You are on page 1of 32

MICHEL FICHANT

A CONSTITUIO DO CONCEITO DE MNADA


volume 10 nmero 2 2006

Michel Fichant UNIVERSIDADE DE PARIS IV - SORBONNE

Entendo aqui por constituio dois aspectos conexos: a constituio sistemtica, ou o que faz a consistncia de um conceito em um corpo doutrinal, e a constituio gentica, ou como um conceito se forma em um trabalho de conceitualizao, para responder a problemas. Do primeiro ponto de vista, o conceito de mnada est associado a uma tese ontolgica forte, que chamarei a tese monadolgica (TM). Esta formulada em termos convergentes nas primeiras linhas de dois opsculos de 1714:
Monadologia: 1. A Mnada, da qual falaremos aqui, outra coisa no que uma substncia simples, que entra nos compostos; simples, quer dizer sem partes [] 2. E preciso que haja substncias simples, visto que h compostos; pois o composto outra coisa no que um amontoado ou aggregatum dos simples. Princpios da Natureza e da Graa (PNG): 1. A substncia um ser capaz de ao. Ela simples ou composta. A substncia simples aquela que no tem partes. A composta a reunio das substncias simples, ou das mnadas. Monas uma palavra grega que signica a unidade, ou o que uno. Os compostos, ou os corpos, so mul-

13

A CONSTITUIO DO CONCEITO DE MNADA

volume 10 nmero 2 2006

tiplicidades; e as substncias simples, as vidas, as almas, os espritos so unidades. E preciso que haja substncias simples por toda parte, porque sem os simples no haveria compostos.

14

A tese monadolgica coloca duas armaes de existncia: 1. Uma fenomenologicamente certa, e diz respeito, em toda generalidade, ao dado: h compostos. Este dado aquele do que usualmente chamamos corpos. 2. A outra concluda, por inferncia da precedente: h substncias simples ou mnadas. O cerne da tese, que sustenta a inferncia de 1 a 2, repousa em uma proposio quase axiomtica: Sem os simples no haveria compostos. Formalmente, o dispositivo reduz-se a um esquema elementar de modus ponens : M1. Se h compostos, h substncias simples. M2. Ora, h compostos. M3. Portanto, h substncias simples. Pode-se tambm escrever a variante: M1. Se h corpos, h substncias simples. M2. Ora, h corpos. M3. Portanto, h substncias simples. Ou ainda esta: M1. Se h multiplicidade, h unidades. M2. Ora, h multiplicidades. M3. Portanto, h unidades. Em todos os casos, TM sustentada pela maior M1. A identidade de signicao das trs variantes repousa sobre as equivalncias: substncias simples = unidades = mnadas; compostos = corpos = multiplicidades.

MICHEL FICHANT

Contudo, a utilizao conjunta dos dois textos da Monadologia e dos PNG suscita uma questo suplementar: PNG pe a existncia de dois tipos de substncias: as substncias simples e as substncias compostas. O texto da Monadologia no utiliza compostos seno como um adjetivo nominalizado, mas evita cuidadosamente fazer dele o adjetivo qualicando a substncia; na Monadologia, as substncias so apenas as substncias simples. Essa questo terminolgica recobre uma questo ontolgica: os corpos so ou no substncias? PNG responde pela armativa, a Monadologia sugere a resposta negativa. , se se quiser, no contraponto da tese monadolgica, o que se pode chamar o problema monadolgico maior. No certo que Leibniz o tenha resolvido, nem mesmo que tenha querido faz-lo: talvez ele tenha preferido guardar uma margem de indeterminao autorizando o emprego das duas solues conforme os contextos. Do ponto de vista da constituio gentica, a explorao do problema da substancialidade dos corpos precedeu a frmula da tese monadolgica. Seria um erro grave pensar que a TM sempre foi sustentada por Leibniz na losoa de sua maturidade. A esse respeito, um texto como o Discurso de metafsica (DM) particularmente caracterstico: nele, a questo da substancialidade dos corpos est colocada, mas a tese monadolgica est totalmente ausente. Conforme j exposto por mim em artigo publicado na revista Analytica1, a substncia individual do DM no a mnada. Ao lado da substncia individual (caracterizada por sua noo completa pelo que se chama a teoria lgica da substncia), o DM justica a reabilitao das formas substanciais para denir como os corpos tambm podem ser substncias, na hiptese de o serem. Mas nem do lado da substncia individual, nem do lado da forma substancial, intervm o argumento que pe em jogo as multiplicidades e as unidades, os compostos e os simples. o desenvolvimento das respostas suscitadas pelas interrogaes de Arnauld (na segunda fase da Correspondncia e uma vez encerrada a discusso sobre a noo completa da substncia individual) sobre o sentido da reabilitao das

volume 10 nmero 2 2006

(1) Analytica, Vol. 5, n 1-2, 2000 pp. 11-34.

15

A CONSTITUIO DO CONCEITO DE MNADA

volume 10 nmero 2 2006

formas substanciais que provocar a formulao da tese monadolgica. A carta de 30 de abril de 1687 assinala o momento em que Leibniz reconheceu como sua a caracterizao de substncia que Arnauld havia revelado nos textos em que ela era tacitamente assumida, sem ser ainda expressamente formulada: A substncia demanda uma verdadeira unidade2, no concebo nenhuma realidade sem uma verdadeira unidade3. Desde ento a unidade do ser toma denitivamente o lugar da completude da noo, e a tese monadolgica fundamental pode ser enunciada pela primeira vez, bem antes do recurso denominao de mnada. Deixando de lado as denies escolsticas, preciso doravante tomar as coisas de [uma perspectiva] bem mais elevada, no nvel da relao do uno e do mltiplo, tema que uma srie de formulaes dotar de suas variaes:
Todo ser por agregao supe seres dotados de uma verdadeira unidade, porque ele no haure sua realidade seno daquela daqueles dos quais ele composto Se h agregados de substncias, preciso que haja tambm verdadeiras substncias das quais todos os agregados so feitos. No h multiplicidade sem verdadeiras unidades. O plural supe o singular4.

16

(2) GP II, p. 96. As abreviaes aqui empregadas, com as respectivas edies, so: FC: Leibniz: uvres (Careil, F., Paris, 1858-1875), citado como FC, Vol., p. GM: Mathematische Schriften (Gerhardt. George Olms Verlag. Hildesheim, 1971), citado como GM, Vol, p. GP: G. W. Leibniz Die philosophischen schriften (Ed.: Gerhardt, C, I., George Olms Verlag. Hildesheim, 1996), citado como GP, Vol, p. Ak: Smtliche Schriften und Briefe (Deutschen Akademie der Wissenschaften zu Berlin), citado como Ak, srie, vol. (3) Id., p. 97 (4) GP II, pp. 96-97.

MICHEL FICHANT

que se sustentou desde sempre que o ser e o uno so recprocos: Tenho por um axioma esta proposio idntica, que no diversicada seno pela nfase: que o que no verdadeiramente um ser tampouco verdadeiramente um ser5. O axioma idntico Um ser = um Ser substitui-se doravante ao praedicatum inest subjecto para fornecer o o condutor da anlise da substancialidade. No se trata mais de correlacionar um corpo sua forma substancial nica como a seu princpio de identidade (DM, art. xii), mas de remontar da multiplicidade que cada corpo-agregado envolve s verdadeiras unidades que essa multiplicidade supe. As partes do composto possuem a unidade que delas faz Seres, das quais o composto haure por delegao o que ele prprio tem de real. Se o emprego da palavra parte encerra ainda aqui um equvoco, claro, contudo, que a unidade real de que gozam essas partes, e que as torna indivisveis, j as exclui de uma relao usual de composio por partes homogneas ao seu todo. Que sero ento essas unidades? Uma disjuno em quatro termos esgota todas as possibilidades tericas:
preciso ento chegar necessariamente ou aos pontos de matemtica dos quais alguns autores compem a extenso, ou aos tomos de Epicuro ou do Sr. Cordemoy , ou ento preciso confessar que no se encontra nenhuma realidade nos corpos, ou enm preciso reconhecer algumas substncias que tenham uma verdadeira unidade6.

volume 10 nmero 2 2006

As duas primeiras solues esto excludas: o contnuo no composto de pontos, e o tomo dos fsicos contraditrio. No resta, portanto, seno a alternativa segundo a qual ou bem no h realidade nos corpos, ou bem h verdadeiras unidades, que se continuar a designar como formas substanciais, e at mesmo como substncias corporais dotadas de uma verdadeira unidade7. Uma ontolo(5) Id., p. 97. (6) Id., p. 96. (7) Id., p. 97.

