You are on page 1of 13

ASSOCIAO DOS AMIGOS DO PAO DAS ARTES FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO

MANU AL DE RECU RSO S HU M ANO S

Manual de Recursos Humanos

Associao dos Amigos do Pao das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho Organizao Social de Cultura

ASSOCIAO DOS AMIGOS DO PAO DAS ARTES FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO


MANU AL DE RECU RSO S HU M ANO S

Finalidade:
Disponibilizar princpios bsicos de gesto de pessoal que devem orientar o quadro de funcionrios, colaboradores e o Ncleo de Recursos Humanos no desempenho de suas funes.

Procedimentos deste Manual:


Recrutamento e Seleo de Pessoal; Plano de Cargos e Salrios; Treinamento, Desenvolvimento e Avaliao de Desempenho; Direitos, Deveres e Regime Disciplinar Acesso ao Pao das Artes; Controle de Freqncia; Banco de Horas; Frias; Benefcios: Vale Transporte; Vale Refeio.

Benefcios por Liberalidade: Assistncia Mdica; Seguro de Vida.

ASSOCIAO DOS AMIGOS DO PAO DAS ARTES FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO


MANU AL DE RECU RSO S HU M ANO S

Poltica Geral de Recursos Humanos:


Visa assegurar que os Recursos Humanos da Associao dos Amigos do Pao das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho, sejam considerados como elemento mais importante e estratgico para a manuteno e crescimento da Associao, investindo na qualificao e valorizao do seu quadro de pessoal, pautando-se por princpios ticos e legais.

Aplicao:
Aplica-se aos funcionrios e colaboradores da Associao dos Amigos do Pao das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho Funcionrios: So todos, cujo vnculo empregatcio regido pela Consolidao das Leis do Trabalho CLT. Colaboradores: so todos os servidores cedidos Associao dos Amigos do Pao das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho, em decorrncia do Contrato de Gesto, cujo vnculo empregatcio regido pelo Estatuto do Servidor Pblico Estadual.

Administrao de Recursos Humanos:


Tem por objetivo planejar, organizar e desenvolver tcnicas capazes de promover o desempenho eficiente e eficaz do pessoal visando os objetivos da Associao dos Amigos do Pao das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho.

Recrutamento e Seleo de Pessoal

QUAIS SERO AS NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAO ?


As vagas sero autorizadas mediante formulrio especifico. O recrutamento e seleo do pessoal efetivo ou estagirio sero feitos aps divulgao entre o pblico alvo e constaro de etapas eliminatrias, classificatrias, incluindo entrevistas e tcnicas de seleo, observadas as peculiaridades de cada cargo/ carreira.
3

ASSOCIAO DOS AMIGOS DO PAO DAS ARTES FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO


MANU AL DE RECU RSO S HU M ANO S

As exigncias previstas no processo de recrutamento e seleo no se aplicam contratao de servios tcnicos especializados, s locaes de servios, aos cargos de confiana, aos cargos especiais e aos servidores contratados. Fica proibida a contratao de cnjuge ou parente at terceiro grau de Conselheiros e Diretores. Fica proibida a contratao de servidores pblicos em atividade, exceto para cargo de chefia. Ser permitida a contratao, por tempo limitado, de pesquisadores ou tcnicos de nvel superior, com ou sem vnculo empregatcio, respeitada a legislao aplicada em sua entidade de origem.

Ser permitida a contratao, por tempo parcial, de especialistas para a realizao de atividades de pesquisa, consultoria, extenso e desenvolvimento no mbito das necessidades da Associao dos Amigos do Pao das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho, previamente autorizada pelo Diretor(a) Executivo e Diretor (a) Administrativo/Financeiro. Ser permitida a atividade de treinamento de recursos humanos por colaboradores e funcionrios em instituies de ensino, centros de pesquisa e desenvolvimento pblicos ou privados, bem como a realizao de consultas tcnicas, com ou sem remunerao, previamente autorizadas pelo Diretor(a) Executivo e Diretor (a) Administrativo/Financeiro

Plano de Cargos

e Salrios

Conforme previsto em Contrato de Gesto, com o Plano de Cargos e Salrios devidamente formulado, permitir atender a complexidade de suas atribuies, criando uma estrutura de cargos e carreiras que reflita a organizao de seu trabalho.

