You are on page 1of 6

V SBQEE

Seminrio Brasileiro sobre Qualidade da Energia Eltrica 17 a 20 de Agosto de 2003 Aracaju Sergipe Brasil

Cdigo: AJU 03 118 Tpico: Modelagens e Simulaes

FLUXO DE CARGA HARMNICO TRIFSICO VIA MTODO SOMATRIO DE CORRENTE


Maria Emlia de Lima Tostes* Carminda Clia Moura de Moura Ubiratan Holanda Bezerra

Rogrio Diogne de Souza e Silva

Tadeu da Mata Medeiros Branco

Universidade Federal do Par Centro Tecnolgico

RESUMO Apresenta-se neste artigo o desenvolvimento de um algoritmo de fluxo de carga harmnico baseado no mtodo somatrio de correntes, utilizando uma modelagem trifsica para a representao dos elementos da rede eltrica. A metodologia proposta adequada para redes de distribuio radiais e incorpora a representao de barras do tipo P-V no clculo do fluxo de carga fundamental, tornando o algoritmo apropriado para a representao de gerao distribuda inserida nas redes de distribuio. As cargas so representadas por fontes de correntes, tanto na componente fundamental como nas componentes harmnicas. Resultados preliminares da aplicao dessa metodologia so apresentados, comentando-se os aspectos envolvidos. PALAVRAS-CHAVE Fluxo de Carga Harmnico; Distoro Harmnica de Tenso; Mtodo Somatrio de Corrente; Qualidade de Energia. 1.0 - INTRODUO Quando um sistema eltrico fica submetido a injees harmnicas, necessrio avaliar o seu comportamento nas freqncias harmnicas presentes, uma vez que o aparecimento de distores nas ondas de tenso e corrente provoca efeitos indesejveis, tais como perdas ativas /reativas adicionais, sobreaquecimento em mquinas e bancos de capacitores, interferncia

na operao de equipamentos de controle e nas comunicaes, entre outros. Alm destes aspectos, a penetrao de freqncias harmnicas na rede de distribuio pode determinar graves problemas em pontos bastante distantes das fontes de harmnicos, devido ocorrncia de ressonncias, que dependem da configurao momentnea do sistema. Hoje as empresas concessionrias de distribuio de energia eltrica precisam de uma ferramenta que possa avaliar o comportamento do sistema em operao, frente existncia e o crescimento constante de cargas no-lineares nas redes de distribuio. Tambm deve-se desenvolver metodologias adequadas para a representao da gerao distribuda ligada s redes de distribuio, o que hoje representa uma componente importante nos sistemas de energia eltrica. Visando contribuir nesta direo, o presente trabalho prope a formulao de um algoritmo de fluxo de carga trifsico para redes de distribuio, levando em considerao a representao de barras P-V, atravs do mtodo somatrio de correntes. Este mtodo foi escolhido por ser adequado para o tratamento das cargas harmnicas, que via de regra so representadas por fontes de correntes harmnicas. Para a implementao do algoritmo de fluxo de carga harmnico faz-se necessrio o uso de modelos trifsicos adequados para reproduzir o

* Tv. 14 de maro, 1320/801 - CEP 66055-490 - Belm - PA - BRASIL Tel.: +55 (91) 212-2653 / 9112-2663 - FAX: +55 (91) 211-1608 - E-mail: tostes@ufpa.br

98

comportamento dos elementos da rede eltrica frente s diversas freqncias harmnicas, caractersticas dos sistemas de distribuio [2], [3] e [4], as quais so freqncias tipicamente de ordens baixas como 3a, 5a, 7a, 11a e etc.. 2.0 - MODELOS EQUACIONAMENTO UTILIZADOS NO

considerando correes do valor da resistncia freqncia fundamental r1 como sugerido em [2] e [6], dado pelas expresses 1 e 2:

0,646h 2 rh = r1 (1 + ( )) para linhas (1) 192 + 0,518h 2 rh = r1 (1,187 + 0,532 h )


para cabos (2)

A gerao de distores harmnicas constitui-se um fenmeno no linear complexo, desequilibrado por fase, que por si s exige uma modelagem trifsica para a rede eltrica e cargas. Portanto os elementos tradicionais como linhas, cabos, transformadores, bancos de capacitores/reatores podem ter seus modelos trifsicos como segue: 2.1 Modelos de Linhas e Cabos Linhas e cabos, em estudos envolvendo freqncias harmnicas, devem ser representados por um modelo por fase, contendo uma impedncia srie e uma admitncia shunt variveis com a freqncia como mostrado esquematicamente na figura 1.
i
(a,b,c)h (a,b,c)h

onde: r1 - resistncia freqncia fundamental; rh - resistncia freqncia harmnica de ordem h. Indutncias (reatncias) mtuas so consideradas entre as fases, na freqncia fundamental.
2.2 Modelos de Transformadores