17

A CONSTITUIO DO CONCEITO DE MNADA

volume 10 nmero 2 2006

gia em dois nveis pode ento ser esboada: o composto um ser de imaginao ou de percepo, quer dizer, um fenmeno8, qui, segundo as frmulas de Demcrito, de opinio ou conveno (opinione, lege), cuja unidade no seno aquela de um nome9, mas isso serve apenas para resumir nossos pensamentos10; fazer dele uma substncia seria realizar indevidamente abstraes do esprito11. As verdadeiras substncias so, portanto, outra coisa: seres consumados, dotados de uma verdadeira unidade12. O Sistema novo da natureza e da comunicao das substncias, publicado por Leibniz em 1695, explora diretamente as aquisies da segunda fase da Correspondncia com Arnauld: texto de transio, ele j no o Discurso de metafsica, e ainda no a Monadologia ou os Princpios da Natureza e da Graa. Para a clareza da anlise, convm distinguir dois momentos, mesmo se o texto os compe intimamente um com o outro: de uma parte, a apresentao de uma frmula nova do argumento de reabilitao das formas substanciais, de outra parte, o desenvolvimento das comparaes da unidade substancial com as idealidades matemticas da unidade aritmtica e do ponto geomtrico. Ainda estamos bem prximos das frmulas da carta a Arnauld de 30 de abril de 168713, quando Leibniz apresenta, indo de encontro histria tal como ela realmente tinha se passado, a retomada das formas substanciais como trazendo uma resposta demanda por verdadeira unidade, ao passo que, inversamente, antes para dar uma justicativa nova a seu uso j adquirido que ele foi conduzido a formular esta demanda:

18

(8) Id., p. 96. (9) Id.,, p. 101. (10) Id., p. 96. (11) Id., p. 101. (12) Id. ibid. (13) GP II, p. 96.

MICHEL FICHANT

aps muita meditao14, apercebi-me de que impossvel encontrar os princpios de uma verdadeira unidade unicamente na matria ou em algo que somente passivo, visto que tudo a apenas uma coleo ou amontoado de partes at o innito. Ora, a multiplicidade no pode haurir sua realidade seno das unidades verdadeiras, que tm outra origem e so bem distintas dos pontos, dos quais se sabe que o contnuo no poderia ser composto; assim, para encontrar essas unidades reais, fui constrangido a recorrer a um tomo formal, visto que um ser material no poderia ser ao mesmo tempo material e perfeitamente indivisvel, ou dotado de uma verdadeira unidade. Foi preciso ento reinvocar e como que reabilitar as formas substanciais, to desacreditadas hoje em dia, mas de uma maneira que as tornasse inteligveis e que separasse o uso que se deve fazer delas do abuso que delas se fez. Achei ento que sua natureza consiste na fora, e que disso se segue algo de anlogo ao sentimento e ao apetite; e que assim era preciso conceb-las imitao da noo que temos das almas15.

volume 10 nmero 2 2006

O encadeamento parece lmpido, e como que associando sem choque frmulas que invocam familiarmente umas s outras: a substncia reclama uma unidade indivisvel que, no se encontrando na matria, reside em um tomo formal: eis a forma substancial plenamente (re)encontrada! Mas o essencial para Leibniz est alhures, na resposta aqui trazida para as perplexidades que podiam suscitar o artigo precedente Sobre a reforma da losoa primeira: o conceito dinmico de fora traz de uma s vez o esclarecimento e a justicao maior, tal como pode doravante ser exposto a partir do que foi obtido do grande trabalho de elaborao doutrinal conduzido por Leibniz durante sua viagem Itlia16; da a algumas semanas, os

(14) Nesta, bem como nas demais citaes feitas da verso do texto publicada no Journal des Savants, acompanho, com algumas alteraes, a traduo brasileira de Edgar Marques em: Sistema novo da natureza e da comunicao das substncias e outros textos, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. (N. do T). (15) GP IV, p. 478. Citamos aqui o texto tal como foi publicado no Journal des Savants. Veremos em breve como Leibniz logo depois remanejou sua redao sobre uma cpia do artigo. (16) No essencial, esse trabalho culmina na redao de duas obras importantes: primeiro, o dilogo Phoranomus seu de Potentia et Legibus naturae, em seguida o grande tratado entitulado Dynamica de potentia et legibus naturae corporeae, que, embora parcialmente inacabado, apresenta-se como a snte-

19

A CONSTITUIO DO CONCEITO DE MNADA

volume 10 nmero 2 2006

leitores das Acta eruditorum de Leipzig sabero algo a seu respeito pela publicao de um Specimen dynamicum17, que de alguma maneira o apndice do Sistema Novo da natureza e da comunicao das substncias. Do ponto de vista lexical, o maior avano que o texto do Sistema Novo efetua em direo mnada reside na elaborao de distines conceituais na interpretao da noo de ponto. Com efeito, se, nas cartas a Arnauld, Leibniz havia introduzido a considerao da verdadeira unidade fazendo referncia, ao menos implicitamente, composio numrica das multiplicidades a partir das unidades, a noo de ponto tinha sido mencionada en passant apenas para ser descartada, pelo motivo de que o ponto no pode produzir nenhuma composio18. Uma dmarche nova, e decisiva, ter incio pela tentativa de esclarecimento das relaes entre as trs entidades vizinhas que so a unidade-substncia, a unidade-nmero e o ponto. A considerao do tomo fsico vindo somar-se a isso, em um sistema formado por quatro elementos que ser preciso doravante fazer aparecer, preservando as oposies e as incompatibilidades, uma rede de correspondncias e de analogias. Dessa rede poder em breve surgir, inicialmente por um simples jogo de escritura, o emprego da mnada. Eis como o texto do Sistema Novo expe seu estabelecimento:
[] Os tomos de matria so contrrios razo, alm do fato de serem ainda compostos de partes, uma vez que a ligao invencvel de uma parte a outra (mesmo se isso pudesse ser racionalmente concebido ou suposto) no destruiria em absoluto sua diversidade. H somente os tomos de substncia, quer dizer, as unidades reais e absolutamente destitudas de partes, que so as fontes das aes e os primeiros princpios

20

se ordenada do conjunto da cincia para a qual Leibniz inventa nesse momento o neologismo Dinmica. Esses dois documentos permanecero inditos at sua edio, o segundo por Gerhardt, em 1860 (GM VI, 281-514), e o primeiro em 1992 por Andr Robinet, em Physis. Rivista internazionale di storia della scienza, vol. XXVIII (1991), Nuova serie, fasc. 2 e 3. (17) GM VI, pp. 234-254 (mas em 1695 s foi publicada a Primeira Parte, pp. 234-246). (18) GP II, p. 96.

MICHEL FICHANT

absolutos da composio das coisas, e como que os derradeiros elementos da anlise das coisas substanciais. Eles poderiam ser chamados de pontos metafsicos: possuem alguma coisa de vital e uma espcie de percepo, e os pontos matemticos so seu ponto de vista para exprimir o universo. Mas quando as substncias corporais so contradas, todos os seus rgos em conjunto formam, em relao a ns, apenas um ponto fsico. Assim, os pontos fsicos no so indivisveis seno em aparncia; os pontos matemticos so exatos, mas no so seno modalidades; h somente os pontos metafsicos ou de substncia (constitudos pelas formas ou almas), que so exatos e reais, e sem eles no haveria nada de real, visto que sem as verdadeiras unidades no haveria nenhuma multiplicidade (GP IV, 482-483).

volume 10 nmero 2 2006

Tais so as contribuies diretamente constatveis da verso do Sistema Novo publicada pelo Journal des savants. A tese monadolgica a formulada de uma maneira to explcita quanto na ltima fase do intercmbio com Arnauld: A multiplicidade no podendo haurir sua realidade seno das unidades verdadeiras [] se no houvesse verdadeiras unidades substanciais, no haveria nada de substancial nem de real na coleo19. Duas exploraes da tese preparam a constituio iminente do prprio conceito de mnada, espera de sua denominao: a) a identicao da unidade verdadeira com a alma, o Eu, ou o que anlogo alma relativamente a todos os corpos orgnicos; nesse plano, a reabilitao das formas substanciais prolongada pela da noo de entelquia, esclarecida pela nova disposio desdobrada do conceito de fora; alm disso, o reforo das observaes atesta a omnipresena do orgnico e portanto do animado em toda a natureza. b) um jogo sutil de correspondncias introduzido para signicar a dupla relao de assimilao formal e de distanciamento entre a estrutura do real e a das idealidades matemticas.

