You are on page 1of 5

BATISMO - OBRA DE DEUS OU OBRA DO HOMEM?

Por centenas de anos a igreja crist continuou a praticar sua crena de que atravs do batismo o Esprito Santo outorga um novo status espiritual quele que foi batizado, independentemente de sua idade. Entretanto, por volta do sculo XVI, alguns reformadores radicais comearam a colocar sua nfase sobre o que os seres humanos podem fazer e ver, negando assim as afirmaes claras das Escrituras com respeito ao poder regenerador do batismo. O batismo... salva (l Pedro 3.21). REGENERA, D VIDA ESPIRITUAL

COMO VEM O BATISMO DENOMINAO Adventistas do Stimo Dia Batistas Uma ordem, um ritual simblico, no necessrio para a salvao, Um momento para a pessoa expressar sua f pessoal em Cristo. Uma ordem divina, um ritual simblico, um sinal de j ter sido salvo, mas no necessrio para a salvao, O Mistrio (Sacramento) necessrio porque confere perdo tanto para o pecado inato como para as transgresses feitas. Necessrio para a salvao porque concede o renascimento espiritual. Um veculo para o Esprito de Deus conceder o necessrio novo status vivificador para os pecadores (Tito 3.5). O batismo no necessrio para a salvao, j que um sinal externo de que a pessoa membro da comunidade crist. Uma ordem, um ritual simblico e um selo da f atual do crente adulto.

TIPO DE BATISMO

ACREDITAM NO BATISMO DE CRIANAS No. Apenas aqueles que tm idade suficiente para expressar o conhecimento de sua converso. As crianas so dedicadas ou apresentadas a Deus. No. O batismo um ato de confisso que feito por uma pessoa convertida capaz de professar sua f pessoa convertida capaz de Sim. Tambm recebem a Santa Ceia e a Crisma (uno com leo). Sim.

Apenas por imerso.

Apenas por imerso.

Ortodoxos Orientais

Por imerso 3 vezes (asperso aceita apenas em casos de emergncia). Por imerso ou derramamento.

Sim.

Episcopais(Anglicanos, Anglo-Catlicos, Luteranos Metodistas(Armenianos, Wesleyanos)

Por asperso, derramamento ou imerso. Por asperso, derramamento ou imerso. Por asperso, derramamento ou imerso.

Sim. Sim.

Sim. Os AngloCatlicos) mas no os baixoEpiscopais. Sim. Sim.

Presbiterianos

Sim, para indicar que a criana parte da Comunidade da Aliana de seus pais cristos.

Pentecostais (vrios grupos de santificao, Aliana Crist Missionria, Assemblia de Deus) Quakers (Sociedade Religiosa de Amigos E os Menonitas)

O Batismo com gua uma ordem, um ritual simblico usado para testemunhar o ter aceito Cristo como Salvador pessoal. Apenas um smbolo externo que no deve mais ser praticado.

Catlicos Romanos

Exrcito da Salvao Igreja Unida de Cristo (Igrejas Evanglicas e Reformadas, bem como igrejas Congregacionais) Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias (Mrmons Antitrinitarianos) Testemunhas de Jeov (Anti-trinitarianos)

Necessrio para a infuso do poder santificador chamado graa, a qual inicia a pessoa no caminho da salvao. No batizam ningum hoje em dia. Acreditam que o batismo era para ser feito apenas no tempo de Jesus. No necessrio para a salvao porque apenas um ritual externo. Uma ordem essencial salvao para a remoo dos pecados e admisso na igreja. O batismo no necessrio para a salvao j que apenas um smbolo da atitude que a pessoa tem de estar morta para o pecado.

Por imerso. Tambm enfatizam a necessidade de um segundo batismo com um derramamento especial do Esprito Santo, evidenciado pelo fato de se falar em lnguas inteligveis. No acreditam no batismo com gua, mas apenas em uma purificao interior e constante do esprito humano numa vida de disciplina guiada pelo Esprito Santo. Principalmente por asperso.

