - 0,65% 435,50 552,50 715,00 780,00 65,00 910,00 780,00 552,50 656,50 682,50 780,00 890,50 R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ COFINS - 3% 2.010,00 2.550,00 3.300,00 3.600,00 300,00 4.200,00 3.600,00 2.550,00 3.030,00 3.150,00 3.600,00 4.110,00

1 TRIM/2011 2 TRIM/2011 3 TRIM/2011 4 TRIM/2011

R$ R$ R$ R$

R$ R$ R$ R$

BASE CALCULO 8% 20.960,00 21.600,00 24.480,00 28.960,00 BASE CALCULO 12% 31.440,00 32.400,00 36.720,00 43.440,00

ALIQUOTA 15% R$ 3.144,00 R$ 3.240,00 R$ 3.672,00 R$ 4.344,00 ALIQUOTA 9% R$ 2.829,60 R$ 2.916,00 R$ 3.304,80 R$ 3.909,60

1 TRIM/2011 2 TRIM/2011 3 TRIM/2011 4 TRIM/2011

R$ R$ R$ R$

R$ R$ R$ R$

CALCULO DO LUCRO REAL Ano de 2011 2011 CALCULO IRPJ (=)RECEITA OPERACIONAL BRUTA R$ (-)DEDUES R$ (=)RECEITA LIQUIDA R$ (-)CMV R$ (=)LUCRO BRUTO R$ 450.000,00 450.000,00 157.500,00 292.500,00

(-)DESPESAS ADMINISTRATIVAS (-)OUTRAS DESPESAS (=)RESULTADO OPERACIONAL ANTES DO IR E CSLL APLICAO DO PERCENTUAL SOBRE A RECEITA 8% ALIQUOTA DE 15% SOBRE 14.400,00 Imposto de Renda Anual a pagar

R$ R$ R$ R$ R$ R$

67.500,00 45.000,00 180.000,00 14.400,00 2.160,00 2.160,00

2011-CSLL (=)RECEITA OPERACIONAL BRUTA R$ (-)DEDUES R$ (=)RECEITA LIQUIDA R$ (-)CMV R$ (=)LUCRO BRUTO R$ (-)DESPESAS ADMINISTRATIVAS R$ (-)OUTRAS DESPESAS R$ (=)RESULTADO OPERACIONAL ANTES DO R$ IR E CSLL APLICAO DO PERCENTUAL SOBRE A RECEITA 12% R$ ALIQUOTA DE 9% SOBRE 21.600,00 CSLL Anual a pagar RECEITA ANUAL-2011 R$ 450.000,00 R$ R$ PIS 1,65% R$ 7.425,00

450.000,00 450.000,00 157.500,00 292.500,00 67.500,00 45.000,00 180.000,00 21.600,00 1.944,00 1.944,00 COFINS 7,60% R$ 34.200,00

2012-IRPJ (=)RECEITA OPERACIONAL BRUTA (-)DEDUES (=)RECEITA LIQUIDA (-)CMV (=)LUCRO BRUTO (-)DESPESAS ADMINISTRATIVAS (-)OUTRAS DESPESAS (=)RESULTADO OPERACIONAL ANTES DO R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ 1.200.000,00 1.200.000,00 400.000,00 800.000,00 250.000,00 120.000,00 430.000,00

IR E CSLL APLICAO DO PERCENTUAL SOBRE A RECEITA 8%

R$

34.400,00

ALIQUOTA DE 15% SOBRE 34.400,00 Imposto de Renda Anual a pagar 2012-CSLL (=)RECEITA OPERACIONAL BRUTA (-)DEDUES (=)RECEITA LIQUIDA (-)CMV (=)LUCRO BRUTO (-)DESPESAS ADMINISTRATIVAS (-)OUTRAS DESPESAS (=)RESULTADO OPERACIONAL ANTES DO IR E CSLL

R$ R$

5.160,00 5.160,00

R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$

1.200.000,00 1.200.000,00 400.000,00 800.000,00 250.000,00 120.000,00 430.000,00

APLICAO DO PERCENTUAL SOBRE A RECEITA 12%

R$

51.600,00

ALIQUOTA DE 9% SOBRE 34.400,00 CSLL Anual a pagar RECEITA ANUAL-2012 R$ 1.200.000,00

R$ R$ PIS 1,65%

4.644,00 4.644,00 COFINS 7,60% R$ 91.200,00

R$

19.800,00

TABELA COMPARATIVA LUCRO REAL X LUCRO PRESUMIDO ANO ENQUADRAMENTO LUCRO REAL 2011 PIS R$ COFINS R$ IRPJ R$ R$ CSLL

7.425,00 R$ LUCRO PRESUMIDO 2.925,00 ANO ENQUADRAMENTO PIS R$ LUCRO REAL 19.800,00 R$ LUCRO PRESUMIDO 7.800,00 RELATRIO DE ANLISE

