You are on page 1of 73

O Carter e Perfil do Homem Cristo

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas prprias de menino. Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; ento, veremos face a face. Agora, conheo em parte; ento, conhecerei como tambm sou conhecido. Agora, pois, permanecem a f, a esperana e o amor, estes trs; porm o maior destes o amor.

1 Corntios 13: 11-13

ndice Introduo Captulo 1. A Esperana


1.1. Viso Discernimento Liderana

Captulo 2. A F
2.1. Coragem Iniciativa Disciplina Perseverana 2.2. Comprometimento Confiana Gratido 2.3. Integridade Autenticidade Pureza

Captulo 3. O Amor
3.1.Compaixo Sacrifcio Firmeza 3.2.Perdo Mansido Empatia

Concluso Bibliografia

Introduo
O estudo a seguir tem como objetivo apresentar os grandes desafios da vida do homem cristo assim como o plano de transformao e capacitao criado por Deus para sua vida aqui na terra. Deus criou o ser humano a sua imagem com o propsito de que este tivesse o domnio e responsabilidades sobre a terra. O ser humano foi criado a semelhana de Deus e vivia em harmonia at o processo de queda em pecado.
Gnesis 1:26 Tambm disse Deus: Faamos o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana; tenha ele domnio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos cus, sobre os animais domsticos, sobre toda a terra e sobre todos os rpteis que rastejam pela terra.

Os desafios da vida do Homem Cristo so muitos. Existe um processo de crescimento e capacitao preparado por Deus para o Homem. Esta transformao iniciada pela plena convico da graa dada por intermdio de Jesus Cristo.
II Corntios 3:18 E todos ns, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glria do Senhor, somos transformados, de glria em glria, na sua prpria imagem, como pelo Senhor, o Esprito.

O processo de aprimoramento e transformao da natureza de cada Homem fundamental no contexto de liderana no qual se encontra. Cada Homem tem uma responsabilidade especial no desenvolvimento espiritual de sua esposa, famlia, Igreja e amigos. Talvez seja esta a razo de tantas tentaes e tribulaes vividas pelo Homem. A marca principal desta transformao o seu carter. O carter definido no processo de transformao guiado por Deus atravs da sua Palavra. Segundo Bill Hybels (Quem Voc quando ningum est olhando?) Carter o modo que agimos quando ningum est olhando. Carter no o que j fizemos, mas o que somos. Infelizmente, se compararmos o desenvolvimento tecnolgico e cientfico de todos os tempos com o desenvolvimento do carter do Homem, descobriramos uma diferena absurda. Na verdade, provvel que alguns traos de carter estejam at em processo de extino. Deus nos deu duas armas infalveis para desenvolvermos nosso carter: A primeira arma a certeza da vitria pela graa de Jesus Cristo: Nossos esforos em nos transformarmos pela nossa fora sero sempre em vo. A prova disso que at hoje, a despeito de todo o desenvolvimento e inteligncia do Homem, jamais conseguimos superar problemas bsicos e todas as dificuldades da condio Humana.
Romanos 8:37 Em todas estas coisas, porm, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Provrbios 3:5 Confia no SENHOR de todo o teu corao e no te estribes no teu prprio entendimento.

A segunda arma dada por Deus a sua palavra. Jesus aplicou o termo est escrito em algumas situaes de sua vida e sem dvida esta uma arma infalvel. Porm para isso temos que ter a dedicao e disciplina de estudar tendo-a sempre a nossa disposio, principalmente nos momentos difceis de atribulaes ou tentaes. A palavra de Deus deve ser aplicada em nossa vida em todas as situaes que enfrentamos. Segundo Swindoll (O Mistrio da Vontade de Deus) existem direes claras nas escrituras para diversas decises e momentos em nossas vidas:

Obedecer aos Pais (EF 6:1) Casar-se com um cristo (1 Co 6:15) Trabalhar em uma profisso (1 Ts 4:11,12) Ajudar a famlia (1 Tm 5:8) Oferta aos pobres (Gl 2:10) Educao de filhos (EF 6:4) Alegria (1 Ts 5:16) Gratido (FP 4:6) Aceitao (Tg 2:1-10)

Salmos 119:105 Lmpada para os meus ps a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

Existem trs reas de desenvolvimento a serem exploradas neste trabalho. So eles: Esperana, F e Amor. Elas so conhecidas como a trade das virtudes de cristianismo. A Esperana o conhecimento da promessa que temos em Deus e a viso de Sua obra colocada em nossas mentes. Ela nos capacita no discernimento da vontade de Deus e no papel de liderana que temos. A F a certeza das coisas que esto preparadas para ns assim como a aliana que temos com Deus. Ela nos capacita a sermos corajosos, disciplinados e perceverantes. O Amor o combustvel vital que precisamos para agirmos de modo coerente com nossa f e esperana. Sem ele corremos o risco de no materializarmos nossa e Esperana e F. Assim com existem 3 reas de desenvolvimento, tambm possvel notar que para cada uma delas existe uma rea de aprendizado em especfico. A rea da Esperana est particularmente relacionada tribulao. A tribulao nos leva a uma experincia de descrdito com relao promessa de Deus em nossas vidas. Quando passamos por tribulaes, nossa tendncia natural esquecer o que Deus j nos fez e pode fazer com base em Sua aliana. A murmurao pode nos acometer de forma implacvel fazendo com que no haja nenhuma esperana em nosso corao.
Romanos 12:12 regozijai-vos na esperana, sede pacientes na tribulao, na orao, perseverantes;

A rea da F particularmente testada por meio da tentao. A tentao da passividade, da falta de coragem, do adiamento de decises, na indisciplina e da falta de perseverana nos leva a

cedermos quando enfrentamos velhos hbitos ou atitudes que queremos nos desfazer. As tentaes testam os limites de nossa F continuamente.
Efsios 6:16 embraando sempre o escudo da f, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

A rea da Amor finalmente continuamente provada pelas ofensas que enfrentamos no dia a dia. No falo de ofensas graves como calnias ou at mesmo as agresses...Muitas vezes o que mais nos afeta so pequenas ofensas que muitas vezes vem de pessoas que consideramos improvveis de fazerem tais coisas. Pois bem, independente do tipo de ofensa, o Amor o antdoto perfeito para anular os efeitos das ofensas em nossas vidas. Um amor genuno nos faz olharmos para ns mesmos, pecadores e extremamente valorizados por Jesus Cristo.
Mateus 6:14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, tambm vosso Pai celeste vos perdoar;

A vida repleta de tribulaes, tentaes e ofensas. Voc tem alguma dvida disso? A boa notcia que Jesus nos garantiu a vitria por meio de sua graa
Joo 16:33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflies; mas tende bom nimo; eu venci o mundo

O processo de transformao que passamos est relacionado s experincias difceis que temos em nossas vidas. Elas nos ajudam a encarar a dependncia em Deus para nosso crescimento. Hoje ns conhecemos em parte os mistrios desta vitria inquestionvel, porm a conheceremos plenamente no processo de transformao ao qual nos submetemos na vida Crist.
I Corntios 13:11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas prprias de menino. 12 Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; ento, veremos face a face. Agora, conheo em parte; ento, conhecerei como tambm sou conhecido. 13 Agora, pois, permanecem a f, a esperana e o amor, estes trs; porm o maior destes o amor. I Tessalonicenses 1:3 recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa f, da abnegao do vosso amor e da firmeza da vossa esperana em nosso Senhor Jesus Cristo

Famos agora uma comparao entre o ciclo da transformao descrito anteriormente e o ciclo de frutificao descrito na Parbola do Semeador. Imagine em uma Primeira etapa algum que ainda nem sequer chegou a conhecer a esperana e a palavra de Deus. Vamos classificar esta primeira fase como No saber que no sabe. Imagine a comparao com um beb dentro de um carro. Ele nem se quer sabe das limitaes que tem quanto a capacidade de dirigir. Fazendo uma paralelo parbola do Semeador, esta etapa seria aquela em que as sementes caem pelo caminho e nem se quer chegam ao terreno a ser plantado. Seguindo adiante, na Segunda fase, imaginemos algum que tem a Viso e Esperana mas ainda tem dificuldade em firmar-se na Palavra como algo concreto em sua vida. Classifiquemos

esta etapa de Saber que no sabe. Compare ento esta pessoa a uma criana de 6 anos analisando o Pai dirigindo seu carro . O sincronismo das aes do Pai ao volante do a ela a certeza de que ainda precisa aprender muito sobre como dirigir um carro. Outra comparao que podemos fazer com relao a segunda parte da parbola do Semeador. Neste cenrio, a Palavra semeada contudo o terreno no profundo e existem muitas pedras. A palavra acaba no gerando razes, nesta etapa, a pessoa tem a viso da vida crist contudo no consegue iniciar efetivamente a caminhada por no se firmar na segunda rea da Trade Crist, a F. Nossa F faz com que a palavra semeada germine em solo profundo. A Terceira etapa quando temos a Esperana e F mas ainda no estamos firmes no Amor. Compare esta etapa ao Jovem que tenta aprender a dirigir mas tudo ainda muito complexo sendo que no tem ainda a coordenao suficiente para dirigir como que com prtica. Comparando com a parbola do Semeador, estas pessoas retm a Palavra em solo bom, criam razes contudo no exerctam o Amor de forma completa e por isso os espinhos ainda a sufocam impedindo a que a luz contnua da Palavra de Deus as ilumine constantemente. Nesta etapa a pessoa Sabe que sabe contudo no consegue praticar a palavra e frutificar de modo ntegro e contnuo. A Quarta etapa quando A Esperana, a F e o Amor se completam em ns por intermdio da graa de Jesus Cristo, da interveno do Esprito Santo e pela comunho contnua com os Irmos. Nesta etapa no precisamos mais nos esforarmos para andar na Palavra, ela est empregnada em nossa vida de uma forma completa e contnua. Comparo esta fase a do motorista experiente que j no precisa se esforar na direo. Chamemos esta etapa de No saber que Sabe, ou no notar que sabe. Comparando com a Parbola do Semeador, estas pessoa aquela na qual a Palavra gera frutos eternos.
Mateus 13:3 E de muitas coisas lhes falou por parbolas e dizia: Eis que o semeador saiu a semear 4: E, ao semear, uma parte caiu beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram 5, Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto no ser profunda a terra, 6 Saindo, porm, o sol, a queimou; e, porque no tinha raiz, secou-se. 7 Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram, 8 Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um

Sem Esperana No saber Sementes que no sabe cadas pelo caminho Sem F Saber que Sementes no no sabe Germinadas Sem Amor Saber que sabe Sementes Sufocadas Frutificao

A Esperana, F No sabe que sabe e Amor

Os traos de carter a serem transformados e desenvolvidos nas reas anteriormente definidas so aplicados ao dia-a-dia do Homem em diversas reas de relacionamento: O relacionamento pessoal com Deus, o ministrio na Igreja, o namoro, noivado ou casamento, na educao dos filhos, no relacionamento com os amigos e colegas de trabalho. Uma anlise pode ser feita cruzando cada trao de carter a uma aplicao na nossa vida definindo ento a seguinte matriz de relacionamento versus trao de carter.
reas de Relacionamento reas de Carter Deus e Igreja Discernimento Liderana Disciplina Perseverana Confiana Gratido Integridade Autenticidade Pureza Compaixo Amor Perdo Sacrifcio Firmeza Mansido Empatia Ofensa Tentao Namoro e Casamento Pais e Filhos Trabalho e Estudo

reas de Amizades e Aprendizado Sociedade Tribulao

Esperana

Viso

Coragem

Comprometimento

F Graa em Cristo

Amor

Esperana

O Modelo de relacionamentos na Vida Crist

O ciclo do relacionamento amoroso em cada rea de relacionamento em nossas vidas


Deus (Amparo ao Homem) e o Homen (Obedincia e Temor a Deus)
Desde a criao, Deus tem prometido ao Homem Seu amparo e proteo atravs de uma aliana de paz condicional a um relacionamento de amor. A obedincia em amor depende fundamentalmente da confiana de que Deus ir honrar seu compromisso nos dando sua proteo e suporte em tudo que fizermos. Infelizmente o Homem tem desobedecido a Deus consistentemente desde o princpio. O povo de Israel deu inmeras provas de incredulidade atravs de sua desobedincia aos mandamentos de Deus. Nos tempos dos juzes, vemos o povo sempre se afastando de Deus se envolvendo em Idolatria. Os Juzes interrompem ento dando uma pausa ao sofrimento pelo afastamento a Deus. J na fase dos reis, isto at mais claro. O pacto sempre firmado por Deus condicionando o sucesso do reino a obedincia a Sua palavra. Contudo vemos exemplos e consequncias trgicas quando o Homem opta pelo afastamento aos princpios de Deus. Vemos exemplos como Saul, Davi, Salomo e muitos outros. A figura a seguir mostra o ciclo de amor e comprometimento entre Deus e o Homem. Temos a oportunidade de gozarmos da plenitude da proteo divina, tendo ao nosso lado simplemente o criador de tudo que existe. Para tal precisamos v-lo como tal, tendo a verdadeira dimenso de seu poder fazendo com que haja o mais profundo ciclo de amor atravs de nossa obedincia e temor e de Seu amparo

Salmo 23:4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, no temerei mal nenhum, porque tu ests comigo; o teu bordo e o teu cajado me consolam Provrbios 1:7 O temor do SENHOR o princpio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino

Homem (Valor a esposa) e a Mulher (Respeito ao marido)

1 Pedro 3: Do mesmo modo vocs, maridos, sejam sbios no convvio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frgil e co-herdeiras do dom da graa da vida... 1 Pedro 3: Do mesmo modo Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, a fim de que, se ele no obedece palavra, seja ganho sem palavras, pelo procedimento da mulher...

Pais (Discipulado aos Filhos) e os Filhos (Honra aos Pais)

Efsios 6:4 E vs, pais, no provoqueis vossos filhos ira, mas criai-os na disciplina e na admoestao do Senhor

xodo 20: 12 Honra teu pai e tua me, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te d

Empregadores (Justia aos empregados) e Empregados (Diligncia no trabalho)


\

!
" # !

Colossenses 4:1 Senhores, tratai os servos com justia e com eqidade, certos de que tambm vs tendes Senhor no cu

Colossenses 3:23 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o corao, como para o Senhor e no para homens,

!
! !

Amigos (Confisso e Autenticidade) e Amigos (Compaixo e Perdo)

$ %
& %

Provrbios 27:17 Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo. Colossenses 3:13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso algum tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim tambm perdoai vs;

&

$ % '%

1.1. Viso
1.1.1 O Objetivo de Deus quanto a nossa viso
Imagine um enorme quebra-cabea, to grande que voc nem consiga iniciar a montagem. Est claro que voc depende da viso global (normalmente impressa na tampa da caixa do quebra-cabea) para seguir a montagem. Se tentar montar sem ela, provavelmente nem conseguir. Assim tambm nossa vida. Temos a misso de montarmos um grande quebracabea durante a nossa vida. Muitas vezes optamos por mont-lo sem ter a viso global, dada por Deus atravs de sua palavra. Ter a conscincia da incapacidade de juntar as peas em nossas vidas o primeiro passo para iniciarmos o processo de alinharmos a nossa viso a de Deus. Segundo Charles Swindoll (O Mistrio da Vontade de Deus), Benjamin Disrali define que: Ser consciente da prpria ignorncia um grande passo em direo ao conhecimento. A insignificncia de nossa capacidade mostrada a seguir...
Salmos 139:4 Ainda a palavra me no chegou lngua, e tu, SENHOR, j a conheces toda. 5 Tu me cercas por trs e por diante e sobre mim pes a mo. 6 Tal conhecimento maravilhoso demais para mim: sobremodo elevado, no o posso atingir. Provrbios 1:7 O temor do SENHOR o princpio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.

Deus muitas vezes silencioso, ele espera que tenhamos pacincia e confiana de que ele nos v o todo tempo e por intermdio de Sua infinita bondade nos instrui. No texto abaixo vemos que Deus no nos ensina falando e sim nos vendo.
Salmos 32:8 Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.

A experincia de Abrao quando Deus solicitou o sacrifcio de Isac nos mostra quo misteriosa a vontade de Deus em nossa vida e quanto devemos confiar Nele mesmo quando sua vontade nos parece algo fora da realidade. Abrao tinha tamanha f em Deus que no teve como negar seu filho naquele momento. Ele tinha a convico que Deus proveria uma maneira e resolver aquilo tudo. Abrao tinha uma viso to clara das promessas de Deus e uma F to inabalvel que entregou o que tinha de mais precioso frente ao Deus que tanto amava. Da mesma forma, somos convidados a cada dia a nos despojar daquilo que mais amamos, sejam nossas riquesas, nossa vontade, nossos vcios ou mesmo coisas que nos pertubam mas que so impregnadas em nossas vidas. Colocar uma amargura antiga no altar do sacrifcio, eliminar um vicio escravizador ou mesmo colocar nossas vontades em segundo plano perante Deus so os chamados modernos que temos. Com certeza nenhuma destas riquezas se compara a entregar o prprio filho em Holocausto, contudo no podemos dizer que temos a mesma disposio de Abrao quando o chamado tem a ver conosco.

A viso do cu, das promessas e da vontade de Deus devem estar to reais em nossas vidas quanto foi para Abrao naqueles dias. Ns temos ao nosso lado hoje a graa de Jesus Cristo, a Palavra de Deus disponvel sob vrias formas e o Esprito Santo intercedendo por ns. A vitria garantida de modo que esta viso deve ser to clara em nossas vidas a ponto de termos a mesma disposio de Abrao.
Gnesis 22: 7 Isaque disse ao seu pai Abrao, Meu pai! . Sim meu filho, respondeu Abrao. Isaque perguntou: As brasas e a lenha esto aqui, mas onde est o cordeiro para o holocausto? 8 Respondeu Abrao, Deus mesmo h de prover o cordeiro para o Holocausto meu filho. E os dois continuaram a caminhar juntos.

1.1.2 A Realidade de nossa limitao


A realidade da nossa viso limitada pode ser exemplificada pela nossa tendncia de sempre olharmos para o que nos falta e murmurarmos. Interessante fazer uma comparao com a atitude de Jesus quando os discpulos diziam no haver po para a multido. Podemos notar duas atitudes de Jesus frente a situao: 1 Verifica o que tem 2 Agradecimento e beno Ao contrrio de Jesus, a atitude dos discpulos foi: 1 Verifica o que falta 2 Incredulidade
Mateus 14:15 Ao cair da tarde, vieram os discpulos a Jesus e lhe disseram: O lugar deserto, e vai adiantada a hora; despede, pois, as multides para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer. 16 Jesus, porm, lhes disse: No precisam retirar-se; dai-lhes, vs mesmos, de comer. 17 Mas eles responderam: No temos aqui seno cinco pes e dois peixes 18 Ento, ele disse: Trazei-mos. 19 E, tendo mandado que a multido se assentasse sobre a relva, tomando os cinco pes e os dois peixes, erguendo os olhos ao cu, os abenoou. Depois, tendo partido os pes, deu-os aos discpulos, e estes, s multides. 20 Todos comeram e se fartaram; e dos pedaos que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios.

