You are on page 1of 4

11/12/11

Rel s | Amigo Nerd

Confira nosso especial Enem/SiSU 2011, com notas de corte. Clique aqui!
Curtir 497 curtiram. Cadastre-se para ver do que seus amigos gostam. 19 e le

Rels
Autor: Annimo Instituio: FARSP Tema: Rels Data de incluso: 26/10/2005 Rels

Sulmag Placas Magn ticas

Placas Magnticas para fixaao Eletromagnticas fone(51)30367800


www.sulm ag.com .br

Tipos de rels Um rel um sistema mediante o qual se podo controlar uma potncia muito maior com um consumo em potncia muito reduzida. Tipos de rels: - Rels eletromecnicos: Convencionais. Polarizados. Reed inversores. - Rels hbridos. - Rels de estado slido. Estrutura de um rel Em geral, podemos distinguir no esquema geral de um rel os seguintes blocos: Circuito de entrada, controle ou excitao. Circuito de acoplamento. Circuito de salida, carga o maniobra, constituido por: circuito excitador. Dispositivo comutador de freq ncia. protees Caracter sticas gerais

Tektronix PerCon

na

Oscilosc pios, multmetros, TDS,... Contate-nos (21) 2596 8369

www.ace ssope rcon.com .br

Autonics do Brasil
Motores de passo e Drivers 5 fases 0,72 graus por passo (11) 2307-8480
www.br.autonics.com

Osciloscopio em Promoo

Oscilosc pio na ItestLoja Online em 6x - ou ligue (11) 2533-8003


www.ite st.com .br

ABB distribuidor RS
www.alfatronic.com .br

As caractersticas gerais de qualquer rel so: - O entrelaamento entre os terminais de entrada e de sada.

(54) 2992-1350 vendas@alfatronic.com.br - Adaptao sensvel fonte de controle.

- Possibilidade de suportar sobrecargas, tanto no circuito de entrada como no de sada. - As duas posies de trabalho nos bornes de sada de um rel se caracterizam por: Em estado aberto, alta impedncia. Em estado fechado, baixa impedncia. Para os rels de estado slido pode acrescentar: Grande nmero de comutaes e larga vida til. Conexo no passo de tenso por fechamento, desconexo no passo de intensidade por fechamento. Ausncia de rudo mecnico de comutao. Escassa potncia de comando, compatvel com TTL e MOS. Insensibilidade vibraes. Fechado a influencias exteriores por um revestimento plstico. Rels eletromecnicos Esto formados por una bobina e uns contatos dos quais podem comutar corrente continua ou corrente alterna. Vamos ver os diferentes tipos de rels eletromecnicos.

amigonerd.net/trabalho/25731-reles

1/4

11/12/11

Rel s | Amigo Nerd

Rels de tipo armadura So os mais antigos e tambm os mais utilizados. O esquema seguinte nos explica praticamente sua constituio e funcionamento. O eletrom faz vascular a armadura ao ser excitada, fechando os contatos dependendo si N.A N.F (normalmente aberto ou normalmente fechado).

Rels de Ncleo Mvel Este tem um embolo no lugar da armadura anterior. E utiliza um solenide para fechar seus contatos, devido a sua maior fora atrativa (por ele ser til para manejar altas correntes).

Rel tipo Reed o de Leng eta Formados por uma ampola de vidro, em cujo interior esto situados os contatos (podem se multiplicar) montados sobre finas lminas metlicas. Esses contatos se fecham por meio da excitao de uma bobina, que est situada ao redor da ampola.

Rels Polarizados Levam uma pequena armadura, solidria a um im permanente. O extremo inferior pode girar dentro de os plos de um eletrom e o outro leva uma cabea de contato. Si se excita ao eletroim, move a armadura e fecha os contatos. Si a polaridade a oposta girar em sentido contrario, abrindo os contatos ou fechando outro circuito (ou vrios) Rels de estado slido Um rel de estado slido SSR (Solid State Relay), um circuito eletrnico que contem em seu interior um circuito disparado por nvel, acoplado a um interruptor semicondutor, um transistor ou um tiristor. Por SSR se entender um produto construdo e comprovado em uma fbrica, no um dispositivo formado por componentes independentes que sero montados sobre uma placa de circuito impresso. Estrutura do SSR: - Circuito de Entrada ou de Controle: Controle por tenso continua: o circuito de entrada parece ser um LED ( Fotodiodo), s ou com uma resistncia em serie, tambm podemos encontrar-lo com um diodo em antiparalelo para evitar a inverso da polaridade por acidente. Os nveis de entrada so compatveis com TTL, CMOS, e outros valores normalizados ( 12V, 24V, etc.). Controle por tenso Alternada: O circuito de entrada parece ser como o anterior incorporando uma ponte retificadora integrada e uma fonte de corrente continua para polarizar o diodo LED. - Acoplamento. O acoplamento com o circuito realizado por meio de um acoplador ptico ou por meio de um transformador que se encontra acoplado de forma magntica com o circuito de disparo do Triac. - Circuito de Comutao ou de sada.

amigonerd.net/trabalho/25731-reles

2/4

11/12/11
- Circuito de Comutao ou de sada.

