You are on page 1of 5

Universidade do Planalto Catarinense Direito Metodologia Cientfica Professor Gilberto S Amanda Karol Mendes Coelho Maro de 2013, Lages.

TCNICAS DE RESUMO E RESENHA RESUMO O objetivo de um resumo fazer um texto ocupar menos espao, mantendo as ideias principais (ou centrais). Existem trs tipos: 1) resumo acadmico objetivo, direto, ideias centrais; 2) extensivo no se pode suprimir nada; s mudam as palavras; 3) seletivo/esttico ideias importantes, centrais. O resumo possui algumas etapas que devem ser consideradas: a) conhecimento das condies do resumo - espao ocupado (quantas laudas) - finalidade pretendida - leitura atenta do texto a ser resumido essencial que se tenha um bom conhecimento e entendimento da obra. Sem isso, ser muito difcil produzir um resumo fiel ao contedo original b) processo estruturao de ideias: como as ideias esto estruturadas no texto? Por blocos de sentido (ou contedo) ou por pargrafos? Por blocos de sentido: o autor no desenvolve cada ideia em um pargrafo, mas faz muitas digresses, voltando a assunto anteriormente tratado, retomando a ideias j combatidas, etc. Os textos freudianos seguem essa estruturao.

- A melhor maneira de resumir textos que tm esta estruturao por unidade de sentido, concentrando o sentido no pargrafo. Exemplo: num texto em que duas teses antagnicas so apresentadas pelo autor na forma de blocos de sentido, o resenhista ir reunir todas ideias referentes tese A num pargrafo e todas as que se referirem tese B em outro pargrafo. Como se identificam as unidades de sentido: atravs da identificao dos conectores: -mas/porm: indicam oposio entre ideias; - embora: indica concesso; - na verdade/assim: demonstrao. Por pargrafos: as ideias so desenvolvidas pargrafo a pargrafo. Sem dvida, mais fcil resumir este tipo de texto, pois a sequncia lgica das ideias permite fazer um resumo por pargrafos, seguindo a ordem dos pargrafos do texto. c) Estratgias: - o resumo no apresenta introduo: vai direto ao assunto; - segue-se a ordem do texto, assim se evita a falta de coeso no encadeamento das ideias; - no se mencionam elementos estranhos ao texto analisado, como exemplos e ideias que o autor no expressou; - redige-se o resumo como se o prprio autor o fizesse: no usar expresses como o autor afirma, segundo o autor; - o resumo no contm concluses a que o autor no chegou.

RESENHA A resenha que ser abordada aqui a resenha acadmica, mas nada impede que possa ser usada em diferentes contextos. Tudo vai do bom-senso. Pois bem. A resenha a apresentao do contedo de uma obra, acompanhada de uma avaliao crtica. Existem dois tipos de resenha acadmica: a) resenha crtica geralmente a mais pedida pelos professores; b) resenha temtica. Resenha crtica: Podemos dizer que a resenha crtica constituda por seis passos: 1) identificao da obra ttulo, autor, ano de publicao, referncias sobre o autor (sua formao, reas de interesse,etc.); 2) apresentao breve da obra tema abordado pelo livro ou texto que se est resenhando; 3) resumo nesta parte, apresenta-se ao leitor a descrio do contedo da obra na forma de um resumo com as suas ideias centrais. Importante salientar que no resumo (como vimos) no se usam expresses como segundo o autor. O resumo deve ser escrito como se o prprio autor do texto o estivesse fazendo, s que se enfatizam apenas as ideias centrais, de forma concisa (de 3 a 5 pargrafos); 4) Anlise crtica aqui a vez de o resenhista analisar criticamente a obra em questo. Para isso, ele pode (e deve) se apoiar em outras obras que versam sobre o mesmo tema, construindo, assim, o seu posicionamento acerca da atualidade e originalidade da obra, das escolas de pensamento s quais se vincula, qual a relevncia do tema, o que traz de novo, qual o panorama cultural, social, econmico e poltico em que ela foi escrita, entre outros aspectos que podem ser analisados; 5) Recomendao da obra na verdade, a recomendao no uma regra. Se voc no concorda com as ideias desenvolvidas pelo autor, no precisa recomendar s pra cumprir o protocolo; 6) Assinatura e identificao do resenhista importante que o leitor saiba quem voc para estar falando de determinado assunto, ento no esquea de mencionar sua formao, reas de interesse e alguns detalhes que julgar pertinentes sobre voc mesmo.

Resenha temtica: Este tipo de resenha usado quando se quer escrever sobre um tema comum a vrios textos. Aqui, temos cinco passos: 1) apresentao do tema comum - exemplo: atuao do psiclogo em varas de famlia. Esse tema abordado pelos 3 textos que sero analisados. Temos o tema comum); 2) resumo dos textos lembrando que no resumo NO cabem expresses como o autor pensa, segundo o autor. como se voc fosse o autor do texto e tivesse que enxug-lo at as partes mais essenciais (ideias centrais); 3) concluso: o momento da anlise crtica. O resenhista ir expor o seu posicionamento acerca do assunto. Para isso, ele se utilizar de outras fontes bibliogrficas e construir com base nelas uma argumentao coerente e plausvel sobre o tema. Pontos importantes a serem considerados nesta anlise: a relevncia do tema, os pontos altos, o atualidade do tema, as contribuies de outros pensadores acerca da questo. 4) apresentao das fontes referncias bibliogrficas utilizadas. 5) assinatura e identificao do resenhista como na resenha crtica.

RESUMO-RESENHA SOBRE ARTIGO: A QUESTO DE SER ESTUDANTE OU ALUNO POR: GILBERTO S

A celebrao do dia do Estudante de extrema relevncia e notoriedade histrica, segundo o autor h uma grande diferena entre ser Estudante ou Aluno. Estudante almejar se desenvolver, crescer e principalmente duvidar, ao contrrio de Aluno que seguindo a etimologia da palavra sem luz, aquele que nada conhece, sem o senso crtico necessrio para aprimorar o saber. Este saber gerado pelas dvidas, o interesse de quem est sentado nas vastas cadeiras das salas de aulas. Mais importante ainda ressaltar a ideia de Estudante como uma pessoa de qualquer idade que queira uma melhor realidade financeira, ou a realizao pessoal. O estudo em si pode mover as barreiras que hoje parecem indestrutveis entre a sociedade. O que antes era privilgio de uma minoria, teoricamente na atualidade deveria ser acessvel a todos, o saber, o conhecimento est pronto e disponvel para as populaes, o que em muitos casos no so ganham a devida importncia que deveriam entre tantos alunos e estudantes. O descaso e a falta de comprometimento afetam a Educao, outro ponto que deveria ser lembrado no dia do Estudante, que pouco presa por esse ttulo. Apesar de tudo, a escola o ambiente da arte do saber, e que deve fazer brotar em cada aluno o esprito estudante.

You might also like