You are on page 1of 23

ABC do Ferreomodelismo

ndice ABC do Ferreomodelismo


04

MEU PRIMEIRO TREM ELTRICO. CONVERSANDO UM POUCO SOBRE A FRATESCHI. SANANDO SUAS PRIMEIRAS DVIDAS. O SONHO DA PRIMEIRA MAQUETE.

05 06 08 13

09 AS ESCALAS NO FERREOMODELISMO.
COMO FORMAR AS COMPOSIES.

14 17 18 19 20 21 22 23 24 26

A OPERAO DA MAQUETE E A MANUTENO DO TREM. CONHEA A TERMINOLOGIA FERROVIRIA. CLASSIFICAO PARA LOCOMOTIVAS A VAPOR. CLASSIFICAO PARA LOCOMOTIVAS DIESEL E ELTRICAS, SEGUNDO A DISPOSIO DOS EIXOS E DOS TRUQUES. AS PARTES DE UMA LOCOMOTIVA A VAPOR. AS PARTES PRINCIPAIS DE UM VAGO DE CARGA. AS PARTES DA VIA PERMANENTE. A PAIXO PELOS TRENS. PASSEIOS DE TREM PELO BRASIL. PUBLICAES FRATESCHI.

ABC do Ferreomodelismo ABC do Ferreomodelismo


Introduo

So muitos os motivos que podem levar algum a comprar o

MEU PRIMEIRO TREM ELTRICO.


Voc pode ter ido a uma loja, viu l um trenzinho eltrico, achou interessante e decidiu compr-lo, ou talvez tenha ganhado de presente. Pode ter seguido a sugesto de algum amigo que o recomendou como sendo um brinquedo educativo, etc... Mas, na maioria das vezes, o comprador no se d conta das inmeras possibilidades desse clssico brinquedo. Ao mont-lo pela primeira vez, percebe logo que h uma fascinante riqueza de detalhes. Cuidadosamente coloca ento os vages nos trilhos e fica atento aos primeiros movimentos da locomotiva. Encanta-se com as primeiras voltas, e algum tempo depois, SEGURAMENTE, surgem duas indagaes: POSSVEL COLOCAR OUTROS VAGES? POSSVEL AUMENTAR A EXTENSO DA LINHA? os trens de verdade so imediatamente trazidos sua memria. Quando no, voc vai logo estao ferroviria e comea a descobrir que possvel reproduzir tudo aquilo em sua prpria casa. exatamente assim que nasce a idia da miniaturizao do mundo real que, no caso dos trens eltricos, recebe o nome de FERREOMODELISMO. A FRATESCHI, que h tantos anos s fabrica trens eltricos, conhece como ningum as necessidades e as tendncias desse lazer instrutivo e saudvel, e deseja, com esta publicao, ABC DO FERREOMODELISMO, guiar seus primeiros passos para uma caminhada segura pelos trilhos desse fascinante hobby. No pretendemos portanto esgotar o assunto nesta publicao, mas passar ao seu conhecimento todos os FUNDAMENTOS BSICOS, ao lado de muito incentivo e apoio, para voc se sentir seguro daquilo que voc vai ou pode fazer a partir do seu PRIMEIRO TREM ELTRICO.

1 2

O MUNDO DO FERREOMODELISMO!
Essas indagaes determinam, logo de sada, a vocao desse maravilhoso brinquedo, abrindo as portas para um mundo de opes, de lazer, de novos conhecimentos: Sem base alguma para fundamentar ou concatenar as primeiras idias, e tendo apenas vislumbrado uma possibilidade inicial de expanso, voc embarca no novo trenzinho e viaja por uma ferrovia imaginria, passando por entre vales, estaes e tneis, em que

CONTE COM A FRATESCHI, E... NO PERCA ESSE TREM!


3

ABC do Ferreomodelismo

Conversando um pouco sobre a FRATESCHI.


Fundada em 1967, essa empresa brasileira dedica-se, desde o incio, exclusivamente fabricao de trens eltricos e acessrios. Somos ento, especialistas no assunto, e por isso, vimos ao longo do tempo, sempre lanando novidades, aprimorando a qualidade, mantendo o mercado aquecido, dedicando todo nosso esforo ao ferreomodelismo. Outro fator importante que merece destaque que a FRATESCHI produz trens de ferrovias brasileiras, quer sejam a RFFSA, FEPASA ou CVRD, quer sejam antigas, como Estrada de Ferro Central do Brasil, Cia. Paulista de Estradas de Ferro, etc. e agora tambm as malhas privatizadas, como MRS, FCA, ALL, etc... Essa caracterstica conferiu a ns, brasileiros, a possibilidade de podermos curtir nosso prprio Ferreomodelismo VERDE-AMARELO, ao invs de termos de importar uma cultura de ferrovias estrangeiras, que na maioria das vezes no conhecemos bem, j que no fazem parte de nosso dia-a-dia, nada havendo portanto que nos mantenha ligados ou atentos ela. O Ferreomodelismo VERDE-AMARELO deve ser portanto a vocao maior de todo ferreomodelista brasileiro, j que nosso referencial mais prximo em espao e no sentido patritico. Por esses e por outros motivos, ao longo do tempo, a FRATESCHI conquistou a confiana e a liderana do mercado de ferreomodelismo no Brasil, apoiada em seus programas de qualidade, assistncia tcnica, preos justos, assistncia ao revendedor e ao consumidor. Por meio do Ferreomodelismo VERDE-AMARELO, a FRATESCHI ainda colabora para o resgate da histria e da memria ferroviria brasileira.

ABC do Ferreomodelismo
Sanando suas primeiras dvidas.

C
1 2 3 4 1

Como dissemos no texto de introduo, logo que voc comear a curtir o seu TREM ELTRICO, aparecero suas primeiras dvidas sobre as possibilidades de ampliao que o mesmo oferece. Ns temos aqui as perguntas que voc vai se fazer, e suas respectivas respostas: SUAS PRIMEIRAS DVIDAS Quantos vages uma locomotiva pode puxar? Como Colocar duas locomotivas na mesma linha?

