You are on page 1of 5

Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Fsica FIS 310- Fsica Geral e Experimental III

ELETROSTTICA

Feira de Santana Abril 2013


1

Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Fsica Engenharia de Alimentos Discente: Rita de Cssia de Souza

Relatrio Fsica III

apresentado disciplina do curso de Engenharia de

Alimentos da Universidade Estadual de Feira de Santana, como requisito parcial de avaliao do semestre 2013.1

Feira de Santana- Ba Abril 2013

1. INTRODUO Aproximando um canudo ou uma caneta de corpos leves, como por exemplo pequenos pedaos de papel alumnio, veremos que nada acontece. No entanto, se atritarmos o canudo, ou a caneta, com um pedao de papel toalha e aproximarmos novamente esses objetos dos pequenos pedaos de papel alumnio, veremos que o papel alumnio ser atrado pelo canudo, ou a caneta, depois de atritado com o papel toalha. Com essa observao, nota-se que o canudo ou a caneta, quando atritados, adquirem uma propriedade nova, que no possuam antes de serem atritados. O filosofo grego Tales observou esse fenmeno pela primeira vez aproximadamente h 25 sculos, ele observou que o mbar aps ser atritado atraia pequenos pedaos de palha. O mdico ingls William Gilbert verificou o mesmo que Tales 19 sculos depois, para indicar que esses corpos estavam se comportando como o mbar, Gilbert dizia que estavam eletrizados. Isso porque em grego o mbar se chama electron, e com a palavra eletrizado ele queria dizer "que o objeto tinha o mesmo comportamento do electron. At hoje mantemos essas expresses: chamamos corpo eletrizado quele que est com a propriedade de atrair ou repelir outros corpos, isto , que manifesta eletricidade e chamamos corpo neutro quele que no est eletrizado (NAZRIO, 2011). Hoje sabido que todos os corpos se eletrizam, sendo que uns com mais facilidade que outros. As substncias so divididas em dois grandes grupos, as que isolam a eletricidade, so chamadas isolantes e as que conduzem a eletricidade, so chamadas condutoras. Os condutores mais comuns so: os metais, o carbono, as solues aquosas de cidos, bases e sais, os gases rarefeitos, os corpos dos animais e os isolantes mais comuns so: vidro, loua, porcelana, borracha, madeira seca, algodo, seda, l, parafina, resinas, etc (NAZRIO, 2011). Quando uma pessoa segura com as mos um basto de metal, a eletricidade desenvolvida no metal passa pelo corpo do observador e se escoa para a terra. E claro que isso s possvel porque o corpo humano condutor e a terra tambm condutora. Todas as vezes que um corpo eletrizado colocado em contato com a Terra, a eletricidade do corpo passa para a terra. Os corpos

eletrizados exercem todos aes idnticas, mas no iguais (PEREIRA, 2013). Alguns dos processos de eletrizao mais comuns so:

Eletrizao por Atrito: Este processo foi o primeiro de que se tem conhecimento. Foi descoberto por volta do sculo VI a.C. pelo matemtico grego Tales de Mileto, que concluiu que o atrito entre certos materiais era capaz de atrair pequenos pedaos de palha e penas. Posteriormente o estudo de Tales foi expandido, sendo possvel comprovar que dois corpos neutros feitos de materiais distintos, quando so atritados entre si, um deles fica eletrizado negativamente (ganha eltrons) e outro positivamente (perde eltrons).

Quando h eletrizao por atrito, os dois corpos ficam com cargas de mdulo igual, porm com sinais opostos. Esta eletrizao depende tambm da natureza Eletrizao por contato: Outro processo capaz de eletrizar um corpo feito por contato entre eles. Se dois corpos condutores, sendo pelo menos um deles eletrizado, so postos em contato, a carga eltrica tende a se estabilizar, sendo redistribuda entre os dois, fazendo com que ambos tenham a mesma carga, inclusive com mesmo sinal(PEREIRA,2013). do material.(PEREIRA,2013).

2. Objetivo

Verificar os tipos de cargas e as foras que atuam entre hastes de canudo, folhas de plstico, cano pvc e papel alumnio quando atritadas entre si.

3. Materiais e Mtodos
Materiais Haste de canudo Copo descartvel Papel laminado Cano PVC Saco plstico

Mtodo No primeiro experimento foi colocada uma haste de canudo apoiado num copo descartvel virado, em seguida pendurou-se uma bolinha de papel laminado e encostou-se um pedao de cano pvc na bolinha. No segundo experimento um saco plstico foi atritado num cano pvc. 4. Resultados e Discusso A princpio, os materiais estavam neutros, ou seja, os tomos que os compem possuem cada um, a mesma quantidade de prtons e eltrons. Quando atritamos o cano pvc com o saco plstico, alguns eltrons do

plstico passaram para o cano. Eles ficaram com excesso de cargas negativas (mais eltrons do que prtons) isto , ficaram eletrizados negativamente e o plstico perdeu cargas negativas ficando com excesso de cargas positivas (eletrizados positivamente). Por termos atritado o cano com o saco plstico, damos o nome de eletrizao por atrito. 5. Concluso Foi concludo que um corpo eletrizado, quando este tiver nmero diferente de prtons e eltrons, ou seja, quando no estiver neutro tende a se atrair ou se repelirem, pois o processo de retirar ou acrescentar eltrons a um corpo neutro para que este passe a estar eletrizado faz com que tal fenmeno ocorra.

6. Referncias NAZRIO, Gerlan. Fenmenos Elestrostticos. Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Fsica, 2011. Pereira, L.N. Eletrizao por atrito. Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, 2013.

You might also like