You are on page 1of 5

HISTRIA DO DIREITO - QUESTES

Existia Direito antes da escrita? H quem diga que sim e quem diga que no. Podemos afirmar que sim, caso citemos, por exemplo, a autoridade Familiar, tradio, costumes, religio, moral. E podemos dizer que no, por exemplo, se levarmos em conta a no existncia de um Estado, de um Direito. Mas, se voltarmos os olhos para a poca antes da escrita, veremos no cdigo de Hamurabi um exemplo de que o direito j se fazia presente, ou tambm na Lei de Talio. O que era autotutela? o uso da fora para fazer impor sua vontade, literalmente, a lei do mais forte. O que era autocomposio? Justia atravs de acordo, consenso. O que era a mediao? Era quando um terceiro auxiliava uma reconciliao entre as partes, um mediador. O que heterocomposio? Existe um processo e no houve acordo, um terceiro decidir; um juiz. O que Jurisprudncia? um termo jurdico que significa conjunto das decises e interpretaes das leis, uma palavra originria do latim. A jurisprudncia no se forma por decises isoladas, mas, sim, aps uma srie de decises no mesmo sentido. Os Juzes so livres para decidir conforme suas prprias convices, mas as smulas tm forte carter persuasivo e, ante sua existncia, tm sido seguidas risca.

Direito Grego (D.G.)


No D.G o que laicizao? Lembra leigo, referente a jri, expresso mxima. O que Estado Laico? aquele que no tem uma religio oficial. Qual a diferena do Direito Grego para o Cdigo de Hamurabi? O homem se torna o criador da lei, do homem para o homem, diferentemente do cdigo de Hamurabi. O que lei natural no D.G.? Lei positiva, direito positivo, universal.

O que era gora no D.G.? gora era uma espcie de frum, local onde os juzes ficavam. Discusso, debate. Uma praa em forma circular. Quais eram as formas de soluo dos conflitos gregos? O direito comea a ser laico. Sero criadas assembleias e rgos para solucionar os problemas. Como funcionava a magistratura na Grcia nesta poca? Na poca era gnero de servio pblico. Ser um magistrado era um cargo de honra, honorifico, era um cargo para um s caso. Quem era o loggrafo? Era um escrevente, filosofo, dominavam muito bem a oratria e a retrica, argumentavam muito bem. No era um advogado, mas ele era procurado para exercer funo similar devido sua qualidade para o ato. Qual a diferena entre mandado e mandato? Um mandado ordem judicial, mandato , por exemplo, uma procurao para um representante. O que Boul? Hoje, seria uma espcie de poder executivo, de 30 a 500 pessoas para ponderarem sobre um assunto. O que Eclsia? Hoje, seria uma espcie de poder legislativo, assembleia, aproximadamente mais de 18 membros. O que Helieu? Heliastor, uma espcie de poder judicirio, mais de 6000 membros. O que comeou a surgir nessa poca dos rgos colegiado na Grcia e o que quer dizer cada uma? Oratria: Capacidade de se expressar verbalmente. Retrica: Argumentos, convencimento, tcnica de persuaso. O que era o Arepago? Era um grande conselho composto por nove pessoas. Quem eram os Arcontes? Membros do Arepago. Eram pessoas de prestgio, ricas, militares e com mais de 30 anos. O que a lei de Drcon? a lei draconiana, algo severo, rgido, quase injusto.