34.200,00 R$ 13.500,00

2.160,00 R$ 5.400,00 2012 COFINS IRPJ R$ R$ 91.200,00 5.160,00 R$ R$ 36.000,00 14.400,00

1.944,00 R$ 4.860,00 CSLL R$ 4.644,00 R$ 12.960,00

Com base nos clculos efetuados para 2011 e 2012 considerando as duas modalidade de tributao: Lucro Real e Lucro Presumido, conseguimos visualizar que a empresa teria uma carga tributria maior de PIS e COFINS na modalidade de Lucro Real, pois est sujeita a PIS e a COFINS na modalidade no cumulativa e as alquotas da contribuio para o PIS de 1,65% e para a COFINS 7,6% somando um montante de R$ 41.625,00 para o ano de 2011 e com o aumento no faturamento que ocorreu em 2012 o montante passou para R$ 111.000,00. Na modalidade de lucro presumido a empresa teria uma carga tributria muito menor de PIS e COFINS, pois na modalidade cumulativa sobre as receitas tributveis a alquota do PIS que 0,65% geraria em 2011 apenas R$ 16.425,00 a recolher e sobre a alquota de 3% de COFINS recolheria apenas R$ 43.800,00. Verifica-se que em 2011 a empresa recolheria R$ 25.200,00 a mais de PIS e COFINS na modalidade de Lucro Real e em 2012 a diferena chega em R$ 67.200,00. Na anlise do IRPJ Imposto de Renda da Pessoa Jurdica e da CSLL Contribuio Social sobre o Lucro Liquido para as duas formas de tributao foi bem diferente, j que no Lucro Real o objetivo calcular o imposto sobre o lucro verdadeiro, aps a completa escriturao e demonstrao contbil paga-se o imposto somente sobre o lucro efetivo, o que no ocorre no lucro presumido que feito por uma presuno de percentuais de lucratividade aplicados pela lei, portanto nos clculos realizados em 2011 a empresa recolheria apenas R$ 2.160,00 de IRPJ e R$ 1.944,00 de CSLL. No lucro presumido a carga tributaria em 2011 seria maior, pois recolheria R$ 5.400,00 de IRPJ e R$ 4.860,00 de CSLL. Em 2012, apesar do aumento do faturamento a empresa continua tendo mais vantagem em recolher o IRPJ e a CSLL, pois recolheria R$ 5.160,00 de IRPJ no Lucro Real e R$ 14.400,00 no lucro presumido, e R$ 4.644,00 de CSLL no lucro real para R$ 12.960,00 no lucro presumido.

Conclumos que apesar da carga tributaria do IRPJ e da CSLL ter sido menor nos dois anos na modalidade do Lucro Real, o PIS e COFINS onerou o total da tributao anual, portanto, mais vantajoso a empresa optar pelo Lucro Presumido.

ETAPA 4
PRONUNCIAMENTO TCNICO CPC 32 O objetivo deste Pronunciamento Tcnico prescrever o tratamento contbil para os tributos sobre o lucro. De acordo com a CPC 32, o ponto principal no reconhecimento dos tributos sobre o lucro como contabilizar os efeitos fiscais correntes e futuros de: -futura recuperao (liquidao) do valor contbil dos ativos(passivos) que so reconhecidos no balano patrimonial da empresa: -operaes e outros eventos do perodo atual que so reconhecidos nas demonstraes contbeis da empresa. ASPECTOS CONCEITUAIS Tributo sobre o lucro(imposto sobre a Renda) : Imposto sobre a renda pode ser definido como uma operao de tributao sobre o lucro auferido em determinado perodo, cobrado pelas autoridades tributrias. Lucro Tributvel: o lucro de um perodo, determinado de acordo com as regras estabelecidas pelas autoridades fiscais, sobre o qual so pagos(ou recuperveis)impostos sobre a renda. Tributo Corrente: a quantia a pagar(ou recuperar) de impostos sobre a renda conforme o lucro tributvel de um perodo. Passivos por impostos diferidos: so as quantias de impostos sobre a renda pagveis em perodos futuros com respeito a diferenas temporrias tributveis. Ativos por impostos diferidos: so as quantias de impostos sobre a renda recuperveis em perodos futuros inerentes : Diferenas temporrias dedutveis; Compensao de perdas fiscais no utilizadas; Compensao de crditos tributveis no utilizados.

Diferena temporria a diferena entre o valor contbil de ativo ou passivo no balano patrimonial e sua fase fiscal. As diferenas temporrias podem ser tanto:

Tributveis: diferena temporria que resulta em valores tributveis para determinar o lucro tributvel(prejuzo fiscal) de perodos futuros quando o valor contbil de ativo ou passivo recuperado e liquidado;

Dedutveis: diferena temporria que resulta em valores que so dedutveis para determinar o lucro tributvel(prejuzo fiscal) de futuros perodos quando o valor contbil do ativo ou passivo recuperado ou liquidado.