(19) GP IV, respectivamente p. 478 e p. 482. E j sobre a primeira verso: preciso necessariamente que se encontre na natureza corporal verdadeiras unidades, sem as quais no haveria em absoluto multiplicidades nem colees (GP IV, 473).

21

A CONSTITUIO DO CONCEITO DE MNADA

volume 10 nmero 2 2006

Mas isso no tudo: pois Leibniz voltou a debruar-se sobre seu texto, e, a partir de uma cpia que ele havia retido do artigo, ele o aprimorou fazendo correes que no so negligenciveis. assim que a passagem j citada, insinuando a retomada da reabilitao das formas substanciais, encontra-se remanejada para fazer concorrer expressamente unidades e pontos, como que para colocar essa passagem em harmonia com aquela que aparece mais adiante no corpo do artigo:
Ora, a multiplicidade no pode haurir sua realidade seno das unidades verdadeiras, que tm outra origem e so bem distintas dos pontos matemticos, que no so nada alm de extremidades do que extenso e modicaes, de que se sabe que o contnuo no poderia ser composto; assim, para encontrar essas unidades reais, fui constrangido a recorrer a um ponto real e animado, por assim dizer, ou a um tomo de substncia que deve envolver algo de formal ou de ativo, para fazer um Ser completo. Foi preciso, ento, chamar e como que reabilitar as formas substanciais [...]20.

Uma derradeira inovao trazida por Leibniz quando ele rel o desenvolvimento sobre a ingerabilidade das formas indivisveis. Inicialmente, ele havia mandado imprimir no Journal:
Via que essas formas e essas almas deviam ser indivisveis, tanto quanto nosso esprito, como, com efeito, eu recordava-me de que era a opinio de So Toms acerca das almas dos animais. Mas essa verdade renovava as grandes diculdades relativas origem e durao das almas e das formas. Pois toda substncia que tem uma verdadeira unidade no podendo ter seu comeo nem seu m seno por milagre, segue-se que elas somente poderiam comear por criao e acabar por aniquilamento21.

22

(20) GP IV, p. 478. Imprimimos aqui em negrito as inovaes introduzidas. (21) GP IV, p. 479.

MICHEL FICHANT

Essa ltima frase corrigida pelo simples acrscimo de duas palavras, mas assim que uma guinada decisiva operada, a qual implantar denitivamente no lxico leibniziano o deniens ulterior da mnada, antes mesmo que o denido seja utilizado:
Pois toda substncia simples ou que tem uma verdadeira unidade no podendo ter seu comeo nem seu m seno por milagre, segue-se [...]22.

volume 10 nmero 2 2006

Essa releitura por Leibniz certamente se deu pouco depois da publicao do artigo. A partir desse momento, substncia simples, que ser o equivalente denicional cannico de mnada, torna-se de uso constante e corrente sob a pluma de Leibniz23. Seja ento, ao cabo dessa diviso em quatro do lxico, o quadro das correspondncias e das oposies: partimos da demanda pelas unidades, sempre necessrias, sobre o modelo euclidiano do nmero inteiro, para compor uma multiplicidade24. Mas trata-se a de unidades verdadeiras, ou ainda reais, ou de verdadei-

(22) GP IV p. 479 omite o ou, muito visvel no manuscrito que tivemos o cuidado de consultar. A primeira a dar relevo a esse detalhe gentico altamente signicativo Anne Becco, em seu artigo Nas fontes da Mnada: Paleograa e lexicograa leibnizianas, Les tudes philosophiques (1975) n 3, p. 283. (23) Isso se encontra desde as Remarques sur les Objections de Foucher, na notvel exposio que Leibniz a faz da dupla estrutura da ordem ideal do contnuo matemtico e da ordem real da composio dos concretos: Nas coisas substanciais e atuais, o todo um resultado ou reunio das substncias simples ou de uma multiplicidade de unidades reais (GP IV, p.491). Trata-se nesse contexto das primeiras ocorrncias de substncia simples nos escritos de Leibniz. A presena desse termo no ttulo do artigo XXXV do Discurso de metafsica resulta de um acrscimo posterior, quando de uma releitura da correspondncia com Arnauld, em 1695, ou pouco depois. Cf. Anne Becco, Du simple selon Leibniz. Discours de mtaphysique et Monadologie. tude comparative critique des proprits de la substance appuye sur lopration informatique MONADO 74, Paris, Vrin, 1975, pp. 66-68. (24) Denio do nmero (inteiro) segundo Euclides: O nmero uma multiplicidade composta

23

A CONSTITUIO DO CONCEITO DE MNADA

volume 10 nmero 2 2006

ras unidades substanciais: verdadeiras porque, diferena da unidade numrica, elas so absolutamente destitudas de partes, ao passo que o nmero um pode sempre ser dividido em fraes. Indivisveis, portanto, e, no sentido estritamente etimolgico da palavra, tomos: no os tomos de matria da fsica de Demcrito ou de Epicuro, cujo conceito contraditrio (a matria divisvel ao innito), mas, antes, tomos de substncia ou ainda tomos formais. Ora, a ausncia de partes tambm em Euclides a caracterstica denicional do ponto geomtrico25, que, diferena do ponto aparente que o tomo, um ponto exato, mas apenas ideal: as substncias sero, portanto, pontos to exatos quanto os da geometria, mas reais, em resumo, pontos metafsicos. Mas ser sem partes ou indivisvel excluir toda composio por adjuno de elementos: e isso se chama simples. Da, ao m e ao cabo, a frmula que rene e unica todas as outras: substncia simples ou que tem uma verdadeira unidade. Alm disso, os pontos reais so ditos animados; eles tm alguma coisa de vital. Nisso eles no fazem seno recuperar as caractersticas j associdas noo de forma substancial, e que vm conrmar as noes reputadas equivalentes de entelquia e de fora primitiva. No nal eles sero reconhecidos como princpios de vida26. Enm, uma ligao se estabelece entre as duas espcies admissveis de pontos exatos: os pontos matemticos so os pontos de vista sob os quais cada unidade de substncia exprime o universo. O conceito de expresso manifesta uma vez mais sua potncia unicadora sugerindo como a metfora do ponto de vista permite conciliar a ordem real das substncias com a ordem ideal das entidades matemticas. A extenso, da qual o contnuo matemtico extrai as propriedades abstra-

24

de unidades, Elementos, VII, def. 2 (Em: Les livres arithmtiques dEuclide. Trad. Itard, Jean. Paris, Hermann, 1961, p. 83). (25) Um ponto aquilo de que no h nenhuma parte, Euclides, Elementos, I, def. 1 (Em: Euclide, Les lments. Trad. Vitrac, Bernard. Vol.1, PUF, Paris, 1990, p. 151). (26) Cf. as Considrations sur les principes de vie et les natures plastiques, e o claircissement sur les natures plastiques (1705), em GP VI, pp. 539-555.