Sendo assim, diramos que numa linha plana e limpa, uma locomotiva diesel de quatro eixos tem capacidade para at cerca de 30 a 35 vages. medida que se introduz uma rampa ou inclinao na linha, ficar evidente que esse nmero dever diminuir. Dois so os fatores limitantes que devem ser levados em considerao: a derrapagem das rodas da locomotiva e o aquecimento do motor. Entramos aqui no mrito do segundo aspecto. Com 15 ou 20 vages, uma locomotiva rodar continuamnete sem se aquecer, mas com 40 ou 45 vages, seu motor se aquecer em 15 minutos, independentemente da velocidade.(Estamos tratando aqui de velocidades normais, ou seja, at 80 km/h na escala HO, o que corresponde a 25 cm/s) Como orientao geral, valem seguintes recomendaes as

At quantos metros pode-se ampliar a linha com um nico controlador? Quantas locomotivas pode-SE colocar num s controlador?

Rampa muito ngreme (at 4%): Cerca de 8 vages para tempo indeterminado, e at 15 vages para ciclos de aquecimento controlado. Neste caso, a derrapagem das rodas ser o limitante principal. Em geral, as rampas fortes acontecem em maquetes pequenas, onde no h espao para uma rampa suave. Conseqentemente, por seu tamanho reduzido, no h tambm possibilidade de se formarem trens longos. Voltamos a insistir que se deve considerar a linha seca, sem leo, e velocidades de at 25 cm/s, ou seja 80 km/h, na escala HO. Outros fatores que influem O DESLIZAMENTO DOS VAGES: Somente a FRATESCHI possui truques de alto deslizamento e baixo atrito. Truques de alto atrito atuam como freios e prejudicam as locomotivas. O PESO DOS VAGES: Os vages da FRATESCHI so leves e estveis. Esta condio ser particularmente importante se houver rampa na linha.

RESPOSTAS QUANTOS VAGES DE CARGA UMA LOCOMOTIVA PODE PUXAR?

Linha plana: At 20 vages por tempo indeterminado, ou at 30/35 vages, prestando-se ateno no aquecimento do motor. Mantenha a locomotiva lubrificada para tempos muito prolongados. D tempo para que o motor se resfrie e ligue novamente o trem, formando ciclos de aquecimento controlado para o motor. Rampa suave (at 2%): At 12 vages por tempo indeterminado e at 20 vages para ciclos de aquecimento controlado.

COMO COLOCAR DUAS LOCOMOTIVAS NA MESMA LINHA?

Esta pergunta tem dois aspectos a serem considerados: se a linha plana ou em rampa, e por quanto tempo se pretende que a locomotiva reboque o trem.

Novamente devemos aqui considerar duas situaes distintas: se quisermos duas locomotivas movimentando-se independentemente uma da outra, ou admitindose que as duas tenham movimentos iguais e simultneos.

ABC do Ferreomodelismo
No primeiro caso, no h como resolver o problema, a no ser com o isolamento de trechos da linha, onde para cada trecho, ou para cada grupo de trechos isolados, haja um controlador especfico para comando. Quando houver um nico controlador, as duas locomotivas tero sempre uma nica voz de comando, acelerando, parando e invertendo a marcha simultaneamente. Sendo voc um iniciante, sugerimos consultar os projetos do livro FERROVIAS PARA VOC CONSTRUIR e verificar que todos os projetos ali apresentados com dois ou mais controladores de velocidade, apresentam uma regio de domnio especfica para cada controlador, sem que um interfira na regio do outro. a nica maneira convencional de se ter um comando independente para cada locomotiva. perdas. Outra prtica utilizada quando a linha muito longa estender um fio paralelamente e colocado ao longo da linha, e a cada 2,0 m., tirar dele uma derivao para alimentar a linha. Sendo assim, praticamente no h limitao de comprimento da linha para um nico controlador.

QUANTAS LOCOMOTIVAS PODE-SE COLOCAR NUM S CONTROLADOR?

A capacidade de um controlador no medida pelo comprimento da linha que ele alimenta, mas pela quantidade de corrente eltrica que ele pode fornecer em funo do seu aquecimento, ou seja , pelo nmero de locomotivas que ele alimenta (Veja a resposta n4). medida que se aumenta o comprimento da linha, a carga permanece constante (1, ou 2 ou 3 locomotivas), mas as perdas aumentam: mais emendas de trilhos, e mais comprimento de linha. Quando se nota que em determinado ponto as perdas so significativas e a locomotiva perde fora e velocidade, deve-se estender um fio de alimentao suplementar at aquele ponto. A prtica indica que a cada 2,0 m ou 2,5 m de linha, deve-se colocar um fio suplementar para suprir essas

AT QUANTOS METROS PODE-SE AMPLIAR A LINHA PARA UM NICO CONTROLADOR?

Todo problema que se refere potncia de uma determinada instalao ou de um equipamento, est ligado ao ciclo de utilizao desta potncia. Isso quer dizer que, para uma nica locomotiva, a potncia retirada do controlador pequena e pode ser aplicada continuamente ao mesmo. Com duas ou trs locomotivas, o problema do aquecimento comea a ser mais significativo e deve ser observado com maior cuidado. Pode-se portanto utilizar at trs locomotivas por um tempo sempre menor do que o necessrio para um aquecimento excessivo do controlador. A velocidade do trem tambm influi no aquecimento, pois quanto maior for a velocidade, maior ser a corrente consumida pelas locomotivas. Novamente estamos tratanto de velocidades normais em escala e linha plana. Controlador 5300 At duas locomotivas em regime contnuo. A utilizao simultana de duas ou trs locomotivas se faz para aumentar a capacidade de trao e trabalhar com trens mais longos. A trao dupla ou tripla recebe tambm o nome de duplex ou triplex..

ABC do Ferreomodelismo

O sonho da primeira maquete.