Rel s | Amigo Nerd

O circuito de sada contm os dispositivos semicondutores de potencia com sua correspondente do circuito excitador. Este circuito ser diferente segundo queremos comutar CC, CA. COMO FUNCIONAM OS REL S Os rels so dispositivos comutadores eletromecnicos. A estrutura simplificada de um rel mostrada na figura 1 e a partir dela explicaremos o seu princpio de funcionamento.

Nas proximidades de um eletroim instalada uma armadura m vel que tem por finalidade abrir ou fechar um jogo de contatos. Quando a bobina percorrida por uma corrente eltrica criado um campo magntico que atua sobre a armadura, atraindo-a. Nesta atrao ocorre um movimento que ativa os contatos, os quais podem ser abertos, mfechados ou comutados, dependendo de sua posio, conforme mostra a figura 2.

Isso significa que, atravs de uma corrente de controle aplicada bobina de um rel, podemos abrir, fechar ou comutar os contatos de uma determinada forma, controlando assim as correntes que circulam por circuitos externos. Quando a corrente deixa de circular pela bobina do rel o campo magntico criado desaparece, e com isso a armadura volta a sua posio inicial pela ao da mola. Os rels se dizem energizados quando esto sendo percorridos por uma corrente em sua bobina capaz de ativar seus contatos, e se dizem desenergizados quando no h corrente circulando por sua bobina. A aplicao mais imediata de um rel com contato simples no controle de um circuito externo ligando ou desligando-o, conforme mostra a figura 3. Observe o smbolo usado para representar este componente.

Quando a chave S1 for ligada, a corrente do gerador E1 pode circular pela bobina do rel, energizando-o. Com isso, os contatos do rel fecham,

amigonerd.net/trabalho/25731-reles

3/4

11/12/11

Rel s | Amigo Nerd

Quando a chave S1 for ligada, a corrente do gerador E1 pode circular pela bobina do rel, energizando-o. Com isso, os contatos do rel fecham, permitindo que a corrente do gerador E2 circule pela carga, ou seja, o circuito controlado que pode ser uma lmpada. Para desligar a carga basta interromper a corrente que circula pela bobina do rel, abrindo para isso S1. Uma das caractersticas do rel que ele pode ser energizado com correntes muito pequenas em relao corrente que o circuito controlado exige para funcionar. Isso significa a possibilidade de controlarmos circuitos de altas correntes como motores, lmpadas e mquinas industriais, diretamente a partir de dispositivos eletrnicos fracos como transistores, circuitos integrados, fotoresistores etc. A corrente fornecida diretamente por um transistor de pequena potncia da ordem de 0,1A no conseguiria controlar uma mquina industrial, um motor ou uma lmpada, mas pode ativar um rel e atravs dele controlar a carga de alta potncia. (figura 4). Outra caracterstica importante dos rels a segurana dada pelo isolamento do circuito de controle em relao ao circuito que est sendo controlado. No existe contato eltrico entre o circuito da bobina e os circuitos dos contatos do rel, o que significa que no h passagem de qualquer corrente do circuito que ativa o rel para o circuito que ele controla

Se o circuito controlado for de alta tenso, por exemplo, este isolamento pode ser importante em termos de segurana. Do mesmo modo, podemos controlar circuitos de caractersticas completamente diferentes usando rels: um rel, cuja bobina seja energizada com apenas 6 ou 12V, pode perfeitamente controlar circuitos de tenses mais altas como 110V ou 220V. O rel que tomamos como exemplo para analisar o funcionamento possui uma bobina e um nico contato que abre ou fecha. Na prtica, entretanto, os rels podem ter diversos tipos de construo, muitos contatos e apresentar caractersticas prprias sendo indicados para aplicaes bem determinadas.

Pginas relacionadas
Exatas > Engenharia

Rele
Exatas > Engenharia

Proteo de uma Subestao Didtica


Exatas > Engenharia

Correntes Eltricas
Exatas > Informtica

Proteo Eltrica
Humanas > Administrao

Efeitos da Corrente Eltrica

Biol gicas
Biologia Bioqumica Educao Fsica Enfermagem Farmcia Fisioterapia Fonoaudiologia Medicina Nutrio Odontologia Terapia Ocupacional Veterinria Zootecnia

Exatas
Agronomia Astronomia Engenharia Estatstica Informtica Qumica

Humanas
Administrao Arquitetura Cinema Contabilidade Desenho Industrial Direito Economia Hotelaria Marketing Produo Cultural Relaes Internacionais Secretariado Executivo Turismo

Sociais Aplicadas
Arquivologia Arte Biblioteconomia Cincias Sociais Comunicao Filosofia Geografia Histria Letras Pedagogia Psicologia Servio Social

Outras
Colegial Diversos

amigonerd.net/trabalho/25731-reles

4/4

You might also like