You are on page 1of 2

G D G A D U

GRANDE LOJA MANICA DO ESTADO DE SO PAULO A R L S 2 DE JULHO N 586 OR DE DRACENA/SP


Av. Expedicionrios, n 364 Vila Barros Dracena SP / Fone(18) 3822-2700 www.2dejulho586.com.br

COMPLEMENTAO PARA A SEXTA INSTRUO DO GR DE APM


Nesta instruo os IIr AApr lidam com o significado puramente simblico do S T e P e demais pontos de nossa instituio. Estes significados permitem no dia a dia, o reconhecimento entre os maons em qualquer parte do mundo. O S No sinal de ordem as 3 esquadrias (ps, brao e mo) se relacionam ao nmero 3 representando a pedra bruta , ou seja a iniciao manica e ainda no sabe ler. o primeiro sinal de ordem, de retido mantendo-se com moral, tica no plano moral e social. O T Como segundo sinal, o T com as mos tem o reconhecimento universal entre os IIr , e tem entre os G toques diferentes, porm o T de Apr, o mais usado; tambm o principal sinal manico. A P Quanto a P, por no saber ler e nem pronuncia-la o Ir Apr somente soletra BOOZ. (por isso nvpdss). Entre vrios significados da palavra o principal o de doura e amargura. Ao soletrar a palavra, significa que o Ir Ap tem plena demonstrao de aprendizado, ou seja vai se aperfeioando O avental J o avental, tem seu uso como veste, e tem dentre a suas cores, as da paz e da fraternidade. Tambm tem o significado do trabalho rduo material e intelectual, alm de outros significados mais profundos, que sero conhecidos no decorrer do desbaste da P B, ou seja no conhecimento e aperfeioamento manico, como por exemplo a abeta do avental de Apr erguida. (tem o significado que o Apr ainda no desapegou das coisas materiais, que s o far aps o desbaste da P B ). A construo da loja Tem forma de quadrilongo, e como medidas, o comprimento do Or Ao Oc , a largura do N ao S , tendo como altura da Terra ao Cu, e a sua profundidade da superfcie ao centro da terra. A simbologia destas medidas tem como significado a extenso de universalidade da instituio manica. Cobertura da Loja A abbada celeste ou azul, que simboliza o teto da loja, e contempla o Sol a Lua, planetas como Jpter, Mercrio, Saturno e outas estrelas e constelaes. A sustentao da Abbada atravs das doze colunas, situadas no ocidente e denominas de Zodiacais, e representam os 12 constelaes que o sol percorre no perodo de um ano, como tambm as 12 tribos de Israel, os 12 Apstolos e as 12 estaes da paixo de Cristo. Estes signos tambm sintetizam simbolicamente tudo que se pode encontrar na criao. Os Pilares de Sustentao Tambm sustentam a Loja e toda a Maonaria, trs fortes Pilares denominados de SABEDORIA, FORA E BELEZA. Quanto aos significados, a Sabedoria orienta o trabalho manico, a Fora anima e sustenta e a Beleza ornamenta as aes.

Autor: Ir Jayme Pavanelli de Godoy Filho jaymepavanelii@gmail.com

G D G A D U
GRANDE LOJA MANICA DO ESTADO DE SO PAULO A R L S 2 DE JULHO N 586 OR DE DRACENA/SP
So representados pelo V M, no Or, 1. VIG postado no Oc, e o 2. VIG ao S.
Av. Expedicionrios, n 364 Vila Barros Dracena SP / Fone(18) 3822-2700 www.2dejulho586.com.br

As demais figuras alegricas so: 1) a PB, 2) a A PP, 3) o E e o C, 4) o N e o P, 5) o M e o C, 6) o Painel da Loja, 7) no Or o Sol a direita do VM e a Lua a esquerda, 8) o Pavimento Mosaico. A PB esta localizada no altar do Ir 1. VIG, aonde o Ir Apr com sua ignorncia e sem instruo, comea a desbasta-la, a PP no altar do Ir 2. VIG, j indica o homem (Ir Apr) instrudo se livrando das paixes e preconceitos da vida profana. O E e o C, como tambm o N e o P, a prpria instruo revela pautar a conduta dos Ir. Para retido o E, para a justa medida o C e para a igualdade e a justia para todos, o N e o P. O painel da Loja, colocado pelo Ir 1. Dicomo, a frente do trono do V M aps a abertura do L da L, e tem como funo informar que grau esta se realizando a sesso, pois simbolicamente cada Grau tem o seu Painel O Mao e o Cinzel da mesma forma, define a capacidade de discernimento o Bem do Mal, o Justo do Injusto, ou seja, a Inteligncia e a Razo. O Pavimento Mosaico, tem como significado a unio de todos os Maons do Universo. Mesmo formado por pedras pretas e brancas, no significa distino das cores preto e branco, ou seja no so consideradas cores; apesar de todas as diferenas , simboliza Unio. E por fim as roms tem o significado das LLoj e os Maons do Universo e suas sementes , por sua unio, representam a fraternidade entre os homens e so os dois pontos solsticiais que cita a sexta instruo do Gr.

Galgar os degraus da Maonaria, tem em sua simbologia, usufruir de todas as ferramentas aqui citadas; ou seja estudar com afinco e humildade como desbastar a P B para chegar na P P, e

incansavelmente buscar sempre a perfeio.

Ir M M JAYME PAVANELLI GODOY FILHO ARLS 2 DE JULHO 586 Or de DRACENA/SP

Outubro/2012

Autor: Ir Jayme Pavanelli de Godoy Filho jaymepavanelii@gmail.com

You might also like