MICHEL FICHANT

tas, est ela prpria fundada sobre o carter de localidade que afeta as substncias criadas. Como observou profundamente Martial Gueroult, para isso preciso que o ponto no apenas seja concebido como extremidade da linha, de sorte que nenhuma reunio de pontos, mesmo em nmero innito, possa constituir uma extenso, mas tambm que ele seja admitido como posio ou localidade27. Nesse sentido, Leibniz poder escrever mais tarde que a substncia simples, mesmo se ela no contm a extenso, tem no obstante uma posio, que o fundamento da extenso, visto que esta a repetio simultnea da posio, como dizemos que a linha vem da uxo do ponto28. Seja ento o quadro sinptico que rene todos os elementos desse lxico:

volume 10 nmero 2 2006

Unidade(s) verdadeira(s), real(s), substancial(s) Destitudas de partes ou simples = Pontos exatos e reais, e animados Pontos metafsicos, com algo de vital e uma espcie de percepo tomos de substncia, tomos formais

Unidades divisveis em fraes Idealidades matemticas

Pontos matemticos, exatos, mas apenas modalidades Pontos de vista

tomos materiais = Pontos fsicos, reais, mas aparentes Substncias simples = Mnadas

Realidade fsica (fenmenos)

(27) Aristteles d testemunho de denies pitagricas em que a unidade denida como indivisvel, e o ponto como uma unidade tendo posio (Metafsica E, 1016b24, e N 1089b35; De anima, I, 4, 409a6) (28) Carta a des Bosses de 21 de julho de 1707 (GP II, p. 339).

25

A CONSTITUIO DO CONCEITO DE MNADA

volume 10 nmero 2 2006

Com essa nova temtica da unidade e do ponto, a mnada estava doravante, por assim dizer, ao alcance da pluma. De resto, h a com que responder s interrogaes quanto ao que pde sugerir a Leibniz o emprego dessa denominao. Pde-se sustentar que se tratava de um emprstimo, tomado de Giordano Bruno, ou de Henry More, a no ser que tenha sido de Cudworth, e, mais recentemente de uma seqncia de encontros com Franois-Mercure van Helmont. Mas a questo quanto aos eventuais emprstimos tem menos interesse que aquela concernente articulao interna das signicaes na constituio gentica dos conceitos e do lxico leibnizianos. Recordemos simplesmente as denies pitagricas, e depois euclidianas, do um e do ponto, para no falar das especulaes platnicas e plotinianas. Esse pano-de-fundo no podia estar ausente da memria de Leibniz, que se ocupou muito e em vrias ocasies da doutrina do ponto. Desde que havia sido admitida a caracterizao dos elementos substanciais ltimos como unidades e como pontos metafsicos, a ausncia de partes, e, portanto, a simplicidade, da resultava naturalmente, e igualmente natural era o recurso velha palavra mnada. Nesse sentido, a operao lingstica pela qual Leibniz se reapropria da mnada no intrinsecamente diferente daquela que o faz reempregar tomo em um sentido que no mais o do atomismo fsico: trata-se tambm de uma unidade pontual em uma acepo que tampouco aquela da idealidade aritmtica e geomtrica. Portanto, mais que uma fonte explorada por um emprstimo invericvel tomado de tal ou tal autor contemporneo ou recente, o sentido propriamente leibniziano da mnada se reconhece a partir da constituio anterior de uma rede conceitual associada a um lxico ao qual mnada era solidrio desde quase vinte e dois sculos. No nos espantaremos, portanto, em reencontrar na carta que Leibniz endereou em 13 de setembro de 1696 ao abade Michel Fardella o mesmo vocabulrio empregado quando da primeira publicidade dada ao termo mnada:
O essencial da questo parece-me consistir na verdadeira noo da substncia, que a mesma que a noo de Mnada, ou de uma unidade real e por assim dizer de um

26

MICHEL FICHANT

tomo formal, ou de um ponto essencial, - pois no pode haver [tomo] material, razo pela qual se procura em vo a unidade na matria; e o ponto matemtico no essencial, mas modal, razo pela qual o contnuo no constitudo de pontos, e, todavia, tudo o que substancial decorre das unidades29.

volume 10 nmero 2 2006

* A introduo do conceito de mnada, no desfecho de um trabalho complexo sobre a questo da realidade substancial dos corpos, respondia a uma necessidade de unicao ontolgica: conceito de extenso verdadeiramente universal, a mnada permite pensar toda realidade e o todo da realidade. Ao mesmo tempo, ela intervinha como um operador da naturalizao do campo metafsico. No, sem dvida, que o enfoque teolgico seja esquecido, nem, com ele, a superioridade dos espritos, membros da Cidade de Deus, sobre o resto da criao30; mas essa superioridade dene-se doravante segundo uma linha ascendente ordenadora de uma realidade total que foi de incio concebida de maneira unitria sob a univocidade da mnada. Por isso, a noo de mnada, mesmo respondendo a uma exigncia de inteligibilidade pela simplicidade, comporta a seu turno diculdades temveis, que se reconhecem na complexidade de sua constituio, no primeiro sentido denido. A mnada simultaneamente um tomo no material, o sujeito de uma fora distinta da fora motora, uma realidade pensada por analogia e oposio com a idealidade matemtica do ponto e da unidade, enm uma vida. So essas quatro vertentes da constituio do conceito que me proponho a percorrer agora. A. ATOMSTICA FORMAL E essas mnadas so os verdadeiros tomos da Natureza e, em uma palavra, os Elementos das coisas (Monadologia, 3).
(29) FC, p. 326. (30) Leia-se notadamente a carta a Rudolf Christian Wagner.

27

A CONSTITUIO DO CONCEITO DE MNADA

volume 10 nmero 2 2006

Qualquer que tenha sido a adeso que Leibniz teria podido dar, durante um breve perodo de sua primeira juventude, ao atomismo fsico, sua condenao a ele permaneceu constante no seu rigor e nas suas razes: corpos extensos indivisveis, que deveriam ser de uma dureza innita para se oporem a toda separao de suas partes, so contrrios ordem e inteligibilidade da natureza. Em todo caso, se a transferncia da prpria palavra tomo denominao das mnadas concebvel e legtima, porque preciso que seu primeiro emprego no tenha sido completamente privado de sentido. o que permite precisar o encontro com as concepes de Cordemoy, que Leibniz, em 1705, lembra nestes termos:
O falecido Sr. Cordemoy cou bem embaraado em seu livro sobre o discernimento do corpo e da alma. E o Sr. Arnauld fez-me relembrar desse livro, quando lhe comuniquei minha doutrina das Unidades. O Sr. Cordemoy, portanto, vendo que as coisas compostas deviam ser o resultado das coisas simples, foi forado, por mais cartesiano que ele fosse, a recorrer aos tomos, abandonando seu mestre, quer dizer, a admitir pequenos corpos com uma dureza insupervel, que ele tomava pelos primeiros Elementos ou pelas substncias mais simples que h na matria31.

Para dizer a verdade, a sugesto de Arnauld, como vimos, no tinha sido provocada pela comunicao da doutrina das unidades, mas pelo emprego singular feito por Leibniz da noo de forma substancial, no qual a perspiccia do velho telogo tinha reconhecido que se tratava do princpio de unidade dos corpos. Leibniz podia ento se relembrar de uma leitura ainda recente, j que foi no ano de 1685 que ele tomou conhecimento, fazendo anotaes, da traduo

28

(31) Leibniz prossegue, relembrando a argumentao habitual de seu antiatomismo: Mas, alm de que todos os corpos tm tambm partes atuais, ainda que elas no sejam destacadas umas das outras, ele no considerava que essa dureza perfeita e insupervel deveria ser miraculosa, e que efetivamente todo corpo, grande ou pequeno, tem partes destacadas entre si, que nele exercem movimentos internos, conforme ele empurrado pelos outros; caso contrrio haveria corpos impassveis: sem falar de muitas outras razes que mostram que a Matria atualmente dividida ao innito.