A voc que iniciou agora, damos nossas melhores BOAS-VINDAS e esperamos que o ferreomodelismo lhe traga muita satisfao. De nossa parte. fique tranqilo, pois a FRATESCHI sabe perfeitamente o que voc espera obter desse fascinante hobby. Aps rodar o trem por algumas horas sobre a mesa de sua casa e ter dado conta de que possvel ampliar o traado e a quantidade de trens, voc comea a imaginar um mundo seu, por entre vales e montanhas, pontes e tneis. Cria suas cidades e em tudo aplica seu gosto. Depois, entra no trenzinho e sai viajando pelo seu pequeno mundo para conhec-lo de perto, mas depara com novas dificuldades. NOSSOS CONSELHOS SO:

1 2 3

Escolha um projeto pronto, no livro FERROVIAS PARA VOC CONSTRUIR, que foi editado para o material FRATESCHI. Este manual est sendo publicado desde 1981, tendo passado por diversas revises. Os projetos nele apresentados foram concebidos para voc no errar, pois h toda uma experincia acumulada, e se voc tentar alterar, suprimir ou acrescentar algo, poder ter problemas. No arrisque sem ter um mnimo de conhecimento.

4 5

Faa uma maquete pequena, mas COMPLETA, para dominar todas as tcnicas do ferreomodelismo.

A FRATESCHI quer aconselh-lo neste momento, para que voc no cometa erros fatais e transforme seu sonho em pesadelo. O hobby algo para se ter prazer, e no se arrisque a ter decepes quando mal orientado. Confie na FRATESCHI. 1 - Por onde comear a ampliao? 2 - Quais so os limites? 3 - Ser difcil fazer uma maquete? 4 - Gostaria de construir uma maquete enorme com vrios trens, tneis,... mas, por onde comear? Os projetos e a tcnica sobre construo de maquetes esto descritos no livro FERROVIAS PARA VOC CONSTRUIR e no DVD Como Construir sua Primeira Ferrovia

Sugerimos que se inicie sempre pelos TRAADOS JUNIOR, que utilizam o SISTEMA HOBBY TRILHO, com suas caixas A, B e C. O projeto escolhido dever utilizar somente trilhos rgidos. No utilize os trilhos flexveis (ref. 4880) logo de sada, pois voc poder ter dificuldades para assentlos. Deixe-os para mais adiante, quando voc for mais experiente. Caso voc ache que os TRAADOS JUNIOR no o satisfazem, escolha, como segunda opo, um TRAADO SENIOR, mas no modifique nem o traado e nem a instalao eltrica do projeto escolhido.

Utilize somente material FRATESCHI, que construdo para funcionar com segurana, em qualquer linha, custa barato, tem peas de reposio, vasta rede de revendedores e assistncia tcnica. No arrisque material importado, pois voc poder cometer erros fatais, como por exemplo, incompatibilidade de escalas, engates, ou sistema de alimentao fora das normas internacionais.

FERROVIAS PARA VOC CONTRUIR:

Manual de contruo de maquetes ferrovirias.

ABC do Ferreomodelismo
As escalas no ferreomodelismo. Suas vantagens e desvantagens. Os sistemas europeu e norteamericano
Antes de entrarmos no assunto propriamente dito, vamos fixar dois conceitos: ESCALA As condies de vida foram mudando ao longo do tempo, as indstrias foram se aperfeioando, e a tendncia passou a ser de se produzir rplicas em tamanho cada vez menor, at porque grande parte da populao urbana mora hoje em apartamentos, tambm cada vez menores. O prprio progresso industrial foi se incumbindo de criar sistemas padronizados para unificar essas tendncias de tamanho. Como o modelismo ferrovirio nasceu na Europa e logo foi para os Estados Unidos, por uma questo de padronizao, as escalas mais comuns referem-se sempre aos prottipos europeus e norte-americanos, onde a bitola padro de 1,435m. Por ordem decrescente de tamanho, e aproximadamente cronlogica, pois a tendncia com o tempo tem sido de reduzir os modelos, as bitolas mais importantes esto na tabela abaixo: Algumas imprecises nestes valores so devidas s diferenas do sistema mtrico e do sistema fracionrio de polegadas. Algumas bitolas de menor expresso comercial foram introduzidas para reproduzir as chamadas linhas de bitola estreita e entre elas esto as duas mais importantes: ON3 HON3 1: 43,5 1:87 bitola 16,5 mm bitola 12 mm

No ferreomodelismo, significa quantas vezes o modelo menor do que o prottipo.


BITOLA

a distncia interna entre os dois trilhos de uma linha.


Agora ao assunto. Como no sculo passado os processos industriais eram muito empricos e as indstrias essencialmente artesanais, os modelos eram brutos, de tamanho avantajado, e no havia uma padronizao capaz de compartilhar a diversidade de modelos. O ferreomodelismo to antigo quanto o prprio trem. Logo que surgiram as primeiras locomotivas na Europa, aparecerem tambm pessoas que tentavam reproduzilas em tamanho reduzido. Como modelos para diverso ou brinquedo, eram construdos por artesos, para pessoas de muita posse.

A escolha da melhor escala subjetiva e depende basicamente dos seguintes fatores:


Espao disponvel para construir a maquete. Riqueza e delicadeza dos detalhes reproduzidos. Preciso de funcionamento. Possibilidade de percepo dos detalhes a uma certa distncia. Preo dos modelos. Disponibilidade de material para a compra. Robustez do material. Idade e experincia do modelista.

Nome Bitola Escala Observaes Incio (mm) (ano) III 75 1:20 Fora de Fabricao IIa 64 1:22 Fora de Fabricao II 51 1:28 Fora de Fabricao I 45 1:32 Usada praticamente como brinquedo 0 32 1:43,5 Esteve em baixa e voltou recentemente 1900 S 22,0 1:64 Fora se Fabricao 00 19,0 1:75 Precursor do HO (em extino) 1923 H0 16,5 1:87 Half O (metade do O) 1927 TT 12 1:120 Table Top (sobre a mesa) 1949 N 9,0 1:160 N de Nove (9,0 mm) 1961-1964 Z 6,5 1:220 Z - Final do Alfabeto 1972

