You are on page 1of 4

O que Neurose?

A palavra "neurtico", da maneira como costuma ser usada hoje, tem sentido imprprio e pode ser ofensivo ou pejorativo. Pessoas que no entendem nada dessa parte da medicina podem usar a palavra "neurose" como sinnimo de "loucura". Mas isso no verdade, de forma alguma. Trata-se de uma reao exagerada do sistema nervoso em relao a uma experincia vivida (Reao Vivencial). Neurose uma maneira da pessoa SER e de reagir vida. A pessoa neurtica e no EST neurtica. Essa maneira de ser neurtica significa que a pessoa reage vida atravs de reaes vivenciais no normais; seja no sentido dessas reaes serem desproporcionais, seja pelo fato de serem muito duradouras, seja pelo fato delas existirem mesmo que no exista uma causa vivencial aparente. Essa maneira exagerada de reagir leva a pessoa neurtica a adotar uma serie de comportamentos (evita lugares, faz atitudes para alvio da ansiedade... etc). O neurtico, tem plena conscincia do seu problema e, muitas vezes, sente-se impotente para modific-lo. Exemplos: 1 - Diante de um compromisso social a pessoa neurtica reage com muita ansiedade, mais que a maioria das pessoas submetidas mesma situao (desproporcional). Diante desse mesmo compromisso social a pessoa comea a ficar muito ansiosa uma senana antes (muito duradoura) ou, finalmente, a pessoa fica ansiosa s de imaginar que ter um compromisso social (sem causa aparente). 2 - Num determinado ambiente (nibus, elevador, avio, em meio a multido, etc) a pessoa neurtica comea a passar mal, achando que vai acontecer alguma coisa (desproporcional). Ou comea a passar mal s de saber que ter de enfrentar a tal situao (sem causa aparente). Para entender melhor estude:

A Neurose uma Doena Mental?


No, a Neurose no sonnimo de loucura, assim como tambm, a pessoa neurtica no apresenta nenhum comprometimento de sua inteligncia, nem de contato com a realidade. Seus sentimentos tambm so normais. Eles amam, sentem alegria, tristeza, raiva, etc., como qualquer pessoa. A diferena entre uma pessoa neurtica e uma normal em relao quantidade de emoes e sentimentos e no quanto qualidade deles. Os neurticos ficam mais ansiosos, mais angustiados, mais deprimidos, mais sugestionveis, mais teatrais, mais impressionados, mais preocupados, com mais medo, enfim, eles tm as mesmas emoes que todos ns temos, porm, exageradamente. A Neurose, portanto, no uma doena mental , sobretudo, uma doena da personalidade.

Tipos de Neuroses

De modo geral, e didaticamente, as neuroses costumam ser classificadas atravs de seu sintoma mais proeminente. Isso no significa que todas elas possam ter uma srie de sintomas comuns (todas tm ansiedade, por exemplo). Um dos tipos mais comuns, hoje em dia, aquele cujo sintoma proeminente a fobia (medo patolgico), juntamente com ansiedade. O Transtorno Fbico-Ansioso uma neurose que se caracteriza, exatamente, pela prevalncia da Fobia entre outros sintomas de ansiedade, ou seja, um medo anormal, desproporcional e persistente diante de um objeto ou situao especfica. Dentro dos quadros fbicos-ansiosos destacam-se trs tipos: 1 - Agorafobia (medo fbico de lugares especficos); 2 - Fobia Social (medo de ser avaliado por outras pessoas) e; 3 - Fobia Especfica (medo fbido de determinados objetos). O Transtorno Ansioso outro tipo de Neurose. Os padres individuais de Ansiedade variam amplamente. Algumas pessoas com

ansiedade neurtica podem ter sintomas cardiovasculares, tais como palpitaes, sudorese ou opresso no peito, outros manifestam sintomas gastrointestinais como nuseas, vmito, diarria ou vazio no estmago, outros ainda apresentam malestar respiratrio ou predomnio de tenso muscular exagerada, do tipo espasmo, torcicolo e lombalgia. Enfim, os sintomas fsicos da ansiedade variam de pessoa para pessoa. Psicologicamente a Ansiedade pode monopolizar as atividades psquicas e comprometer, desde a ateno e memria, at a interpretao fiel da realidade. Os Transtornos Histrinicos (Histricos) so neuroses onde o sintoma principal a teatralidade, sugestionabilidade, necessidade de ateno constante e manipulao emocional das pessoas ao seu redor. O neurtico histrico pode desmaiar, ficar paraltico, sem fala, trmulo, e desempenhar todo tipo de papel de doente. H grande variedade nesse tipo de neurose. Os Transtornos do Espectro Obsessivos-Compulsivos renem neuroses cujo sintoma principal a incapacidade de controlar manias e rituais, assim como determinados pensamentos desagradveis e absurdos. Incluimos a Distimia nessa classificao como representante da neurose cujo sintoma mais proeminente a tendncia a reagir depressivamente vida, ou seja, a pessoa com tendncia longos perodos de depresso.

A Neurose tem cura?


