You are on page 1of 17

AULAS 7 E 8

AMOSTRAGENS EM AUDITORIA CONCEITO AMOSTRAGEM: a utilizao de um processo para obteno de dados aplicveis a um conjunto, denominado universo ou populao, por meio do exame de uma parte desse conjunto denominada amostra. Amostragem de auditoria - conceito: a aplicao de procedimentos de auditoria sobre uma parte da totalidade dos itens que compem o saldo de uma conta ou transao para ajudar a formar uma concluso sobre a populao. DEFINIDA NO PLANEJAMENTO DOS TRABALHOS.

AMOSTRAGENS EM AUDITORIA
Na realizao dos testes de auditoria o auditor poder utilizar-se de amostragens estatsticas, amostragens no esttisticas ou de ambas. A diferena entre os tipos que a amostragem estatstica utiliza as leis da probabilidade para controlar os riscos. Os fatores relevantes na determinao da amostragem estatstica so explicitos, enquanto que na amostragem no estatistica so implicitos. A escolha estar relacionada principalmente aos aspectos de custo x benefcio. Geralmente a amostragem estatstica adequada quando a populao a ser auditada muito grande.

AMOSTRAGENS EM AUDITORIA
Na amostragem estatstica, o auditor determina o tamanho da amostra e avalia os resultados inteiramente com base em critrios subjetivos e em sua prpria experincia. Na amostragem no estatstica o auditor poder obter mais ou menos evidncias do que realmente necessrio para para que se tenha uma base razovel para a emisso do parecer. Assim, poder ser utilizada uma amostra grende demais em uma rea ou pequena demais em outra rea. Todavia, uma amostra no estatstica se adequadamente definida poder ser to eficaz quanto uma amostra estatstica.

AMOSTRAGENS EM AUDITORIA
As normas que regulamentam os procedimentos de auditoria a serem aplicados no Brasil determinam a aplicao de amostragens estatsticas, embora na prtica prevalece as amostragens no estatsticas com base no julgamento do auditor (experincia, critrio e conhecimento da entidade auditada). A amostra montada pelo auditor dever apresentar, exclusivamente, itens considerados como relevantes, sendo esse valor definido com base em anlise de riscos. Este termo conhecido em estatstica como varincia. RISCO = VARINCIA. Varincia: o maior valor que o auditor poderia considerar irrelevante na auditoria de uma rubrica contbil.

AMOSTRAGENS EM AUDITORIA
Na amostragem estatstica, o auditor determina o tamanho da amostra e avalia os resultados inteiramente com base em critrios cientficos baseados na lei das probabilidades ou regras estatsticas. Os benefcios da amostragem estatstica esto relacionados com (1) desenho de uma amostra eficiente, (2) mensurao da suficincia das evidncias constatadas e (3) na avaliao dos resultados da amostra. A amostragem estatstica recomendvel quando os itens da populao apresentam caractersticas homogneas. Ao planejar e determinar a amostra de auditoria, o auditor deve levar em considerao os aspectos: a) objetivos especficos de auditoria; b) a populao; c) a estratificao; d)o tamanho da amostra; e) o risco de amostragem; f) o erro tolervel; e g) o erro esperado.

AMOSTRAGENS EM AUDITORIA
POPULAO: a totalidade dos dados do qual o auditor deseja tirar a amostra para chegar a concluso. Ex: listagem do contas a receber, pagamentos subsequentes, faturas no pagas, relatrio de recebimentos de mercadorias.
CADA ITEM DA POPULAO UMA UNIDADE DE AMOSTRAGEM.

ESTRATIFICAO: a diviso de uma populao em subpopulaes para um melhor planejamento da amostra. Permite que o auditor dirija esforos de auditoria para os itens que contenham maior potencial de erro (itens com maior valor no contas a receber). A ESTRATIFICAO: pode resultar em amostras menores. Ex: saldo de contas a receber:superiores a R$ 2.000, 50%; entre 1.000, a 2.000 - 20% e inferiores a 1.000, 10%; total: 80%; mas s examinou 20% da populao.

AMOSTRAGENS EM AUDITORIA
Risco de amostragem relaciona-se com a possibilidade de que uma amostra adequadamente coletada no seja representativa da populao, levando o auditor a uma concluso diferente daquela que chegaria se estimasse toda a populao. Os tipos de riscos de amostragem podem ser: Riscos de aceitao incorreta - o risco de que a amostra d suporte concluso de que o saldo da conta no contm erros ou irregularidades relevantes, quando de fato contm (audit. ineficaz). Risco de rejeio incorreta - o risco de que a amostra d suporte concluso de que o saldo da conta contm erros ou irregularidades relevantes, quando de fato no contm (audit. ineficiente)

AMOSTRAGENS EM AUDITORIA
Na determinao do tamanho da amostra devero ser determinados os seguintes parmetros:
Risco de avaliao do risco de controle da amostra como muito baixo (relao inversa com o tamanho da amostra); Taxa aceitvel de desvios, ou seja, erro tolervel (relao inversa com o tamanho da amostra); Taxa esperada de desvios da populao (relao direta com o tamanho da amostra).

O tamanho da amostra afetado pelo nvel do risco de amostragem, erro tolervel e esperado que o auditor est disposto a aceitar dos resultados. Menor risco; Maior amostra.

