You are on page 1of 6

Princpio de proteo vida, sade e segurana:

Art. 6 So direitos bsicos do consumidor: I - a proteo da vida, sade e segurana contra os riscos provocados por prticas no fornecimento de produtos e servios considerados perigosos ou nocivos;

Segurana dos produtos e servios


SEO I Da Proteo Sade e Segurana Art. 8 Os produtos e servios colocados no mercado de consumo no acarretaro riscos sade ou segurana dos consumidores, exceto os considerados normais e previsveis em decorrncia de sua natureza e fruio, obrigando-se os fornecedores, em qualquer hiptese, a dar as informaes necessrias e adequadas a seu respeito. Pargrafo nico. Em se tratando de produto industrial, ao fabricante cabe prestar as informaes a que se refere este artigo, atravs de impressos apropriados que devam acompanhar o produto. Art. 9 O fornecedor de produtos e servios potencialmente nocivos ou perigosos sade ou segurana dever informar, de maneira ostensiva e adequada, a respeito da sua nocividade ou periculosidade, sem prejuzo da adoo de outras medidas cabveis em cada caso concreto. Art. 10. O fornecedor no poder colocar no mercado de consumo produto ou servio que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade sade ou segurana. 1 O fornecedor de produtos e servios que, posteriormente sua introduo no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, dever comunicar o fato imediatamente s autoridades competentes e aos consumidores , mediante anncios publicitrios. 2 Os anncios publicitrios a que se refere o pargrafo anterior sero veiculados na imprensa, rdio e televiso, s expensas do fornecedor do produto ou servio. 3 Sempre que tiverem conhecimento de periculosidade de produtos ou servios sade ou segurana dos consumidores, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios devero inform-los a respeito.

RISCO NORMAL E RISCO PREVISVEL = o risco normal com relao ao uso adequado e rotineiro do produto e servio. Ex: faca, cigarro INFORMAO: se o risco do uso e funcionamento do produto e do servio seja do conhecimento padro do consumidor, isto , seja normal e previsvel, o fornecedor no precisa dar informao.

CDC - Art. 63. Omitir dizeres ou sinais ostensivos sobre a nocividade ou periculosidade de produtos, nas embalagens, nos invlucros, recipientes ou publicidade: Pena - Deteno de seis meses a dois anos e multa. 1 Incorrer nas mesmas penas quem deixar de alertar, mediante recomendaes escritas ostensivas, sobre a periculosidade do servio a ser prestado. 2 Se o crime culposo: Pena Deteno de um a seis meses ou multa.

POTENCIALMENTE NOCIVO X

ALTO GRAU DE NOCIVIDADE

ART. 10 CAPUT : sabe ou deveria saber Se o fornecedor sabe que o produto ou servio apresenta alto grau de nocividade ou periculosidade e ainda assim o coloca no mercado, age com dolo. Se devia saber, porque agiu com culpa. RECALL ( chamar de volta) - 1 e 2 doa RT. 10 CDC Atravs deste, a lei pretende que o fornecedor impea ou procure impedir, ainda eu tardiamente, que o consumidor sofra algum dano ou perda em funo do vcio que o produto ou o servio tenham apresentado aps sua colocao no mercado. Essa regra se aplica, geralmente, produo em srie. O fornecedor continua responsvel por eventuais acidentes de consumo causados pelo vcio no sanado, pelo fato de o consumidor no ter atendido ao chamado? RIZZATTO: SIM.

Prof. Cristiano Sobral:


Proteo sade e segurana Os consumidores tm direito a consumir produtos e servios que no lhes ponham em risco a sade e a segurana. Contudo, alguns desses produtos e servios so intrinsecamente perigosos ou nocivos. Cabe, ento, ao fornecedor, garantir a devida proteo ao consumidor, atravs de informaes adequadas ou medidas cabveis. A periculosidade dos produtos ou servios pode ser classificada da seguinte maneira:

a) periculosidade latente ou inerente: produtos que trazem consigo um perigo peculiar e prprio, que normal (em relao ao produto ou servio) e previsvel (em relao ao consumidor); b) periculosidade adquirida: diferentemente da periculosidade inerente, os produtos ou servios apresentam defeitos de fabricao que pem em risco a incolumidade fsica do consumidor. Destarte, a periculosidade sempre imprevista por ele. Esse defeito pode se apresentar de trs modalidades bsicas: defeitos de fabricao, defeitos de concepo (design ou projeto) e defeitos de comercializao (ou de informao ou de instruo); c) periculosidade exagerada: aquele produto que mesmo com todos os devidos cuidados no que tange informao dos consumidores, no so diminudos os riscos apresentados no podendo ser inseridos no mercado de consumo.

http://www.procon.sp.gov.br/recall.asp :
Dados atualizados at: 12/05/2013 - 18:30:14

SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DE RECALL

O que significa recall?

A palavra recall, de origem inglesa, utilizada no Brasil para indicar o procedimento, previsto em lei, e a ser adotado pelos fornecedores, de chamar de volta os consumidores em razo de defeitos verificados em produtos ou servios colocados no mercado, evitando, assim, a ocorrncia de acidentes de consumo.