Antigamente se pensava que a neurose era sempre incurvel e que se convertia, com o tempo, numa doena crnica e invalidante. Hoje em dia, felizmente, as pessoas que sofrem deste transtorno podem recuperar-se por completo e lavar uma vida normal como qualquer outra pessoa. A questo da cura das neuroses, que uma doena da personalidade, deve ser comparada diabetes, presso alta, miopia, reumatismo, alergia, asma e uma grande srie de outras doenas. As pessoas portadoras dessas doenas, assim como os neurticos, teriam uma pssima qualidade (e quantidade) de vida se no fossem os recursos da medicina. A rigor, para as neuroses, recomenda-se um acompanhamento psicolgico adequado, associado ao tratamento mdico (com medicamentos) quando necessrio, juntamente com a cooperao apropriada do prprio paciente e da sua famlia. Com essa conduta, felizmente, a grande maioria das neuroses podem ser perfeitamente controlada, proporcionando ao paciente uma melhor qualidade de vida e inegvel bem estar. Em casos mais graves a medicao inevitvel, normalmente quando h componentes depressivos e ansiosos graves.

Psicose

Psicose um quadro psicopatolgico clssico, reconhecido pela psiquiatria, pela psicologia clnica e pela psicanlise como um estado psquico no qual se verifica certa "perda de contato com a realidade". Nos perodos de crises mais intensas podem ocorrer (variando de caso a caso) alucinaes ou delrios, desorganizao psquica que inclua pensamento desorganizado e/ou paranide, acentuada inquietude psicomotora, sensaes de angstia intensa e opresso, e insnia severa. Tal frequentemente acompanhado por uma falta de "crtica" ou de "insight" que se traduz numa incapacidade de reconhecer o carcter estranho ou bizarro do comportamento. Desta forma surgem tambm, nos momentos de crise, dificuldades de interaco social e em cumprir normalmente as actividades de vida diria.

Alucinao

Alucinao a percepo real de um objeto que no existe, ou seja, so percepes sem um estmulo externo. Dizemos que a percepo real, tendo em vista a convico inabalvel da pessoa que alucina em relao ao objeto alucinado, contudo muitas vezes esta vivncia integra a um delrio mais ou menos coerente classificvel em diferentes quadros psiquitricos, incluindo a psicose, patologia psiquitrica que, entre outros sinais e sintomas, se caracteriza pela perda de contato com a realidade. Entre possveis causas das alucinaes se incluem as reaes drogas e medicamentos, sndromes associadas ao stress, medo, fadiga, perturbaes do sono (especialmente sua privao), infeces (Febres) e entre as psicoses destacam-se a Parania e Esquizofrenia. Em psiquiatria, esse conceito foi introduzido por Esquiroll (1772-1840), como percepo sem objeto e j diferenciando esta da iluso ou percepo distorcida. Sendo a percepo da alucinao de origem interna, emancipada de todas as variveis que podem acompanhar os estmulos ambientais (iluminao, acuidade sensorial, etc.), um objecto alucinado muitas vezes percebido mais nitidamente que os objetos reais de fato.
DELIRIO O que ? Como o nome diz este um transtorno cujo aspecto central o delrio. Diferentemente dos demais transtornos psicticos esses pacientes tm uma vida normal exceto pelo seu delrio. Os problemas causados pelo delrio podem ser amparados pela famlia dependendo do suporte que houver, por isso muitos nem chegam a ir ao psiquiatra. Como se apresenta Existem uns tipos bsicos de delrio sob as quais o transtorno delirante se manifesta: o tipo persecutrio, o de cimes, o somtico, e o erotomanaco dentre outras. O persecutrio, o mais comum, tipicamente vivido pelo indivduo que se sente prejudicado por foras externas como a companhia de gs que pem veneno na sua tubulao, a receita federal que investiga sua idoneidade. Este tipo pode chegar ao confronto real, ou seja, ir ao lugar onde se origina os delrios e brigar com as pessoas que l esto. No de cimes a pessoa se convence de que seu cnjuge infiel, utiliza-se de "evidncias" improvveis para justificar suas crenas, como uma roupa desalinhada, um pequeno atraso, manchas na roupa. Atitudes como investigao do(a) amante ou intervenes direta na vida do cnjuge podem ser tomadas pelo paciente. O somtico (ou corporal) pode ser confundido com hipocondria, a diferena bsica entre um e outro est no grau de ansiedade vivido pelo hipocondraco verdadeiro; no delirante a convico numa possvel doena no acompanhada do mesmo medo que o outro tem. Contudo mais comum do que a crena numa doena inexistente a crena num defeito corporal como a convico na emisso de odores desagradveis pela boca, nus, vagina, pele que se encontram infestados de germes ou parasitas internos. Pode tambm se manifestar sob a crena de que determinada parte do corpo no funciona, como um rim paralisado. Por fim a erotomania a crena de estar sendo amada (sndrome mais comum em mulheres) por uma determinada pessoa geralmente de um status superior. Apesar da aparente puerilidade desse delrio suas conseqncias podem ser to danosas quanto as do delrio de perseguio a partir do momento em que esses pacientes intervem diretamente na vida daqueles que acreditam estarem apaixonados por ele. Por exemplo, uma f achar que

amada pelo seu dolo e comear a intervir na vida pessoal dele para que declare seu amor por ela.

You might also like