You are on page 1of 82

AULAS 1 E 2

Definio de Auditoria e de Auditor


uma espcie de investigao atravs de procedimentos estabelecidos com o objetivo de se formar uma opinio em relao a determinada situao ou objeto.

Auditor vem do latim audire: Aquele que ouve (ouvinte).

Origem e Evoluo
No se sabe ao certo quando surgiu a auditoria ou o auditor, mas se sabe que desde 4.500 a.c. j havia escritos sobre prticas de revises. A causa da evoluo da auditoria foi a do desenvolvimento econmico dos pases, do crescimento das empresas e expanso das atividades produtoras, a revoluo industrial, gerando crescente complexidade na administrao dos negcios e de prticas financeiras.

Origem e Evoluo
* Marcos histricos - No mundo: 1314: criao do cargo de Auditor do Tesouro da Inglaterra. 1559: sistematizou-se e se estabeleceu a Auditoria dos Pagamentos a servidores pblicos pela Rainha Elizabeth I. 1640: o tribunal de Contas de Paris o marco de execuo da funo de auditoria no mundo; 1880: criada a Associao dos Contadores Pblicos Certificados (Institute of Chartered Accountants in England and Wales, na Inglaterra. 1886: surge a Associao dos Contadores Pblicos Certificados (AICPA), nos Estados Unidos.

Origem e Evoluo
* Marcos histricos no Mundo (cont.): 1894: formao do Instituto Holands de Contadores Pblicos. 1934: estabelecimento da Security and Exchange Commission (SEC) nos Estados Unidos. Foi a partir da criao do SEC, que a profisso de Auditor assume importncia e cria um novo estmulo. O surgimento e o desenvolvimento da atividade de auditoria est diretamente ligado relao de propriedade e de capital;

Origem e Evoluo
* Marcos histricos - No Brasil: O Instituto de Auditores Independentes do Brasil foi reconhecido pelo CFC Conselho Federal de Contabilidade em 1972 e depois se transforma no IBRACON Instituto dos Auditores Independentes do Brasil; A instalao de filiais e subsidiarias de firmas estrangeiras no Brasil; Necessidades de financiamentos de empresas brasileiras atravs de entidades internacionais; Evoluo do mercado de capitais; Criao das normas de auditoria para instituies financeiras, determinadas pelo Banco Central do Brasil;e Criao da CVM e promulgao da Lei das Sociedades Annimas (lei 6.404/76) ambas em 1976.

rgos que Envolvem a Profisso no Brasil


CVM IBRACON CFC e CRC BACEN SUSEP, ANS, ANP, ANA, etc. CPC

NORMAS PROFISSIONAIS E TCNICAS DO AUDITOR NO BRASIL


NBC P 1 - NORMAS PROFISSIONAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE e NBC P 3 AUDITOR INTERNO e suas ITs; NBC T 11 - NORMAS DE AUDITORIA INDEPENDENTE DAS DEMONSTRAES CONTBEIS E NBC T 12 TRABALHOS DE AUDITORIA INTERNA e suas ITs.

Normas de Auditoria no Brasil


* NBC P 1 Norma Profissional do Auditor Independente: Resolues do CFC n821/97, n965/03, n851/99, n961/03, n976/03, n1.023/05, n1.034/05, n 1.042/05, n1.100/07); * NBC T 11 Norma de Execuo dos Trabalhos de Auditoria Independente (Resoluo do CFC n 820/97) e sobre Parecer (Resolues do CFC n 830/98 e n953/03) e suas interpretaes que so detalhamentos de alguns tpicos dessas normas: Resoluo n836/99 Fraude e erro; Resoluo n981/03 Relevncia na auditoria; Resoluo n1.012/05 Amostragem em auditoria; Resoluo n1.022/05 Contingncias;

Normas de Auditoria no Brasil


* NBC T 11 Norma de Execuo dos Trabalhos de

Auditoria Independente (cont.): Resoluo n1.024/05 Papis de trabalho; Resoluo n1.029/05 PED Processamento Eletrnico de Dados; Resoluo n1.035/05 Planejamento de auditoria; Resoluo n1.036/05 Superviso e Controle de Qualidade; Resoluo n1.037/05 Continuidade Normal das atividades da entidade; Resoluo n1.038/05 Estimativas contbeis; Resoluo n1.039/05 Transaes com partes relacionadas; Resoluo n1.040/05 Transaes e Eventos Subseqentes; Resoluo n1.054/05 Carta de responsabilidade da administrao.

Definio de Auditoria Externa, Independente ou das Demonstraes Contbeis


A auditoria contbil constitui o conjunto de procedimentos tcnicos que tem por objetivo a emisso de Parecer sobre a adequao das demonstraes contbeis em relao as prticas contbeis adotadas no Brasil (PFCs, legislao societria brasileira - Lei 6.404/76, NBCs e, no que for pertinente, a legislao especfica).