O chamamento (recall), ou Aviso de Risco, tem por objetivo bsico proteger e preservar a vida, sade, integridade e segurana do consumidor, bem como evitar prejuzos materiais e morais.

A preveno e a reparao dos danos esto intimamente ligadas, na medida em que o recall objetiva sanar um defeito, que coloca em risco a sade e a segurana do consumidor, sendo que qualquer dano em virtude desse defeito ser de responsabilidade do fornecedor. Nos termos do Cdigo de Defesa do Consumidor, a responsabilidade do fornecedor objetiva, independente da existncia de culpa (art. 12 a 14 da Lei 8.078/90).

O recall visa, ainda, a retirada do mercado, reparao do defeito ou a recompra de produtos ou servios defeituosos pelo fornecedor. O recall deve ser gratuito, efetivo e sua comunicao deve alcanar todos os consumidores expostos aos riscos. Por

isso a legislao exige que o fornecedor faa o comunicado de forma mais ampla possvel, divulgando o recall em jornal, rdio e TV. A importncia de atender ao chamamento Para garantir a sua prpria segurana e a de terceiros, muito importante que o consumidor atenda ao chamado do fornecedor o mais rpido possvel, para evitar a concretizao de possveis acidentes de consumo, embora no haja data limite para a realizao dos reparos ou substituio dos produtos defeituosos. Feito o reparo, o consumidor deve exigir e guardar o comprovante de que este foi realizado. Em caso de venda do bem (por exemplo, automvel) dever repassar esse documento para o novo proprietrio. A partir de 17/3/2011, a Portaria conjunta n 69 do Ministrio da Justia e Denatran determina no art. 4 que As informaes referentes s campanhas de recall no atendidas no prazo de 1 (um) ano, a contar da data de sua comunicao, constaro no Certificado de Registro e Licenciamento de Veculo. Consulte o site www.denatran.gov.br e acesse Veculo habilitao recall. Caso o consumidor j tenha sofrido algum dano em razo do uso de algum produto defeituoso, dever recorrer ao Judicirio para pleitear ressarcimento de danos morais e materiais. O que diz a Lei No Brasil, o instituto do recall est previsto no art.10 e pargrafos da Lei Federal 8.078/90 - Cdigo de Defesa do Consumidor, que define: Artigo 10 O fornecedor no poder colocar no mercado de consumo produto ou servio que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade sade ou segurana.

1 - O fornecedor de produtos e servios que, posteriormente sua introduo no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, dever comunicar o fato imediatamente s autoridades competentes e aos consumidores, mediante anncios publicitrios.

2 - Os anncios publicitrios a que se refere o pargrafo anterior sero veiculados na imprensa, rdio e televiso, s expensas do fornecedor do produto ou servio.

3 - Sempre que tiverem conhecimento de periculosidade de produtos ou servios sade ou segurana dos consumidores, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios devero inform-los a respeito.

BANCO DE DADOS

Com o intuito de dar aos consumidores uma maior visibilidade do monitoramento de recall que feito pela Diretoria de Fiscalizao da Fundao Procon/SP estamos disponibilizando para consulta o nosso Banco de Dados de Recall.

Neste Banco de Dados esto registrados todos os recalls que so ou foram objeto de investigao (Averiguao Preliminar - AP) na Diretoria de Fiscalizao, desde 2002, abrangendo os seguintes segmentos: 1) Veculos; 2) Peas e Acessrios Automotivos; 3) Produtos Infantis; 4) Produtos para a Sade; 5) Alimentos e Bebidas; 6) Informtica; 7) Eletrodomstico/ Eletroeletrnicos; 8) Higiene e Beleza; 9) Domissanitrios; e 10) Outros; criados desta forma por uma questo metodolgica.

Busca: Para conferir se um determinado produto est sendo ou foi objeto de recall, faa sua busca pelo nome do fornecedor ou digite a marca/modelo do produto . Em seguida clique no cone resumo do recall para ver o texto completo e outros dados.

Voc pode tambm fazer uma busca pelos recalls mais recentes que listar os dez ltimos recalls divulgados no Brasil.

Relatrios: Esto disponveis para pesquisa alguns relatrios quantitativos e qualitativos de acordo com a data desejada, a partir de 2002. Para visualizar, basta clicar no nome do relatrio desejado. Todos os dados lanados no Banco so fornecidos por meio de documentos enviados pelas empresas em cumprimento de notificao, ou espontaneamente, ou por relatrios peridicos de acompanhamento das campanhas

Os dados so atualizados diariamente, porm pode haver uma defasagem de um dia na sua visualizao devido natureza de alimentao do sistema. As empresas tambm esto sendo instadas a atualizar os nmeros de atendimento de suas campanhas de recall.

Este banco o resultado dos trabalhos desenvolvidos no PROJETO DE MONITORAMENTO DO MERCADO OBJETIVANDO A PREVENO DE ACIDENTES DE CONSUMO, iniciado em junho de 2006, na Diretoria de

Fiscalizao.
* Ateno: Os dados dos relatrios so atualizados constantemente com as informaes enviadas pelos fornecedores e por isso podem sofrer variao.

You might also like