You are on page 1of 5

(1 ao 3).

A) Responder atravs de gravuras, explicando o que :

1)

O mito:

O mito ou Alegoria da caverna uma das passagens mais clssicas da histria da Filosofia. A narrativa expressa dramaticamente a imagem de prisioneiros que desde o nascimento so acorrentados no interior de uma caverna de modo que olhem somente para uma parede iluminada por uma fogueira. Essa ilumina um palco onde esttuas dos seres como homem, planta, animais etc.

2)Cosmologia

Etimologicamente apalavra cosmologia vem do grego cosmos, que significa mundo, e gonia, que quer dizer gerao, nascimento. Trata-a do nascimento, o propsito e o fim de todos os seres sob a ao dos deuses.

3)Teogonia:

REBUS (do grego: EpeBoc,Erebos, sombra ou escurido profunda), mais comumento traduzido como EREBO , segundo a Teogonia, de Hesodo, na mitologia grega, a personificao da escurido, mais precisamente o criador das Trevas.

(4 ao 9) B) Condies histricas para o surgimento da filosofia:

4) As viagens martimas demonstraram aos gregos que os locais que os mitos diziam habitados por deuses e os mares habitados por monstros, no possuam monstros nem eram aqueles locais, habitados por deuses. Assim as viagens produzem um desencanto ou a desmistificao do mundo.

5) A inveno do calendrio demonstra e faz perceber que a noo do tempo algo natural (os fatos se repetem) e no uma fora divina incompreensvel.

6)

A inveno como

da a

moeda propicia permuta de

um

pensamento mercadorias

abstrato de

de

generalizao, onde se notam os valores de troca de maneira simblica e no mais outrora.

7) O surgimento da vida urbana e a valorizao de uma nova classe de comerciantes ricos que procurava o prestgio pelo patrocnio e estmulo s artes, s tcnicas e aos conhecimentos, favorecendo um ambiente filosfico. Isto em contraponto com a aristocracia proprietria de terras, por quem e para quem os mitos foram criados.

8) A inveno da escrita alfabtica propiciando da mesma forma que o calendrio e a moeda o crescimento da capacidade de abstrao e de generalizao.

9) A inveno da poltica que d origem a trs aspectos novos para o nascimento da filosofia: 1. A idia da lei como vontade de um povo que decide por si mesmo o que melhor para si. 2. o surgimento de um espao pblico para discutir atravs de um novo tipo de palavra ou de discurso, diferente daquele mtico. 3. Um pensamento que todos podem compreender e discutir. Todos podem comunicar e transmitir. Praticamente todos os filsofos antes de Scrates (sc. VI V a.C.), por isto chamado de pr-socrticos tiveram como caractersticas do pensamento noes que tentam explicar a realidade da natureza. Como dissemos a a filosofia e a cincia tem seu inicio.

(10 - 11) Baseado no texto da pgina 26 que fala sobre anlise e sntese, cria situaes onde elas estejam presentes.

A escolstica ensina a achar idias. Leram toda uma tese, ela era considerada verdadeira ou falsa dependendo da fora e da qualidade dos conjuntos que a comprovam. Um exemplo o ultimo teorema de fermate, que afirma existir sempre x y e z inteiros, tal que X = Y + Z, at hoje isto no possui resposta, mas dependendo dos argumentos e provas encontradas podem afirmar que isto verdadeiro ou falso. Outro exemplo saber Atlntida geralmente existiu, se ns viemos da origem do macaco, ou dos etes, se quem veio primeiro foi o Ovo ou a galinha.

(12 ao 15)C) Representar atravs de gravuras, explicando :

You might also like