You are on page 1of 5

Prova de Filosofia 2 chamada

Professor Mrcio Luiz dos Santos Ewald ( ) Bimestre Data: ___/___/___ Nome do Aluno: Valor: 10,0 pontos N:

1001

Nota:

Contedos abordados: 1) A reflexo filosfica; o que filosofia? O filosofar; Caractersticas do pensamento filosfico; para que serve a filosofia; Scrates e a Filosofia. / 2) o nascimento da filosofia; as epopeias e os mitos; Hesodo; Uma nova ordem humana; A consolidao da democracia; os primeiros filsofos;

Questes objetivas e Discursivas 1,0 ponto 1 2 3 4 5 A A A A A B B B B B C C C C C D D D D D E E E E E 6 7 8 9 10 A A A A A B B B B B C C C C C D D D D D E E E E E

O que pretendo sob o ttulo de filosofia, como fim e campo das minhas elaboraes, sei-o, naturalmente. E contudo no o sei... Qual o pensador para quem, na sua vida de filsofo, a filosofia deixou de ser um enigma?... S os pensadores secundrios que, na verdade, no se podem chamar filsofos, esto contentes com as suas definies. Releia a citao de Edmund Husserl e explique o que ele quer dizer com ser um pensador secundrio. Por que estes no podem ser chamados de filssofos?

01

02
O filsofo brasileiro Dermeval Saviani (no livro Educao brasileira: estrutura e sistema), na tentativa de se aproximar de uma definio possvel, conceitua a filosofia como uma reflexo radical, rigorosa e de conjunto sobre os problemas que a realidade apresenta. luz da tentativa de definir a filosofia como uma reflexo radical, rigorosa e de conjunto sobre os problemas que a realidade apresenta, responda: De acordo com o senso comum, radical significa brusco, violento ou inflexvel, extremado. O que significa ser radical na forma de pensar segundo o que escreve este autor?

Turma 1001 Gabarito

03
luz do que se afirma sobre Scrates, responda: a) O que significa a mxima socrtica de que s sei que nada sei? Ela se refere a Scrates ou prpria filosofia? Como? b) Em que consiste o mtodo socrtico? Explique.

04
Com esta afirmao, os franceses Denis Huisman e Andr Vergez nos expem questes cruciais do nosso tempo. No mundo atual, o esplendor de nossos poderes humanos faz com que se ressalte, numa viso trgica, a ambiguidade de nossos desejos. Somente a filosofia levanta o problema dos valores. O que pretendem dizer as expresses viso trgica, ambiguidade dos desejos e problema dos valores? Explique e exemplifique suas ideias.

05
luz do que foi discutido sobre a abrangncia da reflexo filosfica, comente esta frase de Aristteles: Se se deve filosof ar, deve-se filosofar e, se no se deve filosofar, deve-se filosofar; de todos os modos, portanto, se deve filosofar.

Turma 1001 Gabarito

06

Explique por que, nessa tira de Fernando e Angeli, a filosofia to desvalorizada nos tempos atuais.

07
Neste fragmento de Empdocles, h elementos que denotam ruptura com o pensamento mtico. Identifique-os. Esta [luta das duas foras] manifesta na massa dos membros humanos: s vezes, unem-se pelo amor todos os membros que atingiram a corporeidade, na culminncia da vida florescente; outras, divididos pela cruel fora da discrdia, erram separados nas margens da vida. Assim tambm com as rvores e peixes das guas, com os animais selvagens das montanhas e os pssaros mergulhes levados por suas asas.
(Apud G. BORNHEIM. Os filsofos pr-socrticos. 3. ed. So Paulo: Cultrix, 1977. p. 70)

Turma 1001 Gabarito

08
H, porm, algo de fundamentalmente novo na maneira como os Gregos puseram a servio do seu problema ltimo da origem e essncia das coisas as observaes empricas que receberam do Oriente e enriqueceram com as suas prprias, bem como no modo de submeter ao pensamento terico e causal o reino dos mitos, fundado na observao das realidades aparentes do mundo sensvel: os mitos sobre o nascimento do mundo
(JAEGER, W. Paideia. Traduo de Artur M. Parreira. 3. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1995, p. 197).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a relao entre mito e filosofia na Grcia, correto afirmar: a) Em que pese ser considerada como criao dos gregos, a filosofia se origina no Oriente sob o influxo da religio e apenas posteriormente chega Grcia. b) A filosofia representa uma ruptura radical em relao aos mitos, uma nova forma de pensamento plenamente racional desde suas origens. c) Filosofia e mito sempre mantiveram uma relao de interdependncia, uma vez que o pensamento filosfico necessita do mito para se expressar. d) O mito j era filosofia, uma vez que buscava respostas para problemas que at hoje so objeto da pesquisa filosfica. e) Apesar de ser pensamento racional, a filosofia se desvincula dos mitos de forma gradual.

09
Na Grcia antiga, o surgimento da escrita condicionou o nascimento da filosofia. A conscincia mtica predomina em culturas de tradio oral, quando ainda no h escrita. Mesmo aps seu surgimento, a escrita reserva-se aos privilegiados, aos sacerdotes e aos reis. E geralmente mantm o carter mgico: entre os antigos egpcios, por exemplo, o hierglifo era uma espcie de sinal divino. Em que medida os altos ndices de analfabetismo de hoje constituem um obstculo ao desenvolvimento da conscincia crtica de seus cidados? Qual a importncia da leitura na formao da pessoa?

10
A mitologia grega, cujas principais fontes so a Teogonia, de Hesodo, e a Ilada e a Odissia, de Homero, escritas no sculo VIII a.C., constituda por um conjunto de mitos, entidades divinas ou fantsticas e lendas. A Teogonia a mais completa e importante fonte de mitos sobre a origem e a histria dos deuses. As histrias de grandes feitos, heris e grandes combates constituem as narrativas escritas por Homero, como a Guerra de Troia. As narrativas mitolgicas do, assim, importante testemunho de muitos elementos da cultura da Grcia Antiga.
Internet: - www.brasilescola.com - (com adaptaes).

Acerca da mitologia grega, assinale a opo correta. A - Divulgava-se a mitologia grega por meio de obras escritas, como a Teogonia, de Hesodo. B - Na mitologia grega, pulveriza-se a explicao do mundo, vinculando-a aos humores dos deuses. C - Nas narrativas, os deuses so descritos com aparncia semelhante dos seres humanos, contudo, diferentemente dos humanos, so desprovidos de sentimentos. D - Nas narrativas mitolgicas, no se inclui a ideia de verdade revelada.

Turma 1001 Gabarito

Gabarito resolvido Questes Objetivas e Discursivas 1,0 ponto 1 2 3 4 5 A A A A A B B B B B C C C C C D D D D D E E E E E 6 7 8 9 10 A A A A A B B B B B C C C C C D D D D D E E E E E

Turma 1001 Gabarito

You might also like