ABC do Ferreomodelismo
Hoje, em todo o mundo, a bitola mais difundida a HO, seguida da N. As demais tm pouca expresso de consumo. Isso se deve porque a HO o ponto de equilbrio entre o espao ocupado, a riqueza de detalhes e o funcionamento seguro. Assim, alm de propiciar um timo acabamento e um detalhamento excepcional, ela os mantm vivos, mesmo para quem olha distncia. Uma outra vantagem do HO a possibilidade de o modelista poder fazer algo com as prprias mos, com suas ferramentas em casa. Nas bitolas N e Z, esta possibilidade quase no existe, e o hobbysta fica restrito a comprar o material para somente utiliz-lo ou contempl-lo sem ter chance de colocar algo de si na maquete. Para o ferreomodelista brasileiro, uma das maiores vantagens da escala HO reside no fato de a FRATESCHI produzir modelos, baseando-se nos prottipos brasileiros para que voc possa curtir o FERREOMODELISMO VERDE-AMARELO. Alm da variedade, h evidentemente a facilidade na aquisio dos modelos em vasta rede de revendedores, com assistncia tcnica, orientao ao cliente e preos muito acessveis. mas apenas aproximada na Europa e Estados Unidos. A escala N, por ser mais recente, surgida durante os anos 60, possui uma padronizao nica no mundo todo. O QUE NEM E NMRA? NEM Norma Europia de Modelismo. NMRA National Model Railroad Association, a associao norte-americana que estabelece os padres tcnicos para fabricao de modelos ferrovirios. Pergunta Comum: Um amigo trouxe um trenzinho HO da Europa ou dos EUA. Posso ampli-lo com material FRATESCHI? Explicando bem: Comentrios vlidos para a escala HO. a) Os europeus visam um funcionamento seguro, concedendo algumas poucas licenas de escala. b) Os norte-americanos visam proteger a fidelidade escala, o que compromete, em parte, o funcionamento. c) Quais so essas diferenas? Basicamente temos: c1) Flanges (ou frisos) das rodas - As norte-americanas so menores, estando mais na escala. As europias so um pouco maiores, fugindo um pouco da realidade. Como dissemos entretanto, as europias so mais seguras, descarrilham menos, tolerando imprecises no assentamento dos trilhos. As flanges norte-americanas requerem vages mais pesados para minimizar o descarrilhamento, e isso tende a sacrificar as locomotivas. As diferenas de forma das flanges norte-americanas e europias no impedem que os vages de uma trafeguem na linha da outra. c2) Engates - Novamente, os norte-americanos tm aparncia mais real que os europeus, mas no tem a mesma confiabilidade de funcionamento. Outro ponto que dificulta o uso do engate norteamericano que, a exemplo dos vagoes reais, eles so fixados nas extremidades dos chassis, enquanto

RESPOSTA: Se foi fabricado na Europa a resposta : se for de corrente contnua, sim. Se foi fabricado nos EUA, a resposta : possivelmente. H uma diferena de filosofia de funcionamento entre o padro europeu (NEM) e o norte-americano (NMRA).

AS PADRONIZAES EUROPIA E NORTE-AMERICANA. Infelizmente, a escala HO, cuja difuso maior aconteceu aps a 2 guerra, no foi padronizada de forma idntica,

ABC do Ferreomodelismo
que os europeus so fixados aos truques, e oscilam com eles. Curvas fechadas e curvas reversas so problema para os engates norte-americanos. So agravantes desse problema: Raio de curvatura - quanto menor pior. Comprimento dos carros, vages e locomotivasquanto mais longos, pior. Vago longo engatado a vago curto piora. Locomotiva empurrando o trem pior do que locomotiva puxando. Voc poderia pensar: mas nas ferrovias os engates so fixos viga principal das locomotivas e vages! Isso s possvel por que os raios de curvatura ferrovirios so muito abertos em relao ao comprimento dos veculos, e o peso dos veculos ferrovirios muito maior (guardada a proporo da escala) do que os modelos HO. Quando a FRATESCHI vende uma locomotiva ou vago, ela no sabe qual o raio de curvatura da sua maquete, mas supe que, mais de 90% dos modelistas trabalham com curvas apertadas, por limitaes de espao. No perguntamos se voc vai correr o trem s para a frente ou far manobras de marcha a r, mas sabemos que mais de 90% dos modelistas adoram uma manobra. Para quem devemos fabricar nossos trens? Para os 90% ou para os 10%? Optamos pelos 90%, sem desprezar os 10%. Por isso existem duas correntes entre os fabricantes do mundo inteiro: os norte-americanos preferem o engate fixo, enquanto os erupeus fazem opo pelo engate oscilante, juntamente com os truques, como a FRATESCHI faz. Este ltimo sistema tremendamente mais seguro e diminui ao mnimo as chances de descarrilhamento, mesmo para os modelistas menos experientes e iniciantes, para com os quais devemos ter o maior zelo. Os veteranos j sabem apreciar o bom funcionamento dos modelos da FRATESCHI, e quando querem, modificam por conta prpria, assumindo e calculando os riscos, baseados em sua experincia. c3) Perfil dos trilhos- O padro americano 0,3 mm mais baixo do que o europeu, mas isso no inviabiliza a utilizao dos dois sistemas. O QUE SISTEMA HO INTERNACIONAL?
VOLTAGEM

No incio do ferreomodelismo, utilizava-se o sistema de trs trilhos, alimentando-se os motores com Corrente Alternada. O trilho central, tambm chamado de terceiro trilho, o polo positivo, enquanto que os dois trilhos laterais so o polo negativo. Este sistema proporciona uma alimentao eltrica simples, mas uma reverso de marcha (Frente / R) extremamente complicada, enquanto que o realismo da linha (ou via permanente) fica tremendamente comprometido pelo trilho central. Embora haja formas disfaradas de se construir o trilho central, este sistema foi sendo abandonado, e hoje, apenas um nico fabricante ainda o emprega na escala HO. Mesmo nas bitolas maiores, como 0 e 1, e principlamente nas menores, por questo de espao e complexidade construtiva, os fabricantes adotam o sistema de dois trilhos alimentados com corrente contnua. SISTEMA DE CORRENTE CONTNUA COM 2 TRILHOS

OR MOT

Como voc bem sabe, para ligar qualquer aparelho +um+ + + eltrico, preciso conectar dois fios: positivo e outro isolamento entre negativo. Mas h diversas formas de se fazer isso. o eixo e a roda