Temos duas perspectivas igualmente desanimadoras. A primeira que somos terrivelmente limitados quanto a viso que temos de ns mesmos. Preferimos ver os problemas e o que nos falta, vemos situaes intransponveis, problemas insolveis e nos esquecemos que para Deus tudo possvel. Segundo Hybels (Quem Voc Quando Ningum est Olhando) Viso a uma capacidade dada por Deus para enxergarmos solues possveis para os problemas do dia-adia.
Mateus 19:26 Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto impossvel aos homens, mas para Deus tudo possvel.

A segunda perspectiva com relao a nossa viso das outras pessoas. Nossa natureza mesquinha insiste em ressaltar os defeitos e limitaes nas pessoas. O problema com isso que muitas vezes deixamos de identificar pessoas com potencial muito grande porque simplesmente no conseguimos ver alm do bvio. Jesus conseguiu ver um grande potencial em pescadores, coletores de impostos, pessoas simples e sem grandes qualidades (pelo menos aos olhos humanos).
Provrbios 20:5 Como guas profundas, so os propsitos do corao do homem, mas o homem de inteligncia sabe descobri-los.

Existe algo em comum nas duas perspectivas. Trata-se da nossa incrvel capacidade de centralizarmos a vida em ns mesmos. Nossas expectativas, nossas ambies tornam nossa viso to limitada que no conseguimos enxergar alm dos limites de nossas qualidades, defeitos e problemas. Segundo Hybels (Quem Voc Quando Ningum est Olhando). Viso uma habilidade dada por Deus para captar um vislumbre de algo que ele quer operar atravs de nossa vida, se nos entregarmos a Ele
I Samuel 16:7 Porm o SENHOR disse a Samuel: No atentes para a sua aparncia, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR no v como v o homem. O homem v o exterior, porm o SENHOR, o corao.

1.1.3 A Alternativa da palavra de Deus para o desenvolvimento da Viso


Existem duas reas de capacitao que nos auxiliam no desenvolvimento de nossa Viso alinhada aos objetivos de Deus para nossa vida. A primeira delas o discernimento e a segunda a capacidade de liderana

Como desenvolver o discernimento


Charles Swindoll (O Mistrio da Vontade de Deus) lista alguns direcionamentos da palavra de Deus para o desenvolvimento da capacidade de viso e discernimento: Pr-requisitos ao discernimento 1 Ser Cristo estando debaixo de graa de Jesus Cristo:
Romanos 8:14 Pois todos os que so guiados pelo Esprito de Deus so filhos de Deus.

2 - Ser sbio e prudente no andar com Deus:


Efsios 5:15 Vede prudentemente como andais, no como nscios, e sim como sbios, 16 remindo o tempo, porque os dias so maus.

3 Estar disposto a servir vontade de Deus:


Efsios 6:5 Quanto a vs outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso corao, como a Cristo, 6 no servindo vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de corao, a vontade de Deus;

4 Ter pacincia e aceitando o tempo de Deus para tudo:


Tiago 5:7 Sede, pois, irmos, pacientes, at vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com pacincia o precioso fruto da terra, at receber as primeiras e as ltimas chuvas. Tiago 5:11 Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da pacincia de J e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor cheio de terna misericrdia e compassivo

5 Suportando Perdas:
Atos 20:24 Porm em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministrio que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graa de Deus. Filipenses 3:8 Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo J 1:21 Nu sa do ventre de minha me e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!

Como Deus nos auxilia a termos discernimento? 1 - Por meio da Palavra escrita:
Salmos 119:105 Lmpada para os meus ps a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

2 - Por meio do Esprito Santo:


Filipenses 2:13 porque Deus quem efetua em vs tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade

3 - Por meio dos irmos e da Igreja:


xodo 18:24 Moiss atendeu s palavras de seu sogro e fez tudo quanto este lhe dissera. 25 Escolheu Moiss homens capazes, de todo o Israel, e os constituiu por cabeas sobre o povo: chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqenta e chefes de dez.

4 - Por meio da Graa:


Colossenses 3:15 Seja a paz de Cristo o rbitro em vosso corao, qual, tambm, fostes chamados em um s corpo; e sede agradecidos.

Como desenvolver a capacidade de liderana


Deus espera que tenhamos uma Viso clara da capacidade das outras pessoas, seus dons e ministrios. Alm disso temos a responsabilidade de atuarmos como lderes, identificando o potencial e ajudando no desenvolvimento das pessoas em nosso convvio dirio sejam elas, filhos, esposa, amigos, colegar de trabalho e irmo na igreja. Segundo Donahue (Seminrio para Lderes de Grupos Pequenos), a palavra de Deus nos mostra alguns pr-requisitos necessrios para nos capacitarmos para uma liderana centralizada em Deus: 1 Confirme o seu chamado a liderana: No tenha dvida que Deus esteja colocando-o nesta posio.
Jeremias 20:7 Persuadiste-me, SENHOR, e persuadido fiquei; mais forte foste do que eu e prevaleceste; sirvo de escrnio todo o dia; cada um deles zomba de mim. 8 Porque, sempre que falo, tenho de gritar e clamar: Violncia e destruio! Porque a palavra do SENHOR se me tornou um oprbrio e ludbrio todo o dia. 9 Quando pensei: no me lembrarei dele e j no falarei no seu nome, ento, isso me foi no corao como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; j desfaleo de sofrer e no posso mais.

2 Avalie sua rea de compatibilidade: Confirme a naturalidade, o prazer e o reconhecimento que tem obtido.
I Corntios 12:4 Ora, os dons so diversos, mas o Esprito o mesmo. 5 E tambm h diversidade nos servios, mas o Senhor o mesmo. 6 E h diversidade nas realizaes, mas o mesmo Deus quem opera tudo em todos. 7 A manifestao do Esprito concedida a cada um visando a um fim proveitoso

3 Confirme a sua competncia: Apresente-se de forma compatvel sua liderana


II Timteo 2:15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que no tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade

Deus

4 Conecte-se a Cristo: Busque intensamente a presena de Deus, gaste tempo a ss com

Salmos 42:1 Como suspira a cora pelas correntes das guas, assim, por ti, Deus, suspira a minha alma. 2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?

5 Fortalea seu compromisso: Tenha a disposio e comprometimento com a tarefa de liderana


Glatas 6:9 E no nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se no desfalecermos. 10 Por isso, enquanto tivermos oportunidade, faamos o bem a todos, mas principalmente aos da famlia da f.

6 Desenvolva sua integridade: O exemplo e a prtica da liderana para todos


I Timteo 4:15 Medita estas coisas e nelas s diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto

7 Desenvolva continuamente sua capacidade de liderana em Cristo tendo cuidado com os excessos, recuperando foras quando necessrio:
I Timteo 4:16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvars tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.

1.1.4 A Reao para tornarmos Homens de Viso Homens de Viso no relacionamento com Deus
Deus busca Homens de Viso para sua obra. Ele no precisa de pessoas autosuficientes e fortes. Ele escolhe normalmente as pessoas que em algum momento de sua vida percebem como so dependentes de Deus. Segundo Hybels (Quem Voc Quando Ningum est Olhando), Jesus demontrou possuir viso ao mudar o nome de Simo. Tudo que os outros viam em Simo era impetuosidade, agressividade e medo. Jesus, porm enxergou algo que havia no interior dele. E Pedro se tornou um Pilar e lder respeitado da Igreja.
Glatas 2:6 E, quanto queles que pareciam ser de maior influncia (quais tenham sido, outrora, no me interessa; Deus no aceita a aparncia do homem), esses, digo, que me pareciam ser alguma coisa nada me acrescentaram;

O problema com as pessoas que Deus normalmente escolhe como Homens de Viso para sua obra que elas no se consideram capazes de operar a vontade de Deus. Vemos o exemplo de Moiss, que tentou de vrias formas mostrar a Deus que no seria capaz de liderar o povo.
xodo 4:10 Ento, disse Moiss ao SENHOR: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloqente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de lngua.

Outro exemplo o de Jeremias, Deus conhecia a Jeremias e sabia de seu potencial, potencial este to escondido que nem mesmo Jeremias o conhecia.
Jeremias 1:5 Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que sasses da madre, te consagrei, e te constitu profeta s naes. 6 Ento, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que no sei falar, porque no passo de uma criana. 7 Mas o SENHOR me disse: No digas: No passo de uma criana; porque a todos a quem eu te enviar irs; e tudo quanto eu te mandar falars. 8 No temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR

Homens de Viso no Casamento


Esta realmente uma rea em que o Homem Cristo precisa ter Viso. Quando um jovem busca uma esposa, na maioria das vezes ele tem a viso de que precisa de algum para suprir suas necessidades e expectativas. Esta viso equivocada responsvel por muitos dos problemas no casamento. Quando se toma uma deciso errada no casamento, algo de muito ruim pode acontecer...O livro de provrbio nos d certas advertncias quanto a uma escolhar errada ou apressada.
dio. casa Proverbios 15.17 Melhor um prato de hortalias onde h amor do que um boi cevado e com ele Proverbios 21.9 Melhor morar no canto do eirado do que junto com a mulher rixosa na mesma Proverbios 27.15 O gotejar contnuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa so semelhantes

Alguns cuidados devem ser tomados quanto a esta importante deciso. Bill Hybell (Fazendo sua vida melhor) menciona alguns deles: No se apresse, conhea realmente sua futura esposa: Tenha pacincia em avaliar bem o compromisso com Deus, o carter e temperamento de sua futura esposa. Conte com a ajuda de seus atuais e futuros familiares e amigos nesta avaliao. Respeite o tempo de amadurecimento: As pessoas com menos de 25 anos normalmente j tem uma carga muito grande no estabelecimento de sua personalidade, seus valores, sua capacidade e formao espiritual. A responsabilidade adicional do casamento mais uma carga que pode confundir ainda mais a pessoa No tente resolver seus problemas com o casamento: Casar tentando resolver problemas de solido ou autoafirmao um risco muito alto. No tente agradar aos outros: Eles provavelmente no o ajudaro quando seus problemas comearem. Controle suas expectativas: Encare os defeitos da sua futura esposa e no assuma que ela ir mudar e satisfazer suas necessidade Analise com cuidado 5 reas de compatibilidade:
2 Corintions 6.14. No vos ponhais em julgo desigual com os incrdulos

1 - A compatibilidade no relacionamento com Deus.

2 A compatibilidade de Carter 3 O fator emocional 4 A comunicao 5 - A atrao fsica Aps o casamento, a necessidade de uma viso conforme o padro de Deus ainda continua sendo vital. Larry Crabb (Como construir um casamento de verdade) escreve: Nenhuma mulher do mundo, por mais que se disponha a aceitar o marido, conseguir suprir a necessidade de senso de valor que h no corao dele. Ele expe algumas idias quanto a viso do casamento: 1 Todos ns temos necessidades de segurana e valorizao pessoal 2 Todos ns tentamos obter esta valorizao atravs de: - Ignorar necessidades psicolgicas, tentando supr-las de forma fsica - Busca da satisfao ilusria de bens materiais e de relacionamentos superficiais - Busca da realizao pessoal atravs de seu cnjuge. 3 A viso correta que somente Cristo pode suprir nossas necessidades 4 Isto nos leva a concluso de que: - Devemos buscar a sua realizao em Cristo - Devemos nos disponibilizar como cooperadores para a obra de Deus na vida das esposas Buscar um sentido mais amplo para o casamento do que a simples satisfao de nossas expectativas o que chamamos Viso no casamento. Cada momento, cada dificuldade, cada desafio, cada ofensa, uma oportunidade para avaliarmos nosso discernimento do que o casamento sob a tica de Deus. A viso imediata e egosta no casamento a responsvel por tantos lares desfeitos nos dias de hoje. O Homem tem a responsabilidade de cuidar de seu lar com uma prioridade maior do que seus anseios pessoais e suas satisfaes pscicolgicas ou fsicas.
I Pedro 3:7 Maridos, vs, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo considerao para com a vossa mulher como parte mais frgil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graa de vida, para que no se interrompam as vossas oraes.

Provrbios 22:7 O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado servo do que empresta.

Uma responsabilidade muito importante do Homem no casamento quanto a sua prudncia financeira. Uma exposio no controlada nesta rea pode trazer sofrimento e perdas para a famlia inteira.

O Homem deve mostrar o exemplo da dedicao a Deus atravs do compromisso com as ofertas Igreja, fazendo com que sua famlia tenha o mesmo compromisso e colha os frutos desta atitude perante Deus. Provrbios 3:9 Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primcias de toda a tua renda; 10 e se enchero fartamente os teus celeiros, e transbordaro de vinho os teus lagares.

Pais e Filhos de Viso


Os Homens tem uma responsabilidade muito grande quanto ao direcionamento e educao dos filhos. As crianas no conseguem ter uma viso de longo prazo da vida, elas esto mais preocupadas com o que vai acontecer no prximo final de semana ou frias. Cabe aos Pais e em especial ao Pai a responsabilidade de mostrar a viso completa da vida a criana e ajud-la a encontrar maneiras de se preparar para o futuro.
Provrbios 22:6 Ensina a criana no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, no se desviar dele. Salmos 34:11 Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR. Provrbios 17:6 Coroa dos velhos so os filhos dos filhos; e a glria dos filhos so os pais

Temos um grande desafio de identificarmos o pontecial de nossos filhos vendo muito alm do bvio de suas vidas. Deus tem preparado ministrios para nossos filhos e cabe a ns ajud-los na tarefa de identificar e desenvolver estes ministrios respeitando suas diferenas e aceitando-os mesmo que no estejam alinhados a nossas espectativas.
Romanos 11:29 porque os dons e a vocao de Deus so irrevogveis. I Pedro 4:10 Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graa de Deus.

Os Homens de hoje prezam em demasia a preparao dos filhos por meio de recursos econmicos. Isso pode ser uma boa desculpa para a satisfao em paralelo de expectativas e desejos do prprio Homem no necessariamente relacionado a educao do filho. O resultado disso que o ponto principal que o contato dia-a-dia fica comprometido por agendas de trabalho que no deixam nenhum espao para o relacionamento saudvel. Isso uma amostra da falta de viso. Por outro lado, que tal ter a viso de onde nossos filhos passaro a eternidade? Como nossos filhos podero ajudar na obra do reino de Deus? Nossa viso pode alcanar vrios nveis: 1 - Ter recursos para as prximas frias 2 - Um carro novo para a famlia 3 - Uma casa nova

4 - O futuro profissional do filho 5 - O conforto financeiro na aposentadoria 6 - O carter e a integridade do Filho 7 - A contribuio de nossos filhos para o reino de Deus 8 - Onde e como nossos filhos passaro a eternidade

Homens de Viso no trabalho


Uma outra rea que podemos optar por uma viso no padro de Deus com relao ao trabalho. Deus nos d direes especficas quanto a nossa postura no trabalho e como podemos desfrutar de uma viso estratgica dada por Ele quanto a nossa administrao do tempo, perspectivas futuras e desenvolvimento profissional. Se perguntarmos para alguns empregado quebrando pedras o que fazem, poderemos ter vrias respostas diferentes. Um deles pode dizer que esta somente quebrando pedras, outro pode dar alguma descrio do muro sendo construido e outro pode dizer que est ajudando a construir uma catedral. Qual a diferena neste caso? Somente uma questo de viso quanto ao trabalho sendo realizado. Devemos nos questionar quanto as nossas aspiraes futuras e como podemos nos desenvolver para ating-las. Muitas vezes este processo leva anos e sem esta viso inicial, nunca desenvolveremos nossas capacitaes. O ambiente de trabalho est cada vez mais dinmico. A necessidade de aprendizado e por vezes de desenvolvimento profissional em reas distintas algo muito importante para nossa vida profissional. Devemos encarar novas oportunidades com bons olhos nos dedicando s oportunidades de novos conhecimentos. Em provrbios vemos uma demonstrao disso :
Provrbios 27:23 Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos, 24 porque as riquezas no duram para sempre, nem a coroa, de gerao em gerao. 25 Quando, removido o feno, aparecerem os renovos e se recolherem as ervas dos montes, 26 ento, os cordeiros te daro as vestes, os bodes, o preo do campo, 27 e as cabras, leite em abundncia para teu alimento, para alimento da tua casa e para sustento das tuas servas.

Um outro ponto importante com relao ao trabalho indicado por Fernando Leite (Estudos no livro de provrbios). Ele fala da aplicao da sabedoria celestial na terra ao invs de separarmos nossa viso espiritual da viso de nossa vida e trabalho. Com esta separao, confinamos nossa viso de Deus s paredes da igreja e deixamos de apresent-lo de forma eficiente em nosso ambiente de trabalho. Outro ponto importante o equvoco que alguns crentes cometem de menosprezarem o trabalho devido ao fato de que esperam que Deus supra todas as coisas. Devemos estar preparados para o mercado de trabalho e sermos diligentes, porm sem termos a viso de que o emprego a nossa prioridade nmero um.

Homens de Viso e as amizades


Hybels (Quem voc quando ningum est olhando) conta a histria de dois prisioneiros que estavam em uma pequena cela onde s entrava luz por uma pequena janela prxima ao teto. Ambos passaram o tempo olhando para esta janela. Um deles enxergava as barras (lembranas da realidade). Como passar do tempo, ao desnimo, a amargura, raiva e desespero foram somente aumentando. Ao contrrio dele, outro prisioneiro, olhando atravs da Janela, via as estrelas. A esperana foi aos poucos invadindo seu corao. Podemos fazer uma diferena enorme em nossas amizades dependendo da viso que temos das situaes que ns e os outros enfrentamos.
Provrbios 15:30 O olhar de amigo alegra ao corao; as boas-novas fortalecem at os ossos. Provrbios 27:9 Como o leo e o perfume alegram o corao, assim, o amigo encontra doura no conselho cordial. Provrbios 27:10 No abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmo no dia da tua adversidade. Mais vale o vizinho perto do que o irmo longe

Os Homens de Viso tem uma misso muito importante com relao aos amigos. Olhar alm do que se v externamente aos amigos, tentando descobrir o que Deus tem colocado no corao dos outros. O padro do mundo com relao a Viso dos amigos aquela em que os defeitos so ressaltados e nos sentimos ofendidos com o menor deslize na nossa amizade (Como se fossemos perfeitos em relao aos outros). Podemos cultivar o hbito de atentarmos para as qualidades dos amigos e como podemos ajud-los a encontrarem a melhor forma de servir a Deus com seus dons. Somos chamados a liderana em nossas amizades de uma forma no direcionada a autopromoo e prestgio. Devemos exercer um papel de: Servio
Joo 13:16 Em verdade, em verdade vos digo que o servo no maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou.

Reconciliaao
Mateus 5:24 deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmo; e, ento, voltando, faze a tua oferta. Provrbios 16:7 Sendo o caminho dos homens agradvel ao SENHOR, este reconcilia com eles os seus inimigos.

Referncia ou exemplo a ser seguido


Joo 13:15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, faais vs tambm.