MICHEL FICHANT

latina do Trait du discernement de lme et du corps. Sua nota de leitura a esse respeito instrutiva32. Nela, Leibniz coloca em evidncia a maneira como Cordemoy distingue, em oposio ao hbito de confundi-los, a matria e os corpos: a matria no uma substncia, o corpo . A matria , antes, uma reunio de corpos, dos quais cada um uma substncia idntica e nica, que no pode, portanto, ser dividida, nem mudar de gura, nem ser penetrada; pois nenhuma substncia pode ser dividida em si mesma. Eis, portanto, o cerne do cartesianismo de Cordemoy, tal como resumido por Leibniz:
Um corpo no pode ter partes, mas a matria sim. A idia da substncia extensa absolutamente clara, mas ela erradamente confundida com as percepes da matria. Nem tudo o que extenso divisvel. preciso considerar as coisas no como elas aparecem, mas como elas so; no h extenso na matria seno porque cada corpo do qual ela constituda dela dotado, e a massa , portanto, divisvel porque ela composta de partes que so substncias diversas33.

volume 10 nmero 2 2006

As poucas observaes crticas que Leibniz distribui ao longo de sua leitura comportam de incio um tema bem conhecido: Cordemoy enganou-se em no ter reconhecido que h na substncia corporal, alm da extenso, algo mais do qual procede efetivamente a noo mesma de substncia, que a mera extenso no pode fornecer. E a potncia ou virtude de agir e de padecer, segundo o axioma universalmente acatado de que as aes so feitos das substncias (actiones sunt suppositorum)34. Todavia, para alm da invocao enganadora da clareza da idia, uma conciliao possvel:

(32) A traduo latina De Corporis et Mentis disctinctione foi publicada em Genebra em 1679. A nota de leitura de Leibniz gura em A VI, 4B, 1797-1800 (ela j foi publicada, com uma traduo francesa, em Gerauld de Cordemoy, uvres philosophiques, ed. por P. Clair e F. Girbal, Paris, PUF, 1968, pp. 362-364). (33) Ak VI, 4B, 1798. (34) Ak VI, 4B, p. 1799.

29

A CONSTITUIO DO CONCEITO DE MNADA

volume 10 nmero 2 2006

notvel que tanto os cartesianos comuns, que tomam tudo o que extenso por divisvel, quanto o semi-gassendista Cordemoy, que estima que toda substncia indivisvel e verdadeiramente una, fazem apelo s idias. Talvez um e outro possam concordar com minha opinio, se efetivamente todos os corpos orgnicos so animados e se todos os corpos so ou orgnicos ou colees de corpos orgnicos; toda massa ento divisvel, mas a prpria substncia no pode ser dividida, nem se extinguir []. O eminente autor viu a verdade confusamente e envolta em uma nuvem, mas no pde demonstr-la com exatido (ibid, 1798)35.

Cordemoy, portanto, tinha visto bem que a substncia requer uma verdadeira unidade 36, mas se havia enganado ao atribuir essa unidade ao elemento intrinsecamente contraditrio de um corpo que ainda seria algo de extenso mesmo sendo indivisvel. A unidade verdadeira exige uma indivisibilidade absoluta que implica rigorosamente a ausncia de partes e, portanto, de qualquer extenso. Se se quer fornecer correspondentes somente para o sentido exato da denominao de tomo, quer dizer, de um elemento verdadeiramente indivisvel, eles no podem jamais se encontrar em algo de corporal, ou, mais geralmente, de material: eles so portanto essencialmente tomos formais, segundo a expresso utilizada no Sistema Novo 37. Dissiparemos a nuvem que impediu Cordemoy de reconhecer toda a verdade deslocando seu argumento do material ao formal, desmaterializando os tomos, e situando-os em formas que podem bem ento ser ainda chamadas substanciais, mas que em breve sero melhor denominadas mnadas.

30

(35) Leibniz lembra-se dessa frmula ao escrever a Arnauld: Parece que o Sr. Cordemoy tinha reconhecido algo da verdade, mas ele ainda no tinha visto em que consiste a verdadeira noo de uma substncia. A est tambm a chave dos mais importantes conhecimentos (GP II, p. 78). (36) GP II, p. 96. (37) GP IV, p. 479 (texto de nota da verso publicada do Sistema Novo, antes das correes feitas por Leibniz sobre uma cpia do artigo).

MICHEL FICHANT

Doravante se falar, portanto, igualmente de verdadeiros tomos (opostos ento a tomos materiais)38, ou de tomos de substncia39 (o que em si resulta um pleonasmo se a substncia consiste na unidade indivisvel). E a indestrutibilidade dos falsos tomos de uma m fsica torna tanto mais aceitvel aquela das verdadeiras substncias da boa metafsica: No vejo de modo algum por que haveria menos inconveniente em fazer durar os tomos de Epicuro ou de Gassendi do que fazer subsistir todas as substncias verdadeiramente simples e indivisveis, que so os nicos e verdadeiros tomos da natureza (Teodicia, 89). B. DINAMISMO METAFSICO As correspondncias que precedem a publicao do Sistema Novo e do Specimen dinamicum atestam a amplitude do esforo realizado por Leibniz para garantir credibilidade ao mesmo tempo aos teoremas de sua nova cincia da potncia e da ao e capacidade de seus conceitos de tornar inteligvel a noo de substncia. A noo da fora, tal como Leibniz a havia constitudo a partir de 1678 sobre o terreno do estabelecimento das leis da natureza ao exprimi-la na frmula mv2, havia fornecido o motivo primeiro da reabilitao das formas substanciais. Doravante, e para nos restringirmos aqui ao essencial, a mesma noo da fora aparece como um meio de unicao terica, sem deixar de preservar a especicidade ontolgica dos nveis da realidade fenomenal e substancial. A fora, tal como ela se expe na produo do movimento e que se mede por mv2 a partir de seus efeitos, e notadamente a partir da comunicao aparente do movimento nos choques, chamada doravante fora derivativa. Ela diz respeito ao fenmeno. Correlativamente acha-se introduzido um novo emprego do conceito, pela designao de uma fora primitiva,

volume 10 nmero 2 2006

(38) GP IV, p. 527 (Extrait du Dictionnaire de M. Bayle article Rorarius [] de lEdition de lan 1702 avec mes remarques). (39) GP IV, p. 478 (Sistema Novo, texto da verso revisada por Leibniz aps a publicao), p. 482 (Sistema Novo), p. 561 (Rponses aux rexions contenues dans la seconde dition du Dictionnaire critique de M. Bayle, article Rorarius, sur le Systme de lHarmonie prtablie), e p. 511 (De ipsa natura).

31

A CONSTITUIO DO CONCEITO DE MNADA

volume 10 nmero 2 2006

atributo da substncia, que como tal no diz mais respeito extenso e ao movimento, mas consiste na perceo e na apetio, que faz passar de uma percepo a uma outra. Assim deve se achar suspensa, ao menos em parte, a ambigidade que atingia a aproximao entre forma e fora, tal como ela tinha sido avanada no artigo XX do Discurso de metafsica. a fora primitiva que herda funes e caracteres da forma substancial reabilitada, cuja eliminao do plano dos fenmenos pode ento ser plenamente assumida, ao passo que as foras derivativas atuam exclusivamente nesse plano40. Resta que, para que haja algo de real, e no de meramente imaginrio, nos fenmenos, preciso que aqum do jogo das trocas cinticas aparentes regidas pela conservao das foras derivativas, haja realidades substanciais. Ora, pela forma, elas so pensadas como anlogas ao Eu, quer dizer, como suscetveis de percepo, no sentido largo que Leibniz confere a esse termo, de representao que exprime o universo na unidade do percipiente41. Nesse sentido, a forma bem pode ser dita ainda uma fora (primitiva), no sentido de que a fora designa em geral o estado presente que tende por si mesmo a seu conseqente, se nada o impede42, e esse estado pode ser tanto o estado instantneo de movimento
(40) Eu remeto as foras derivativas aos fenmenos, mas acho que manifesto que as foras primitivas no podem ser nada alm de tendncias internas das substncias simples, pelas quais elas passam de percepo em percepo segundo uma lei determinada de sua natureza (GP II, p. 275 Carta a de Volder, 1704?). (41) Por Fora primitiva eu entendo o Princpio de Ao, do qual as foras mutveis no so seno as modicaes. [] A idia positiva dessa substncia simples ou Fora primitiva completamente encontrada, visto que ela deve sempre ter em si um progresso regulado de percepes, segundo a Analogia que ela deve ter com nossa alma (GP III, p. 356 a Lady Marsham, vero de 1704). (42) Como diz, antes de reiter-lo inmeras vezes, e na seqncia do artigo Sur la Rforme de la philosophie premire de 1694 (GP IV, 469), o primeiro esboo do Sistema Novo: Pela Fora ou Potncia, no entendo o poder ou a simples faculdade que no seno uma possibilidade prxima de agir, e que, sendo como que morta, no produz jamais uma ao sem ser excitada de fora, mas entendo um meio entre o poder e a ao, que envolve um esforo, um ato, uma entelquia, pois a fora passa de si prpria ao enquanto nada a impede (GP IV, p. 472). Dentre as passagens em que Leibniz reitera isso, leia-se o 87 da Thodice, comentrio do conceito aristotlico de entelquia (ver nota 45).