Funes da Auditoria Contbil


Principal
Emisso de parecer sobre as demonstraes contbeis (balano patrimonial, DRE, DMPL, DOAR e notas explicativas).

Secundria
Recomendaes de melhorias acerca dos sistemas contbil e de controles internos.

Obrigatoriedade da Auditoria Contbil


SOCIEDADES ANNIMAS DE CAPITAL ABERTO; INSTITUIES INTEGRANTES DOS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (BANCOS, SEGURADORAS E CONSRCIOS); COMPANHIAS INCENTIVADAS PELO GOVERNO (FINOR, SUDENE, DESENBANCO E FILANTRPICAS); COMPANHIAS QUE EMITIRAM DEBNTURES NO ANO ANTERIOR; PLANOS DE SADE (ANS), DISTRIBUIDORAS DE COMBUSTVEIS (ANP);

Obrigatoriedade da Auditoria Contbil


GRUPO DE SOCIEDADES QUE INCLUA CIA ABERTA; EMPRESAS DE AUDITORIA COM CADASTRO NA CVM; e SOCIEDADES ANNIMAS DE CAPITAL FECHADO (GP) E LTDAS (GP).
OBS: GP = AT > 240 MILHES OU RB > 300 MILHES.

NBC P 1 - Normas Profissionais do Auditor Independente Norma expedida pelo Conselho Federal de Contabilidade CFC que regulamenta a conduta pessoal do auditor independente no Brasil.

NBC P 1 - Normas Profissionais do Auditor Independente


PRINCIPAIS TPICOS Competncia tcnico-profissional Independncia Responsabilidade na execuo dos trabalhos Sigilo: ETERNO Utilizao do trabalho do auditor interno Utilizao do trabalho de especialistas:
PARECER SEM RESSALVA: AUDITOR NO DIVULGA

NBC P 1 - Normas Profissionais do Auditor Independente


OUTROS TPICOS: Honorrios PROIBIO DE HON.CONTINGENCIAIS Guarda de documentos PRAZO: 5 ANOS Informaes anuais ao CRC Educao continuada: NBC P 4 e NBC T 14 Exame de competncia tcnica: CFC

Carta Proposta de Auditoria - NBC P 1 IT 3 REGULAMENTAO DO ITEM: HONORRIOS


Os honorrios devero constar de carta-proposta ou documentao equivalente, elaborada e formalizada pelas partes, antes do incio da execuo dos trabalhos. Dever constar de tal documento o indicado a seguir: a) descrio e abrangncia dos servios a serem realizados, inclusive referncia s leis e regulamentos aplicveis ao caso; b) que os trabalhos sero efetuados segundo as Normas Profissionais e Tcnicas emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade;

Carta Proposta de Auditoria - NBC P 1 IT 3 REGULAMENTAO DO ITEM: HONORRIOS


c) o objetivo do exame das demonstraes contbeis; d) a responsabilidade da administrao do cliente sobre as demonstraes contbeis e que o cliente fornecer ao auditor independente Carta de Responsabilidade da Administrao da empresa auditada; e) as limitaes de um exame de auditoria devido ao risco inerente, relacionado ao processo de testes, adotado numa auditoria; f) o prazo estimado para a realizao dos servios; g) os relatrios a serem emitidos; h) os honorrios e sua forma de pagamento; e i) a necessidade formal de confirmao da aceitao da proposta apresentada.

NBC P 1 - Normas Profissionais do Auditor Independente - TICA


Independncia: conforme IN da CVM n
vedado ao Auditor Independente prestar servios de consultoria que possam caracterizar a perda da sua objetividade e independncia. Como exemplo de servios de consultoria temos: assessoria reestruturao organizacional, avaliao de empresas, reavaliao de ativos, planejamento tributrio, remodelamento do sistema contbil, de informaes e de controle interno, ou qualquer outra atividade que possa vir a influenciar as decises tomadas pela administrao da instituio auditada.

308/99:

NBC P 1 - Normas Profissionais do Auditor Independente - TICA


Independncia: Conforme CFC: O auditor no
pode se deixar influenciar por fatores estranhos ou preconceitos que resultem perda, efetiva ou aparente, de sua independncia. O mesmo estar impedido de executar trabalho de auditoria independente, em relao entidade auditada se tiver ou tenha tido: vnculo conjugal ou de parentesco consangneo, relao de trabalho como empregado (ainda que essa relao seja indireta), interesse financeiro direto, funo ou cargo incompatvel com a atividade de auditoria independente e qualquer outra situao de conflito de interesses no exerccio da auditoria independente.