Frutificao
Mateus 7:20 Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis

2. A rea da F
Hebreus 11:6 De fato, sem f impossvel agradar a Deus, porquanto necessrio que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam

A rea da Esperana e Viso, estudada at aqui, nos direciona a andarmos com Deus segundo a nossa aliana e promessas presentes e futuras. Este um contexto estratgico do andar com Deus, focalizando as grandes beno preparadas para aqueles que tem a esperana viva em Jesus Cristo. De um modo mais ttico, comearemos agora a focalizar uma segunda dimenso de anlise. A dimenso da F. Qual a diferena? Comearemos agora a abordar caractersticas do Homem de Deus no seu dia a dia. Caractersticas estas impossveis de serem desenvolvidas sem a Esperana e Aliana com Deus. Porm olhando para nossa F, sentimos a necessidade de uma resposta aos grandes desafios que enfrentamos no dia a dia. Como exemplo, veja o texto em Efsios 6:16.
Efsios 6:16 embraando sempre o escudo da f, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno

A F simbolizada aqui como um escudo, algo que nos protege das muitas flechas que nos atingem no dia a dia. Isto nos d uma viso mais ttica do nosso relacionamento com Deus, alm da viso de longo prazo determinada na rea da Esperana. Este contexto mais Ttico define uma srie de aes de curto e mdio prazo no nosso viver com Deus. Devemos procurar materializar nossa Esperana e Viso nas muitas obras de nossa vida, refletindo a certeza da Aliana com Deus e tambm nossa F em sua grande obra
Tiago 2:20 Queres, pois, ficar certo, homem insensato, de que a f sem as obras inoperante?

A F est relacionada a um trao de carter muito especial nos dias de hoje, a Coragem. Na rea da coragem estaremos estudando um processo no qual podemos ser capacitados a tomarmos iniciativa e nos disciplinarmos e sermos perseverantes no andar com Deus. Hybells (Fazendo sua vida melhor) mostra isso de uma forma clara: Nossa tendencia de vivermos deslizando para baixo conforme a correnteza. Temos alguns momentos de coragem para planejarmos a mudana de direo mas nem sempre isso acontece. Comearei a acordar mais cedo, meu chefe prestar ateno em mim, meu casamento vai se transformar, iniciarei uma dieta, tentarei ser mais prudente com minha sade, farei exerccios fsicos, economizarei mais dinheiro, iniciarei um ministrio, darei mais ateno aos meus filhos, etc... Por que isso no acontece? Vamos estudar neste captulo o que Deus tem a nos dizer sobre Coragem, nossa aliana com a Sua obra e como podemos alcanar nossa integridade mediante a F em Jesus Cristo.

        

    !#"%$$" & ' 

( "  ') #

2.1. Coragem
2.1.1 O Objetivo de Deus quanto a coragem
Deus nos capacitou a fazer sua obra e ns no podemos nos esconder desta realidade. O texto abaixo nos fala de como Deus espera que sejamos corajosos e inconformados com nossos medos.
II Timteo 1:7 Porque Deus no nos tem dado esprito de covardia, mas de poder, de amor e de moderao. I Joo 4:18 No amor no existe medo; antes, o perfeito amor lana fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme no aperfeioado no amor.

Deus quer ver nossa vida entregue a Ele, Ele no deseja que sejamos abatidos por medo ou receio do que enfrentamos no dia a dia. Pelo contrrio, ele nos deu a capacidade de sermos corajosos mas ao mesmo tempo moderados e amorosos. O modelo de coragem de Deus nao

bem o que nos vem a cabea quando pensamos neste tema. Normalmente a viso que temos de algum que salva uma pessoa de um incndio ou que enfrenta o exrcito inimigo sem temer. Na verdade o modelo de coragem da parte de Deus sutil e fundamental. Ele se preocupa com nossa coragem em momentos simples de nossa vida como quando tomando a deciso de dizer a verdade a um amigo, enfrentando um problema conjugal, disciplinando um filho mesmo com a dor de v-lo sofrer, rejeitando um hbito ruim ou reconhecendo as prprias falhas a Deus ou aos Homens. Muitas vezes temos a viso clara da promessa de Deus para nossa vida, da fidelidade Dele em nos retornar a sua boa, perfeita e agradvel vontade desde que estejamos dispostos a caminhar com Coragem. Veja o exemplo de Josu e Calebe, eles foram enviados como espias Cana e retornaram relatando todas as dificuldades e riscos mas tambm confiando que a misso era difcil mas Deus estava do seu lado. Infelizmente quase foram apedrejados pela sua coragem e disposio. Muitas vezes temos Josus e Calebes dentro de ns, mas tambm temos outros pensamentos menos corajosos que nos desestimulam a tomarmos atitudes, sermos diligentes e perceverarmos na F.
Numeros 14:2 Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moiss e contra Aro; e toda a congregao lhes disse: Tomara tivssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! 3 E por que nos traz o SENHOR a esta terra, para cairmos espada e para que nossas mulheres e nossas crianas sejam por presa? No nos seria melhor voltarmos para o Egito? 4 E diziam uns aos outros: Levantemos um capito e voltemos para o Egito. 5 Ento, Moiss e Aro caram sobre o seu rosto perante a congregao dos filhos de Israel. 6 E Josu, filho de Num, e Calebe, filho de Jefon, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes 7 e falaram a toda a congregao dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar terra muitssimo boa. 8 Se o SENHOR se agradar de ns, ento, nos far entrar nessa terra e no-la dar, terra que mana leite e mel. 9 Tosomente no sejais rebeldes contra o SENHOR e no temais o povo dessa terra, porquanto, como po, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR conosco; no os temais. 10 Apesar disso, toda a congregao disse que os apedrejassem; porm a glria do SENHOR apareceu na tenda da congregao a todos os filhos de Israel.

2.1.2 A Realidade de nossa limitao


Vamos analisar nossas limitaes sobre 2 aspectos: O Medo e a Indolncia.

O Medo
O medo uma grande realidade em nossa vida e talvez seja a maior limitao do Homem Cristo. Temos medo de envelhecer, de morrer, de enfrentarmos uma segunda-feira de trabalho, de no sermos capazes de sustentar nossas famlias, de estarmos preparado para a vida , etc..... O presidente Franklin D. Roosevelt declarou, h muitas dcadas: No temos o que temer, a no ser o prprio medo.

O motivo principal desta terrvel limitao o fato de que, muitas vezes, temos F em somente ns mesmos. Nos esquecemos de colocar nossas vidas sob o controle de Deus e quando acordamos estamos completamente aterrorizados com nossos problemas intransponveis. Realmente quando tomamos o controle de nossa vida, algo invariavelmente ir falhar. Nesta hora sentimos o gosto terrvel do medo.
I Pedro 5:7 lanando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vs. Salmos 27:1 O SENHOR a minha luz e a minha salvao; de quem terei medo? O SENHOR a fortaleza da minha vida; a quem temerei?

A indolncia
Outro mal que nos atinge a indolncia. Sua caracterstica principal a de nos conformarmos com as situaes e jamais termos a coragem de reverter a situao ou confrontar algum comportamento inadequado.Vemos 3 caractersticas importantes nas pessoas indolentes: A primeira delas a procrastinao, mas conhecida como Farei isso amanha. A preguia a causa principal da indolncia.
Provrbios 6:9 preguioso, at quando ficars deitado? Quando te levantars do teu sono? 10 Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braos em repouso, 11 assim sobrevir a tua pobreza como um ladro, e a tua necessidade, como um homem armado.

O problema da indolncia que quando menos se espera (como um ataque de ladro), descobrimos que falhamos em fazer algo vital ou em nos prepararmos para um momento difcil. Existem Homens que se dizem injustiados na vida. Eles culpam a famlia, suas esposas e at mesmo Deus pelos seus problemas. Eles reclamam de fracassos em suas vidas profissionais, problemas de sade, casamentos desfeitos, filhos problemticos e solido. Se fizermos uma anlise mais profunda da vida destas pessoas encontraremos um ponto em comum: A indolncia em suas vidas. Em outras palavras, elas no deram ateno as suas esposas, no pouparam recursos financeiros, no se dedicaram as tarefas profissionais, no estudaram e se prepararam para o futuro, negligenciaram a educao dos filhos e no cultivaram boas amizades. Esta a regra de causa e efeito A segunda caracterstica da indolncia est relacionada as desculpas. Somos especialistas em arrumar desculpas para no fazer algo. Seja a dificuldade, seja o risco, seja o conforto da situao.
Provrbios 22:13 Diz o preguioso: Um leo est l fora; serei morto no meio das ruas.

A terceira caracterstica do indolente o que Hybels (Fazendo sua vida melhor) caracteriza como a preguia seletiva. Esta terceira caracterstica talvez seja a mais sutl de todas

pois no claramente identificada. Selecionamos reas em nossas vidas nas quais nos dedicamos ao extremo, somos modelos de coragem, determinao, disciplina e perseverana, contudo algumas reas passam a sofrer de uma terrvel falta de prioridade, nos tornando desequilibrados em algumas setores de nossas vidas. Isto fcil de ser identificado por exemplo em executivos extremamente bem sucedidos, mas que sofrem com casamentos falidos e filhos mal encaminhados devido a sua falta de ateno nesta rea. Um exemplo disto no velho testamento a vida de Eli. Eli era um lder respeitado que apesar de ser ntegro, falhou em uma rea especfica (a disciplina dos filhos), e isso lhe levou a runa.

2.1.3 A Alternativa da palavra de Deus para o desenvolvimento da Coragem Iniciativa


A iniciativa exatamente o contrrio da indolncia. Significa o inconformismo com algo ou uma situao. Poucas pessoas praticam ou agem com iniciativa. muito mais fcil reclamar, justificar ou simplesmente procrastinar. Algumas pessoas acreditam que os problemas so como vinho, com o tempo vo melhorando por s s. E assim sentam e esperam que as coisas se resolvam sozinhas. O modelo de Deus para a iniciativa a formiga, conforme descrito em Provrbios:
Provrbios 6:6 Vai ter com a formiga, preguioso, considera os seus caminhos e s sbio. 7 No tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, 8 no estio, prepara o seu po, na sega, ajunta o seu mantimento.

Hybels (Fazendo sua vida melhor), nos mostra duas lies a serem aprendidas com a Formiga: A primeira lio que ela toma a iniciativa por si mesma, ela no depende de ordens ou de superiores para que a iniciativa de trabalhar e juntar alimento. A segunda caracterstica que ela se programa para o Futuro tendo a iniciativa no presente. Ela no procrastina, no usa desculpas, apenas trabalha. Muitas vezes nossas palavras saem de nossas bocas antes de termos certeza que nossa motivao nos acompanhar. Provrbio d um perfeito exemplo disso.
Provrbios 14:23 Em todo trabalho h proveito; meras palavras, porm, levam penria

Em algumas situaes acabamos nos comprometendo a tarefas por meio de promessas antecipadas e inadivertidas. Quando recebemos a fatura em nossas mos descobrimos que

perdemos a oportunidade de ficarmos calados, pois no temos a disposio nem a coragem necessrias para efetivar a promessa feita. Um exemplo maravilhoso de iniciativa foi dado por Deus em livrar o Homem das consequencias de seu pecado. Se Deus no tivesse tomado a iniciativa de enviar seu Filho, jamais poderamos ter acesso a graa e a Salvao. Ele nos amou de tal modo que teve de tomar esta iniciativa.
Joo 3:16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo o que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna.

Se voc ainda no tenha se dado conta da iniciativa de Deus quanto a nossa Salvao, tome j a iniciativa de crer em Jesus Cristo como seu nico Salvador. Ele estar pronto para auxili-lo por meio de Sua graa nas muitas iniciativas que voc dever tomar de hoje em diante.

Disciplina
Uma outra rea de coragem que Deus nos mostra a da disciplina. A disciplina um dos traos de carter mais importantes que podemos ter. Scott Peck (The road less traveled) escreve: Retardar a auto satisfao um modo de programar o sofrimento e os prazeres da vida, de forma a acentuar o prazer. Implica em comear a encarando a dor, para depois vivenci-la, e por fim ultrapass-la . Hybels (Quem Voc quando ningum est olhando) menciona algumas situaes onde isso evidenciado... - Um garoto com seus deveres escolares para depois brincar. - Esforo inicial em um emprego antes de sentir o progresso na carreira - Orao e estudo matinal resultando em um dia mais agradvel. Um direcionamento importante para quem quer ter disciplina se preparar para ela. Quando tomamos a deciso antecipadamente sobre uma ao que devemos ter, fica muito mais fcil lutar contra os pensamentos desanimadores quando estes aparecem. Se voc j predispor que a disciplina nesta rea inegocivel, provavelmente seu corpo no ter nenhuma chance de tentar convenc-lo de que no vale a pena. Isso pode ser aplicado por exemplo, no oramento para o ms, na iniciativa de se fazer exerccios fsicos diariamente, no planejamento de algum tempo a ss com a esposa ou mesmo de conversa com os filhos. A tomada de deciso antecipada um fator vital em nosso relacionamento com Deus. Sem a disciplina da convivncia com Deus no crescemos espiritualmente. Se quisermos crescer e desenvolver nosso potencial espiritual, temos que adotar a prtica de tomar decies antecipadamente como: Participar do corpo de Cristo, ter um tempo dirio a ss com Deus ou manter a comunho com os irmos e serv-los. Conseguir a disciplina com suas prprias foras muito difcil. Devemos primeiramente nos entregarmos a Deus orando para que ele nos capacite em sermos disciplinados no dia a dia.
Glatas 5:22 Mas o fruto do Esprito : amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansido, domnio prprio. Contra estas coisas no h lei.

A disciplina pode nos trazer recompensas em vrias reas de nossa vida como: na rea espiritual, nos relacionamentos, na nossa sade e finanas, porm, este benefcios no so imediatos. As recompensas de uma vida disciplinada so enormes, e esto ao nosso alcane, basta estarmos dispostos a nos esforar.

Perseverana
Podemos ter a coragem de confrontar uma situao, a disciplina de iniciar um processo de transformao mas se no tivermos a perseverana de nos mantermos firmes nas horas difceis, poderemos no conseguir materializarmos tudo que planejamos.
Tiago 1:12 Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverana, a provao; porque, depois de ter sido aprovado, receber a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.

A Perseverana a vitria sobre a tentao da desistncia. Tentamos ao longo da vida fugir das provaes de Deus, quando na verdade deveriamos agradecer por elas. A adversidade nos ajuda a desenvolver a perseverana. Nossa sociedade imediatista exige resultados instantneos e se no somos rapidamente atendidos em nossas expectatitvas, tendemos a desistir tambm rpidamente. Nos ltimos anos esse desejo imediatista vem crescendo, pessoas abandonam empregos, escola, relacionamentos, buscas espirituais tudo prematuramente. Ns podemos desenvolver a perseverana aprendendo a suportar com firmeza os momentos de maior desnimo. Hybels (Quem voc quando ningum est olhando) nos alerta para os tipos de perseverana que Deus espera de ns em nossa vida: Em nosso relacionamento com Deus, em nosso trabalho, nosso casamento, na criao dos filhos e mantendo amizades sinceras. O ato de desistir, de no perseverar, causa em geral um sentimento inicial de alvio, a doce sensao de desistir. Interessante notar que no muito tempo atrs, na poca de nossos avs, o ato de desistir era considerado algo vergonhoso. Hoje porm no bem assim. A prpria mdia, em filmes, enaltece s vezes cenas de um personagem chutando o balde com seu patro, rompendo o casamento e coisas do gnero. Na realidade porm, um ato como este pode deixar uma pessoa sem emprego, uma esposa abandonada, crianas com problemas srios. O Senhor porm, nos ensina algo diferente:
Mateus 24:12 E, por se multiplicar a iniqidade, o amor se esfriar de quase todos. 13 Aquele, porm, que perseverar at o fim, esse ser salvo.

Ao sermos tentados a desistir, devemos avaliar o preo a ser pago, antes de jogar a toalha. Desistir no fascinante nem aprimora nosso carter. Deus no chama isso de beno. Na maioria dos casos, nos arrependemos pelo resto da vida. No entanto, ao enfrentarmos a forte tentao de desistir, ns descanamos na fora de Deus, mantendo-nos firmes, desenvolveremos perseverana. Independente do motivo ou rea na vida que nos leve tentao de desistir, com segurana podemos pr prova a verdade e a fidelidade de Deus dizendo: Senhor, vou

continuar em frente, confiando que tu vais me capacitar e manter-me firme neste momento de profundo desnimo, para que eu saia vitorioso de tudo isto. As tentaes de desistir so dolorosas. Jesus sabe disto melhor que ningum. Ele suportou todo o seu sofrimento, at a cruz. Mas graas fora que vinha do alto e por deciso prpria, Jesus Cristo, o Salvador, mateve-se firme diante da tentao de desistir e possibilitou a salvao de todo ser humano.

2.1.4 A Reao para nos tornarmos Homens de Coragem Homens de Coragem no relacionamento com Deus
O Relacionamento com Deus deve ser a maior prioridade da vida de um Homem Cristo. Para que isso ocorra, preciso que se tenha muita coragem. A Coragem mencionada aqui no a que vemos nos filmes, ela ao contrrio extremamente sutil e aplicada no nosso dia a dia. Temos a viso do que precisamos em nossas vidas, temos a certeza da necessidade do relacionamento com Deus para que tenhamos uma vida em harmonia, mas algumas vezes nos falta a coragem para tomar a deciso da mudana. A rea de coragem est intimamente ligada a tomada de deciso. Para tal vital um planejamento prvio a tomada de deciso. Se voc acredita que precisa ter um tempo com Deus todas as manhs mas deixa para tomar a deciso quando acorda, ser muito mais difcil. Isso vale tambm quando decidindo poupar uma quantia por mes ou iniciar um perodo de condicionamento fsico ou dieta. Tamar a deciso antecipadamente no dar margem a sua mente tentar convenc-lo que muito cedo, est frio ou vamos deixar o regime e exerccios para a prxima semana. Vimos trs reas relacionadas a coragem e podemos aplic-las diretamente no nosso relacionamento com Deus. A primeira : Tome a iniciativa de transformar seu relacionamento com Deus. Diga um basta a indolncia de ver sua vida focada nos seus objetivos pessoais e comece a prestar ateno no seu papel de colaborador obra de Deus na Terra. Planeje um tempo dirio com Deus. Pode ser alguns minutos de leitura, louvor, meditao na Palavra, etc...Em segundo lugar, tenha disciplina em aplicar este devocional planejado. Se necessrio tenha algum alerta para lembr-lo do tempo com Deus e no deixe que nenhuma outra atividade o pertube ou o faa desistir do planejado. Uma vez que tenha tomado a deciso e tenha tido a disciplina em executar o planejado, tenha certeza que existiro momentos de desistncia, nesta hora temos o terceiro componente vital da coragem que a perseverana. A vontade de desistir, de tirar uma folga, de achar que no consegue, que no tem tempo, etc...vir e neste momento muitas pessoas abandonam o processo. Estamos falando de semanas, meses ou anos da tentao da desistncia. O ponto positivo que tambm cada vez mais isto se tornar um hbito e assim cada vez mais nossa coragem se fortalecer.