32

MICHEL FICHANT

quanto um estado representativo ou uma percepo. Assim como a fora, causa do movimento nos corpos, se mede por seu estado futuro, assim tambm toda percepo presente envolve a passagem a uma nova percepo, que Leibniz denominar apetio. Essa passagem permite ainda reconhecer na unidade da substncia algo de vital43. O benefcio de clareza conceitual que Leibniz estima ter alcanado por essa nova anlise da signicao da fora o incita, aps a reabilitao das formas substanciais, a retomar por sua prpria conta a noo aristotlica de entelquia:
Aristteles chama-as [as formas substanciais] de entelquias primeiras; eu chamo-as, talvez mais inteligivelmente, de foras primitivas, as quais no contm somente o ato ou o complemento da possibilidade, mas ainda uma atividade original44.

volume 10 nmero 2 2006

A fora primitiva no , portanto, nada alm do nome mais inteligvel do que Aristteles designava ao denir a alma como a entelquia primeira de um corpo natural organizado45. Assim desdobrado, o conceito de fora permite pensar a uma s vez a distino e a juno dos dois nveis da realidade substancial e dos fenmenos que da resultam46.
(43) GP IV, p. 483. (44) GP IV, p. 479. 45 A frmula de Aristteles encontra-se no De Anima, II, 1, 412b5. Leibniz a menciona em uma carta a Pelisson de julho de 1691 (A I, 6, p.227), e ele justica-se por isso na carta ao mesmo de 23 de outubro (A I, 7, p. 196). Sobre essa reabilitao, cf. Andr Robinet, Architectonique disjonctive, op. cit., pp. 61-72. (46) Sobre essa dupla constituio do conceito de fora, ver Specimen dinamicum, GM VI, p. 236: A fora ativa dupla [], a saber, como primitiva, que reside em toda substncia corporal por si [], ou derivativa, que se exerce como que por uma limitao da primitiva, resultando do conito dos corpos entre si. E a primitiva (que no nada alm da entelquia primeira) corresponde alma ou forma substancial. nesse sentido que Leibniz diz admitir por toda parte nos corpos um princpio ativo superior s noes materiais, e por assim dizer vital (ibid., p. 242). Em um primeiro momento, a fora primitiva, identicada entelquia, retoma as caractersticas da forma substancial reabilitada. O dispositivo ser precisado quando a fora primitiva for reconhecida como constituti-

33

A CONSTITUIO DO CONCEITO DE MNADA

volume 10 nmero 2 2006

C. O IDEAL E O ATUAL At um certo ponto, as noes matemticas, precisamente por seu carter de idealidade e de no-materialidade, podem servir de guia para pensar esses tomos de um novo gnero que so as substncias simples, seja sob o modelo da unidade aritmtica, princpio de todo nmero considerado como uma multiplicidade determinada, seja sob aquele do ponto, que propriamente inextenso e sem partes. Mas at um certo ponto apenas: com efeito, uma ambigidade intrnseca do conceito de mnada pode se observar a partir da distoro das duas analogias matemticas que sustentam sua constituio: aquela da unidade e aquela do ponto. Os compostos so agregados ou multiplicidades, e, enquanto tais, so, como a multiplicidade constitutiva do nmero inteiro, feitos de unidades: Mas no h substncias l onde no h substncia, no mais que no h nmeros se no h unidades47; ou ainda: L onde h vrios ou a multiplicidade, preciso que haja tambm unidades, pois a multiplicidade ou o nmero composto de unidades48. Cada agregado rene assim vrias mnadas. Um corpo, enquanto considerado como uma massa extensa concreta, um tal agregado, e , portanto, correlacionado a uma pluralidade de mnadas, que so as unidades das quais derivada

34

va das unidades de substncias, ou substncias simples (cf. infra). A explicitao mais clara talvez aquela da carta a de Volder de 1705, na resposta acusao de substituir as coisas por foras, e as foras, por percepes, e assim reduzir os corpos a vises: Eu no suprimo o corpo, mas o reconduzo ao que ele , pois mostro que a massa corporal, que se cr possuir algo mais que as substncias simples, no substncia, mas fenmeno resultante das substncias simples, nicas que tm a unidade e a realidade absoluta. Eu remeto as foras derivativas aos fenmenos, mas sou da opinio de que claro que as foras primitivas outra coisa no podem ser que tendncias internas das substncias simples, pelas quais elas passam segundo uma lei determinada da sua natureza de percepo em percepo, e conspiram simultaneamente entre si, referindo-se aos mesmos fenmenos do universo segundo disposies diversas, o que procede necessariamente da causa comum (GP II, p. 275). (47) Discusso com Fardella, Ak, VI, 4. (48) Carta a Sophie, GP VII, p. 557.

MICHEL FICHANT

sua realidade fenomenal. Contudo, a diviso ao innito do agregado marca o limite da analogia com a composio do nmero inteiro. Pela razo mesma desse envolvimento do innito, no pode haver homogeneidade entre as unidades e o que elas compem. Ao passo que a unidade aritmtica homognea ao nmero (nito) que ela constitui por sua repetio, as mnadas no so partes do agregado no qual elas entram. Elas a esto antes como as fraes esto na unidade, ou como os pontos esto na linha. Ora, a unidade no composta das fraes: se verdade nas coisas numeradas que 1/2 + 1/2 = 1/4 + 1/4 + 1/2 = = 1, com relao ao nmero abstrato, a unidade anterior s fraes que no se obtm seno por suas subdivises. Tampouco uma linha pode ser considerada, segundo Leibniz, como um conjunto de pontos. Mas, a seu turno, a analogia com a composio do contnuo encontra tambm um limite: a divisibilidade da linha, como a da unidade aritmtica, ideal, e cada diviso atual que se pode a operar ser sempre arbitrria; um mesmo segmento pode ser dividido ao innito em metades, em teros, ou consoante qualquer associao arbitrariamente complicada, variada em cada etapa, dos fatores da diviso. As partes so dadas apenas por essas operaes de diviso efetuadas sobre a unidade prvia do segmento. Os pontos compreendidos no segmento so designados a cada vez como as extremidades dos segmentos parciais obtidos (um ponto ser determinado, por exemplo, pela diviso de um segmento em dois sub-segmentos conexos que ele marca de uma parte e de outra). No ideal, o todo anterior s partes. Em contrapartida, a diviso innita de um agregado real atual e determinada; nas realidades, as partes precedem o todo ou os elementos so anteriores ao agregado49. Assim, a distino corretamente dominada da composio atual dos agregados a partir de suas unidades reais e da composio ideal das entidades matemticas permite tambm resolver as contradies que nos extraviaram no labirinto do contnuo:

volume 10 nmero 2 2006

(49) A anlise que precede inspira-se principalmente no texto decisivo, que Leibniz escreveu em resposta s Objees de Simon Foucher sobre o Sistema Novo, e por isso mesmo em comentrio direto deste (GP IV, pp. 491-492).

35

A CONSTITUIO DO CONCEITO DE MNADA

volume 10 nmero 2 2006

Nos Atuais, h apenas a Quantidade discreta, quer dizer, a multiplicidade das mnadas ou substncias simples, mas maior que todo nmero, em cada agregado sensvel ou correspondente aos fenmenos. Mas a Quantidade contnua algo de ideal, que diz respeito aos possveis, ou aos atuais considerados como possveis. Pois o Contnuo envolve partes, ao passo que no h, contudo, nada de indenido nos atuais, nos quais, com efeito, toda diviso que pode ser feita efetiva. As coisas atuais so compostas como o nmero composto das unidades, as coisas ideais, como o nmero composto de fraes: as partes esto em ato no todo real, mas no no todo ideal. Mas ao confundir as coisas ideais com as substncias reais, a ponto de procurarmos partes atuais na ordem dos possveis e partes indeterminadas no agregado dos atuais, ns mesmos introduzimos contradies inextricveis no labirinto do contnuo50.