Base Fiscal do Ativo Segundo o CPC 32, a base fiscal de um ativo o valor que ser dedutvel para fins fiscais contra quaisquer benefcios econmicos tributveis que fluiro para a empresa quando ela recuperar o valor contbil desse ativo. Se aqueles benefcios econmicos no sero tributveis, a base fiscal do ativo igual ao seu valor contbil. Base Fiscal de Passivo Conforme o CPC 32, a base fiscal de um passivo o seu valor contbil menos qualquer valor que ser dedutvel para fins fiscais relacionados quele passivo em perodos futuros. No caso da receita que recebida antecipadamente, a base fiscal do passivo resultante o seu valor contbil menos qualquer valor da receita que no ser tributvel em perodos futuros. Diferena Temporria Tributvel De acordo com o CPC 32, um passivo fiscal diferido deve ser reconhecido para todas as diferenas temporrias tributveis, exceto o passivo fiscal diferido que advir de: Reconhecimento inicial de gio derivado da expectativa de rentabilidade futura Reconhecimento inicial de ativo ou passivo em transao que no combinao de negcios e no afeta o lucro contbil nem o lucro tributvel(prejuzo fiscal) no momento da transao. Diferena temporria dedutvel O ativo fiscal diferido deve ser reconhecido para todas as diferenas temporrias dedutveis na medida em que seja provvel a existncia de lucro tributvel contra o qual a diferena temporria dedutvel possa ser utilizada, a no ser que o ativo fiscal diferido surja do reconhecimento inicial de ativo ou passivo em transao que no uma combinao de negcios e no afeta o lucro contbil nem o lucro tributvel(prejuzo fiscal) no momento da transao. Prejuzos e Crditos Fiscais no utilizados

Um ativo fiscal diferido deve ser reconhecido no balano patrimonial para o registro de prejuzos e crditos fiscais no utilizados na medida em que seja provvel que estaro disponveis lucros tributveis futuros contra os quais eles possam ser utilizados. Mensurao O CPC 32 ressalta que os ativos e passivos fiscais diferidos devem ser mensurados pelas alquotas que se espera sejam aplicveis no perodo quando for realizado o ativo ou liquidado o passivo, com base nas alquotas e legislao tributria em vigor ao final do perodo que est sendo reportado. Segundo a CPC 32, a empresa s pode compensar os saldos dos ativos e passivos fiscais correntes, para fins de apresentao no balano patrimonial, se ela tiver direito legalmente executvel de compensar os valores reconhecidos e pretender liquidar em bases liquidas, ou realizar o ativo e liquidar o passivo simultaneamente.

RELATRIO FINAL Na primeira etapa desta ATPS verificamos como ocorreu a formao do sistema tributrio brasileiro, bem como a origem dos tributos, alguns ainda existentes nos dias de hoje. A importncia que tiveram as reformas tributrias brasileiras e o quanto se faz necessrio uma nova reformulao tributria a fim de aumentar a competitividade das empresas, j que as transformaes mundiais nos processos econmicos, polticos, comerciais e produtivos decorrentes da globalizao passaram a interferir diretamente no mercado interno. Na etapa seguinte estudamos as modalidades de tributao que esto sujeitas as pessoas jurdicas e as suas obrigatoriedades de apurao, assim como as obrigaes acessrias determinadas para que as empresas possam optar por um determinado regime. Foi possvel realizarmos na terceira etapa os clculos de uma empresa fictcia para cada regime de apurao e analisarmos por qual regime seria mais vantajoso a empresa optar. Nesta etapa ficou claro que uma das principais decises que as empresas precisam tomar a escolha do regime de tributao, uma vez que a legislao no permite mudana de sistemtica no mesmo exerccio, uma opo equivocada ser definitiva para todo ano do calendrio tendo como conseqncia o aumento da carga tributria. J na quarta etapa percebemos claramente como o ambiente econmico internacional est ligado contabilidade e da importncia da internacionalizao das normas contbeis para que as pessoas jurdicas possam negociar no mercado externo. Verificamos atravs do estudo do

Pronunciamento tcnico CPC 32 como se determina o ponto principal de reconhecimento dos tributos sobre o lucro atravs dos efeitos fiscais correntes e futuros e como podem ser utilizados no calculo dos impostos. Portanto, entendemos que um planejamento tributrio bem elaborado possibilita uma tomada de deciso mais acertada, uma vez que orienta os passos da empresa alinhando legislao vigente.

Bibliografia: -Oliveira,Lus Martins de.Manual SP:Editora Atlas, 2007. 6 ed. -Fahl,Alessandra Cristina. Publicao Ltda,2011. de Contabilidade Tributria, So Paulo,

Contabilidade

Financeira.

Valinhos.

Anhanguera

You might also like