Homens de coragem no casamento


Para os que ainda esto buscando uma esposa, a tendencia natural que se analise caractersticas como atrao, beleza, humor ou outros itens meramente superficiais. Como indicado anteriormente, existe uma lista bsica de atributos que devem ser considerados nesta busca. O problema ter coragem para resistir a tentao de buscar somente a aparncia externa. Conforme j mostrado, deve-se ter a coragem de analisar com cuidado 5 reas de compatibilidade: 1 - A compatibilidade no relacionamento com Deus. 2 A compatibilidade de carter 3 O fator emocional e diferenas aceitveis 4 A comunicao e a capacidade de dilogo do casal 5 - A atrao fsica Veja que a atrao fsica est na lista, porm no o nico item. Para os j casados, a viso dos objetivos de Deus para o casamento nos ajuda a identificarmos o direcionamento correto no relacionamento com nossas esposas. Contudo necessitamos de coragem para tomarmos decises coerentes com a viso e o propsito de Deus para o casamento. Vimos trs reas relacionadas a coragem e podemos aplic-las diretamente ao nosso casamento. A primeira : Tome a iniciativa de transformar seu relacionamento conjugal. Substitua a indolncia em evitar confrontar os problemas do casamento e suas expectativas individuais no satisfeitas. Planeje a paz no casamento. Planeje se dispor a satisfazer as necessidades de sua esposa ao invs de lutar pelos seus direitos. Planeje um tempo de dilogo e ateno a ela apesar da agenda de trabalho e a demanda dos filhos. Em segundo lugar, tenha disciplina em resistir a tentao da ofensa, a preguia do fim do dia e s muitas distraes e atraes oferecidas pelo mundo (Tempo demasiado no computador ou televiso). No deixe de dar ateno as necessidades de sua esposa. Aps ter a disciplina implementada em seu casamento, v para a terceira rea: A perseverana. Cristou nos deu um exemplo maravilhoso de como um marido pode perseverar at o fim se dando a sua esposa.
Efsios 5:25 Maridos, amai vossa mulher, como tambm Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,

No princpio, achamos que elas devem se adaptar s nossas necessidades, com o passar do tempo chegamos a concluso que nossa viso deve ser ajustada para que exista um meio termo entre nossa necessidade e as necessidades dela. Porm esta no a viso de Deus. Deus espera

que estejamos prontos para atender as necessidades dela assim como Jesus se entregou para sua esposa (Igreja) dando sua prpria vida por ela. Comece dizendo frequentemente que a ama. Recomece um processo de namoro e tenha coragem de praticar o amor que voc declara por ela. Tenha o compromisso e a disciplina de resolver problemas e conflitos assim que surgirem. Alguns casais ao invs de encararem e resolverem os problemas assim que surjam, os ignoram, causando problemas muito maiores ou at mesmo irreparveis no decorrer dos anos. Tenha a coragem de chegar a Jesus e dizer que o vinho do seu casamento acabou e creia que s Ele pode trazer um vinho novo ao seu casamento. Ele no s trar vinho novo, ele trar um vinho ainda melhor que o inicial. A exigncia a Viso e a coragem de que Jesus pode fazer isso em seu casamento.
Joo 2:7 Jesus lhes disse: Enchei de gua as talhas. E eles as encheram totalmente.8 Ento, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram. 9 Tendo o mestre-sala provado a gua transformada em vinho (no sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a gua), chamou o noivo 10 e lhe disse: Todos costumam pr primeiro o bom vinho e, quando j beberam fartamente, servem o inferior; tu, porm, guardaste o bom vinho at agora.

Pais e Filhos de coragem


Vimos at aqui a necessidade de termos uma viso alinhada aos propsitos de Deus com relao aos nossos filhos. Sabemos que devemos ajud-los a discernir seu ministrio, avaliar aptides, ter a conscincia de ter em mente a eternidade no relacionamento com eles fundamental. Contudo, ainda necessrio que tenhamos coragem de colocar em prtica esta viso, e isso no fcil. Demanda uma certa dose de coragem, disciplina, tempo de qualidade e quantidade e se dispor a subjulgar nossas necessidades de descano, diverso e prazer para o ensino constante e por vezes cansativo.
Provrbios 22:15 A estultcia est ligada ao corao da criana, mas a vara da disciplina a afastar dela

Disciplina na criao de nossos filhos dedicar-se com tempo de qualidade. s vezes, um bom programa de TV, ou uma promoo no trabalho, uma soneca.... tendem a tirar-nos da nossa disciplina de dedicao a nossos filhos. importante perseverarmos neste trabalho pois o retorno vir no futuro, com crianas que sero adultos mais equilibrados desfrutando de um bom relacionamento por toda sua vida com eles. Alguns momentos na educao dos filhos quando precisamos de coragem podem ser listados abaixo: Chegando do trabalho cansado e abdicar da TV para uma boa conversa com eles Ler a Bblia constantemente explicando conceitos e aspectos prticos da vida Crist Desistir de um trabalho ou cargo no qual o contato com os filhos seria prejudicado Gastar tempo juntos em atividades esportivas ou de lazer abdicando, por exemplo, do esporte individual favorito para que todos da famlia tenham momentos juntos

Sendo disciplinado quanto a importncia do compromisso com a Igreja Aplicar a disciplina quando os limites da rebeldia sejam ultrapassados Controlar os desejos dos filhos evitando que sejam egocntricos Saber dizer no quando necessrio Separar um tempo do casal e disciplin-los a respeitarem este tempo.

Homens de coragem nas amizades


Se atingimos o primeiro passo da viso nas amizades poderemos enxergar alm do bvio quanto aos nossos relacionamentos. Poderemos ver com mais clareza as expectativas e o potencial dos amigos. Porm importante materializarmos esta viso com algo que realmente no seja somente terico e abstrato. Nesta hora importante falarmos da coragem em nossas amizades. Podemos identificar duas reas importantes neste contexto. A primeira est relacionada a nossa coragem em nos preocuparmos com nossos amigos ao invs de cada vez mais olharmos somente para nossas necessidades. interessante como temos a tendncia de buscarmos amizades que nos tragam algum benefcio. Isso um processo natural do ser humano. O pior quando somos auto suficientes e simplesmente nos esquecemos dos amigos por no enxergarmos nenhum benefcio pessoal nesta rea.
I Tessalonicenses 5:11 Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como tambm estais fazendo

Deus nos exorta a consolarmos e edificarmos uns aos outros reciprocamente, no considerando os benefcios prprios mas sim os de nossos amigos. Este um processo cclico que garante que cada um seja abenoado recprocamente buscando a satisfao das necessidades da oura pessoa. A segunda rea relacionada a dose de coragem necessria para a manuteno da amizade. Nossas expectativas com relao aos nossos amigos sempre tendero a ser muito altas. Esta outra caracterstica natural nossa. Temos de ter a conscincia de que somos todos imperfeitos, portanto no devemos cobrar de nossos amigos algo que ns mesmos no podemos garantir. Nossas amizades so como uma unio eficaz que nos protege nas dificuldades constantes em nossas vidas, e por isso ela to atacada. Se o inimigo consegue enfraquec-la, seja usando uma ofensa ou alguma decepo, ficaremos vulnerveis ao restante da batalha.
Eclesiastes 4:10 Porque se carem, um levanta o companheiro; ai, porm, do que estiver s; pois, caindo, no haver quem o levante. 11 Tambm, se dois dormirem juntos, eles se aquentaro; mas um s como se aquentar? 12 Se algum quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistiro; o cordo de trs dobras no se rebenta com facilidade.

Deus nos promete claramente nosso fortalecimento pela proteo dos amigos. Portanto necessrio que tenhamos coragem de enfrentar alguns impeclios que sempre nos afastam de nossas amizades: Alguns deles so descritos abaixo:

Falta de prioridade e tempo para as amizades Foco demasiado na famlia resultando em isolamento quanto s amizades Busca das amizades somente quando existe algum interesse ou benefcio prprio Expectativa exagerada quanto s supostas obrigaes dos amigos para conosco Falta de interesse em nos disponibilizarmos para a edificao dos outros Falta de interesse em conhecer pessoas (Colegas, vizinhos, membros da Igreja etc...) Inveja Formao de panelinhas fechadas. Timidez Falta de confiana na capacidade de edificar aos outros Uso exagerado de meios eletrnicos para comunicao com os amigos

realmente importante ter coragem nas amizades. Programe-se para separar um tempo para os amigos, reserve uma noite ou planeje algumas visitas durante o ms, tenha a iniciativa de planejar uma festa, ore continuamente pelos amigos, movimente seu crculo de amigos de formas novas e criativas. Tenha certeza que Deus estar abenoando e facilitanto este investimento, alm de garantir um suporte eficiente quando dias difceis chegarem.

Homens de coragem no trabalho


A viso de que Deus quer usar nosso trabalho para sua obra realmente muito importante, porm, encararmos nosso trabalho de uma maneira equilibrada e alinhada a vontade de Deus exige uma boa dose de coragem. Como mencionado anteriormente, existem trs caractersticas que nos fazem desviar nosso trabalho dos propsitos de Deus. O Primeiro ponto relacionado ao medo. O ambiente de trabalho atual extremamente agressivo. Somos desafiados dia a dia a sermos cada vez mais competitivos. O medo da frustrao de nossa auto afirmao nos faz temer situaes e nos leva muitas vezes ao excesso de trabalho. Est uma ntida amostra de que confiamos mais em ns mesmo do que em Deus.
Isaas 41:10 no temas, porque eu sou contigo; no te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleo, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.

Devemos fazer nossa parte no trabalho, contudo no creia que voc seja capaz de enfrentar sozinho o ambiente de trabalho to agressivo quanto o dos dias de hoje. O lado oposto do medo o segundo ponto a ser descrito, a indolncia no trabalho. Muitas vezes nos colocamos de forma passiva e no enfrentamos os desafios que Deus nos coloca em nosso trabalho. Somos desafiados contnuamente a nos desenvolvermos, a fazermos tudo com amor e dedicao, como se fosse para Deus. Devemos ter coragem de mudar, coragem de estudar e nos prepararmos, coragem de inovar mostrando ao nosso ambiente de trabalho como a integridade, dedicao, comprometimento, equilbrio e alegria podem fazer toda a diferena.

Existe ainda um terceiro ponto que talvez seja o mais perigoso deles: A ambio desequilibrada. Muitas pessoas acreditam que seu senso de valor somente ser satisfeito se tiverem poder. Isto as leva a serem obcecadas pelo trabalho. Algumas delas so capazes de trocarem esposa, filhos, amigos, igreja, pais, por status e poder. Basicamente, estas pessoas ainda no encontraram a realizao de seu senso de valor em Jeus Cristo. Elas ainda no tiveram a experiencia que somente Jesus pode suprir nossas necessidades de forma completa e definitiva. Elas no tem coragem de admitir a plena dependncia que temos em Jesus Cristo. Podemos citar algumas evidncias relacionadas aos trs pontos mencionados anteriormente: O medo do primeiro emprego O medo de uma nova atividade para a qual nao temos experincia O medo de ser aceito ou no no ambiente A proscrastinao de tarefas mais indesejveis e custosas A indolncia em manter-se em um cargo sem perspectivas A falta de coragem em confortar-se uma situao considerada inapropriada O desequilibrio nas prioridades da vida pessoal x trabalho A obstinao por status ou poder, resultando at mesmo em prejuzo aos outros

Podemos continuar uma longa lista de atitudes no trabalho que nitidamente evidenciam nossa falta de coragem. Deus nos capacita por meio de sua palavra a confrontarmos estas situaes indesejveis com coragem, amor e moderao
II Timteo 1:7 Porque Deus no nos tem dado esprito de covardia, mas de poder, de amor e de moderao.

reas de Relacionamento reas de Carter Deus e Igreja Discernimento Esperana Viso Liderana Disciplina F Coragem Perseverana
II Timteo 1:7 Porque Deus no nos tem dado esprito de covardia, mas de poder, de amor e de moderao. Efsios 5:25 Maridos, amai vossa mulher, como tambm Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, Salmos 119:105 Lmpada para os meus ps a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

Namoro e Casamento
2 Corintions 6.14. No vos ponhais em julgo desigual com os incrdulos

Pais e Filhos
Provrbios 22:6 Ensina a criana no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, no se desviar dele.

Trabalho e Estudo

Amizades e Sociedade
Provrbios 20:5 Como guas profundas, so os propsitos do corao do homem, mas o homem de inteligncia sabe descobri-los.

Provrbios 27:23 Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos, 24 porque as riquezas no duram para sempre, nem a coroa, de gerao em gerao. 25 removido o feno, Provrbios 22:15 A estultcia Quando, Isaas 41:10 no temas, est ligada ao corao da porque eu sou contigo; no te criana, mas a vara da assombres, porque eu sou o disciplina a afastar dela teu Deus; eu te fortaleo, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.

Eclesiastes 4:10 Porque se carem, um levanta o companheiro; ai, porm, do que estiver s; pois, caindo, no haver quem o levante. 11 Tambm, se dois dormirem juntos, eles se aquentaro; mas um s como se aquentar? 12

2.2. Comprometimento
2.2.1 O Objetivo de Deus quanto ao comprometimento
Vimos at aqui as reas de Viso e Coragem. Temos a esperana nas benos que nos esperam (Viso), sabemos tambm que precisamos de um reagente de mudana (coragem) para materializarmos nossa Viso. Agora estaremos entrando na rea da manuteno de nossa deciso em sermos transformados. O primeiro item a ser estudado com relao ao nosso comprometimento com nossa viso e deciso de transformao. Primeiramente, precisamos de uma boa definio de comprometimento e esta definio vem de Deus. Deus no apenas define, mas nos mostra na prtica seu comprometimento conosco no fato de nunca desistir de ns.
Romanos 8:38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poder separar-nos do amor de Deus, que est em Cristo Jesus, nosso Senhor

O comprometimento de Deus para conosco pleno e imutvel. Ele est acima de tudo que nos pode acontecer. Deus prova o que est escrito acima no envio de seu prprio Filho para nos salvar. Ele poderia ter desistido de ns logo aps o pecado original de Ado, ou quando Caim matou Abel, ou quando viu a gerao de No na terra, ou quando o povo de Israel murmurava e adorava outros deuses no deserto. Ao contrrio, nada separou seu amor por ns. Ele enviou seu Filho para pagar uma dvida impossvel de ser paga por qualquer ser humano. Ele honrou o compromisso inicial de nos amar incondicionalmente, porm com justia. A quebra do compromisso por parte do Homem:
Romanos 3:23 pois todos pecaram e carecem da glria de Deus

Pela justia de Deus, teramos uma dvida impagvel:


Romanos 6:23 porque o salrio do pecado a morte, mas o dom gratuito de Deus a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor

Pelo compromisso do amor de Deus, ele nos deu outra chance..


Joo 3:16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo o que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna.

2.2.2 A Realidade de nossa limitao


Vamos analisar o ciclo vicioso de falta de comprometimento e verificar algumas evidncias disso em nossas vidas. Vamos analisar o comprometimento sob duas perspectivas relacionadas a confiana e a gratido. Quando estes dois componentes no existem, fatalmente o comprometimento ser afetado. Esta uma espiral negativa que pode nos levar ao fundo do poo.

&

Quando confiamos em ns mesmos, temos uma irresistvel vontade de no nos obrigarmos a nenhum compromisso com Deus. Isso faz com que estejamos, pelo menos temporariamente no controle de nossas vidas. Porm a colheita nos vem de forma sbita e ento percebemos a nossa incapacidade de controlar nossas vidas. Colhemos frutos amargos que nos limitam em termos de gratido a Deus. A falta de gratido por sua vez, nos leva a mais uma vez confiarmos somente em ns e ento este ciclo continua at que a disposio da mudana ocorra. Um bom exemplo deste ciclo o que acontecia ao povo de Israel no Deserto. Eles no confiavam no Senhor, em consequencia no demonstravam compromisso com Ele, sendo assim sofriam calamidades e por fim murmuravam continuamente. Este ciclo durou 40 anos e pode tambm durar uma vida toda. Existem pessoas que nunca abandonam sua autosuficincia, elas no confiam em Deus e tambm no tem compromisso com ele. Elas sofrem as consequncias da separao e por fim no compreendem seu sofrimento, culpando a Deus por isso. Com isso elas continuam confiando em si mesmas, continuam no sendo comprometidas com Deus, continuam sofrendo as

consequncias de seus atos e continuamente alimentam sua murmurao, ira, angstia e amargura. Deus tem uma alternativa com relao a este processo. A seguir analisaremos a proposta de Deus para ns com relao ao comprometimento, confiana e gratido.

2.2.3 A Alternativa da palavra de Deus quanto ao nosso comprometimento para com Ele
Conforme mencionado, o comprometimento pode ser definido em duas partes ou componentes bsicos. A confiana e a gratido. A confiana a certeza de que nosso compromisso no ser em vo, ou seja trata-se da viso futura dos frutos do comprometimento. J a gratido a constatao de que nosso compromisso no foi em vo, ou seja a viso da materializao dos frutos do comprometimento.

Confiana
Confiana a garantia que nosso compromisso no ser em vo, ou seja, temos certeza que Deus honrar suas promessas e que jamais nos decepcionar.
Romanos 8:28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que so chamados segundo o seu propsito

Nosso compromisso de amor a Deus nos d a certeza de que tudo cooperar para o nosso bem, no importando as circunstancias ou dificuldades, nosso destino ser sempre as benos de Deus.
Salmos 23:2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das guas de descanso

Confiar significa descansar nos braos de Deus. Segundo Agostinho O que me faz descansar em ti, para que eu esquea de minha ansiedade? Colocar-me em teus braos a melhor coisa da vida. Deus nos busca mesmo quando desgarrados. Ele chamou por Ado e Eva em Genesis 3.9 logo aps a queda em pecado. Deus antes de tudo um ser relacional que se dispe a nos ajudar e conviver conosco. Confiar nele como colocar a vida nas mos de um amigo fiel, de um Pai zeloso ou de uma me protetora. Confiar em Deus e nos comprometermos a ele sabendo de suas muitas benos nos coloca em outra dimenso aqui na terra, enfrentando situaes e problemas sem nos desequilibrarmos. Jaime e Judith Kemp (Devocional para Casais) comentam que naturalmente preferimos que Deus nos livre da adversidade ao invs de sustentar-nos nela. A

razo pela qual ele age deste modo para que tenhamos a plena convico de dependncia, confiana e comprometimento com Ele.

Gratido
Conforme mencionado, a gratido a constatao de que nosso compromisso no foi em vo, ou seja a viso de que as benos do compromisso so reais e foram materializadas em nossas vidas.
Joo 15:10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como tambm eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneo. 11 Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vs, e o vosso gozo seja completo.

Se temos a certeza de que Deus cumprir sua promessa, tambm saberemos reconhecer as muitas beno que ele nos tem derramado. A gratido de que Deus tem nos abenoado faz com que esqueamos de todas as dificuldades relacionadas ao nosso comprometimento com o Senhor.

Joo 16:21 A mulher, quando est para dar luz, tem tristeza, porque a sua hora chegada; mas, depois de nascido o menino, j no se lembra da aflio, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem. 22 Assim tambm agora vs tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso corao se alegrar, e a vossa alegria ningum poder tirar.