NBC P 1 - Normas Profissionais do Auditor Independente - TICA Guarda Documentos: 5 anos da data do parecer;
Sigilo: O sigilo deve ser mantido mesmo aps concludo o trabalho, eternamente; Responsabilidade na execuo dos trabalhos: cuidado e zelo. Conforme IN da CVM n308/99: O Auditor
Independente no dever prestar servios para um mesmo cliente, por um prazo superior a 5 anos consecutivos. Dever haver um intervalo mnimo de 3 anos para a sua recontratao.

NBC P 1 - Normas Profissionais do Auditor Independente O auditor independentes poder vir a assumir a partir da opinio expressa em seu RELATRIO as seguintes responsabilidades:
Civil; Criminal; e Profissional em relao ao conselho de classe.

NBC P 3 - Auditoria Operacional ou Interna RES. RES. 781/ 781/95 DO CFC


COMPETNCIA TCNICO-PROFISSIONAL;
AUTONOMIA PROFISSIONAL; RESPONSABILIDADE DO AUDITOR INTERNO NA

EXECUO DOS TRABALHOS: Cuidado, zelo. A amplitude do trabalho do auditor interno e sua responsabilidade esto limitadas sua rea de atuao; RELACIONAMENTO COM PROFISSIONAIS DE OUTRAS REAS: RESPONS. COMPARTILHADA; SIGILO; E COOPERAO COM O AUDITOR

INDEPENDENTE.

NBC T 12 DOS TRABALHOS DE AUDITORIA INTERNA


A Auditoria Interna compreende os exames, anlises, avaliaes, levantamentos e comprovaes, metodologicamente estruturados para a avaliao da integridade, adequao, eficcia, eficincia e economicidade dos processos, dos sistemas de informaes e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir administrao da entidade no cumprimento de seus objetivos.

NBC T 12 DOS AUDITORIA INTERNA

TRABALHOS

DE

Principais tpicos (diferentes da NBC T 11): Riscos da Auditoria Interna: Deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos; esto relacionados possibilidade de no se atingir, de forma satisfatria, o objetivo dos trabalhos. Processamento Eletrnico de Dados PED: A utilizao de processamento eletrnico de dados pela entidade requer que exista, na equipe da Auditoria Interna, profissional com conhecimento suficiente sobre a tecnologia da informao e os sistemas de informao utilizados.

NBC T 12 DOS TRABALHOS DE AUDITORIA INTERNA * O relatrio da Auditoria Interna deve abordar, no
mnimo, os seguintes aspectos: o objetivo e a extenso dos trabalhos e a metodologia adotada; os principais procedimentos de auditoria aplicados e sua extenso e eventuais limitaes ao alcance dos procedimentos de auditoria; a descrio dos fatos constatados e as evidncias encontradas e os riscos associados aos fatos constatados; e as concluses e as recomendaes resultantes dos fatos constatados.

Auditoria Interna X Auditoria Externa - Conceitos Auditoria Operacional Ou Interna


Constitui-se no conjunto de procedimentos tcnicos aplicados para examinar a integridade, adequao, aderncia e eficcia dos controles internos e das informaes contbeis, financeiras e operacionais da Entidade.

Auditoria das DCs, Externa ou Independente


Constitui-se no conjunto de procedimentos tcnicos aplicados para verificao do nivel de adequao das demonstraes contbeis em relao as prticas contbeis adotadas no Brasil (PFCs, legislao societria brasileira - Lei 6.404/76, NBCs e, no que for pertinente, a legislao especfica).

Auditoria Interna X Auditoria Externa - Objetivos Auditoria Operacional Ou Interna


Assegurar o cumprimento das polticas e diretrizes determinadas pela administrao e proteger os ativos .

Auditoria das DCs, Externa ou Independente


Aumentar a credibilidade das informaes contbeis da Entidade para os usurios das mesmas (acionistas, clientes, fornecedores, credores, governo, empregados e outros).

Auditoria Interna X Auditoria Externa - Responsabilidades Auditoria Operacional Ou Interna


Trabalhista caso o profissional seja funcionrio da empresa.

Auditoria das DCs, Externa ou Independente


Civil, criminal e profissional frente ao conselho de classe.

Auditoria Interna X Auditoria Externa - Funes e Atribuio Auditoria Operacional Ou Interna


Examinar e propor melhorias em relao a estrutura de controles internos e sistema de informaes contbeis, financeiras e operacionais da Entidade. Examinar o nvel de aderncia dos funcionrios aos controles internos implementados nas suas respectivas reas.

