You are on page 1of 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO IFMT CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO DISCILPLINA DIREITO ADMINISTRATIVO

TRABALHO DE DIREITO

CUIAB MT 2013

Exercicios

Conceitue Ato Administrativo Ato Administrativo uma espcie de "ato jurdico" tem objetivo imediato a aquisio, resguardo, transferncia, modificao ou extino de direito, sempre orientado por uma finalidade pblica. o ato jurdico que concretiza o exerccio da funo administrativa do Estado. Para Hely Lopes Meyrelles, " o ato administrativo toda manifestao unilateral de vontade da Administrao Pblica que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigaes aos seus administrados ou a si prpria." J para Celso Antnio Bandeira de Mello, o ato administrativo a "declarao do Estado (ou de quem lhe faa as vezes - como, por exemplo, um concessionrio de servio pblico), no exerccio de prerrogativas pblicas, manifestada mediante providncias jurdicas complementares da lei a ttulo de lhe dar cumprimento, sujeitas a controle de legitimidade por rgo judicial."

Explique com base em pelo menos dois autores, os atributos do Ato Administrativo. Os atributos do ato administrativo so: presuno de legitimidade, imperatividade e autoexecutoriedade. Presuno de Legitimidade Essa a caracterstica do ato administrativo que advm do princpio da legalidade que informa toda atividade da Administrao Pblica.E tambm, as exigncias de celeridade e segurana das atividades administrativas justificam a presuno da legitimidade, com vistas a dar atuao da Administrao todas as condies de tornar o ato operante e exeqvel, livre de contestaes por parte das pessoas a eles sujeitas, autoriza a imediata execuo, cabendo ao interessado, que o impugnar, a prova de tal assertiva, no tendo ela, porm, o condo de suspender a eficcia que do ato deriva.S por procedimento judicial ou na hiptese de reviso no mbito da Administrao, poder o ato administrativo deixar de gerar seus efeitos. 0s efeitos decorrentes deste ato nascem com a sua formao, ao cabo de todo o iter estabelecido nas normas regulamentares, depois de cumpridas as formalidades intrnsecas e extrnsecas,ao final do procedimento estabelecido em lei, o ato adquire a eficcia, podendo, ainda no ser ainda exeqvel, em virtude da existncia de condio suspensiva, como a homologao, o visto, a aprovao.

Somente depois de cumprida a condio, ter o ato a exeqibilidade, tornando-o operante e vlido. Na eficcia , to-somente, a aptido para atuar, ao passo que a exeqibilidade a disponibilidade do ato para produzir imediatamente os seus efeitos finais. Auto-Executoriedade Consiste na possibilidade de a prpria Administrao executar seus prprios atos, impondo aos particulares, de forma coativa, o fiel cumprimento das determinaes neles consubstanciadas. Esse atributo mais especfico, e se exterioriza com maior freqncia em atos decorrentes do poder de polcia, em que se determina a interdio de atividades, demolio de prdios, apreenso e destruio de produtos deteriorados, estes atos, evidentemente, reclamam uma atuao eficaz e pronta da Administrao, no podendo, por isso, a sua execuo ficar merc da manifestao ou da autorizao de outro poder ou de outros rgos. A auto-executoriedade, sofre limitaes, j que no se aplica s penalidades de natureza pecuniria, como as multas decorrentes de infraes a obrigaes tributrias. Tambm a utilizao deste atributo administrativo fica a depender de a deciso que se pretenda executar ter sido precedida de notificao, acompanhada do respectivo auto circunstanciado, atravs dos quais se comprove a legalidade de atuao do Poder Pblico. O administrado, porm, no poder se opor execuo do ato, alegando violao de normas ou procedimentos indispensveis validade da atuao administrativa. Eventual irresignao dever ser endereada ao Poder Judicirio, atravs de procedimentos prprios e, obtida a liminar, ficar o ato com sua execuo sobrestada at final julgamento da lide. Quais so os elementos do ato administrativo. Elementos do Ato Administrativo: A ausncia de quaisquer desses elementos torna o ato administrativo invlido. So eles: 1.competncia, 2.finalidade, 3.forma, 4.motivo, 5. objeto. 1.Competncia: a funo dada a cada rgo ou autoridade por lei. Tem competncia para praticar determinado ato administrativo a autoridade que recebeu essa funo da lei, portanto, a competncia s pode ser alterada ou retirada por lei. Caracteriza-se por ser: irrenuncivel, imprescritvel, inderrogvel e improrrogvel. 2.Finalidade: o resultado que a administrao quer alcanar com a prtica do ato. Em sentido amplo, a finalidade a consecuo de um interesse pblico, desta maneira, o ato administrativo tem sempre uma finalidade pblica; de modo estrito, finalidade o resultado especfico que cada ato deva produzir, em lei. 3.Forma: o modo pelo qual o ato se exterioriza. No Direito pblico, a regra a solenidade das formas, a forma escrita, mas, excepcionalmente, h atos verbais, gestos, apitos, sinais luminosos, cartazes e placas.

4.Motivo: o conjunto de acontecimentos que levam a Administrao a praticar o ato. inconcebvel um ato sem motivo, sem justificativa, todavia, a doutrina discute se todos os atos devem ser motivados.
5.Objeto: o mesmo que contedo do ato administrativo, o que o ato decide, enuncia, diz, dispe. O objeto deve ser lcito, possvel, certo e moral, assim como o ato de direito privado.

You might also like