A gratido uma arma poderosa que poucas pessoas usam no dia a dia. Quando Passamos por dificuldades, temos a tendncia de nos concentrarmos tanto no problema tentando controlar a situao que nos esquecemos do nosso poderoso Deus, que por muitas vezes nos tirou do sofrimento. Um colega de trabalho Cristo certa vez fez a seguinte afirmao...Assim como matematicamente analisado o passado para se ter projees futuras (Quando por exemplo no caso de projees matemticas para as vendas do prximo ano), assim tambm temos uma arma poderosa em nossas mos: a gratido e constatao de tudo que Deus j nos fez e que sempre ir fazer por ns. Isto funciona como um ciclo na seguinte sequncia:

&

2.2.4 A Reao para colocarmos em prtica nosso comprometimento com Deus O comprometimento e o relacionamento com Deus
Deus est no controle de todas as coisas, cabe a ns somente a obedincia a Ele

Como vimos, temos o seguinte ciclo em nosso relacionamento de comprometimento com Deus: 1 Confiamos em Deus colocando-o como soberano em nossas vidas 2 Firmamos o compromisso de obedincia a Ele custe o que custar 3 Obtemos as benos prometidas aos que confiam no Senhor 4 Somos gratos pelos frutos de nosso amor a ele Este ciclo se repete de forma cada vez mais intensa em nossas vidas a medida que nos comprometemos ainda mais... como um vo de uma guia em uma corrente trmica, ela vai ganhando altura sem precisar de esforar batendo as asas.
Isaas 40:31 mas os que esperam no SENHOR renovam as suas foras, sobem com asas como guias, correm e no se cansam, caminham e no se fatigam.

O mundo nos ensina cada vez mais a confiarmos em ns mesmos. Com isso nos vemos na obrigao de nos fadigarmos ao extremo, de sermos extremamente competitivos e sem tempo para ns mesmos. Estamos seriamente comprometidos com nosso prprio sucesso e auto afirmao. Contudo existe uma proposta diferente em nosso relacionamento de compromisso com Deus. Ele quer que primeiro confiemos nele de todo nosso corao, esta confiana quando genuna nos leva a um compromisso fiel a vontade de Deus em nossas vidas. Como resultado Deus nos garante uma liberdade e beno sem igual. Neste ponto fechamos o ciclo com a gratido de que o fruto da obedincia sempre encontrado. Comeamos avaliando onde colocamos nossas expectativas, em quem confiamos, qual o tipo de comprometimento que temos em quem confiamos, quais os frutos que temos colhido desta confiana e comprometimento e qual a nossa reao quando vemos que as coisas as vezes no saem da maneira que imaginamos.

O comprometimento com Deus em nosso casamento


Da mesma forma que em nosso relacionamento com Deus, existe tambm um ciclo de compromisso quanto ao nosso relacionamento conjugal. Em primeiro lugar necessrio sabermos que nosso compromisso com Deus deve vir em primeiro lugar em nosso casamento Vejamos nosso ciclo de compromisso sob a tica do casamento. 1 Confiamos em Deus colocando-o como soberano em nosso casamento 2 Firmamos o compromisso em obedecer a Deus em nossa vida conjugal

3 Obtemos as benos Deus prometidas ao casamento 4 Vivemos em gratido pelos frutos de nosso casamento Ao confiarmos nosso casamento a Deus, nos livramos da expectativa de que nossa esposa tem o dever de nos fazer felizes. Muitos Homens abandonam seus casamentos pois acreditam que suas esposas no tem condies de satisfazerem sua necessidade de felicidade. Eles buscam ento esta realizao com outra mulher pois na verdade no buscaram a fonte verdadeira da felicidade. Frustrados com o que percebem sobre suas esposas, eles no se vem no dever de nenhum compromisso pois acreditam que sua esposa no o merece. Como resultado, vemos consequncias devastadoras e por fim murmurao e penalizao do outro pelos fracassos Vemos um excelente exemplo na Bblia com relao ao comprometimento a Deus e ao casamento na vida de Jos. Jos manteve seu compromisso com Maria, mesmo sabendo que estava grvida antes de se casar. Isto ocorreu no porque Jos chegou a concluso disso por s mesmo. Na verdade ele foi fiel a viso do anjo do Senhor, confiou em Deus e honrou seu compromisso a Ele e ao casamento com Maria.
Mateus 1:18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua me, desposada com Jos, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grvida pelo Esprito Santo. 19 Mas Jos, seu esposo, sendo justo e no a querendo infamar, resolveu deix-la secretamente. 20 Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: Jos, filho de Davi, no temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado do Esprito Santo. 21 Ela dar luz um filho e lhe pors o nome de Jesus, porque ele salvar o seu povo dos pecados deles. 22 Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermdio do profeta: 23 Eis que a virgem conceber e dar luz um filho, e ele ser chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). 24 Despertado Jos do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher.

O comprometimento com Deus entre Pais e Filhos


Vejamos nosso ciclo de compromisso sob a tica do relacionamento entre pais e filhos. 1 Confiamos nossos filhos a Deus 2 Firmamos o compromisso em obedecer a Deus no direcionamento de nossos filhos 3 Obtemos as benos de ver nosso filhos andando nos caminhos do Senhor 4 Vivemos em gratido pelo que Deus realiza na vida de nossos filhos

O modelo de compromisso que Deus quer que implementemos para nosso filhos o mesmo modelo que ele coloca em nossas vidas. Devemos ser firmes em nosso compromisso de educar e mostrar os limites aos nossos filhos. O problema que muitas vezes no conseguimos cumprir o que prometemos, at mesmo quando na hora da correo. Todos sabemos como difcil disciplinar os filhos depois de um longo dia de trabalho. mais fcil sermos permissivos ou autoritrios demais. Explicar a razo das coisas, a palavra de Deus por trz de cada ensinamento exige tempo e disposio de nossa parte. Um dos maiores problemas que temos a falta de compromisso em nossas palavras para com nossos filhos quando os corrigindo. As ameaas por vezes vo da contagem de um at cinco ou na repetio inmeras vezes da advertncia No faa isso se no..... O texto a frente nos d uma advertncia sobre este compromisso com nosso falar a nossos filhos. Eles precisam ter a noo do significado da palavra compromisso e isto significa mostrar na prtica refletindo a eles nossas aes do dia a dia. Se falamos algo e no cumprimos, damos a eles a flexibilidade e a opo de obedecer ou no ou cumprir o combinado ou no. As crianas sempre testam nossos limites, faz parte da natureza humana enraigada nelas. Assim como Ado e Eva testaram os seus limites, eles tambm nos testam. A resposta de Deus foi firme e justa, devemos da mesma forma mostrarmos o padro de comprometimento de Deus para com nossos filhos.
Mateus 5:36 nem jures pela tua cabea, porque no podes tornar um cabelo branco ou preto. 37 Seja, porm, a tua palavra: Sim, sim; no, no. O que disto passar vem do maligno.

O comprometimento com Deus em nossas amizades


Vejamos um exemplo de comprometimento em relao a uma amizade.
Joo 15:13 Ningum tem maior amor do que este: de dar algum a prpria vida em favor dos seus amigos.

Este tipo de comprometimento s alcanado quando temos a certeza que nossas necessidades ficaram em segundo plano, ou seja quando confiamos que Deus nos suprir de qualquer modo, no vemos problemas em entregarmos o que temos de melhor aos nossos amigos. Novamente podemos notar o ciclo do comprometimento tambm presente nas amizades: 1 Confiar nossas expectativas a Deus 2 Firmamos o compromisso de obedecer a Deus e nos oferecermos ao servio de nossos amigos

3 Obtemos as benos de uma amizade plena em Deus 4 Vivemos em gratido pelo que Deus realiza em nossas amizades Jonatas nos mostra este tipo de amizade quando d alguns presentes extremamente valiosos a Davi. Jonatas fez um acordo de amizade com Davi. Ele tirou o manto que estava vestindo e deu a Davi, com sua tnica, sua espada, seu arcoe seu cinturo (1 Samuel 18:3.4)
I Samuel 18:3 Jnatas e Davi fizeram aliana; porque Jnatas o amava como sua prpria alma. 4 Despojou-se Jnatas da capa que vestia e a deu a Davi, como tambm a armadura, inclusive a espada, o arco e o cinto

Nosso comprometimento com nossos amigos infelizmente proporcional ao benefcio pessoal que temos com esta amizade. Para que o comprometimento seja puro e completo, precisamos nos apoderar da graa de Jesus Cristo que nos completa ao ponto de no precisarmos mais das vantagens pessoais que sempre buscavamos em nossas amizades. Jesus deu seu amor em nossa amizade de modo completo. Ele se entregou como exemplo desta amizade que d at a prpria vida pelo outro.

O comprometimento com Deus em nosso trabalho


O ciclo de comprometimento no trabalho segue o mesmo processo mostrado anteriormente: 1 Confiar em Deus em nosso trabalho 2 Firmamos o compromisso de obedecer a Deus em nosso trabalho 3 Obtemos as benos de Deus em nossa vida profissional 4 Vivemos em gratido pelo que Deus realiza em nosso trabalho Por mais que sejamos competentes em nosso trabalho, ns ainda vivemos em plena dependncia de Deus em tudo que fazemos. Nossa tendncia confiarmos em ns mesmos nas tarefas do dia a dia, traarmos nossos prprios objetivos e metas, nos compromissarmos cegamente a elas e por fim imaginarmos que desfrutaremos algum dia dos potenciais frutos desta dedicao desenfreada. Na realidade, os frutos normalmente no veem ou so do tipo amargos. Devemos encarar nosso trabalho como uma extenso de nosso propsito para com Deus. Devemos depender de Deus a cada momento de atividade, nos compromissando em fazer o melhor para Ele em nosso trabalho. O reconhecimento desta dedicao vir e colheremos os doces frutos de uma vida abenoada no trabalho em equilibrio com as outras reas da vida. Estes frutos nos fortalecero para que tenhamos as evidncias que podemos confiar em Deus mais uma vez e assim continuar o fluxo de comprometimento que nos fortalece a cada dia.

Provrbios 12:14 Cada um se farta de bem pelo fruto da sua boca, e o que as mos do homem fizerem ser-lhe- retribudo.

reas de Relacionamento reas de Carter Deus e Igreja Discernimento Esperana Viso Liderana Disciplina Coragem Perseverana F Confiana Comprometimento Gratido
II Timteo 1:7 Porque Deus no nos tem dado esprito de covardia, mas de poder, de amor e de moderao. Efsios 5:25 Maridos, amai vossa mulher, como tambm Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, Salmos 119:105 Lmpada para os meus ps a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

Namoro e Casamento
2 Corintions 6.14. No vos ponhais em julgo desigual com os incrdulos

Pais e Filhos
Provrbios 22:6 Ensina a criana no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, no se desviar dele.

Trabalho e Estudo

Amizades e Sociedade
Provrbios 20:5 Como guas profundas, so os propsitos do corao do homem, mas o homem de inteligncia sabe descobri-los.

Eclesiastes 4:10 Porque se carem, um levanta o companheiro; ai, porm, do que estiver s; pois, caindo, no haver quem o levante. 11 Tambm, se dois dormirem juntos, eles se aquentaro; mas um s como se aquentar? 12 Isaas 40:31 mas os que J 31:1 Fiz uma aliana com Mateus 5:36 nem jures pela Provrbios 27.18 O que cuida Joo 15:13 Ningum tem maior tua cabea, porque no podes da figueira comer do seu amor do que este: de dar esperam no SENHOR renovam meus olhos; como, pois, os tornar um cabelo branco ou fruto; o que zela pelo seu algum a prpria vida em favor as suas foras, sobem com fixaria eu numa donzela? preto. 37 Seja, porm, a tua senhor, ser honrado. dos seus amigos. asas como guias, correm e palavra: Sim, sim; no, no. O no se cansam, caminham e que disto passar vem do no se fatigam. maligno

Provrbios 27:23 Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos, 24 porque as riquezas no duram para sempre, nem a coroa, de gerao em gerao. 25 removido o feno, Provrbios 22:15 A estultcia Quando, Isaas 41:10 no temas, est ligada ao corao da porque eu sou contigo; no te criana, mas a vara da assombres, porque eu sou o disciplina a afastar dela teu Deus; eu te fortaleo, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.

2.3. Integridade
2.3.1 O Objetivo de Deus quanto a nossa Integridade
Passamos pela rea da Viso, da Coragem e do Compromisso. Agora chegamos ao momento em que garantimos que todas estas perspectivas sejam completamente voltadas ao nosso Deus. Integridade significa garantir que estejamos completamente submissos a vontade de Deus. Isto poder nos colocar em uma posio privilegiada de intimidade com o Senhor. importante sabermos antes de mais nada que quem sustenta nossa integridade Deus e no nossa capacidade Humana. Cabe a ns nos entregarmos a ele sem resistncia ou vontade prpria
Salmos 41:12 Quanto a mim, tu me sustns na minha integridade e me pes tua presena para sempre

Estamos estudando uma sequencia de caractersticas do Homem Cristo. Partimos de uma esfera de Viso, inspirao, passamos pela Coragem na tomada de deciso de fazermos a vontade de Deus, e no compromisso da obedincia e gratido. Contudo, nossa luta contnua e interminvel enquanto aqui na terra. Garantir nossa integridade no dia a dia uma tarefa impossvel aos olhos Humanos. Satans sempre nos tenta mostrar uma parte da vida onde somos vulnerveis. Ele fez isso com relao a J tentando encontrar uma rea na qual J no seria ntegro. Contudo, J nos d um bom exemplo de integridade. O Senhor se refere a ele como um Homem ntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. O temor a Deus apresentado por J exemplar.
J 2:3 Perguntou o SENHOR a Satans: Observaste o meu servo J? Porque ningum h na terra semelhante a ele, homem ntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Ele conserva a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa.

Da mesma forma, Deus nos quer integros e por vezes permite que sejamos expostos em reas de fraqueza, para que possamos nos aprimorarmos rumo a este objetivo de integridade. Devemos ter conscincia que somos imperfeitos e pecadores, mas tambm devemos ter conhecimento de que fomos salvos para sermos integros diante de Deus. J era um homem comum, que simplesmente se diferenciou dos outros por sua integridade para com Deus. A graa de Deus nos atinge de forma poderosa, o Esprito intercede por ns para sermos ntegros diante de Deus. No estamos sozinhos nesta batalha. Seremos expostos a muitas tentaes em nossas vidas, no podemos mudar o ambiente no qual vivemos, mas o importante sabermos que temos esta garantia de vitria em Jesus Cristo.

Romanos 8:26 Tambm o Esprito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque no sabemos orar como convm, mas o mesmo Esprito intercede por ns sobremaneira, com gemidos inexprimveis.

+ * + + ! "

2.3.2 A Realidade de nossa limitao


Muitas vezes temos a inspirao e viso da vontade de Deus exposta em nossas mentes de forma bastante clara, tomamos a deciso de caminhar com Deus, contudo nos falta ainda sermos maduros o suficiente para alcanarmos a plenitude e integridate em todas as reas de nossas vidas. As tentaes vem consistentemente em reas nas quais sabemos que somos fracos. No resistimos a elas e sempre voltamos a estaca inicial. Isto pode ser uma dependncia alcolica, cigarro, drogas, comida, consumo, sexo, domnio da lingua, controle das finanas, ira, preguia, inveja, ambio etc...enfim temos uma vasta lista de elementos que ameaam nossa integridade com Deus.

Trs agentes lutam contra esta integridade constantemente: satans, o mundo e a carne. Estes trs elementos trabalham de forma coordenada e constante desafiando nossa capacidade em nos mantermos firmes. Eles cooperam entre si no trabalho de enfraquecer-nos atravs das tentaes no dia-a-dia. As tentaes obedecem um ciclo sistemtico conforme descrito a frente: 1 A tentao se inicia em uma rea de suposta fraqueza 2 Somos tentados a acharmos que precisamos desesperadamente nos satisfazermos 3 Acreditamos que temos o direito a esta satisfao 4 Testamos nossos limites at descobrirmos que j os ultrapassamos Este processo ocorreu no momento a queda do Homem e persiste em praticamente toda ao contrria a palavra de Deus na Terra at os dias de hoje. Podemos notar em Genesis que a serpente encontrou uma brecha no desejo de poder do homem, O homem foi seduzido pela crena de que precisava muito e que merecia o fruto acreditando na forma com que a Serpente deturpou a instruo de Deus. Finalmente quando deram por s, j haviam pecado. Nossa natureza permanece assim at os dias de hoje. Temos a certeza de que no podemos viver sem as coisas deste mundo, nos sentimos no direito a nossa satisfao e experiementamos o amargo gosto de ultrapassar os limites estabelecidos por Deus quando no resistimos as tentaes que nos sobreveem.
Gnesis 3:4 Ento, a serpente disse mulher: certo que no morrereis. 5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abriro os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. 6 Vendo a mulher que a rvore era boa para se comer, agradvel aos olhos e rvore desejvel para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu tambm ao marido, e ele comeu. 7 Abriramse, ento, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.

2.3.3 A Alternativa da palavra de Deus para sermos integros


Deus nos mostra uma alternativa diferente a este comportamento. Ele no vai nos tirar deste mundo por enquanto, e nos coloca a prova nas tentaes, contudo, ele tambm nos capacita a sermos ntegros Vejamos agora como a nossa integridade pode responder ao ciclo das tentaes descrito acima. Jesus nos deu o exemplo de como enfrentar as tentaes usando como arma a palavra de Deus.

1 Vivemos em viglia, concentrados no plano de Deus evitando a tentao


Lucas 22:40 Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse: Orai, para que no entreis em tentao.

2 Temos a certeza de que no somos dependentes de nossas satisfaes e emoes


Mateus 4:4 Jesus, porm, respondeu: Est escrito: No s de po viver o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.

3 Acreditamos que no temos o direito a esta satisfao


Mateus 4:10 Ento, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satans, porque est escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorars, e s a ele dars culto

4 Estaremos ento iniciando um ciclo de fortalecimento na Palavra de Deus. Estaremos cada dia mais preparados pela palavra de Deus e seremos ento cada vez mais invulnerveis e integros
Romanos 12:2 E no vos conformeis com este sculo, mas transformai-vos pela renovao da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus.

O processo de integridade depende de dois fatores bsicos: A autenticidade e a pureza de corao A autenticidade trabalha em ns a questo de estarmos ntegros na dimenso interior e exterior do nosso ser, ao passo que a Pureza nos garante um processo de santificao, de transformao no qual caminhamos para a semelhana a Jesus Cristo em nossos atos, palavras e pensamentos

Autenticidade
Viver com autenticidade um dos maiores desafios do Homem Cristo. John Ortberg (Every body is normal till you get to know them) cita a seguinte frase: Se um Cristo est em um ambiente de confisso com um irmo, ele nunca, e em nenhum lugar, estar sozinho. Tentar combater as tentaes sozinhos nos torna muito mais vulnerveis.
Eclesiastes 4:12 Se algum quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistiro; o cordo de trs dobras no se rebenta com facilidade.