T r e i n a m e n t o, D e s e n v o l v i m e n t o e Avaliao de Desempenho

Ser elaborado o Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento atravs de levantamento das necessidades e prioridades dos ncleos, dos funcionrios, e considerado o oramento financeiro disponvel.
4

ASSOCIAO DOS AMIGOS DO PAO DAS ARTES FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO


MANU AL DE RECU RSO S HU M ANO S

Os resultados sero mensurados atravs de Avaliao de Desempenho e de Pesquisas que demonstrem os resultados, criando-se histrico que propicie parmetros para avaliao.

D i r e i t o s, D e v e r e s e R e g i m e D i s c i p l i n a r

Funcionrios: So os definidos na CLT e Sindicato da categoria. Colaboradores: So os definidos na Legislao Estatutria.

A c e s s o

D e p e n d n c i a s:

O acesso s dependncias dos locais administrados pela Associao dos Amigos do Pao das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho por funcionrios e colaboradores deve obedecer aos seguintes critrios: Local de Entrada: Portaria Identidade Funcional (Crach): Somente ser permitida a livre circulao pelas reas dos funcionrios e colaboradores que estiverem portando seu Crach, afixado na altura do peito. Em caso de perda ou esquecimento, solicitar um crach provisrio no Ncleo de Recursos Humanos. A segunda via dever ser solicitada no Ncleo de Recursos Humanos. O funcionrio ser responsvel pelo custo de R$ 10,00 (Dez reais), que ser descontado na Folha de Pagamento.

Horrio de Trabalho: O horrio est definido em Contrato de Trabalho.


5

ASSOCIAO DOS AMIGOS DO PAO DAS ARTES FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO


MANU AL DE RECU RSO S HU M ANO S

C o n t r o l e

de

F r e q n c i a

O QUE ? O registro da freqncia diria obrigao legal, atravs desse procedimento a Associao dos Amigos do Pao das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho calcula os pagamentos mensais de seus funcionrios. O registro do Ponto pessoal e intransfervel, considerandose Falta Grave , sob pena de punio (demisso por justa causa), o registro para colegas de trabalho.

QUEM PRECISA MARCAR O PONTO ? Deve ser marcado por todos os funcionrios e que prestam servios regulares para a Associao dos Amigos do Pao das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho, salvo liberaes concedidas pela Direo.

QUANDO MARCAR O PONTO ? Entrada ao Trabalho Incio e trmino do horrio de almoo Sada do Trabalho

O QUE CONSIDERADO ATRASO ? tolerado um atraso mximo de 15 minutos, na marcao do ponto, durante a entrada ao trabalho. Se durante o ms os atrasos ultrapassarem a 30 minutos, o funcionrio ser descontado em folha de pagamento.

QUANDO AUSNCIAS SO ABONADAS : 2 dias consecutivos quando do falecimento de cnjuge, companheiro(a), ascendente ou descendente direto. 1 dia no caso de internao hospitalar de cnjuge ou filho, desde que coincidentes com a jornada de trabalho do profissional.
6

ASSOCIAO DOS AMIGOS DO PAO DAS ARTES FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO


MANU AL DE RECU RSO S HU M ANO S

At 14 dias por Licena Mdica, comprovada atravs de Atestado Mdico reconhecido. 1 dia por ano no caso de doao comprovada de sangue. 5 dias consecutivos de licena pelo nascimento de filho. 3 dias consecutivos de licena pelo casamento.