Auditoria das DCs, Externa ou Independente


Emisso de parecer acerca do nvel de adequao das demonstraes contbeis em relao as prticas contbeis adotadas no Brasil (PFCs, legislao societria brasileira - Lei 6.404/76, NBCs e, no que for pertinente, a legislao especfica).

Auditoria Interna X Auditoria Externa


Auditoria

das DCS, Externa ou Independente

Emisso de Parecer sobre as DCs; Trabalho efetuado sempre por profissional independente; Base nas prticas contbeis adotadas no Brasil.

Auditoria Operacional ou Interna


Emisso de Relatrio de Deficincias de Controles Internos; Trabalho efetuado por funcionrio da empresa ou por profissional externo; Base nas normas e procedimentos estabelecidos pela empresa.

Auditoria Interna X Auditoria Externa


Auditoria

das DCS, Externa ou Independente

Tem independncia e sempre externo empresa auditada; Enfoque nas DCs; Menor volume de testes, pois existe a relevncia e a amostragem.

Auditoria Operacional ou Interna


Tem Autonomia e pode ser interno ou externo a cia; Enfoque nas DCs e nos controles internos; Maior volume de testes e exames.

AULAS 3 E 4

NBC T 11 - Norma de Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis


Norma expedida pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC que normatiza os trabalhos de auditoria contbil, externa ou INDEPENDENTE no Brasil.

NBC T 11 - Norma de Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis

I.

Conceituao e disposies gerais

II. Normas de execuo dos trabalhos III. Normas relativas ao parecer

NBC T 11 - Norma de Auditoria Independente das DC DCs


I - Conceituao e disposies gerais : -Conceito e objetivos da auditoria J VISTO - Procedimentos de auditoria - testes substantivos e de observncia (aula 5) -Papis de trabalho (aula 5) - Erro e Fraude (detectar os que impliquem efeitos
relevantes nas DCs)

FRAUDE E ERRO - NBC T 11 IT 3 - Fraude e Erro

Ao detectar erros relevantes ou fraudes no decorrer dos seus trabalhos, o auditor tem a obrigao de comunic-los administrao da entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possveis efeitos no seu parecer, caso elas no sejam adotadas. A responsabilidade primria na preveno e identificao de fraudes e erros da administrao da entidade, atravs da implementao e manuteno de

FRAUDE E ERRO - NBC T 11 IT 3 - Fraude e Erro

Fraude: ato intencional de omisso ou manipulao de transaes, adulterao de documentos, registros e demonstraes contbeis. Exemplos: falsificao de registros, apropriao indbita de ativos, registro de operaes sem comprovao, aplicao de prticas contbeis/tributrias indevidas. Erro: ato no intencional na elaborao e/ou registro de fatos contbeis e demonstraes contbeis que resulte em incorreo deles.

NBC T 11 - Norma de Auditoria Independente das DC DCs


II - Normas de execuo dos trabalhos:
- Planejamento de auditoria a seguir - Relevncia a seguir - Risco de auditoria a seguir - Superviso e Controle de Qualidade a seguir - Estudo e avaliao do sistema contbil e de controles internos a seguir - Aplicao dos procedimentos de auditoria (aula 5)

NBC T 11 - Norma de Auditoria Independente das DC DCs


II - Normas de execuo dos trabalhos:
- Documentao da auditoria (aula 5) - Continuidade normal das atividades da companhia Parecer (aula 9) - Amostragem seleo (aula 7) - PED Processamento Eletrnico de Dados a seguir - Estimativas Contbeis (aula 6) - Transaes com partes relacionadas (aula 6) - Transaes e eventos subseqentes (aula 9) - Carta de responsabilidade da administrao (aula 8) - Contingncias (aula 5)

NBC T 11 - Norma de Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis

III - NORMAS RELATIVAS AO PARECER


Tema a ser tratado na aula 11

NBC T 11 PLANEJAMENTO Res. CFC 1.035/05


Representa a fase inicial e basilar do processo de auditoria, onde so definidas as finalidades das aes a serem realizadas. a estratgia da auditoria. A ESSNCIA EST NA IDENTIFICAO DOS RISCOS E CONTROLES QUE TM UM IMPACTO ABRANGENTE NAS DEMONSTRAES CONTBEIS. O planejamento da auditoria, quando incluir a designao de equipe tcnica, deve prever a orientao e a superviso do auditor, que assumir total responsabilidade pelos trabalhos executados. O AUDITOR DEVE DOCUMENTAR SEU PLANEJAMENTO GERAL E PREPARAR PROGRAMA DE TRABALHO POR ESCRITO.