O transformador em fase representado por um circuito para cada fase, na freqncia fundamental, e nas freqncias harmnicas, como ilustrado na figura 2.
i
(a,b,c)h

j pyT
(a,b,c)h

(a,b,c)h

(a,b,c)h

p(1-p)yT (y/2)
(a,b,c)h

(a,b,c)h

(1-p)yT

(a,b,c)h

(y/2)

(a,b,c)h

Figura 2 - Representao trifsica transformador em fase Figura 1-Representao esquemtica do modelo trifsico para linhas e cabos

Onde: p Posio do tape;

Na figura 1 tem-se que:

( a ,b , c ) h

,j

( a ,b , c ) h

- representao trifsica para os

ns i e j, nas freqncias harmnicas h ;

yT(a,b,c)h admitncias de disperso das fases a, b, c nas freqncias harmnicas h, sendo calculada como na equao 3 [6]:

z ( a ,b ,c ) h = r ( a ,b ,c ) + jhxl

( a ,b , c ) h

- impedncias srie

y t( a ,b ,c ) h =
onde:

1 r
( a ,b , c )

para as fases a,b e c na freqncia harmnica

h;

h + jx

( a ,b , c ) t

(3)

admitncias shunt para as fases a, b e c na freqncia harmnica h ; Modelos simplificados podem ser obtidos desconsiderando a condutncia shunt, a susceptncia shunt e muitas vezes a resistncia srie. Caso seja importante considerar o efeito pelicular sobre a resistncia srie, isso pode ser feito

y ( a ,b ,c ) h = g ( a ,a ,b ) + jhb ( a ,b ,c ) h -

r resistncia obtida da potncia de perdas; xt Reatncia de curto circuito do transformador.


2.3 Capacitor/Indutor shunt

So representados respectivamente por suas susceptncia e reatncia por fase, nas freqncias harmnicas, conforme ilustrado nas figuras 3(a) e 3(b).

99

Figura 3 Representao trifsica de banco de capacitores (a,b,c) (a,b,c) e XL as (3(a)) e indutores(3(b)), sendo Bc susceptncias e reatncias das fases a, b, c na freqncia fundamental.

Figura 5 Representao Trifsica Genrica de um Trecho da Rede de Distribuio

3.0 - ANLISE MULTIFSICA DE FLUXO HARMNICO DE POTNCIA PELO MTODO SOMATRIO DE CORRENTES O mtodo Somatrio de Correntes soluciona o problema de fluxo de potncia em redes radiais com a aplicao direta das leis de Kirchoff das correntes e das tenses[1]. Diferentemente dos mtodos clssicos nodais usados para redes radiais de distribuio, este algoritmo orientado por ramos divididos em camadas. A figura 4 apresenta uma rede radial tpica de distribuio com n ns e n-1 ramos. A definio de cada camada pode ser vista nesta figura pelas linhas horizontais tracejadas, e numeradas a partir da barra fonte da subestao.
Camada 1

Para um melhor entendimento da figura 5, definese: i(a,b,c) , j(a,b,c) , p(a,b,c) , q(a,b,c) - representao trifsica genrica para os ns i, j, p e q respectivamente; Iij(a,b,c)h - correntes harmnicas complexas de ordem h que circulam nas fases a, b e c dos ramos i(a,b,c)-j(a,b,c); Ij(a,b,c)h - injees de correntes harmnicas complexas de ordem h nas fases a, b e c do n trifsico j(a,b,c) ; ILj(a,b,c)h - correntes de cargas harmnicas complexas de ordem h injetadas no n trifsico j(a,b,c) ; Ishj(a,b,c)h - correntes harmnicas complexas shunt de ordem h injetadas no n trifsico j(a,b,c). Para a representao genrica mostrada na figura 5 pode-se escrever as seguintes relaes para as correntes incidentes no n: Onde: Ij(a,b,c)h = Iij(a,b,c)h + ILj(a,b,c)h + Ishj(a,b,c)h (para r(a,b,c) i(a,b,c)) (4) (5) (6) (7)

N FONTE

Camada 2
. . .

Camada i
. . .

Ij(a,b,c)h = Ijr(a,b,c)h
i j

Camada j
. . . .

Iij(a,b,c)h = (Ei(a,b,c)h - Ej(a,b,c)h) Yij(a,b,c)h Ishj(a,b,c)h = Ej(a,b,c)h Yshj(a,b,c)h

Camada n

Figura 4 Rede radial dividida em camadas.

