You are on page 1of 4

Organizao Espacial: Forma de Governo --- Repblica Forma de Estado-------Federao Sistema de Governo----Presidencialismo

Composio: Unio, Estados, DF e Municpios; Descentralizao: Econmica, Legislativa, Poltica e etc.; Poder de auto-organizao dos Estados membros, DF e Municpios; Unio composta por Entes Federativos; Indissolubilidade; No interveno da Unio, salvo, no que dizem nos dispostos no Art. 34, I e art. 35 da CF; Sempre haver interveno do ente politicamente maior em face do ente politicamente menor.

Obs.: Municpio no sofre interveno da Unio, tal competncia destinada aos Estados. O rgo do Poder Judicirio que realize Controle Constitucional junto CF.

Obs.: Se um municpio desrespeita uma regra Constitucional da CF, no ser possvel uma Adin, mas se o mesmo desrespeita uma norma Constitucional do CE ser sim, possvel uma Adin no TJ. Importante: Para algumas doutrinas, os municpios no so autnticos entes federativos (imprprio), j que no elege Senadores (representantes dos Estados).

Competncias: Privativa: Atos legislativos; So delegveis, possibilidade do exerccio suplementar, atravs de leis complementares (formal), apenas questes especficas (material) e os princpios da isonomia. (Macete: Comea sempre com Substantivo). Exclusiva: Atos Poltico-Administrativos; So indelegveis. Ex: Declarar Guerra. (Macete: Competncia exclusiva sempre comea com Verbo).

Comum: Cumulativa ou paralela modelo tpico de repartio de competncias do


moderno federalismo cooperativo, nela distribuem-se competncias administrativas a todos os entes federativos para que a exeram sem preponderncia de um ente sobre o outro, ou seja, sem hierarquia. Em nosso ordenamento jurdico-constitucional sua delimitao foi estabelecida no art. 23 da Constituio Federal, onde se apresentam as atividades administrativas que podem ser exercidas de modo paralelo entre a Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, onde todos os entes federativos atuam em igualdade, sem nenhuma prioridade de um sobre o outro. Deste modo, a atuao de um ente federativo no depende da atuao de outro, e, da mesma forma, a atuao de um ente federativo no afasta a possibilidade de atuao de outro. A competncia comum, ou paralela, se expressa na possibilidade da pratica de atos administrativos pelas entidades federativas, onde esta pratica pode ser realizada por quaisquer delas, em perfeita igualdade, de forma cumulativa (CF, art. 23).

Concorrente: Prev a possibilidade de disposio sobre o mesmo assunto ou matria por mais de uma entidade federativa, alm de estabelecer a primazia da Unio no que tange fixao de normas gerais. Os Estados podero editar normas gerais e especficas, caso inexista lei da Unio fixando normas gerais, o mesmo pode ocorrer com os municpios, caso no existam normas gerais da Unio ou do Estado-membro, nem normas especficas do Estado-membro. (legislar; repartio vertical). Suplementar: correlativa da concorrente, significa o poder de formular normas que desdobrem o contedo dos princpios ou normas gerais ou que supram a ausncia ou omisso destas. Elementos essenciais do Estado: Povo, Territrio, Poder e Finalidade.

Presidente da Repblica: Exerce por completo o Poder Executivo, Chefe de Estado, Chefe de Governo e Chefe da Administrao Publica.

Fundamentos da Repblica Federativa: Soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais e o pluralismo poltico. Objetivos da Repblica Federativa: Construir uma sociedade livre, justa e igualitria. Garantir o desenvolvimento nacional. Erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais. Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, cor, sexo, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Incorporao, criao, fuso e desmembramento (Estados e Municpios): Estados: Por meio de plebiscito, para posterior elaborao de lei complementar;

Municpios: Far-se-o por lei Estadual, dentro do perodo determinado por lei complementar Federal, e municpios envolvidos, aps divulgao dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

Unio: A Unio possui dupla personalidade, pois assume um papel interno e outro internacionalmente. Internamente, ela uma pessoa jurdica de direito pblico interno, componente da Federao brasileira e autnoma na medida em que possui capacidade de auto-organizao, autogoverno, autolegislao e autoadministrao, configurada, assim, autonomia financeira, administrativa e poltica. Internacionalmente, a Unio representa a Repblica Federativa do Brasil. Estados Federados: Possuem capacidade de auto-organizao, de autolegislao e de administrao. Dotados apenas de autonomia poltica, no possuem soberania. Cabe explorar diretamente, ou mediante concesso: Locais de gs canalizado, na forma da lei, vedada a edio de medida provisria para a sua regulamentao. Tambm facultada, mediante lei complementar, instituir regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies, constitudas por agrupamento s de Municpios limtrofes, para integrar a organizao, o planejamento e a execuo de funes pblicas de interesse comum. Compete aos mesmos a criao de uma Constituio Estadual. Compete-lhe , ainda, a organizao de sues prprios poderes, e o Poder Executivo Estadual exercido pelo Governador. Perder o mandato o Governador: que assumir outro cargo ou funo na Administrao Pblica direta ou indireta, ressalvada a posse em virtude de concurso pblico e observado o disposto no art. 38, I, IV e V. O subsdio do Governador, Vice e os Secretrios de Estados ser fixado por lei de iniciativa da Assembleia Legislativa. Poder Legislativo Estadual: ser exercido pela Assembleia Legislativa, composta por Deputados Estaduais. O nmero de Deputados Assembleia legislativa corresponder ao triplo da representao do Estado na Cmara do Deputados e , atingindo o nmero de 36, ser acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de 12. Obs.: Quando se trata de monoplio outorgado Unio, o Estado pode atuar como empresrio no domnio econmico.

Municpios: So entes federativos com autonomia poltica, normativa, administrativa e financeira, que tm a incumbncia de resolver problemas de interesse local. So regidos por leis orgnicas, votadas em dois turnos, com intervalo de 10 dias e aprovadas por 2/3 dos membros da cmara municipal.

You might also like