SISTEMA DE CORRENTE ALTERNADA COM 3 TRILHOS


OR MOT
VOLTAGEM

OR MOT

+
TEMPO

VOLTAGEM

isolamento entre o eixo e a roda

+ + + +

10

ABC do Ferreomodelismo
A figura no final da pgina anterior mostra o sistema HO Internacional de dois trilhos com corrente contnua, adotado pela FRATESCHI e pela quase totalidade dos fabricantes em todo o mundo. As vantagens desse sistema so: Maior realismo da linha ou via permanente. Maior facilidade na reverso da marcha das locomotivas ( frente/r). Maior facilidade no controle de velocidade e aplicao de tecnologia eletrnica sobre o comando e operao dos trens. Custo de fabricao menor. Compatibilidade total entre todos os fabricantes (no confundir com as diferenas existentes devidas s flanges das rodas e engates, j descritos anteriormente). H porm uma desvantagem nesse sistema, contornvel, entretanto: a ligao das pras e dos tringulos. IMPORTANTE Esse assunto est descrito nessa publicao para que voc tome conhecimento do risco que h em se ter uma pra na maquete. Um novato pode s vezes ousar alterar algum traado ou projetar nela uma pra, ainda que disfarada ou mesmo inadvertidamente. Muitos controladores j se queimaram por esse motivo. PRAS E TRINGULOS DOIS CASOS ESPECIAIS DE LIGAO As pras e os tringulos so configuraes geomtricas adotadas na via permanente para possibilitar a inverso do sentido de trfego de uma composio ou de uma locomotiva. As pras permitem a invero mais rpida de um trem completo, enquanto que os tringulos so geralmente mais especficos para locomotivas. Por isso mesmo, so localizados nos ptios de manobras, prximos a depsitos de locomotivas. Por outro lado, nas ferrovias reais, as pras necessitam de maior espao fsico, dada a necessidade de maiores raios de curvatura. No caso dos modelos HO, esta diferena tambm existe, mas em menor intensidade. A pra e o tringulo trazem, por imposio geomtrica, o aparecimento de um curto-circuito na linha. Esquema eltrico de ligao da pra. Como Operar:

A chave reversora B deve estar em posio compatvel com a chave reversora A, dando possibilidade para que o trem prossiga normalmente seu curso.

1 2

O trem entra pela linha principal em direo pra, quer seja pela reta ou pela curva do desvio.

pgn 8
Para o Controlador

O curto-circuito gerado pela pra. Esta aparente complicao solucionada mediante o uso de duas chaves reversoras e quatro pontos de isolamento na linha.

Observao: Nesses casos preciso prever, no painel de comando, um lugar para as duas chaves A e B, no mais se utilizando a chave reversora de DIREO do controlador. Caso anlogo o do tringulo, que utilizado prximo a um ptio de manobras ou a um depsito de locomotivas para virar ou inverter uma locomotiva.

Ponto de Isolamento

Para o controlador

11

A
12

ABC do Ferreomodelismo

Como formar as composies.


Aos poucos, voc j vai percebendo como o ferreomodelismo envolvente. Mesmo assim, at aqui, nada foi escrito sobre os trens propriamente ditos, ou como escolher os modelos, como mantlos e como oper-los, etc... Todos esses aspectos vo dando ao hobby uma conotao sria, que o distinguem dos brinquedos, que s vezes, pode at ter sido a inteno inicial de quando voc comprou o PRIMEIRO TREM ELTRICO. ESCOLHENDO OS MODELOS Fazemos questo de orient-lo sobre alguns critrios, alertando para os possveis erros que, mais tarde, podero se converter em arrependimento. A atitude mais comum de quem acaba de descobrir o ferreomodelismo imaginar uma quantidade enorme de trens, todos rodando ao mesmo tempo, numa fascinante maquete de ovais concntricos, como se fossem pistas de corrida. Uma verdadeira FERROVILNDIA! O novato tem uma nsia de comprar tudo o que v e forma uma verdadeira SALADA FERROVIRIA. Quando no, escolhe os trens pelas cores, e forma uma composio do tipo PLUMAS E PAETS. No deve ser assim. V com calma. Lembre-se dos problemas descritos no captulo anterior, quando falamos sobre rodas, engates, padronizaes, etc... Tente, na medida do possvel, fazer uma escolha compatvel de modelos. Exemplo: Union Pacific e Fepasa jamais se encontraram! Pois como poderiam estar juntas na sua linha? Formar composies compatveis obra de estudo e observao, e isto faz parte do hobby, e deve se constituir como parte da diverso. O catlogo da FRATESCHI e nossos livros editados, bem como a publicao Trens e Modelismo, so ricos em informaes, histria, preservao ferroviria, e podem se constituir em prazeroza leitura sobre o assunto. A formao de trens de carga oferece duas opes: carga geral ou trens unitrios. Como o nome indica, carga geral o nome dado ao trem que pode levar vages fechados, gndolas, tanques, graneleiros, etc.. Sai de determinado local, sem um horrio para chegar ao destino, pois vai deixando e recebendo vages ao longo do trajeto. Por isso, a composio desdobrada e recomposta vrias vezes. Os trens unitrios se compem de uma carga nica, como minrio, cimento a granel, contineres, combustveis, gros, etc... mesmo assim, um trem de gros pode ter dois ou mais tipos de vages graneleiros diferentes, assim como um trem de combustveis pode ter tanques diferentes. H os trens unitrios preferenciais, chamados de Expressos de Carga, que so trens prioritrios de longa distncia, transportando material perecvel, corrosivo ou voltil. o caso do trem composto exclusivamente com tanques para produtos qumicos, no caso 2028 e 2029, da FRATESCHI para o transporte de amnia. Este tipo de trem s no tem prioridade sobre os trens de passageiros. No caso dos trens de passageiros h tambm os expressos, ou diretos, e os trens que fazem diversas paradas. No passado existia um outro tipo de trem: o misto, que transportava alguns vages de carga e poucos carros de passageiro, na cauda. H tambm trens especiais, como os trens de servio, os trens de socorro e os trens de lastro, para manuteno da linha.