Contudo, o esquema assim dado da composio das coisas atuais, por oposio ordem das idealidades, no basta para determinar seu contedo real. preciso fazer intervir a a especicidade que faz dos agregados de mnadas corpos orgnicos. D. VIDA E ORGANISMO de resto o que enuncia explicitamente Leibniz, to logo formulada essa oposio:
Mas nas realidades em que entram apenas divises feitas atualmente, o todo no seno um resultado ou reunio, como um rebanho de carneiros; verdade que o nmero das substncias simples que entram em uma massa, por menor que ela seja, innito, visto que, alm da alma que faz a unidade real do animal, o corpo do carneiro (por exemplo) subdividido atualmente, quer dizer que ele ainda uma reunio de animais ou de plantas invisveis, compostas da mesma maneira, alm do que faz tambm sua unidade real; e ainda que isso v ao innito, manifesto que ao m e ao cabo

36

(50) Carta a de Volder de 19 de julho de 1706 (GP II, p. 282. Texto similar encontra-se em uma carta a Des Bosses de 31 de julho de 1709 (GP II, p. 379).

MICHEL FICHANT

tudo remonta a essas unidades, o resto ou os resultados no sendo seno fenmenos bem fundados51.

At o presente, cada agregado foi remetido pluralidade innita das mnadas que ele pressupe como seus requisitos imediatos, e no propriamente como suas partes. Mas se esse agregado ele prprio considerado como uma unidade que no apenas nominal, como o aquela de um monte de pedras ou de um exrcito, preciso que ele seja correlacionado a uma nica mnada que como que o foco de sua unidade. Tal deve ser o caso se h substncias corporais. Um tal foco de unidade aquilo de que fazemos em ns mesmos a experincia no que chamamos eu, na unidade simples e indivisvel que envolve todo pensamento ou toda percepo. Nisso, do mesmo modo como a analogia do Eu justicava a clareza do conceito de forma substancial, h sempre uma via de acesso egolgica mnada. Por toda parte em que h corpos orgnicos, cuja unidade no de simples justaposio, algo de anlogo responde a essa funo de unicidade. Nessa funo, a mnada retoma a seu encargo as justicaes que tinham sustentado a reabilitao das formas substanciais. Da que Leibniz associe indiferentemente as duas denominaes. Assim, o mesmo corpo pode sustentar simultaneamente duas referncias distintas esfera mondica: enquanto multiplicidade, ele remete s unidades plurais que ele requer, e enquanto substancial ou orgnico, ele refere nica mnada que como que sua forma, ou que constitui sua entelquia primitiva. Por um derradeiro contragolpe, as mnadas designadas pela primeira remisso so elas prprias consideradas como formas substanciais ou como entelquias, o que supe que elas sejam tambm, no seu prprio nvel, correlacionadas a uma matria segunda que elas informam e animam. Dentre os numerosos textos em que essa estrutura complexa da composio mondica explicitada por Leibniz, reteremos dois, que convm citar bem longa-

volume 10 nmero 2 2006

(51) GP IV, p. 479.

37

A CONSTITUIO DO CONCEITO DE MNADA

volume 10 nmero 2 2006

mente para da retirar a substncia. O primeiro, escrito por Leibniz em francs, encontra-se em uma carta de 1699 a Thomas Burnett:
Nos corpos eu distingo a substncia corporal da matria, e distingo a matria primeira da segunda. A matria segunda um agregado ou composto de vrias substncias corporais, como um rebanho composto de vrios animais. Mas cada animal e cada planta tambm uma substncia corporal, tendo em si o princpio da unidade, que faz com que seja verdadeiramente uma substncia e no um agregado. E esse princpio de unidade o que se chama Alma ou ento algo que tem analogia com a alma. Mas, alm do princpio da unidade, a substncia corporal tem sua massa ou matria segunda, que ainda um agregado de outras substncias corporais menores, e isso vai ao innito. Contudo, a matria primitiva ou a matria tomada em si mesma o que concebemos nos corpos, uma vez deixados de lado todos os princpios da unidade, quer dizer, o que h de passivo, de onde nascem duas qualidades: resistentia e restitantia vel inertia. Quer dizer que um corpo no se deixa penetrar e cede, antes, a um outro, mas no cede sem diculdade e sem enfraquecer o movimento total daquele que o impele. Assim, pode-se dizer que a matria nela mesma, alm da extenso, envolve uma Potncia passiva primitiva. Mas o princpio da unidade contm a potncia ativa primitiva, ou a fora primitiva, a qual no se perde jamais, e persevera sempre em uma ordem exata de suas modicaes internas que representam aquelas de fora52.

Trata-se de estabelecer de uma s vez a realidade de uma verdadeira substncia corporal, e, de outra parte, sua irredutibilidade matria (e a fortiori, extenso qual Descartes identicava a matria). Partamos do que dado pelos fenmenos: uma substncia corporal A (este corpo que se apresenta percepo como algo de uno) manifesta-se inicialmente pela matria dita segunda, por ser um resultado no qual uma multiplicidade de substncias corporais x, y, z, etc., encontram-se reunidas ou agregadas. A mesma estruturao se reproduzir, portanto, para cada uma das substncias x, y, z que entram no agregado, e isso ao innito. Mas essa massa ou matria segunda de A, se se trata de uma verdadeira

38

(52) GP III, p. 260.

MICHEL FICHANT

substncia, e no de um simples fenmeno como um arco-ris, deve possuir um princpio interno de unidade, anlogo alma, constitudo pela potncia ou fora ativa primitiva. Novamente, cada princpio de unidade prprio a x, y, z tambm uma das unidades cuja multiplicidade faz o agregado53. Suponhamos que deixe de lado, por uma operao mental, todos os princpios de unidades, quer dizer, todas as foras primitivas ou entelquias que intervm em todos os nveis de organizao da substncia corporal: restar a abstrao da matria primeira, despida de quaquer forma, mas no de qualquer potncia ou fora, visto que, por detrs da negao ou do ato de deixar de lado que permite obt-la, restam os caracteres positivos da impenetrabilidade e da resistncia, potncia ou fora passiva primitiva. O segundo documento que queremos mencionar parte no mais da diviso nocional da matria em matria primeira e matria segunda, mas da dualidade que separa a mnada preeminente das mnadas subordinadas, segundo o mesmo jogo de passagem do singular ao plural:
Se se toma a massa por um agregado contendo vrias substncias, poder-se- contudo conceber nela uma substncia una preeminente, quer dizer, algo de animado por uma entelquia primeira54. Alm disso, na Mnada ou substncia simples completa, uno Entelquia somente a fora passiva primitiva referida a toda a massa do corpo orgnico, do qual as outras mnadas subordinadas situadas nos rgos no constituem partes, mas so contudo imediatamente requeridas por ele, e concorrem com a Mnada primeira para a substncia corporal orgnica, seja ela animal ou planta. Distingo portanto: (1) a Entelquia primitiva ou alma, (2) a Matria no sentido de primeira ou potncia passiva primitiva, (3) a Mnada completada por aquelas duas, (4) a Massa ou matria segunda, quer dizer a Mquina orgnica, para a qual concorrem

volume 10 nmero 2 2006

(53) Donde a questo de Sophie: como se pode colocar a unidade no plural e dizer as unidades? (54) Traduzimos o mais literalmente o texto dado por Gehrardt, ainda que ele parea mal estabelecido: l-se seu entelechia primaria animatum, e preferiramos entelechia primaria animatam, que permitiria traduzir mais simplesmente uma substncia una preeminente, quer dizer, animada por uma entelquia primeira (N. do A.).

39

A CONSTITUIO DO CONCEITO DE MNADA

volume 10 nmero 2 2006

inmeras Mnadas subordinadas, (5) o Animal ou substncia corporal, que a Mnada dominante na Mquina torna Una55.