NBC T 11 PLANEJAMENTO Res. CFC 1.035/05


O planejamento e os programas de trabalho devem ser revisados e atualizados sempre que novos fatos o recomendarem. Quando for realizada uma auditoria, pela primeira vez, o planejamento deve contemplar, tambm, os seguintes procedimentos: a) obteno de evidncias suficientes de que os saldos de abertura do exerccio; b) exame da adequao dos saldos de encerramento do exerccio anterior com os saldos de abertura do exerccio atual;

NBC T 11 PLANEJAMENTO Res. CFC 1.035/05


c) verificao se as prticas contbeis adotadas no atual exerccio so uniformes com as adotadas no exerccio anterior; d) identificao de fatos relevantes que possam afetar as atividades da entidade e sua situao patrimonial e financeira; e e) identificao de relevantes eventos subseqentes ao exerccio anterior, revelados ou no-revelados.

NBC T 11 - Norma de Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis - PLANEJAMENTO


FATORES RELEVANTES NA EXECUO DOS TRABALHOS:
A) O CONHECIMENTO DETALHADO DO SISTEMA CONTBIL E DE CONTROLES INTERNOS E SEU GRAU DE CONFIABILIDADE; B) OS RISCOS DE AUDITORIA; C) A NATUREZA, OPORTUNIDADE E EXTENSO DOS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA A SEREM APLICADOS; D) A EXISTNCIA DE ENTIDADES ASSOCIADAS, FILIAIS E PARTES RELACIONADAS, E

NBC T 11 - Norma de Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis - PLANEJAMENTO


E) O USO DOS TRABALHOS DE OUTROS AUDITORES INDEPENDENTES, ESPECIALISTAS E AUDITORES INTERNOS;

F) A natureza, contedo e oportunidade dos pareceres, relatrios e outros informes a serem entregues a entidade; G) A necessidade de atender prazos estabelecidos por entidades reguladoras ou fiscalizadoras para a entidade prestar informaes aos demais usurios externos.

NBC T 11 - Norma de Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis - PLANEJAMENTO


ANLISE GERAL Estgio do planejamento onde o auditor procura obter o conhecimento e compreenso geral do auditado. O objetivo fundamental desta anlise obter e avaliar as principais informaes sobre um programa, projeto ou ente examinados para fornecer subsdios para a elaborao do Plano de Auditoria e permitir uma adequada realizao dos exames.

NBC T 11 - Norma de Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis - PLANEJAMENTO


ANLISE GERAL
1. ENTENDER OS NEGCIOS DO CLIENTE 2. AVALIAR O AMBIENTE GLOBAL DE CONTROLE 3. IDENTIFICAR AS EXPECTATIVAS DO CLIENTE 4. CONSIDERAR UM JULGAMENTO PRELIMINAR DE MATERIALIDADE

NBC T 11 - Norma de Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis - PLANEJAMENTO


* ANLISE ESPECFICA DE RISCO: RESULTA NA DOCUMENTAO DO VNCULO DOS RISCOS IDENTIFICADOS E A AVALIAO DO CONTROLE INTERNO COM O ESCOPO DE AUDITORIA PLANEJADO;
IDENTIFICAR CONTAS A SEREM AVALIADAS; IDENTIFICAR TIPOS DE ERROS NAS DCs; IDENTIFICAR INDICADORES DE RISCO;

NBC T 11 - Norma de Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis - PLANEJAMENTO


* ANLISE ESPECFICA DE RISCO:
TRS ATIVIDADES SO AS MAIS IMPORTANTES : 1. IDENTIFICAO DE INDICADORES DE RISCO 2. IDENTIFICAO DOS CONTROLES ABRANDANTES 3. SELEO DOS TESTES SUBSTANTIVOS DE AUDITORIA. A PARTIR DA O AUDITOR CRIA OS PROGRAMAS DE TRABALHO DE CADA REA DAS DCS.

NBC T 11 - PLANEJAMENTO
* PROGRAMAS DE TRABALHO : O RESULTADO DO PLANEJAMENTO DE AUDITORIA, UM GUIA E CONTROLE DA AUDITORIA; O ROTEIRO DE TRABALHO QUE DEVE SER SEGUIDO PELA EQUIPE DE AUDITORIA PARA QUE A AUDITORIA SEJA BEM FEITA E O AUDITOR CHEGUE A OPINIO MAIS CORRETA SOBRE AS DCS AUDITADAS * DIVIDE-SE EM: OBJETIVOS, LEGISLAO ESPECFICA, DEFINIO DA MATERIALIDADE GLOBAL E INDIVIDUAL E OS PROCEDIMENTOS A SEREM APLICADOS. Devem ficar claras as diversas pocas para a aplicao dos procedimentos e a extenso com que os exames sero efetuados.

