You are on page 1of 13

ARTE RUPESTRE

Arte Rupestre o nome que se d ao tipo de arte mais antigo da histria, baseado principalmente nas pinturas, desenhos ou representaes artsticas gravadas nas paredes e tetos das cavernas. Esse tipo de arte teve seu incio no perodo Paleoltico Superior, e as formas que o homem usava como material artstico eram ossos de animais, cermicas e pedras, alm de fabricarem as tinturas atravs das folhas das rvores e do sangue de animais.

As primeiras manifestaes dos homens nas rochas foram suas prprias mos em negativo, como que parte de um ritual, um registro de sua prpria existncia.

Parque Cueva de Las Manos um paredo de pedras com pinturas dos povos primitivos que habitavam a regio h cerca de 10.000 anos. (Patagnia Argentina)

Os desenhos representados nas cavernas eram figuras de grandes animais selvagens, a figura humana raramente era representada, sugerindo muitas vezes atividades como a caa. Normalmente no eram feitos de forma naturalista, como nos desenhos de animais.

O complexo de Lascaux, em Dordogne, Frana, datam de 14.000 a.C. e foram descobertas em 1940. contm aproximadamente 2 mil imagens do perodo paleoltico, a maioria retratando: bises, cavalos, veados e at mesmo um rinoceronte. Mesmo com a gama de cores reduzidas disponveis aos artistas o trabalho impressionante: detalhes anatmicos, aproveitando as curvas das rochas e muitas vezes sugerindo a tridimensionalidade.

A Arte Rupestre no se resume s pinturas nas cavernas, mas tambm contm rochas entalhadas, empilhamento de pedras e os geoglifos que so enormes desenhos feitos no cho atravs de smbolos (geomtricoscrculos, quadrados, linhas... zoomorfos animais ou antropomorfos seres humanos). As linhas e geoglifos de Nazca, no Peru, so os exemplos mais conhecidos desses desenhos.

Geoglifos Nazca / Peru

Antigamente se pensava que a arte rupestre era uma armao criada pelos criacionistas (que crem que Deus criou tudo) para desmentir Darwin, j que segundo a sua teoria os homens daquela poca no eram capazes de manifestaes artsticas como a arte rupestre. Contudo, a veracidade da arte rupestre foi comprovada, dando assim, a oportunidade, de gerar valiosas pistas quanto cultura e s crenas daquela poca.

Questes:
1. Na Idade dos Metais, o domnio do fogo possibilitou a produo de outra tcnica de arte diferente da pintura. Identifique essa tcnica, especifique o material empregado e descreva as figuras representadas. 2. Releia, na pgina 14, o boxe: O patrimnio arqueolgico brasileiro. Pesquise e explique o que significam as expresses: bens patrimoniais da Unio e tombamento.

Referncias Bibliogrficas:
Farthing Stephen. 1950 Tudo Sobre Arte Traduzido Rio de Janeiro: Sextante, 2010 . www.historiadaarte.com.br www.itaucultural.com.br GOMBRICH, E. H.; Histria da Arte; So Paulo: LTC Editora, 2002. NUNES, Benedito. Introduo Filosofia da Arte, So Paulo: tica, 1999.
Pesquisa: Professora Daniela de Brito

You might also like