ABC do Ferreomodelismo
A operao da maquete e a manuteno do trem e da linha.
Texto de Jos Agenor S. Ferreira As ferrovias reais tm por finalidade transportar mercadorias e pessoas de um lugar para outro. Para que o ferreomodelismo se torne completo, precisamos dar tambm nossa mini-ferrovia, um propsito. J que o objetivo das ferrovias reais transportar mercadorias de um lugar para outro, e j que no podemos carregar e descarregar nossos vages com mercadorias de verdade, precisamos criar uma simulao dessa realidade. Certos elementos das maquetes, como os trilhos, os cenrios, as casas e estaes j contribuem para essa simulao. Muito mais que isso, porm, precisamos de um conceito que harmonize esses elementos. Quando deixamos de rodar nossos trens em crculos, e desengatamos um vago para servir uma indstria, mesmo que essa indstria s exista em nossa imaginao, estamos deixando de ser simplesmente rodadores de trens e nos tornando ferreomodelistas. E quando estabelecermos que aquela indstria um fato fsico, ainda que em miniatura, estamos dando nossa mini-ferrovia um propsito. Mais ainda, podemos mesclar operaes ferrovirias imaginrias com as reais. A maquete que ilustra este artigo um exemplo. Os modelistas que tem problema de espao, enquanto aguardam a oportunidade de construir aquele to sonhado complexo ferrovirio, com grandes ptios, tneis e viadutos, devem ter os ps no cho e optar, por enquanto, por algo mais simples, com as maquetes do SISTEMA HOBBY TRILHO. Voc pode obter operaes realistas em qualquer maquete, mesmo num oval com alguns desvios, montado sobre um pequeno tablado. preciso, porm, resistir tentao de colocar excesso de trilho em pouco espao, mantendo um equilbrio entre estes, as estruturas e os cenrios, criando uma ferrovia com propsito e que no parea apenas um brinquedo. No projeto apresentando na ilustrao, a estao serve imaginariamente como ponto de partida do trem: o incio de um ramal, que sai de um entroncamento. Do outro lado, ainda dentro do oval, ficam as indstrias, ou pontos finais. Voc pode servir a uma indstria, mas mais interessante se servir a duas ou trs. Assim, ser preciso planejar seus movimentos, formando os trens corretamente para desengatar os vages certos na ordem certa. Continuando em nosso projeto, o trem de carga sai da estao, d vrias voltas, percorrendo alguns quilometros e chega ao distrito industrial da cidade. Ali existe um carregador de soja em gros ao lado dos silos. A soja chega dos produtores em caminhes, depositada nos silos e posteriormente transferida para os vages da RFFSA, Fepasa ou da ALL. Ao lado existe uma indstria de extrao de rocha fosftica, matria-prima utilizada na produo de fertilizantes, que transportada atravs da ferrovia em vages hopper-tanques ou at mesmo em gndolas cobertas com lonas. Esses desvios ainda podem ser utilizados por outras indstrias da regio que recebem bobinas de ao e as transferem com guindastes direto para caminhes ou sacarias que chegam em vages fechados. Pronto. Est formado o jogo. As operaes consistem em deixar ali os vages vazios e levar de volta os carregados. O trem retorna estao, onde os vages sero levados, mais tarde, engatados em trens de longo percurso. Podemos variar ainda mais as operaes, colocando ocasionalmente no trem, uma gndola carregada com brita para reforar o lastro em algum ponto do ramal, ou prancha levando dormentes e trilhos para manuteno de algum lugar no trecho. Para as operaes propostas acima, podemos usar grande quantidade de material rodante. Se no, vejamos: locomotivas de mdio e grande porte, tanques comuns e especiais, fechados, isotrmicos, gndolas, carros de passageiros, etc... Material que a FRATESCHI fabrica com perfeio. Os prdios industriais podem ser fabricados em casa, usando-se madeira balsa e papel carto. Procure nas lojas especializadas as portas e janelas de plstico para o acabamento. Para os modelistaszmais

13

ABC do Ferreomodelismo
exigentes, chapas de estireno e partes avulsas de kits para montar. Lembre-se, muitas vezes esses pequenos traados so muito mais agradveis de operar que um grande e complexo sistema ferrovirio, desprovido de um mnimo de operacionalidade real. o que a FRATESCHI chama de ferrovilndia, ou seja, um enorme tablado, lotado de linhas concntricas, onde os trens rodam, rodam, rodam, e... rodam... e s! Tambm, no podemos nos esquecer da velocidade em que so operados nossos trens HO. Em se tratando de ferreomodelismo verde-amarelo, devemos obedecer aos padres das ferrovias brasileiras, nos quais um trem de carga desenvolve, no mximo, 60 km/h. Traduzindo esses valores para a escala HO, teremos respectivamente 20 a 30 cm/s como velocidades mximas de um trem de carga e outro de passageiros. Entretanto, como trem eltrico no frmula-1, a curtio mesmo movimentar os trens em velocidades ainda mais baixas, principalmente os cargueiros. A MANUTENO DO EQUIPAMENTO Para que voc obtenha sucesso na OPERAO DA MAQUETE, preciso que o funcionamento dos trens seja preciso e suave, caso contrrio, como se poderia obter uma acelerao ou frenagem suaves? Como fazer uma manobra bem feita, em velocidade baixa?
Trs fatores so fundamentais para o bom funcionamento da maquete: 1 Os trilhos devem estar limpos. 2 Os contatos eltricos e as rodas das locomotivas devem estar limpos. devem estar em ordem. 3 A lubrificao e o motor das locomotivas

Locomotivas e linha mal mantidas, com rodas sujas, falta de lubrificao, etc... causam: Paradas indesejveis por mal contato. Trancos no funcionamento em velocidade baixa. Funcionamento irregular.

Os segredos da limpeza da linha


Talvez a noo mais simples seja de que o segredo para manter a linha limpa no deixar que ela se suje.

14

ABC do Ferreomodelismo
A limpeza regular da linha pode ser feita uma vez por semana, utilizando dois mtodos: passar o VAGO LIMPA-TRILHOS da FRATESCHI, vrias vezes ao longo de toda a linha para mant-la limpa, ou passar um pano seco, que no solte fiapos, apertando-o contra o trilho com os dedos. Em qualquer dos casos acima, depois da primeira limpeza, passar o VAGO LIMPA-TRILHOS ou o pano, levemente umedecidos com WD-40. Caso a linha esteja razoavelmente suja, utilize lcool para limp-la, mas, se estiver muito suja ou oxidada, passe antes de tudo uma lixa dgua n 600 a seco, depois o pano seco e depois o WD-40. Se voc quiser saber exatamente como utilizar o VAGO LIMPA-TRILHOS, siga as instrues abaixo:

4 5 6

Uma locomotiva suficiente para reboc-lo, desde que a linha no apresente resduos.

mau contato, oxidando as rodas pelo faiscamento. A linha suja de leo e poeira adquire uma espcie de massa formada por esses dois componentes indesejveis.