Nas expresses (6) e (7) tem-se que: Ei(a,b,c)h , Ej(a,b,c)h - tenses nodais complexas harmnicas de ordem h nas fases a,b,c dos ns i(a,b,c) e j(a,b,c) respectivamente; Yij(a,b,c)h - admitncia srie harmnica de ordem h para as fases a,b,c do ramo trifsico i(a,b,c)-j(a,b,c) ; Yshj(a,b,c)h - admitncia shunt harmnica de ordem h conectada ao n trifsico j(a,b,c)

Para uma representao trifsica da rede eltrica, o que uma prtica recomendada para a anlise de penetrao harmnica na rede primria de distribuio, o esquema da figura 4 representado para as fases a-b-c. Acoplamentos mtuos entre as fases podem ser considerados. Tomando-se dois ns genricos i e j, e r ns ligados jusante do n j, pode-se construir a figura 5 para representar a generalizao trifsica para a deduo das relaes de tenso, corrente e potncia nas fases a-b-c da rede de distribuio, envolvendo as componentes harmnicas de ordem h, sendo h = 1, 2, 3,...[5].

As tenses harmnicas em cada fase podem ser obtidas a partir da equao (8), apresentada a seguir: Ej(a,b,c)h = Ei(a,b,c)h - Zij(a,b,c)h Iij(a,b,c)h (8)

100

Onde: Zij(a,b,c)h - impedncia harmnica de ordem h das fases a,b,c do ramo i(a,b,c)-j(a,b,c) As tenses e correntes totais resultantes das distores harmnicas podem ser calculadas, em cada ponto de interesse, pela soma fasorial de todas as respectivas componentes harmnicas, ou seja: Ij(a,b,c) = Iij(a,b,c) = Ej(a,b,c) =

3.1.1 Reconhecimento Eltrica

da

configurao

da

Rede

h =1

Ij(a,b,c)h Iij(a,b,c)h Ej(a,b,c)h

(9) (10) (11)

h =1 h =1

A cada iterao do mtodo Somtorio de Correntes, a rede em estudo inicialmente percorrida a partir dos ns terminais em direo ao n fonte efetuando-se o clculo das correntes injetadas em cada n e que circulam em cada ramo e, em seguida, a partir do n fonte em direo aos ns terminais efetuando-se os clculos das tenses nodais. Consequentemente, necessrio se estabelecer uma rotina que, antes do incio do processo iterativo, seja capaz de fazer o reconhecimento da configurao da rede e armazenar todas as informaes necessrias para que a mesma seja corretamente percorrida em ambos os sentidos, ou seja, rede acima e rede abaixo.
3.1.2 Clculo das correntes

3.1 Programa Computacional Neste tem so descritas algumas das caractersticas do programa computacional, desenvolvido na linguagem C++ builder, para anlise multifsica de fluxo harmnico em redes radiais de distribuio de energia. O fluxograma do programa, figura 6, composto por diversas rotinas, as quais efetuam tarefas de determinao da topologia da rede, clculo de correntes e tenses, avaliao da convergncia e apresentao de resultados.

Inicialmente estimam-se valores iniciais para as tenses de todas as barras, exceto para a barra fonte, cuja tenso deve ser conhecida. Aps segue-se o clculo das correntes nos ramos e as injees nos ns. Para o clculo das correntes injetadas nos ns utilizam-se as equaes 4 a 7. As cargas so representadas pelas fontes de correntes na freqncia fundamental e nas freqncias harmnicas de interesse. Nos elementos shunt, as correntes calculadas para a iterao k, so dadas pela equao (7) aqui repetida como (12): [Ishj(a,b,c)h ](k) = [Ej(a,b,c)h ](k-1) Yshj(a,b,c)h (12)

Entrada de Dados C onfigurador da Rede Clculo das corren tes nos ramos e injees nas barras Clculo das Tenses nas barras Determinao de

Partindo dos ramos conectados s barras terminais, em direo barra fonte, obtm-se as correntes nos ramos e as injees de correntes nas barras, a cada iterao k, respectivamente pelas expresses (13) e (14): [Iij(a,b,c)h ](k) = [(Ei(a,b,c)h - Ej(a,b,c)h)](k-1) Yij(a,b,c)h (13) [Ij(a,b,c)h](k) = [ Ijr(a,b,c)h](k) (para r(a,b,c) i(a,b,c))(14) A rotina para clculo das correntes injetadas nos ns e que circulam nos ramos executada consecutivamente para as fases a-b-c em cada trecho da rede eltrica no sentido rede acima para todas as freqncias de interesse. Na mesma iterao no sentido rede abaixo faz-se o clculo das tenses nodais correspondentes.
3.1.3 Clculo das tenses

P e Q
Se P (j) P e Q (j) Q S IM Resultados NO

Figura 6 Fluxograma Resumido do Programa

O clculo das tenses nodais executado em cada trecho da rede eltrica e em cada fase.