NBC T 11.6 Relevncia na Auditoria (res. 981/03)


O auditor independente deve considerar a relevncia e seu relacionamento com os riscos identificados durante o processo de auditoria. A relevncia depende da representatividade quantitativa ou qualitativa do item ou da distoro em relao s DCS como um todo ou a informao sob anlise. Uma informao relevante se sua omisso ou distoro puder influenciar a deciso dos usurios dessa informao no contexto das demonstraes contbeis. Omisses e distores so causadas por erros ou fraudes; O auditor deve considerar a possibilidade de distores de valores no relevantes que ao serem acumulados, possam no conjunto produzir distoro relevante nas DCs. Pode indicar deficincia de controles internos.

NBC T 11.6 Relevncia na Auditoria (res. 981/03)


Existe uma relao inversa entre o risco de auditoria e o nvel estabelecido de relevncia (valor). Caso as distores identificadas nos exames da auditoria sejam relevantes e a administrao no corrigir nas DCs, o auditor deve considerar os efeitos no seu Parecer. OBS1: O escopo o valor material/relevante para as DCs ( definido pelo auditor), na prtica usada: definido no planejamento e envolve julgamento profissional. O IBRACON DEFINIU ALGUNS PARMETROS: 1% - do total do ativo 1% - sobre o total das receitas operacionais 5% - sobre o PL 10% - O lucro depois das dedues dos impostos.

NBC T 11.6 Relevncia na Auditoria (res. 981/03)


Existe uma relao inversa entre o risco de auditoria e o nvel estabelecido de relevncia (valor). Caso as distores identificadas nos exames da auditoria sejam relevantes e a administrao no corrigir nas DCs, o auditor deve considerar os efeitos no seu Parecer. OBS1: O escopo o valor material/relevante para as DCs ( definido pelo auditor), na prtica usada: definido no planejamento e envolve julgamento profissional. O IBRACON DEFINIU ALGUNS PARMETROS: 1% - do total do ativo 1% - sobre o total das receitas operacionais 5% - sobre o PL 10% - O lucro depois das dedues dos impostos.

NBC T 11 Risco de auditoria:


a possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinio

tecnicamente inadequada sobre as DCs significativamente incorretas.


A anlise dos riscos deve ser feita na fase de planejamento, em 2 nveis: - Geral: considerando as DCs tomadas em seu conjunto; -Especfica: relativo aos saldos das contas e volume das transaes. Consistem na combinao de riscos inerentes, de controle e de deteco.

OBS1: Para determinar esse risco o auditor deve avaliar o ambiente de controles da entidade (financeiro, pessoal, estratgico, fiscal, contbil, etc.).

NBC T 11 Risco de auditoria:


TIPOS DE RISCO: Inerentes: a possibilidade de saldo ou transaes estarem sujeitas a erros, estando ou no as tcnicas de controle em operao normal. De controle: o risco de erros materiais no foram evitados ou detectados no tempo devido pelo sistema de controle interno. De deteco: o risco de os procedimentos de auditoria aplicados no detectarem em erro material (LIGADO AO AUDITOR).

Controle de Qualidade em Relao aos Trabalhos de Auditoria Independente

NBC T 14 Norma Sobre a Reviso Externa de Qualidade Pelos Pares NBC P 4 Normas Para Educao Profissional Continuada

NBC T 14 Norma Sobre a Reviso Externa de Qualidade Pelos Pares

A Reviso Externa de Qualidade Pelos Pares tem por objetivo a avaliao dos procedimentos adotados pelos auditores independentes com vistas a assegurar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. A qualidade nesse contexto est relacionada ao atendimento das normas tcnicas estabelecidas pelo CFC, IBRACON e Orgos Reguladores.

NBC P 4 Normas Para Educao Profissional Continuada

A Normas para Educao Profissional Continuada tem por objetivo estabelecer atividades educacionais programadas para que os auditores independentes, com registro no CRC e com cadastro na CVM, possam manter, atualizar e expandir seus conhecimentos para o exerccio profissional.

NBC T 11 Superviso e Controle de Qualidade Res. CFC n 1.036/05

Os auditores independentes PJ ou PF devem implantar e manter regras e procedimentos de superviso e controle interno de qualidade, que garantam a qualidade dos servios executados. Devem ser, formalmente, documentados, e ser do conhecimento de todas as pessoas ligadas aos auditores independentes. As regras e os procedimentos devem ser colocados disposio do CFC e outros rgos reguladores para fins de acompanhamento e fiscalizao, com vistas ao seu conhecimento e

NBC T 11 Superviso e Controle de Qualidade Res. CFC n 1.036/05

Na superviso dos trabalhos da equipe tcnica durante a execuo da auditoria, o auditor deve: avaliar o cumprimento do planejamento e do programa de trabalho; avaliar se as tarefas distribudas equipe tcnica esto sendo cumpridas no grau de competncia exigido; resolver questes significativas quanto aplicao dos Princpios Fundamentais de Contabilidade e das Normas Brasileiras de

NBC T 11 Superviso e Controle de Qualidade Res. CFC n 1.036/05

Na superviso dos trabalhos da equipe tcnica durante a execuo da auditoria, o auditor deve: avaliar se as concluses obtidas so resultantes dos trabalhos executados e permitem ao auditor fundamentar sua opinio sobre as Demonstraes Contbeis. O auditor deve instituir um programa de controle de qualidade visando avaliar, periodicamente, se os servios executados so efetuados de acordo com as NBC Ts .