Para suavizar ainda mais o trabalho do LIMPATRILHOS, basta umedecer levemente a sapata com WD-40. Isto diminuir o coeficiente de atrito e manter um grau de umectao do trilho, pela ao do WD-40, que inclusive servir como dieltrico, diminuindo tambm o faiscamento das rodas. Passe o LIMPA-TRILHOS pelo menos uma vez por semana para manter a linha sempre limpa.

As rodas das locomotivas so mantidas limpas quando se mantm a linha limpa.

Observaes: O LIMPA-TRILHOS no serve para remover a sujeira antiga do trilho, mas sim para mant-lo limpo por muito tempo aps a remoo vigorosa da mesma. Para melhorar a ao do LIMPATRILHOS, umedea levemente a sapata com o WD40.

Os contatos eltricos, que so aquelas palhetas que ficam por trs das rodas, vo acumulando poeira ou pequenos fiapos, que, aos poucos, interrompem ou dificultam a passagem da energia eltrica. De tempos em tempos, dependendo da utilizao do equipamento ou da intensidade de poeira, preciso remover o acmulo de sujeira por trs das rodas. Utilize um alfinete, pina ou cotonete. comum se ter fios de cabelos enrolados por trs das rodas.

1 2 3

Se a linha estiver muito suja, nem tente usar o VAGO LIMPA-TRILHOS. Remova a sujeira com uma lixa dgua n600 a seco. NUNCA USE PALHA DE AO !!! A partir da linha limpa, passe regularmente o LIMPA-TRILHOS para que ele suavemente remova o p que se acumula dia a dia na linha. medida que o p se mistura com o leo, forma-se uma massa que o LIMPA-TRILHOS no consegue remover. A sujeira pesada trava a sapata do LIMPA- TRILHOS e locomotiva alguma consegue arrast-lo.

A lubrificao e a limpeza das locomotivas O ferreomodelista meticuloso e cuidadoso conserva bem suas ferramentas. Chaves-de-fenda compatveis com o tamanho dos parafusos, alicate de bico fino, alicate de corte, uma pina, etc..., so o mnimo necessrio para se fazer uma limpeza nas locomotivas. A limpeza das rodas das locomotivas garantida quando se mantm a linha brilhando. Linha suja de leo empasta as rodas, e linha suja de poeira provoca

LUBRIFICAO Siga as regras bsicas leo de mquina de costura ou de transmisso automtica de automveis. Aplicar com uma seringa de injeo com agulha fina. Uma gota pequena em cada ponto indicado no manual da locomotiva. Freqncia de lubrificao: 10 a 12 horas de funcionamento.

15

V
16

ABC do Ferreomodelismo
APS O PROCESSO DE ESTATIZAO FICARAM APENAS QUATRO FERROVIAS DE RELEVNCIA. EFVM Estrada de Ferro Vitria a Minas RFFSA Rede Ferroviria Federal S.A. ( 1.957) FEPASA Ferrovia Paulista S.A. ( 1.971) EFC Estrada de Ferro Carajs APS O PROCESSO DE PRIVATIZAO (1997) Temos hoje as seguintes ferrovias (2008) ALL Amrica Latina Logstica CFN Companhia Ferroviria do Nordeste EFC Estrada de Ferro Carajs EFVM Estrada de Ferro Vitria a Minas FCA Ferrovia Centro Atlntica FTC Ferrovia Tereza Cristina MRS Malha da Regio Sudeste

Conhea a Terminologia Ferroviria.


Voc que est querendo saber tudo sobre o ferreomodelismo, precisa conhecer os termos empregados na linguagem deste hobby para poder ler textos sobre o assunto, e at mesmo empregar as palavras corretas quando estiver conversando com outros aficcionados deste maravilhoso hobby. SIGLAS DAS PRINCIPAIS FERROVIAS BRASILEIRAS (1946) EFMM EFB VFLB EFVM EFCB EFL RMV CPEF EFD EFA EFSJ EFPP CMEF EFSPM EFNOB EFS RVPSC EFDTC VFRGS Estrada de Ferro Madeira Mamor Estrada de Ferro Bragana Viao Frrea Leste Brasileiro Estrada de Ferro Vitria a Minas Estrada de Ferro Central do Brasil Estrada de Ferro Leopoldina Rede Mineira de Viao Cia. Paulista de Estradas de Ferro Estrada de Ferro do Dourado Estrada de Ferro Araraquara Estrada de Ferro Santos a Jundia Estrada de Ferro Perus Pirapora Cia. Mogiana de Estradas de Ferro Estrada de Ferro So Paulo a Minas Estrada de Ferro Noroeste do Brasil Estrada de Ferro Sorocabana Rede Viao Paran Santa Catarina Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina Viao Frrea Rio Grande do Sul

ABC do Ferreomodelismo
Classificao para locomotivas a vapor.
Existem duas classificaes:

1. A norte-americana (Whyte), que utiliza somente


nmeros. 2. A europia, que utiliza cdigo alfa-numrico.

Obs.: O jogo de rodas portantes era definido na etapa de projeto da locomotiva, em funo da distribuio de peso total aderente ou quando a caldeira e fornalha eram demasiadamente grandes. Alm dos cdigos, as locomotivas a vapor tambm recebem nomes:
Nome Manobreiras Mogul Consolidation Decapod Columbia Prairie Mikado Santa Fe Berkshire Texas Eight Wheeler Ten Wheeler Twelve Wheeler Atlantic Pacific Mountain Union Pacific Hudson Nothern Articuladas ou Mallets Clas. norte-americana 0-4-0/ 0-6-0/ 0-8-0 0-4-0T /0-6-0T / 0-8-0T(*) 2-6-0 2-8-0 2-10-0 2-4-2 2-6-2 2-8-2 2-10-2 2-8-4 2-10-4 4-4-0 4-6-0 4-8-0 4-4-2 4-6-2 4-8-2 4-12-2 4-6-4 4-8-4 2-6-6-2/2-6-6-4/2-6-6-6/4-6-6-4 2-8-8-2/ 4-8-8-2/4-8-8-4/2-10-10-2 Clas. europia B/ C / D 1-C 1-D 1-E 1-B-1 1-C-1 1-D-1 1-E-1 1-D-2 1-E-2 2-B 2-C 2-D 2-B-1 2-C-1 2-D-1 2-F- 1 2-C-2 2-D-2 1-C+C-1/1-C+C-2/1-C+C-3/2-C+C-2 1-D+D-1/2-D+D-1/2-D+D-2/1-E+E-1

(*) OBS.: Principalmente as monobreiras de ptio, quando no possuiam tender mas apenas pequenos tanques laterais ou em forma de sela sobre a caldeira, tinham a letra T ao final da classificao.