No temos dvidas que somos mais fortes quando compartilhamos nossas dificuldades com os outros. Mas qual a razo de no conseguirmos nos abrir com tanta facilidade? Vejamos o exemplo de Ado logo depois da queda em pecado. A primeira reao foi a de se esconder. Ele se escondeu pois tinha vergonha do pecado que havia feito. Da mesma forma,

somos programados para pecar e consequentemente nos esconder de Deus e de nossos irmos. A vergonha de nossa fraqueza nos fecha em nosso mundo de pequenos cmodos secretos em nossas vidas. Revel-los seria o mesmo que mostramos nossa incapacidade de viver segundo os preceitos de Deus. Portanto, colocamos vus sobre nossas faces de modo a preservarmos nossa imagem para com os outros. Temos muitos vus a nossa disposio: O vu da religiosidade, o vu do trabalho em excesso, o vu da superficialidade, o vu do isolamento, o vu da ironia, o vu do intelectualismo, etc... Um bom exemplo de autenticidade uma criana. Ela no consegue controlar seus msculos faciais to bem quanto um adulto. Se ela no gosta de algo, isto demonstrado imediatamente em seu rosto. Outro exemplo Jesus Cristo. Ele nos mostra uma regra infalvel de autenticidade no Getsmani, pouco antes de ser preso. Ele sabia o que lhe esperava e estava realmente angustiado com isso. Neste momento Jesus pode experimentar a terrvel sensao de angstia do ser Humano. Ele reagiu com autenticidade e no escondeu seus sentimentos tentando mostrar-se forte. Ao contrrio as duas primeiras reaes foram: 1 Mostrar seus sentimentos e que estava sendo provado A minha alma est profundamente triste at a morte.... 2 Pedir ajuda a orao dos irmos ....ficai aqui e vigiai comigo
Mateus 26:38 Ento ele disse: A minha alma est profundamente triste at a morte; ficai aqui e vigiai comigo.

Devemos tambm estar preparados para receber as confisses. John Ortberg (Every body is normal till you get to know them) indica 3 cuidados ao recebermos uma confisso de um irmo: 1 Humor Inapropriado 2 Julgamento 3 Violao de confidencialidade

Pureza
Deus nos deu a sua palavra como arma infalvel contra as tentaes e ataques malgnos. Contudo, ela deve estar enraigada em nossas mentes para que possamos us-la nos momentos necessrios, conforme vemos a reao de Jesus tentao no deserto. Ele usou a palavra de Deus respondendo sempre: Est escrito.. Em maior ou menor grau, somos todos vulnerveis em certos aspectos. Seja com relao a hbitos ruins, descontrole da lngua, vcios ou outras reas de dependncia. A Pureza alcanada em um longo processo de transformao que se inicia de forma eficiente na Graa da

Salvao em Jesus Cristo. Mas, ao contrrio do que superficialmente visto, no ocorre instantaneamente. No princpio, ocorre a viso da obra de Deus e dos princpios da vida Crist, contudo dependemos de uma longa jornada de coragem, compromisso, integridade e amor. Como Homens, estamos sugeitos a tentaes especficas. Por exemplo somos muito mais vulnerveis na rea sexual que as mulheres. Stephen Arterburn e Fred Stoeker (A Batalha de Todo Homem) descrevem as muitas batalhas do Homem contra as tentaes sexuais nos dias de hoje. Eles tambm nos indicam alguns passos bsicos usando as escrituras como arma eficiente contra este tipo de tentao. Tenhamos em mente algumas armas muito eficientes nesta luta: 1 (Se preparando para a Batalha). Tenha em mente seu plano de batalha. Esta a nossa linha de frente estando preparado antes que a tentao ocorra. Temos um exemplo disso na postura de J com relao ao pecado sexual...
J 31:1 Fiz uma aliana com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela?

2 (No preciso disso). Nossa mente nos tenta convencer que precisamos muito nos satisfazer emocionalmene ou fisicamente. A resposta para este engano que a Graa de Jesus Cristo nos suficiente. Ou seja no precisamos to desesperadamente satisfazer nossa mente e corpo.
II Corntios 12:9 Ento, ele me disse: A minha graa te basta, porque o poder se aperfeioa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.

I Corntios 6:19 Acaso, no sabeis que o vosso corpo santurio do Esprito Santo, que est em vs, o qual tendes da parte de Deus, e que no sois de vs mesmos? 20 Porque fostes comprados por alto preo. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo

3 (No tenho este direito). Assim como com Eva, as tentaes aparentam sempre mais amenas do que so em realidade, ou seja, infiltrada em ns a idia que de alguma forma temos o direito a nos satisfazermos. A resposta para isso simples: no temos este direito! No caso sexual por exemplo, no somos donos de nossos corpos portanto no temos o direto de us-lo como quisermos.

4 (Tema as consequencias). Quando no resistimos, nos colocamos a merc da disciplina de Deus e colhemos os frutos de nossos atos.
Glatas 6:7 No vos enganeis: de Deus no se Zomba; pois aquilo que o homem semear, isso tambm ceifar.

2.3.4 A Reao para colocarmos em prtica nossa integridade A integridade e o relacionamento com Deus

Deus nos projetou para vivermos em harmonia com ele. Esta harmonia um sistema equilibrado onde os processos de interao e colaborao entre as entidas existentes feito de forma perfeita. Quando a colaborao quebrada, normalmente por egocentrismo, este elo de equilbrio se disfaz. Esta a razo pela qual Deus abomina a iniquidade. Ele deseja criar um ambiente harmnico, porm onde o livre arbtrio prevalea mostrando que a perfeita vontade de Deus tambm nossa vontade.
Provrbios 11:20 Abominveis para o SENHOR so os perversos de corao, mas os que andam em integridade so o seu prazer.

Lembrando dos 4 passos relacionados a tentao 1 A tentao se inicia em uma rea de suposta fraqueza 2 Dependemos desesperadamente da nossa satisfao emocionalmente ou fisicamente 3 Acreditamos que temos o direito a esta satisfao 4 Testamos nossos limites at descobrirmos que j os ultrapassamos Lembrando dos 4 passos relacionados a nossa defesa: 1 Preparando-se para a Batalha! 2 No preciso disso! 3 No tenho este direito! 4 Temo as consequencias!
Josu 24:14 Agora, pois, temei ao SENHOR e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalm do Eufrates e no Egito e servi ao SENHOR

A integridade e nosso casamento


Somos integros no casamento quando nos entregamos por inteiro as nossas esposas. Entregar-se por inteiro no permitir que nenhuma mcula estrague este compromisso. Se temos a viso disso, a coragem da tomada da deciso e o compromisso assumido, basta lembrar disso no nosso dia a dia e no permitir que nenhuma brecha se abra em nosso relacionamento

Conforme mencionado antes, Cristo se entregou por inteiro a Igreja (sua amada). Isso quer dizer que ele no permitiu que nenhuma rea de sua vida se desviasse de seu objetivo final que era o de Salvar sua esposa.
Efsios 5:25 Maridos, amai vossa mulher, como tambm Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,

Da mesma forma, somos tentados no dia a dia de muitas maneiras...Nossa fidelidade a nossa esposa posta a prova de modo frequente nos vrios aspectos a seguir: 1 - Financeiro Colocando-a em situaes comprometedoras financeiramente 2 - Comentrios Colocando-a em situao de desonra em alguns comentrios 3 - Sexual Desde um simples olhar indevido at um relacionamento extra conjugal 4 - Filhos No respeitando as instrues passadas por ela 5 - Sogros No honrando a famlia dela do modo como ela espera 6 - Sade Descuido com a sade tornando-se um fardo para ela no futuro 7 - Aparncia Descuido com higiene e aparncia, mostrando o valor que realmente dado ao modo como ela o v 8 - Ateno No demonstrar ateno as coisas que ela faz com dedicao 9 - Auxlio No se dispondo a ajud-la nas tarefas domsticas 10 - Tempo No dedicar a ela um tempo a ss para cuidado com o relacionamento 11 - Valorizao No valoriz-la do mesmo modo que quando namorados Ser ntegro estar atento a todas as reas de modo a nos entregarmos a ela como Cristo o fez pela Igreja

A integridade e nossos Filhos


O melhor ensinamento que podemos dar aos nossos filhos nossa prpria vida. Uma criana se sente confusa quando o Pai lhe ensina algo e pratica outra coisa. A integridade de um Homem notada de forma drstica pelos seus filhos. So muitas as oportunidades de mostrarmos integridade aos nossos filhos, seja em um jogo, em passeios, refeies etc... O culto domstico eficaz quando praticado em toda e qualquer oportunidade que existir no relacionamento de pai e filho.

Provrbios 20:7 O justo anda na sua integridade; felizes lhe so os filhos depois dele.

Com relao aos nossos Pais, temos a tendncia a question-los em suas idias e experincias, mas quando assimilamos seus ensinamentos quanto a integridade, temos uma vantagem enorme em nossas vidas. Podemos deixar de sofrer e evitar muitos conflitos e dor, basta ouv-los com ateno. A palavra filho aparece muitas vezes em provrbios. Isso mostra como a Sabedoria pode ser transmitida de Pai para filho em um elo forte que permanece por muitas geraes..

A integridade e as amizades
Um grande prova de amizade sermos autnticos e ntegros com nossos amigos. Isto significa ser suave e firme ao mesmo tempo. Em algumas situaes precisamos estar disponveis para somente ouvir, algumas vezes temos o dever de apontarmos o melhor caminho, em outras situaes precisamos ser firmes e dizermos diretamente que nosso amigo est errado. Seja qual for a situao, preciso ser autntico e realmente interessado na edificao do amigo. Mas como possvel ser autntico e firme sem comprometer a amizade?
Provrbios 27:9 Como o leo e o perfume alegram o corao, assim, o amigo encontra doura no conselho cordial.

Nossas amizades vo muito bem at sermos atingidos por situaes difceis como uma ofensa ou desapontamento. Neste momento, seguimos um caminho padro descrito abaixo: 1 - Nossas expectativas so frustradas 2 - Falamos o que no deveriamos na hora do conflito 3 - Nos distanciamos 4 - Optamos por discutirmos o fato com todos, menos com o envolvido 5 - No damos nenhuma chance para a reconciliao
Provrbios 17:14 Como o abrir-se da represa, assim o comeo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas

Jesus nos mostra uma regra muito especial para tratamento de ofensas: 1 No tenha a expectativa que seus amigos sejam perfeitos 2 - Seja sensato no momento do conflito e domine sua ira 3 Mantenha o assunto em segredo at resolv-lo 4 V ter com o principal envolvido e resolva a questo
Mateus 18:15. Se teu irmo pecar, vai argu-lo entre ti e ele s. Se le te ouvir, ganhaste teu irmo...

John Ortberg (Every body is normal till you get to know them) mostra 7 passos de integridade na soluo de conflitos com amigos: 1 Se existe o conflito 2 Voc (No pea a ningum!) 3 V (Pessoalmente) 4 At a pessoa envolvida (Deve realmente ser ela mesma!) 5 ss (Garanta que esteja a ss com ela) 6 Discuta o problema 7 Com um propsito de reconciliao

A integridade e nosso trabalho


Como so gastas as horas improdutivas no trabalho? Entre outras destacamos: navegar na Internet por motivos pessoais e tempo gasto com conversas pessoais durante o expediente. Algumas pessoas dizem que fingem que trabalham pois o patro tambm finge que as pagam, justificando a ociosidade no trabalho pela m remunerao. Na verdade o princpio : Colhemos o que plantamos...Conforme descrito no texto abaixo:
Provrbios 27.18 O que cuida da figueira comer do seu fruto; o que zela pelo seu senhor, ser honrado.

Se trabalhamos com eficincia colocando nossa dedicao, conhecimento e habilidades como que para o Senhor, por certo que ns, nossos colegas e a empresa colheremos bons frutos de nosso trabalho. O texto a seguir nos direciona a sermos diligentes em nossas atividades, fazendo tudo como se fosse para o Senhor.
Colossenses 3.17 E tudo que fizerdes, seja em palavra, seja em ao, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graas a Deus Pai
reas de Relacionamento reas de Carter Deus e Igreja Discernimento palavra e, luz para os meus Esperana Viso Liderana Disciplina Coragem Perseverana
II Timteo 1:7 Porque Deus no nos tem dado esprito de covardia, mas de poder, de amor e de moderao. Efsios 5:25 Maridos, amai vossa mulher, como tambm Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, caminhos. Salmos 119:105 Lmpada para os meus ps a tua

Namoro e Casamento
2 Corintions 6.14. No vos ponhais em julgo desigual com os incrdulos

Pais e Filhos
Provrbios 22:6 Ensina a criana no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, no se desviar dele.

Trabalho e Estudo

Amizades e Sociedade
Provrbios 20:5 Como guas profundas, so os propsitos do corao do homem, mas o homem de inteligncia sabe descobri-los.

Confiana F Comprometimento Gratido

Eclesiastes 4:10 Porque se carem, um levanta o companheiro; ai, porm, do que estiver s; pois, caindo, no haver quem o levante. 11 Tambm, se dois dormirem juntos, eles se aquentaro; mas um s como se aquentar? 12 Isaas 40:31 mas os que J 31:1 Fiz uma aliana com Mateus 5:36 nem jures pela Provrbios 27.18 O que cuida Joo 15:13 Ningum tem maior esperam no SENHOR renovam meus olhos; como, pois, os tua cabea, porque no podes da figueira comer do seu amor do que este: de dar as suas foras, sobem com fixaria eu numa donzela? tornar um cabelo branco ou fruto; o que zela pelo seu algum a prpria vida em favor asas como guias, correm e preto. 37 Seja, porm, a tua senhor, ser honrado. dos seus amigos. no se cansam, caminham e palavra: Sim, sim; no, no. O no se fatigam. que disto passar vem do maligno Salmos 41:12 Quanto a mim, Glatas 6:7 No vos Provrbios 20:7 O justo anda enganeis: de Deus no se na sua integridade; felizes lhe Zomba; pois aquilo que o so os filhos depois dele. homem semear, isso tambm ceifar. Colossenses 3:23 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o corao, como para o Senhor e no para homens, Mateus 18:15. Se teu irmo pecar, vai argu-lo entre ti e ele s. Se le te ouvir, ganhaste teu irmo...

Provrbios 27:23 Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos, 24 porque as riquezas no duram para sempre, nem a coroa, de gerao em gerao. 25 Quando, removido o feno, Provrbios 22:15 A estultcia Isaas 41:10 no temas, est ligada ao corao da porque eu sou contigo; no te criana, mas a vara da assombres, porque eu sou o disciplina a afastar dela teu Deus; eu te fortaleo, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.

Autenticidade tu me sustns na minha Integridade Pureza

integridade e me pes tua presena para sempre

3. A rea do Amor
Passamos pelas reas da Esperana (Viso), F (Coragem, Comprometimento e Integridade). Agora chega a hora de explorarmos a rea responsvel pelo combustvel necessrio para materializarmos de uma forma consistente tudo at aqui estudado.
1 Corntios 13: 13 Agora, pois, permanecem a f, a esperana e o amor, estes trs; porm o maior destes o amor.

James Hunter (O Monge e o Executivo), faz uma comparao entre o amor definido em nosso contexto humano e o definido no contexto da vida de Jesus. Ele traz algumas definies humanas de amor tais como: Forte afeio, ligao calorosa, atrao baseada em sentimentos sexuais. De modo diferente, ele tambm sita algumas definies do Grego para a palavra Amor: Eros Atrao Sexual ou desejo ardente Storg Afeio entre membros familiares Philos Amor fraternal ou recproco Agap Amor incondicional e sacrificial A caracterstica principal do Amor Agap que no se trata da definio de um sentimento, mas uma ao ou comportamento. Uma curiosidade nesta rea que podemos associ-la a todas as outras definies estudadas neste trabalho. Ou seja, no difcil nem estranho associar a palavra amor a: Viso, Discernimento, Liderana, Coragem, Iniciativa, Disciplina, Perseverana, Comprometimento, Confiana, Gratido, Integridade, Autenticidade, Pureza, Compaixo, Sacrifcio, Firmeza, Perdo, Mansido, Empatia, entre outras...

3.1. Compaixo
3.1.1 O Objetivo de Deus quanto a compaixo
Jesus nos mostra uma definio de compaixo desvinculada de religiosidade na parbola do bom samaritano. O sacerdote e o levita viram o viajante machucado, mas passaram ao lado e no se envolveram. J o samaritano, no religioso ajudou o ferido, porque realmente praticava a compaixo
Lucas 10:30 Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalm para Jeric e veio a cair em mos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto. 31 Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo

caminho e, vendo-o, passou de largo. 32 Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendoo, tambm passou de largo. 33 Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele. 34 E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes leo e vinho; e, colocando-o sobre o seu prprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. 35 No dia seguinte, tirou dois denrios e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar. 36 Qual destes trs te parece ter sido o prximo do homem que caiu nas mos dos salteadores? 37 Respondeu-lhe o intrprete da Lei: O que usou de misericrdia para com ele. Ento, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo

A questo principal aqui que Deus quer que sejamos compassivos sem nos preocuparmos com o que ganharemos com isso ou por outro lado, quanto perderemos ou seremos incomodados por isso. Deus nos mostra que compaixo exatamente isso, sair da zona de conforto para atravs de algum sacrifcio no recompensvel, agir de modo compassivo com os outros. Um fator importante na compaixo analisado neste estudo a empatia ou capacidade de nos colocarmos na pele da outra pessoa. Ser compassivo no simplesmente sentir pena. Existe uma diferena muito grande entre sentimento e ao. Sentimento est relacionado a viso mas sem a ao correspondente, pouco se agrega. Bill Hybells (Quem Voc quando ningum est olhando) menciona que devemos tratar as pessoas da mesma maneira que Jesus Cristo. Ouvindo seus apelos, perdoando-os, estando ao seu lado nas dificuldades, etc..

3.1.2 A Realidade de nossa limitao


As pessoas so diferentes umas das outras. Algumas tem a capacidade de se preocuparem muito com os outros. Se lembram de todas as datas de aniversrio, se preocupam em sempre saber se os outros precisam de algo ou no, tratam pessoas que as servem de modo digno e cordial e respeitam a individualidade de cada um. J outros tipos de pessoas no conseguem ter a mesma viso e comportamente com relao aos outros. Elas focam em si mesmas, no se importam com os outros, no se lembram de contact-las, agradec-las por um favor, no se lembram de datas importantes, tratam as pessoas que as servem com frieza, indiferena e at mesmo indelicadeza. Elas usam as outras pessoas para seus objetivos sem se importarem com as consequncias para suas vidas. Acredito que a diferena esteja na falta de capacidade das pessoas mais duras de enxergarem as outras pessoas como seres iguais a ela, com as mesmas ambies e expectativas. Bill Hybells (Quem Voc quando ninguem est olhando) nos mostra exatamente esta explicao usando o texto da cura de um cego por Jesus. Neste texto, diferentemente de outras curas que fez, Jesus curou o cego em duas etapas. Primeiro tocou os olhos dele e ele disse: Vejo pessoas , mas elas parecem rvores andando. Ento Jesus tocou novamente e ele pode ver ento normalmente. Bill Hybells complementa ..Ser que no algo parecido que acontece com essas pessoas insensveis? Vem os outros com a mesma importncia de uma rvore, no percebendo que so tambm uma criao exclusiva do nosso Deus todo poderoso? Que a imagem divina est tambm estampada nela? Deus tambm a ama profundamente e verteu seu sangue por ela, e o Esprito Santo esta operando dia e noite, para conduzi-las a um relacionamento com o Pai. Elas no so apenas rvores andando, ns devemos sim, aprender a enxerg-las como elas realmente so, v-las com os olhos de Deus.