NBC T 11 Superviso e Controle de Qualidade Res. CFC n 1.036/05

* O programa de controle de qualidade deve incluir: registro regular em CRC; recrutamento do pessoal tcnico; treinamento do pessoal tcnico; contratao dos servios pelos clientes; comparao de horas disponveis do quadro tcnico com as horas contratadas; procedimentos sobre independncia; instalaes dos escritrios.

NBC T 11 Sistema Contbil e de Controles Internos


O ESTUDO E AVALIAO DO SISTEMA CONTBIL E DE CONTROLES INTERNOS DA ENTIDADE, COMO BASE PARA DETERMINAR A NATUREZA, OPORTUNIDADE E EXTENSO DA APLICAO DOS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA. um conjunto de normas, procedimentos, instrumentos e aes adotados de forma sistemtica pelas empresas. Precisa estar em constante evoluo, assegurando os resultados conforme os objetivos planejados, protegendo o patrimnio e garantindo transparncia s operaes da empresa.

NBC T 11 Sistema Contbil e de Controles Internos


Deve garantir a eficincia operacional, a melhoria dos processos empresariais e seus resultados.

EQUIPE NO PODE CONFIAR COMPLETAMENTE E NO EXECUTAR QUALQUER TESTE SUBSTANTIVO TEM LIMITAES E NO PROV ABSOLUTA SEGURANA DE QUE ERROS E/OU IRREGULARIDADES SERO EVITADOS OU DETECTADOS E CORRIGIDOS.

NBC T 11 Sistema Contbil e de Controles Internos


CATEGORIAS BSICAS: CONTROLES DE AUTORIZAO CONTROLES DE PROCESSAMENTO DAS TRANSAES CONTROLES DE COMPROVAO E AVALIAO CONTROLES DE SALVAGUARDA FSICA

NBC T 11 Sistema Contbil e de Controles Internos


preciso ter empregados competentes, para executar as atividades dentro de cada ciclo de transaes; quando os sistemas informatizados permitirem que poucas pessoas executem a maioria das transaes dentro dos ciclos, preciso estabelecer pontos de controle que minimizem os riscos; o mesmo vale quando o porte da empresa no justificar uma ampla segregao de funes;

NBC T 11 Sistema Contbil e de Controles Internos

deve haver a segregao de funes; a empresa deve utilizar recursos de informtica para o processamento operacional de seus ciclos de transaes; preciso redigir normas e procedimentos que regulamentem a realizao das diversas atividades. A administrao responsvel pelos ativos da empresa, e deve propiciar os meios necessrios implantao de

Objetivo dos Controles Internos


Assegurar que resguardados; os ativos da companhia sejam

Assegurar a confiabilidade e a exatido das informaes contbeis e financeiras geradas dentro da empresa; Promover a eficincia operacional em todos os departamentos da empresa; Informar e encorajar a aderncia de todos os funcionrios s polticas emitidas pela direo da empresa.

Caractersticas dos Controles Internos Apresentar confiabilidade; Adequado realidade, complexidade e porte da empresa; Possibilitar o acompanhamento e controle das atividades de forma tempestiva; Propiciar a salvaguarda de ativos; Permitir a otimizao no uso de recursos; Prevenir e detectar roubos e fraudes.

Pontos mnimos a serem considerados:


deve haver um organograma estabelecendo as relaes organizacionais e os limites de autoridade; preciso elaborar manuais de normas e procedimentos, com autorizaes, aprovaes e linhas de autoridade claramente definidas; preciso ter uma estrutura contbil adequada, considerando contabilidade, custos, oramentos, execuo fiscal e respectivos manuais; os empregados devem ter qualificao profissional compatvel com sua autoridade e atribuies.