AMOSTRAGENS EM AUDITORIA

Risco de amostragem relaciona-se com a possibilidade de que uma amostra adequadamente coletada no seja representativa da populao, levando o auditor a uma concluso diferente daquela que chegaria se estimasse toda a populao, tanto nos testes substantivos quanto de observncia. Os tipos de riscos de amostragem podem ser: Riscos de aceitao incorreta - o risco de que a amostra d suporte concluso de que o saldo da conta no contm erros ou irregularidades relevantes, quando de fato contm (audit. ineficaz). Risco de rejeio incorreta - o risco de que a amostra d suporte concluso de que o saldo da conta contm erros ou irregularidades relevantes, quando de fato no contm (audit. ineficiente)

AMOSTRAGENS EM AUDITORIA ERRO TOLERVEL: o erro mximo na populao que o auditor est disposto a aceitar e concluir que o resultado da amostra atingiu o objetivo da auditoria. Maior erro tolervel; Menor tamanho da amostra. NOS TESTES DE OBSERVNCIA : TX MXIMO DE DESVIO DE UM PROCEDIMENTO DE CONTROLE QUE O AUDITOR EST DISPOSTO A ACEITAR. NOS SUBSTANTIVOS: O ERRO MONETRIO MXIMO NO SALDO DE UMA CONTA/TRANSAO QUE O AUDITOR EST DISPOSTO A ACEITAR PARA QUE ELE POSSA CONCLUIR COM RAZOVEL SEGURANA SOBRE AS DCS; QUE ELAS NO CONTM DISTORES RELEVANTES. ERRO ESPERVEL: O ERRO ESPERADO PELO AUDITOR. MAIOR ERRO ESP.; MAIOR A AMOSTRA

AMOSTRAGENS EM AUDITORIA
Na determinao do mtodo de Seleo da amostra dever ser adotado um critrio que resulte numa verdadeira representatividade dentro da populao. Deve ser documentada. Todos os itens componentes da populao devero ter a mesma probabilidade de serem selecionados. Essa condio obtida com base em mtodos de seleo: Amostragens com seleo aleatria ou randmica: seleo aleatria dentro da amostra considerando qualquer item na populao. seleo sistemtica ou por intervalo: seleo considerando sequncias ou intervalos determinados de forma a garantir a incluso de toda a populao ( o 1 escolhido ao acaso). Casual: o auditor deve tentar extrair uma amostra representativa da populao, sem inteno de incluir ou excluir unidades especficas.

AMOSTRAGENS EM AUDITORIA
AVALIAO DOS RESULTADOS DA AMOSTRA: Tendo executado em cada item da amostra os procedimentos de auditoria apropriados, o auditor deve: Analisar o erro detectado na amostra: qdo no for possvel obter a evidncia e auditoria esperada sobre um item de amostra especfico o auditor deve utilizar outros procedimentos (alternativos). Extrapolar os erros encontrados na amostra para a populao: deve considerar os aspectos qualitativos dos erros encontrados. O auditor deve extrapolar os resultados dos erros da amostra para a populao da qual foi selecionada. Reavaliar o risco de amostragem: qdo o erro projetado exceder o erro tolervel, o auditor deve reconsiderar sua avaliao de risco de amostragem, ampliando os procedimentos de auditoria (alternativos).

AMOSTRAGENS EM AUDITORIA - DOUTRINA Se o auditor utilizar a amostragem estatstica, as tcnicas aplicveis sero: amostragem de atributos: testes de observncia ou de controle e, a finalidade estimar a taxa de desvios em uma populao. amostragem de variveis: testes substantivos e, a finalidade estimar um total monetrio de uma populao ou o valor monetrio de erros em uma populao.

CARTA DE REPRESENTAO DA ADMINISTRAO

O auditor deve obter uma carta de representao da administrao da empresa, no sentido de se assegurar que foi informado e teve acesso a todas as informaes necessrias para a fundamentao da sua opinio quanto a adequao das demonstraes contbeis s prticas contbeis adotadas no Brasil. Brasil.

CARTA DE REPRESENTAO DA ADMINISTRAO


Os principais tpicos dessa carta so os seguintes: identificar a companhia auditada; indicar a data-base do exame; que o auditor teve acesso a todos os registros contbeis, documentos correlatos e atas de reunies de acionistas, conselhos de administrao e diretoria; que o auditor foi informado de quaisquer irregularidades, descumprimentos de compromissos, leis ou legislaes especficas aplicveis ao ramo de negcio da empresa auditada; que aps a data do balano no ocorreu nenhuma transao que exigisse ajuste ou divulgao nas DC; a carta deve ser assinada por um diretor em conjunto com o gerente da contabilidade; a carta deve ter a mesma data do parecer do auditor e coincidir com a data de encerramento dos servios de auditoria.

Carta da gerencia e Parecer - PR


A Carta de Responsabilidade da Administrao deve conter uma declarao da administrao sobre: a) a integridade das informaes fornecidas quanto identificao de partes relacionadas; e b) a adequao de divulgaes de partes relacionadas nas Demonstraes Contbeis. Quando o auditor entender que, pela magnitude das operaes com partes relacionadas e pela diferenciao dessas operaes quando comparadas com operaes entre partes norelacionadas, a situao merece ser destacada aos usurios das Demonstraes Contbeis. O auditor deve adicionar, ao seu parecer, pargrafo de nfase indicando que a entidade realiza volume significativo de operaes com partes relacionadas em condies diferentes s de mercado; os resultados dessas operaes poderiam ser diferentes se realizadas em condies de mercado.

You might also like