3.1.3 A Alternativa da palavra de Deus quanto a nossa compaixo


Ao contrrio do que se imagina, a compaixo no fica restrita somente a rea de sacrifcio, apoio, e ajuda como se v no caso do bom samaritano. Existem situaes quando podemos mostrar compaixo no sendo indolentes e omissos quando enxergamos necessidades de mudana no corao do irmo. Este o lado Firme da compaixo. O mesmo mecanismo que nos faz sairmos da zona de conforto para ajudar algum tambm se aplica para sairmos da zona de conforto e confrontarmos algum o qual sabemos que esteja em um caminho errado. Vamos detalhar mais a frente como podemos exercer estes dois lados diferentes do amor: 1) Amor Sacrificial e 2) Amor Firme.

Sacrifcio
O Amor compassivo exige sacrifcio. Sempre que somos desafiados a sermos compassivos, de algum modo temos algum sacrifcio envolvido. Esta a razo de sermos to contrrios a idia da compaixo. Ainda sobre o texto do bom samaritano. Coloque-se no lugar do Sacerdote ou Levita em alguma situao nos dias de hoje. Voc v algum caido na estrada, aparentemente ferido e precisando de ajuda. Provavelmente iremos ajudar, mas sem dvida algumas questes viro a nossa mente como por exemplo: - Isso vai me atrasar - Terei de prestar depoimento polcia e talvez seja at acusado - Pode ser um ladro fingindo O que nos far sem dvida parar o carro e prestar socorro : - Poderia ser meu filho - Devo amar esta pessoa como Deus a ama - Existe uma famlia dependendo desta pessoa - Existem filhos esperando por ele... Podemos notar a diferena com que podemos encarar uma situao como esta. De qualquer modo devemos nos preparar para sempre estarmos dispostos a nos sacrificarmos pelos irmos Jesus mostrou claramente sua compaixo para conosco desde em situaes especficas como nos milagres mas tambm em sua misso principal como Salvador do mundo
Mateus 15:32 E, chamando Jesus os seus discpulos, disse: Tenho compaixo desta gente, porque h trs dias que permanece comigo e no tem o que comer; e no quero despedi-la em jejum, para que no desfalea pelo caminho.

Marcos 5:19 Jesus, porm, no lho permitiu, mas ordenou-lhe: Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixo de ti.

A diferena entre sermos compassivos na prtica ou somente sabermos que esta uma boa conduta pode ser exemplificada em Jonas. Ele ouviu o pedido de Deus para ir a Nnive, contudo seu corao no estava disposto ao sacrifcio, por isso decidiu no se incomodar e tomar outra iniciativa diferente da ordenada por Deus. A misso era arriscada e incomoda. Contudo, se Jonas tivesse tido compaixo pelo povo de Nnive, com certeza teria se sacrificado nesta misso de imediato.
Jonas 4:11 e no hei de eu ter compaixo da grande cidade de Nnive, em que h mais de cento e vinte mil pessoas, que no sabem discernir entre a mo direita e a mo esquerda...

Firmeza
O outro lado da compaixo o Amor firme. Trata-se de nossa capacidade de confrontarmos as pessoas que amamos de forma edificante e corajosa. O desafio aqui viver na verdade. Em algumas situaes nos conformamos com a chamada falsa paz. Ela nada mais do que um ambiente de superficialidade onde qualquer conflito deva ser evitado. Isso acontece quando no temos coragem ou amor suficientes para disparamos o processo de confronto as atitudes ou sentimentos inadequados das pessoas que amamos. Existem pessoas que arrastam amarguras e frustraes a vida toda sem terem a coragem de confrontar situaes. Sob uma outra tica, podemos estar a frente de pessoas feridas por condutas inadequadas ou pecados escravizadores e ns simplesmente passamos ao lado delas como o Sacerdote ou Levita e no temos a coragem de ajud-las. As razes neste caso so normalmente: - Vai estragar nossa amizade; - Ela no entenderia; - Cada um dono de sua vida; - No tenho intimidadade o bastante; - Ela aprender por si mesma; Ser firme e dizer a verdade no significa ser arrogante, irnico, frio ou parecer superior. Antes de falar a verdade temos de nos preparar para que uma mensagem de amor seja dada antes para a pessoa em questo. Devemos mostrar de forma clara que desejamos a edificao da pessoa e por isso resolvemos confront-la em algum assunto. Um bom exemplo o de Nat e Davi. Davi precisava que algum lhe dissesse a verdade sobre o pecado que escondia. Nat se aproximou de Davi e de uma forma muito particular revelou a verdade sobre seu pecado...
II Samuel 12:1 O SENHOR enviou Nat a Davi. Chegando Nat a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. 2 Tinha o rico ovelhas e gado em grande nmero; 3 mas o

pobre no tinha coisa nenhuma, seno uma cordeirinha que comprara e criara, e que em sua casa crescera, junto com seus filhos; comia do seu bocado e do seu copo bebia; dormia nos seus braos, e a tinha como filha. 4 Vindo um viajante ao homem rico, no quis este tomar das suas ovelhas e do gado para dar de comer ao viajante que viera a ele; mas tomou a cordeirinha do homem pobre e a preparou para o homem que lhe havia chegado. 5 Ento, o furor de Davi se acendeu sobremaneira contra aquele homem, e disse a Nat: To certo como vive o SENHOR, o homem que fez isso deve ser morto. 6 E pela cordeirinha restituir quatro vezes, porque fez tal coisa e porque no se compadeceu. 7 Ento, disse Nat a Davi: Tu s o homem. Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mos de Saul;

3.1.4 A Reao para colocarmos em prtica a compaixo Divina A compaixo e o relacionamento com Deus
O Senhor nos chama a amarmos a Deus e aos irmos como o principal mandamento. Isso significa que no temos nenhuma outra alternativa para agradarmos a Deus pois segundo a palavra, destes mandamentos dependem toda a lei e os profetas
Mateus 22:37 Respondeu-lhe Jesus: Amars o Senhor, teu Deus, de todo o teu corao, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. 38 Este o grande e primeiro mandamento. 39 O segundo, semelhante a este, : Amars o teu prximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

Deus nos ensina a respeito de um amor compassivo, sacrificial e firme.Tendo Jesus como modelo, podemos materializar estas trs perspectivas de modo muito claro. Ele foi compassivo diante do sofrimento de muitos pessoas e realizou curas fsicas e espirituais. Ele tambm mostrou seu amor sacrificial de forma muito clara entregando-se em sacrifcio por ns. Ele tambm mostrou um lado firme deste amor dizendo a verdade a todos aqueles que precisavam ouv-la Ns temos muitas oportunidades de, em nosso relacionamento com Deus, cada vez mais aprendermos deste modelo de Amor Ao que Ele nos ensina. Aplicar isso em nossas vidas nos garante o combustvel necessrio para nosso andar com Deus na forma com que ele espera que o faamos

A compaixo e nosso casamento


Se o Amor ao qual nos referimos um Amor Ao e no um Amor Sentimento, isso nos leva a uma incrvel quebra de paradigmas quanto ao relacionamento conjugal. Se um Homem acredita que aps 20 anos de casado descobre que no ama (sente) mais sua esposa, ele est no mnimo equivocado quanto ao tipo de Amor (ao) que Deus espera em um casamento. Se ele for at Deus dizendo que no ama mais sua esposa, certamente a resposta de Deus para ele ser: Comece j a am-la (agir). No que o sentimento no seja importante, contudo certamente no ser o que manter a chama do casamento viva por muito tempo. A palavra de Deus nos exorta de forma muito enftica sobre como devemos amar nossas esposas:
Efsios 5:25 Maridos, amai vossa mulher, como tambm Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela Efsios 5:28 Assim tambm os maridos devem amar a sua mulher como ao prprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama Colossenses 3:19 Maridos, amai vossa esposa e no a trateis com amargura.

O termo utilizado para amor aqui um amor relacionado a compaixo, firmeza, sacrifcio, ao e no dependencia de reciprocidade Temos inmeras situaes na vida conjugal nas quais podemos questionar se estamos agindo segundo este amor. - Quando nos sentimos injustiados - Quando somos ofendidos - Quando somos sobrecarregados - Quando humilhados - Quando expostos a situao delicadas - Quando estamos estressados - Quando cremos que merecemos mais do que recebemos - Quando temos grandes expectativas e somos frustrados - Quando sofrendo tentaes A lista muito grande, mas exatamente nesta hora que Deus avalia nosso amor pela nossas esposas. A nossa resposta a estas situaes o grande medidor do amor que sentimos por elas. Se nos deixamos levar pelos nossos supostos direitos, sentimentos, expectativas, necessidade de satisfao e amor prprio ao invs de resistirmos fiis, saberemos exatamente como anda nosso amor pela nossa esposa. O aprimoramento deste amor ao um processo longo e depende fundamentalmente da Graa de Senhor Jesus. Dado nosso egosmo e espectativas carnais, jamais conseguiremos este nvel sem a total entrega de nosso casamento nas mo do Senhor. Assim como ele transformou gua em vinho em um casamento, ele pode transformar nosso casamento, desde que obedeamos seus mandamentos.

A compaixo e nossos Filhos


Assim como na vida conjugal, a relao entre pais e filhos deve ser baseada em um amor ativo, demonstrado em sacrifcio, compaixo e firmeza. Com relao ao tratamento aos pais, vemos cada vez mais filhos insensveis que no conseguem agir com amor com relao aos pais. Nossos pais devem ser amados e respeitados principalmente na velhice, quando sua dependencia maior. Este tipo de relacionamento demanda uma dose elevada de sacrifcio. Estar disposto a sair da zona de conforto para ajudar os pais uma prova viva de amor sacrificial. Da mesma forma, quanto ao relacionamento com nossos filhos, devemos praticar este amor de forma sacrificial, compassiva e firme. Isto significa que devemos estar entre dois opostos mostrados a seguir: 1 O Fardo de cada um: O primeiro lado que devemos evitar o de sermos sacrificiais em excesso fazendo com que nossos filhos se sintam to dependentes de ns que no desenvolvam a capacidade de se sustentarem como serem humanos independentes. O texto a seguir ilustra como devemos obedecer o princpio de que cada um deve estar preparado para levar sua carga.
Glatas 6:5 Porque cada um levar o seu prprio fardo

Isso tambm se aplica aos nossos filhos. Todos eles tem uma pequena carga a carregar. Se a carregamos para eles todo o tempo, estamos criando neles a dependncia de ter algum carregando suas cargas para sempre. 2 Cargas insuportveis: O segundo lado que devemos considerar quando vemos que nossos filhos realmente precisam de ajuda. Eles carregaram seus fardos at aqui, mas simplesmente no tem condies de seguir adiante. Deus nos viu da mesma forma com relao a nossa sentena de morte pelo pecado e enviou seu Filho para nos livrar de um fardo impossvel de ser carregado. Da mesma forma, temos o compromisso de no forar nossos filhos a situaes que talvez nem mesmo ns poderiamos suportar. Uma situao parecida quando colocamos sobre nossos filhos nossas frustraes e objetivos no alcanados. Isso to ruim quanto o que faziam os Fariseus conforme descrito no texto a seguir:
Lucas 11:46 Mas ele respondeu: Ai de vs tambm, intrpretes da Lei! Porque sobrecarregais os homens com fardos superiores s suas foras, mas vs mesmos nem com um dedo os tocais.

Da mesma forma, muitas vezes exageramos na disciplina de nossos filhos de tal modo a irritlos profundamente. Esta situao eleva cada vez mais a barreira que existe no relacionamento Pai e filho e vai resultar em impactos na confiana e credibilidade do filho para com o Pai...
Colossenses 3:21 Pais, no irriteis os vossos filhos, para que no fiquem desanimados.

A compaixo e as amizades
Conforme descrito anteriormente, Deus nos cobra o amor pelos nossos amigos de forma inquestionvel. Se desprezamos o relacionameno com nossos amigos, estamos desprezando um dos dois principais mandamentos de Deus.
Mateus 22:37 Respondeu-lhe Jesus: Amars o Senhor, teu Deus, de todo o teu corao, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. 38 Este o grande e primeiro mandamento. 39 O segundo, semelhante a este, : Amars o teu prximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

Temos alguns desafios com relao ao nosso tempo disponvel para os amigos. Nosso relacionamento pessoal com Deus tem de ser a prioridade em nossa vida, portanto devemos gastar tempo lendo a palavra ou louvando-o. No podemos tambm colocar nosso casamento em risco, logo temos de dedicar uma tempo a ele tambm. Da mesma forma, nossos filhos nos demandam um tempo de prioridade e no podemos ser irresponsveis neste aspecto. Continuando, os dias de hoje no so fceis, temos uma cobrana acima do aceitvel no dia a dia de nosso trabalho, temos de continuar nossos estudos para nos aprimorarmos, temos de aprender outras lnguas para sermos competitivos. Infelizmente no sobra muito tempo para os amigos. Nossas amizades antigas vo se distanciando ao passo que nossa disponibilidade vai diminuindo. Esta uma rea bastante sutil que muitas vezes no nos encomoda muito. Contudo, temos uma responsabillidade enorme de amor para com nossos amigos e no podemos abrir mo disso. Se no nos preocupamos em suportar nossos amigos e no agimos com compaixo a eles, estamos em falta com Deus. duro saber disso quando nos dedicamos a Deus, a Igreja, ao nosso casamento, aos nossos filhos, ao nosso trabalho, ou seja, estamos quase l! Mas a realidade essa, se no nos preocupamos com nossos amigos, estamos em falta com Deus. O texto a seguir nos mostra uma viso at mais dura com relao a este fato..
J 6:14 Ao aflito deve o amigo mostrar compaixo, a menos que tenha abandonado o temor do Todo-Poderoso

Ele nos diz que se nos esquecermos de nossos amigos, estamos abandonando o temor ao todopoderoso. Muitas vezes somos direcionados a darmos prioridade as atividades que nos beneficiam pessoalmente. Casamento, filhos, trabalho, so coisas importantes para ns. Contudo nos dedicamos a estas coisas, pois esperamos receber algo em troca. Mas e com relao ao amigo? Muitas vezes realmente no teremos nada a ganhar nos privando de algo para ajud-los e este o ponto de dificuldade nesta rea...Estamos to preocupados com o que vem depois da palavra meu que no nos colocamos disponveis o suficiente para dedicar algum tempo ao amigo. Existe uma conta de investimentos em cada amizade que temos. Se depositamos ateno, encorajamento, compaixo, aconselhamento, etc..., quando precisamos fazer retiradas, ela estar com saldo suficiente para tal. O texto a seguir explica este princpio de outra forma:
Lucas 6:38 dai, e dar-se-vos-; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos daro; porque com a medida com que tiverdes medido vos mediro tambm.

O amor compassivo e nosso trabalho


Por vezes, temos a tendncia de ver o trabalho como um fardo. Existem Homens que passam 30 anos de suas vidas reclamando do trabalho que fazem e quando se aposentam, passam a reclar da falta dele. Na verdade, o trabalho referenciado na palavra de Deus de uma forma bastante diferente:
Provrbios 14:23 Em todo trabalho h proveito; meras palavras, porm, levam penria.

Temos o compromisso de amor ao trabalho e devemos colocar nosso corao em cada atividade que fazemos. Sabemos que difcil acordar em uma manh de Segunda chuvosa para trabalhar, mas devemos ter a postura de primeiro agradecermos pelo trabalho antes de reclamar dele. A postura de trabalhar para o Senhor muda toda nossa viso com relao s nossas atividades. importante estarmos lembrando disso a todo tempo. Sem dvida, estaremos beneficiando a ns mesmos, nossos colegas e a empresa onde trabalhamos com maior lucratividade e clima de satisfao.
Colossenses 3:23 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o corao, como para o Senhor e no para homens,

Outro ponto interessante com relao a alegria de desfrutar do resultado de um bom trabalho. As recompensas do trabalho devem ser desfrutadas com gratido ao Senhor e sabedoria. Fazer tudo com amor tambm est relacionado a colhermos os frutos de atividades feitas com alegria.
Eclesiastes 2:24 Nada h melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi tambm que isto vem da mo de Deus,

Um pouco mais alm do conceito de fazer tudo com amor, existe ainda a oportunidade de criarmos excelentes relacionamentos no contexto do trabalho. Isto chamado de Trabalho em Equipe. Muitos colegas tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as caractersticas de um Cristo quando executando algum trabalho juntos. Neste caso, mesmo que nenhuma evangelizao formal ocorra, muito provvel que as atitudes do Cristo influenciem a vida do colega de forma muito impactante. Como consequncia, o trabalho em equipe ser eficiente e render benefcios para todos os envolvidos. Trabalhar em equipe tem sido um dos grandes desafios das empresas hoje em dia. Com a asceno da competitividade entre os profissionais, a postura de colaborao do Cristo vista de forma muito preciosa e eficiente no contexto de negcios. O texto abaixo nos indica os benefcios de investirmos no trabalho em equipe:
Eclesiastes 4:9 Melhor serem dois do que um, porque tm melhor paga do seu trabalho.

Nosso desafio de aplicar o amor, compaixo, sacrifcio e firmez no trabalho de fundamental importancia na evangelizao nos dias de hoje.
Hebreus 13:16 No negligencieis, igualmente, a prtica do bem e a mtua cooperao; pois, com tais sacrifcios, Deus se compraz.

reas de Relacionamento reas de Carter Deus e Igreja Discernimento Esperana Viso Liderana Disciplina Coragem Perseverana
II Timteo 1:7 Porque Deus no nos tem dado esprito de covardia, mas de poder, de amor e de moderao. Efsios 5:25 Maridos, amai vossa mulher, como tambm Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, Salmos 119:105 Lmpada para os meus ps a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

Namoro e Casamento
2 Corintions 6.14. No vos ponhais em julgo desigual com os incrdulos

Pais e Filhos
Provrbios 22:6 Ensina a criana no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, no se desviar dele.

Trabalho e Estudo

Amizades e Sociedade
Provrbios 20:5 Como guas profundas, so os propsitos do corao do homem, mas o homem de inteligncia sabe descobri-los.

Confiana F Comprometimento Gratido

Eclesiastes 4:10 Porque se carem, um levanta o companheiro; ai, porm, do que estiver s; pois, caindo, no haver quem o levante. 11 Tambm, se dois dormirem juntos, eles se aquentaro; mas um s como se aquentar? 12 Isaas 40:31 mas os que J 31:1 Fiz uma aliana com Mateus 5:36 nem jures pela Provrbios 27.18 O que cuida Joo 15:13 Ningum tem maior esperam no SENHOR renovam meus olhos; como, pois, os tua cabea, porque no podes da figueira comer do seu amor do que este: de dar as suas foras, sobem com fixaria eu numa donzela? tornar um cabelo branco ou fruto; o que zela pelo seu algum a prpria vida em favor asas como guias, correm e preto. 37 Seja, porm, a tua senhor, ser honrado. dos seus amigos. no se cansam, caminham e palavra: Sim, sim; no, no. O no se fatigam. que disto passar vem do maligno Salmos 41:12 Quanto a mim, Glatas 6:7 No vos Provrbios 20:7 O justo anda enganeis: de Deus no se na sua integridade; felizes lhe Zomba; pois aquilo que o so os filhos depois dele. homem semear, isso tambm ceifar. Colossenses 3:23 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o corao, como para o Senhor e no para homens, Mateus 18:15. Se teu irmo pecar, vai argu-lo entre ti e ele s. Se le te ouvir, ganhaste teu irmo...

