You are on page 1of 5

AGENTE DA POLCIA FEDERAL Dr.

Joerberth Nunes

_________________________________________________

Direito Penal ROTEIRO DE ESTUDO

TEORIA GERAL DO CRIME 1) Infrao Penal : crimes (CP e leis especiais) e contravenes (DL 3688/41)

2) Conceito de crime (analtico) : fato tpico + antijurdico + culpvel (concepo tripartida); h, contudo, a concepo bipartida, a qual adotamos, sendo crime fato tpico e antijurdico, onde a culpabilidade um pressuposto para a aplicao da pena; sujeitos ativo e passivo, objeto jurdico e objeto material do crime; classificao dos crimes :instantneos, habituais, permanentes, unissubisistentes, plurissubisistentes, etc.

3) Fato Tpico : 3.1 - conduta humana voluntria (dolosa ou culposa) : Teorias : causalnaturalstica, finalista, social da ao. Causas de excluso da voluntariedade; Espcies de dolo : dolo direto ou eventual (dentre outras)

Espcies de culpa : consciente (com previso) ou inconsciente (sem previso)

3.2 - resultado : teoria naturalstica; concepo normativa; classificao : materiais (art. 121, CP), formais (de consumao antecipada ou de consumao por antecipao : art. 316, CP), mera conduta (art. 150, CP) - crimes materiais : o tipo penal prev um resultado e somente se consuma com sua ocorrncia; Ex.: art. 121, CP - crimes formais : o tipo penal prev um resultado, mas se consuma independente de ocorrncia do resultado; Ex.: art. 316, CP - crimes de mera conduta : o tipo penal no prev nenhum resultado; Ex.: art. 151, CP

3.3 - nexo de causalidade : art. 13, CP : Teoria dos equivalentes causais; art. 13, par. 1, CP : Teoria da Condicionalidade Adequada : supervenincia causal; art. 13, par. 2, CP; garantidores : nexo normativo 3.4 - tipicidade : art. 18, CP: tipo normal e anormal, aberto e fechado, bsico ou derivado; crimes qualificados pelo resultado, entre os quais, o preterdoloso (dolo + culpa)

4) conduta omissiva (non facere) : crimes omissivos prprios; imprprios (comissivos por omisso); omissivos por comisso

5) Princpio da insignificncia : afasta a tipicidade

6) Teoria da tipicidade conglobante : para haver tipicidade, alm da previso em lei (tipicidade legal), deve procurar se no h uma norma que permita a conduta, numa viso harmnica do direito. Tipicidade legal mais tipicidade conglobante a tipicidade penal. (Eugnio Raul Zaffaroni)

7) crimes dolosos : Teoria da vontade e do Assentimento : art. 18, I, CP

9) crimes culposos : conduta voluntria; resultado involuntrio; nexo causal; tipicidade; previsibilidade objetiva (no a previsibilidade subjetiva culpabilidade); ausncia de previso (exceto na culpa consciente); quebra do dever objetivo de cuidado (negligncia, imprudncia, impercia)

10) culpa inconsciente (sem previso) e culpa consciente (com previso); culpa imprpria ( por extenso ou equiparao erro de tipo inescusvel : art. 20, pargrafo 1, CP)

11) compensao de culpas : no h em nosso direito penal

12) concorrncia de culpas : pode haver

13) Tentativa : art. 14, II, CP : o crime no se consuma por motivos alheios vontade do agente. -imperfeita : o agente no pratica toda a execuo do crime.

-perfeita ou crime falho : o agente pratica toda a execuo, mas no consuma o crime. -branca ou incruenta: a vtima no atingida -cruenta : a vtima atingida. no admitem : infraes culposas; preterdolosas; contravenes penais; crimes omissivos prprios; habituais; crimes em que a lei pune somente o resultado (art. 122, CP); crimes em que a lei equipara a tentativa a delito consumado (art. 352, CP). Em tese, cabe tentativa nos crimes unissubsistentes e crime formal

14) desistncia voluntria e arrependimento eficaz : espcies de tentativa abandonada ou qualificada : art. 15, CP : o agente desiste voluntariamente do crime ou impede a produo do resultado.

15) arrependimento posterior : art. 16, CP (ver regra especial do art. 312, pargrafo 3, CP). causa de diminuio de pena. 16) crime impossvel : art. 17, CP : no se pune sequer a tentativa; Teoria objetiva temperada; Smula 145 do STF 17) - erro de tipo : art. 20, CP : caput : erro de tipo incriminador; pargrafo 1 : erro de tipo permissivo - erro de proibio : art. 21, CP 18) antijuridicidade (ilicitude) : art. 23, CP : causas de excluso e supralegais; consentimento do ofendido : -elementar objetivo do tipo penal : art. 126, CP; excludente do tipo : art. 164, CP; -excludente de ilicitude : art. 163, CP

19) culpabilidade : imputabilidade, potencial conscincia da ilicitude, exigibilidade de conduta diversa.

