You are on page 1of 3

Literatura infanto juvenil.

Ementa: Teoria da literatura infanto-juvenil. Histria da produo literria infantil no Brasil. Fases de leitura. Textos literrios no Ensino Bsico. Biblioteca escolar.

Atividades com a utilizao da histria "Clact... clact... clact..."


CLACT... CLACT... CLACT Luciana e Michele Iacocca

Este livro conta a histria de uma tesoura mandona, que teimava em separar os papis pelas cores. As cores bem que tentavam, mas nada estava bom para a tesoura. At que a tesoura se viu presa em meio as cores. O livro muito bem ilustrado e d diversas possibilidades para o professor explorar as cores e as formas. Muito bom! Algumas sugestes:

Interpretao e reconto oral sobre a importncia. Recortar papis coloridos de diferentes tamanhos e cores. Pedir para os alunos ilustrarem a histria, criando formas com papis picados. Criar diferentes formas utilizando os papis picados e coloridos. Reescrever e ilustrar a histria. Criar um novo livro, baseado na histria original...

Literatura Infanto Juvenil

O termo literatura em nosso pas j est associado com a palavra fracasso. Quando falamos em interpretao de texto, aos ouvidos das crianas soa como obrigao de ler. A grande maioria das crianas no entendem aquilo que lem, elas apenas constroem palavras, repetem. A leitura do texto deve ser mais aprofundada e no superficial, como hoje em dia , a criana muito antes de responder, interpretar o texto, deve entender o que est lendo, s assim o professor pode tirar do aluno algo que o faa ver como o fator principal para o seu desenvolvimento. Atualmente as escolas esto sofrendo uma reforma, os educadores buscam novas formas de ensino-aprendizagem, tanto para os seus aluno, quanto para eles prprios. O estmulo leitura nas crianas influencia no seu desenvolvimento posterior de leitura, as crianas constroem nas primeiras sries, um conceito de texto e leitura baseado nas prticas escolares, o texto visto como um conjunto de palavras e sentenas, cujo significado no interessa a leitura, conseqentemente tida apenas como decodificao. As leituras de livros so seguidas de perguntas, porem o professor exige que, nas respostas a criana repita o contedo textual. A criana no encorajada a estender sua compreenso de livros para os outros contextos situacionais ou usar o eu conhecimento do mundo. Isso faz com que a criana se limite a perguntas e respostas, fica tudo mecnico, e ela no consegue desenvolver a sua criatividade. O acesso literatura muitas vezes aos nveis sociais da comunidade. As crianas com pais analfabetos ou semi-analfabetos sofrem mais, pois, no tem o estimulo dos pais, ficam distantes dos livros, os pais muitas vezes no podem fazem correo, por no entenderem, ou simplesmente por no terem tempo. J as crianas com pais alfabetizados tm um estmulo a mais, pois o acesso aos livros fica mais freqente e mais fcil. O problema do dfice da literatura infanto-juvenil

considerado um problema scio-cultural, mas isso no quer dizer que no pode ser resolvido, no podemos generalizar. A criana ao ler um texto precisa descobrir o sentimento da leitura, e no os aspectos do texto, quando a criana faz a leitura sem a compreenso do sentido ela tenta adivinhar as palavras, e muitas vezes nem percebe os erros de escrita dentro do texto. A leitura uma viagem de fundamentos e encantamentos, fonte do conhecimento e lazer, desde que seja de boa qualidade, diversificados, atraentes e oferecidos aos jovens leitores sem presso de forma a seduzi-los para que desejem ler numa linguagem simples e prazerosa. Trazer o texto para a vivencia, a imaginao, a historia, a interlocuo de parceiros em sala de aula e fora dela, constitui uma atitude mais benfica a formao de um futuro e persistente leitor. Na entrevista feita com professores e alunos captar as mesmas vontades, desejos, emoes e expectativas tanto nos jovens e nos adultos, quantos nas crianas. Todos buscam o mesmo ao abrir um livro para ler. certo que na maioria das nossas escolas em nossa cidade no tem uma biblioteca, onde os alunos tenham espao e tranqilidade para desenvolver a leitura, isso ajudaria consideravelmente, j que quando lemos interagimos com a histria, precisamos de um ambiente adequado e estimulador para uma boa leitura. bem mais fcil ler quando temos os livros em nossas mos. Em nossa cidade as escolas se empenham para tornar os alunos grandes leitores, fazendo projetos sobre literatura, tentando incentivar ao mximo o gosto pela leitura. Isso acontece no s nas escolas de nvel mdio, nas creches o incentivo j existe, segundo alguns educadores as crianas que no sabem ler, andar ou at mesmo falar so estimuladas pela msica, e gostam de ouvir histria, at tentam virar as pginas do livros de histrias. Ler para elas uma maneira de coloc-los em contato com a lngua escrita e estimular o gosto pela leitura, alem de criar momentos de prazer. As emoes provocadas pela leitura fazem com que os pequenos mais tarde, por volta dos 02 ou 03 anos, comecem a reconhecer situaes e trabalhar seus sentimentos, projetandose nos personagens. Essa uma oportunidade bastante eficaz de ajudar no desenvolvimento cognitivo, fsico e emocional. No s as crianas gostam de histrias, os contos de fadas fazem parte das atividades dirias na educao infantil e so exploradas com criatividade pelos professores, no devem ficar restritos aos anos iniciais, deve transpor barreiras e conceitos, de que contos de fadas e histrias infantis servem apenas para crianas. Na adolescncia, esse tipo de leitura contribui para a formao dos alunos leitores e crticos. Eles se emocionam e contam fatos significativos vividos em famlia e proporcionados pela leitura. um estmulo para os estudos da literatura.

You might also like