You are on page 1of 15

@rrob@

Qual o seu significado e como apareceu


USA O

@ Todo Mundo usa este smbolo na correspondncia electrnica, mas poucos sabero o seu significado e origem.

Durante a Idade Mdia os livros eram escritos pelos copistas, mo. Precursores dos taqugrafos, os copistas simplificavam o seu trabalho substituindo letras, palavras e nomes prprios por smbolos, sinais e abreviaturas. No era por economia de esforo nem para o trabalho ser mais rpido (tempo era o que no faltava, naquela poca!). O motivo era de ordem econmica: tinta e papel eram valiosssimos.

Assim, surgiu o til (~), para substituir o m ou n que nasalizava a vogal anterior. Se reparares bem, vers que o til um enezinho sobre a letra. O nome espanhol Francisco, tambm grafado Phrancisco, foi abreviado para Phco e Pco(?) o que explica, em Espanhol, o apelido Paco.

Ao citarem os santos, os copistas identificavam-nos por algum detalhe significativo das suas vidas. O nome de So Jos, por exemplo, aparecia seguido de Jesus Christi Pater Putativus, ou seja, o pai putativo (suposto) de Jesus Cristo. Mais tarde, os copistas passaram a adotar a abreviatura JHS PP e depois, simplesmente, PP. A pronncia dessas letras em sequncia explica por que Jos, em Espanhol, tem o apelido de Pepe.

J para substituir a palavra latina et (e), eles criaram um smbolo que resulta do entrelaamento dessas duas letras: o &, popularmente conhecido como e comercial, em Portugus, e ampersand, em Ingls, juno de and (e, em Ingls), per se (por si, em Latim) e and. E foi com esse mesmo recurso de entrelaamento de letras que os copistas criaram o smbolo @, para substituir a preposio latina ad, que tinha, entre outros, o sentido de casa de.

Foram-se os copistas, veio a imprensa, mas os smbolos @ e & continuaram firmes nos livros de contabilidade. O @ aparecia entre o nmero de unidades da mercadoria e o preo. Por exemplo: o registro de contabilidade 10@3 significava 10 unidades, ao preo de 3 libras, cada uma. Nessa poca, o smbolo @ significava, em Ingls, at, (a ou em).

No sculo XIX, na Catalunha (nordeste da Espanha), o comrcio e a indstria procuravam imitar as prticas comerciais e contabilsticas dos ingleses. E como os espanhis desconheciam o sentido que os ingleses davam ao smbolo @ (a ou em), acharam que o smbolo devia ser uma unidade de peso. Para isso, contriburam duas coincidncias:

1 - a unidade de peso comum para os espanhis, na poca, era a arroba, cujo inicial lembra a forma do smbolo; 2 - os carregamentos desembarcados vinham frequentemente em fardos de uma arroba. Por isso, os espanhis interpretavam aquele mesmo registro de 10@3 assim: dez arrobas custando 3 libras cada uma. Ento, o smbolo @ passou a ser usado por eles para designar a arroba (medida de peso).

O termo arroba vem da palavra rabe arruba, que significa a quarta parte: uma arroba (15 kg , em nmeros redondos) correspondia a 1/4 de outra medida de origem rabe, o quintar, que originou o vocbulo portugus quintal, medida de peso que equivale a 58,75 kg.

As mquinas de escrever, que comearam a ser comercializadas na sua forma definitiva no sculo XIX, mais precisamente em 1874, nos Estados Unidos, (Mark Twain foi o primeiro autor a apresentar os seus originais datilografados), trouxeram em seu teclado o smbolo @, mantido no seu sucessor - o computador.

Ento, em 1972, ao criar o programa de correio eletrnico (o e-mail), RoyTomlinson usou o smbolo @ (at), disponvel no teclado dessa mquina, entre o nome do usurio e o nome do provedor. E foi assim que Fulano@Provedor, X ficou significando Fulano no provedor X.

Na maioria dos idiomas, o smbolo @ recebeu o nome de alguma coisa parecida com a sua forma: em Italiano, chiocciola (caracol); em Sueco, snabel (tromba de elefante); em Holands, apestaart (rabo de macaco). Em alguns, tem o nome de certo doce de forma circular: shtrudel, em idisch; strudel, em alemo; pretzel, em vrios outros idiomas europeus. No nosso, manteve a sua denominao original:

@rroba.

FIM

Texto recebido por e-mail de: Stella Calazans Msica: Ernesto Cortazar - Leaves in the wind Composio de: Linito

You might also like