You are on page 1of 18

UNI-A TECNOLOGIA EM GESTO AMBIENTAL E SEGURANA DO TRABALHO II SEMESTRE - 2002 TEMA DO TRABALHO: RISCOS FSICOS PROFESSOR : RICARDO

INTEGRANTES DO GRUPO: EDSON BRITO RGM 630232 JOCENIR RGM 630369 MARCELO SARANTI RGM 630615 RUTE RGM 630359
1

DISCIPLINA: HIGINE E SADE OCUPACIONAL

Riscos fsicos:

Riscos Ambientais

Temperaturas extremas: Frio e Calor Rudo e Vibraes Presses Anormais e Umidade Radiaes: Ionizantes e No Ionizantes
2

Riscos fsicos

Riscos Ambientais

OS RISCOS FSICOS APRESENTAM UM INTERCMBIO BRUSCO DE ENERGIA ENTRE O ORGANISMO E O AMBIENTE, EM QUE A QUANTIDADE SUPERIOR QUELA QUE O ORGANISMO CAPAZ DE SUPORTAR, PODENDO ACARRETAR AO SER HUMANO DOENAS.

Riscos Ambientais Riscos fsicos:FATORES AGRAVANTES

TEMPO DE EXPOSIO: Quanto maior o tempo de exposio, maiores so as possibilidades de se produzir uma doena. CONCENTRAO OU INTENSIDADE DOS AGENTES Quanto maior a concentrao ou intensidade, dos agentes agressivos presentes, tanto maior a possibilidade de danos a sade.
4

Riscos Ambientais Riscos fsicos:FATORES AGRAVANTES

CARACTERSTICAS DOS AGENTES AMBIENTAIS As caractersticas especficas, de cada agente, tambm contribuem para a definio do seu potencial de agressividade. SUSCETIBILIDADE INDIVIDUAL A resposta do organismo a um determinado agente, pode variar de indivduo para indivduo, portanto um fator importante a ser considerado.
5

Temperaturas extremas

Riscos Fsicos

Temperaturas extremas so as condies trmicas rigorosas, em que so realizadas as atividades profissionais.

FRIO

CALOR

Riscos Fsicos - Frio

Temperaturas extremas - Fontes


Alguns segmentos necessitam da baixa temperatura, para o desempenho de suas atividades afins, abaixo exemplos de lugares fechados: Frigorficos; Indstria Alimentcia; Indstria do Pescado; Armazenagem de Alimentos; Cmara frigorficas e frias; Fabricao de gelo e sorvetes.

Riscos Fsicos

Temperaturas extremas - Fontes

Atividades desempenhas ao ar livre:

Construo civil; Agricultura; Pesca; Explorao do petrleo; Resgate e salvamento.

Riscos Fsicos

Danos Sade

A exposio ao frio desencadeia alguns sintomas como: confuso, comportamento incomum, coordenao deteriorada, fala enrolada, letargia (sonolncia) e inconscincia.

Riscos Fsicos

Danos Sade
A ao do frio pode causar: problemas circulatrios, resfriados, congelamento nos ps e mos, pneumonias e queimaduras do frio.

Perniose:

forma severa de geladura ou queimadura do frio - caracterizada por escaras negras, comumente no dorso das mos e ps, associadas a dores severas.

Geladura ou Queimadura do Frio:


resultante da prolongada exposio ao frio mido, seus sintomas so: pele avermelhada,
10

Riscos Fsicos

Danos Sade
P-de-trincheira ou P-de-imerso: causada pela longa exposio a gua fria, afeta extremidades inferiores de trabalhadores relativamente imveis, e que se encontram submersos em gua fria. Primeiro estgio: Isqumico durao de vrios dias rea inchada, fria, adormecida e branca Segundo estgio: Hipermico durao de 2 a 6 semanas dor, formigamento, vermelhido, inchao, vesiculao e ulcerao Terceiro estgio: Ps-Hipermico durao de 11 meses

Riscos Fsicos

Danos Sade

Leso congelante (Frosbite): congelamento localizado e irreversvel do tecido, envolvendo a formao de cristais de gelo e ruptura das clulas (reas perifricas do corpo: dedos, nariz, orelhas e bochecha). A pele congela em torno de 2,20C:
12

Riscos Fsicos

Danos Sade
Congelao superficial: pele e tecidos o aspecto da pele esbranquiada, seca e dura, perda de sensibilidade. Reaquecimento causa dor, vermelhido, inchao e vesiculao. Congelao profunda: peles, tecidos subcutneos e tecidos mais profundos, incluindo msculos e ossos, a rea afetada tem aparncia plida, fria e slida, ocorre a formao de vesculas hemorrgicas profundas, ulcerao e necrose, o processo terminal resulta em gangrena seca seguida

13

Riscos Fsicos

Danos Sade Hipotermia: reduo da temperatura do corpo abaixo de 350C, resultando a incapacidade do corpo em repor a perda de calor para o ambiente. No caso da hipotermia os efeitos biolgicos da exposio ao frio podem causar decrescentes sinais clnicos progressivos, como na tabela a seguir:

14

Riscos Fsicos

Danos Sade - Preveno Como forma de prevenir, os trabalhos devem ser monitorados de forma que a exposio no afete as condies de sade jornadas de trabalho de 4 horas, com roupas secas apropriadas para baixa temperatura, pausas de 10 minutos em abrigo aquecido, com pausa prolongada (refeio) equipamentos de proteo individual (ou coletiva) devem ser disponibilizados.

15

Riscos Fsicos - Calor

O calor um agente presente em diversos ambientes de trabalho, onde ocorre a exposio excessiva ao calor, tais como: Siderrgicas; Indstrias de Vidro; Operaes em Caldeiras; Fornos, estufas e solda.
16

Riscos Fsicos - Calor

Danos Sade

Fadiga, queimaduras e prostrao trmica. Hipertemia aumento da temperatura interna do corpo, suas conseqncias so: queda de presso arterial, desidratao, cimbras de calor e choque trmico. Aumentos prolongados na temperatura central do corpo podem tambm, estar associados a infertilidade temporria para pessoas de ambos os sexos e, durante o primeiro trimestre de gravidez, podem por o feto em perigo. 17

Riscos Fsicos - Calor

Danos Sade

Ativao das glndulas sudorparas H um aumento do intercmbio de calor atravs da transformao do suor de estado lquido em vapor.

18

You might also like