B a n c o

d e

H o r a s

O QUE ? um sistema de compensao de horas mais flexvel, possibilitando adequar a jornada de trabalho dos funcionrios s necessidades de produo ou demanda de servios. O gerente de Ncleo deve prever e planejar a utilizao do Banco de Horas. QUEM PODE UTILIZAR O BANCO DE HORAS ? Todos os funcionrios que fazem marcao de ponto. QUEM PODE AUTORIZAR O BANCO DE HORAS ? O Gerente de Ncleo deve autorizar previamente a utilizao do banco de horas. ONDE REGISTRAR AS HORAS DO BANCO DE HORAS ? No ponto eletrnico. COMO SABEREMOS QUAL O SALDO DO BANCO DE HORAS ? Atravs de um extrato mensal, com as horas acumuladas, emitido e enviado aos funcionrios pelo Ncleo de Recursos Humanos.

ASSOCIAO DOS AMIGOS DO PAO DAS ARTES FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO


MANU AL DE RECU RSO S HU M ANO S

F r i a s
O QUE ? A cada 12 meses de trabalho, o profissional tem garantido por lei o direito de usufruir a 30 dias de Frias. PODESE DESCANSAR QUANTOS DIAS ? A Lei garante um perodo de 30 dias de descanso para cada 12 meses trabalhados, porm o profissional pode optar por descansar 20 dias e trabalhar 10 dias recebendo abono pecunirio, caso haja interesse da Associao dos Amigos do Pao das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho.

QUANDO POSSO SAIR EM FRIAS ? Vencido o perodo de 12 meses a Associao dos Amigos do Pao das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho deve colocar o profissional em Frias no prazo mximo de 11 meses, subsequentes a data do vencimento. A data de sada deve ser sempre no primeiro dia til da semana, nunca coincidindo com feriados ou dias j compensados. Procedimentos: O Ncleo de Recursos Humanos, junto aos demais Ncleos deve efetuar o Planejamento Anual de Frias, elaborando at setembro do ano corrente o planejamento do ano seguinte. A partir da data programada o Ncleo de Recursos Humanos emite o Aviso de Frias com 60 dias de antecedncia, para a confirmao das mesmas junto aos Ncleos requisitantes. 5 dias antes do incio das Frias o funcionrio recebe o respectivo valor, atravs de depsito na conta corrente bancria, assina o Recibo de Frias e o envia para o Ncleo de Recursos Humanos.

ASSOCIAO DOS AMIGOS DO PAO DAS ARTES FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO


MANU AL DE RECU RSO S HU M ANO S

B e n e f c i o s
V A L E T R A N S P O R T E

O QUE ? Benefcio legal a que todos os trabalhadores tm direito, utilizado para o deslocamento de ida e volta ao trabalho. ONDE UTILIZAR O VALE TRANSPORTE ? Em todas as formas de transporte coletivo pblico municipal e intermunicipal. QUEM TEM DIREITO ? Todos os funcionrios efetivos que fizeram a respectiva opo pelo benefcio atravs de formulrio especifico. Funcionrios em frias e afastados por doena/acidente, no recebem o Vale Transporte. O Vale Transporte no tem natureza salarial, portanto no incorporado remunerao. Quando o profissional trabalhar, por solicitao da Associao dos Amigos do Pao das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho fora da jornada pr definida recebe os Vales Transportes correspondentes. QUEM PAGA O VALE TRANSPORTE ? O profissional paga 6 % do seu salrio, descontado em folha de pagamento, e o Pao das Artes paga o custo restante. QUANDO OS VALES CREDITADOS? TRANSPORTES SO DISTRIBUIDOS, PAGOS E/OU

So distribudos, ou pagos atravs de depsito em conta corrente ou creditados em cartes, mensalmente at o ltimo dia til do ms. COMO FAO PARA ALTERAR E/OU INCLUIR ITINERRIOS? As incluses e alteraes de itinerrios, devem ser realizadas at o dia 15 de cada ms, mediante preenchimento de formulrio especfico.
9

ASSOCIAO DOS AMIGOS DO PAO DAS ARTES FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO


MANU AL DE RECU RSO S HU M ANO S

QUAL O PRAZO DE RECEBIMENTO PARA OS ADMITIDOS NO MS? O Vale Transporte dos funcionrios admitidos no ms entregue no primeiro dia de trabalho ou o respectivo valor ser depositado em conta corrente.