- Causas de excluso : art. 27, 26, 28, par. 1, 22, 20, primeira parte, CP

20) art. 20, pargrafo 3, CP : erro sobre a pessoa (diferenciar do erro na execuo, previsto no art. 73, CP)

ERRO DE TIPO E ERRO DE PROIBIO

a falsa percepo da realidade, seja quanto a elementos do tipo erro de tipo-, seja quanto ilicitude da ao erro de proibio.

ERRO DE TIPO INCRIMINADOR : art. 20, caput, CP : o agente ERRA sobre elementos objetivos do tipo penal. Neste caso, resta excludo o DOLO (tipicidade do crime doloso), contudo, pode ser responsabilizado pelo crime na forma CULPOSA, uma vez previsto na lei (tipicidade). Assim, caso haja a previso deste crime na forma culposa, deve-se verificar se o ERRO ESCUSVEL (INEVITVEL) ou INESCUSVEL (EVITVEL). Se o ERRO for INEVITVEL, o agente no responder pela forma culposa, ou seja, no haver o crime. J se o ERRO for EVITVEL, uma vez previsto na forma culposa, responder o agente pelo crime CULPOSO. Ex.: Uma pessoa quer matar um animal em tempo de caa permitida e atira. Contudo, trata-se uma pessoa e o agente ERROU, pois achou que fosse um animal. O agente ERROU sobre o elemento do tipo penal do art. 121, CP, qual seja, algum. Aplica-se o art. 20, caput, CP, nos termos do acima exposto. ERRO DE TIPO PERMISSIVO : art. 20, par. 1, CP. sinnimo de DESCRMINANTE PUTATIVA ou DESCIMINANTE PUTATIVA POR ERRO DE TIPO. Parte da doutrina, o considera um ERRO DE PROIBIO. Possui um tratamento legal parecido com o ERRO DE TIPO INCRIMINADOR, mas possui conseqncia semelhante ao ERRO DE PROIBIO (art. 21, CP). Neste caso, o agente ERRA sobre a existncia dos pressupostos fticos de uma causa de excluso de ilicitude (antijuridicidade). Assim, resta a afastada a CULPABILIDADE DOLOSA, (no responder pelo crime na forma dolosa), se o ERRO EVITVEL. Mas responder na forma culposa, se prevista esta modalidade na lei (tipicidade), a no ser que seja o ERRO seja inevitvel, caso em que restar excluda, ainda, a CULPA (crime na forma culposa) e no responder pelo crime.

Ex.: A pessoa abordada por um terceiro que no conhece e este pe a mo ao bolso. Pensando que vai sacar uma arma, a pessoa abordada saca de uma arma e atira e mata quem o abordou. Aps, v-se que a vtima foi pegar um culos. Aplica-se a regra do art. 20, par. 1, CP. O agente achoi que estavam presentes os pressupostos da legtima defesa. (legtima defesa putativa) ERRO DE PROIBIO : art. 21, CP. O agente ERRA quanto ao contedo da norma, ou seja, quanto ilicitude do fato. O agente sabe exatamente o que est fazendo, no se enganando sobre a realidade ftica. Neste caso, sendo o ERRO INEVITVEL, resta o agente isento de pena. (exclui culpabildade). Contudo, sendo o ERRO EVITVEL , somente haver uma REDUO DA PENA. A doutrina divide em ERRO DE PROIBIO DIRETO E INDIRETO. No ERRO DE PROBIO DIRETO, o agente ERRA sobre a norma proibitiva. O agente, por interpretar mal a norma, acha que est cometendo uma conduta permitida. Aplica-se o art. 21, CP. Mas, em contrapartida, se o agente ERRA sobre a EXISTNCIA de uma norma pemissiva de conduta ou sobre os limites desta, h o ERRO DE PROBIIO INDIRETO (diferente do ERRO DE TIPO PERMISSIVO). chamado por parte da doutrina de ERRO DE PERMISSO. Recai o art. 21, CP nesta hiptese.

Ex.: O agente soldado de um peloto, perdido do restante do peloto, em tempo de guerra, encontra uma pessoa e pensa tratar-se um inimigo, vindo a mat-lo, sendo que a guerra j terminara, sem que saiba. Aplica-se a regra do art. 21, CP, pois era permitido durante o perodo da guerra. ERRO SOBRE A PESSOA : art. 20, par. 3, CP. O agente quer cometer o crime contra uma pessoa e comete contra outra, achando tratar-se de quem queria de fato. Responder como se tivesse acertado contra quem queria. Ex.: Pai quer matar o filho e mata o amigo deste, achando ter matado o filho. Responder como se tivesse acertado o prprio filho, incidindo neste caso, a circunstncia agravante do art. 61, II, CP. OBS.: NO CONFUNDIR COM ERRO NA EXECUO DO ART. 73, CP, onde o agente erra no quanto pessoa, mas quanto a um erro de fato na execuo do crime. A pessoa atira em outra e acerta um terceiro. Responde como se tivesse acertado quem de fato desejava. (art. 73, CP)

You might also like