You are on page 1of 2

As estatsticas das atividades agropecurias esto apresentadas em tabelas com dados estaduais e municipais, em dez tpicos: O tpico estrutura

fundiria pode ser analisado pela confrontao dos dados de proprietrios rurais do Censo Agropecurio 1995/96, da Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), das tabelas 1.1 a 1.3 e da Estatstica Cadastral do Instituto Nacional de Colonizao e de Reforma Agrria (INCRA), de abril de 1999, tabelas 1.4 a 1.8, podendo-se verificar diferenas significativas nos nmeros de proprietrios e respectivas reas. As diferenas so metodolgicas, os dados do IBGE, so de proprietrios que por ocasio do Censo, praticavam efetivamente alguma explorao agropecuria, excluindo-se portanto, as propriedades inexploradas, enquanto o Cadastro do INCRA, espelha a demanda para alguma necessidade legal do proprietrio, ficando de fora, grande nmero de proprietrios com menos de 10 ha (<50 ha so isentos de recolhimento de ITR). Portanto, ambos so incompletos.

Grfico 1 - Nmero e rea dos Imveis Rurais, por Classificao do INCRA Abril/1999

A agricultura, das tabelas 1.13 e 1.14, contm informaes sobre a rea colhida, a produo, o rendimento mdio e o valor da produo das 25 principais culturas temporrias e permanentes, extradas do Levantamento Sistemtico da Produo Agrcola de 1997 e 1998, do IBGE. As tabelas 1.15 a 1.17, contm dados dos efetivos de bovinos, sunos, bubalinos, eqinos, asininos, muares, coelhos, ovinos e caprinos, extradas da Produo da Pecuria Municipal e do Censo Agropecurio 1995/96 do IBGE. O nmero de vacas ordenhadas, produo de leite e valor da produo so apresentadas na tabela 1.18. Os efetivos de galinhas, galos, frangos, pintos e codornas, extradas da Produo da Pecuria Municipal e do Censo Agropecurio 1995/96, so apresentados na tabela 1.19. Na seqncia, a tabela 1.20, contm dados de produo e do valor da produo de ovos, da mesma fonte. Os dados da apicultura, da produo de mel e do valor da produo, esto na tabela 1.21. No tocante pesca martima, os dados de produo por espcie e por municpio de desembarque, da tabela 1.22 e 1.23, de 1997 e 1998, so do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA). A pesca continental por aude e seu respectivo valor, da tabela 1.24, so do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). A extrao vegetal e silvicultura, da Produo da Extrativa Vegetal, do IBGE, das tabelas 1.25 a 1.33, cuja ltima publicao data de 1995, contm dados de produo e valor da produo de carnaba, oleaginosas, fibras, alimentcios, tanantes, medicinais, corantes e madeiras. As informaes sobre as atividades do sistema pblico de assistncia tcnica e extenso rural, referente ao perodo de 1995 a 1998, da tabela 1.34, so da Empresa de Assistncia Tcnica e Extenso Rural do Cear (EMATERCE). Os financiamentos bancrios concedidos aos produtores rurais e suas cooperativas, extrados do relatrio do Banco Central, esto nas tabelas 1.35 a 1.39. O segmento de Armazenagem e Estocagem das tabelas 1.40 a 1.48, abrange a estrutura do sistema estadual de armazns a seco, em funo do tipo de propriedade e da atividade. Bem como os estoques dos diversos produtos, coletados e publicados pelo IBGE. Finalmente, a tabela 1.49, contm os nmeros de cooperativas de toda natureza existentes no Estado, fornecidos pela Organizao de Cooperativas do Estado do Cear (OCEC).

You might also like