No. Mas dedicam as crianas a Deus, pedindo a sua bno sobre elas.

Sim.

Sim.

Por asperso.

Por imerso, feito por uma pessoa que tenha autoridade sacerdotal. Por imerso, mas no feita em seus locais de reunio (Sales do Reino).

No. O batismo administrado na poca da confirmao. As crianas so apresentadas ou dedicadas a Deus pelos pais ou tutores. No. Apenas tem 8 ou mais de 8 anos de idade. No.

O nascimento sempre um dom de Deus, e no algo que fazemos por ns mesmos. Os cristos que seguem a prtica da igreja primitiva, como os luteranos, declaram que o batismo mais do que um ato humano lembrando alguma ao de Deus no passado, e mais do que um ato humano de obedincia a um comando divino. O batismo renascimento (Joo 3.3-5), iniciado e realizado por Deus. O

batismo salva (l Pedro 3.21) porque o Esprito Santo atua pela Palavra em suas guas para trazer o batizando para uma nova vida de salvao atravs da conexo com Jesus Cristo (Romanos 6.4; Tito 3.5).

BATISMO - OBRA DE DEUS OU OBRA DO HOMEM?


Ser que Deus faz alguma coisa especial atravs do batismo? Ao longo dos sculos, milhares de cristos tm dito: Sim! Deus opera nas guas do batismo, no apenas dando um sinal e selo de sua graa, mas realmente entregando pessoa batizada seu Esprito regenerador. Outros, no entanto, que permitiram que sua compreenso do batismo seja guiada pela mera razo e viso humanas, declaram que o batismo apenas a resposta do homem graa de Deus obtida de alguma outra forma. Abaixo voc encontrar algumas objees comuns ao ensinamento bblico do poder salvador de Deus no batismo. Cada uma delas seguida de uma refutao baseada nas Escrituras.

OBJEO
Ser que entrar em uma igreja no um ato de uma pessoa que decide crer em Jesus, em vez de estar baseado em um mero ritual como o batismo? O batismo no Esprito o nico batismo regenerador. O batismo com gua no realiza nada de especial. Se as crianas devem ser batizadas, por que a Bblia no diz isso? Como os adultos so primeiro instrudos e depois batizados, no se aplica a mesma regra aos bebs e crianas? Ser que o batismo de crianas pequenas no uma negao da necessidade de se ter f? Uma criana no digna de ser batizada porque no fez uma

REFUTAO
A Igreja no como um clube, constitudo de indivduos que decidem se tornar membros por sua prpria vontade (100 2.12-1 4), mas uma famlia estabelecida pelo seu cabea, Jesus Cristo (GI 4.5; Ef 1 .5), uma nova comunidade que resulta do chamado do seu Esprito (Jo 3.5; 15.16; lCo 12.3). A ao de Deus sempre precede a existncia da f em qualquer indivduo, independentemente da idade. A distino artificial. O batismo cristo batismo no Esprito. O que Deus uniu, no o separe o homem. O Esprito vem at ns envelopado nas guas do batismo (Jo 3.5; Tt 3.5). Pedro afirma claramente que atravs do batismo o dom do Esprito dado (At 2.33). O que presumvel nem sempre precisa ser expresso. A Bblia sempre inclui os bebs e suas famlias em sua compreenso de naes (x 11 .5;Js 8.35; Is 13.16; Ez 9.6). Jesus no condenou o judasmo por circuncidar crianas aos 8 dias de idade ou por batizar os filhos pequenos daqueles que se converteram ao judasmo. A ordem de Jesus para fazer discpulos de todas as naes coordena ensino e batismo, mas no especifica a seqncia. A ordem faz sentido com adultos mas no pode ser usada como o motivo para no batizar crianas pequenas. Presumir que isso seja necessrio cair no erro de que uma pessoa contribui para a sua salvao por oferecer algum tipo de pensamento racional. As crianas pequenas so batizadas com o propsito de entrarem na igreja de Cristo para um aprendizado vitalcio de sua Palavra (2Pe 3.18). O Esprito Santo deseja criar f em todos. Ele pode vir at mesmo a uma criana no ventre (Jr 1.5; Lc 1.15). Ele tambm vem na gua do batismo para conceder f a bebs e crianas (SI 22.9-10; Mt 21.15-16). A f salvadora jamais auto-centrada ou auto-originada. Ningum, independentemente da idade, crianas ou adultos, digno da atividade graciosa de Deus, nem capaz de aceitar a

declarao de f consciente e firme.