Classificao dos Controles Internos Manuais ou Informatizados

Gerenciais ou Operacionais

Preventivos ou detectivos

Classificao dos Controles Internos


Controle preventivo O controle preventivo ou de preveno aquele cujo objetivo prevenir ocorrncias antes do fato, e seus efeitos desagradveis. Exemplo:Conferncia entre NF e pedido de compra Controle detectivo J o controle detectivo ou de deteco aquele cujo objetivo detectar as ocorrncias aps o fato. Geralmente envolvem custos mais elevados, comparados ao controle preventivo. Exemplo: Fechamento de caixa

Classificao dos Controles Internos


Controle gerencial Atravs dos controles gerenciais a administrao tem domnio sobre as funes e atividades de uma organizao. Buscam garantir a eficcia empresarial, atravs da obteno de resultados planejados, que possibilitem a sobrevivncia, a continuidade e o crescimento dos negcios. Exemplo: DRE analtica por centros de resultado

Controle operacional Buscam garantir que as atividades resultantes das decises tomadas ocorram em nveis de eficincia que permitam o melhor uso dos recursos colocados disposio dos gestores.

Limitaes dos Controles Internos


exigir que os controles sejam 100% eficientes em relao ao seu custo; a maioria dos controles se aplica s transaes rotineiras; o potencial humano para cometer erros, intencionalmente ou no (incompetncia) e fraudes (conluio); a possibilidade de burlar os controles, pelas mais variadas formas; alguns empregados podem abusar de sua autoridade e passar por cima dos controles (negligncia); as normas, procedimentos, sistemas e rotinas ficam obsoletas com o passar do tempo.

Classificao dos Controles Internos


Controle gerencial Atravs dos controles gerenciais a administrao tem domnio sobre as funes e atividades de uma organizao. Buscam garantir a eficcia empresarial, atravs da obteno de resultados planejados, que possibilitem a sobrevivncia, a continuidade e o crescimento dos negcios. Exemplo: DRE analtica por centros de resultado

Controle operacional Buscam garantir que as atividades resultantes das decises tomadas ocorram em nveis de eficincia que permitam o melhor uso dos recursos colocados disposio dos gestores.

PED ou TI Res. CFC n 1.029/05

O auditor deve dispor de compreenso suficiente dos recursos de TI e dos sistemas de processamento existentes, a fim de avali-los e planejar adequadamente os seus trabalhos; No mnimo considerar: A segurana existente - fsica e lgica;
A estrutura e confiabilidade dos sistemas; e O grau de integrao e o impacto nos registros contbeis.

PED ou TI Res. CFC n 1.029/05

Pressupe-se que existe um ambiente de PED


quando um computador de qualquer tipo ou tamanho utilizado pela entidade no processamento de informaes contbeis de relevncia para a auditoria, indiferentemente se o computador operado pela prpria entidade ou por terceiros;

O objetivo e o escopo geral de uma auditoria NO mudam em um ambiente de PED. Entretanto, a utilizao de um computador muda o processamento, armazenamento e comunicao das informaes contbeis, e pode afetar os sistemas de controles internos e contbeis utilizados pela entidade.

PED ou TI Res. CFC n 1.029/05

No caso de utilizao de profissional externo, o auditor


deve obter evidncia de auditoria suficiente de que esse trabalho adequado para fins de auditoria, observando as normas profissionais que tratam da utilizao do trabalho de especialista externo, visto que a responsabilidade final do AUDITOR; A natureza dos riscos e as caractersticas do controle interno nos ambientes de PED incluem o seguinte: -falta de trilhas de transao : erros de lgica em programas aplicativos podem ser de difcil deteco, em tempo hbil;

PED ou TI Res. CFC n 1.029/05


uniforme das transaes: erros de programao e falhas sistemticas resultam em proc. incorreto das transaes; - falta de segregao de funes: dentro do ambiente de PED, causa problemas nos CIs; - possibilidade de erros e irregularidades: do homem quando do desenv., manut. e execuo de PED pode ser maior do que em sistemas manuais; - reduzido envolvimento humano: pode reduzir a capac. de deteco de erros e irregularidades ; - capacidade crescente para superviso gerencial: o ambiente de PED possibilita ferramentas de superviso e controle;

- processamento

PED ou TI Res. CFC n 1.029/05


* Maior capacidade para utilizar as tcnicas de auditoria com o auxlio do computador, pode aplicar mais tcnicas de auditoria, mais testes usando as ferramentas que o PED possibilita;

* Sistemas informatizados que controlam atividades tpicas de tesouraria so mais suscetveis a aes fraudulentas. * O auditor pode ou no utilizar os sistemas informatizados nos seus trabalhos, ou ainda pode usar em algumas reas e em outras no utilizar (fica a critrio dele, da avaliao do custo x benefcio disso); * Em alguns sistemas contbeis complexos (programas aplicativos relevantes) pode ser difcil para o auditor obter certos dados sem o auxlio desses sistemas informatizados.

You might also like