O que a lei de Slon e onde comeou a ser empregada? Lei mais humana onde o legislador aboliu castigo fsico, na Lei das XII tbuas. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Direito Romano
Como o Direito Romano e qual sua relao com o Direito Grego? Na prtica a juno do Direito Romano, que comeou a ver o direito como cincia, e do Direito Grego, filosofia. Quando comeou e terminou a realeza, o que eles fundaram e como Roma era constituda? Comeou em 753AC e terminou em 509AC, fundou Roma e era constituda por tribos. Quando comeou e quando terminou a Repblica em Roma e por quem era formada? Comeou 509AC e durou at 27AC, era formada por patrcios, plebeus e clientes e escravos. Quem eram os patrcios? Cidados da Repblica Romana, aristocratas, nobres. Possuam privilgios. Quem eram os plebeus? A multido, a populao em geral, camponeses, artesos. Quem eram os clientes? No possuam terras e dependiam das famlias patrcias. Quem eram os escravos? Prisioneiros de guerra e plebeus endividados. Quem representava o papel de magistrado em Roma? Os Sacerdotes, pontfices, julgavam. Quem era o Pretor e o Judex? Pretor era um conciliador, preparador, ele escrevia uma frmula deixando claro o que houve. Judex era o juiz, ele iria ler e julgar o caso. O que significa Corpus Iuri Civilis? Corpo de Direito Civil. Quem foi Justiniano? Imperador bizantino. Qual o legado do Direito Romano? Podemos citar: Juristas, Direito e filosofia, princpios e a ideia de jurisprudncia.

Quais os principais pontos da decadncia do Imprio Romano? Podemos citar a invaso brbara, quando o Imprio Romano do Ocidente caiu, em 476, e a queda do Imprio Romano do Ocidente, que caiu em 1453 com a morte de Constantino XI e da tomada da Constantinopla pelos Turcos Otomanos. Fale sobre a Idade Mdia. A Idade Mdia teve incio na Europa com as invases germnicas (brbaras), no sculo V, sobre o Imprio Romano do Ocidente. A Idade Mdia caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Catlica, sistema de produo feudal e sociedade hierarquizada. Como era o Direito na Idade Mdia? Na Idade Mdia europeia foi essencialmente exercido o direito romano, j implantado na zona dominada pelo Imprio. Tambm havia forte influncia do Direito Cannico em algumas reas. Fale sobre o Direito Germnico. Sistemas jurdicos existentes nas diversas naes brbaras. No existiam fontes escritas, no possuam noo de territorialidade, o direito aplicado a cada indivduo. Esse direito personalista foi mudando a partir do contato com o povo e Direito Romano. Quem eram os Germanos? Povos nmades que viviam em aldeias, agricultores O que Faida? a guerra e a vingana familiar que segue a uma ofensa. Os parentes ganham o direito e o dever de se vingar da famlia do ofensor. Como era o feito ao que era atrelado um julgamento no Direito Germnico? Atravs do juzo divino, Ordlia. O que Duelo? Combate entre duas pessoas, o vencedor do duelo era considerado automaticamente o vencedor da causa O que Juramento? Na Idade Mdia fez-se frequentemente recurso ao juramento como instrumento de resoluo de processos, pois acreditava que a interveno divina nos assuntos humanos fosse garantia de confiana O que Gridigildo? preo do sangue, era uma compensao que o assassino da vtima tinha que dar a famlia da vtima, seja ela por bens ou valor em dinheiro.

O que Commom Law? o direito por meio das decises dos tribunais, e no mediante aos atos legislativos ou executivos. No sistema de common Law, o direito criado ou aperfeioado pelos juzes: uma deciso a ser tomada num caso depende das decises adotadas para casos anteriores e afeta nas decises de casos futuros. Quando no existe um precedente, os juzes possuem a autoridade para criar o direito, estabelecendo um precedente. Como funcionam as o sistema jurdico nos EUA? A principal e mais alta corte a Suprema Corte dos EUA. No julgamento de um caso, fazem referncia a outro caso semelhante. Um juiz pode ser nomeado pelo presidente. Qual legado/ influncia da Common Law? Influencia nas decises, por exemplo, que pautada em casos precedentes. Nos Writs, na Magna Carta, no Jri. O que Writ? Uma ordem, um mandado para que a autoridade cumpra a vontade da lei. Qual a formao jurdica, como se da no sistema Common Law? O estudo centrado nos casos, o estudo pautado e constitudo em cima de casos, Aprendizado Baseado em Problemas (PBC).

You might also like