Deus ou criar sua f (lCo 2.14; Rm 8.7; 9.16). Mas o que impossvel para todas as pessoas, incluindo bebs, crianas e adultos, possvel para Deus (Mt 19.26).

OBJEO
O batismo deveria ser limitado queles que atingiram a idade da responsabilidade. No suficiente que os bebs e as crianas sejam simplesmente apresentados ou dedicados a Deus, pedindo a sua bno sobre elas? Os filhos pequenos de pais crentes no so j santificados (100 7.14) e, portanto, no precisam do batismo? Se o batismo to poderoso, ento por que tantas pessoas que foram batizadas quando crianas no vivem mais uma vida crist ativa? Como o ladro na cruz foi salvo sem batismo, o batismo no necessrio para a salvao. O batismo de crianas pequenas no d a impresso errada de se acreditar em gua mgica?

REFUTAO
No existe nenhuma afirmao bblica que justifique esperar at essa idade. A responsabilidade perante Deus comea na concepo (SI 51 .5; 58.3; Jo 3.6). O batismo como o rito de circunciso do Antigo Testamento, e as crianas judias eram circuncidadas com apenas oito dias de idade. Jesus no mandou que fizssemos apenas isso, mas que batizssemos todas as naes. A dedicao ou apresentao de crianas pequenas no traz consigo a promessa divina do Esprito Santo e do perdo, como o batismo (At 2.38). Os meninos judeus nasciam em santidade, mas eles ainda assim tinham que ser circuncidados no oitavo dia aps o nascimento. Cristo diz que as crianas pequenas so um exemplo de como receber o reino de Deus (Mc 10.15). Apenas trazendo-as ao batismo que podemos ter certeza de que elas receberam o reino de Cristo (Rm 6.3) e esto sob a influncia do Esprito Santo, que santifica atravs da gua e da Palavra (Jo 3.5). A infidelidade humana (por exemplo, os filhos de Israel durante os quarenta anos no deserto) no nega a fidelidade de Deus (Rm 3.1-4). As Escrituras ensinam que os crentes podem se distanciar e s vezes realmente se distanciam da f (Mt 13.5-7; 19-22). No podemos presumir que o ladro no era batizado, j que Joo Batista batizou um grande nmero de judeus em Jerusalm e arredores (Jo 2.23; Mt 3.5). Apenas a descrena condena; no a falta de batismo. Se no ser batizado um sintoma do fato de a pessoa rejeitar as promessas da Palavra de Deus, ento essa pessoa est em perigo espiritual (Lc 7.30). Apenas se acreditarmos que o batismo apenas gua, ao invs da gua e da Palavra especificamente conectadas ordem e s promessas de Cristo (Ef 5.26; Mt 28.19-20).

CONCLUSO: O batismo no um mero ritual de lembrana. um veculo ativo de resgate divino; assim, o
batismo um fato objetivo que constitui o fundamento da alegria e do consolo cristos. O batismo traz o Esprito Santo, que conecta o recm-batizado nova vida (Jo 3.5; Tt 3.5-7) residente em Jesus Cristo (At 2.38; 22.16). Esse

novo nascimento dado a todos os pecadores, independentemente de idade (Rm 6.4; l Co 12.13; Gl 3.25-28; CI 2.13, 14). O batismo agora vos salva (l Pe 3.21).
BOAS NOVAS BATISMO, N 3, pgs. 18-21 Concordia Mission Society, St. Louis, EUA

You might also like