You are on page 1of 2

RESENHA. Titulo: Cap. V. A comunicabilidade na enfermagem. O objetivo desta resenha situar brevemente a importncia da comunicao para o campo da enfermagem.

. Neste caso, se considera a comunicao enquanto um dos atributos mais notveis do homem, sendo logo, a expresso de uma necessidade inata que torna possvel manifestar ou exteriorizar o que se passa na vida interior. Para ser mais preciso, a comunicao seria um processo que mobiliza um conjunto de relaes humanas, regulando o funcionamento dos grupos sociais e das sociedades. O uso adequado da comunicao propicia ao sujeito falante uma serie de habilidades e percepes que acabam enriquecendo os seus prprios referenciais de conhecimentos, obtendo por intermdio disso a satisfao das necessidades mais intimas, a transmisso de sentimentos e pensamentos. Na enfermagem a comunicao imprescindvel para a realizao da assistncia mdica. Aperfeioar a capacidade comunicativa de suma importncia para a execuo das aes, chegando a penetrar nas mnimas intervenes do enfermeiro. Se a finalidade da enfermagem contribuir para a preservao e restaurao da sade preciso admitir que o fator da comunicao adquire enorme importncia, j que, nessa atividade necessrio lidar com pessoas todo momento. Nesse nvel, pensando na comunicao como elemento fundamental na atividade de enfermagem poder-se-ia perguntar: O que fazer? O que comunicar? Como fazer? Como comunicar? No existem respostas absolutas para essas questes. Deve-se comunicar para possveis resolues de problemas, portanto, comunica-se a partir das dificuldades que cada individuo padece em determinada situao especifica. O que comunicar depender de encontrar respostas que corresponda s necessidades reais de cada um. O desafio de como comunicar inclui desenvolver essa habilidade de modo a aperfeioar os conhecimentos tericos do enfermeiro incidindo diretamente na sua prtica. Aprender a canalizar os esforos fsicos e mentais investindo no relacionamento interpessoal requer direcionar as energias despendida de forma inteligente e planejada. Do mesmo modo, aprender a lidar com os superiores, subalternos e pares, envolve conhecer os estilos de cada um, quer dizer, o conjunto de qualidades de expresso comunicativa de outras pessoas para se conduzir melhor na comunicao. preciso desenvolver empatia, pois, a rea de enfermagem possui uma natureza humanitria, humanizadora, isso demanda

um certo investimento em determinadas qualidades e competncias como espontaneidade, sinceridade, cortesia, firmeza, lealdade, cordialidade, altrusmo, disponibilidade para servir aspectos favorveis para se lidar com gente. Esse trabalho de desenvolver certos atributos espirituais se d a partir de uma disposio interior de incorporar atitudes favorveis no relacionamento com o outro. A habilidade comunicativa evolui na medida que ocorre um trabalho com a personalidade do profissional, na formao de atitudes teraputicas, ou seja, no aprimoramento de comportamentos de ajuda para com as pessoas. Na rea de enfermagem vital o profissional proceder ao registro minucioso das informaes, j que, toda informao no registrada perdida. O enfermeiro deve agir como um educador, criando o habito de escrever as ordens e recomendaes e depois fazendo o seguimento de sua equipe. Sem duvida preciso dizer que o aperfeioamento da comunicao est em procurar dirigir a comunicao para as necessidades do individuo receptor, o que implica verificar se a mensagem, a informao foi compreendida corretamente. Todavia algumas questes permanecem candentes: No mbito da comunicao se fala bastante na formao de atitudes, porm, possvel ensinar o enfermeiro a proceder eticamente? Pode-se transmitir o carter? Como se ensina algum a ser honesto e leal, quando isso depende de uma atitude individual? Alm do mais, essa relao de comunicao cria vnculos mais profundos que envolve diretamente as idias, pensamentos de cada um, como ento, passar do nvel da ao racional para uma ao humanizadora.

You might also like