101

Aps o clculo das correntes nodais e das correntes nos ramos, as tenses nodais devem ser atualizadas em relao aos seus valores na iterao anterior em todas as barras. Na freqncia fundamental os mdulos das tenses calculados para as barras de gerao (P-V) so desconsiderados, e substitudos pelos valores fixados, respeitando-se os limites de potncias reativas para essas barras. A barra fonte (slack) tem seu mdulo e sua fase preservados. O clculo das tenses nas demais barras feito a partir da barra fonte em direo s barras terminais, usando a equao (8) aqui repetida como (15): [Ej(a,b,c)h](k) = [Ei(a,b,c)h](k) - Zij(a,b,c)h [Iij(a,b,c)h](k) (15)
3.1.4 Verificao da convergncia

mostrado na figura 7. A planta possui uma carga no-linear (ASD) na barra 49:RECT cujas correntes harmnicas mais significativas so as de 5 ordem (18,24%) e de 7 ordem (11,9%). Os valores das impedncias dos cabos, linhas e transformadores, bem como os dados de carga do sistema na freqncia fundamental, e para a carga ASD nas freqncias harmnicas de ordens 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 25, 29, 31, 35 e 37 podem ser obtidos na referncia [7].

50:GEN-1

13,8 kV 100:UTIL-69 51: AUX 480V 800 kVA

01: 69-1

69 kV

Ao final de cada iterao, deve ser avaliada a convergncia do processo iterativo. Vrios critrios podem ser utilizados para tal, como aqueles que estabelecem as tolerncias com respeito s tenses, correntes e potncias. Neste trabalho proposto como critrio de convergncia a anlise dos mximos mismatches de potncias ativa e reativa em cada n eltrico e em cada freqncia harmnica, incluindo a fundamental. Tal critrio estabelecido atravs do mismatch de potncia aparente, Sj(a,b,c)h conforme expresso pela equao (16)[5]:
[Sj(a,b,c)h](k) = [(Ej - Ei)(a,b,c)h](k) [Iji(a,b,c)h]*(k) + Ej(a,b,c)h(k) ILj(a,b,c)h*k + {[Ej(a,b,c)h]2}(k) Yshj(a,b,c)h - Ej(a,b,c)h(k) Ij(a,b,c)h*k (16)

03: MILL-1 6000 kVAr 26: FDR G 05: FDR F 29:T11 SEC 480 V 3 9:T3 SEC 4,16 kV 11:T4 SEC 480 V

13,8 kV

06: FDR H

49:RECT 480 V ASD

19:T7 SEC 2,4 kV

Figura 7 - Sistema industrial estudado

3.2.1 Resultados Obtidos Os resultados obtidos do fluxo harmnico desenvolvido correspondem a fase a e esto apresentados nas figuras 8, 9, 10 e 11. A figura 8 apresenta uma comparao entre os valores de tenso obtidos no programa desenvolvido e os valores fornecidos na referncia [7] para a freqncia fundamental. As figuras 9 e 10 apresentam a mesma comparao para as freqncias harmnicas de 300Hz e 420Hz. Observa-se que o fluxo de carga somatrio de corrente fornece valores similares aos apresentados na referncia [7].
Tenso por Barra (60 Hz)
45,000 40,000 35,000 Tenso (V) 30,000 25,000 20,000 15,000 10,000 5,000 0,000 51:AUX 49:RECT T11-SEC FDR H T4 SEC 100 UTIL-69 50:GEN-1 39:T3 SEC 03: MILL-1 T7 SEC 05:FDR 01:69-1 FDRG

Com: [Sj(a,b,c)h](k) = [Pj(a,b,c)h](k) + j[Qj(a,b,c)h](k)

(17)

Logo o critrio de convergncia ser verificado a cada iterao como: (18) [Pj(a,b,c)h](k) p(a,b,c)h (19) [Qj(a,b,c)h](k) q(a,b,c)h A convergncia do processo iterativo ser alcanada quando todas as tolerncias forem satisfeitas, para as fases a,b,c da rede e para as componentes harmnicas h = 1,2,3 ... 3.2 Exemplo de Utilizao do Programa Para exemplificao do programa utilizou-se um sistema industrial teste do IEEE de 13 barras, detalhado na referncia [7]. O sistema tpico de uma planta industrial de tamanho mdio. A sua rede de distribuio local opera em 13,8 kV, sendo alimentada pela concessionria em 69 kV. O sistema possui tambm uma gerao prpria alimentando uma carga de 800 kVA conforme

Fluxo Harmnico Modelo IEEE

Barra

Figura 8 Valores de tenses obtidos pelo fluxo harmnico desenvolvido (cinza) e fornecidos na referncia [7] (preto).