V A L E

R E F E I O

O QUE ? Benefcio oferecido aos funcionrios Associao dos Amigos do Pao das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho, utilizado para compra de refeio. ONDE UTILIZAR O VALE REFEIO? Em todos os estabelecimentos que mantiverem convnio com a operadora selecionada. QUEM TEM DIREITO? Todos os funcionrios efetivos que tenham jornada de trabalho de 8 horas dirias. Funcionrios em frias e afastados por doena / acidente, no recebem Vale Refeio. O Vale Refeio no tem natureza salarial, portanto no incorporado remunerao. Quando o profissional trabalhar, por solicitao da Associao dos Amigos do Pao das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho, fora da jornada pr definida e em perodo integral recebe o Vale Refeio correspondente. QUEM PAGA O VALE REFEIO ? A Associao dos Amigos do Pao das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho paga integralmente. QUANDO O VALE REFEIO SER CREDITADO NO CARTO? At o ltimo dia til do ms anterior ao benefcio. QUAL O PRAZO DE RECEBIMENTO PARA OS ADMITIDOS NO MS? O Vale Refeio dos funcionrios admitidos no ms ser entregue no primeiro dia de trabalho ou o respectivo valor depositado em conta corrente.
10

ASSOCIAO DOS AMIGOS DO PAO DAS ARTES FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO


MANU AL DE RECU RSO S HU M ANO S

B e n e f c i o s
A S S I S T

p o r
N C I

L i b e r a l i d a d e
A M D I C A

O QUE ? Benefcio em parceria com os funcionrios Associao dos Amigos do Pao das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho, para assistncia mdica e laboratorial. COMO E ONDE UTILIZAR ASSISTNCIA MDICA? Atravs de agendamento conforme livro guia com a descrio de clnicas, mdicos e laboratrios conveniados. QUEM TEM DIREITO? Todos os funcionrios que optarem por este benefcio at 30(trinta) dias aps sua contratao. A Assistncia Mdica no tem natureza salarial, portanto no incorporado remunerao.

QUEM PAGA A ASSINSTNCIA MDICA ? A Associao dos Amigos do Pao das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho, posteriormente descontar em folha de pagamento, conforme tabela de descontos instituda pela Diretoria, conforme o teto salarial de cada funcionrio.

QUAL O PRAZO DE RECEBIMENTO PARA OS ADMITIDOS NO MS QUE OPTAREM PELO BENEFCIO MDICO ASSISTNCIAL? Quinze dias aps a sua concordncia da assistncia mdica, desde que utilizem o benefcio somente com a numerao do conveniado que ser fornecida pelo departamento de Recursos Humanos da Associao, e/ou aps o recebimento do Carto da prpria empresa de Assistncia Mdica, que tambm ser fornecido pelo Departamento de Recursos Humanos.
11

ASSOCIAO DOS AMIGOS DO PAO DAS ARTES FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO


MANU AL DE RECU RSO S HU M ANO S

S O QUE ?

D E

Benefcio oferecido pela Associao dos Amigos do Pao das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho, para todos os funcionrios. COMO E ONDE UTILIZAR O SEGURO DE VIDA? Com base nas clusulas regidas pela Aplice. QUEM TEM DIREITO? Todos os funcionrios. A Assistncia Mdica no tem natureza salarial, portanto no incorporado remunerao.

QUEM PAGA O SEGURO DE VIDA ? A Associao dos Amigos do Pao das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho paga integralmente.

QUAL O PRAZO DE RECEBIMENTO PARA OS ADMITIDOS NO MS ? Trinta dias aps o envio dos dados do funcionrio Empresa prestadora deste Servio.

12

ASSOCIAO DOS AMIGOS DO PAO DAS ARTES FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO


MANU AL DE RECU RSO S HU M ANO S

D i s p o s i e s F i n a i s:
Os atos regulamentares necessrios ao cumprimento destas normas, ressalvados os casos de competncia do Conselho de Administrao, sero baixados pelo Diretor(a) Executivo e Diretor (a) Administrativo/Financeiro

So Paulo, 10 de julho de 2008.

13

You might also like