17

ABC do Ferreomodelismo
Classificao para locomotivas diesel e eltricas segundo a disposio dos eixos e dos truques.
B-B 4 Eixos Motorizados 6 Eixos Motorizados Quando os eixos extremos dos truques so motorizados e os centrais no. 8 Eixos Motorizados em 2 truques. 8 Eixos Motorizados em 4 truques.

C-C A-1-A A-1-A

D-D

B+B-B+B

2-C+C-2

2-D+D-2

1-C+C-1

18

ABC do Ferreomodelismo
As partes de uma locomotiva a vapor.

(*) O domo da frente, em geral, serve como depsito de areia (areieiro) que jogada entre as rodas motrizes e o trilho quando a locomotiva patina. O domo traseiro serve como dispositivo de proteo para a caldeira. (**) O Conjunto de braos da locomotiva composto de : a) Braagem principal, que interliga todas as rodas motrizes. b) Puxavante, que liga as rodas motrizes centrais aos cilindros do vapor. c) Braos dos comandos de vlvulas, que em algumas locomotivas podem ser internos ao chassi da locomotiva.

19

ABC do Ferreomodelismo
As partes principais de uma vago de carga.
Vista Lateral

Vista inferior

(1) Rodeiro o conjunto formado por um eixo com duas rodas. (2) A escotilha serve para colocao de gelo, nos vages isotrmicos. (3) A FRATESCHI produz dois tipos de truques para vages de carga.
20050 - RIDE CONTROL, utilizado em quase todos os vages 20000 - ARCH BAR, truque antigo utilizado nos vages 2000, 2001, 2078, 2079 e 2080.

20

ABC do Ferreomodelismo
As partes da via permanente.

AMV - Aparelho de Mudana de Via - Tambm recebe popularmente o nome de desvio.

Desvio Morto

Linha de Passagem ou Linha Corrida

Travesses

Desvio de Passagem ou Cruzamento

Componentes da linha propriamente dita.


Dormente Grampo de Fixao ou Prego de Linha
Dormente Lastro da Linha

Conforme a disposio dos AMVs podemos ter:


Desvio Morto
Linha de Passagem ou Linha Corrida

Trilho

Trilho

Tala de Juno

Linha de Passagem ou Linha Corrida

Grampo de Fixao ou Prego de Linha

Lastro da Linha

4
Travesses
Desvio de Passagem ou Cruzamento

Tala de Juno

As partes do trilho.

Linha de Passagem ou Linha Corrida

Obs.: Estas configuraes bsicas podem compor os ptios mais sofsticados, dependendo da necessidade ou inventiva do projetista.

Boleto Alma Base ou Patim

A regio indicada conhecida como CALHA do trilho.

Dormente Trilho

21

F

22

ABC do Ferreomodelismo

A paixo pelos trens.


Ferreomodelismo e ferrovia so duas palavras que devem morar juntas no corao do hobbista. No possvel praticar ferreomodelismo sem ter um mnimo de gosto e interesse pelas ferrovias. De outro lado, as ferrovias tambm tm interesse pelo ferreomodelismo e pelos ferreomodelistas, pois sabem que a paixo pelo trem desperta a vocao ferroviria, que ingrediente fundamental para uma carreira profissional de sucesso numa ferrovia. Existem algumas maneiras prticas de curtir essa paixo pelo trem. So elas: a isso na histria ferroviria do Brasil. Outra prtica salutar fotografar os trens, colecionar fotos para ir se aprofundando no conhecimento do material ferrovirio nacional. O processo de privatizao das ferrovias brasileiras, que comeou em 1996, trouxe um grande nmero de alteraes neste cenrio. Uma nova fisiologia empresarial provocou mudanas na forma de operar as ferrovias, trazendo conseqncias tambm para os ferreomodelistas, que passaram a dispor de um novo arsenal de modelos, pinturas, etc. Tambm ficaram valorizadas as fotos das ex-ferrovias estatais, cujas pinturas deixaram de circular, estaes, prdios e linhas que foram desativadas, etc. Esta prtica vai garantir que o acervo histrico-fotogrfico de uma poca (1960 a 1996) estar perservado. Conhecer ferrovias tursticas e participar dos movimentos em prol da preservao ferroviria. Veja informaes na pgina seguinte.

Freqentar a estao local e conversar com o pessoal da ferrovia para adquirir conhecimento sobre o assunto. bom conhecer os trens, o que fazem, de onde vm, para onde vo, como so formados e operados, etc. Importante tambm conhecer os diversos tipos de vages, locomotivas, como so operados, mantidos, quais so suas principais caractersticas, potncia, etc, assim como estar a par das novidades ferrovirias, sem esquecer das locomotivas antigas, que saram de circulao, que foram baixadas, e assim por diante. Deve-se procurar conhecer a realidade ferroviria nacional para saber o papel, a finalidade e as regies cobertas pelas diversas ferrovias, o ciclo de ouro das primeiras estradas de ferro, seu declnio na participao da economia nacional e os reais motivos que levaram

ABC do Ferreomodelismo

Rua Campinas, 490 - Vila Carvalho Cep: 14075-070 - Ribeiro Preto - SP - Brasil d 55 16 3626 9119 www.frateschi.com.br e.mail: ferreo@frateschi.com.br

Indstrias Reunidas Frateschi Ltda.

23

rafi

Estas caixas de trilhos so a melhor alternativa para os iniciantes, e possibilitam a expanso de sua primeira maquete, de maneira prtica e fcil.

You might also like