102
T e ns o po r B a rra ( 3 0 0 H z)

nas redes de distribuio, considerando-as como barras P-V. A utilizao do mtodo somatrio de correntes foi uma escolha apropriada, pois a prtica nos sistemas eltricos a caracterizao das cargas harmnicas via a medio de corrente. O critrio de convergncia aqui adotado, baseado nos mismatches de potncias deve ser exaustivamente testado para verificar se em situaes nas quais a tenso e/ou a corrente harmnicas so nulas, este procedimento dar solues precisas. Resultados obtidos com o sistema teste no apresentaram problemas de convergncia, sendo registrados valores tpicos de 14 iteraes para a convergncia do fluxo de carga fundamental, e de em mdia 30 iteraes para a convergncia dos fluxos harmnicos. Os resultados obtidos com o sistema teste IEEE demonstram o grande potencial que esta metodologia tm, porm testes mais intensivos com outros sistemas devem ser realizados para a avaliao mais precisa da metodologia proposta. 5.0 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
[1] D. Shirmohammadi, Hong, H.W., Semleyen,A., Luo,G.X.; A Compensation-based power flow method for weakly meshed distribution and transmission networks; IEEE Transactions on power systems, Vol.3, No.2, May 1988. [2] Ribeiro, P. F.; Guidelines on Distribution System and Load Representation for Harmonic Studies, V ICHPS- International Conference on Harmonics on Power Systems, Sep.1992. [3] IEEE Task Force on Modeling and Simulation Modeling and Simulation of the Propagation of Harmonics in Electric Power Networks, Part I: Concepts, Models, and Simulation Techniques. IEEE Transactions on Power Delivery, Vol. 11 No. 1 pp. 452-465, January 1996. [4] IEEE Task Force on Modeling and Simulation Modeling and Simulation of the Propagation of Harmonics in Electric Power Networks, Part II: Sample Systems and examples. IEEE Transactions on Power Delivery, Vol. 11 No. 1 pp. 466-474, January 1996. [5] Tostes, M. E. L.; Avaliao de Impactos na Rede de Distribuio Causados pela gerao de Harmnicos em Consumidores em baixa Tenso; Proposta de Tese de Doutorado Defendida em Fevereiro de 2003, Curso de ps Graduao em Engenharia Eltrica da Universidade Federal do Par. [6] Pires, F. A. C.; Modelos de Componentes de sistemas de potncia para estudos de penetrao Harmnica, Volume II, Captulo X, do Curso de Extenso promovido pela Universidade Federal de Uberlndia,1986. [7] Task Force on Harmonics Modeling and Simulation, Test Systems for Harmonics Modeling and Simulation, IEEE Power Engineering Society.

60 50 40 30 20 10 0

Tenso (kV)

Barra

Fluxo Harm nico M o delo IEEE

Figura 9 Valores de tenses harmnicas de quinta ordem obtidas pelo fluxo harmnico desenvolvido (cinza) e fornecidos na referncia [7] (preto).
T e ns o po r B a rra ( 4 2 0 H z)

Tenso (kV)

150 100 50 0

Barra

Fluxo Harm nico M o delo IEEE

Figura 10 Valores de tenses harmnicas de stima ordem obtidas pelo fluxo harmnico desenvolvido (cinza) e fornecidos na referncia [7] (preto).

A figura 11 apresenta resultados de THDV%(Distoro Harmnica Total de Tenso), fornecidos tanto pelo programa desenvolvido (cinza) quanto pela referncia [7] (preto), apresentando pequenas discrepncias em relao aos valores da referncia.
THDv% 10 8 6 4 2 0 THDV%

Fluxo Harm nico

Barra

M o delo IEEE

Figura 11 Distoro Harmnica Total de Tenso nas treze barras do sistema. Valores obtidos pelo programa em cinza e valores da referncia [7] em preto.

4.0 - CONCLUSES A formulao trifsica aqui apresentada para o mtodo de fluxo de carga harmnico utiliza uma notao compacta para a representao dos elementos da rede, e o equacionamento do problema. Essa notao tornou a formulao mais genrica e de mais fcil compreenso, para um problema tipicamente complexo. Com a formulao aqui proposta, fontes geradoras distribudas podem ser representadas

You might also like