Retenhamos a clareza enumerativa pela qual Leibniz rene aqui os elementos completos do quadro monadolgico e explicita atravs disso o que o texto precedentemente citado expunha de maneira mais cursiva56. A reunio da entelquia ou fora ativa primitiva e da matria primeira ou potncia passiva primitiva constitui propriamente a mnada. Mas a multiplicidade, maior que todo nmero, das mnadas, faz a matria segunda da mquina orgnica, que, sob a dominao da mnada preeminente, faz o animal. O duplo emprego, plural e singular, da noo de mnada, relativamente ao mesmo corpo, poderia sugerir uma dualidade de signicao, instaurando um novo desequilbrio ou uma nova dicotomia ontolgica. Mas Leibniz rene as duas vertentes funcionais da mnada pela teoria do que ele chama mnada dominante ou central: as mnadas de um corpo A, que fundam sua realidade derivada de composto, so hierarquicamente subordinadas mnada dominante de A, que faz sua unidade de composio. Essa relao hierrquica requer duas precises: ela absolutamente universal e puramente ideal. Universal no sentido de que se encontra por toda parte em todos os graus de resoluo da matria segunda:
No h nenhuma Alma ou Entelquia que no seja dominante com respeito a uma innidade de outras que entram em seus rgos, e a alma no est jamais sem algum corpo orgnico conveniente a seu estado presente57.

40

(55) Carta a de Volder, 1703 GP II, p. 252. (56) Reportemo-nos tambm aos Principes de la Nature et de la grce, 3 (que emprega a apelao de mnada central), e, mais sumariamente, Monadologia, 70. (57) GP IV, p. 564.

MICHEL FICHANT

Mas essa dominao no implica nenhuma diminuio de existncia da parte das mnadas subordinadas: a hierarquia no se exerce por nenhum comrcio que restauraria as iluses da interao causal transitiva entre substncias. Trata-se sempre de correlaes ideais fundadas sobre as perfeies de cada uma das mnadas, cuja variedade corresponde a seus graus de expresso ou de percepo mais ou menos distinta, ao qual corresponde a maior ou menor complexidade do corpo orgnico:
A dominao e a subordinao, para as mnadas, consiste somente em graus de perfeio58.

volume 10 nmero 2 2006

A mnada assegura assim dois modos de integrao: como mnada dominante ou central, ela confere por assim dizer de cima a unidade do agregado ou do composto e lhe d a realidade de uma substncia corporal, em um corpo orgnico. Ao mesmo tempo, o prprio agregado haure sua realidade derivada da multiplicidade somente de baixo, das mnadas que so suas unidades constitutivas. A idia de uma hierarquia em que a mnada unicadora da substncia corporal subordina sob si as mnadas implicadas no agregado vem aqui resolver a tenso entre essas duas funes, unicadora e realizadora, do mesmo conceito de mnada. Concebe-se desde ento que a universalidade da extenso da mnada faa reconhecer por toda parte vida e viventes. A vida, no sentido em que Leibniz a entende, consiste na percepo e no apetite, ela princpio perceptivo59; um ser vivo dotado de percepo60. H vida e percepo por toda parte61, e, portanto, visto que no h percepo sem rgos [], tudo pleno de corpos orgnicos62. Assim,
(58) Carta a des Bosses, 16 de junho de 1712 GP II, p. 451. (59) Segundo a denio dada na carta a R. Chr. Wagner de 4 de junho de 1710 GP VII, p. 530. (60) Cada ser vivo ou dotado de percepo permanecer sempre como tal, e guardar sempre rgos proporcionados (a Sophie-Charlotte, 8 de maio de 1704 GP III, p. 344). (61) Ibid., p. 343. (62) Carta a Hartsoecker, 7 de dezembro de 1711 (GP III, p. 529).

41

A CONSTITUIO DO CONCEITO DE MNADA

volume 10 nmero 2 2006

se h na Natureza outros corpos orgnicos vivos alm daqueles dos animais, como h bem a aparncia, e como as plantas nos parecem fornecer um exemplo, esses corpos tambm tero suas substncias simples ou Mnadas, que lhes daro vida, quer dizer, a percepo e o apetite, ainda que no seja necessrio que essa percepo seja uma sensao63.

O carter de universalidade das mnadas como elementos ltimos do mundo delas faz algo totalmente diverso das substncias individuais no sentido do Discurso: destas no se dir que eram os elementos do mundo (ou os tomos da natureza). Do ponto de vista monadolgico, a noo completa da substncia individual que Csar ou Alexandre substituda por um complexo orgnico, em que uma multiplicidade innita de mnadas subordinada a uma mnada dominante que faz dela a entelquia ou fora primitiva. assim por toda parte, desde sempre e para sempre, segundo a universalidade dos lugares bem como dos tempos:
Desde o comeo do mundo, e por todo o tempo por vir, sempre e ser exatamente como aqui e exatamente como agora no fundo das coisas, no apenas com respeito aos diferentes seres, mas ainda com respeito a um Ser comparado consigo mesmo. Quer dizer que cada Ser vivo ou dotado de percepo assim permanecer sempre, e guardar sempre rgos proporcionados. A percepo, bem como a matria, sendo universais segundo os lugares, o sero tambm segundo os tempos, quer dizer, no somente cada substncia ter percepo e rgos, mas ainda ela os ter sempre. Falo aqui de uma substncia, mas no de uma simples reunio de substncias, como poderia ser um rebanho de animais ou um viveiro cheio de peixes, em que basta que as ovelhas e os peixes tenham percepo e rgos, ainda que seja preciso julgar que no intervalo, como na gua do viveiro entre os peixes, haver ainda outras coisas vivas, mas menores, e ser sempre assim sem nenhum vazio64.

Nesse viveiro cheio de peixes que doravante o universo, e que ainda cada uma de suas partes ao innito, os Espritos conservam sem dvida a indi-

42

(63) Carta a des Maizeaux (GP VII, p. 535). (64) Carta a Sophie-Charlotte de 8 de maio de 1704 GP III, p. 344.

MICHEL FICHANT

vidualidade eminente que lhes concedia o enfoque teolgico do Discurso de metafsica. Mas, como observava profundamente Baruzi, Leibniz procedeu a uma crescente introduo do ponto de vista csmico, fazendo atenuar mais e mais a maneira como ele entendia por volta de 1685 a preeminncia dos espritos65. Esta se distingue doravante sobre o imenso rudo de fundo da natureza em que a vida e o organismo so omnipresentes:
Assim, no h nada de no cultivado, de estril, de morto no universo, nenhum caos, nenhuma confuso, seno em aparncia; mais ou menos como pareceria em um lago a uma distncia da qual se veria um movimento confuso e um farfalhar, por assim dizer, de peixes do lago, sem discernir os prprios peixes66.

volume 10 nmero 2 2006

Traduo de Vivianne de Casilho Moreira Reviso de Marcos Andr Gleizer

RESUMO O artigo examina a constituio do conceito leibniziano de mnada segundo dois aspectos conexos: o aspecto da constituio gentica e o da constituio sistemtica. O primeiro investiga a formao do conceito de mnada mostrando como ele resulta de um trabalho complexo sobre a questo da realidade substancial dos corpos. O segundo, por sua vez, examina a consistncia do conceito no corpo doutrinal, considerando a complexidade e as diculdades resultantes do fato da mnada ser, simultaneamente, um tomo formal, o sujeito de uma fora, uma realidade pensada por analogia e oposio com a idealidade matemtica do ponto e da unidade, e uma vida. Palavras-chave: Mnada, Forma substancial, Unidade, tomo formal, Idealidade matemtica, Fora

(65) Du Discours de mtaphysique la Thodice, Revue Philosophique de la France et de ltranger, CXXXVI (1946), p. 404. (66) Monadologia, 69.

43

A CONSTITUIO DO CONCEITO DE MNADA

volume 10 nmero 2 2006

ABSTRACT This paper examines the constitution of Leibnizs concept of monad according to two connected aspects: the genetic and the systematic. The rst aspect investigates the development of the concept showing how it results from a complex work on the issue concerning the substantial reality of bodies. The second aspect, in its turn, examines the concepts consistency in the doctrine, considering the complexity and the difculties that result from the fact that the monad is, simultaneously, a formal atom, the subject of a force, a reality thought by analogy and opposition to the mathematical idealities of point and unity, and a life. Keywords: Monad, Substantial form, Unity, Formal atom, Mathematical ideality, Force

Recebido em 04/2006 Aprovado em 07/2006

44

You might also like