Provrbios 27:23 Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos, 24 porque as riquezas no duram para sempre, nem a coroa, de gerao em gerao. 25 Quando, removido o feno, Provrbios 22:15 A estultcia Isaas 41:10 no temas, est ligada ao corao da porque eu sou contigo; no te criana, mas a vara da assombres, porque eu sou o disciplina a afastar dela teu Deus; eu te fortaleo, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.

Autenticidade tu me sustns na minha Integridade Pureza Sacrifcio Amor Compaixo Firmeza

integridade e me pes tua presena para sempre

Mateus 22:37 Respondeu-lhe Jesus: Amars o Senhor, teu Deus, de todo o teu corao, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. 38 Este o grande e primeiro mandamento. 39 O segundo, semelhante a

Efsios 5:28 Assim tambm os maridos devem amar a sua mulher como ao prprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama

Glatas 6:5 Porque cada um levar o seu prprio fardo Colossenses 3:21 Pais, no irriteis os vossos filhos, para que no fiquem desanimados.

Eclesiastes 4:9 Melhor serem dois do que um, porque tm melhor paga do seu trabalho.

J 6:14 Ao aflito deve o amigo mostrar compaixo, a menos que tenha abandonado o temor do Todo-Poderoso

3.2. Perdo
3.2.1 O Objetivo de Deus quanto ao Perdo
J vimos at aqui muitos desafios na vida de um homem Cristo. Passamos pela viso, coragem, comprometimento, integridade e compaixo. Quando um Homem Cristo consegue atingir um nvel de maturidade adequado em todos estes aspectos, sem dvida pode ser considerado ricamente abenoado no relacionamento com Deus. Porm, ainda existe uma ltima rea especialmente importante e difcil para pessoas altamente religiosas: O Perdo O perdo deve ser incondicional, ou seja, no importa a situao, devemos perdoar reconhecendo o perdo de Deus para conosco quando ofereceu Cristo para morrer por ns. Vivemos em um contexto de relacionamentos imperfeitos pois somos imperfeitos. Infelizmente esquecemos de nossas imperfeies quando exigimos nossos supostos direitos.
Colossenses 3:13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso algum tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim tambm perdoai vs;

Devemos nos lembrar continuamente de alguns componentes do perdo de Deus para que possamos tambm exercer o perdo em nossas vidas. 1 Algum tem uma dvida para conosco 2 Antes de cobrar a dvida, nos lembramos da dvida que tnhamos para com Deus 3 Lembramos que nossa dvida foi inteiramente cancelada 4 Cancelamos a dvida que algum tenha conosco

3.2.2 A Realidade de nossa limitao


Ns lidamos com nossas amarguras de um modo muito particular. incrvel como nos sentimos to atraidos por algo que nos machuca tanto. como agarrar a um porco espinho e no deix-lo ir. Quanto mais o apertamos contra nosso peito mais sentimos dores mas nem por isso o deixamos. Existe uma histria parecida com relao a como os esquims caam os lobos. Eles enterram uma faca com a lmina para cima no gelo e depositam uma pequena quantidade de sangue na ponta afiada. O lobo sente o cheiro de sangue, e desesperadamente comea a lamber a lmina. Com isso ele tambm corta sua boca e assim deposita ainda mais sangue na lmina, este processo continua atraindo ainda mais lobos para a faca, com isso eles acabam morrendo de hemorragia... Se voc ainda no encontrou uma relao com a amargura, deixe-me explicar. Ns temos a tendncia de nos apegarmos a este sentimento de uma forma inexplicvel. Sentimos uma atrao terrvel em mant-lo ao mesmo tempo que nos destruimos com ele. O Perdo vem interromper este processo

fazendo com que no estejamos mais presos a este sentimento. Na verdade quando perdoamos, libertamos a ns mesmos e a pessoas em questo da priso de nossa amargura
Hebreus 12:14 Segui a paz com todos e a santificao, sem a qual ningum ver o Senhor, 15 atentando, diligentemente, por que ningum seja faltoso, separando-se da graa de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados;

3.2.3 A Alternativa da palavra de Deus quanto ao Perdo


Veremos agora dois componentes preciosos do Perdo. A Mansido e a Empatia. Ser manso e humilde implica em estar ciente das muitas limitaes que temos, ao mesmo tempo se temos a empatia, temos a capacidade de nos colocar no lugar das pessoas, entendendo suas fraquesas, dvidas, necessidades e limitaes.

Mansido
Jesus se coloca como o exemplo vivo de mansido. Ele viveu uma vida simples e se humilhou at a morte por ns, no merecedores de seu sacrifcio
Mateus 11:29 Tomai sobre vs o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de corao; e achareis descanso para a vossa alma.

Uma das caractersticas de uma pessoa amarga a inquietude. Ela se apresenta sempre relembrando sua amargura ou buscando meios de vingar-se. Note que o texto menciona o descanso para aqueles que encontram a mansido.

Empatia
Empatia a habilidade de nos colocarmos no lugar dos outros e vermos as situaes com a perspectiva de outra pessoa, respondendo a elas entendendo os impactos e sentimentos dos outros. A falta de empatia nos mostra sempre as vantagens que podemos ter em tudo esquecendo da expectativa que os outros tem. Deus mostrou sua empatia conosco se colocando no lugar de ns atravs de Jesus Cristo. Ele pode sentir o que sentimos quando tristes, alegres, preocupados, angustiados, etc... Quando pedimos a ele ajuda em nossas oraes por estarmos passando por alguma aflio, tenha certeza que ele compreende exatamente o que sentimos

3.2.4 A Reao para colocarmos em prtica o Perdo O Perdo e o relacionamento com Deus
Deus nos mostra algumas caractersticas de Perdo em seu relacionamento conosco. Jaime e Judith Kemp (Devocional para Casais) indica algumas destas caractersticas: 1 - Perdo no uma sugesto de sentimento. A mensagem de Deus muito mais relacionada a ao do que a um sentimento. 2 - No devemos imaginar que deveremos esquecer o que perdoamos. A situao estar gravada em nossas mentes, contudo se no lembrarmos com amargura e se no retornarmos ao passado constantemente, ser apenas uma informao a mais em nossas mentes. 3 - No devemos condicionar o Perdo a uma postura ou mudana da outra pessoa envolvida. 4 - Perdoar doloroso e vai nos custar muito, porm no espere nenhuma recompensa humana antes de tomar esta deciso. 5 Tema ao Senhor. No perdoarmos os outros um forte indicativo que ainda no compreendemos o perdo de Deus para conosco

O Perdo e casamento
O nvel de cobrana que praticamos com nossas esposas tende a ser muito alto. Quando chegamos at Deus pedindo perdo pelos nossas falhas, temos um sentimento de arrependimento e agradecemos pela graa do perdo de Deus e pelo sacrifcio de Jesus Cristo. Pouco tempo depois disso somos capazes de voltar-nos para nossas esposas cobrando-as intensamente. Esta nossa caracterstica de dificuldade de perdo para com nossas esposas nos faz lembrar do Servo devedor em Mateus 18:27. O senhor do servo perdoou a sua dvida mas este pouco tempo depois no foi capaz de perdoar a dvida de seu conservo.
Mateus 18:27 E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dvida. 28 Saindo, porm, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem denrios; e, agarrando-o, o sufocava, dizendo: Paga-me o que me deves. 29 Ento, o seu conservo, caindo-lhe aos ps, lhe implorava: S paciente comigo, e te pagarei. 30 Ele, entretanto, no quis; antes, indo-se, o lanou na priso, at que saldasse a dvida. 31 Vendo os seus companheiros o que se havia passado, entristeceram-se muito e foram relatar ao seu senhor tudo que acontecera. 32 Ento, o seu senhor, chamando-o, lhe disse: Servo malvado, perdoei-te aquela dvida toda porque me suplicaste; 33 no devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como tambm eu me compadeci de ti? 34 E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, at que lhe pagasse toda a dvida. 35 Assim tambm meu Pai celeste vos far, se do ntimo no perdoardes cada um a seu irmo.

Veja no texto anterior a reao do Senhor diante a postura do Servo para com o Conservo. Deus nos v da mesma forma quando somos incapazes de perdoar nossas esposas nas falhas cometidas no dia a dia. Alguns carregam uma longa e antiga lista de mgoas de suas esposas. Esta lista se mantm latente, aparecendo ainda viva em situaes de discusses familiares. Devemos nos lembrar que tambm Deus tinha uma longa lista de dvidas nossas para com Ele, contudo esta lista foi cancelada e portanto devemos fazer o mesmo para com a lista que temos com nossas esposas.

O Perdo e nossos Filhos


Na rea de perdo, vemos duas situaes ou comportamento de pais, especialmente prejudiciais aos filhos. 1 Estabelecimento de metas e objetivos inalcanveis. 2 Cobranas alm do suportvel 3 Falta de Perdo quando os objetivos no so alcanados. Os pais tem a tendencia de exigir dos filhos os prprios objetivos no alcanados em suas vidas. Esta tentativa de amenizao de nossas frustrao pode ser altamente negativa aos filhos. Mutos pais exigem dos filhos objetivos impossveis de serem alcanados seja por indisposio ou at incapacidade dos mesmos. Vemos exemplos como estes quando pais obrigam filhos a seguirem profisses desalinhadas a suas expetativas ou exigem certos comportamentos incompatveis com as suas personalidades. Novamente, a origem deste comportamento est na tentativa de satisfao e realizao pessoal do Pai e no do filho. Devemos estar atentos a este comportamento sempre analisando se realmente o que est nos interessando a edificao do filho ou somente a satisfao de nossa auto-estima. O texto a seguir nos alerta para uma questo muito importante que estabelecer limites para as cobranas que fazemos a nossos filhos
Colossenses 3:21 Pais, no irriteis os vossos filhos, para que no fiquem desanimados.

Nossos filhos ficaro desanimados se os cobrarmos estabelecendo metas inatingveis, do mesmo modo eles ficaro irritados se os cobrarmos por coisas que ns mesmos no conseguimos realizar. Finalmente eles no conseguiro desenvolver o perdo na vida deles se forem tratados sempre sem misericrdia e perdo. Comecemos a questionar nosso comportamento para com nossos filhos na muitas situaes de convivncia com eles. Sejamos mais compreensveis com relao as suas limitaes de modo a enxergarem em ns o modelo de perdo, empatia e compaixo ensinado por Cristo.

O Perdo e as amizades
Em nossas amizades, assim como no relacinamento com nossas esposas e filhos, temos tambm a tendncia da cobrana em excesso. A diferena aqui que como no existe tanta ligao como no caso dos filhos e esposa, nossos amigos simplemente se afastam quando observam comportamentos inadequados quanto a excesso de cobrana, exigncias absurdas ou falta de perdo. Um forte indcio quando no perdoamos ou exigimos demais das pessoas que no tenhamos muito conhecimento da palavra de Deus. Se tivermos a ateno devida s escrituras e a palavra de Deus, fatalmente descobriremos as seguintes verdades: 1 Somos todos imperfeitos 2 Todos dependemos da graa de Jesus 3 Todos fomos perdoados por Ele 4 Devemos perdoar os erros de nossos amigos assim como Deus nos perdoou Quanto mais estivermos atentos a palavra de Deus, mais teremos condies de perdoarmos nossos amigos. Em Joo 8:6, Jesus tentado a acusar algum que seria apedrejado, a primeira reao Dele foi estar atento a algo que escrevia na terra. A segunda reao foi a de dizer Aquele que dentre vs estiver sem pecado seja o primeiro a atirar a pedra. Logo aps isso voltou a concentrar-se a escrever no cho.
Joo 8:6 Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. 7 Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vs estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. 8 E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no cho. 9 Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela prpria conscincia, foram-se retirando um por um, a comear pelos mais velhos at aos ltimos, ficando s Jesus e a mulher no meio onde estava

Creio que o que Jesus ensina aqui que devemos estar sempre focados na palavra de Deus escrita e disponvel a ns. Assim teremos condies de resistirmos tentao de acusarmos e no perdoarmos as pessoas que nos cercam. Conforme mencionado neste captulo, a palavra de Deus repleta de advertncias sobre nossa imperfeio, nossa carncia da graa de Deus e a necessidade de exercermos o Perdo em nossas vidas assim como Jesus nos perdoou. Antes de atirarmos a primeira pedra, devemos refletir no que temos aprendido sobre a palavra de Deus. Neste momento, pela graa de Jesus Cristo teremos condies de deixarmos nossas pedras depositadas na Cruz de Cristo e exercermos a Empatia e o Perdo nos relacionamentos com nossos amigos, familiares e irmos

O Perdo e o trabalho
Existe um conceito implementado nos ambientes de trabalho hoje em dia de que devemos ser excelentes no que fazemos. Isto muitas vezes confundido com perfeio. Presenciamos situaes nas quais no existe nenhuma tolerncia a erros. Para piorar a situao, vivemos hoje em dia em um ambiente de trabalho onde temos de nos desdobrar em muitas atividades, sendo praticamente impossvel gerenciar todas elas sem que haja alguma situao de problema Existe uma diferena muito grande entre responsabilidade no trabalho e perfeio. Por mais que nos esforcemos em longas jornadas de trabalho e multitarefas, jamais chegaremos a perfeio e tambm no justo que exijamos de nossos colegas ou funcionrios tamanha responsabilidade. Conforme est escrito:
Romanos 3:23 pois todos pecaram e carecem da glria de Deus, I Joo 1:10 Se dissermos que no temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra no est em ns.

Concluso
Os desafios estabelecidos por Deus para o Homem Cristo so muitos. Os frutos de suas aes podem refletir benos maravilhosas para ele mesmo, sua esposa, seus filhos, amigos ou ambiente de trabalho. De forma contrria, a desobedincia aos padres de Deus em suas vidas podem resultar em sofrimento tambm para todos em sua volta. Vimos alguns desafios ao Homem Cristo sob a tica de traos de carter e caractersticas de comportamento. Analisamos a importncia da esperana e viso quanto ao que Deus tem preparado para sua vida. Tambm analisamos a rea da f, na perspectiva da coragem, comprometimento e integridade como a materializao da viso anteriormente descrita. Analisamos tambm a importncia da disciplina, do comprometimento, da pureza, da autenticidade, gratido e confiana. Estas caractersticas contribuem para que o Homem Cristo no seja somente um terico mas comece a praticar a palavra de Deus em sua vida. Por fim, vimos a importncia da rea relacionada ao amor. Sendo este o combustvel para caminharmos continuamente neste nvel, apesar de todas as foras contrrias a vontade de Deus em nossas vidas.

reas de Relacionamento reas de Carter Deus e Igreja Discernimento Esperana Viso Liderana Disciplina Coragem Perseverana
II Timteo 1:7 Porque Deus no nos tem dado esprito de covardia, mas de poder, de amor e de moderao. Efsios 5:25 Maridos, amai vossa mulher, como tambm Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, Salmos 119:105 Lmpada para os meus ps a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

Namoro e Casamento
2 Corintions 6.14. No vos ponhais em julgo desigual com os incrdulos

Pais e Filhos
Provrbios 22:6 Ensina a criana no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, no se desviar dele.

Trabalho e Estudo

Amizades e Sociedade
Provrbios 20:5 Como guas profundas, so os propsitos do corao do homem, mas o homem de inteligncia sabe descobri-los.

Confiana F Comprometimento Gratido

Eclesiastes 4:10 Porque se carem, um levanta o companheiro; ai, porm, do que estiver s; pois, caindo, no haver quem o levante. 11 Tambm, se dois dormirem juntos, eles se aquentaro; mas um s como se aquentar? 12 Isaas 40:31 mas os que J 31:1 Fiz uma aliana com Mateus 5:36 nem jures pela Provrbios 27.18 O que cuida Joo 15:13 Ningum tem maior esperam no SENHOR renovam meus olhos; como, pois, os tua cabea, porque no podes da figueira comer do seu amor do que este: de dar fruto; o que zela pelo seu algum a prpria vida em favor as suas foras, sobem com fixaria eu numa donzela? tornar um cabelo branco ou dos seus amigos. asas como guias, correm e preto. 37 Seja, porm, a tua senhor, ser honrado. no se cansam, caminham e palavra: Sim, sim; no, no. O no se fatigam. que disto passar vem do maligno Salmos 41:12 Quanto a mim, Glatas 6:7 No vos Provrbios 20:7 O justo anda enganeis: de Deus no se na sua integridade; felizes lhe Zomba; pois aquilo que o so os filhos depois dele. homem semear, isso tambm ceifar. Colossenses 3:23 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o corao, como para o Senhor e no para homens, Mateus 18:15. Se teu irmo pecar, vai argu-lo entre ti e ele s. Se le te ouvir, ganhaste teu irmo...

Provrbios 27:23 Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos, 24 porque as riquezas no duram para sempre, nem a coroa, de gerao em gerao. 25 Quando, removido o feno, Provrbios 22:15 A estultcia Isaas 41:10 no temas, est ligada ao corao da porque eu sou contigo; no te criana, mas a vara da assombres, porque eu sou o disciplina a afastar dela teu Deus; eu te fortaleo, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.

Autenticidade tu me sustns na minha Integridade Pureza Sacrifcio Compaixo Amor Perdo Firmeza Mansido Empatia

integridade e me pes tua presena para sempre

Mateus 22:37 Respondeu-lhe Jesus: Amars o Senhor, teu Deus, de todo o teu corao, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. 38 Este o grande e primeiro mandamento. 39 O segundo, semelhante a Mateus 11:29 Tomai sobre vs o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de corao; e achareis descanso para a vossa alma.

Efsios 5:28 Assim tambm os maridos devem amar a sua mulher como ao prprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama Colossenses 3:19 Maridos, amai vossa esposa e no a trateis com amargura.

Glatas 6:5 Porque cada um levar o seu prprio fardo Colossenses 3:21 Pais, no irriteis os vossos filhos, para que no fiquem desanimados.

Eclesiastes 4:9 Melhor serem dois do que um, porque tm melhor paga do seu trabalho.

J 6:14 Ao aflito deve o amigo mostrar compaixo, a menos que tenha abandonado o temor do Todo-Poderoso

Colossenses 3:21 Pais, no I Joo 1:10 Se dissermos irriteis os vossos filhos, para que no temos cometido que no fiquem desanimados. pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra no est em ns.

Joo 8: 7 Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vs estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.

Bibliografia
Everybodys normal till you get to know them John Ortberg Fazendo sua vida melhor Bill Bybels Quem voc quando ningum est olhando Bill Hybels O mistrio da vontade de Deus Charle Swindoll Perseverana Charles Swindoll Uma vida com propsitos Rick Warren Como construir um casamento de verdade Larry Crabb Aliviando a bagagem Max Lucado A batalha de todo Homem Stephen Arterburn & Fred Stoeker O monge e o executivo - James Hunter Devocional para Casais - Jaime e Judith Kemp The road less traveled - Scott Peck Estudos no livro de provrbios - Fernando Leite Seminrio para Lderes de Grupos Pequenos - Bill Donahue

You might also like